Ramiro Corrêa Júnior

Mestre em Filosofia Política e Ética pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP / IFCH Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduado em Ética ? Programa de Doutorado e Mestrado em Filosofia ? Universidade Federal de Minas Gerais, como Aluno Especial. Pós-graduado em Gerência de Informática pelo IETEC ? Instituto de Educação Tecnológica de Belo Horizonte. Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação (TI nas organizações ? Estratégia e Conceitos), Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas (Recursos Humanos, Direito do Trabalho ? Contratação de Trabalhadores, Balanced Scorecard, Processo de Comunicação e Comunicação Institucional, Motivação nas Organizações), Marketing (Produto, Marca, Novos Produtos e Serviços), Fundamentos de Gestão de Custos, pela Fundação Getúlio Vargas ? FGV Online. Especialista em Psicanálise Clínica lato sensu pela Conferência Nacional de Psicanalistas e Terapeutas ? Associação Nacional de Estudos e Pesquisas Humanitárias. Doutor lato sensu em Psicanálise pelo Doutorado Livre da Conferência Nacional de Psicanalistas e Terapeutas do Brasil ? Associação Nacional de Estudos e Pesquisas Humanitárias ? Universidade Livre das Américas, com a tese A INFLUÊNCIA DECISIVA DE PLATÃO SOBRE TEMAS FUNDAMENTAIS NO PENSAMENTO E NA PSICANÁLISE DE LACAN. Especialista em Sexologia Contemporânea pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Kierkegaard. Atua como Psicanalista em consultório próprio em Belo Horizonte e Formiga (MG). Membro da Associação Brasileira de Filósofos e Psicanalistas (ABRAFP). Atua como Professor universitário e de ensino médio nas disciplinas de Filosofia Geral, Filosofia do Direito e Ética Profissional; Argumentação e Retórica, Antropologia Cultural, Metodologia Científica; professor em Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia e Psicanálise. Experiência profissional como Gerente de Informática, Consultor e Analista de Sistemas desde 1980 em empresas de grande porte como General Motors do Brasil, EDS Brasil (Electronic Data Systems), Nacional de Grafite e Cerâmica Saffran.

Informações coletadas do Lattes em 27/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Filosofia

1998 - 2003

Universidade Estadual de Campinas
Título: Ética no sistema de idéias de Noam Chomsky,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Roberto Romano da Silva
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Qualidade Total, ISO 9000, discurso hegemônico, co.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Especialização em Gerência de Informática Pós Graduação Lato Sensu

1997 - 1997

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE BELO HORIZONTE
Título: Integração de Sistemas Administrativos.

Formação complementar

2011 - 2011

Especialização em Sexologia Contemporânea. (Carga horária: 80h). , Núcleo de Estudos e Pesquisas Kierkegaard, NEPK, Brasil.

2010 - 2011

Doutorado Livre. (Carga horária: 1240h). , Associação Nacional de Estudos e Pesquisas Humanitárias, ANEPH, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Balanced Scorecard. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Gestão de Marketing - Produtos, Marcas, Novos Prod. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Motivação nas Organizações. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Direito do Trabalho - Contratação do Trabalhador. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Processo de Comunicação e Comunicação Insntitucion. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Gestão da Tecnologia da Informação - TI nas organi. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2010

Psicanálise Clínica. (Carga horária: 390h). , Associação Nacional de Estudos e Pesquisas Humanitárias, ANEPH, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Programa de Posgraduacao em Filosofia FAFICH. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Programa de Posgraduacao em Filosofia FAFICH. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Posgraduacao Lato Sensu Gerencia de Informatica. (Carga horária: 60h). , Instituto de Ensino Tecnológico de Bello Horizonte, IETEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Filosofia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Filosofia do Direito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gerenciamento e Integração de Sistemas Empresariais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Psicanálise.

Participação em eventos

Semana Interna de Prevenção de Acidentes Grupo AMEP.VALORES HUMANOS. 2011. (Encontro).

Semana Bioquímica.Perdas e Ganhos com as Trocas entre Culturas - visão antropológica. 2008. (Encontro).

Semana Interna de Precenção de Acidentes do Trabalho.Ética no trabalho. 2008. (Encontro).

Aula inaugural para escola de Ensino fundamental e médio.Mitologia grega para professores e crianças do ensino médio e fundamental. 2007. (Encontro).

