Amanda Marina de Lima

Possui graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Tem pós -graduação em saúde pública com ênfase no PSF . Atuou na área de terapia e audiologia. Tem experiência na área de audiologia ocupacional e prótese auditiva. Desde maio de 2013 atua no serviço público com vínculo efetivo. Inicialmente na cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP e desde 2015 no município de Suzano. Por dois anos foi integrada a equipe de Saúde mental especializada atuando na equipe multiprofissional e como matriciadora em saúde mental. Atualmente encontra-se lotada no ambulatório de especialidades do município de Suzano no setor de Audiologia e integra a equipe de visita domiciliar EMAD e atenção básica.Desde dezembro de 2017 está no cargo de coordenadora da rede de atenção e cuidados a pessoa com deficiência do município de Suzano, articuladora representante do grupo condutor regional do alto Tietê representando Suzano.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em DISFAGIA

2019 - 2021

Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Título: CONHECIMENTO DO CUIDADOR ACERCA DO GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DA DEGLUTIÇÃO DO PACIENTE DISFÁGICO EM AMBIENTE DOMICILIAR. O
Orientador: Doutor Felipe Moreti

Especialização em Saúde Pública com Ênfase no PSF

2008 - 2009

Faculdade Joaquim Nabuco
Título: O Olhar do Usuário em Saúde Frente a Inclusão do Fonoaudiólogo no PSF
Orientador: Suzane França

Graduação em FONOAUDIOLOGIA

2004 - 2007

Universidade Católica de Pernambuco
Título: Linguagem Oral e Comunicação Suplementar e/ou Alternativa no Paralisado Cerebral
Orientador: Márcia Regiane Martins Oliveira

Formação complementar

2020 -

ELETROTERAPIA APLICADA A FONOAUDIOLOGIA. (Carga horária: 180h). , FONOUP, FONOUP, Brasil.

2018 -

Atenção Domiciliar Abordagem Domiciliar: Situações Clínicas Comuns em Idoso. , UNA SUS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNS SUS, Brasil.

2006 -

Extensão universitária em ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISFAGIA NEUROGÊNICA. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2023 - 2023

Laserterapia aplicada a Fonoaudiologia. (Carga horária: 25h). , Serfono, SERFONO, Brasil.

2022 - 2022

POT POURRI EM DISFAGIA. (Carga horária: 16h). , Gead, GEAD, Brasil.

2021 - 2022

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO PACIENTE POUCO RESPONSIVO. (Carga horária: 20h). , Gead, GEAD, Brasil.

2021 - 2021

Válvula fonatória e de deglutição. (Carga horária: 20h). , Gead, GEAD, Brasil.

2020 - 2020

INTRODUÇÃO A ELETROTERAPIA APLICADA A FONOAUDIOLOGIA. (Carga horária: 6h). , FONOUP, FONOUP, Brasil.

2019 - 2019

FORMAÇÃO EM CIF. (Carga horária: 32h). , ESCOLA DO GOVERNO FORMAÇÃO EM SAÚDE, SES, Brasil.

2019 - 2019

BANDAGEM TERAPÊUTICA. (Carga horária: 20h). , Inova fono, INOVA, Brasil.

2018 - 2018

INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO. (Carga horária: 8h). , CONSEMS, CONSEMES, Brasil.

2017 - 2017

LIBRAS VOLTADO AO USUÁRIO EM SAÚDE. (Carga horária: 60h). , SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE, SES, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em libras. (Carga horária: 60h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em libras. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2006 - 2006

comunicação suplementar e alternativa. (Carga horária: 14h). , conselho regional de fonoaudiologia 4º região, CRFA4, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR. (Carga horária: 60h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em FARMACOLOGIA APLICADA À SAÚDE. (Carga horária: 60h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2005 - 2005

expressão corporal. (Carga horária: 3h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2005 - 2005

USO PROFISSIONAL DA VOZ. (Carga horária: 4h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.

Participação em eventos

32ª CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2018. (Congresso).

CIAD Congresso interdisciplinar de atenção domiciliar. 2018. (Congresso).

Oficina de redução de danos álcool e drogas promovida pelo Conselho regional de psicologia. 2017. (Oficina).

PROJETO MOSAICO DE SAUDE MENTAL. 2017. (Oficina).

oficina creas/cras inclusão atenção básica. 2016. (Oficina).

Oficina em saúde mental atenção básica. 2016. (Oficina).

Oficina de atualização em disfagia. 2013. (Oficina).

Curso Avançado de atualização em prótese auditiva phonak/argosy. 2012. (Outra).

Curso de atualização em prótese auditiva phonak/argosy. 2011. (Simpósio).

Conferência Municipal de Assistência Social. 2009. (Seminário).

Conferência Municipal de Cultura. 2009. (Simpósio).

Congresso Pernambucano de Otorrinolaringologia. 2008. (Congresso).

9º Jornada de iniciaação científica.As principais alterações miofuncionais orofaciais apresentadas pelos participantes do estudo. 2007. (Outra).

ENEFON 2007. 2007. (Encontro).

Jornada SINFOPE enfoque em audiologia. 2007. (Outra).

8º jornada de iniciação científica PIBIC-CATÓLICA/CNPQ/FACEPE. 2006. (Outra).

APLICAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO COMBATE AO STRESS NO TRABALHO. 2006. (Outra).

I Jornada de reabilitação em fonoaudiologia da FUNESO. 2006. (Outra).

IV OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE FONOAUDIOLOGIA SOBRE O SUS - REGIÃO NORDESTE.IV OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DE FONOAUDIOLOGIA SOBRE O SUS- REGIÃO NORDESTE. 2006. (Oficina).

