Patrícia Rodrigues da Silva
Doutora em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Pós-doutoramento (2022) também em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Mestre em Administração (2010) e Bacharel em Administração (2003) também pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Pedagogia (2019) pela Unicesumar. Especialista com MBA em Recursos Humanos, Especialista em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino a Distância. Avaliadora ad hoc do Ministério da Educação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), desde 2018. Experiência em Coordenação de Cursos no Ensino Superior, especialmente na modalidade a distância, Coordenação de Comissão Própria de Avaliação (CPA), Planejamento Institucional e Regulatório e Ensino Online. Minhas investigações e estudos envolvem: a) no campo da gestão educacional: avaliação institucional; b) no campo das letras: escrita expressiva, leitura intuitiva e produção literária. Na escrita literária também assino com o pseudônimo Cícia Rilá. E-mail: drapatricia.dh@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2017 - 2020
Universidade Estadual de Maringá
Título: REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (RBAE): INSTRUMENTO DE IMPOSIÇÃO SIMBÓLICA NA DISPUTA POR PODER NO CAMPO EDUCACIONAL (1983 a 1996)
, Ano de obtenção: 2020. ELAINE RODRIGUES. Palavras-chave: História da Educação; Historiografia; Educação.
Mestrado em Administração - Uem/Uel
2008 - 2010
Universidade Estadual de Maringá
Título: Estudo sobre a emancipação no ajuste profissional de ex-cortadores de cana-de-açúcar em usinas sucroalcooleiras no noroeste do Paraná., Ano de Obtenção: 2010
Dra. Maria Iolanda Sachuk.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino a Distância
2022 - 2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE
Título: Inovação Tecnológica na Educação à Distância (EaD)
Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
2019 - 2020
Faculdade UniBF
Título: Dispensado
Orientador: Dispensado
Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL - ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO
2016 - 2019
Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA: ELEMENTOS NORTEADORES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELO GESTOR ESCOLAR
Orientador: Márcia Cristine Althoff
Especialização em MBA - Recursos Humanos
2003 - 2004
Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Satisfação no Trabalho: um estudo descritivo do Comportamento Individual a Luz das Abordagens Administrativas
Orientador: Ms. Augusto Cesare de Campos Soares
Pós-doutorado
2021 - 2022
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Formação complementar
2023 - 2023
FORMAÇÃO DOCENTE EM INOVAÇÃO DISRUPTIVA NO ENSINO PARA A ÁREA DA SAÚDE. (Carga horária: 3h). , Faculdades Pequeno Príncipe, FPP, Brasil.
2023 - 2023
Educação para a Sustentabilidade. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2023 - 2023
POLÍTICA E GESTÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 60h). , Edune Cursos, EDUNE, Brasil.
2023 - 2023
FORMAÇÃO DOCENTE EM COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 3h). , Faculdades Pequeno Príncipe, FPP, Brasil.
2023 - 2023
Promoção da saúde e redução de risco das Doenças Crônicas NãoTransmissíveis. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2022 - 2022
Introdução ao Google Workspace For Education. (Carga horária: 3h). , Google for Education, GFE, Brasil.
2019 - 2020
Extensão universitária em Programa Educação Emocional Positiva. (Carga horária: 50h). , Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul, FASURGS, Brasil.
2019 - 2019
Consultor em Análise Comportamental. (Carga horária: 20h). , Instituto Brasileiro de Coaching, IBC COACHING, Brasil.
2019 - 2019
COMPETÊNCIAS DA BNCC. (Carga horária: 20h). , SIMPLESMENTE ESTUDE, SE, Brasil.
2018 - 2018
Inclusão no Ensino à Distância. (Carga horária: 10h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação Docente para Credenciamento Insitucional. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Credenciamento Institucional. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
JORNADA PEDAGÓGICA: A ESCOLA DOS MEUS SONHOS. (Carga horária: 8h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2018 - 2018
Formação em Educação à Distância. (Carga horária: 19h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Credenciamento Institucional. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Educação à Distância. (Carga horária: 12h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2013 - 2013
Ciências Sociais nas Organizações. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, PE, Brasil.
2005 - 2007
Programa de Formação em Dinâmica dos Grupos. (Carga horária: 480h). , Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, SBDG, Brasil.
2005 - 2005
RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO. (Carga horária: 9h). , Associação Comercial e Industrial de Maringá, ACIM, Brasil.
2005 - 2005
Gestão de Cargos e Estratégias de Remuneração. (Carga horária: 15h). , GRUPO CATHO, CATHO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Arquitetura Pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão de Organizações.
Organização de eventos
SILVA, P. R. . VIII CONBRAD - CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO. 2011. (Congresso).
SILVA, P. R. . VI CONBRAD Congresso Brasileiro de Administração. 2009. (Congresso).
SILVA, P. R. . FESTA JUNINA COM INTUITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. 2009. (Exposição).
SILVA, P. R. . II CICLO DE PALESTRAS DE MARKETING. 2009. (Outro).
SILVA, P. R. . III FÓRUM NORTE PARANAENSE DE ADMINISTRAÇÃO. 2004. (Outro).
SILVA, P. R. . I ENCONTRO NORTE PARANAENSE DE RECURSOS HUMANOS - ENPARH. 2003. (Outro).
SILVA, P. R. . I FÓRUM NORTE PARANAENSE DE ADMINISTRAÇÃO. 2002. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Nacional de Pesquisas, Estratégias e Recursos Educacionais. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: A PEDAGOGIA EMPRESARIAL COMO CAMPO DE TRABALHO PARA O PEDAGOGO. 2023. (Congresso).
Congresso Nacional de Pesquisas, Estratégias e Recursos Educacionais. GESTÃO DE PESSOAS NA ESCOLA: FERRAMENTAS DE APOIO À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. 2023. (Congresso).
II Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável. 2023. (Congresso).
Semana Pedagógica 2023.1. 2023. (Outra).
XVI Ciclo de Estudos. 2023. (Seminário).
Aula Especial: Rússia e Ucrânia, uma reflexão necessária!. 2022. (Encontro).
III Congresso de Educação e Desenvolvimento Social: Experiências Pedagógicas em Tempos de Inovação. 2022. (Congresso).
Oficina ? Taxonomia de Bloom e Planejamento Reverso para o Desenvolvimento de Competências: bases teóricas e atividades práticas. 2022. (Oficina).
Semana Pedagógica 2022/1. 2022. (Outra).
VI SiBOGU - Simpósio Brasileiro Online de Gestão Urbana.O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NA CRIAÇÃO EMANUTENÇÃO DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO NAS CIDADES ? O CASO DO CENTROUNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE (UNICV). 2022. (Simpósio).
?II CEDS ?Congresso de Educação e Desenvolvimento Social?. Educação e Administração Escolar: um Diálogo Necessário. 2021. (Congresso).
25º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2019. (Congresso).
25º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Coordenação de sessão de trabalhos científicos. 2019. (Congresso).
III SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL.IMPRENSA PERIÓDICA - FONTE E OBJETO DE INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO. 2019. (Seminário).
XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. 2019. (Congresso).
JORNADA PEDAGÓGICA: A ESCOLA DOS MEUS SONHOS. 2018. (Outra).
Semana Pedagógica 2018. 2018. (Seminário).
23º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO INOVATIVO/CRIATIVO COMO PARTE INTEGRANTE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA EAD. 2017. (Congresso).
23º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2017. (Congresso).
SEMINÁRIO ENADE 2017. 2017. (Seminário).
SEMANA PEDAGÓGICA-UNICESUMAR.A Arte de Educar para a Aprendizagem. 2015. (Seminário).
ConviRH - Congresso Virtual de Recursos Humanos. 2014. (Congresso).
JOVAED-Jornada Virtual ABED de EAD. 2013. (Outra).
EnEO - Encontro de Estudos Organizacionais.Um estudo sobre Emancipação Humana em Ex-Cortadores de Cana-de-Açúcar em Usinas Sucroalcooleiras. 2012. (Encontro).
XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-ENEGEP.IMPLICAÇÕES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL SOBRE OS INDIVÍDUOS E OS GRUPOS NO ATUAL MUNDO DO TRABALHO: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS. 2012. (Encontro).
XXXII SEMAD - SEMANA DO ADMINISTRADOR.PRÁTICAS DE PESQUISA: APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA QUALITATIVA E SEU USO NOS ESTUDOS EM ADMINISTRAÇÃO. 2012. (Seminário).
XXXII SEMAD - SEMANA DO ADMINISTRADOR.ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS EM MARINGÁ-PR.. 2012. (Outra).
ALTEC - XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. A Influência da Inovação Tecnológica no Ajuste da Carreira dos Ex-cortadores de Cana-de-açúcar na Região Noroeste do Estado do Paraná. 2011. (Congresso).
CLARH CONGRESSO LATINO AMERICANO DE RECURSOS HUMANOS. 2011. (Congresso).
XXXI SEMANA DO ADMNISTRADOR.Novas Perspectivas da Gestão da Carreira e suas Transformações no Mundo do Trabalho Contemporaneo. 2011. (Seminário).
XIII MOSTRA DE PROFISSOES.EXPOSIÇÃO PROFISSAO DE ADMINISTRADOR. 2010. (Encontro).
XII Mostra de Profissões.A administração como Profissão. 2009. (Outra).
Palestra: A Teoria Crítica, sua inserção na ANPAD e pesquisas em desenvolvimento. 2008. (Outra).
XXII SEMANA DO ADMINISTRADOR - UEM. 2002. (Outra).
XXI SEMANA DO ADMINISTRADOR - SEMAD. 2002. (Outra).
IX ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO - EREAD SUL. 2001. (Congresso).
WORKSHOP 2000 - A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E INTEGRADA NO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FRENTE AO NOVO MILÊNIO. 2000. (Outra).
II ENCONTRO PARANAENSE DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO. 1998. (Encontro).
Participação em bancas
GUEDES, A. L. A.; DUSEK, P. M.;SILVA, P. R.. GREEN! - CURSO DE EXTENSÃO GAMIFICADO PARA CURRICULARIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR E DISSEMINAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.
ROSSI, E. R.; FERNANDES, T. C.;SILVA, P. R.. A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ASTORGA-PR: UMA NARRATIVA DOS GESTORES ESCOLARES (PERÍODO DE 2004 a 2015). 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
ROSSI, E. R.; ALMEIDA, R. M. R.; FURTADO, A. C.; AZEVEDO, M. L. N.;SILVA, P. R.. A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO E OS ABALOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO LOCAL: RESISTÊNCIAS E MUDANÇAS NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
WARTHA, E. J.; FUSINATO, P. A.; MAGALHAES JUNIOR, C. A. O.;SILVA, P. R.; MARTINS, A. D.. A NATUREZA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2023. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.
WARTHA, E. J.; FUSINATO, P. A.; MAGALHAES JUNIOR, C. A. O.;SILVA, P. R.; MARTINS, A. D.. NATUREZA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.
