Roberto Cabral de Melo Machado

Roberto Machado é Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1965), Mestre (1969) e Doutor (!981) em Filosofia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica. Foi ouvinte na Universidade de Heidelberg, no ano letivo 1969-70, fez vários estágios no "Collège de France", sob a orientação de Michel Foucault, entre 1973 e 1980, e Pós-doutorado na Universidade de Paris VIII, com Gilles Deleuze, em 1985-86. Foi professor da UFPb, da PUC/RJ e do Instituto de Medicina Social da UERJ. É professor titular aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPERJ, da FAPESP e coordenador da "Biblioteca de Filosofia" da Graal, da "Biblioteca de Filosofia" da Forense Universitária, e da coleção "Estéticas" da Zahar. Publicou os seguintes livros: Danação da norma. Medicina Social e a constituição da psiquiatria no Brasil (com outros). Rio, Graal, 1978. Ciência e saber. A trajetória da arqueologia de Foucault. Rio, Graal, 1982. Nietzsche e a verdade. Rio, Rocco, 1984; republicação: Rio, Graal, 1999; 2ª edição 2002. Deleuze e a filosofia. Rio, Graal, 1990 (esgotado). Zaratustra, tragédia nietzschiana. Rio, Zahar, 1997; 3ª edição 2001. Foucault, a filosofia e a literatura, Rio, Zahar, 2000; 3ª edição 2005. O nascimento do trágico: de Schiller a Nietzsche, Rio, Zahar, 2006; Foucault, a ciência e o saber, Rio, Zahar, 2006; Deleuze, a arte e a filosofia, Rio, Zahar, 2009. Impressões de Michel Foucault, São Paulo, N-1, 2017. Organizou as seguintes coletâneas: de Michel Foucault, Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1979, 24ª edição, 2008; de Michel Serres (com Sophie Poirot-Delpech), Hermes, uma filosofia das ciências. Rio de Janeiro, Graal, 1990; Nietzsche e a polêmica sobre O nascimento da tragédia, Rio, Zahar, 2005. Em geral, seus estudos enfocam os temas do trágico e da racionalidade. Linhas de pesquisa: Estética; Ontologia, História da Filosofia. Pesquisa atual: "Estética e metafísica de Proust.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

1970 - 1981

Universite Catholique de Louvain
Título: Science et savoir. La trajectoire de l'archéologie de Foucault
Orientador: Jean Ladrière
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Filosofia

1965 - 1969

Universite Catholique de Louvain
Título: La démarche fondationnelle chez Husserl.,Ano de Obtenção: 1969
Orientador: Jean Ladrière
Bolsista do(a): Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica. Palavras-chave: Husserl; Fenomenologia.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Filosofia

1962 - 1965

Universidade Católica de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1985 - 1986

Pós-Doutorado. , Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1973 - 1980

Extensão universitária em Histoire des Systèmes de pensée. (Carga horária: 45h). , Collège de France, CF, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Italiano

Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Francês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACHADO, R. C. M. ; Daniel Lins . III Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche e Deleuze. 2001. (Congresso).

MACHADO, R. C. M. ; Daniel Lins . II Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche-Deleuze. 2000. (Congresso).

MACHADO, R. C. M. ; PORTOCARRERO, V. M. . Colóquio Michel Foucault. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ivan Maia de Mello

MACHADO, R. C. M.. A autocriação de Zaratustra como caminho crítico de criação do pensamento de Nietzsche. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Henrique dos Reis

MACHADO, R. C. M.. A metafísica de Dioniso, aspectos de uma dialética trágica. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Liliane Marinho

MACHADO, R. C. M.. Música: arte ou metafísica. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cristina Ribeiro Vilar

MACHADO, R. C. M.. Da finitude positiva à finitude afirmativa. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Claudia Gama Barreto

MACHADO, R. C. M.. O centauro nietzschiano: filologia, arte e Filosofia em "O nascimento da tragédia". 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Chaves de Moraes

MACHADO, R. C. M.. O pensamento dissonante. Schopenhauer, Wagner e o nascimento da filosofia musical. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcio de Souza Marinho

MACHADO, R. C. M.. A dor e a saúde em Nietzsche. 2000. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Machado de Bulhões

MACHADO, R. C. M.. O Sócrates de Nietzsche. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Orlando Bezerra

MACHADO, R. C. M.. Gilles Deleuze: o devir-filosófico da literatura. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane de Souza Mosé

MACHADO, R. C. M.. Nietzsche e a genealogia do sujeito. 1995. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Celso Pinho

MACHADO, R. C. M.. O sono antropológico: a arqueologia de Michel Foucault e a crítica da racionalidade. 1995. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joel Alves de Souza

MACHADO, R. C. M.. Verdade: ilusão e erro: a crítica nietzschiana à vontade de verdade. 1994. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Nicolao Julião

MACHADO, R. C. M.. O eterno retorno da diferença: a interprtação deleuziana de Nietzsche. 1994. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luzia Gontijo Rodrigues

MACHADO, R. C. M.. Nietzsche e os gregos: arte e mal-estar na cultura. 1993. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Eduardo Estelita Lins

MACHADO, R. C. M.. Sensibilidade transcendental e moral: a apropriação nietzschiana dos conceitos kantianos de tempo e espaço. 1993. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antônio Augusto Madureira de Pinho

MACHADO, R. C. M.. ëtica e ontologia em Espinosa. 1992. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Olímpio Pimenta Neto

MACHADO, R. C. M.. Nietzsche e o racionalismo cartesiano. 1991. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Miguel Angel de Barrenechea

MACHADO, R. C. M.. A questão do corpo no pensamento de Nietzsche. 1991. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosana Soarez

MACHADO, R. C. M.. Linguagem e arte nos primeiros escritos de Nietzsche. 1990. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Oscar Cirino

