Edson Oliveira da Silva

Graduado em Licenciatura em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Doutor em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2016), tendo realizado estágio sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, durante o período de 24/02/2015 a 22/11/2015 (Bolsista CAPES). Atualmente é Professor Adjunto B, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando no ensino de disciplinas relacionadas à área de Literatura Espanhola e Literatura Latino-americana; coordena o projeto de pesquisa "O estatuto da escrita literária na América Latina e a construção do trabalho de luto no romance Los detectives salvajes" (2012-2024). É colaborador do Grupo de Pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização. Coordena o Grupo de Estudos em Literatura e Crítica Contemporânea na América Latina (CNPq-UEFS). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UEFS. Tem experiência nos seguintes temas: literatura espanhola e latino-americana, história e teorias e críticas da literatura e da cultura. É coordenador pedagógico do Programa Universidade para Todos/UEFS.

Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em LITERATURA E CULTURA

2012 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: Encruzilhadas de um paraíso perdido no México: a vida, a morte e o jogo no romance
Orientador: em Universidade Autônoma de Barcelona ( Beatriz Ferrús Antón)
com Antonia Torreão Herrera. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Estudos Literários

2008 - 2010

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Gerardo Mello Mourão e a gênese épica de Invenção do Mar
, Ano de Obtenção: 2010.Márcio Ricardo Coelho Muniz.

Especialização em Estudos Literários

2007 - 2008

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Romarias ao Longe na Poesia de José Inácio Vieira de Melo: Perspectivas da Lírica Baiana Contemporânea
Orientador: Girlene Lima Portela

Graduação em Licenciatura em Letras com Língua Espanhola

2001 - 2006

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Estratégias de Realização do Objeto Direto na Comunidade de Piabas, na Bahia
Orientador: Maria Cristina Braga Mascarenhas

Formação complementar

2020 - 2020

Técnicas de gravação de vídeos e outras tecnologias educacionais. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2014 - 2014

Avaliadores do ENEM 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção, CEBRASPE, Brasil.

2012 - 2012

Avaliadores do ENEM 2012. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2009

Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. (Carga horária: 60h). , Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, SEDHPR, Brasil.

2008 - 2008

Breaking Free. (Carga horária: 50h). , Fisk University, FISK, Estados Unidos.

2003 - 2003

Español Básico. (Carga horária: 60h). , Fisk University, FISK, Estados Unidos.

2003 - 2003

Capacitação em Metodologias do Ensino de L.P.. (Carga horária: 260h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2002 - 2002

Formação Continuada de Profs. do Ens. Fundamental. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Coordenador de Redação do Universidade para Todos-2011.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Coordenador de Redação do Universidade para Todos-2012.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Coordenador de Redação do Universidade para Todos-2013.

Organização de eventos

SILVA, E. O. . II Festa Literária de Santo Estevão. 2021. (Festival).

SILVA, E. O. . XIII Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados. 2020. (Outro).

SILVA, E. O. . XIII Seminário Internacional de Francofonia. 2020. (Outro).

SILVA, E. O. ; SILVA, E. O. . I Festa Literária de Santo Estevão. 2019. (Festival).

SILVA, E. O. . Colóquio Regional de Estudos Literários: Literaturas Comparadas e Outras Linguagens. 2014. (Outro).

SILVA, E. O. . XXVI Seminário PALLE. 2013. (Outro).

SILVA, E. O. . PALLE-Atividades Extensionistas. 2013. (Outro).

SILVA, E. O. . Conferência Municiapal de Educação do Município de Santo Estevão. 2011. (Outro).

SILVA, E. O. . VIII Seminário de Francofonia: poéticas da alteridade. 2010. (Outro).

Participação em eventos

Seminário Institucional de Encerramentos dos Programas RP e PIBID UEFS.PIBID - Subprojeto de Língua Espanhola. 2022. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Hispanistas. As perspectivas da morte na América Latina a partir da leitura do romance Los detectives salvajes de Roberto Bolaño. 2022. (Congresso).

VI Colóquio Internacional de Estudos Comparados.Literatura e experiência: uma viagem desesperada para o efêmero e para a eternidade. 2020. (Outra).

XIII Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados.Literatura e experiência: uma viagem desesperada para o efêmero e para a eternidade. 2020. (Seminário).

XIII Seminário Internacional de Francofonia.Mediação da mesa Literatura e Cinema: entrelaçando ideias. 2020. (Seminário).

XIII Seminário Internacional de Francofonia.Mesa redonda Diálogos entre Educação e Decolonialidade. 2020. (Seminário).

XIII Seminário Internacional de Francofonia.Literatura e experiência: uma viagem desesperada para o efêmero e para a eternidade. 2020. (Seminário).

XIII Seminário Internacional de Francofonia.Mediação da mesa Literatura e Realismo I. 2020. (Seminário).

Conferência Nacional de Educação.Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão. 2018. (Simpósio).

II Reunião Científica: diálogos filológicos, linguísticos e literários.Roberto Bolaño e o jogo da escritura em "Los detectives salvajes". 2016. (Seminário).

VI Congresso Nordestino de Espanhol. Literatura e experiência: uma viagem desesperada para o efêmero e para a eternidade. 2016. (Congresso).

VI Congresso Nordestino de Espanhol: o Nordeste em foco. Literatura e experiência: uma viagem desesperada para o efêmero e para a eternidade. 2016. (Congresso).

VIII Seminário de Estudos Filológicos."Los detectives salvajes": um romance sobre literatura e experiência em tempos finisseculares. 2016. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. A escrita literária na América Latina e as arquiteturas da genealogia e da identidade. 2014. (Congresso).

IV Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional.Literatura e representação na América Latina contemporânea. 2013. (Encontro).

VI Fórum de Estudos em Língua e Literatura Inglesa.Literatura e representação na América Latina contemporânea. 2013. (Outra).

XII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional: vertentes teóricas e ficcionais do insólito.Literatura e representação na América Latina contemporânea. 2013. (Outra).

Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Literatura e identidade cultural na América Latina: uma reflexão sobre os signos, discursos e ideologias presentes no ensaio "Máscaras mexicanas" de Octavio Paz. 2011. (Congresso).

I Encontro Literário da UEFS. 2009. (Seminário).

II Seminário de Literatura e Diversidade Cultural.Cegos de tanto ver - o olhar em fragmentos na poesia de Maria da Conceição Paranhos. 2009. (Seminário).

I Seminário Nacional de Literatura e Cultura.Imagens e miragens do Oriente n'As aventuras de azur e Asmar. 2009. (Seminário).

Colóquio Portugal-Brasil: 200 Anos de Encontros. 2008. (Outra).

I Panorama da Literatura Baiana Contemporânea. 2008. (Simpósio).

IV Seminário de Teoria e História Literária.Gerardo Mello Mourão e a gênese de Invenção do Mar. 2008. (Seminário).

IV Seminário - Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade.As cores do Modernismo em O Quinze. 2008. (Seminário).

VIII Encontro de Leitura: Literatura e Outras Linguagens.Lima Barreto à brasileira d' O homem que sabia javanês. 2008. (Seminário).

I ENCONTRO NACIONAL SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA - ENEALE.Do ser ao sertão: romarias para o longe na poesia de José Inácio Vieira de Melo. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária.Reminiscências de um vasto sertão na poesia de José Inácio Vieira de Melo-perspectivas da lírica baiana contemporãnea. 2007. (Seminário).

III Seminário de Teoria e História Literária: a felicidade clandestina da leitura de Clarice Lispector. 2007. (Seminário).

II Seminário de Estudos Filológicos - SEF.As três faces da "rosa" na poesia de Maria da Conceição Paranhos. 2007. (Seminário).

I Jornada Pedagógica da Escola Professora Maria Irene Santiago. 2007. (Seminário).

I SEMANA DE LENGUA ESPAÑOLA.Memoria de mis putas tristes: una caricatura de Gabriel García Marquez. 2007. (Encontro).

O ensino da história através de imagens: a representação da África, dos africanos e seus descendentes nos livros escolares. 2007. (Outra).

VII Jornada Pedagógica: a arte unindo cognição e afetividade. 2007. (Oficina).

VI Seminário de Educação: FUNDEB e a valorização do profissional e seu papel na escola. 2007. (Seminário).

V Seminário - APLB-SINDICATO: "FUNDEB: Perspectivas para a valorização da educação". 2006. (Seminário).

II SELE - UESC: A formação do aprendiz de língua estrangeira. 2005. (Seminário).

I Encontro de Arte das Letras: "Isso é Pós-Moderno?". 2004. (Encontro).

IV Seminário de Educação. 2004. (Seminário).

O conto: Oficina de Leitura. 2003. (Oficina).

VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. 2003. (Congresso).

I Semana da Hispanidade. 2002. (Seminário).

I Semana de Hispanidade: Pablo Neruda/Vida y obra. 2002. (Oficina).

VI Congresso Nacional de Estudos Linguisticos e Literários. 2002. (Congresso).

Seminário de Conversas e outros tratados: Parlendas do Vasto Sertão. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina Santos Carnewiro

SILVA, E. O.; ALMEIRA, J. A. B.; LIMA NETO, D. R.. O AVA como tecnologia educacional: interação e dilemas no presencial da UNEB de Santo Estevão. 2012.

Aluno: Bruno Dantas Sant'Anna

SILVA, E. O.; ALMEIRA, J. A. B.; LIMA NETO, D. R.. As potencialidades do desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da web 2.0. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Caroline Barbosa de Oliveira Souza

SILVA, E. O.; ALMEIRA, J. A. B.; LIMA NETO, D. R.. Pressupostos teóricos sobre o desenho didático e suas implicações no processo de construção do conhecimento em salas de aula online. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Elvira Ramos Rios de Santana

SILVA, E. O.; ALMEIRA, J. A. B.; LIMA NETO, D. R.. Novos caminhos, novas possibilidades: as potencialidades e limites do uso das TICs nos cursos técnicos da escola CETEP, no município de Feira de Santana. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Liz Sandra de Souza e Souza

SILVA, E. O.. Imagem e cultura nos livros didáticos de língua espanhola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaão em Desenho) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Ana Lúcia Jesus da Silva

SILVA, E. O.. As memórias de guerras em "Os cus de Judas" de Antonio Lobo Antunes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Valmira Silva de Almeida

SILVA, E. O.. Memórias vivas de Lobo Antunes: uma releitura de "Os cus de Judas". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Hélio Pinto Nascimento

SILVA, E. O.. Negritude em cena análise dos processos criativos do espetáculo meu ser em cores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.; COSTA, J. M.; SOUZA, A. C.. Concurso público para Professor Assistente - Literaturas de Língua Espanhola. 2022. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.; MARENGO, S. M. D. A.; BAPTISTA, L. M. T. R.. Concurso público para Professor Assistente - Língua Espanhola. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.; YERRO, J. H.; MENEZES, E. S.. Banca de Promoção de Carreira - Prof. Alex Sandro Beckhauser. 2022. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.; FIGUEIREDO, J. L.; SERPA, L. F. S.. Banca de Promoção de Carreira - Prof. Moisés Oliveira Alves. 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.. Banca de Avaliação de Produção Científica - Elementos persuasivos no discurso retórico do presidente Michel Meter (Prof. Fredson Augusto Silva Oliveira). 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Espanhola. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.. Banca Examinadora de Correção de Prova de Proficiência em Língua Espanhola - PPGLDC. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.; Liz Sandra Souza e Souza; CARNEIRO, A. J. M.. Banca Examinadora de Correção de Prova de Proficiência em Língua Espanhola - PPGE. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.. Banca Examinadora de Correção de Prova de Proficiência em Língua Espanhola - PPGLDC. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.; Liz Sandra Souza e Souza. Banca Examinadora de Correção de Prova de Proficiência em Língua Espanhola - PPGE. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.. Banca Examinadora de Correção de Prova de Proficiência em Língua Espanhola - PPGLDC. 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.. Exame de Projeto de Pesquisa do Curso de Especialização em Desenho. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, E. O.. Banca Examinadora de Correção de Prova de Proficiência em Língua Espanhola - PPGLDC. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Orientou

Rafaela Pereira Cerqueira

As faces da memória: uma leitura de Ficciones de Jorge Luis Borges; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Nayara dos Santos Pereira

Os caminhos da memória no romance "A morte de Artemio Cruz"; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Jeane Souza de Oliveira

A literatura popular na cidade de Coração de Maria; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Vanusa Silva da Costa

Um Quixote mineiro: um estudo de Lucas Procópio de Autran Dourado; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Nathália Machado Matos

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS: UM ESTUDO DIACRÔNICO A PARTIR DA OBRA DON QUIXOTE DE LA MANCHA; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras com Língua Espanhola) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Eni Mota de Sena

Las Unidades Fraseológicas en la obra "La Celestina": análisis contrastivo entre el español y el portugués; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras com Língua Espanhola) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Geisa Silva

DEL ESPANHOL AL PORTUGUÉS: ANÁLISIS DE LA TRADUCCIÓN DE LAS UNIDADES FRASEOLÓGICAS PRESENTE EN LAS HISTORIAS DE LA REVISTA MAFALDA; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras com Língua Espanhola) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Letícia Barbosa de Jesus Costa

O corpo como guardião do repertório identitário latino-americano em Jamais fogo nunca de Diamela Eltit; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Marina Macêdo da Matta Simões

A interseccionalidade em Cartas para minha mãe de Teresa Cárdenas; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Rafaela Pereira Cerqueira

Uma discussão sobre arte e dcolonialidade: O Sul não geográfico das Américas Latinas a partir do conto "El Sur" de Jorge Luis Borges; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Edson Oliveira da Silva;

Ithana Gomes Nogueira

Caminhos que convergem: a literatura afrolatino-americana de Conceição Evaristo e Mary Grueso como letramentos de reexistência; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Edson Oliveira da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, E. O. . As faces da morte na América Latina na perspectiva do romance Los detectives salvajes do escritor Roberto Bolaño. REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS , v. 1, p. 84-103, 2023.

  • SILVA, E. O. . Entre ficção e realidade: os percursos da autoficção biográfica no conto Sensini de Roberto Bolaño. A cor das letras , v. 24, p. 58, 2023.

  • SILVA, EDSON OLIVEIRA DA . Bolaño selvagem e os segredos de Eros e Tânatos: a flecha, o alvo e a escrita. LÉGUA & MEIA , v. 12, p. 19-33, 2021.

  • DA SILVA, EDSON OLIVEIRA . Literatura e experiência: uma viagem desesperada para o efêmero e para a eternidade. LÉGUA & MEIA , v. 10, p. 197-216, 2019.

  • DA SILVA, EDSON OLIVEIRA . Bolaño, o investigador da vida e dos versos pelas trilhas do valor e do medo. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 18, p. 67-76, 2017.

  • SILVA, E. O. . Cegos de tanto ver: o olhar em movimentos na poesia de Maria da Conceição Paranhos. Revista Outros Sertões , v. 1, p. 16-22, 2010.

  • SILVA, E. O. . O olhar deslocando-se pelas trilhas de Pedro e Paula. Revista Alpha (Patos de Minas) , v. 9, p. 169-175, 2008.

  • SILVA, E. O. . A mão que planta é a mão que escreve: literatura e identidade nos cem anos dessa terra. 1. ed. Itabuna: Editora Mondrongo, 2021. v. 1. 292p .

  • SILVA, E. O. . Cartografias poéticas: a joia do Paraguaçu em cena. 1. ed. Itabuna: Editora Mondrongo, 2021. v. 1. 180p .

  • SILVA, E. O. . Quando o girassol repousa sobre a noite. 1. ed. Itabuna: Editora Mondrongo, 2019. v. 1. 94p .

  • SILVA, E. O. . O Sarau - doze poetas viscerais recitando na boca da noite. 1. ed. Iatabuna: Editora Mondrongo, 2017. v. 1. 142p .

  • SILVA, E. O. . Sangue novo: 21 poetas baianos do século XXI. São Paulo: Escrituras, 2011. 246p .

  • SILVA, E. O. . Cegos de tanto ver: o olhar em fragmentos na poesia de Maria da Conceição Paranhos. In: Aleilton Fonseca; Rosana Ribeiro Patrício. (Org.). Cantos & recantos da cidade. Itabuna: Via Litterarum, 2009, v. , p. -.

  • SILVA, E. O. . Vozes do Sertão. Verbo 21: Cultura e Literatura, 19 fev. 2011.

  • SILVA, E. O. . Los detectives salvajes: um romance sobre literatura e experiência em tempos finisseculares. In: VIII Seminário de Estudos Filológicos, 2016, Feira de Santana. Anais: VIII SEF, 2016.

  • SILVA, E. O. . Imagens e miragens do Oriente n'As aveturas de Azur e Asmar. In: I Seminário Nacional de Literatura e Cultura, 2009, São Cristóvão. Anais do Seminário Nacional de Literatura e Cultura, 2009. v. 01.

  • SILVA, E. O. . As três faces da "rosa" na poesia de Maria da Conceição Paranhos. In: II Seminário de Estudos Filológicos - SEF, 2007, Feira de Santana. Caderno de Resumos. Feira de Santana: UEFS, 2007. v. 1. p. 29-29.

  • SILVA, E. O. . Reminiscências de um vasto sertão na poesia de José Inácio Vieira de Melo - Perspectivas da lírica baiana contemporânea. In: III Seminário de Teoria e História Literária, 2007, Vitória da Conquista. Cadernos de resumos. Vitória da Conquista, 2007.

  • SILVA, E. O. . Repensando o currículo: novas estratégias de ensinar e aprender. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. O. . Literatura e representação na América Latina contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . Literatura e representação na América Latina contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . Literatura e representação na América Latina contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . Gerardo Mello Mourão e a Gênese de Invenção do Mar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . As cores do modernismo em O Quinze. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . Lima Barreto à brasileira d'O homem que sabia javanês. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . As três faces da rosa na poesia de Maria da Conceição Paranhos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . Memoria de mis putas tristes: una caricatura de Gabriel García Márquez. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . Remiscências de um vasto Sertão na poesia de José Inácio Vieira de Melo - perspectivas da lírica baiana contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . Imagens e miragens Brasil: por uma literatura subversora do real. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . Do ser ao sertão: romarias ao longe na poesia de José Inácio Vieira de Melo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . A poesia de Sor Juana Inés de la Cruz. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. O. . A mão que planta é a mão que escreve: literatura e identidade nos cem anos dessa terra. Itabuna: Mondrongo, 2021 (Coletânea de poemas).

  • SILVA, E. O. . 9 Poemas de Irina Henriquez, 2016. (Tradução/Outra).

  • SILVA, E. O. . 4 Poemas de Siomara Muñoz, 2016. (Tradução/Outra).

  • SILVA, E. O. . Cantares de roda. Via Litterarum, 2011. (Tradução/Livro).

  • SILVA, E. O. . Minicurso - Corpos à deriva: literatura e dissidência na América Latina. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • SILVA, E. O. . Oficina: Cuentos Contemporáneos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, E. O. . Literatura comparada em questão: língua, culturas e identidades. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, E. O. . A literatura como motivação e apoio ao ensino de língua estrangeira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SILVA, E. O. . Lucha y libertad en la poesía de Federico García Lorca. 2006. .

Outras produções

SILVA, E. O. . Sarau Brasil 2016. 2016 (Antologia Poética).

SILVA, E. O. . Cartografias. 2016 (Antologia Poética).

SILVA, E. O. . Sangue novo: 21 poetas baianos do século XXI. 2011 (Coletânea de poemas) .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Novas perspectivas da literatura e arte na Espanha: Enrique Vila-Matas, Albert Vidal, Carles Santos e Marecl.Lí Antúnez, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Oliveira da Silva - Coordenador / Yolanta Rekawek - Integrante.

  • 2012 - Atual

    O estatuto da escrita literária na América Latina e a construção do trabalho de luto no romance Los detectives salvajes, de Roberto Bolaño, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Edson Oliveira da Silva - Coordenador.

Prêmios

2016

Sarau Brasil 2016, Vivara Editora Nacional.

2016

Mapa da Palavra, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

2014

Professor homenageado dos concluintes do curso de Letras Estrangeiras, UEFS.

2013

Professor homenageado dos concluintes do curso de Letras Vernaculas, UEFS.

2010

Professor Homenageado na Formatura do Curso de Letras Estrangeiras, Universidade Estadual de Feira de Santana.

2006

Professor homenageado dos concluintes do curso de Letras Estrangeiras, UEFS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Letras e Artes. , Avenida Transnordestina, Novo Horizonte, 44036-900 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 31618000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Líing. e Lit. Espanhola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Semestres de atuação: (2009.1); (2009.2); (2010.1); (2010.2); (2011.1); (2011.2); (2012.1); (2012.2); (2013.1); (2013.2); (2014.1); ------- (2017.1)

2008 - 2013

Curso Pré-Vestibular Comunitário / Santo Estevão

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Redação e Espanhol, Carga horária: 4

2007 - 2012

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 20

2004 - 2008

Curso Pré-Vestibular Oliveira

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Redação e Espanhol, Carga horária: 4

2002 - 2022

Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Santo Estevão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 40

2011 - 2014

Universidade do Estado da Bahia - UAB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20