ROSSI, E. R.; ALMEIDA, R. M. R.; FURTADO, A. C.; AZEVEDO, M. L. N.;SILVA, P. R.. O PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM LONDRINA/PR (1971 ? 2002). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
RODRIGUES, E.; FURTADO, A. C.; REIS, E. A.; ROSSI, E. R.;SILVA, P. R.. REPRESENTAÇÕES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DOS ANAIS CIENTÍFICOS DA ANPED (2008 A 2017). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
ROSSI, E. R.; FERNANDES, T. C.;SILVA, P. R.. CONSIDERAÇÕES SOBRE O GESTOR ESCOLAR E A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ASTORGA-PR. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
SILVA, P. R.. RELATÓRIO DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA QUE ATUA NO RAMO DE SOFTWARE SITUADA NO MUNICÍPIO DE CIANORTE, ESTADO DO PARANÁ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Tributária) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
SILVA, P. R.. RELATÓRIO DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA QUE ATUA NO RAMO DE COMÉRCIO VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS, SITUADA NO MUNICÍPIO DE CIANORTE, ESTADO DO PARANÁ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Tributária) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
SILVA, P. R.; GABRIEL, K. M.; PAULINO, A. D.. SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE UMA EMPRESA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
SILVA, P. R.; PAULINO, A. D.; GABRIEL, K. M.. OS DESAFIOS ENTRE A MOTIVAÇÃO E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
CARVALHO, L. C.; PIRES, V. C.;SILVA, P. R.. COMPORTAMENTO FINANCEIRO: FATORES PSICOLÓGICOS NA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
PIRES, V. C.; CARVALHO, L. C.;SILVA, P. R.. CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
PIRES, V. C.; CARVALHO, L. C.;SILVA, P. R.. A IMPORTÂNCIA DO USO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA EMPRESA DE FLEXOGRAFIA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
KALINKE, P.;SILVA, P. R.; COELHO, D.. GESTÃO DE NEGÓCIOS EM UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES: UM ESTUDO DE CASO DA CFC BELÉM. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
COELHO, D.; KALINKE, P.;SILVA, P. R.. EMPREENDEDORISMO E FRANCHISING: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA NO SEGMENTO DE FAST FOOD ALIMENTÍCIO DO NORTE DO PARANÁ. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DA EQUIPE DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO NA EMPRESA SEBRAE DE MARINGÁ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. OS ELEMENTOS DA ATMOSFERA DE COMPRA QUE INFLUENCIARAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ESTUDO DE CASO EM UM HIPERMERCADO DE MARINGÁ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO DE CAPITAL HUMANO: ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE CARGAS EM MARINGÁ-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA PRÁTICA DE PILATES DO STUDIO INSPIRE E EXPIRE PILATES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; CORRADI, R. A.. NÃO SÃO "SÓ" CRIANÇAS: PERCEPÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO CONSUMIDOR INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. GESTÃO DE MARKETING UTIIZADA PELOS LOJISTAS ATACADISTAS DE MODA PLUS SIZE DO SHOPPING AVENIDA FASHION DE MARINGÁ-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. IMPACTO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA LEAL SAT, DA CIDADE DE DIAS D´ÁVILA-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; BIAZIBETTI, R. A.. ESTUDO DE CASO: GERENCIAMENTO DO MIX DE MARKETING NA AGÊNCIA ALOHA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; GODOI, A. F.. GESTÃO DO MIX DE MARKETING: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA VIGNOTO IMÓVEIS - LOCALIZADA NA CIDADE DE SARANDI-PR.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. ENDOMARKETING: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA QUE ATUA NORAMO DE COLCHÕES MAGNÉTICOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES INTERNOS DA EMPRESA CORDIOLLI TRANSPORTES LTDA COM RELAÇÃO À COMUNICAÇÃO INTERNA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; SANTOS, R. M. G. M.. MUDANÇA DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE CONSÓRCIOS NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; BRITTO, R. G.. CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA COOPERATIVA DE CRÉDITO COOPCRED. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.. IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA O ABSENTEÍSMO DOS COLABORADORES NA EMPRESA JUJIT´S BRINDES E CIA LTDA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. MERCADO FUTURO DA LARANJA: UM ESTUDO DE CASO NO NOROESTE DO PARANÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.. BORTOLOTTO; PEDRO HENRIQUE M. E SOUZA.ESTUDO SOBRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CONFECÇÕES, LOCALIZDA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.. ESTUDO DA GESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO COLÉGIO REGINA MUNDI LOCALIZADO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA GESTÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. DO CARMO.SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM UMA AGÊNCIA DE TURISMO, LOCALIZADA NA CIDADE DE MARINGÁ, NO PARANÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO INTERNA DO COLABORADOR: ESTUDO DE CASO NO AMBIENTE DE TRABALHO DA EMPRESA COLÉGIO CARLOS DÉMIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING PAR A MELHORIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA FRANGOS CANÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO DOS CLIENTES NA LOJA JOAQUINA BOUTIQUE DA CIDADE DE MANDAGUAÇU-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. OS IMPACTOS OCORRIDOS NOS CUSTOS DAS AQUISIÇÕES DE MERCADORIAS DENTRO DO PARANÁ APÓS A MUDANÇA DE REGIME TRIBUTÁRIO DE ICMS EM UMA EMPRESA DO RAMO DOS SUPERMERCADOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA EMPRESA SALÃO BELEZA DOURADA DE MARINGÁ-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO NO CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS - CEBRAC, UNIDADE DE MARINGÁ-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: O CASO DA EMPRESA CAMILO DISTRIBUIDORA COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DE MONTAGENS DE ESTRUTURAS METÁLICAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.. AS FERRAMENTAS DE MARKETING UTILIZADAS NO SETOR DE VENDAS DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO SITUADA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. PROCESSO DE AGREGAR, TREINAR E DESENVOLVER PESSOAS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA COCAMAR - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE MARINGÁ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. CONTROLE DE ESTOQUES: ESTUDO DE CASO NA COMPANHIA SULAMERICANA DE DISTRIBUIÇÃO, NA CIDADE DE JANDAIA DO SUL PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. PLANOS DE INCENTIVO E BENEFÍCIOS: ESTUDO DE CASO NA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BANCO X. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. ERGONOMIA: UM ESTUDO NA EMPRESA EMIRADOS COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. CONTROLE DE ESTOQUE: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA JÓIA ESCAPAMENTOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA EMPRESA MANDACARU INFORMÁTICA LTDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. MOTIVAÇÃO: O CASO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA FERRARI ZAGATTO NA UNIDADE DE ITAMBÉ-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO SETOR DE CRÉDITO NA UNIDADE ADMINISTRATIVA DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE MARINGÁ-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. GESTÃO DO CONTROLE DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO NA CASA DE FERRAGENS MANZOTTI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
TOREGEANI, A. F.; PIOVEZAN, C. K.;SILVA, P. R.. A UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LOCALIZADA NA CIDADE DE PAIÇANDU-PR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.; PIOVEZAN, C. K.. ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS EM MARINGÁ-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
CAMILO, E.; FOLEISS, J. H.;SILVA, P. R.. APRESENTAÇÃO SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR NA IMPORTAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; MIRANDA, I. T. P.;GATTO, R. A.. TREINAMENTO: ESTUDO DE CASO EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DO RAMO DE SEGUROS DA CIDADE DE MARINGÁ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
PEREIRA, J. B.;SILVA, P. R.; MAIA, G. L.. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR:ESTUDO DE CASO EM UMA IMOBILIÁRIA DE MARINGÁ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.; MIRANDA, I. T. P.;SILVA, P. R.. UM ESTUDO SOBRE AS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UTILIZADAS PELA EMPRESA BRASIL SUL TELECOM EM MARINGÁ-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO COM RECEPCIONISTAS DE UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE LOCALIZADA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
PEINADO, C. E.;SILVA, P. R.. IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE MÓVEIS DA CIDADE DE FLÓRIDA-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CARDIOLLI TRANSPORTES LTDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA O BOM CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA ÂNIMA SAÚDE LTDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SANTA CASA DE MARINGA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
PEINADO, C. E.;SILVA, P. R.. FORTALECIMENTO DE MARCA E ASSOCIATIVISMO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR VAREJISTA FAMACEUTICO NA CIDADE DE PAIÇANDU-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA PAPELARIA DA ROSE EM IGUARAÇU-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.. ESTUDO DO COMITÊ DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DO NOROESTE DO PARANÁ: FATORES QUE INFLUENCIAM A TOMADA DE DECISÃO DE CRÉDITO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
CASSARO, L.;SILVA, P. R.. GESTÃO AMBIENTAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO MUNICÍPIO DE INAJÁ-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO CONDOR UNIDADE MARINGÁ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.; MIRANDA, I. T. P.. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE POS VENDA DA EMPRESA CENTER AUTOMÓVEIS LTDA - MARINGÁ PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.; ALMEIDA, C. C.;SILVA, P. R.. DESCOBERTA DE CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE FERRAMENTAS DE MINERAÇÃO DE DADOS EM UMA EMPRESA DO RAMO DE CONFECÇÕES DO NORTE DO PARANÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; ALMEIDA, C. C.;GATTO, R. A.. A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING EM ORGANIZAÇÕES DE EVENTOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.; MIRANDA, I. T. P.. A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE NA SECRETARIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.; MIRANDA, I. T. P.;SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM UMA EMPRESA DE ALARME MONITORADO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; MIRANDA, I. T. P.;GATTO, R. A.. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO NO SEBO FONTE DO LIVRO LOCALIZADO EM MARINGÁ PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
RODRIGUES, P. A. P.;GATTO, R. A.SILVA, P. R.. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES ATRAVÉS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE DE MARINGÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; RODRIGUES, P. A. P.; BRUNALDI, K. R.. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA COOPERATIVA DE CRÉDITO DA REGIÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GOMES, G. I.; FERNANDES, M. F.;SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO - PESQUISA DE MERCADO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ADEGA BRASIL DE MARINGÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GOMES, G. I.; GODOI, A. F.;SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO DO CLIENTE: ESTUDO DE CASO NA ESTÉTICA ACADEMIA DE MARINGÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.; FOLEISS, J. H.. RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
LIMA, A. M. S.; CARVALHO, L. C.;SILVA, P. R.. ESTUDO SOBRE AS PRINCIPAIS IMPORTAÇÕES MARINGAENSES VIA PORTO SECO NO PERÍODO DE 2009 A 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; FOLEISS, J. H.;GATTO, R. A.. MARKETING DIGITAL: AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EXTERNA - UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; PEINADO, C. E.; PASCOTTO, H.. A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE COMPONENTES ELETRÔNICOS LOCALIZADA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
BRUNALDI, K. R.; LIMA, A. M. S.;SILVA, P. R.. ANÁLISE DAS AÇÕES DE ENDOMARKETING NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DO SETOR DE PÓS-VENDAS DE UMA CONCESSIONÁRIA DE MARIALVA-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
CASSARO, L.; PEREIRA, J. B.;SILVA, P. R.. GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA USINA SANTA TEREZINHA DA CIDADE DE PARANACITY/PR: ESTUDO DE CASO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; GODOI, A. F.; MIRANDA, I. T. P.. ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM RELAÇÃO AO PÓS-VENDA DA EMPRESA SERVOPA S/A EM MARINGÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.; FERNANDES, M. F.. GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA EMPRESA VIAÇÃO GARCIA - FILIAL MARINGÁ-PARANÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; CASSARO, L.;GATTO, R. A.. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS - UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; FERNANDES, M. F.; PASCOTTO, H.. GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CAMPO À A LUZ DOS PRINCIPAIS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DO MUNDO DO TRABALHO AO LONGO DOS TEMPOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.; FERNANDES, M. F.. GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOBRE OS ELEMENTOS CONTEMPORÂNEOS DO MUNDO DO TRABALHO COM FOCO NA ROTATIVIDADE E ABSENTEÍSMO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.; FERNANDES, M. F.. TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; MIRANDA, I. T. P.;GATTO, R. A.. UM ESTUDO SOBRE FLUXO DE INFORMAÇÕES NO PROCESSO DE OBRAS DA GVT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.; MIRANDA, I. T. P.;SILVA, P. R.. AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE QUALIDADE: UM ESTUDO TEÓRICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