MACHADO, R. C. M.. Sujeição e subjetivação: a genealogia do sujeito em Nichel Foucault. 1989. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ilma Rezende Soares

MACHADO, R. C. M.. Domínios absolutos/Resistências (im)possíveis? Uma leitura do poder em Foucault e Gramsci. 1988. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Miguel Antônio do Nascimento

MACHADO, R. C. M.. Vontade de verdade e perspectiva de potência no pensamento de Nietzsche. 1987. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos André Gleizer

MACHADO, R. C. M.. Imaginação, verdade e falsidade na Ética de Espinosa. 1987. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Muniz de Medeiros

MACHADO, R. C. M.. Artimanhas do poder. Estudo do surgimento de um poder popular em Catolé do Rocha. 1985. Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rosa Maria Dias

MACHADO, R. C. M.. Vontade de potência em Nietzsche. 1984. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Maria Portocarrero

MACHADO, R. C. M.. Juliano Moreira e a continuidade histórica da psiquiatria. 1980. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Joel Birman

MACHADO, R. C. M.. A psiquiatria como discurso da moralidade. 1977. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vladimir Menezes Vieira

CASTRO, P. S. V.; DIAS, R. M.; Rodriguês, Fernando;MACHADO, R. C. M.. Entre a razão e a sensibilidade. A estética pós-kantiana e o problema da cisão entre sensível e supra-sensível. 2009. Tese (Doutorado em Filosoifa) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

Aluno: Fernanda Machado de Bulhões

MACHADO, R. C. M.. Arte, razão e mistério. Nietzsche e o filósofo arcaico. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elvira Maciel

MACHADO, R. C. M.. As duas mortes. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Süssekind Viveiros de Castro

MACHADO, R. C. M.. Helenismo e classicismo na estética alemã. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane de Souza Mosé

MACHADO, R. C. M.. Linguagem e transvaloração, pespectiva de uma grande política. 2004. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Ferreira Mendonça

MACHADO, R. C. M.. Nietzsche e a ilusão da verdade. 2004. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luzia Gontijo Rodrigues

MACHADO, R. C. M.. Vernatürlichung des menschen: da síntese artistica trágica ao ascetismo da moral - uma parábola acerca da 'desnaturalização do humano'narrada pela filosofia da arte trágica de Nietzsche. 2002. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pedro Costa Rego

MACHADO, R. C. M.. A improvável unanimidade do belo e a fundação estética do conhecimento na Crítica do Juízo de Immanuel Kant. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Maurício Mangueira Viana

MACHADO, R. C. M.. Microfísica das criações parciais. 1997. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Peter Pál Pelbart

MACHADO, R. C. M.. O tempo não reconciliado. Imagens do tempo em Deleuze. 1996. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Miguel Antônio do Nascimento

MACHADO, R. C. M.. Interpretação do trágico em Nietzsche. 1995. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Maria Portocarrero

MACHADO, R. C. M.. O dispositivo de saúde mental. Uma metamorfose na psiquiatria brasileira. 1990. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marly Bulcão Lassane Britto

MACHADO, R. C. M.. Razão: contemplação ou trabalho. Brunschvicg e Bachelard diante da ciência. 1990. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fkanklin de Matos; Marcos Müller; Franklin Leopoldo e Silva; Álvaro Valls;MACHADO, R. C. M.. Concurso para obtenção do título de Livre-Docência do Departamento de Filosofia da USP.. 2009. Universidade de São Paulo.

MACHADO, R. C. M.. Concurso para professor titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas tendo como candidato Rodrigo Duarte. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

MACHADO, R. C. M.. Concurso para professor titular do Departamento de Ciência da Literatura, Setor de Literatura Comparada, da UFRJ, tendo como candidatos Ronaldo Lima Lins, Luiza Lobo e Eduardo Coutinho. 1993. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MACHADO, R. C. M.. Concurso para professor titular do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, tendo como candidata Suely Rolnik. 1993. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MACHADO, R. C. M.. Concurso para professor titular do Departamento de Psicologia Geral e Experimental da UFRJ, tendo como candidato Joel Birman. 1992. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MACHADO, R. C. M.. Concurso para professor titular de Sociologia da UFRJ, tendo como candidata Madel Luz. 1987. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MACHADO, R. C. M.. Membro titular da banca examinadora do concurso público de títulos e provas para professor adjunto no departamento de políticas e instituições de saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ tendo como candidato Francisco Ortega. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Theo Machado Fellows

Hölderlin, o idealismo e o trágico; 2011; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Sergio Roberto de Souza Resende

A literatura em Deleuze; 2010; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Liliane Marinho

Música: arte ou metafísica?; 2004; 141 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Ana Cristina Ribeiro Vilar

Da finitude positiva à finitude afirmativa; 2003; 129 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Jorge Chaves de Moraes

O pensamento dissonante; Schopenhauer, Wagner, Nietzsche e o nascimento da filosofia musical; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Ana Claudia Gama Barreto

O Centauro Nietzschiano: Filologia, Arte e Filosofia e O Nascimento da Tragédia; 2002; 144 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Márcio de Souza Marinho

A dor e a saúde em Nietzsche; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Fernanda Machado de Bulhões

O Sócrates de Nietzsche; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Orlando Bezerra

Gilles Deleuze: O Devir-Filosófico da Literatura; 1998; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Luiz Celso Pinho

O Sono Antropológico; A Arqueologia de Michel Foucault e A Crítica Nietzschiana da Racionalidade; 1995; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Viviane Mosé

Nietzsche e A Genealogia do Sujeito; 1995; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

José Nicolao Julião

O Eterno Retorno da Diferença ( A Interpretação Deleuziana de Nietzsche ); 1994; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Luiz Celso Pinho

O projeto nietzschiano de crítica da racionalidade na arqueologia de Foucault; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Luzia Gontijo Rodrigues