VI JORNADA UNICAP DE DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS. TRÂNSITO E ÁLCOOL: CIDADANIA E VIDA. 2006. (Outra).

XII JORNADA DE DEBATES SOBRE A INFÂNCIA. 2006. (Outra).

ENEFON.XVI NACIONAL DOS ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA. 2005. (Encontro).

PALESTRA.EMISSÕES OTOACÚSTICAS : CONCEITOS BÁSICOS E APLICAÇÕES CLÍNICAS. 2005. (Seminário).

SEMANA INTERNA DE ACIDENTES DO TRABALHO.BENEFÍCIO DO EXERCÍCIO LABORAL. 2005. (Seminário).

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.O USO DA VOZ NO AMBIENTE DE TRABALHO. 2005. (Seminário).

ENEFON.XV Encontro nacional dos estudantes de fonoaudiologia. 2004. (Encontro).

II SEMANA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE- SOCIEDADE.PROCESSAMENTO AUDITIVO. 2004. (Oficina).

II SEMANA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDAE.ABR-BERA. 2004. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • LIMA, A. M. . PERFIL AUDIOLÓGICO DE PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DE SUANO: PERDAS AUDITIVAS DETECTADAS. In: 32ª CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS DE MUNICIPAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, 2018, RIO CLARO/SP. 32ª CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS DE MUNICIPAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, 2018.

  • LIMA, A. M. . ZUMBIDO: UM PROBLEMA PERSISTENTE E SILENCIOSO. CASOS DE ZUMBIDO ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DE SUZANO. In: 32ª CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SUZANO, 2018, RIO CLARO/SP. 32ª CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SUZANO, 2018.

  • LIMA, A. M. . CONHECIMENTO DO CUIDADOR ACERCA DO GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DA DEGLUTIÇÃO DO PACIENTE DISFÁGICO EM AMBIENTE DOMICILIAR. O. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. M. . CONHECIMENTO DO CUIDADOR ACERCA DO GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DA DEGLUTIÇÃO DO PACIENTE DISFÁGICO EM AMBIENTE DOMICILIAR. O. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. M. . CASOS DE ZUMBIDO ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DE SUZANO. ZUMBIDO : UM PROBLEMA PERSISTENTE E SILENCIOSO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. M. ; MEIRELES, V. . A relação entre a consistência alimentar e as principais alterações miofuncionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. M. ; Olimpio, E. ; MEIRELES, V. . Relato dos responsáveis pelos participantes do estudo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2007

    A Relação Entre a Consistência Alimentar e as Principais Alterações na Clínica Fonoaudiológica, Descrição: Principais alterações apresentadas pelos participantes do estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Marina de Lima - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2009

Prefeitura Municipal de Santa Maria do Cambucá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do CRAS, Carga horária: 20

2008 - 2009

Prefeitura Municipal de Santa Maria do Cambucá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento ambulatorial individual e coletivo e atendimento domiciliar

2007 - 2007

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de monografia da graduação titulado como: As limitações neuro-motoras do paralisado cerebral e expressão corporal da linguagem oral.

2006 - 2007

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: aluno, Enquadramento Funcional: Aluno bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento do prjeto de pesquisa de iniciação científica: A relação da consistência alimentar e as principais alterações miofuncionais na clínica fonoaudiológica.

2011 - 2011

Audio global

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Avaliação clínica, indicação e acompanhamento e adaptação de prótese auditiva. Avaliação audiológica e exames audiológicos admissionais e demissionais.

2011 - 2013

Centro Auditivo Alvitex

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Avaliação clínica, indicação e acompanhamento e adaptação de prótese auditiva. Avaliação audiológica e exames audiológicos admissionais e demissionais.

2013 - 2015

Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga atenção básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação clínica e terapêutica. Atendimento individual e grupo de pacientes vinculados a atenção básica e especializada. Promoção, prevenção e reabilitação nas áreas da Fonoaudiologia.

2017 - Atual

Prefeitura Municipal de Suzano, PM/Suzano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Rede da pessoa com deficiênci, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Componente das redes assistenciais em saúde do Município de Suzano.

2017 - Atual

Prefeitura Municipal de Suzano, PM/Suzano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga EMADE, Carga horária: 8

Outras informações:
Serviço de atenção domiciliar multiprofissional EMADE

2015 - Atual

Prefeitura Municipal de Suzano, PM/Suzano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga equipe especializada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação clínica e terapêutica. Atendimento individual e grupo de pacientes vinculados a atenção básica e especializada. Promoção, prevenção e reabilitação nas áreas da Fonoaudiologia.Vinculada a equipe especializada em saúde mental (RAPS), matriciadora em saúde mental.

2017 - 2018

Prefeitura Municipal de Suzano, PM/Suzano

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Amb. de Especialidades/ Setor de Audiologia, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Avaliação audiológica

2010 - 2010

Clinikey

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação clínica e terapêutica. Atendimento individual e grupo de pacientes vinculados a atenção básica e especializada. Promoção, prevenção e reabilitação nas áreas da Fonoaudiologia.

2010 - 2011

FISIOPLAN

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuação clínica e terapêutica. Atendimento individual e grupo de pacientes vinculados a atenção básica e especializada. Promoção, prevenção e reabilitação nas áreas da Fonoaudiologia.

2009 - 2009

Prefeitura Municipal de Santa Maria do Cambucá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do CRAS, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora da equipe CRAS

2018 - Atual

Easy Care

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: FONOAUDIÓLOGA DISFAGIA, Carga horária: 10