FERNANDES, M. F.;ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.. ANÁLISE DO MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL - ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.; ALMEIDA, C. C.. RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CONSTRUMARINGÁ MARINGÁ PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.; FERNANDES, M. F.;SILVA, P. R.. SATISFAÇÃO DOS CLIENTES ATUAIS DE UMA LOJA DE UTILIDADES DOMÉSTICAS DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.GATTO, R. A.SILVA, P. R.. ANÁLISE DA INFLUENCIA DO GERENTE NA CONSTRUÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL DA EQUIPE DE VENDAS: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARINGA FITAS DISTRIB FITAS E ABRASIVOS INDUSTRIAIS LTDA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.GATTO, R. A.SILVA, P. R.. O MARKETING SOCIAL COMO FORMA EFETIVA PARA MELHORAR A IMAGEM DA EMPRESA: ESTUDO DE CASO NA FACULDADE MARINGA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.GATTO, R. A.SILVA, P. R.. ANÁLISE DOS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELOS EMPREENDEDORES AO INICIAREM AS ATIVIDADES DE UMA FRANQUIA: ESTUDO DE CASO EM DUAS FRANQUIAS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO LOCALIZADAS EM MARINGÁ - PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.GATTO, R. A.SILVA, P. R.. ANALISANDO A RELEVÂNCIA DE AÇÕES DE MARKETING DIRETO POR MEIO DE MIDIA SOCIAL: ESTUDO DE CASO NO BAR ESPAÇO SOLARIUM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.GATTO, R. A.SILVA, P. R.. ANÁLISE DO SETOR DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO NA GELITA DO BRASIL LTDA- UNIDADE MARINGÁ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.ENDRICI, J. O. M.. ROTATIVIDADE DE PESSOAL: O CASO DE UMA CONSTRUTORA EM MARINGÁ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.ENDRICI, J. O. M.. UM ESTUDO SOBRE A TÉCNICA DE MERCHANDISING COMO AÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING NA LOJA PARATI MODAS - MARINGÁ PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.ENDRICI, J. O. M.. GESTÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO NA LOJA PARATI MODAS MARINGÁ PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.ENDRICI, J. O. M.. PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E ESTOQUE - UM ESTUDO NO CENTRO DE DISTRIBUIÇAO DE MEDICAMENTOS DA REDE DE FARMÁCIA SAO PAULO DE MARINGA PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; MIRANDA, I. T. P.;GATTO, R. A.ENDRICI, J. O. M.; TOREGEANI, A. F.. MEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS COM O EXTERIOR: O CASO DA EMPRESA AFRICONTINENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
RABELO, E.;SILVA, P. R.; TAKAO, E. L.. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA FÁBRICA DE PEÇAS EM FIBRA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. A IMPORTÂNCIA DA SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE NAEMPRESA HIRATA PRODUÇÕES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. ANÁLISE DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO: ESTUDO DE CASO ÁREA DE ESTAR MARINGA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
MIRANDA, I. T. P.;SILVA, P. R.GATTO, R. A.. FRANCHISING: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FRANQUIA NO SETOR DE VAREJO DE BRICOLAGENS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GONCALVES JUNIOR, C. A.;SILVA, P. R.; RABELO, E.. ANÁLISE DE INVESTIMENTO PARA A EDIFICAÇÃO DE CONDOMÍNIO HORIZONTAL FECHADO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SERRANO, A. M.;SILVA, P. R.; MIRANDA, I. T. P.. ANÁLISE SWOT: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PANIFICADORA NA REGIÃO DE MARINGÁ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GOMES, G. I.;SILVA, P. R.; SILVA, R. P.. GLOBALIZAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E ECONÔMICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOBRE O COMÉRCIO EXTERIOR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.; MIRANDA, I. T. P.. A UTILIZAÇÃO DA PROMOÇÃO DE VENDAS E DO MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA: ESTUDO DE CASO EM UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
PASCOTTO, H.;SILVA, P. R.; TOREGEANI, A. F.. ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS E CONFECÇÕES DE SARANDI - PARANÁ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, R. P.;SILVA, P. R.; SILVA, M. R.. SATISFAÇÃO DOS CLIENTES NA EMPRESA SERITELAS COMERCIO DE PRODUTOS SERIGRÁFICOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, M. R.;SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. CANAIS DE COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: ESTUDO DE CASO EM UMA ADMINISTRADORA DE CARTOES DE PAGAMENTO NA REGIAO DE MARINGA-PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
PEINADO, C. E.;SILVA, P. R.; SILVA, M. R.. FERRAMENTAS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO DE CASO NA LOJA MIX PERFUMARIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; MIRANDA, I. T. P.;GATTO, R. A.. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS EM EMRPESAS FAMLIARES: UM ESTUDO DE CASO NA BRASTEAGEL ASSISTENCIA TÉCNICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.GATTO, R. A.ENDRICI, J. O. M.. QUALIDADE E MOTIVAÇÃO: COMO ESTIMULAR O COMPROMETIMENTO DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE INFORMÁTICA INSTALADA NA CIDADE DE GUINÉ-BISSAU. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
MIRANDA, I. T. P.;GATTO, R. A.SILVA, P. R.. EMPREENDEDORISMO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA W VILATORO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; SILVA, R. P.; GIMENES, E.. O PROGRAMA DE 5 S COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DOS PROCESSOS DE TRABALHO DE UMA EMPRESA COMERCIAL NA CIDADE DE MARINGÁ - PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; MAIA, G. L.; ROCHA, C. L. S.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO NO PESQUEIRO FAZENDINHA 7 LAGOAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; MIRANDA, I. T. P.; CAMILO, E.. CONSOLIDAÇÃO DA MARCA PURITY NO MERCADO NOS ANOS DE 2003 A 2008 - UM ESTUDO DE CASO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
ENDRICI, J. O. M.SILVA, P. R.GATTO, R. A.. GESTÃO DE ESTOQUE: ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA HONDA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE VENDAS DA EMPRESA FORGREEN COMERCIAL AGRÍCOLA: ESTUDO DE CASO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. ANÁLISE DA NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE ACESSÓRIOS PARA O VESTUÁRIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA COOPERATIVA DE TRABALHO DE MARINGÁ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GATTO, R. A.SILVA, P. R.ENDRICI, J. O. M.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO NA CERVEJARIA CACIQUE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, R. P.;SILVA, P. R.; RABELO, E.. O ATENDIMENTO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
CASSARO, L.;SILVA, P. R.; PORTO, F. O.. IMPACTOS DO PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS CORREIOS DO PARANÁ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GODOI, A. F.;SILVA, P. R.; TAKAO, E. L.. MARKETING SOCIAL: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO SAO FRANCISCO EM MARINGÁ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
FERNANDES, M. F.;SILVA, P. R.; FRANCISCHINI, M. C. L.. ANÁLISE DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES NA CIDADE DE MARINGÁ-PR: UM ESTUDO DE CASO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
GODOI, A. F.;SILVA, P. R.; TAKAO, E. L.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO: UM ESTUDO DE CASONA AUTO ELETRICA DO GUSTO EM ITAMBÉ-PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; GIMENES, E.; MILANI, L. H. P.. AUTOGERENCIAMENTO E MOTIVAÇÃO: PROFISSIONAL COMPETITIVO E A ADMINISTRAÇÃO DA CARREIRA EM UM BANCO COMERCIAL NA CIDADE DE MARINGÁ - PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; CASSARO, L.;GATTO, R. A.. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - GDP EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.; CAMILO, E.; CASSARO, L.. MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DA ITAUCRED FINANCIAMENTO DE VEICULOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.. A importância da gestão de estoques em empresas familiares: caso da Loja Economia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Análise de balanço como instrumento de tomada de decisão e gerenciamento: um estudo de caso na Gerdau. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. A importância do plano de marketing comunicacional para alavancar as vendas da SR camisaria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Marketing na empresa Agromil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Recrutamento e Seleção de pessoas: um estudo de caso em uma indústria de gêneros alimentícios de Nova Esperança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Contribuições de um planejamento de vendas: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Atendimento ao público: um estudo de caso do Depósito de Materiais de Construção Eletromap. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Um estudo sobre a contribuição da internet para a oferta de serviços diferenciados em uma empresa do ramo de papelaria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Importância do plano de negócios para iniciar um empreendimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Introdução da colheita mecanizada no setor sucroalcooleiro: caso na Usina Alto Alegre S/A. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. MARKETING DE RELACIONAMENTO: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EXIGENTE NO MERCADO COMPETITIVO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. OS BANCOS E SUA EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO COM ÊNFASE NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES NA EMPRESA MARAJÓ AUTOMÓVEIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. PLANO DE MARKETING: UM ESTUDO DO MARKETING NA EMPRESA 2R - CONQUISTA E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. A IMPORTâNCIA DA GESTÃO PARTICIPATIVA EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. A IMPORTANCIA DA GERÊNCIA PARA A MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense.
SILVA, P. R.. Avaliadora de trabalhos no XXV SEMEAD - Seminários em Administração. 2022. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.
SILVA, P. R.. MEDIADOR NA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS VIII CONBRAD - CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO. 2011. Faculdade Maringá.
SILVA, P. R.. AVALIADOR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO - VI CONBRAD. 2009. Faculdade Maringá.
Orientou
RBHE - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO FONTE E OBJETO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS, MENSAGENS E REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO E A PESQUISA (2008-2019); 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, ; Coorientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A INFLUÊNCIA DOS PROGRAMAS DE INCENTIVO NA REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA UMA EMPRESA - UM ESTUDO DE CASO NA COOPERATIVA COAMO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Financeira) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Estudo de caso: análise da liderança de uma indústria de confecções do Noroeste do Paraná; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Processo de liderança e motivação no contexto organizacional; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A importância da cultura e do clima organizacional para as empresas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A importância da avaliação de desempenho para o aumento da produtividade dos funcionários; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Um estudo sobre resiliência e seu papel nas organizações contemporâneas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A importância de instituir um plano de caros e salários como estratégia de retenção de talentos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
COMPROMETIMENTO DAS GERAÇÕES; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
EMPREENDEDOR COMO PROFISSIONAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA SOBRE A GESTÃO ORGANIZACIONAL E SUA DISSEMINAÇÃO EM UMA EMPRESA POSTAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DO LÍDER NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA RECURSOS HUMANOS) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA RECURSOS HUMANOS) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
MODERNA GESTÃO DE PESSOAS: UM CONCEITO SOBRE A REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA RECURSOS HUMANOS) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
COMO GERIR TALENTOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA RECURSOS HUMANOS) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA RECURSOS HUMANOS) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
REFLEXÕES DO PAPEL DO LÍDER NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE EQUIPES NA PÓS MODERNIDADE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA RECURSOS HUMANOS) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
UM ESTUDO SOBRE STRESS OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS ATUANTES EM AMBIENTE ORGANIZACIONAL SEMELHANTE EM UMA USINA DE AÇÚCAR E ALCOOL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA RECURSOS HUMANOS) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE CARREIRA NAS ORGANIZAÇÕES COMO FORMA DE ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ESTILO DE LIDERANÇA EM UMA EMPRESA EM SUCESSÃO FAMILIAR: ESTUDO DE CASO EM UMA LOJA DE MÁQUINAS AGRICOLAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ASSÉDIO MORAL: EMPRESA FIFA TINTAS NAS CIDADES DE JANDAIA DO SUL, APUCARANA E MANDAGUARI-PR; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
COMUNICAÇÃO INTERNA: A INFORMAÇÃO QUE INFLUENCIA O DIA A DIA DOS FUNCIONÁRIOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA MARKETING) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E SUA APLICABILIDADE EM UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
UM ESTUDO DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
RECURSOS HUMANOS: DESENVOLVIMENTO MOTIVACIONAL NO DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO DA EMPRESA CITRI AGROINDUSTRIAL S/A EM PARANAVAÍ-PR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE DA CIDADE DE MARINGA-PR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
O PAPEL DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES DA ATUALIDADE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