I Semana de Gestão do CEFET -BAMBUI - MG.A teoria da Virtude de Aristóteles em modelo de gestão ética e acadêmica. 2007. (Seminário).

Aristóteles e a Teoria da Virtude: ética e engajamento. Congresso de Direito da Faculdade de Direito de Piumhi. 2006. (Congresso).

Congresso de Direito da UNILAVRAS (Universidade Estadual de Lavras, MG). Aristóteles e a Teoria da Virtude: a transgressão e o Direito. 2006. (Congresso).

Formatura turma Administração de Empresas - UNIFORmg,.Paraninfo da turma de 2006 de Faculdade de Administração de Empresas. 2006. (Outra).

IV Congresso de Educação do UNILAVRAS. Breve história do Pensamento Científico a partir de Tomás de Aquino e Roger Bacon. 2006. (Congresso).

IV Congresso de Direito ? Novos Paradigmas do Direito - da UNIFENAS (Universidade de Alfenas). Aristóteles e a Teoria do Mesotês ? fundamentos para elaboração de códigos de ética empresarial e profissional. 2005. (Congresso).

O Perfil Profissional Desejado Pelo Mercado.I Seminário de Estudos Gerenciais do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas do UNIFORmg. 2004. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Judson Luis Eufrásio

Marcos Vinícius Gomes;CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Clima organizacional: e identificação de possíveis fatores negativos em uma empresa de agronegócio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Eduardo Machado Pinto

Marcos Vinícius Gomes;CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. A influência do marketing: a prática para alcançar a satisfação do cliente na empresa Prodoeste. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: André Arantes Camilo

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Ética na tomada de decisão dentro do processo de sucessão em empresas do agronegócio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contaeis) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Grécia Macedo

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro; Aluizio Alvez Correa. A ética da equidade e a noção de instituição no Conselho Recional de Contabilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contaeis) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Matheus Rodrigues de Oliveira

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. A influência da formação do gestor no crescimento das micro e pequenas empresas comerciais de formiga mg. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitario de Formiga.

Aluno: Kellen de Oliveira Silva

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro; Aluizio Alvez Correa. A ética profissional como diferencial de comportamento na profissão e responsabilidade do contador perante o cliente e a sociedade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contaeis) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Andrea Alves

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Importancia da utilização do Planejamento Estratégico na constrituição de albergues. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Edvaine Aparecida Veiga e Lidiane Damasceno

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro; Aluizio Alvez Correa. Ética na Contabilidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contaeis) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Eduardo José Veloso

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. A necessidade de treinamento para fidelização de clientes e melhoria no atendimento ao publico - um estudo em um comércio de frutas, verduras e leguems. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Fabiana Neces Bestolacini Silva

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Analise do mercado secundário de ações "uma recomendação de investimentos". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Fernanda Kelly de Souza

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Ampliação empresarial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitario de Formiga.

Aluno: Isabel Cristina da Silva Arantes

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Excelência no atendimento nas instituições financeiras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Naiara Graciela de Oliveira

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Satisfação do cliente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário de Formiga.

Aluno: Priscila Alves Arantes

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Empresa familiar, conflitos, profissionalização e sucessão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de empresas) - Centro Universitário de Formiga.

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Seleção de professor de Direito Civil IV - tema: - Responsabilidade Social de Direito Público e Privado. 2006. Centro Universitário de Formiga.

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Seleção para professor de Sociologia Jurídica. 2006. Centro Universitário de Formiga.

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Humanos. 2011. Centro universitário de Formiga.

Orientou

Jéssica Fernandes da Silva Simão

GESTÃO DE COMPORTAMENTOS ÉTICOS SUSTENTADOS POR UM IDEAL DE JUSTIÇA ENTRE DIREÇÃO E COLABORADORES; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Contabeis) - Centro Universitario de Formiga; Orientador: Ramiro Corrêa Júnior;

JANAÍNA FÁTIMA PEREIRA

A MORAL E A ÉTICA DO CONTABILISTA VERSUS ERROS COMISSIVOS E OMISSIVOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Contabeis) - Centro Universitario de Formiga; Orientador: Ramiro Corrêa Júnior;

Felyppe Raydgiy

Sistemas Balancias de Indicadores para Desempenho Estratégico de uma Empresa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Ramiro Corrêa Júnior;