Nietzsche e Os Gregos: Arte e Mal-Estar Na Cultura; 1993; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Carlos Eduardo Estelita Lins

Sensibilidade Transcendental e Moral: A Apropriação Nietzschiana dos Conceitos Kantianos de Tempo e Espaço; 1993; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Antônio Augusto Madureira de Pinho

Ética e Ontologia Em Espinosa; 1992; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Miguel Angel de Barrenechea

A Questão do Corpo No Pensamento de Nietzsche; 1991; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Rosana Soarez

Linguagem e Arte Nos Primeiros Escritos de Nietzsche; 1990; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Oscar Antônio de Almeida Cirino

; Sujeição e Subjetivação: A Genealogia do Sujeito Em Michel Foucault; ; 1989; Dissertação - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Marcos André Gleizer

; Imaginação, Verdade e Falsidade Na Ética de Espinosa; ; 1987; Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Rosa Maria Dias

; Votade de Potencia Em Nietzsche; ; 1984; Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Vera Maria Portocarrero

; Juliano Moreira e A Continuidade Historica da Psiquiatria; ; 1980; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Joel Birman

; A Psiquiatria Como Discurso da Moralidade; ; 1977; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Rogier da Silva Viegas

O conceito de estilo em Gilles Deleuze: entre a filosofia e a literatura; 2013; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Mariana de Toledo

A ética em Deleuze: um corpo que avalia e experimenta; 2012; Tese (Doutorado em Filosoifa) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Liliane Marinho

Proust: Arte e filosofia; 2011; Tese (Doutorado em Filosoifa) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Fernanda Machado de Bulhões

Arte, razão e mistério; Nietzsche e o filósofo arcaico; 2006; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Pedro Süssekind Viveiros de Castro

Helenismo e classicismo na estética alemã; 2005; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Elvira Maciel

As duas mortes; 2005; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Viviane Mosé

Linguagem e transvaloração, perspectivas de uma grande política; 2004; 173 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Alexandre Ferreira de Mendonça

Nietzsche e a ilusão da verdade; 2004; 199 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Luiz Celso Pinho

Foucault:uma experiência nietzschiana; 2003; 147 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Ovídio de Abreu

O combate ao julgamento no empirismo no transcendental de Deleuze; 2003; Tese (Doutorado em Filosoifa) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Ronaldo Duarte Silva

Foucault e a geometria do saber; 2002; 253 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Miguel Angel de Barrenechea

A Questão da Liberdade No Pensamento de Nietzsche; 1998; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Rosana Soarez

Nietzsche Comediante; 1997; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Rosa Maria Dias

Nietzsche e A Música; 1992; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Anna Hartmann

2006; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Roberto Cabral de Melo Machado;

Olimpio José Pimenta Neto

2006; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Roberto Cabral de Melo Machado;

Humberto Giancristofaro Carvalho

O corpo sem órgãos em Deleuze; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Rodrigo de Almeida Santos

A experiência do trágico em William Shakespeare; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Joana Tolentino Batista

Paradoxo e contradição em Hölderlin e Nietzsche; 2003; 52 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Marcela Botelho Tavares

?Borges e os labirintos do tempo?; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Valéria Gomes

Nietzsche e a morte da arte trágica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Ricardo Rodrigues Borges

A unidade primordial entre o pensamento e a vida: uma questão social e política; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Sergio Roberto de Souza Resende

Deleuze e a litertura; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Maria de Fátima Delgado Lopes Saccoccio

Alegria em Nietzsche e Espinosa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Marcos da Silva Filho

A coisa em si em Schopenhauer; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Enrique Sérgio Blanco

Schiller e a educação estética; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Carmen de Paula Filgueiras

A influência kantiana na obra de Schiller; 2003; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Liliane Marinho

Niilismo e Eterno Retorno; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Jorge Chaves de Moraes

Da Interpretaçào; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Luisa Severo Buarque de Holanda

Apoesia trágica na Grécia; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Pedro Viveiros de Castro

A epopéia em Nietzsche; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Grácia Mônica Vianna

A psicologia no pensamento de Nietzsche; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Simone Carballo Pais

A vontade de potência como fundamento ético e cosmológico no pensamento de Nietzsche; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Nina Reis Saroldi

Para além de uma moral de escravos; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Roseli Franco Przepiorka

Inocência e conhecimento; 1992; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Gilcélia dos Santos Rodrigues

O super-homem, o sentido da terra; 1991; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Alberto Puncheu Neto

Quem é o super-homem anunciado em Assim falou Zaratustra; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Maria Laura Magalhães de Carvalho

?Verdade e falsidade em Deleuze e no cinema?; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Sergio Roberto de Souza Resende

Deleuze e a literatura; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACHADO, R. C. M. . El aprendizaje trágico de Zaratustra de Nietzsche. Revista Latinoamericana del Colegio International de Filosofia , v. 1, p. 125-136, 2016.

  • MACHADO, R. C. M. . O professor e o filósofo. Trágica: Estudos sobre Nietzsche , v. 8, p. 1-15, 2015.

  • MACHADO, R. C. M. . A Geography of Philosophical Thought. Deleuze International , v. 03, p. 1-15, 2014.

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, philosophy, and literature. Contemporary French and Francophone Studies , v. 16, p. 227-234, 2012.

  • MACHADO, R. C. M. . A constituição da psiquiatria no Brasil. Conceito. Revista de Filosofia e Ciências do Homem , Lisboa, v. I, n.1, p. 53-65, 2005.

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e o renascimento do trágico. Kriterion , Belo Horizonte, v. XLVI, n.112, p. 174-182, 2005.

  • MACHADO, R. C. M. . L'apprentissage tragique de Zarathoustra. Lignes 07 , Paris, p. 284-297, 2002.

