Andréa Almeida de Moura Estevão

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela ECO/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Com extensa experiência docente em instituições universitárias privadas e públicas, onde já participou da elaboração de projeto pedagógico, conteúdo programático de disciplinas, material didático para disciplinas presenciais e de EAD. Já concebeu, implementou e coordenou evento de difusão de produção científica discente. Vem atuando como docente em cursos de graduação e pós graduação, na área de Comunicação Social, com ênfase nas disciplinas de Teoria da Comunicação, Comunicação e Política e Estética e Teoria da Imagem. Pesquisa e desenvolve trabalhos nas áreas de estética, produção audiovisual, comunicação, cidade, festa, memória e carnaval.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em COMUNICAÇÃO E CULTURA

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Micael Maiolino Herschmann

Mestrado em Comunicação

1990 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Comunicação: por uma ética do bem dizer,Ano de Obtenção: 1994
Ieda Tucherman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

1983 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Influência do Movimento Concretista no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil
Orientador: Ana Arruda Callado

Formação complementar

2016 - 2016

Jornalismo de Carnaval. (Carga horária: 20h). , Rádio Arquibancada, ARQUIBANCADA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

Organização de eventos

ESTEVÃO, Andréa . V Jornada Científica em Comunicação. 2018. (Outro).

VIANA, R. ; ESTEVÃO, ANDRÉA . Gambiarra e videogames:cognição e mediação tecnológica na cultura digital. 2018. (Outro).

ESTEVÃO, Andréa . Seminário de TCC. 2014. (Outro).

ESTEVÃO, Andréa . IV Jornada de Iniciação Científica em Comunicação Social. 2013. (Outro).

ESTEVÃO, Andréa . Terceira Jornada de Iniciação Científica em Comunicação Social. 2011. (Outro).

ESTEVÃO, Andréa . Segunda Jornada de Iniciação Científica em Comunicação Social. 2009. (Outro).

ESTEVÃO, Andréa . Novos Horizontes Profissionais em Comunicação Social. 2009. (Outro).

ESTEVÃO, Andréa . Primeira Jornada de Iniciação Científica em Comunicação Social. 2008. (Outro).

Participação em eventos

44 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2021. (Congresso).

A Conference on the Music of Carnival.As Neofanfarras Femininas e artivismo no Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. 2021. (Simpósio).

Seminário Internacional A(r)tivismos Urbanos: (sobre)vivendo em tempos de urgênciassias. 2021. (Seminário).

43 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Modalidade Virtual. Artivismo Feminista no Carnaval Carioca: estudo de caso do bloco de rua Mulheres Rodadas. 2020. (Congresso).

Avanca Cinema International Conference. Pesquisa Estética e Materialidade Fílmica: música e imagem tecendo Fevereiros. 2020. (Congresso).

2o Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós Graduação da ECO UFRJ - Conexão Pós.Cartografar o Carnaval de Rua Carioca: Territorialidades da Festa, Mediações da Folia, Vocação do Prazer e Ativismos da Alegria. 2019. (Encontro).

42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Slam das Minas RJ: A articulação das Mulheres pela Poesia e pelo Território. 2019. (Congresso).

VI COMUSICA - Congresso de Comunicação e Música. Tecnologia na Folia: Materialidades da Comunicação no Carnaval de Rua do Século XXI. 2019. (Congresso).

XII Encontro Nacional de História da Mídia - Alcar.Materialidade Fílmica no Documentário: Música e Imagem tecendo Fevereiros. 2019. (Encontro).

Gambiarra e videogames:cognição, e mediação tecnológica na cultura digital.Gambiarra e videogames:cognição, e mediação tecnológica na cultura digital. 2018. (Outra).

XI Encontro Nacional de História da Mídia - ALCAR.O Documentário no Cinema Brasileiro: um Contraponto com a Produção Televisiva Nacional. 2017. (Encontro).

Carnavália Sambacon 2016. 2016. (Feira).

Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin. 2016. (Seminário).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2016. Trinta anos de folia nas páginas do jornal O Globo: análise da cobertura jornalística do Carnaval de Rua entre 1984-2015. 2016. (Congresso).

Carnavália Sambacon 2015. 2015. (Feira).

Conferência Internacional Cinema: Arte, Tecnologia, Comunicação. O Carnavalesco como Habilidade da Arte Cinematográfica: Um Mapeamento das Imagens e Imaginários Brasileiros. 2015. (Congresso).

Carnavália Sambacon 2014. 2014. (Feira).

II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Novas Perspectivas do Jornalismo: A Mídia NINJA e a Narrativa Jornalística em Fluxo. 2014. (Congresso).

II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. O Carnaval de Rua da Cidade do Rio de Janeiro, hoje, seus narradores e suas narrativas. 2014. (Congresso).

XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Considerações sobre Teoria e Prática Jornalística a partir da Experiência narrativa da Mídia NINJA. 2014. (Congresso).

9o Encontro Nacional de História da Mídia.Vestígios de Experiência e Criação na Audiovisualidade Contemporânea: As Práticas Significantes de Abelardo Barbosa, o Chacrinha. 2013. (Encontro).

INTERCOM. A Dupla Questão da Autoria: A Estética Hermenêutica e a Análise do Filme de Autor. 2013. (Congresso).