RECURSOS HUMANOS: MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO NO TRABALHO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DO CASO NEON LIGHT COMUNICAÇÃO VISUAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL NO POSTO DE ATENDIMENTO DE MARINGÁ DO DETRAN PARANÁ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
UM ESTUDO DE CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA EM PARANAVAÍ-PR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO OBSERVADO NA ASSOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES E PLANTADORES DE CANA PARANAPANEMA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
MERCHANDISING NO PDV: A INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA MARKETING) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
RECURSOS HUMANOS: A DIFICULDADE EM CONTRATAR PESSOAS QUE TENHAM O PERFIL ADEQUADO PARA ATENDIMENTO EM CALL CENTER; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
EMPOWERMENT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
COMÉRCIO ELETRÔNICO: A IDENTIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DE MARKETING DENTRO DO AMBIENTE VIRTUAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA MARKETING) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO TÉCNICAS E FERRAMENTAS QUE AUXILIAM NA SELEÇÃO DOS POTENCIAIS TALENTOS DO MERCADO DE TRABALHO EM UM BANCO COOPERATIVO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO DO CONHECIMENTO: IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE AGREGARÃO VANTAGEM COMPETITIVA A UMA EMPRESA DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE JOGOS NO TREINAMENTO PARA A EDUCAÇÃO EMPRESARIAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NA EMPRESA: UM ESTUDO NA ÁREA DE VAREJO ENFATIZANDO A SATISFAÇÃO DO CLIENTE INTERNO E EXTERNO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EXECUTIVO) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
EMPREENDEDORISMO E NECESSIDADES HUMANAS: UMA RELAÇÃO VERDADEIRA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Recursos Humanos) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
UM ESTUDO DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA MARKETING) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA PRÁTICA DE PILATES DO STUDIO INSPIRE E EXPIRE PILATES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
IMPACTO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA LEAL SAT, DA CIDADE DE DIAS D´ÁVILA-BA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO DE MARKETING UTIIZADA PELOS LOJISTAS ATACADISTAS DE MODA PLUS SIZE DO SHOPPING AVENIDA FASHION DE MARINGÁ-PR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
NÃO SÃO "SÓ" CRIANÇAS: PERCEPÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO CONSUMIDOR INFANTIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
MUDANÇA DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE CONSÓRCIOS NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ESTUDO DE CASO: GERENCIAMENTO DO MIX DE MARKETING NA AGÊNCIA ALOHA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ENDOMARKETING: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA QUE ATUA NORAMO DE COLCHÕES MAGNÉTICOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO DO MIX DE MARKETING: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA VIGNOTO IMÓVEIS - LOCALIZADA NA CIDADE DE SARANDI-PR; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA O ABSENTEÍSMO DOS COLABORADORES NA EMPRESA JUJIT´S BRINDES E CIA LTDA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA COOPERATIVA DE CRÉDITO COOPCRED; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO NO CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS - CEBRAC, UNIDADE DE MARINGÁ-PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA GESTÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ESTUDO DA GESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO COLÉGIO REGINA MUNDI LOCALIZADO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
BORTOLOTTO; PEDRO HENRIQUE M; E SOUZA; ESTUDO SOBRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CONFECÇÕES, LOCALIZDA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS EM UMA EMPRESA DE MONTAGENS DE ESTRUTURAS METÁLICAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
AS FERRAMENTAS DE MARKETING UTILIZADAS NO SETOR DE VENDAS DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO SITUADA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS EM MARINGÁ-PR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
TREINAMENTO: ESTUDO DE CASO EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DO RAMO DE SEGUROS DA CIDADE DE MARINGÁ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO COM RECEPCIONISTAS DE UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE LOCALIZADA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA DE MARINGA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA GT FOODS GROUP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL DE MARINGA-PR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
TREINAMENTO DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DE MARINGÁ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
NEGÓCIOS "COR DE ROSA": A PERCEPÇÃO DE MULHERES SOBRE O SEU PAPEL NO ATUAL MUNDO DO TRABALHO E AS EXPECTATIVAS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA EMPRESA VIAÇÃO GARCIA - FILIAL MARINGÁ-PARANÁ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOBRE OS ELEMENTOS CONTEMPORÂNEOS DO MUNDO DO TRABALHO COM FOCO NA ROTATIVIDADE E ABSENTEÍSMO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CAMPO À A LUZ DOS PRINCIPAIS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DO MUNDO DO TRABALHO AO LONGO DOS TEMPOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS - UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE NA SECRETARIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO NO SEBO FONTE DO LIVRO LOCALIZADO EM MARINGÁ PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE COMPONENTES ELETRÔNICOS LOCALIZADA NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM RELAÇÃO AO PÓS-VENDA DA EMPRESA SERVOPA S/A EM MARINGÁ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE POS VENDA DA EMPRESA CENTER AUTOMÓVEIS LTDA - MARINGÁ PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MARKETING EM ORGANIZAÇÕES DE EVENTOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA COOPERATIVA DE CRÉDITO DA REGIÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
MARKETING DIGITAL: AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EXTERNA - UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ-PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CONSTRUMARINGÁ MARINGÁ PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
ROTATIVIDADE DE PESSOAL: O CASO DE UMA CONSTRUTORA DE MARINGA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
UM ESTUDO SOBRE A TÉCNICA DE MERCHANDISING COMO AÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING NA LOJA PARATI MODAS PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTAO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO DA LOJA PARATI MODAS MARINGA-PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
MEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS COM O EXTERIOR: O CASO DA EMPRESA AFRICONTINENTAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E ESTOQUE: UM ESTUDO NO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS DA REDE DE FARMÁCIAS SÃO PAULO DE MARINÁ - PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
CONSOLIDAÇÃO DA MARCA PURITY NO MERCADO NOS ANOS DE 2003 A 2008 - UM ESTUDO DE CASO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO NO PESQUEIRO FAZENDINHA 7 LAGOAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOBRE TREINAMENTO DE PESSOAS DENTRO DA EMPRESA FILGUEIRAS E ORLANDINI; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
O PROGRAMA DE 5 S COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DOS PROCESSOS DE TRABALHO DE UMA EMPRESA COMERCIAL NA CIDADE DE MARINGA - PR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
QUALIDADE E MOTIVAÇÃO: COMO ESTIMULAR O COMPROMETIMENTO DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA DE INFORMÁTICA INSTALADA NA CIDADE DE GUINÉ-BISSAU; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO NA BRASTEAGEL - ASSISTÊNCIA TÉCNICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
AUTOGERENCIAMENTO E MOTIVAÇÃO: PROFISSIONAL COMPETITIVO E A ADMINISTRAÇÃO DA CARREIRA EM UM BANCO COMERCIAL NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - GDP EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DA ITAUCRED FINANCIAMENTO DE VEICULOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Análise de potencil humano e gestão de talentos: um modelo utilizado por uma empresa sucroalcooleira; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Recrutamento e Seleção: técnicas e ferramentas que auxiliam na seleção dos potenciais e talentos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Administração de Recursos Humanos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Treinamento e desenvolvimento: um estudo de caso na empresa JV Zanolli; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Gestão de pessoas: a administração de recursos humanos como um processo de evolução, mudança e transformação; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A utilização de equipamentos de proteção individual: um estudo de caso na Usina Alto Alegre S/A; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Recrutamento e seleção: um estudo de caso na Usina Alto Alegra S/A; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A BUSCA DA EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE ATRAVÉS DO APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL - UM ESTUDO DE CASO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS PARA AS ORGANIZAÇÕES NA INTEGRAÇÃO DOS INDIVÍDUOS DENTRO DA EMPRESA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
DIAGNÓSTICO GLOBAL DO SUPERMERCADO SME ENFATIZANDO A CENTRALIZAÇÃO DO PODER NAS EMPRESAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Noroeste Paranaense; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS VOLTADO AOS PROFISSIONAIS QUE SE RELACIONAM COM OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA, VISANDO A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Processos Gerenciais) - Centro Universitário de Maringá, PROBIC UNICESUMAR; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Desenvolvimento de um modelo de gestão por competências voltado aos profissionais que se relacionam com os alunos de Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior Privada, visando a diminuição da evasão; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Processos Gerenciais) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Patricia Rodrigues da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, P. R. ; FAVERO, M. B. . The role of Higher Education Institutions (HEIs) in the creation and maintenance of innovation ecosystems in cities - the case of Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES , v. 10, p. 92-101, 2022.
-
SILVA, P. R. . PRÁTICAS DE PESQUISA: APONTAMENTOS SOBRE A PESQUISA QUALITATIVA E SEU USO NOS ESTUDOS EM ADMINISTRAÇÃO. Maringá Management (Online) , v. 10, p. 26-39, 2013.
-
SILVA, P. R. . Editorial. Maringá Management (Online) , v. 10, p. 7, 2013.
-
SILVA, P. R. . CULTURA ORGANIZACIONAL E SEUS ELEMENTOS: PROPOSIÇÕES A PARTIR DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR DE 2011. Maringá Management (Online) , v. 10, p. 07-23, 2013.
-
RINALDI, E. A. ; SILVA, P. R. . ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS EM MARINGÁ. Maringá Management (Online) , v. 10, p. 33, 2013.
-
SILVA, P. R. ; SAMBU, N. L. . TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS. Maringá Management (Online) , v. 10, p. 30-39, 2013.
-
SILVA, P. R. . Internacionalização de franquias: uma exploração de oportunidades para o empreendedor. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 11, p. 68-74, 2012.
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . TRABALHO E EMANCIPAÇÃO: O CASO DOS EX-CORTADORES DE CANA-DE-AÇÚCAR DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ. Gestão & Regionalidade (Online) , v. 28, p. 35-48, 2012.
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . NOVAS PERSPECTIVAS DA GESTÃO DE CARREIRA E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DO TRABALHO. Maringá Management (Online) , v. 9, p. 27-36, 2012.
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO: IMPLICAÇÕES PARA O FUTURO DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES. REVISTA ADMINISTRAÇÃO EM DIÁLOGO - RAD , v. 13, p. 25-46, 2011.
-
SILVA, P. R. ; RANIERO, R. C. . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR SOBRE A AQUISIÇÃO DE BENS MÓVEIS ATRAVÉS DO SISTEMA DE CONSÓRCIO: ESTUDO DE CASO EM UMA ADMINISTRADORA DE BENS LOCALIZADA EM MARINGÁ-PR. Maringá Management (Online) , v. 8, p. 27-37, 2011.
-
SILVA, P. R. ; STELA, A. . ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS. Maringá Management (Online) , v. 7, p. 38-47, 2010.
-
SILVA, P. R. . TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO. Maringá Management (Online) , v. 6, p. 36, 2009.
-
SILVA, P. R. . PESSOAS E ORGANIZAÇÕES ? UMA RELAÇÃO EM BUSCA DO EQUILÍBRIO. Perspectivas Contemporâneas , v. 1, p. 1/08-16, 2006.
-
SILVA, P. R. . Convite à gestão escolar humanizada: aceita essa missão?. 1. ed. Maringá: Ed. da Autora, 2025. v. 1. 144p .
-
SILVA, P. R. . Convite à gestão escolar humanizada: aceita essa missão?. 1. ed. Maringá: Ed. da Autora, 2025. v. 1. 156p .
-
SILVA, P. R. ; RILA, C. . Vivendo no Quase Amor: contos. 1. ed. Maringá: Ed. da Autora, 2025. v. 1. 89p .
-
SILVA, P. R. . Meias palavras pra Liderar Inteiro . 1. ed. Maringá: Ed. da Autora, 2025. v. 1. 91p .
-
RILA, C. ; SILVA, P. R. . Ainda Existe Amor: pra quando a gente lembrar da gente-- e pra quando o coração sente. 1. ed. Maringá: Ed. da Autora, 2025. v. 1. 125p .
-
SILVA, P. R. . Infâncias e crianças: concepções e práticas da gestão educacional e a qualidade da oferta da EI. 1. ed. Santa Maria: UFSM, CTE, 2024. v. 1. 97p .
-
SILVA, P. R. . Gestão em saúde e empreendedorismo. 1. ed. Curitiba: Faculdades Pequeno Príncipe, 2024. v. 1. 58p .
-
SILVA, P. R. . Gestão Liderança e contexto escolar: equipe diretiva, trabalho colaborativo, cultura organizacional. 1. ed. Curitiba: Ed. da Autora, 2024. v. 1. 79p .
-
SILVA, P. R. . Gestão Liderança e contexto escolar: equipe diretiva, trabalho colaborativo, cultura organizacional. 1. ed. Curitiba: Ed. da Autora, 2024. v. 1. 80p .
-
SILVA, P. R. . Caminhos para liderar a escola: liderança não é dom, estilos de liderança, motivação da equipe escolar. 1. ed. Curitiba: Ed. da Autora, 2024. v. 1. 111p .