  • MACHADO, R. C. M. . A atualidade de um extemporâneo. Análise Síntese Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Teológico São Bento, Salvador, v. 2, p. 55-64, 2002.

  • MACHADO, R. C. M. . Deus, Homem, Super Homem. KRITERION, v. 89, p. 21-32, 1994.

  • MACHADO, R. C. M. ; REZENDE, E. ; WOLFF, F. ; LATERZA, M. . Atualidade de Nietzsche. KRITERION, BELO HORIZONTE, v. 74-75, p. 143-171, 1985.

  • MACHADO, R. C. M. . A Arqueologia do Saber e A Constituição das Ciências Humanas. DISCURSO. REVISTA DO DEP. FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO., v. 05, p. 87-118, 1974.

  • MACHADO, R. C. M. . Impressões de Michel Foucault. 1. ed. São Paulo: N-1 Edições, 2017. v. 1. 241p .

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 340p .

  • MACHADO, R. C. M. . O nascimento do trágico: de Schiller a Nietzsche. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. 289p .

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a ciência e o saber. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. v. 1. 202p .

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a polêmica sobre O nascimento da tragédia. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. v. 1. 166p .

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de janeiro: Graal, 2000. v. 2000. 187p .

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, Tragédia Nietzschiana. 01. ed. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR EDITOR, 1997. 178p .

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a filosofia. 01. ed. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1990. 242p .

  • MACHADO, R. C. M. ; Sophie Poirot-Delpech (Org.) . Hermes, uma filosofia das ciências. 01. ed. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1990. 175p .

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a verdade. 02. ed. RIO DE JANEIRO: ROCCO, 1984. 00132p .

  • MACHADO, R. C. M. . Ciência e Saber. A Trajetória da Arqueologia de Foucault. 02. ed. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1982. 00218p .

  • FOUCAULT, M. (Org.) ; MACHADO, R. C. M. (Org.) . Microfísica do poder. 13. ed. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1979. 00296p .

  • MACHADO, R. C. M. ; LOUREIRO, A. ; LUZ, R. ; MURICY, K. . Danação da Norma. Medicina Social e A Constituicao da Psiquiatria No Brasil.. 01. ed. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1978. 00559p .

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a ruptura com a representação. In: SESC Nacional. (Org.). Arte e Ruptura. 1ed.Rio de Janeiro: SESC, 2013, v. , p. 25-34.

  • MACHADO, R. C. M. . A alegria e o trágico. In: Rosa Dias; Sabina Vanderley; Tiago Barros. (Org.). Leituras de Zaratustra. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X FAPERJ, 2011, v. , p. 239-244.

  • MACHADO, R. C. M. . ?Deleuze e a crise do cinema clássico?.. In: Fernando Passoa; Ronaldo Barbosa. (Org.). Do abismo às montanhas. Vitória: Fundação Vale, 2010, v. , p. 200-209.

  • MACHADO, R. C. M. . ?Introdução?, in Sobre o teatro, de Gilles Deleuze. In: Roberto Machado. (Org.). Sobre o teatro. 1ed.Rio de Janeiro: Zahar, 2010, v. , p. 7-23.

  • MACHADO, R. C. M. . Arte, Ciência, filosofia. In: Roberto Machado. (Org.). Nietzsche e a polêmica sobre O nascimento da tragédia. 1ed.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, v. , p. 07-34.

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, Hölderlin e o trágico moderno. In: Evando Nascimento; Maria Clara Castellões de Oliveira. (Org.). Literatura e Filosofia: Diálogos. 1ªed.Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2004, v. , p. 205-212.

  • MACHADO, R. C. M. . Duas filosofias das ciências do homem. In: Tereza Cristina B. Calomeni. (Org.). Michel Foucault: Entre o murmúrio e a palavra. 1ªed.Campos: Editora da Faculdade de Direito de Campos, 2004, v. , p. 15-37.

  • MACHADO, R. C. M. . Filosofia e literatura. In: Guilherme Castelo Branco; Vera Porto Carreiro. (Org.). Retratos de Foucault. 01ed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2000, v. , p. 10-28.

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, o apolíneo e o dionisíaco. In: Olímpio Pimenta Neto; Miguel Angel Barrenechea. (Org.). Assim falou Nietzsche. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999, v. , p. 72-80.

  • MACHADO, R. C. M. . Deus, Homem, Super Homem. In: Francisco Cartaxo Rolim. (Org.). A RELIGIÃO NUMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO. 01ed.PETROPOLIS: VOZES, 1997, v. , p. 56-71.

  • MACHADO, R. C. M. . Arte e filosofia no Zaratustra de Nietzsche. In: FUNARTE. (Org.). ARTE-PENSAMENTO. 01ed.SAO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1994, v. , p. 137-147.

  • MACHADO, R. C. M. . Archéologie et épistémologie.. In: Centre Michel Foucault. (Org.). MICHEL FOUCAULT PHILOSOPHE.. 01ed.PARIS: EDITIONS DU SEUIL., 1989, v. , p. 0015-0032.

  • MACHADO, R. C. M. . Por uma genealogia do poder. In: Roberto Machado. (Org.). Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979, v. , p. 9-25.

  • MACHADO, R. C. M. . O mundo como vontade e representação, de Schopenhauer. Folha de São Paulo, Caderno Mais, São Paulo, p. 08 - 08, 04 set. 2005.

  • MACHADO, R. C. M. . Política e hospital psiquiátrico. Veredas, Rio de Janeiro, , v. 55, p. 28 - 29, 01 jul. 2000.

  • MACHADO, R. C. M. . Platão, verdades, fingimentos e a expulsão do poeta da cidade ideal. O Globo - Prosa e verso, Rio de janeiro, p. 4 - 4, 18 mar. 2000.

  • MACHADO, R. C. M. . A morte como matéria- prima da literatura de Raymond Roussel. O Globo - Prosa e Verso, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 02 out. 1999.