2. CONGRESSO BRASILEIRO DE SAMBA. CARNAVAL DE RUA E REDES SOCIAIS. 2012. (Congresso).

28 RBA - DESAFIOS ANTROPOLÓGICOS CONTEMPORÂNEOS. A RETOMADA DO CARNAVAL DE RUA NO RIO DE JANEIRO NA VIRADA DO SÉCULO XXI. 2012. (Congresso).

II Encontro de Cinema da UNESA - Imaginários de Cinema e Moda.ANOTAÇÕES SOBRE CINEMA E MODA: RECORTES E COSTURAS A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO DE WIM WENDERS SOBRE YOHJI YAMAMOTO. 2012. (Encontro).

ALAS XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia. Novas Formas de Ocupação do Espaço Público: Direitos Humanos, Memória e Festa. 2011. (Congresso).

Ciclo de Conferências "Conversas do Nosso Tempo": Informar não é Comunicar.Mediação da Conferência "Informar não é comunicar", com Dominique Wolton. 2010. (Encontro).

III Seminario Internacional Políticas de la Memoria ?Recordando a Walter Benjamin:.Derechos Humanos, construcción de memoria y políticas públicas en Brasil.. 2010. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Thamires da Fonseca Barbosa

Vaz, Elida;ESTEVÃO, ANDRÉA; BARBOSA, Gutenberg. As redes sociais como disseminadoras do projeto "Checkmate" da cantora Anitta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Vinícius Santiago Lourenço

Vaz, Elida;ESTEVÃO, ANDRÉA; BARBOSA, Gutenberg. Adaptação e disseminação do jornalismo no Twitter: uma análise do perfil da revista Globo Rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Matheus da Silveira Galdino

Vaz, Elida;ESTEVÃO, ANDRÉA; BARBOSA, Gutenberg. O desafio de se reinventar na era digital: uma análise da trajetória da Rádio Tupi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Gustavo de Melo F

VENEGAS, S.; FACCIN, M.;ESTEVÃO, ANDRÉA. Medeiros.Os critérios de noticiabilidade do portal Globo.com acerca das torcidas organizadas e seus impactos no receptor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luciana Lessa de Lacerda Nick

ESTEVÃO, Andréa; OLIVEIRA Filho, Wilson; COLA, F.. Seduzindo pela imagem: apropriação do cinema por psicanalistas e filósofos - análise de um fenômeno editorial da nova era. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Raphael Rangel Silva

GASPAR, Danielle;ESTEVÃO, Andréa; BARBOSA, Gutenberg. Imprensa Feminista no Brasil: a retomada do feminismo da década de 70 no jornal "Nós Mulheres". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fernanda Soares Malafaia

GASPAR, Danielle;ESTEVÃO, Andréa; CUNHA, Danilo. A Censura e Liberdade de Expressão na Ditadura Militar: um estudo do jornal "O Estado de São Paulo". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Flavia Irigon Coelho dos Santos

VENEGAS, S.;ESTEVÃO, Andréa; FACCIN, M.. As Mídias Alternativas na Era da Internet: como a página do Facebook "Rio Comprido Alerta" funciona como um canal de voz para a população. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tainá Bevilacquia de Almeida

Vaz, Elida;ESTEVÃO, Andréa; GUITERIO, S.. Ciberativismo e Feminismo:uma análise de #meuamigosecreto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: João Carlos E

GASPAR, Danielle;ESTEVÃO, Andréa; Guitério, Shyrlei. do Nascimento."A Sintonia das Interações propiciadas pela rede Twitter: um estudo de caso sobre o programa MTV Hits. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcello G

GASPAR, Danielle;ESTEVÃO, Andréa; CUNHA, Danilo. Fernandes Cohen.A Influência do Jornalismo em novas mídias sociais no avanço do conservadorismo no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Roger Valtarijo de Menezes

Vaz, Elida;ESTEVÃO, Andréa; VARELLA, Regina. Globo Play: a gente também se vê por aqui. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marina Thurler

Vaz, Elida;ESTEVÃO, Andréa; VARELLA, Regina. Mary Mapes: a representação da jornalista do século XXI nas narrativas cinematográficas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Leonardo Silva Dias

GASPAR, Danielle;ESTEVÃO, Andréa; BARBOSA, Gutenberg. A Presença da Polícia Militar do Rio de Janeiro no Telejornalismo: uma análise das reportagens do RJTV Primeira Edição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcelle Soares Mello

ESTEVÃO, Andréa; NOGUEIRA, M. A.; Toste, Marisa. A influência do Comportamento do Consumidor no posicionamento de uma marca: o caso Barbie. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcio da Silva Maurício

ESTEVÃO, ANDRÉA; Vaz, Elida. As identidades sexuais e gêneros sob o olhar da mídia contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Felipe W de Vasconcelos Lang

ESTEVÃO, ANDRÉA; Vaz, Elida; Guitério, Shyrlei. A convergência da mídia: uma análise da estratégia de comunicação no filme "A Bruxa de Blair". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LUMA MESQUITA GARCIA

ESTEVÃO, ANDRÉA; NOGUEIRA, M. A.; Guitério, Shyrlei. As Webcelebridades coo porta-vozes das Marcas. Estudo de caso "De Carona com a tocha". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rodrigo Ferreira Domingos

ESTEVÃO, ANDRÉA; NOGUEIRA, M. A.; BARRETO, G.. A Propaganda Médica e as mediações face a face como parte das estratégias de Comunicação na Indústria Farmacêutica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Paulo Oliveira de Miranda Sora