-
SILVA, P. R. . Caminhos para liderar a escola: liderança não é dom, estilos de liderança, motivação da equipe escolar. 1. ed. Curitiba: Ed. da Autora, 2024. v. 1. 99p .
-
SILVA, P. R. . Competências essenciais na gestão escolar: construção de repertório; BNC do diretor escolar; habilidades, atitude e carreira. 1. ed. Curitiba: Ed. da Autora, 2024. v. 1. 160p .
-
SILVA, P. R. . Competências essenciais na gestão escolar: construção de repertório; BNC do diretor escolar; habilidades, atitude e carreira. 1. ed. Curitiba: Ed. da Autora, 2024. v. 1. 154p .
-
SILVA, P. R. . Gestão escolar inovadora e a BNCC. 1. ed. Maringá: UNICV, 2023. v. 1. 70p .
-
FRANCISCO, C. C. B. ; SILVA, P. R. ; SILVA, W. V. K. M. ; COELHO, K. . Administração de Vendas. 1. ed. Maringá: Unicesumar, 2020.
-
FRANCISCO, C. C. B. ; SILVA, P. R. ; SILVA, W. V. K. M. ; COELHO, K. . Administração de Vendas. 2. ed. Maringá: Unicesumar, 2020.
-
SILVA, P. R. ; PICANCO, F. C. A. (Org.) ; PERIOTTO, T. R. C. (Org.) . Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável. 22. ed. Maringá: Unicesumar, 2019. 266p .
-
SILVA, P. R. ; CARDOSO, M. M. G. . Identificação e Realocação de Talentos. 2. ed. Maringá: Unicesumar, 2018. v. 1. 195p .
-
SILVA, P. R. ; COSTA, W. S. . Conceitos da Administração de Recursos Humanos. 2. ed. Maringá: CESUMAR, 2018.
-
SILVA, P. R. . Coaching aplicado a Gestão de Carreiras. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2018.
-
SILVA, P. R. . Neurobusiness e Gestão voltada ao Resultado. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2018.
-
SILVA, P. R. . Avaliação da Aprendizagem. 2. ed. Maringá: CESUMAR, 2018.
-
SILVA, P. R. . Teorias da aprendizagem e conhecimento nas organizações. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2018.
-
SILVA, P. R. . Neurodidática. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2018.
-
SILVA, P. R. . Gestão da diversidade e da cultura organizacional. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2018.
-
SILVA, P. R. ; OLIVEIRA, T. . Planejamento e organização curricular do ensino. 2. ed. Maringá: CESUMAR, 2018.
-
SILVA, P. R. . Fundamentos de Gestão de Pessoas. 2. ed. , 2018.
-
SILVA, P. R. ; COSTA, W. S. . ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. 2. ed. MARINGÁ: UNICESUMAR, 2017. v. 1. 223p .
-
SILVA, P. R. ; BERNARDO, P. ; FRANCO, R. F. L. L. . CIÊNCIAS SOCIAIS. 2. ed. MARINGÁ: UNICESUMAR, 2017. v. 1. 173p .
-
SILVA, P. R. ; SCHOTTEN, P. C. . Gestão de Pessoas. 2. ed. Umuarama: Unipar, 2017.
-
SILVA, P. R. . Avaliação da Aprendizagem. 1. ed. , 2017.
-
SILVA, P. R. . Gestão de Competências. 2. ed. Maringá: CESUMAR, 2017.
-
SILVA, P. R. . Organização, Sistemas e Métodos. 2. ed. Maringá: CESUMAR, 2016. v. 1. 200p .
-
SILVA, P. R. . GUIA DIDÁTICO GESTÃO DE PESSOAS. 1. ed. Umuarama: UNIPAR, 2015. v. 1. 87p .
-
SILVA, P. R. . Gestão de Competências. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2015.
-
SILVA, P. R. . Fundamentos de Gestão de Pessoas. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2015.
-
FILIPPIN, M. ; KOYAMA, R. E. ; SILVA, P. R. . Administração de conflitos e relacionamentos. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2013. v. 1. 180p .
-
SILVA, P. R. ; KOYAMA, R. E. ; FILIPPIN, M. . ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E RELACIONAMENTOS. 2. ed. MARINGÁ: CESUMAR, 2013. v. 1. 168p .
-
SILVA, P. R. ; PEREIRA, J. B. . Estágio I: Metodologia. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2012.
-
SILVA, P. R. . Sou tempo dobrado. In: Isaac Almeida Ramos. (Org.). Antologia Poética, POESIA LIVRE 2025. 1ed.Cabedelo: Vivara Editora Nacional, 2025, v. 1, p. 29-30.
-
SILVA, P. R. . INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS COMO ORGANIZAÇÕES: REFLEXÕES E CAMINHOS DE INVESTIGAÇÃO PARA (RE)PENSAR A ESCOLA. In: Francisco Romário Paz Carvalho; Bruna Beatriz da Rocha; Rebeca Freitas Ivanicska. (Org.). As faces da educação em contextos múltiplos : entre teorias e práticas. 1ed.Itapiranga: Schreiben,, 2023, v. 1, p. 220-228.
-
SILVA, P. R. . GESTÃO DE PESSOAS NA ESCOLA: FERRAMENTAS DE APOIO À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. Pesquisas, estratégias e recursos para a educação no Brasil. 1ed.São José do Rio Preto: Reconecta - Soluções Educacionais, 2023, v. 2, p. 169-180.
-
IGLESIAS, J. O. V. ; SILVA, P. R. ; MOREIRA, C. M. . Programas de educação socioemocional: reflexões sobre saúde mental para os professores da educação básica. In: Aline Gomes da Silva; Ana Beatriz Machado de Freitas; Kamylla Pereira Borges. (Org.). Reinvenções no ensino, tecnologias e linguagens. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 247-260.
-
IGLESIAS, J. O. V. ; SILVA, P. R. ; MOREIRA, C. M. . Programas de educação socioemocional: reflexões sobre saúde mental para os professores da educação básica. In: Aline Gomes da Silva; Ana Beatriz Machado de Freitas; Kamylla Pereira Borges. (Org.). Reinvenções no ensino, tecnologias e linguagens. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 247-260.
-
SILVA, P. R. ; RODRIGUES, E. . Revista Brasileira de Administração Da Educação (RBAE) ? capital simbólico e disputa por poder na História da Administração da Educação no Brasil (1983-1996). In: Alessandra Cristiana Furtado; Magda Sarat; Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani. (Org.). História da educação, memória e sociedade. 1ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2021, v. , p. 399-425.
-
SILVA, P. R. ; RODRIGUES, E. . Revista Brasileira de Administração Da Educação (RBAE) ? capital simbólico e disputa por poder na História da Administração da Educação no Brasil (1983-1996). In: Alessandra Cristiana Furtado; Magda Sarat; Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani. (Org.). História da educação, memória e sociedade. 1ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2021, v. , p. 399-425.
-
SILVA, P. R. ; ALTHOFF, M. C. . Gestão Democrática e Participativa na Escola: elementos norteadores e desafios enfrentados pelo Gestor Escolar. In: Janes Fidélis Tomelin, et. al.. (Org.). Conhecimento e Educação. 22ed.Maringá: Unicesumar, 2019, v. 4, p. 215-230.
-
SILVA, P. R. . Mundo do Trabalho e Contexto Social. In: Patrícia Rodrigues da Silva. (Org.). Ciências Sociais. 1ed.Maringá: Unicesumar, 2018, v. , p. 145-171.
-
SILVA, P. R. . Simbolismo nas Organizações. In: Patrícia Rodrigues da Silva. (Org.). Ciências Sociais. 1ed.Maringá: Unicesumar, 2018, v. , p. 111-144.
-
SILVA, P. R. ; CORREIA, M. J. C. S. . Comportamento Organizacional. In: Patrícia Rodrigues da Silva , Maria Joana Casagrande Soares Correia. (Org.). Gerenciamento do crescimento do ser Humano. 1ed.Maringá: Unicesumar, 2016, v. , p. 38-73.
-
SILVA, P. R. ; CORREIA, M. J. C. S. . Desenvolvimento de Pessoas no Ambiente de Trabalho. In: Patrícia Rodrigues da Silva; Maria Joana Casagrande Soares Correia. (Org.). Gerenciamento do crescimento do ser Humano. 1ed.Maringá: Unicesumar, 2016, v. , p. 99-131.
-
SILVA, P. R. ; ANDRADE, E. M. ; GALVAO, M. S. . ?EaD NO PRESENCIAL?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OFERTA DE DISCIPLINAS À DISTÂNCIA EM CURSOS PRESENCIAIS DA SAÚDE. In: 29° Congresso Internacional de Educação a Distância 2024, 2024, Brasília. Anais do 29° Congresso Internacional de Educação a Distância 2024, 2024.
-
SILVA, P. R. ; MACENA, L. V. B. . REGULATÓRIO, ACADÊMICO E PROCESSOS AVALIATIVOS NA EaD: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO SOBRE PLANEJAMENTO E CORRESPONSABILIDADE. In: 29° Congresso Internacional de Educação a Distância 2024, 2024, Brasília. Anais do 29° Congresso Internacional de Educação a Distância 2024, 2024.
-
SILVA, P. R. ; FAVERO, M. B. . O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO NAS CIDADES ? O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE (UNICV). In: VI SiBOGU - Simpósio Brasileiro Online de Gestão Urbana, 2022, Online. VI SiBOGU. Bauru-SP: ANAP, 2022.
-
SILVA, P. R. ; FRANCISCO, C. C. B. ; OLIVEIRA, A. A. . Em foco, a formação do Empreendedor: a experiência de um Curso Superior de Tecnologia em Empreendedorismo na Modalidade EaD, 2019, Poços de Caldas, 2019.
-
SILVA, P. R. . NÃO ME FORMEI PROFESSORA! ... DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE ?NÃO LICENCIADOS? QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR ? CONFISSÕES E REFLEXÕES. In: EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação, 2019, Curitiba-Pr. Anais XIV Congresso Nacional de Educação - Educere. Curitiba / PR: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2019.
-
SILVA, P. R. ; MORAIS, J. F. . OPERAÇÃO HISTORIOGRÁFICA E USOS DO IMPRESSO EDUCACIONAL: CAMINHOS PERCORRIDOS. In: EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação, 2019, Curitiba-Pr. Anais XIV Congresso Nacional de Educação - Educere. Curitiba / PR: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2019.
-
MORAIS, J. F. ; SILVA, P. R. . O MUNDO DA CRIANÇA: CONDUTA E CIVILIDADE PARA O INFANTE (1954 -1959). In: EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação, 2019. Anais XIV Congresso Nacional de Educação - Educere. Curitiba / PR: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2019.
-
SILVA, P. R. ; LIMA, S. C. J. ; MENEGASSI, M. Y. ; RIBEIRO NETO, J. C. A. ; CARVALHO, J. S. ; SHIMADA, N. E. . Desafio da Selfie: aplicabilidade da metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, 2019, Poços de Caldas, 2019.
-
SILVA, P. R. ; TERCEIRO, A. L. ; OLIVEIRA, A. A. ; RIBEIRO NETO, J. C. A. ; LIMA, L. F. B. ; PIMENTA, R. C. ; LOURENCO, R. A. ; LIMA, S. C. J. ; SILVA, T. O. ; MISUNAGA, H. Y. . GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO INOVATIVO/CRIATIVO COMO PARTE INTEGRANTE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA EAD. In: 23º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017, Foz do Iguaçu. 23º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017.
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . Um estudo sobre Emancipação Humana em Ex-Cortadores de Cana-de-Açúcar em Usinas Sucroalcooleiras. In: EnEO - Encontro de Estudos Organizacionais, 2012, Curitiba. EnEO ANPAD 2012, 2012.
-
SILVA, P. R. . IMPLICAÇOES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL SOBRE OS INDIVÍDUOS E OS GRUPOS NO ATUAL MUNDO DO TRABALHO: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2012, Bento Gonçalves-RS. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2012.