  • MACHADO, R. C. M. . Razão, literatura, loucura. Jornal do Brasil - Idéias, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 01 ago. 1998.

  • MACHADO, R. C. M. . A paixão pela diferença. Jornal do Brasil, Caderno Idéias, Rio de Janeiro, p. 02 - 02, 30 mar. 1996.

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, o bufão dos deuses. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 03 dez. 1994.

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze, filósofo neo-barroco. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 4 - 4, 28 jul. 1992.

  • MACHADO, R. C. M. . A produção de conhecimento nas ciência humanas e sociais. In: IV Encontro sobre Pesquisa Educacional no Nordeste, 1983, Recife. Anais do IV Encontro sobre Pesquisa Educacional no Nordeste. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1983. v. 1. p. 11-22.

  • MACHADO, R. C. M. . O pensamento desconcertante de Michel Foucault. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault e a diferença. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O pensamento desconcertante de Michel Foucault. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Michel Foucault e a liberdade do pensamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A filosofia e a universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O pensamento trágico no Zaratustra de Nietzsche. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A atualidade de Nietzsche. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico na Penteliseia de Kleist. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Lições de Foucault. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O tempo e o Trágico no Zaratustra de Nietzsche. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A filosofia e a universidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Impressões de Foucault. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a filosofia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Filosofia do Trágico e Tragédia Grega. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Impressões de Foucault. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Tempo circular em Nietzsche. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Tempo simultâneo em Proust. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A filosifia e a universidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a filosofia da diferença. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O teatro de Hamilton Vaz Pereira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a ruptura com a representação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a imagem cinematográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O teatro excessivo de Nelson Rodrigues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, Hölderlin e o trágico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a crise do cinema clássico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Ver, ouvir e dizer. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A geografia deleuziana da diferença. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e Proust. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e Espinosa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze, Bacon e a figura desfigurada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Sobre o trágico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze, a arte e a filosofia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e o cinema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a alegria na Ética de Espinosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e o cinema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e Proust. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a criação da diferença. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a alegria na Ética de Espinosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Proust e a música .. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a criação da diferença. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a filosofia da diferenca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O nascimento do trágico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a imagem cinematográfica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Spinoza, o corpo e a alegria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Schiller, o sublime e o trágico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A gaivota de Tchekov. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, R. C. M. . O nascimento do trágico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Identidade e diferença em Gilles Deleuze. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . De Schiller a Nietzsche. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, o trágico e a alegria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O nascimento do trágico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico na modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O eterno Retorno e o Tragico em Nietzsche. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Proust e a música. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault e a literatura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Hölderlin, a tragédia e o trágico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a polêmica sobre a tragédia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Schiller e a tragédia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Filosofia, teatro e literatura em Peter Szondi. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico e a filosofia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Tragédia e modernidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e o trágico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault e a filosofia das ciências. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, Hölderlin e o trágico moderno. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O aprendizado trágico de Zaratustra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O renascimento do trágico na modernidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Jeitos de corpo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, Hölderlin e o trágico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Pentesiléia de Keist. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e Hölderlin. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Pentesiléia de Kleist. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O ser do homem e o ser da linguagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . Alegria. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e Espinosa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Hölderlin, Nietzsche e o trágico moderno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Uma história filosófica da loucura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A alegria na interpretação deleuziana de Espinosa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, Hölderlin e a tragédia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Mesa redonda sobre Filosofia e teatro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a Tragédia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a alegria em Espinosa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Pentesiléia de Kleist. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Schiller e a tragédia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Hölderlin, Nietzsche e o trágico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, Hölderlin e o trágico moderno. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A arte em Nietzsche. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, a epopéia e a tragédia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . O sublime e o trágico em Schiller. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . Hölderlin, o trágico e a tragédia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault e a literatura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Origens do teatro: a tragédia grega. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, epopéia e tragédia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e o trágico moderno. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Deleuze, Espinosa e a alegria. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A História da Loucura, de Michel Foucault. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A história da psiquiatra no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Atualidade de Nietzsche. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault e a psicanálise. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Razão e subjetividade em Michel Foucault. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Filosofia e literatura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, epopéia e tragédia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Razão, literatura, loucura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nitzsche e a tragédia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a epopéia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault e a literatura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . A alegria em Espinosa e Nietzsche. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O Zaratustra de Nietzsche. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O apolíneo e o dionisíaco. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O Zaratustra de Nietzsche. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A história da loucura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Literatura e loucura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, tragédia nietzschiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . História da loucura. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, tragédia nietzschiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . O Zaratustra de Nietzsche. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, Tragédia nietzschiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, tragédia nietzschiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, tragédia nietzschiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, tragédia nietzschiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A Hitória da Loucura de Michel Foucault. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, tragédia nietzschiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A filosofia e a Universidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, tragédia niezschiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a Filosofia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, R. C. M. . A filosofia trágica de Nietzsche. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e o trágico. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, R. C. M. . Testemunho Transiente. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . A vontade de saber. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . O Uso dos Prazeres. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . O Cuidado de Si. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Isto não é um cachimbo. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Estudos sobre a literatura clássica amaricana, de Lawrence. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Giorgio Agamben: poesia, filosofia, crítica. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Beethoven, de Wagner. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Alexandre Koyré, historiador do pensamento. Goiânia, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. ; ABREU, O. . O esgotado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. (Tradução/Artigo).

  • MACHADO, R. C. M. . Sacher-Masoch de Gilles Deleuze. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Fridrich Hölderlin & Jean Beaufret, Obsevações sobre Édipo, Observações sobre Antígona, precedido de Hölderlin e Sófocles. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CASTRO, P. S. V. ; MACHADO, R. C. M. . Hölderlin, Observações sobre Édipo, Observações sobre Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. (Tradução/Livro).