ESTEVÃO, Andréa; Pels, Daniel; NOGUEIRA, M. A.. Consumo de Magia: uma análise da experiência e venda de sonhos no Império Disney. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Caysa da Silva

ESTEVÃO, ANDRÉA; FACCIN, M.; REIS, M. A.. Jornalismo Internacional, identidade cultural e contextualização da notícia:um estudo dos valores culturais na cobertura de notícias do Brasil para os meios de comunicação iranianos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Isabela Teixeira Kubrusly

ESTEVÃO, ANDRÉA; NOGUEIRA, Maria Alice; BISPO, E.. O Corpo pós-moderno: a marca na pele. O caso Vasco da Gama.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alexandre Leal M

ESTEVÃO, ANDRÉA; NOGUEIRA, M. A.; Miranda, Claudia. Simões.Os Youtubers como expoente de novas mídias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Juliana Cunha Nascimento

ESTEVÃO, Andréa; NOGUEIRA, M. A.; Miranda, Claudia. Um estudo sobre o uso de webcelebridades como estimuladores de consumo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tércio Ávila Pinho Filho

Vaz, Elida;ESTEVÃO, Andréa; Guitério, Shyrlei. A Repercussão da Cobertura da Imprensa Tradicional e do Mídia Ninja nas Manifestações de Junho de 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Beatriz Leite Ferreira

ESTEVÃO, Andréa; Vaz, Elida; JAIME, R. R.. Internet, cobertura esportiva e convergência midiática: uma análise programa Globo Esporte na TV e na Web. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Stéphane Montes Nogueira

ESTEVÃO, Andréa; NOGUEIRA, M. A.; COLA, F.. A Construção da identidade nas Redes Sociais através da utilização da fotografia digital: um estudo de caso da fotologger Marimoon. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Mariana Medeiros Rajão

ESTEVÃO, Andréa; BARRETO, G.; Vaz, Elida. O uso do blog como instrumento comunicacional para a promoção do debate público. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Vanessa Danielle de Medeiros da Silva

ESTEVÃO, Andréa; NOGUEIRA, M. A.; COLA, F.. Porque você vale muito: um estudo da imagem feminina como atributo fundamental da publicidade de cosméticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rodrigo Luiz Rocha

ESTEVÃO, Andréa; VARELLA, Regina. Os traços da narrativa mítica na construção da imagem da celebridade: uma análise dos programas BBB!, BBB5 e BBB10. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Lara Ferreira dos Santos

ESTEVÃO, Andréa. O jornalismo político no jornal popular: um estudo de caso da editoria de política no jornal "Meia Hora". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luciana de Fátima dos Santos

ESTEVÃO, Andréa. A representação do carnaval na Revista da Portela em 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Romulo Silva Paganini

ESTEVÃO, Andréa. Como o diário "Lance" ajudou na mitificação do tenista Gustavo Kuerten. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fernanda Monroe dos Santos

ESTEVÃO, Andréa. A frágil relação entre as celebridades e a imprensa especializada: análise das revistas "Tititi" e "Contigo". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ricardo Gameiro Dantas

ESTEVÃO, Andréa. "Rolling Stone": Da contracultura à cultura de massa - análise da linha editorial de distintas épocas da "Rolling Stone" no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fabrício Bandeira

ESTEVÃO, Andréa. Bossa Nova e seus articuladores na mídia impressa carioca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bruno dos Santos Morais

ESTEVÃO, Andréa. Nascida para vender: análise relação das matérias jornalísticas com elementos da sociedade de consumo, no suplemento "Revista", do jornal O Globo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Kelly Barcellos

ESTEVÃO, Andréa. Marketing da Esperança: análise do programa "Cladeirão do Huck". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Paulo Brigthmore

ESTEVÃO, Andréa. Futebol na TV. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Camila Eiras Marchon de Souza

ESTEVÃO, Andréa. Sorria, você está sendo filmado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Karla Leitão Alvera

ESTEVÃO, Andréa. Os conflitos da mulher pós moderna retratados em "Sex and the city". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Viviane Teixeira Chaves

ESTEVÃO, Andréa. A revista ilustrada no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Cristina Alves Fitipaldi

ESTEVÃO, Andréa. Homossexualidade no programa "Big Brother Brasil 5". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Renata Leite Araújo

ESTEVÃO, Andréa. Mídia e Infância: um estudo acerca da criança como consumidor de bens simbólicos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcelle Lata Mosso

ESTEVÃO, Andréa. Blog: qualquer um pode ser jornalista?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Cintia Gomes Lins

ESTEVÃO, Andréa. A representação da violência no jornal "O Dia". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Diana Marques Ferreira Queiroz

ESTEVÃO, Andréa. Mídia e violência: um estudo do programa "LInha Direta" enquanto espaço público. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Vivian da Silva Pedroso

ESTEVÃO, Andréa. A questão da estética na mídia impressa feminina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bruno Marques dos Santos

ESTEVÃO, Andréa. A convergência das mídias audiovisuais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcelo Cypreste Rodrigues da Costa

ESTEVÃO, Andréa. Da chanchada à retomada: o nacional e o popular na produção audiovisual brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Thiago Magalhâes Costa

ESTEVÃO, Andréa. Jornalismo comunitário: alternativa viável para a justiça social e a democratização da comunicação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sheylla Venâncio da Silva

