Luis Fernando dos Santos

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade do Oeste Paulista, Unoeste - Presidente Prudente (2014) e Técnico em Química pela UME/FUNDEC de Dracena (2009), Agente de Gestão de Resíduos Sólidos - SENAC/ Pres. Prudente (2017) e Mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais (POSMAT- 2019) . Possui cadastro no Conselho Regional de Química - IV Região. Exerceu Prestação de Serviços e de Assunção de Responsabilidade Técnica em Empresa de Fundição ( Ferro Fundido Branco, Cinzento e Nodular), realizando ensaios metalográficos, de dureza e aferição de resinas e catalisadores (Cold Box e PEP-7). Aluno regular do Doutorado em PPG em Ciências dos Materias FCT Unesp, Laboratório de Pesquisa LaMaC - Laboratório de Materiais Cerâmicos e LCGRS - Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos, desenvolvendo projetos relacionados a caracterização térmica, estrutural e morfologia de resíduos sólidos industriais de Fundição: Areia Descartada de Fundição e Escória na aplicação de blocos de concreto e produção de vitrocerâmico.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciência e Tecnologia de Materiais

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador:Silvio Rainho Teixeira.

Especialização em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos

2017 - 2017

Centro Universitário Senac
Título: Reaproveitamento de Óleo de Cozinha Usado na produção de Biodiesel, velas artesanais e sabão caseiro

Graduação em Quimica Bacharelado

2010 - 2014

Universidade do Oeste Paulista
Título: Comparação do efeito eletroquímico do benzotriazol e nitrato de sódio em meio ácido na corrosão do aço inoxidavel ABNT 304
Orientador: Patricia Alexandre Antunes

Curso técnico/profissionalizante

2008 - 2009

CPE/UME FUNDEC
Bolsista do(a): Programa Rede de Ensino Médio Técnico - VENCE, VENCE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Agente de Gestão de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 240h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2016 - 2016

Ações de Resposta a Vazamento de Produtos Químicos. (Carga horária: 7h). , Conselho Regional de Química IV Região, CRQ-IV, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento Operacional do Reator modelo 4568 Parr. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento Bases de Dados ProQuest. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Entendendo a Responsabilidade Técnica. (Carga horária: 5h). , Conselho Regional de Química IV Região, CRQ-IV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ciências Exatas e da Terra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SPIMF - Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais. 2019. (Simpósio).

XI Jornada da Educação.Caracterização e Reaproveitamento da cinza do bagaço da cana aplicado em formulação de massa para revestimento. 2019. (Simpósio).

XI Jornada da Educação.Caracterização e Reaproveitamento de resíduos sólidos da industria de celulose em formulação de massa para revestimento. 2019. (Simpósio).

XX Jornada da Educação.Caracterização e reaproveitamento do resíduo pó de exaustão da industria de fundição aplicado em formulação de massa para revestimento. 2019. (Simpósio).

CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL VITROCERÂMICO UTILIZANDO AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO E CALCÁRIO. 2018. (Congresso).

CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. CARACTERIZAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE AREIAS DESCARTADAS DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO. 2018. (Congresso).

CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Utilização de Escórias de Fundição para desenvolvimento de vitrocerâmicos. 2018. (Congresso).

CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Production and characterization of glass ceramics with Strontium titanate nanoparticles produced by microwave-assisted hydrothermal process. 2018. (Congresso).

CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. UTILIZAÇÃO DE VIDRO AUTOMOTIVO PARA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS VITROCERÂMICOS ATRAVÉS DE NUCLEAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO CONTROLADA. 2018. (Congresso).

SBPMat. INCORPORATION OF WASTE FOUNDRY SAND (WFS) IN THE PRODUCTION OF CERAMIC MATERIALS. 2018. (Congresso).

VI Semana da Química FCT UNESP. 2018. (Encontro).

Simpósio de Iniciação Cientifica e Tecnológica FATEC.?SÍNTESE DE BaTiO3 PELO MÉTODO (MAH) UTILIZANDO (TiO2) COMO PRECURSOR DE TITÂNIO?. 2017. (Simpósio).

3º Fórum Nacional do Meio Ambiente. 2016. (Encontro).

V SEQUIPP - Semana da Química Unesp Pres. Prudente. 2015. (Simpósio).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE 2014. 2014. (Encontro).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE 2014.Comparação do efeito eletroquímico do benzotriazol e do nitrato de sódio em meio ácido na corrosão do aço inoxidável ABNT 304. 2014. (Encontro).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE 2013. 2013. (Congresso).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE 2013.Comparação do efeito inibidor do benzotriazol e do nitrato de sódio em meio ácido na corrosão do aço inoxidável ABNT 304. 2013. (Encontro).

XIV Simpósio de Iniciação Científica.Comparação do efeito inibidor do benzotriazol e nitrato de sódio em meio ácido na corrosão do aço inoxidável ABNT 304. 2013. (Simpósio).

XIII Jornada de Educação e XIII Simpósio de Iniciação Científica. 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Igor Rafael Tadashi Watanabe Willian Gomes Barbosa

SANTOS, L. F.; ARVING, E.D.L; WATANABI, I, R, T.; BARBOSA, W.G.; MASSIMINO, B. M. Caracterização da argila para produção de blocos cerâmicos com adição de resíduo cerâmico de construção e demolição. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Oeste Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Natasha Magro Érnica

MAGRO-ÉRNICA, NatashaSINEGALIA, A. C.; VISIOLI, A.. Tratamento de superfície TPS, SLA e Ha. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Implantodontia) - Associação Brasileira de Odontologia - Regional Cascavel (PR).

Gilson Eduardo Tarrento

PIERRE, F. C.;TARRENTO, Gilson Eduardo; VERNINI, A. A.. Impacto da implantação do programa 5S em uma micro empresa do ramo de embalagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu.

Renato Luiz Gambarato

PIERRE, F. C.;GAMBARATO, R. L.; TARRENTO, G. E.. IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM UMA MICRO EMPRESA DO RAMO DE EMBALAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu.

Adolfo Alexandre Vernini

VERNINI, A. A.. Impacto da Implantação do Programa 5S em uma Micro Empresa do Ramo de Embalagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu.

Fernanda Cristina Pierre

PIERRE, FERNANDA CRISTINATARRENTO, G. E.VERNINI, A. A.. Impacto da implantação do Programa 5S em uma micro empresa do ramo de embalagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu.

Marco Aurélio Pieri Zeferino

SIQUEIRA, F. A. M. S.;ZEFERINO, M. A. P.; MARINZECK, R.. A garantia da ordem pública como pressuposto da prisão preventiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Libertas - Faculdades Integradas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Maciel Miyano

Molas Metálicas Aplicadas a Indústria Mecânica; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Anhanguera Educacional - São José dos Campos; (Orientador);

Natasha Magro Érnica

Tratamento de superfície TPS, SLA e Ha; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Implantodontia) - Associação Brasileira de Odontologia - Regional Cascavel (PR); Orientador: Natasha Magro Érnica;

Gilson Eduardo Tarrento

Estágio Supervisionado na área de produção industrial; 2012; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu; Orientador: Gilson Eduardo Tarrento;

Cláudia Maria de Almeida

Redes Neurais Não-Supervisionadas e Fractais para a Análise da Mobilidade Regional e da Urbanização Dispersa em São José dos Campos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Mecânica Aeronáutica) - Universidade do Vale do Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cláudia Maria de Almeida;

Fernanda Cristina Pierre

Impacto da implantação do Programa 5S em uma micro empresa do ramo de embalagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu; Orientador: Fernanda Cristina Pierre;

Maria José da Costa Gondim

Açoes para organização de uma coleção zoológica em uma escola estadual de Uberlândia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Bueno Brandaõ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Jose da Costa Gondim;

Marilia Freitas de Vasconcelos Melo

Conservação genética in situ e número de matrizes para a coleta de sementes em populações e Myrciaria floribunda; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, NATÁLIA M. ; GOMES, ANDRESSA S. ; CAVALCANTE, DALITA G.S.M. ; SANTOS, LUIS F. ; TEIXEIRA, SILVIO R. ; CABRERA, FLÁVIO C. ; JOB, ALDO ELOIZO . Green synthesis of colloidal gold nanoparticles using latex from Hevea brasiliensis and evaluation of their in vitro cytotoxicity and genotoxicity. IET Nanobiotechnology , v. 13, p. 307-315, 2019.

  • NASCIMENTO DA SILVA, JAQUELINE ; FERNANDO DOS SANTOS, LUIS ; ALEXANDRA ANTUNES, PATRICIA . COMPARAÇÃO DO EFEITO ELETROQUÍMICO DO BENZOTRIAZOL E DO NITRATO DE SÓDIO EM MEIO ÁCIDO NA CORROSÃO DO AÇO INOXIDÁVEL ABNT 304. COLLOQUIUM EXACTARUM , v. 10, p. 12-16, 2018.

  • SANTOS, L. F. ; SILVA ; ANTUNES . Comparação do Efeito Eletroquímico do Benzotriazol e do Nitrato de Sódio em Meio Ácido na Corrosão do Aço Inoxidável ABNT 304. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2014, Presidente Prudente. Anais do ENEPE 2014. Presidente Prudente: Anais do Encontro, Ensino e Pesquisa - Enepe, 2014. p. 102-122.

  • SANTOS, L. F. . INCORPORATION OF WASTE FOUNDRY SAND (WFS) IN THE PRODUCTION OF CERAMIC MATERIALS. In: SBPMat Gramado, 2017, Gramado. Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e a Comissão Organizadora do X Encontro, 2017.

  • SANTOS, L. F. ; SILVA ; ANTUNES . Comparação do Efeito Inibidor do Benzotriazol e do Nitrato de Sódio em Meio Ácido na Corrosão do Aço Inoxidável ABNT 304. In: ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2013, Presidente Prudente. Anais do ENEPE 2013. Presidente Prudente: Anais do Encontro, Ensino e Pesquisa - Enepe, 2013. p. 85-111.

  • MAGALHAES, R. S. ; SANTOS, L. F. ; TEIXEIRA, S. R. ; SOUZA, A. E. ; LEME, T. S. . Desenvolvimento de Material Vitrocerâmico utilizando areia descartada de fundição e calcário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEME, T. S. ; SANTOS, L. F. ; MAGALHAES, R. S. ; TEIXEIRA, S. R. ; SOUZA, A. E. . Utilização de Escórias de Fundição para o desenvolvimento de Vitrocerâmicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, L. F. . Reaproveitamento de óleo de cozinha na produção de sabão e velas artesanais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Comparação do Efeito Eletroquímico do Benzotriazol e do Nitrato de Sódio em Meio Ácido na Corrosão do Aço Inoxidável ABNT 304, Descrição: Os aços inoxidáveis, nas últimas décadas, vêm ganhando uma grande utilidade em virtude de suas características de excelente resistência à corrosão, resistência mecânica elevada, boa conformação mecânica, facilidade de reciclagem, versatilidade, forte apelo estético, higiene/assepsia, facilidade de limpeza e longo ciclo de vida. Devido a essas propriedades, os estudos envolvendo os aços inoxidáveis são freqüentes, afim de aperfeiçoar aplicações específicas, adequar novas aplicações, inibir processos de corrosão e, consequentemente, diminuir custos de produção e reposição de peças. As mais variadas formas de utilização dos aços inoxidáveis os expõem a diversas situações de temperatura, pressão e contato com as mais variadas substâncias. Desta forma a corrosão ocorre mesmo apresentando uma boa resistência. Este trabalho tem como objetivo estudar a ação inibidora do benzotriazol e nitrato de sódio na corrosão do aço inoxidável ABNT 304 em HCl 4 molL-1. Todas as soluções foram preparadas com água ultrapura e reagentes de grau analítico PA. As concentrações do benzotriazol e nitrato de sódio foram 10-2 molL-1 e os ensaios foram realizados a temperatura ambiente de 24 ± 1ºC. Empregaram-se medidas de potencial de circuito aberto, curva de polarização e análise óptica. Os resultados dos experimentos preliminares envolvendo a análise óptica mostraram um efeito corrosivo no aço inoxidável ABNT 304 na presença de ácido clorídrico, do nitrato de sódio e menor corrosão na presença do benzotriazol. As medidas de potencial de circuito aberto, para o benzotriazol, mostraram uma proteção inibidora pouco representativa, e o nitrato de sódio, funcionou como catalisador. A curva de polarização para o benzotriazol e nitrato de sódio confirma os resultados anteriores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luis Fernando dos Santos - Integrante / Jaqueline Nascimento da Silva - Integrante / Patricia Alexandra Antunes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento e Caracterização de Novos-Materiais Amorfos Tipo Nanocompósitos Nanoporosos Baseados em Carbono Amorfo/Zn via Condutividade e Resistividade Térmica, Descrição: Este projeto pretende fomentar o Desenvolvimento de novos materiais compósitos e nanocompósitos amorfos multi-funcionais baseados em Carbono com potencial de aplicação em novos: supercapacitores, sensores eletroquímicos, catalisadores, fotocatalisadores, aditivos em fluidos especiais e moduladores de condutividade térmica. Inovador, o presente projeto explora um novo material amorfo carbonáceo nanoporoso desenvolvido pelo discente Bruno Silva Potensa durante o desenvolvimento do projeto PIBIC-2014, junto ao Laboratório de Compósitos e cerâmicas Funcionais, LaCCeF. No período foram desenvolvidos pelo discente dois trabalhos completos enviados para o Congresso da Associação Brasileira de Cerâmica, a serem apresentados em Maio de 2015, tendo sido apresentados três outros trabalhos completos e publicado um artigo no periódico Materials Science Forum. As propriedades fotocatalisadoras desta classe de materiais sem nanoporos foram descobertas em outubro de 2012 no LaCCeF/DFQB/FCT, em um sistema carbono amorfo/ óxido niobato e carbono amorfo/Zn. Resultados fotocatalíticos da degradação de corante vermelho de fenol foram apresentados em dois trabalhos no Congresso internacional Carbon, realizado no Rio de Janeiro em meados de 2013. Em 2014, identificou-se o bom desempenho destes materiais no aumento da condutividade térmica em álcoois, abrangendo o álcool combustível fenômeno pouco frequente, Congresso da Associação Brasileira de Cerâmica 2014. Neste projeto pretende-se identificar e modelar os fenômenos envolvidos no desenvolvimento dos nanoporos. Também, desenvolver análises sobre sua contribuição às propriedades térmicas de fluidos e à degradação de colorantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luis Fernando dos Santos - Coordenador / Bruno S. Potensa - Integrante / Carlos Henrique Peres Calixto - Integrante / Marcos Augusto de Lima Nobre - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente. , Universidade Estadual Paulista - Campus Presidente Prudente, Vila Santa Helena, 19060900 - Presidente Prudente, SP - Brasil, Telefone: (18) 32215871

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2009

Emdaep Empresa Desenvolvimento Água Esgoto Pavimentação Dracena

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2013 - 2013

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor do Reforço Escolar em Química, Carga horária: 14, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participou como monitor do Reforço Escolar em Química promovido pelo curso de Química - Licenciatura e Bacharelado/ FACLEPP - Unoeste

2012 - 2012

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor do Reforço Escolar em Química, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participou como monitor do Reforço Escolar em Química promovido pelo curso de Química - Licenciatura e Bacharelado/ FACLEPP - Unoeste

2013 - 2013

FRIGORÍFICO BON MART

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Supervisionado, Carga horária: 200, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estagiário no Laboratório Físico Químico e Microbiológico no Frigorífico Bon Mart Ltda -Presidente Prudente

2013 - Atual

Instituto de Química de São Carlos, USP, ICQS

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foram desenvolvidos estudos de corrosão em aço inoxidável (medidas eletroquímicas) nos laboratórios do Instituto de Química de São Carlos

2015 - 2016

Prumetal

Vínculo: Responsável Técnico, Enquadramento Funcional: Analises Químicas, Carga horária: 25

Outras informações:
Exerceu Prestação de Serviços e de Assunção de Responsabilidade Técnica