-
RINALDI, E. A. ; SILVA, P. R. . ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS EM MARINGÁ-PR. In: XXXII SEMAD, 2012, Maringá. 32ª SEMAD, 2012.
-
SILVA, P. R. . Práticas de Pesquisa: apontamentos sobre a pequisa qualitativa e seu uso nos estudos em administração. In: XXXII SEMAD, 2012, Maringá. 32ª SEMAD, 2012.
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . A Influência da Inovação Tecnológica no Ajuste da Carreira dos Ex-cortadores de Cana-de-açúcar na Região Noroeste do Estado do Paraná. In: ALTEC - XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2011, Lima. Innovación para el Crecimiento Sostenible en el Marco del Bicentenário. Lima: Facultad de Ciencias e Ingenieria - Pontificia Universidad Católica del Perú, 2011.
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . Novas Perspectivas da Gestão da Carreira e suas Transformações no Mundo do Trabalho Contemporaneo. In: XXXI SEMAD, 2011, Maringá. XXXI SEMAD - Administração 40 anos: Conhecimento e Inovação. Maringá: DAD/UEM, 2011. p. 1-10.
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . Estudo das Mudanças na Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho no Ajuste da Carreira de Ex-cortadores de Cana-de açúcar da Região Noroeste do Estado do Paraná. In: CONVIBRA - VIII Congresso Virtual Brasileiro - Administração, 2011, São Paulo. VIII CONVIBRA, 2011.
-
MENEZES, N. A. ; SILVA, P. R. . A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE JOGOS DE TREINAMENTO PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL. In: VII EPCC- Encontro Internacional de Produção Científica, 2011, Maringá. VII EPCC- Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar, 2011.
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO: IMPLICAÇÕES PARA O FUTURO DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES. In: 30ª SEMANA DO ADMINISTRADOR DA UEM, 2010, MARINGÁ. 30ª SEMAD, 2010. p. 1-11.
-
SILVA, P. R. ; SOUZA, A. A. ; LARA, C. O. ; GUERRA, M. ; AVELAR, E. A. . Gestão de informações e do conhecimento no controle operacional e financeiro de empresas de produção por encomenda.. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGeT, 2009, Resende-RJ. VI SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2009.
-
SILVA, P. R. ; RODRIGUES, E. ; MORAIS, J. F. . IMPRENSA PERIÓDICA ? FONTE E OBJETO DE INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO. In: III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul - SIPERS, 2019, PONTA GROSSA. https://doity.com.br/anais/sipers-/trabalho/91457, 2019.
-
SILVA, P. R. . Educação Ambiental de forma transversal e integradora: o documento orientador para abordagem do tema na Educação Básica. In: 1º Seminário Nacional sobre a Educação Ambiental e a Cidade + Verde, 2023, Online. Scientific Journal ANAP - Edição Especial - Anais do 1º Seminário Nacional sobre a Educação Ambiental e a Cidade + Verde, 2023. v. 1. p. 746-748.
-
SILVA, P. R. . 'EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: A PEDAGOGIA EMPRESARIAL COMO CAMPO DE TRABALHO PARA O PEDAGOGO'. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA, ESTRATÉGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS ? CONPERE 2023, 2023, Online. ANAIS DO II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA, ESTRATÉGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS ? CONPERE 2023. São José do Rio Preto: Reconecta - Soluções Educacionais, 2023.
-
GONCALVES, W. B. ; SILVA, P. R. . PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SEU USO NO TREINAMENTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO. In: X ENCONTRO INTEGRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO, 2012, ROLÂNDIA-Pr. X ENCONTRO INTEGRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO. Rolândia-Pr: FACCAR - Faculdade Paranaense, 2012.
-
SILVA, P. R. . Caminhos da pesquisa científica e desafios do pesquisador. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. . Educação Ambiental de forma transversal e integradora: o documento orientador para abordagem do tema na Educação Básica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, P. R. . GESTÃO DE PESSOAS NA ESCOLA: FERRAMENTAS DE APOIO À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. R. . EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: A PEDAGOGIA EMPRESARIAL COMO CAMPO DE TRABALHO PARA O PEDAGOGO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. R. . Derrubando os Mitos da Docência. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. . Educação e Administração Escolar: um diálogo necessário. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. R. . Educação Socioemocional: Projeto de vida para professores. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. . Autoliderança e Reinventar Profissional na Educação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. . 'NÃO ME FORMEI PROFESSORA! ... DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE ?NÃO LICENCIADOS? QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR ? CONFISSÕES E REFLEXÕES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. R. ; MORAIS, J. F. . OPERAÇÃO HISTORIOGRÁFICA E USOS DO IMPRESSO EDUCACIONAL: CAMINHOS PERCORRIDOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, J. F. ; SILVA, P. R. . O MUNDO DA CRIANÇA: CONDUTA E CIVILIDADE PARA O INFANTE (1954 -1959). 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, P. R. ; MORAIS, J. F. ; RODRIGUES, E. . IMPRENSA PERIÓDICA ? FONTE E OBJETO DE INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, P. R. ; RODRIGUES, E. . NOTAS E REFLEXÕES: O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO, ROGER CHARTIER. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. . CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. . Gestão por Competências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . Um estudo sobre Emancipação Humana em Ex-Cortadores de Cana-de-Açúcar em Usinas Sucroalcooleiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. . Práticas de Pesquisa: apontamentos sobre a pequisa qualitativa e seu uso nos estudos em administração. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. . A Influência da Inovação Tecnológica no Ajuste da Carreira dos Ex-cortadores de Cana-de-açúcar na Região Noroeste do Estado do Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. R. ; SOARES, J. H. N. . GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CAMPO À A LUZ DOS PRINCIPAIS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DO MUNDO DO TRABALHO AO LONGO DOS TEMPOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; TURE, C. G. . GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOBRE OS ELEMENTOS CONTEMPORÂNEOS DO MUNDO DO TRABALHO COM FOCO NA ROTATIVIDADE E ABSENTEÍSMO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; SAMBU, N. L. . TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . NOVAS PERSPECTIVAS DA GESTÃO DE CARREIRA E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DO TRABALHO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . Estudo das Mudanças na Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho no Ajuste da Carreira de Ex-cortadores de Cana-de açúcar da Região Noroeste do Estado do Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; SACHUK, M. I. . TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO: IMPLICAÇÕES PARA O FUTURO DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; XAVIER, B. D. J. ; SILVA, R. P. . A INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM SOB A ÓTICA DO LIVRO: MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; STELA, A. . A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; SILVA, R. P. ; MOITA, R. B. . SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. ; JUSTINO, V. ; VASSELAI, P. ; SILVA, R. P. . REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DA PESQUISA ETNOGRÁFICA NAS PESQUISAS DE MARKETING. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. . Revista Brasileira de Administração da Educação (RBAE): instrumento de imposição simbólica na disputa por poder no campo educacional (1983 a 1996). Maringá: PPE - Programa de Pós-Graduação em Educação - História e Historiografia da Educação, 2020 (Tese de Doutorado).
-
SILVA, P. R. . Estudo Sobre a Emancipação no Ajuste Profissional de Ex-cortadores de Cana-de-açúcar em Usinas Sucroalcooleiras no Noroeste do Estado do Paraná. Maringá: PPA-UEM Programa de Pós Graduação em Administração: Gestão de Negócios, 2010 (Dissertação de Mestrado).
Outras produções
SILVA, P. R. . Assessoria Estratégica em Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional. 2022.
SILVA, P. R. . Desenvolvimento de Liderança Educacional. 2022.
SILVA, P. R. . Assessoria em Liderança Estratégica de Negócios. 2022.
SILVA, P. R. . Consultoria de Carreira na Educação - EducaEmpreendedoras. 2021.
SILVA, P. R. . Desenvolvimento de Liderança Educacional. 2021.
SILVA, P. R. . Consultoria de Carreira. 2021.
SILVA, P. R. . Consultoria de Carreira. 2021.
SILVA, P. R. . Consultoria de Carreira. 2021.
SILVA, P. R. . Consultoria de Carreira. 2021.
SILVA, P. R. . Consultoria de Carreira. 2021.
SILVA, P. R. . Consultoria em Desenvolvimento Profissional. 2020.
SILVA, P. R. . Consultoria em Desenvolvimento Profissional. 2020.
SILVA, P. R. . Consultoria em Desenvolvimento Profissional. 2020.
SILVA, P. R. . Liderança Afetiva e Socioemocional na Educação. 2020.
SILVA, P. R. . Coisas Que Preciso Te Contar Sobre Gestão Escolar. 2025; Tema: Gestão Escolar. (Blog).
SILVA, P. R. . Escola de Desenvolvimento da Gestão Escolar. 2024; Tema: Formação de Gestores Escolares. (Site).
SILVA, P. R. . Canal Youtube. 2023; Tema: Gestão Escolar e Educacional. (Rede social).
SILVA, P. R. . INSTAGRAM. 2020; Tema: Produção de conteúdo educativo. (Rede social).
SILVA, P. R. . Pandemia, mindset, oportunidades. 2020; Tema: Pandemia, mindset, oportunidades. (Blog).
SILVA, P. R. . Curso: Me tornei Gestor(a) Escolar, e agora?. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático-apostilaevídeoaulas).
SILVA, P. R. . Ateliê de Desenvolvimento da Equipe Escolar. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático-apostilaevídeoaulas).
SILVA, P. R. . Kit Plano de Trabalho. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático-apostilaevídeoaulas).
SILVA, P. R. . Projeto Preparatório SAEB. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modelos e apostilas).
SILVA, P. R. . Guia PGE. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático-apostilaevídeoaulas).
SILVA, P. R. . Box Ferramentas de Gestão para Gestores Escolares. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático-apostilaevídeoaulas).
SILVA, P. R. . Minicurso: Pilares da Gestão Escolar. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático-apostilaevídeoaulas).
SILVA, P. R. . Kit Projetos de Intervenção (para professores e gestores escolares. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático-apostilaevídeoaulas).
SILVA, P. R. . GESTÃO ESCOLAR INOVADORA E A BNCC. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - apostila e vídeoaulas).
SILVA, P. R. . Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar: Plano de Ação. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático-apostilaevídeoaulas).
SILVA, P. R. . Estágio Curricular Supervisionado em Inclusão; Diferentes Contextos; Formação Docente. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - apostila e vídeoaulas).
SILVA, P. R. . Gestão e Desenvolvimento de Equipes Educacionais. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
SILVA, P. R. . Desenvolvendo a Liderança. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).
SILVA, P. R. . Gestão e Liderança Escolar. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).
SILVA, P. R. . ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E DE PLANEJAMENTO PARA EaD. 2019. .
SILVA, P. R. . ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E DE PLANEJAMENTO PARA EaD. 2019. .
SILVA, P. R. ; MISUNAGA, H. Y. . ESTÁGIO I: METODOLOGIA. 2014. (Elaboração de material didático).
SILVA, P. R. ; PEREIRA, J. B. . Estágio I - Metodologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Curso de Graduação em Administração - EAD).
SILVA, P. R. . A importância do planejamento para Alavancar a carreira profissional. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. R. . Orientando sobre o mercado de Trabalho. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. R. . A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE DE TRABALHO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Subcampo da administração da educação no brasil: conceitos, capital intelectual e poder simbólico, Descrição: Projeto de estágio pós-doutoral que tem por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a Administração da Educação no Brasil, em sua perspectiva historiográfica, a partir do impresso educacional ? Revista Brasileira de Administração da Educação (RBAE), dado a circular no Brasil no período de 1983 a 1996. Parte-se do entendimento da Administração da Educação como um subcampo do campo educacional brasileiro, e assim sendo, um espaço de lutas concorrenciais, posições e poder simbólico. Neste subcampo o impresso foi instrumento de imposição simbólica, estrategicamente utilizado para ampliar o capital simbólico e o poder de intervenção da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) no campo educacional. Para a realização da pesquisa adota-se como referencial teórico-metodológico a Nova Histórica Cultural, recorrendo às edições da RBAE como fontes e objeto da investigação. As edições serão investigadas como documento/monumento, na perspectiva de uma arqueologia do impresso, tendo como aporte teórico-metodológico a acepção de Le Goff (1990). Como documento, a RBAE permitirá investigar um determinado fato histórico em dado momento do tempo. Como monumento o impresso representa um dispositivo da memória preservado no tempo, e, com poder de perpetuação (voluntária ou involuntária), um produto da sociedade que o fabricou, um legado à memória coletiva e às relações de forças que na época detinham/almejavam o poder. Um documento/monumento que fora desmontado, questionado e analisado, não para avaliar a sua credibilidade ou definir o que é falso, mas, para desmistificá-lo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Névio de Campos - Integrante.