ESTEVÃO, Andréa. A evolução das matérias de sexo na revista "Nova". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Isnard Gavazzi Furtado

ESTEVÃO, Andréa. Gerenciamento de crise: estudo do caso TAM. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Leonardo di Marino Azevedo

ESTEVÃO, Andréa. A Globalização e as Redes de TV na comunidade dos países de língua portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fernanda Xavier Francisco

ESTEVÃO, Andréa. Teatro e Jornalismo: duas realidades que se contrapõem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Paula Ferreira

ESTEVÃO, Andréa. A Intervenção da internet como agente de mídia na prática de marketing das organizações. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luana Negrelly Saraiva

ESTEVÃO, Andréa. A internet que nos protege: relacionamentos interpessoais na internet. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Gabriela Athayde Pinheiro

ESTEVÃO, Andréa. MPB e Cultura Nacional. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luciana Diniz Vianna Born

ESTEVÃO, Andréa. Marketing esportivo no Iatismo. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

ESTEVÃO, Andréa; Gomes, Ana. Seleção de docentes para graduação de Publicidade e Propaganda. 2019. Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Comissão julgadora das bancas

Cíntia Sanmartin Fernandes

HERSCHMANN, M.; BARBOSA, M. C.; SACRAMENTO, I. P.; SA, S. P.;FERNANDES, C. S.. A potência comunicacional do carnaval de rua carioca: um olhar sobre o protagonismo feminino e o carnartivismo feminista. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cíntia Sanmartin Fernandes

HERSCHMANN, M.; BRASILIENSE, D.;FERNANDES, CÍNTIA SANMARTIN. A potência comunicacional do carnaval de rua carioca: um olhar sobre o protagonismo feminino e o carnartivismo feminista. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Micael Maiolino Herschmann

HERSCHMANN, MICAELFernandes, C.S.; BARBOSA, Marialva; SACRAMENTO, I.; SA, S. P.. A Potência Comunicacional do Carnaval de Rua Carioca: um olhar sobre o protagonismo feminino e o carnartivismo feminista. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Renata Carmo Alves

A Revista Raça Brasil como elemento de descolonização do imaginário brasileiro e reconstrução simbólica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

DANILO GUERRA

A Recepção Fílmica e sua construção ideológica através da afetividade no cinema nazista; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Raylla dos Santos Esteves Duarte

Os Limites do Jornalismo Investigativo: uma análise do quadro "To Catch a Predator"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Ana Elisa Araujo Arnold

Aspectos Literários no Jornalismo da Belle Époque: o lirismo nas crônicas de João do Rio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Sylvia de Sá Muniz Machado

Jornalismo Digital, as mudanças no consumo de notícias e a produção de informações especializadas no site "Mundo Marketing"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Natália Bracht Löff

A "Revista de Cinema" como meio de disseminador da produção cinematográfica nacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Fabio Fernandes da Silva

A Representação Social das Pessoas com Deficiências no Telejornalismo Brasileiro: o caso RJTV; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Fernanda Rosa da Silve

Questões acerca do agendamento no jornalismo: cinema brasileiro em foco na revista "Bravo"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Thiago Rocha Feres

Sensacionalismo e violência: cobertura da ocupação da Polícia no Complexo do Alemão, na edição do jornal "O Dia" de 28/06/2007; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Débora Gauziski de Figueiredo

Revista Pix: um guia offline para o universo online; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Brena Gomes Chaves Pires

A notícia na apresentação dos telejornais: a novela da vida real; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Daniela Savaget Barbosa Rezende

Cobertura eufórica, informação comprometida: um breve estudo de recepção de uma notícia relacionada à AIDS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Margareth Varela

Jornal do Brasil: um olhar fotográfico sobre a ditadura; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Jorge Wagner de Mello Andrade

A Imprensa musical no Brasil e a revista Rolling Stones; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Adriana Geraldo

O Idéias & Livros de ontem e de hoje; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Carlos Alberto Azeredo

Atualidade e Utilidade das crônicas: análise de crônicas de Carlos Eduardo Novaes no Jornal do Brasil entre 1974 e 1987; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Clícia Oliveira

O Processo Multimídia do Diário Lance; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Ana Gabriela Soliman

Jornalismo de Moda: entre a cultura e o consumo - os casos "Estilo" e "L'Officel Brasil"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Bárbara de Lima Monteiro

Publicidade Comunitária: agência de publicidade comunitária, como seria?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Liliana Campos Jaeger

A construção do posicionamento das ONGs e das empresas socialmente responsáveis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Giselle da Silva Marinho

Propaganda de medicamentos? necessidade ou desrespeito à sociedade?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Luana Ferreira Freitas

Made in Brazil: a cultura brasileira divulgada através da moda; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Alexandre Correia Mascarenhas

Rádio Cidade: Identidade Jovem e rock' n roll; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Renata Guimarães da Silva

O mito da beleza feminina na propaganda; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Rafael Santos Cavalcante

Comunicação Interpessoal na Internet; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Gabriel Victor Lepesteur

A publicidade e o universo metrossexual; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Maria Lucia Pereira Vianna

Merchandising social na telenovela; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

José Bernardo Godomiezer

Um estudo sobre publicidade, propaganda e ditadura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Felipe Andriolo Dunley

Design como aliado da publicidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Michelle Amaral Nassif

Publicidade no mercado de petróleo e gás; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Rafael D'Eça Rangel