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche comediante. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Francis Bacon, Lógica da sensação. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. ; GUERRA NETO, A. ; RESENDE, B. L. ; ABREU, O. ; Albuquerque, P. G. de ; THEMUDO, T. S. . Francis Bacon, Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. (Tradução/Livro).

  • MACHADO, R. C. M. ; ORLANDI, L. B. L. . Diferença e repetição. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Livro de filosofia, Ensaios. Belo Horizonte, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Foucault, Entrevistas. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. ; Luiz Orlandi . Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2006. (Tradução/Livro).

  • MACHADO, R. C. M. . Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Microfísica do poder. São Paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Arquivos da loucura. Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a liberdade. Rio de Janeiro, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e Deleuze: intensidade e paixão. Rio de Janeiro, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. ; Weisshaupt, J.-R. . Linguagem e literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. (Tradução/Outra).

  • MACHADO, R. C. M. . Assim Falou Zaratustra. Rio de Janeiro, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e os gregos: arte e mal-estar na cultura. São Paulo, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . O nascimento da clínica. Rio de Janeiro, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Hermes, uma filosofia das ciências. Rio de Janeiro, 1990. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Natural, racional, social. Rio de Janeiro, 1988. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Diferença e repetição. Rio de Janeiro, 1988. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. ; Luiz Orlandi . Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988. (Tradução/Livro).

  • MACHADO, R. C. M. . Proust e os signos. Rio de Janeiro, 1987. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987. (Tradução/Livro).

  • MACHADO, R. C. M. . O uso ods prazeres. Rio de Janeiro, 1984. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. (Tradução/Livro).

  • MACHADO, R. C. M. . A psiquiatria como discurso da moralidade. Rio de Janeiro, 1978. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . História da sexualidade I, A vontade de saber. Rio de Janeiro, 1977. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MACHADO, R. C. M. . Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1977. (Tradução/Livro).

  • MACHADO, R. C. M. ; Eduardo Jardim de Moraes . A verdade e as formas Jurídicas. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1974. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACHADO, R. C. M. . Senhora dos afogados, de Nelson Rodrigues. 2010.

MACHADO, R. C. M. . Medéia, de Eurípides. 2004.

MACHADO, R. C. M. . Credores, de Stridberg. 2003.

MACHADO, R. C. M. . História da assistência no Maranhão. 1981.

MACHADO, R. C. M. . Arte popular nordestina. 1980.

MACHADO, R. C. M. . Estética e metafísica de Proust. 2009.

MACHADO, R. C. M. . Deleuze, a arte e a filosofia. 2006.

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e o nascimento do trágico. 2003.

MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade I: Nietzsche e o idealismo alemão. 2000.

MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura II. 1998.

MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 1996.

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, epopéia e tragédia. 1994.

MACHADO, R. C. M. . Assim falou Zaratustra, tragédia nietzschiana. 1992.

MACHADO, R. C. M. . Arte e filosofia no Zaratustra de Nietzsche. 1990.

MACHADO, R. C. M. . História da filosofia e sistema filosófico em Deleuze. 1988.

MACHADO, R. C. M. . Diferença e representação na filosofia de Deleuze. 1986.

MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a filosofia. 1984.

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a crítica da ciência. 1982.

MACHADO, R. C. M. . Arqueologia e epistemologia. 1979.

MACHADO, R. C. M. ; PANNEK, W. . The marvel of philosophy consists in having multiple entries. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. . Um filósofo da estética. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. . Criação e pensamento. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; Matheus MOURA . Em defesa das aventuras intelectuais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; SOARES, A. C. . Bacon por Deleuze. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; PEREIRA, P. . Interdisciplinariedade para a Filosofia da Diferença. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. . Deleuze a arte e a filosofia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; MAGALHAES, E. . Entrevista à Rádio Mec sobre Deleuze. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; CHIBLI, F. . Razão e Tragédia. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; CONDE, M. . Roberto Machado estuda a relação entre arte e filosofia. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; CARIELLO, R. . A filosofia da tragédia. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; VIEIRA, C. . Farpas Filosóficas. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; SALOMON, M. J. ; ZENDRON, R. C. . Não existe defesa de uma posição justa. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; COE, W. . O hóspede do profeta. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; PIRES, P. . Nietzsche está mais radical, diz Machado. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. ; PEREIRA, H. V. ; VIANNA, L. F. ; PIRES, P. R. . Zaratustra trouxe o trombone. 1997. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, R. C. M. . Proust e as artes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . A filosofia e as artes em Deleuze. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Foucault, a paixão pela diferença. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Proust e as artes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FOUCAULT, M. ; MACHADO, R. C. M. . Microfísica do Poder. 2014. (Editoração/Livro).

FOUCAULT, M. ; MACHADO, R. C. M. . História da sexualidade I, A vontade de saber. 2014. (Editoração/Livro).

FOUCAULT, M. ; MACHADO, R. C. M. . História da sexualidade II, O uso dos prazeres. 2014. (Editoração/Livro).

FOUCAULT, M. ; MACHADO, R. C. M. . História da sexualidade III, O cuidado de si. 2014. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Música e literatura em Proust. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Pintura em Proust. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Proust e as artes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, Hölderlin e o trágico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Literatura e impressão sensível em Proust. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Literatura e pintura em Proust. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Deleuze, a arte e a filosofia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Estudos sobre a literatura clássica americana. 2011. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Deleuze, a filosofia e o cinema. 2010. .