-
2021 - Atual
EDUCAÇÃO NAS SMART CITIES: MODELO PROPOSITIVOS PARA INCLUSÃO DIGITAL, Descrição: O projeto objetiva analisar as dimensões educação e inclusão digital a partir das perspectivas relativas ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Para isso, busca-se analisar os efeitos da educação digital no desenvolvimento das smart cities e o delineamento de modelos propositivos para as cidades, que coadunem e atendam: (i) às diretrizes norteadoras da ?Agenda Brasileira para cidades inteligentes?, de impulsionar e promover ações que estimulem a formação cidadã e o letramento digital, de forma contínua, devendo atender pessoas de todas as idades, gêneros, raças e classes sociais, fortalecendo sua autonomia, para promover educação e inclusão digital; e, (ii) o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), que propõe a Educação de Qualidade, com fins de garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A pesquisa, de natureza mista (qualitativa-quantitativa), do tipo exploratório-descritiva, envolve procedimentos metodológicos básicos, além da exploração de bases de dados estatísticos, outras fontes documentais e bibliográficas e resultados de pesquisas anteriores, desenvolvidas por este grupo de pesquisadores. Tem-se com o aporte teórico-metodológico os documentos: (i) ?Brasil 2030: cidades inteligentes e humanas? (2013), (ii) ?Agenda Brasileira para cidades inteligentes?; e, como principais referências: Albino, Berardi, Dangelico (2015); Lévy (2004; 1997); Castells (2003); Gisbert, Johnson (2015); Heaton, Siegel, Teece (2019); Ikedinachi (2019); Mashaly (2021); Lemos (2004); Guedes, Soares, Rodrigues (2020); Moore (1993); os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (2015). O projeto se justifica pelo cenário de intensas transformações vivenciadas pela sociedade nos últimos 20 anos e a repercussão para o século XXI, pelas relações estabelecidas entre educação, tecnologias e smart cities e as influências demandadas dessas relações, e, pela necessidade que se instaura na busca por soluções educativo-tecnológicas que contribuam e repercutam de forma prática no desenvolvimento das cidades. Tem-se como produtos esperados do projeto, com foco na educação e inclusão digital nas cidades: (i) projetos técnicos e aplicações em comunidades, (ii) materiais didáticos e instrucionais, (iii) modelos de análise da inclusão digital e cidades inteligentes, (iv) documentos orientadores com lições aprendidas, pontos de atenção e orientações para dirigentes e comunidade, (v) artigos científicos que reflitam sobre o tema e apresentem resultados alcançados, (vi) oferta de cursos e workshops pelos atores envolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / ELAINE RODRIGUES - Integrante / Marcela Bortotti Favero - Integrante / Patricia Maria Dusek - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2020 - Atual
REDES PARA AS CIDADES INTELIGENTES, Descrição: O estudo tem como base a obra Smart Cities: cidades inteligentes nas dimensões planejamento, governança, mobilidade, educação e saúde (GUEDES; SOARES; RODRIGUES, 2020), baseando-se na perspectiva teórica dos estudos construtivistas de mercado, no Modelo Sistêmico de Lições Aprendidas e Captura de Conhecimento (Sylk Model), proposto por Duffield (2016, 2017), Duffield et al. (2017), e na Lógica Dominante de Serviços para Ecossistemas de Inovação, desenvolvida por Vargo e Lush (2004, 2006, 2008, 2014, 2016 e 2017), Vargo, Weiland e Akaka (2015), Fujita, Vaughan e Vargo (2018) e Polese, Sarno e Vargo (2020), que estabelecem perspectivas para a gestão de serviços em ecossistemas, aprendizagem, co-criação de valor e inovação por múltiplos atores. O projeto fundamenta-se em estudos que apontam que as cidades inteligentes possuem grande capacidade de aprendizagem, obtida pelo fortalecimento da conexão de infraestrutura, processos operacionais e pessoas (CARANGLIU; DEL BO; NIKIJAMP, 2011). Apesar do conceito de cidades inteligentes ter como base a necessidade do desenvolvimento de cidades sustentáveis, as pesquisas que consolidam os principais drivers para o desenvolvimento de cidades inteligentes indicam que os impactos sociotécnicos da transformação digital, aplicações logísticas e gestão de relacionamento, não são percebidos pelos especialistas e acadêmicos, como drivers prioritários para pesquisas e projetos (GUEDES et al., 2018). O modelo de governança proposto utilizará os conceitos de redes sociais de colaboração e aprendizagem interorganizacional para o desenvolvimento de ecossistemas inteligentes (GUEDES, et al., 2020), por meio de uma governança capaz de gerir e fortalecer o relacionamento entre os diferentes atores (BIFULCO, et al., 2016). A implementação de um modelo de redes sociais de colaboração apresenta potenciais de geração de benefícios para comunidades sociais, acadêmicas, profissionais e institucionais, em uma perspectiva alinhada aos objetivos do desenvolvimento sustentável, destacando-se os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), já que a colaboração em rede pode proporcionar o aumento da capacidade de absorção entre os participantes da rede (COHEN; LEVINTHAL, 1990). O desenvolvimento de redes sociais de colaboração integradas à governança para a gestão de cidades inteligentes pode colaborar para a evolução das pesquisas no tema, otimizar recursos públicos, ampliar a participação da sociedade na gestão dos projetos públicos, além de fortalecer os relacionamentos entre os atores do Sistema Brasileiro de Inovação (SNI) (GUEDES et al., 2020). Diante desse contexto, o presente projeto apresenta como objetivos: ?identificar os atores envolvidos no processo de construção e configuração das cidades inteligentes; ?mapear as ações dos Ambientes de Inovação com foco na construção e gestão de cidades inteligentes; ?investigar mecanismos necessários para a formação, desenvolvimento e manutenção de redes de conhecimento; ?mensurar as atividades das cidades com base na norma ISO 37122, que permite medir e avaliar indicadores de eficiência de serviços municipais e qualidade de vida dos cidadãos. O projeto tem como produtos esperados: (1) artigos científicos que reflitam o estado da arte sobre o tema governança e redes sociais de colaboração; (2) projetos técnicos e aplicações em comunidades; (3) desenvolvimento e configuração de aplicativos, comunidades de prática e plataformas colaborativas (4) desenvolvimento de materiais didáticos; (5) elaboração de estudos de caso; (6) procedimentos técnicos e operacionais de implementação de redes sociais de colaboração (7) protocolos experimentais e/ou de aplicação em serviços; (8) base documental de lições aprendidas oriundas das aplicações implementadas; e, (9) formação dos atores envolvidos nas redes através de cursos e workshops.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Integrante / Marcela Bortotti Favero - Integrante / Aparecida Laino Entriel - Coordenador / Elizabeth Ferreira da Silva - Integrante / Luiz Henrique Paloschi Tomé - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2018 - Atual
POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS, Descrição: O homem, até pouco tempo, era visto sobretudo como um elemento superior e extrínseco em relação ao meio-ambiente (sujeito apenas de direitos no que pertine a este). A concepção estruturante antropomórficado homem leva não somente a uma questão de simplesmente repensar o homem, mas, em termos mais realistas, de reformular o papel do gênero humano na sociedade organizada, criando novos pilares a partir dos quais deve ser construída uma nova concepção político-jurídica de cidadania, com novos paradigmas de direitos e obrigações, ampliando, consequentemente, a limitada noção de responsabilidade social para incorporar o meio-ambiente e sua correspondente responsabilidade, forçando o desenvolvimento de um novo e ampliado conceito de responsabilidade socioambiental. No âmbito das cidades, as aglomerações humanas decorrentes do crescimento não planejado, vem afetando todos os serviços públicos. Assim, a vida na cidade implica no desenvolvimento e implementação de políticas públicas que possam impactar na vida do homem no meio em que vive. Esse projeto visa discutir essas questões que estão ligadas diretamente ao tema dos Direitos Humanos e Cidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Integrante / Marcela Bortotti Favero - Integrante / Patricia Maria Dusek - Coordenador / Beatriz Barreto Brasileiro Lanza - Integrante.