A função da publicidade no marketing ambiental: Petrobrás, um breve estudo de caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Ivan Simas Rosa

Os novos coringas do capitalismo flexível; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

José Felipe Cosme da Silva de Oliveira

O cinema no contexto das novas mídias: a publicidade de produtos agregados; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Ana Paula Bezerra Andreiolo

Slogan publicitário: uma boa idéia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

João Márcio Mattos Garcia

Liberdade Criativa: quais os limites da criatividade na criação da propaganda; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Cintia Gomes Resende Franco

Uma abordagem técnica e conceitual da entrevista em telejornalismo; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Rafael de Oliveira Carapajo

Adorno Schoemberg e Comunicação; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Renata Almeida Paula

Discurso persuasivo: o caso Amway; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Tatiana Braga Tonini

Um estudo científico sobre marketing cultural; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Rodrigo Martins da Silva Mões

A festa é boa para pensar? valores notícia e agendamento na cobertura jornalística do carnaval de rua do século XXI; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Andréa Almeida de Moura Estevão;

Produções bibliográficas

  • SAPIA, JORGE ; ESTEVÃO, ANDRÉA . NARRADORES E NARRATIVAS DO CARNAVAL DE RUA CARIOCA. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Online) , v. 11, p. 47-66, 2014.

  • SAPIA, J. E. ; ESTEVÃO, Andréa . CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA RETOMADA CARNAVALESCA: O CARNAVAL DE RUA NO RIO DE JANEIRO. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso) , v. 9, p. 57-76, 2012.

  • ESTEVÃO, Andréa . Resenha do livro "Televisão", de Jacques Lacan. Opção Lacaniana , v. JAN/MA, p. 105, 1994.

  • ESTEVÃO, Andréa ; GONCALVES, F. N. ; ESTRELLA, Charbelly ; BONORA, Francisco ; TRINDADE, Denise . Comunicação e Imagem. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2006.

  • ESTEVÃO, Andréa . Comunicação e Imagem. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2006.

  • VELOSO, A. C. ; ESTEVÃO, ANDRÉA ; LACOMBE, F. ; NARANJO, S. ; MAIA, T. . SLAM DAS MINAS RJ: A ARTICULAÇÃO DAS MULHERES PELA POESIA E PELO TERRITÓRIO. In: PEREIRA, Simone Luci; NEVES, Thiago Tavares; BUDAG, Fernanda. (Org.). Culturas Urbanas: temas, debates e perspectivas. 1ed.São Paulo: INTERCOM, 2021, v. , p. 531-551.

  • ESTEVÃO, Andréa ; SAPIA, JORGE . Blocos de Carnaval Feministas: Ginga, Palavras de Ordem, Cidadania e Festa. In: DAbreu, Patrícia Cardoso; Ribeiro, Ana Paula Goulart. (Org.). Mulher, Cultura e Mídia. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2018, v. , p. 259-281.

  • SAPIA, J. E. ; ESTEVÃO, Andréa . Festas Carnavalescas: Costurando e Redesenhando a Cidade. In: NOGUEIRA, Maria Alice; FACCIN, Milton; VAZ, Elida. (Org.). Narrativas da Cidade. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2013, v. 1, p. 24-.

  • ESTEVÃO, Andréa . Anotações sobre Cinema e Moda: Recortes e Costuras a partir do documentário de Wim Wenders sobre Yohji Yamamoto. In: TRINDADE, Denise Jorge. (Org.). Imaginários de Cinema e Moda. 1ed.Rio de Janeiro: Synergia, 2012, v. 1, p. 77-85.

  • ESTEVÃO, Andréa . Jorge Zahar, o editor de origem libanesa que apresentou ao Brasil os grandes nomes contemporâneos. Agência de Notícias Brasil-Árabe, "Oriente-se", 24 jan. 2005.

  • ESTEVÃO, Andréa . A obra de Malba Tahan, o mais árabe dos brasileiros, segue há décadas como best seller. Agência de notícias Brasil-Árabe, "Oriente-se", 26 jul. 2004.

  • ESTEVÃO, Andréa . Poesia árabe moderna tem raízes no Brasil. Agência de Notícias Brasil-Árabe, "Oriente-se", 26 maio 2004.

  • ESTEVÃO, Andréa . Os labirintos do pensamento. O globo, Seção Livros, p. 10, 13 fev. 1994.

  • ESTEVÃO, Andréa . Mais que um western: novos heróis ocupam velha paisagem. Jornal do Brasil, Idéias/Livros, 15 jan. 1994.

  • ESTEVÃO, Andréa . Lévi-Straus revê mitos indígenas. O Globo, Seção Livros, p. 6, 26 set. 1993.

  • ESTEVÃO, Andréa . As tramas de um novo mundo urbano. O Globo, Seção Livros, p. 5, 08 ago. 1993.

  • ESTEVÃO, Andréa . Diálogos à sombra de Lacan. O Globo, Seção Livros, p. 5, 11 jul. 1993.

  • ESTEVÃO, Andréa . Kafka no Labirinto do Cinema. O Globo, Seção Livros, p. 8, 17 jan. 1993.

  • ESTEVÃO, Andréa . Banhos de sangue e lições de história. O Globo, seção Livros, p. 8, 25 out. 1992.

  • ESTEVÃO, Andréa ; HERSCHMANN, M. M. . Artivismo Feminista no Carnaval Carioca: estudo de caso do bloco de rua Mulheres Rodadas. In: 43 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador / virtual. Ativismo Feminista no Carnaval Carioca: Estudo de caso do Bloco de Rua Mulheres Rodadas, 2020.

  • ESTEVÃO, Andréa . Materialidade fílmica no Documentário: Música e Imagem tecendo Fevereiros. In: XII Encontro Nacional de História da Mídia, 2019, Natal/ RN. XII Encontro Nacional de História da Mídia - ALCAR, 2019.

  • ESTEVÃO, Andréa ; LACOMBE, F. ; VELOSO, A. C. ; MAIA, T. ; NARANJO, S. . Slam das Minas RJ: A articulação das Mulheres pela Poesia e pelo Território. In: 42o.Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém/ PA. 42o.Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.

  • ESTEVÃO, Andréa ; SAPIA, JORGE . Protagonismo das Mulheres no Carnaval de rua: Festa, Cidadania e Direitos Humanos. In: X Encontro ANDHEP, 2018, Teresina - Piauí. Anais do 10 Encontros ANDHEP - 2018. Teresina: ANDHEP, 2018. p. 19-31.

  • DABREU, Patrícia ; ESTEVÃO, ANDRÉA . O Documentário no Cinema Brasileiro: um Contraponto com a Produção Televisiva Nacional. In: XI Encontro Nacional de História da Mídia, 2017, São Paulo. O Documentário do Cinema Brasileiro: um contraponto com a produção televisiva nacional, 2017.

  • DABREU, Patricia ; SAPIA, JORGE ; ESTEVÃO, Andréa . Documentário Sobre Carnaval de Rua e Produção de Memória. In: XXI International Meeting of Cinema, TV, Vídeo and Multimedia, 2017, Avanca. Avanca Cinema International Conference 2017. Avanca: Edições Cine-Clube Avanca, 2017. p. 321-326.

  • DABREU, Patrícia ; ESTEVÃO, ANDRÉA . A representação do feminino como elemento de tensão entre a retomada do cinema brasileiro e a retomada do carnaval de rua carioca. In: AVANCA | CINEMA 2016 Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação., 2016, Estarreja. A representação do feminino como elemento de tensão entre a retomada do cinema brasileiro e a retomada do carnaval de rua carioca, 2016. p. 28-36.

  • ESTEVÃO, Andréa ; Mões, Rodrigo . Trinta anos de folia nas páginas do jornal O Globo: análise da cobertura jornalística do Carnaval de Rua entre 1984-2015. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2016, 2016, São Paulo. XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 39, 2016, São Paulo. São Paulo: Intercom e USP, 2016.

  • DABREU, Patrícia ; ESTEVÃO, Andréa ; SAPIA, J. E. . O Carnavalesco como Habilidade da Arte Cinematográfica: Um Mapeamento das Imagens e Imaginários Brasileiros. In: Conferência Internacional de Cinema : Arte, Tecnologia, Comunicação, 2015, Avanca. Avanca Cinema International Conference 2015. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2015. p. 288-295.

  • ESTEVÃO, Andréa ; DABREU, Patrícia . Novas perspectivas no jornalismo: a mídia ninja e a narrativa jornalística em fluxo. In: CONFIBERCOM 2014, 2014, Braga. CONFIBERCOM 2014: OS DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO, 2014. p. 2421-2437.

  • SAPIA, J. E. ; ESTEVÃO, Andréa . O carnaval de rua do rio de janeiro: seus narradores, suas narrativas. In: CONFIBERCOM 2014, 2014, Braga. CONFIBERCOM 2014: OS DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO, 2014. p. 2120-2136.

  • ESTEVÃO, Andréa ; DABREU, Patrícia . Considerações sobre Teoria e Prática Jornalística a partir da Experiência narrativa da Mídia NINJA. In: INTERCOM SUDESTE 2014, 2014, Vila Velha - Espírito Santo. Comunicação: Guerra e Paz - XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2014.

  • DABREU, Patricia ; ESTEVÃO, Andréa . A Dupla Questão da Autoria: A Estética Hermenêutica e a Análise do Filme de Autor. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2013, Bauru. Comunicação em Tempos de Redes Sociais: Afetos, Emoções, Subjetividades, 2013.

  • ESTEVÃO, Andréa ; SAPIA, J. E. . Novas Formas de Ocupação do Espaço Público: Direitos Humanos, Memória e Festa. In: ALAS - XVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia, 2011, Recife. ALASXXVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia, 2011.

  • ESTEVÃO, Andréa . ANOTAÇÕES SOBRE CINEMA E MODA: RECORTES E COSTURAS A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO DE WIM WENDERS SOBRE YOHJI YAMAMOTO. In: II Encontro de Cinema UNESA, 2012, Rio de Janeiro. II Encontro de Cinema UNESA - Imaginários de Cinema e Moda, 2012. v. 1.

  • ESTEVÃO, Andréa . Cartografar o Carnaval de Rua Carioca: Territorialidades da Festa, Mediações da Folia, Vocação do Prazer e Ativismos da Alegria. In: Conexão Pós 2019, 2019, Rio de Janeiro. Cartografar o Carnaval de Rua Carioca: Territorialidades da festa, mediações da folia, vocação do prazer e ativismos da alegria, 2019.

  • DABREU, Patricia ; ESTEVÃO, Andréa . Vestígios de Experiência e Criação na Audiovisualidade Contemporânea: As Práticas Significantes de Abelardo Barbosa, o Chacrinha. In: 9o Encontro Nacional de História da Mídia, 2013, Ouro Preto. 9o Encontro Nacional de História da Mídia - Programação e Caderno de Resumos. p. 73-73.

  • ESTEVÃO, ANDRÉA ALMEIDA DE MOURA . Pesquisa Estética e Materialidade fílmica no documentário musical: Música e Imagem Tecendo Fevereiros. AVANCA | CINEMA , 2021.

  • ESTEVÃO, ANDRÉA . A Emergência do Tradicionalismo no século XXI:. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , 2021.

  • ESTEVÃO, Andréa . As Neofanfarras Femininas e artivismo no Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVÃO, Andréa . Pesquisa Estética e Materialidade Fílmica: música e imagem tecendo Fevereiros. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVÃO, Andréa ; HERSCHMANN, M. M. . Ativismo Feminista no Carnaval Carioca: estudo de caso do bloco de rua Mulheres Rodadas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVÃO, Andréa . Materialidade Fílmica no Documentário: música e imagem tecendo Fevereiros. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVÃO, Andréa . Oficina de TCC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESTEVÃO, Andréa . Mediações tecnológicas no Carnaval de rua carioca: o caso 'Mulheres Rodadas'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVÃO, ANDRÉA ; DABREU, Patrícia . O Documentário no Cinema Brasileiro: um Contraponto com a Produção Televisiva Nacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVÃO, ANDRÉA . Jonathan Crary e a produção do olhar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVÃO, Andréa ; DABREU, Patrícia . Considerações sobre Teoria e Prática Jornalística a partir da experiência narrativa da Mídia NINJA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAPIA, J. E. ; ESTEVÃO, Andréa . O Carnaval de Rua da Cidade do Rio de Janeiro, hoje, e seus narradores e narrativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DABREU, Patricia ; ESTEVÃO, Andréa . A Dupla Questão da Autoria: A Estética Hermenêutica e a Análise do Filme de Autor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DABREU, Patricia ; ESTEVÃO, Andréa . Vestígios de Experiência e Criação na Audiovisualidade Contemporânea: As Práticas Significantes de Abelardo Barbosa, o Chacrinha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAPIA, J. E. ; ESTEVÃO, Andréa . A RETOMADA DO CARNAVAL DE RUA NO RIO DE JANEIRO NA VIRADA DO SÉCULO XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVÃO, Andréa . ANOTAÇÕES SOBRE CINEMA E MODA: RECORTES E COSTURAS A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO DE WIM WENDERS SOBRE YOHJI YAMAMOTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAPIA, J. E. ; ESTEVÃO, Andréa . CARNAVAL DE RUA E REDES SOCIAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVÃO, Andréa . A Emergência do Tradicionalismo no século XXI: anotações sobre ascensão do neoconservadorismo e crise do paradigma da Modernidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021 (Resenha).

  • ESTEVÃO, Andréa . As surpreendentes narrativas radiofônicas de Walter Benjamin para crianças. Rio de Janeiro: Estácio, 2015 (Resenha).

Outras produções

ESTEVÃO, ANDRÉA . Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde - RECIIS. 2021.

SAPIA, J. E. ; FRYDBERG, M. ; ESTEVÃO, Andréa ; POTI, Raquel . Festival Sebastiana - Desenrolando a Serpentina - evento sobre Carnaval de Rua. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ESTEVÃO, Andréa ; GUILHON, T. ; MARINHO, M. ; ZARPEY, J. ; LUCCIOLA, C. . Mulheres em Bloco> Música e Feminismo no Carnaval Carioca. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ESTEVÃO, ANDRÉA . Histórias e Músicas do Carnaval Carioca. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ESTEVÃO, Andréa ; SOUZA, Sonia ; Ponte, Carlos ; PENHA, M. ; BASILIO, M. . Roda de Conversa Blocos de Rua: O Carnaval como possibilidade de exercício do direito à Cidade. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ESTEVÃO, Andréa ; THOME, D. . Programa Tema Livre sobre participação das mulheres no Carnaval. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ESTEVÃO, Andréa . Meu Bem, Volto Já: Memórias de Uma Odisseia Carnavalesca. 2022. (Roteiro para filme documentário de curta metragem).

ESTEVÃO, ANDRÉA ; SAPIA, JORGE . Histórias e Músicas do Carnaval Carioca. 2021. (Redação de material para websérie sobre Carnaval).

ESTEVÃO, Andréa . Projeto Nova Chance - Teorias da Comunicação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Conteúdo on line para a disciplina presencial Teorias da Comunicação).

ESTEVÃO, Andréa . Projeto Prepara - Teorias da Comunicação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

ESTEVÃO, Andréa . Teorias da Comunicação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

ESTEVÃO, Andréa . Oficina de texto acadêmico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ESTEVÃO, ANDRÉA . Workshop de Trabalho de Conclusão de Curso. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ESTEVÃO, Andréa . Estética da Imagem. 2012. (Produção de Conteúdo para disciplina on line da Graduação à Distância).

ESTEVÃO, Andréa . Comunicação e Política. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para a disciplina Comunicação e Política).

ESTEVÃO, Andréa . Estética da Imagem. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático da disciplina Estética da Imagem).