MACHADO, R. C. M. . Literatura e impressões sensíveis em Proust. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Deleuze, Sobre o teatro,. 2010. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Richard Wagner, Beethoven. 2010. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, o trágico e a tragédia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a filosofia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, Wagner em Bayreuth. 2009. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Deleuze, Sacher-Masoch. 2009. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Roberto Machado, Deleuze, a arte e a filosofia. 2009. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Deleuze, a arte e a filosofia. 2009. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Filosofia e Literatura em Gilles Deleuze. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Zaratustra, tragédia nietzschiana. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Shakespeare, o gênio original, de Pedro Süssekind. 2008. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Hölderlin, Observações sobre Édipo, Observações sobre Antígona, precedido de Hölderlin e Sófocles de Jean Beaufret. 2008. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Identidade e Diferença em Deleuze. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Arte e Vida em Proust. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Francis Bacon, Lógica da Sensação, de Gilles Deleuze. 2007. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Foucault, Deleuze e a linguagem literária. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MACHADO, R. C. M. . Pensamento filosófico e linguagem literária em Deleuze. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Foucault, entrevistas, de Roger Pol-Droit. 2006. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Diferença e repetição, de Gilles Deleuze. 2006. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . O nascimento do trágico, de R. Machado. 2006. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Introdução à tragédia de Sófocles, de Nietzsche. 2006. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e o nascimento do trágico. 2006. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Arte e ciência em Nietzsche e Foucault. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a polêmica sobre O nascimento da tragédia, de R. Machado (org.). 2005. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . La notion de technologie dans l'oeuvre de Michel Foucault. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Ensaio sobre o trágico, de Peter Szondi. 2004. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . O trágico em Schopenhauer. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Visões do trágico: Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . O Zaratustra de Nietzsche e o trágico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade I: Nietzsche e o idealismo alemão. 2003. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Schiller e a encenação da liberdade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Kallias ou Sobre a Beleza, de Friedrich Schiller. 2002. (Editoração/Livro).

MACHADO, R. C. M. . O sublime e o trágico em Schiller. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . O trágico e a modernidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Hölderlin, o trágico e a tragédia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura II. 2001. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. ; Philippe Lacoue-Labarthe . Tragédie et Modernité. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, R. C. M. . Foucault, a filosofia e a literatura. 1999. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche, epopéia e tragédia. 1997. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Assim falou Zaratustra, tragédia nietzschiana. 1995. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Arte e filosofia no Zaratustra de Nietzsche. 1993. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Diferença e representação na filosofia de Deleuze. 1989. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Deleuze e a filosofia. 1987. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . Nietzsche e a crítica da ciência. 1984. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. . A epistemologia e a história dos saberes. 1982. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. ; LOUREIRO, A. ; LUZ, R. ; MURICY, K. . A medicina social e a constituição da psiquiatria no Brasil. 1978. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, R. C. M. ; Weisshaupt, J.-R. . Pentesiléia de Kleist. 2001. Teatral.

MACHADO, R. C. M. ; PEREIRA, H. V. . Zaratustra. 1997. Teatral.

MACHADO, R. C. M. ; PEREIRA, H. V. ; PIMENTA, S. ; COSTA, A. . A ira de Aquiles. 1993. Teatral.

ESCOREL, E. ; MACHADO, R. C. M. . Ato de Violência. 1980. Composição (estréia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2015

    Estética e metafísica de Proust, Descrição: O objetivo da pesquisa é mostrar que há em Proust uma estética,ou uma reflexão sobre a arte que faz parte de sua criação artística, mas também que essa estética está intrinsecamente relacionada a uma metafísica, é uma estética metafísica profundamente inspirada pela reflexão alemã do século XIX sobre a arte. Para realizar este estudo pretendo: primeiro, definir a memória involuntária como uma memória afetiva, diferente da memória voluntária e a ela superior, analisar seu mecanismo e a razão da intensidade ou plenitude que ela proporciona para mostrar que ela é uma das condições de possibilidade da descoberta da vocação literária do narrador pela experiência do tempo e do espaço que proporciona; segundo, investigar a noção proustiana de música estabelecendo sua relação com a teoria schopenhaueriana da música e das artes em geral, tal como é exposta em sua obra principal, O mundo como vontade e representação, para mostrar que a música ? arte que, para Schopenhauer, ocupa o lugar mais elevado na hierarquia das artes, por permitir o acesso ao mundo das essências ? constitui, para Proust, o modelo de uma literatura capaz de revelar a essência da realidade; terceiro, analisar as passagens em que Proust faz apreciações de pinturas reais e em que descreve as ?obras de arte imaginárias? do pintor Elstir, criado por ele, para mostrar como a pintura lhe permite a descoberta de que a metáfora, concebida como metamorfose, é o meio capaz de realizar uma literatura que revele a essência das coisas; finalmente, partindo da ideia de que a Recherche relata a descoberta de uma visão da literatura capaz de dar conta da essência da realidade, pretendo mostrar que isso só é possível porque o herói descobre que a música é o modelo do tipo de conhecimento capaz de dar conta da essência, mas também que a pintura, com seu estilo metafórico, é o modelo do estilo literário, e, a esse respeito, pretendo também mostrar que a união dess. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2010

    Deleuze, a filosofia e a literatura, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar os escritos em que o filósofo Gilles Deleuze pensa os filósofos e os literatos que considera relevantes para elaborar sua filosofia da diferença privilegiando a constituição de sua teoria do pensamento. A hipótese principal da pesquisa é que isso o leva a elaborar um pensamento que afirma a divergência e a disjunção, ou estabelece a relação entre termos, ou séries, como a de uma diferença que reúne imediatamente o que distingue. Procuro confirmar essa hipótese estudando seus estudos sobre filósofos e literatos. Quanto a seus estudos dos filósofos: analiso essa hipótese em relação a suas interpretações dos estóicos, Espinosa, Bergson, Foucault, Nietzsche, considerados filósofos da diferença; mostro que, apesar de situar Kant no espaço da representação, o privilégio da divergência e da disjunção leva Deleuze a enaltecê-lo por ter descoberto a ?diferença transcendental?; defendo finalmente que isso o faz formular uma teoria do uso paradoxal das faculdades como alternativa ao pensamento da representação. Quanto aos textos de Deleuze que pensam a literatura: mostro como ele se utiliza da literatura para pensar conceitos importantes de sua filosofia: o conceito de linguagem, que o faz valorizar os efeitos de sintaxe que levam o escritor a criar uma nova língua; o conceito de ?de fora?, que o leva a articular os procedimentos de linguagem com um processo vital capaz de produzir visões e audições; o conceito de trágico, que lhe permite pensar o escritor como alguém que viu alguma coisa intolerável e vive em luta para libertar a vida do que a aprisiona.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2000 - 2006