André Arantes Camilo

Ética na tomada de decisão dentro do processo de sucessão em empresas familiares do setor de calcário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contaeis) - Centro Universitário de Formiga; Orientador: Ramiro Corrêa Júnior;

Grécia Macedo

A ética da equidade e a noção de instituição no Conselho Regional de Contabilidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Contabeis) - Centro Universitario de Formiga; Orientador: Ramiro Corrêa Júnior;

Edvaine Aparecida Veiga e Lidiane Damasceno

Ética na Contabilidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Contabeis) - Centro Universitario de Formiga; Orientador: Ramiro Corrêa Júnior;

Kellen de Oliveira Silva

A ética profissional como diferencial de comportamento na profissão e a resposabilidade do Contador perante o cliente e a Sociedade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Contabeis) - Centro Universitario de Formiga; Orientador: Ramiro Corrêa Júnior;

Produções bibliográficas

  • CORRÊA JUNIOR, R. . Acerca da Consciência Eterna: lições sobre religiosidade na filosofia do direito de Hegel. Revista do Curso de Direito do Unifor , v. v.8, p. 48-67, 2017.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . A equação hobbesiana da liberdade. Conexão Ciência - Revista Científica da FUOM , v. 2, p. 59-65, 2005.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Sartre e a liberdade. 1. ed. Porto Alegre: Editora Pragmatha, 2014. v. 1. 42p .

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Epicuro e o prazer. 1. ed. Porto Alegre: Editora Pragmatha, 2014. v. 1. 63p .

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Agostinho e a Verdade. 1. ed. Porto Alegre: Editora Pragmatha, 2014. v. 1. 42p .

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro ; ANO, Alunos Do Curso de Pedagogia I . Relendo Platão Sem Preconceitos. UEMG - FUNEDI, Divinópolis, MG: Gráfica da UEMG, FUNEDI / INESP, Divinópolis, MG, 1999. v. 50. 100p .

  • CORRÊA JUNIOR, R. . Direito sensível: a privacidade entre a filosofia do direito e a psicanálise. In: Fábio Antunes Gonçalves; Ana Flávia Rodrigues Niunes. (Org.). Temas Contemporâneos de Direito. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2017, v. 1, p. 79-114.

  • GONCALVES, F. A. ; NUNES, A. M. P. ; CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Fundamentos sobre não-violência enquanto virtude nos labirintos da filosofia do direito. In: Fábio Antunes; Ana Maria Paulinelli et all. (Org.). Atualidade e Direito. 1ed.Formiga: Editora Unifor-MG, 2014, v. 1, p. 163-196.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . A alegoria da caverna, em A República de Platão. Equinox & Solstix, Brasília, 30 set. 2006.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Para abordar Lísis, de Platão. Equinox & Solstix, Brasília, , v. n4, p. 14 - 16, 30 jun. 2006.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Introdução ao diálogo Fedro, de Platão. Equinox & Solstix, Brasília, p. 22, 30 mar. 2006.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . · Palestra: Filosofia e Mitologia para Yoga. Núcleo de Yoga Integral Sevananda, Betim, Julho de 2003.. In: Filosofia e Mitologia para Yoga., 2003, Betim, MG. Filosofia e Mitologia para Yoga., 2003.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Educação e Ética. In: Educação e Ética - Encontro de Educação da Prefeitura de Arcos, MG, 2002, Arcos, MG. Educação e Ética - Encontro de Educação da PRefeitura de Arcos, MG, 2002.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Painel Pós-Modernidade. In: Palestra Painel da Pos-Modernidade na Agenda Cultural 2000 PUC-MG Arcos, 2000, Arcos, MG. Palestra Painel da Pos-Modernidade na Agenda Cultural 2000 PUC-MG Arcos, 2000.

  • VERSIANI, Angela França ; ASSUNÇÃO, José Carlos ; CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Desafios e Perspectivas na Elaboração de Projetos Interdisciplinares em Cursos de Administração - O Caso Concreto do Curso de Comércio Exterior da PUC.Minas Arcos.. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2000, Salvador, 2000, Salvador. I Enangrad, 2000., 2000.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Aristóteles e a Teoria da Virtude: a transgressão e o Direito. In: Congresso de Direito da UNILAVRAS (Universidade Estadual de Lavras), 2006, Lavras. Faculdade de Direito do UNILAVRAS.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Aristóteles e a Teoria da Virtude: ética e engajamento. In: Congresso de Direito da Faculdade de Direito de Piumhi, 2006, Piumhi. Faculdade de Direito de Piumhi, 2006.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Aristóteles e a Teoria do Mesotês ? fundamentos para elaboração de códigos de ética empresarial e profissional. In: IV Congresso de Direito ? Novos Paradigmas do Direito - da Universidade de Alfenas, 2005, Alfenas. Universidade de Alfenas - Faculdade de Direito.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . DIREITO SENSÍVEL: A PRIVACIDADE ENTRE A FILOSOFIA DO DIREITO E A PSICANÁLISE. Revista do Curso de Direito do UNIFOR , 2017.

  • CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Acerca da CONSCIÊNCIA ETERNA: lições sobre RELIGIOSIDADE na filosofia do direito de Hegel. Revista do Curso de Direito do UNIFOR , 2017.

Outras produções

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Psicanálise Filosofix. 2011; Tema: Psicanálise. (Site).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Facebook Ramiro Corrêa Jr. 2010; Tema: Rede Social - Filosofia. (Rede social).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Blog Filosofix. 2007; Tema: artigos em filosofia, ética, cronicas. (Site).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Psicanálise e Psicoterapia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro ; RODRIGUES, W. A. . Estudos sobre o diálogo Lísis, de Platão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Hermenêutica em Ricoeur e Gadamer. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Breve história da formação do pensamento científico, a partir de Tomas de Aquino e Roger Bacon. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro ; RODRIGUES, W. A. . Estudos sobre o diálogo O Banquete, de Platão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro ; RODRIGUES, W. A. . Estudos acerca do diálogo Fedro, de Platão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORRÊA JÚNIOR, Ramiro . Estudos acerca do Fedro, de Platão. 2005 (Curso de extensão universitária) .

Prêmios

2010

Grão Duque, Grã Casa Imperial do Conhecimento Filosófico Universal.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitario de Formiga. , Av. Dr. Arnaldo de Senna, 328, Agua Vermelha, 35570000 - Formiga, MG - Brasil, Telefone: (37) 33291400, Fax: (37) 33291400, URL da Homepage:

Experiência profissional

1980 - 1985

General Motors do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas O&M - Manufatura, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1980 - 04/1985

    Direção e administração, Sistemas O M Engenharia de Manufatura, Departamento de Sistemas O M.,Cargo ou função, Analista Senior de Sistemas, Organização e Métodos da Manufatura.

1985 - 1992

Electronic Data Systems do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1985 - 10/1992

    Direção e administração, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Suporte Ao Cliente.,Cargo ou função, Analista de Sistemas.

  • 04/1985 - 10/1992

    Direção e administração, Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Suporte Ao Cliente.,Cargo ou função, Gerente de Sub-Conta General Electric BH, Eluma Autopeças Contagem.

1992 - 1994

Nacional de Grafite S A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Informática, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/1992 - 04/1994

    Direção e administração, Iinformática, Departamento de Informática.,Cargo ou função, Gerente.

1994 - 1998

Ceramica Saffran

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Informática, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1994 - 02/1998

    Direção e administração, Informática, Departamento de Informática.,Cargo ou função, Gerente.

1997 - 1999

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/1999 - 06/1999

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Educação

  • 02/1999 - 06/1999

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia científica

  • 02/1998 - 06/1998

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

2000 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2000 - 02/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filsofia Geral I

  • 02/2001 - 06/2001

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral I / II

2002 - 2006

Universidade José do Rosário Vellano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2002

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral, Filosofia Jurídica, Ciência Política, Sociologia Geral, Revisão do Direito (Sociologia e Filosofia do Direito)

2005 - Atual

Colégio De Aplicação

Vínculo: Professor de Filosofia, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia Ensino Médio, Carga horária: 8

Outras informações:
Instituição de Ensino Primário, Fundamental e Médio, em Formiga, MG, vinculada ao Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG

2002 - Atual

Fundação Educacional Comunitária Formiguense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2013

    Ensino, Educação Físicq, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 02/2007

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia 2, Filosofia 1

  • 07/2005

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral, Filosofia do Direito

  • 02/2002

    Ensino, Contabilidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional, Filosofia Geral

  • 02/2002

    Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional, Filosofia Geral

  • 02/2005 - 06/2007

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Filosofia da Ciência, Filosofia Geral