Savanna de Albuquerque Freire

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (2017). Possui especialização em Gestão do Produto de Moda pela Faculdade Estácio do Pará (2014) e graduação em Design de Moda, também pela Faculdade Estácio do Pará (2012). Possui experiência nas áreas de design, artes, figurino, moda, comunicação, produção e consultoria. Possui pesquisas nos eixos temáticos de Moda e Identidade; Moda e discurso e consultoria de Moda. Trabalha desde a sua graduação como designer têxtil, gráfico e de superfície. No ano de 2016 lançou sua própria marca de roupas, na qual atua como produtora e diretora criativa. Também em 2016 atuou como professora de Metodologia, e Moda e Estilo, na instituição de ensino técnico SIEPA (Belém-PA).

Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura

2015 - 2017

Universidade da Amazônia
Título: CONEXÕES ENTRE CULTURA E MODA: IDENTIDADES CULTURAIS NA OBRA DE RONALDO FRAGA.,Ano de Obtenção: 2017
Jorge Leal Eiró da Silva.Coorientador: Marisa de Oliveira Mokarzel. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Moda; Cultura; Identidade; Pós-Modernidade; Ronaldo Fraga.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: estudos culturais.

Especialização em Gestão do Produto de Moda

2013 - 2014

Faculdade Estácio do Pará
Título: A ESTÉTICA KISTCH: UMA NOVA PERSPECTIVA SOB A CONSULTORIA DE MODA
Orientador: Graziela Ribeiro Baena

Graduação em Design de Moda

2011 - 2012

Faculdade Estácio do Pará
Título: Do Kitsch ao Cult: A estética da metrópole da Amazônia
Orientador: Erivaldo Araújo de Jesus Junior

Formação complementar

2016 - 2016

Illustrator. , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Design de Superfície. (Carga horária: 40h). , Faculdade Estácio do Pará, FAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design de moda.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise do discurso.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Identidade.

Organização de eventos

FREIRE, S. A. . Seminário Redes, Educação e Transformação Social. 2015. (Outro).

FREIRE, S. A. ; Angra Marina . OUTLET - Desfile e exposição de novos criadores. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Indicadores - Pesquisa inspiracional de Moda no Pará. 2015. (Encontro).

Semana de História Política da UERJ.Moda, Imagem & Poder. 2015. (Simpósio).

Seminário Redes, Educação e Transformação Social. 2015. (Seminário).

8ª Primavera de Museus - MUFPA e IBRAM. 2014. (Encontro).

Etnomoda: Cultura, Moda e Criatividade. 2014. (Oficina).

IV Fórum de Moda da amazônia.Saberes e Sabores da Amazônia.. 2013. (Outra).

Amazônia Fashion Week.Desfile conceitual de saias com inspiração no Círio de Nazaré. 2012. (Outra).

Dress Code ? O Impacto da Imagem Pessoal nos Negócios. 2012. (Oficina).

EPAMA.Concurso de Fantasias Com utilização de materiais alternativos. 2012. (Encontro).

III Fórum de Moda da Amazônia.Do Kitsch ao Cult: A estética da metrópole da Amazônia. 2012. (Simpósio).

9ª Semana Nacional de Museus. 2011. (Oficina).

Dragão Fashion. 2011. (Congresso).

Dragão Pensando Moda. 2011. (Congresso).

EPAMA.Desfile de inspirações e tendências de moda de 2011. 2011. (Encontro).

IV Fórum de Moda da amazônia. 2011. (Feira).

Produções bibliográficas

  • FREIRE, S. A. . Renove o guarda-roupa sem gastar muito. Diário do Pará, 15 abr. 2012.

  • FREIRE, S. A. . O CONSUMO DA MODA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE. In: X Semana de História Política da UERJ. VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE, 2015, Rio de Janeiro. Semana de História Política / Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade., 2015.

  • FREIRE, S. A. . Discursos de Identidade e Imaginário na obra de Ronaldo Fraga.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREIRE, S. A. . A ESTÉTICA KISTCH: UMA NOVA PERSPECTIVA SOB A CONSULTORIA DE MODA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREIRE, S. A. . Saberes e Sabores da Amazônia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREIRE, S. A. . Do Kitsch ao Cult: A estética da metrópole da Amazônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

FREIRE, S. A. . Consultoria de Imagem para a banda Gang do Eletro. 2014.

FREIRE, S. A. ; PINTO, C. A. ; Thiago Castanho ; Paulo Tavares . Saberes e Sabores da Amazônia.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREIRE, S. A. . Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura. 2015; Tema: Divulgação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura. (Rede social).

FREIRE, S. A. . Conta Aí, Savanna!. 2014; Tema: História da Moda. (Blog).

FREIRE, S. A. . Criação de website para o professor, consultor e palestrante Alcy Freire. 2014; Tema: Consultoria de Marketing Empresarial. (Site).

FREIRE, S. A. . Desenvolvimento de mídias sociais para a empresa UP REPRESENTAÇÕES. 2014. (Rede social).

FREIRE, S. A. . OFICINA DE CRIATIVIDADE E CUSTOMIZAÇÃO. 2014. .

FREIRE, S. A. . Ilustrações Nossa Senhora de Nazaré: O Círio e o paraense.. 2015. Ilustração.

FREIRE, S. A. . Design de superfície e têxtil. 2015. Ilustração.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    O Discurso de Identidade e Imaginário na Obra de Ronaldo Fraga., Descrição: Análise discursiva dos conceitos de Imaginário e Identidade no desfile ?Disneylândia?, do estilista Ronaldo Fraga.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Savanna de Albuquerque Freire - Coordenador / Marisa de Oliveira Mokarzel - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Social Media, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Social media.

  • 02/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura.,Linhas de pesquisa

2015 - Atual

CAPES

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES CNPQ, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2015

    Estágios , CAPES.,Estágio realizado, Estágio docente.

2015 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Participante de grupo de pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Participante do grupo de pesquisa ITA - Interações e Tecnologia na Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA) a partir do ano de 2015, com carga horária de 20h semanais.

2016 - Atual

Sistema Integrado de Educação Básica e Profissional do Pará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 18