-
2009 - 2010
Comissão Científica do Conbrad, Descrição: Este projeto consiste na adequação dos artigos apresentados nas edições dos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008 do Conbrad ? Congresso Brasileiro de Administração, visando a criação dos anais do evento e publicação da revista on line. Já na edição de 2009, a Comissão Científica do Conbrad, terá como atividades relacionadas aos artigos: criação do manual de normas para submissão e publicação no evento, publicação dos editais (normatização, resumos e artigos selecionados), seleção dos resumos submetidos, encaminhamento dos trabalhos selecionados aos avaliadores, adequação para apresentação, organização das apresentações e painéis no dia do evento e por fim publicação da revista on line do VI Conbrad.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / ANDERSON FREITAS TOREGEANI - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2008 - 2011
Relações de Trabalho em Organizações Contemporâneas: Dilemas e Significados, Descrição: Trabalho e realização humana estão intrinsecamente relacionados e esta relação é tão antiga quanto a história da humanidade. O trabalho, enquanto ação transformadora do homem sobre a natureza, está presente desde as sociedades primitivas até as sociedades industrializadas e informatizadas de hoje. Atualmente, transformações importantes vêm ocorrendo no mundo do trabalho. Novas formas de organização aparecem, causando mudanças radicais, como por exemplo, o desaparecimento de empregos permanentes e, simultaneamente, o surgimento de novas tecnologias, bem como de formas inovadoras de organização do trabalho. Estes são apenas alguns dos fenômenos da mundialização do capital ou mesmo do processo de globalização da economia. No âmago dessa questão, está o trabalho como fator preponderante, pois representa um valor importante na sociedade contemporânea. Entendendo a própria categoria trabalho como um universo de significados, cuja transformação no tempo e na história traz implicações aos modos de viver e subjetivar, este projeto busca responder, então, à seguinte questão de pesquisa: Quais são as características, variações, formas e significados dos dilemas enfrentados pelos indivíduos nas relações de trabalho em organizações contemporâneas? A relevância desta pesquisa consiste, especificamente, no enfoque inerente aos dilemas enfrentados pelos indivíduos e os significados do trabalho e suas implicações na constituição do homem enquanto sujeito, visto que o debate que envolve o mundo do trabalho é um dos temas essenciais da contemporaneidade. Assim, como nesta pesquisa a preocupação não está no campo do verificável, mas na interpretação mediante a atribuição de um sentido às relações de trabalho, a investigação será qualitativa e descritiva. Espera-se que ao final da execução do projeto, os resultados alcançados possam trazer novos subsídios para a compreensão das relações de trabalho e subjetividade no interior das organizações, contribuindo para a geração de conhecimento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Integrante / MARIA IOLANDA SACHUK - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - 2010
PAT Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2022 - Atual
A EDUCAÇÃO E SEU PAPEL NAS SMART CITIES: MODELOS PROPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, Descrição: O projeto objetiva analisar as dimensões educação e inclusão digital, a partir das perspectivas relativas ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Para isso, busca-se analisar os efeitos da educação digital no desenvolvimento das smart cities e o delineamento de modelos propositivos para as cidades que coadunem e atendam: (i) às diretrizes norteadoras (item 2.3) da ?Agenda Brasileira para cidades inteligentes?, de impulsionar e promover ações que estimulem a formação cidadã e o letramento digital, de forma contínua, devendo atender pessoas de todas as idades, gêneros, raças e classes sociais, fortalecendo a sua autonomia, para a promover educação e inclusão digital; e, (ii) o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), que propõe a Educação de Qualidade, com fins de garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A pesquisa, de natureza mista (qualitativa-quantitativa), do tipo exploratório-descritiva, envolve procedimentos metodológicos básicos, além da exploração de bases de dados estatísticos, outras fontes documentais e bibliográficas e resultados de pesquisas anteriores, desenvolvidas por este grupo de pesquisadores. Tem-se com o aporte teórico-metodológico os documentos: (i) ?Brasil 2030: cidades inteligentes e humanas? (2013), (ii) ?Agenda Brasileira para cidades inteligentes?; e, como principais referências: Albino, Berardi, Dangelico (2015); Lévy (2004; 1997); Castells (2003); Gisbert, Johnson (2015); Heaton, Siegel, Teece (2019); Ikedinachi (2019); Mashaly (2021); Lemos (2004); Soares, Guedes, Soares (2020); Moore (1993); os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (2015). O projeto se justifica pelo cenário de intensas transformações vivenciadas pela sociedade nos últimos 20 anos e a repercussão para o século XXI, pelas relações estabelecidas entre educação, tecnologias e smart cities e as influências demandadas destas relações, e, pela necessidade que se instaura na busca por soluções educativo-tecnológicas que contribuam e repercutam de forma prática no desenvolvimento das cidades. Tem-se como produtos esperados do projeto, com foco na educação e inclusão digital: (i) Projetos técnico e aplicações em comunidades, (ii) materiais didáticos e instrucionais, (iii) modelos de análise da inclusão digital e cidades inteligentes, (iv) documentos orientadores com lições aprendidas, pontos de atenção e orientações para dirigentes e comunidade, (v) artigos científicos que reflitam sobre o tema e apresentem resultados alcançados, (vi) oferta de cursos e workshops pelos atores envolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Marcela Bortotti Favero - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
-
2022 - Atual
A EDUCAÇÃO E SEU PAPEL NAS SMART CITIES: MODELOS PROPOSITIVOS PARA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, Descrição: O projeto objetiva analisar as dimensões educação e inclusão digital, a partir das perspectivas relativas ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Para isso, busca-se analisar os efeitos da educação digital no desenvolvimento das smart cities e o delineamento de modelos propositivos para as cidades que coadunem e atendam: (i) às diretrizes norteadoras (item 2.3) da ?Agenda Brasileira para cidades inteligentes?, de impulsionar e promover ações que estimulem a formação cidadã e o letramento digital, de forma contínua, devendo atender pessoas de todas as idades, gêneros, raças e classes sociais, fortalecendo a sua autonomia, para a promover educação e inclusão digital; e, (ii) o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), que propõe a Educação de Qualidade, com fins de garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A pesquisa, de natureza mista (qualitativa-quantitativa), do tipo exploratório-descritiva, envolve procedimentos metodológicos básicos, além da exploração de bases de dados estatísticos, outras fontes documentais e bibliográficas e resultados de pesquisas anteriores, desenvolvidas por este grupo de pesquisadores. Tem-se com o aporte teórico-metodológico os documentos: (i) ?Brasil 2030: cidades inteligentes e humanas? (2013), (ii) ?Agenda Brasileira para cidades inteligentes?; e, como principais referências: Albino, Berardi, Dangelico (2015); Lévy (2004; 1997); Castells (2003); Gisbert, Johnson (2015); Heaton, Siegel, Teece (2019); Ikedinachi (2019); Mashaly (2021); Lemos (2004); Soares, Guedes, Soares (2020); Moore (1993); os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (2015). O projeto se justifica pelo cenário de intensas transformações vivenciadas pela sociedade nos últimos 20 anos e a repercussão para o século XXI, pelas relações estabelecidas entre educação, tecnologias e smart cities e as influências demandadas destas relações, e, pela necessidade que se instaura na busca por soluções educativo-tecnológicas que contribuam e repercutam de forma prática no desenvolvimento das cidades. Tem-se como produtos esperados do projeto, com foco na educação e inclusão digital: (i) Projetos técnico e aplicações em comunidades, (ii) materiais didáticos e instrucionais, (iii) modelos de análise da inclusão digital e cidades inteligentes, (iv) documentos orientadores com lições aprendidas, pontos de atenção e orientações para dirigentes e comunidade, (v) artigos científicos que reflitam sobre o tema e apresentem resultados alcançados, (vi) oferta de cursos e workshops pelos atores envolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Marcela Bortotti Favero - Integrante.
-
2009 - 2010
PAT ? Projeto de Apresentação de Trabalhos, Descrição: Este projeto visa auxiliar os acadêmicos na elaboração e apresentação de trabalhos científicos e profissionais, dando especial atenção à postura no momento de sua apresentação, seja em sala de aula, congressos, workshops, ambientes corporativos e demais circunstâncias em que o acadêmico e encontre na necessidade de apresentar os resultados de um trabalho ou de uma pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Patricia Rodrigues da Silva - Coordenador / Ronaldo Pereira da Silva - Integrante / RAFAEL ALESSANDRO GATTO - Integrante / JOAO OTAVIO MONTANHA ENDRICI - Integrante.
Prêmios
2008
Patronesse da Turma de Administração 2008, Faculdade do Noroeste Paranaense - FANP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdades Pequeno Príncipe. , Avenida Iguaçu - 333, Rebouças, 80230020 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33101500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
FACULDADES PEQUENO PRINCIPEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2024
Direção e administração, Direção Geral.,Cargo ou função, Coordenação da CPA.
-
02/2024
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IEC - Inclusão Social
-
06/2023 - 12/2024
Direção e administração, Diretoria Acadêmica.,Cargo ou função, Coordenadora de Cursos.
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Organização do SUS
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Liderança e Gestão de Pessoas em Saúde
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Tecnologia em Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação ambiental e Energias Renováveis
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Organização do SUS
2021 - Atual
Centro Universitário Augusto MottaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador
2021 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDEVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Integra o grupo proponente do Projeto para oferta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Mestrado em Cidades Inteligentes.
2022 - 2023
CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projetos Institucionais e Regulação, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário Cidade Verde.,Linhas de pesquisa
-
06/2022 - 06/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Regulação.,Cargo ou função, Assessoria em Projetos Institucionais e Políticas Acadêmicas.
-
10/2021 - 06/2023
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão: linguagem oral e escrita, Educação e Novas Tecnologias, Ensino de Geografia e Educação Ambiental, Filosofia da Educação, Gestão Educacional e Financiamento da Educação, Metodologia da Escrita Científica
-
10/2021 - 10/2022
Ensino, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): GESTÃO EDUCACIONAL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental e Cidades Inteligentes, Gestão Escolar e a BNCC
2021 - 2022
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Estágio Pós-Doutoral, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Doutorado
Outras informações:
Membro do Grupo de estudo e pesquisa: História, intelectuais e educação no Brasil e no contexto internacional - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
Atividades
-
09/2021 - 12/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
2022 - Atual
Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de EmpresVínculo: Profissional Associado, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora
Outras informações:
Associado Profissional com o Instituto Pecege exercendo atividade de orientação nos cursos de MBA USP/Esalq.
2018 - Atual
Ministério da Educação - Instituto Nac de Estudos e Pesquisas EducacionaisVínculo: Avaliador Institucional, Enquadramento Funcional: Avaliador Ad hoc
2012 - 2022
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Formador - EAD
2016 - 2020
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso EAD, Carga horária: 40
2006 - 2012
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Professor convidado para nos cursos de Pós Graduação MBA´s.
Atividades
-
07/2020 - 09/2020
Ensino, Tecnologia em Segurança no Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas
-
08/2019 - 09/2020
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Prática de Ensino
-
08/2019 - 09/2020
Ensino, Licenciatura em Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino: concepção e organização
-
07/2019 - 09/2020
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino: concepção e organização.
-
07/2017 - 09/2020
Ensino, Tecnologia em Segurança no Trabalho, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas
-
02/2016 - 07/2020
Direção e administração, Universidade Cesumar.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração na modalidade EaD.
-
04/2018 - 04/2020
Ensino, Tecnologia em Empreendedorismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes
-
02/2017 - 04/2020
Ensino, ADMINISTRAÇÃO - EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Humanos, Gerenciamento do Crescimento do Ser Humano
-
08/2019 - 10/2019
Ensino, Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos
-
04/2017 - 12/2018
Ensino, Gestão de Cooperativas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes
-
07/2012 - 10/2018
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Conflitos e Relacionamentos, Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, Conceitos de Administração e Ética, Gestão de Competências, Organização, Sistemas e Métodos (OSM)
-
06/2012 - 06/2012
Ensino, MBA RECURSOS HUMANOS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Encerramento
-
06/2012 - 06/2012
Ensino, MBA FINANÇAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Encerramento
-
05/2012 - 05/2012
Ensino, MBA MARKETING, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Encerramento
-
04/2012 - 04/2012
Ensino, MBA EXECUTIVO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Encerramento
-
09/2011 - 10/2011
Ensino, MBA RECURSOS HUMANOS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
-
09/2011 - 09/2011
Ensino, MBA RECURSOS HUMANOS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aplicação e Tendências de Avaliação de Desempenho e Desenvlvimento de Carreiras na Gestão de Pessoas
-
08/2010 - 09/2010
Ensino, MBA RECURSOS HUMANOS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO DA CONTEMPORANEIDADE
-
07/2010 - 07/2010
Ensino, MBA EXECUTIVO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO HUMANO
-
06/2010 - 06/2010
Ensino, MBA RECURSOS HUMANOS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
-
04/2010 - 04/2010
Ensino, MBA EXECUTIVO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
-
09/2009 - 09/2009
Ensino, MBA RECURSOS HUMANOS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO
-
09/2008 - 09/2008
Ensino, MBA RECURSOS HUMANOS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ACESSIBILIDADE ÀS NORMAS DA ABNT
-
03/2006 - 03/2006
Ensino, MBA EXECUTIVO - TURMA III, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, INTEGRAÇÃO VIVENCIAL
2008 - 2016
Faculdade MaringáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Atividades
-
07/2008 - 01/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GATI - Gestão de Atividades Interdisciplinares, Marketing I, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos I, Recursos Humanos II, Relações Públicas, Teoria Geral da Administração - TGA
2007 - 2014
CEBRAC - Centro Brasileiro de CursosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de RH
Atividades
-
03/2011 - 10/2014
Direção e administração, CEBRAC.,Cargo ou função, Coordenadora de RH.
-
03/2007 - 03/2011
Direção e administração, CEBRAC.,Cargo ou função, Coordenação Pedagógica.
2012 - 2014
União de Faculdades Metropolitanas de MaringáVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Atividades
-
04/2012 - 05/2012
Ensino, MBA em Gestão de Pessoas e Marketing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão por Competência e Seleção de Pessoal
-
02/2012 - 02/2012
Ensino, MBA em Gestão de Pessoas e Marketing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo
2008 - 2011
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante de projeto de pesquisa, Carga horária: 8
Outras informações:
Projeto de Pesquisa 'RELAÇÕES DE TRABALHO EM ORGANIZAÇÔES COMTEMPORÂNEAS: DILEMAS E SIGNIFICADOS", processo nr. 13094/2007, desde 01/0/8/2008.
2005 - 2008
Faculdade do Noroeste ParanaenseVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4
Atividades
-
04/2005 - 12/2008
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II, TEORIA E TÉCNICAS DE GESTÃO
2004 - 2008
Moura Consultoria EmpresarialVínculo: CONSULTOR ASSOCIADO, Enquadramento Funcional: COORD. EXECUTIVA DE PROJETOS E PÓS GRADUAÇÃO
2009 - 2009
Trecsson BusinessVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Professora Local Mediadora Pós Adm - Fundação Getúlio Vargas
Atividades
-
11/2009 - 11/2009
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégia de Empresas, Gestão Financeira
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Patrícia Rodrigues da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?