ESTEVÃO, ANDRÉA ; BLORIS, D. . O Baile. 2021. Diversas.

ESTEVÃO, ANDRÉA ; BLORIS, D. . Pandemie. 2021. Diversas.

ESTEVÃO, ANDRÉA ; BLORIS, D. . Gabinete de Curiosidades. 2021. Diversas.

ESTEVÃO, ANDRÉA ; BLORIS, D. . Visita. 2021. Diversas.

BLORIS, D. ; ESTEVÃO, Andréa . Cosmos. 2021. Diversas.

BLORIS, D. ; ESTEVÃO, ANDRÉA . Redemoinhos. 2021. Desenho.

BLORIS, D. ; ESTEVÃO, ANDRÉA . Cabelo. 2017. Diversas.

ESTEVÃO, Andréa . Participação na Ala das Baianas do Bloco Carnavalesco Meu Bem, Volto Já. 2019 (Performance).

ESTEVÃO, Andréa . Participação na Ala das Baianas do Bloco Carnavalesco Meu Bem, Volto Já. 2017 (Performance).

ESTEVÃO, Andréa . Participação na Ala das Baianas do Bloco Carnavalesco Meu Bem, Volto Já. 2016 (Performance).

ESTEVÃO, Andréa . Participação na Ala das Baianas do Bloco Carnavalesco Meu Bem, Volto Já. 2015 (Performance).

ESTEVÃO, Andréa . Desenrolando a Serpentina - Mesa 'Desde que o samba é samba'. 2014 (Mediação do Seminário 450 anos de Carnaval - Desenrolando a Serpentina).

ESTEVÃO, Andréa . ?Paraparangolagem em torno da Bolha : experiências de percepção tátil e espaço-temporal?. 2013 (Oficina).

ESTEVÃO, Andréa . Participação na Ala das Baianas do Bloco Carnavalesco Meu Bem, Volto Já. 2013 (Performance).

ESTEVÃO, Andréa . Participação na Ala das Baianas do Bloco Carnavalesco Meu Bem, Volto Já. 2012 (Performance).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    A Festa é boa pra pensar?: valores notícia e agendamento na cobertura jornalística do carnaval de rua do século XXI, Descrição: Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Almeida de Moura Estevão - Coordenador / Rodrigo Martins Silva Mões - Integrante.

Prêmios

2017

Terceiro Lugar no Concurso Público para Professor na IFRJ, CEFET MINAS/ Diretoria de Concursos e Processos Seletivos do IFRJ.

2016

Segundo Lugar Processo Seletivo Público para Professor Substituto do Setor de Metodologia Científica em Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação da UFRJ.

2014

Programa de Reconhecimento Colaborador Nota 10 - Qualidade das Práticas Pedagógicas, Universidade Estácio de Sá.

Histórico profissional

Experiência profissional

1997 - 2018

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor Adjunto II, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor Tutor de Ensino à Distância da disciplina Tópicos Especiais em Comunicação

Atividades

  • 02/2010

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética da Imagem

  • 03/1997

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação, Comunicação de Massa, Política da Comunicação

  • 05/2009 - 05/2010

    Extensão universitária , Centro de Comunicação e Artes.,Atividade de extensão realizada, Jornada de Iniciação Científica em Comunicação Social.

  • 12/2009 - 02/2010

    Ensino, Telejornalismo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Imagem

  • 05/2009 - 05/2009

    Extensão universitária , Centro de Comunicação e Artes.,Atividade de extensão realizada, Seminário: Novos Horizontes Profissionais em Comunicação Social.

  • 01/2009

    Ensino, Jornalismo Cultural, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias Contemporâneas da Comunicação

  • 01/2008

    Ensino, Comunicação Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Científicos da Comunicação

  • 02/2005 - 07/2006

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Imagem, Estética e Cultura de Massa

  • 05/2001 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 01/1999 - 06/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais.,Atividade de extensão realizada, Organização e coordenação de cursos de curta duração na área de Comunicação e Editoração.

  • 01/1999 - 06/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Atividades de Extensão do Curso de Comunicação.

  • 01/1999 - 06/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais, Centro de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Organização e coordenação dos Seminários Especiais em Comunicação.

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Grupo Barthes: grupo de estudos sobre corpo, gênero, subjetividade e cidade Desde 2004, o trabalho deste grupo de pesquisa investiga caminhos para refletir sobre a produção da subjetividade e as formas de subjetivação em inúmeras práticas contemporâneas seja no design, na arquitetura, na arte, na psicanálise, na politica ou em outras experiências que tensionam as relações entre corpo, gênero, sexualidade. A heterogeneidade do grupo reivindica a importância de um pensamento indisciplinado na construção de conhecimento. Este pensar indisciplinado, com referência ao pensamento e obra de Roland Barthes, caracteriza-se ainda pelo livre trânsito de teorias, pelas sobreposições de práticas e pela convergência entre produção científica e criação. O Grupo Barthes integra o Laboratório da Representação Sensível (LaRS), do PPG Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, e congrega estudantes e pesquisadores de diferentes áreas e instituições. As suas atividades envolvem encontros quinzenais para a discussão de textos e pesquisas de seus integrantes.

1995 - 1996

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/1995 - 08/1996

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagens Não Verbais, Análise do Discurso, Introdução à Comunicação

1996 - 2002

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1996 - 10/2002

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação, Política da Comunicação, Projeto Experimental - orientação de monografia