    O trágico e a modernidade, Descrição: A pesquisa, publicada em livro com o título O Nascimento de Trágico, de Schiller a Nietzsche, é uma análise histórico-filosófica da reflexão sobre a tragédia e o trágico desde o idealismo alemão até Nietzsche.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 1997 - 2000

    Foucault, a filosofia e a literatura, Descrição: Pesquisa, publicada em livro com o título, Foucault, a filosofia e a literatura, sobre a complementaridade entre a análise histórico- filosófica e a reflexão sobre a literatura na arqueologia dos saberes de Michel Foucault.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 1991 - 1997

    Arte e filosofia no Zaratustra de Nietzsche, Descrição: Pesquisa, publicada em livro com o título Zaratustra, tragédia nietzschiana, sobre a forma narrativo-dramática de expressão do trágico em Assim falou Zaratustra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 1985 - 1991

    Diferença e representação na filosofia de Deleuze, Descrição: Pesquisa, publicada em livro com o título Deleuze e a filosofia, sobre a concepção de filosofia teorizada e exercida na obra de Gilles Deleuze como uma geografia do pensamento que distingue uma filosofia da representação, por ele criticada, e uma filosofia da diferença, onde ele situa seu próprio pensamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 1982 - 1985

    Nietzsche e a crítica da ciência, Descrição: Pesquisa, publicada em livro com o título Nietzsche e a Verdade, sobre as relações entre a ciência, a arte e a moral na filosofia trágica de Nietzsche.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 1980 - 1982

    Epistemologia e história dos saberes, Descrição: Pesquisa sobre a relação metodológica entre a epistemologia do conceito de Bachelard e Canguilhem e a arqueologia dos saberes de Michel Foucault, privilegiando os temas do conceito científico, da descontinuidade histórica e da normatividade epistemológica. Publicada em livro com o título Foucault, a Ciência e o Saber.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 1974 - 1978

    A Medicina Social e a constituição da Psiquiatria no Brasil, Descrição: Pesquisa sobre como, em meados do século XIX, surgem no Brasil os primeiros trabalhos teóricos sobre a alienação mental, profundamente inspirados nas teorias francesas, principalmente a de Esquirol, o primeiro grande teórico da psiquiatria. Mas também sobre como é criado, no Rio de Janeiro, o primeiro hospital de doentes mentais do Brasil, seguindo o modelo francês, que inaugura uma nova etapa da história da loucura e do louco em nosso país, assinalando, como marco institucional, o nascimento da psiquiatria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1980

PREMIO DE "MELHOR ROTEIRO" CINEMATOGRAFICO PELO FILME "ATO DE VIOLENCIA" DE EDUARDO ESCOREL., FESTIVAL DE CINEMA DE BRASILIA..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - Atual

    Jorge Zahar Editor

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/2002

      Serviços técnicos especializados , Jorge Zahar Editor, .,Serviço realizado, Edição de livros.

    • 01/2002

      Extensão universitária , Jorge Zahar Editor, .,Atividade de extensão realizada, Edição de livros.

  • 1995 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, .,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc.

  • 1993 - Atual

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 04/1993

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, .,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc.

  • 1992 - Atual

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1985

      Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, COORDENADOR DA BIBLIOTECA DE FILOSOFIA.

  • 1987 - Atual

    Forense Universitária

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1987

      Serviços técnicos especializados , Forense Universitária, .,Serviço realizado, Edição de livros.

    • 01/1987

      Extensão universitária , Forense Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Edição de livros.

  • 1984 - Atual

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTOR

    Atividades

    • 03/1981

      Extensão universitária , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, .,Atividade de extensão realizada, CONSULTOR AD-HOC.

  • 1984 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1982 - 1984

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/1982

      Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, PROFESSOR DA GRADUACAO E POS-GRADUACAO.

    • 03/1982 - 01/1984

      Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia, Epistemologia, Ontologia, Estética

    • 04/1982 - 03/1983

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia, História da Filosofia, Estética

    • 04/1982 - 01/1983

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 1980 - Atual

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    Vínculo: Bolsista de Produtividade em P, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 1975 - Atual

    Editora GRAAL

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE COLECAO

    Atividades

    • 01/1976

      Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, COORDENADOR DA BIBLIOTECA DE FISOLOFIA E HISTORIA DAS CIENCIAS.

    • 01/1974

      Serviços técnicos especializados , Editora Graal, .,Serviço realizado, Coordenador de Coleção.

  • 1974 - 1979

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/1974 - 12/1979

      Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e História das ciências

    • 01/1974 - 12/1979

      Extensão universitária , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, .,Atividade de extensão realizada, PROFESSOR DO MESTRADO DO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL.

    • 01/1974 - 12/1979

      Extensão universitária , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, .,Atividade de extensão realizada, COORDENADOR DA PESQUISA 'CONSTITUICAO DA PSIQUIATRIA NO BRASIL'.

  • 1974 - 1978

    Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 1971 - 1980

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/1971 - 04/1980

      Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas

    • 03/1971 - 03/1980

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas, Filosofia das Ciências

  • 1970 - 1970

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/1970 - 12/1970

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica