Hugo Raphael Gomes Silva

Mestre em geociências e bacharel em geologia pela UERJ e pós-graduado pela UFRJ em Master Business Petroleum, atuou na área de Geologia de Engenharia até 2011 quando migrou para o setor de óleo e gás, atuando offshore nas áreas de mudlogging, LWD/MWD e direcional drilling. Doutorado (incompleto) em Geofísica no Observatório Nacional trabalhando com cicloestratigrafia e calibração astronômica na Bacia do Potiguar.Atualmente geólogo de campo na Petrobras.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geofísica

2019 - Atual

Observatório Nacional
Título: Cicloestratigrafia e Calibração astronômica do intervalo Albiano ao Campaniano da Bacia do Potiguar
Daniel Ribeiro Franco. Coorientador: Pillar de Oliveira Carvalho Rodrigues. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis

2016 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação sismoestratigráfica de uma área no bloco SS-AR3-SANTOS, pós-sal Bacia de Santos pós-sald, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Hernani Aquini Fernandes Chaves
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sismoestratigrafia; geologia; bacia de santos; pós-sal.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica / Especialidade: Propriedades Físicas das Rochas. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências. Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.

Graduação em GEOLOGIA

2004 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Prospecção de Manganês e Grafita utilizando métodos geofísicos
Orientador: Nely Palermo

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Colégio Pedro II

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Petrologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Comissão julgadora das bancas

Paulo Vicente Guimarães

GUIMARAES, P. V.; PALERMO, N.; Ronaldo Mello Pereira. Análise da Assinatura Aeromagnetométrica da Zona Manganesífera-Grafitosa entre Itaperuna e Recreio, RJ.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sérgio Bergamaschi

CHAVES, H. A. F.Bergamaschi, Sergio; Souza, R.S.. Avaliação sismoestratigráfica de uma área no Bloco SS-AR3-SANTOS, pós-sal da Bacia de Santos. 2019. Dissertação (Mestrado em Pos-Graduação em Analise de Bacias e Faixas Moveis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ.

Hernani Aquini Fernandes Chaves

CHAVES, H. A. F.; SOUZA, RS;BERGAMASCHI, S.. Avaliação sismoestratigráfica de uma área no Bloco SS-AR3-SANTOS, pós-sal da Bacia de Santos. 2019. Dissertação (Mestrado em Prog. Pós-Grad. Análise de Bacias e Faixas Móveis) - Faculdade de Geologia / UERJ.

Nely Palermo

PALERMO, N.; Guimarães,P.V.;DOURADO, F.. Análise da assinatura aeromagnetométrica da zona manganesífera-grafitosa entre Itaperuna e Recreio, RJ.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rogério Schiffer de Souza

Chaves, H.A.F.; Bergamaschi, S.;SOUZA, R. S.. Avaliação sismoestratigráfica de uma área no Bloco SS-AR3-SANTOS, pós-sal da Bacia de Santos. 2019. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Francisco de Assis Dourado da Silva

DOURADO, F.PALERMO, N.GUIMARAES, P. V.. Análise da assinatura aeromagnetométrica da zona manganesífera-grafitosa entre Itaperuna e Recreio, RJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Julio Cesar Horta de Almeida

Integração e Edição de Cartas Geológicas no Grupo de Pesquisa em Geotectônica ? TEKTOS; 2006; Orientação de outra natureza; (Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Estágio Interno Complementar; Orientador: Julio Cesar Horta de Almeida;

Pillar de Oliveira Carvalho Rodrigues

Cronoestratigrafia e calibração astronômica da porção central da Bacia de Santos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Geofísica) - Observatório Nacional, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Nely Palermo

Análise da assinatura aeromagnetométrica da zona manganesífera-grafitosa entre Itaperuna e Recreio, RJ; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nely Palermo;

Produções bibliográficas

  • PALERMO, N. ; DOURADO, F. ; SILVA, H. R. G. . ANÁLISE DA ASSINATURA AEROMAGNETOMÉTRICA DA FAIXA MANGANESÍFERA-GRAFITOSA LOCALIZADA ENTRE RECREIO E ITAPERUNA,RIO DE JANEIRO. In: 12 Simposio de Geologia do MG, 2011, Nova Friburgo. 12 Simposio de Geologia do Sudeste, 2011.

  • RODRIGUES, D. ; SANTOS, A. C. ; RAMOS, G. V. ; MONTEIRO, F. ; SILVA, H. R. G. ; FONSECA, L. G. ; SCHMITT, R. ; SILVA, R. S. E. . GEOLOGIA DA SERRA DO PALMITAL (SAQUAREMA, RJ) E A RELAÇÃO ESTRUTURAL EMBASAMENTO E SUPRACRUSTAIS NO TERRENO CABO FRIO. In: XI Simpósio de Geologia do Sudeste 2009, 2009, São Pedro. Anais do XI Simpósio de Geologia do Sudeste, 2009.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Análise da assinatura aeromagnética da faixa manganesífera-grafitosa localizada entre Recreio e Itaperenua, Rio de Janeiro, Descrição: As ocorrências de grafita e manganês da região noroeste do estado, conhecidas desde a década de 70, foram recentemente descritas como lentes irregulares e alongadas na direção nordeste-sudoeste, com espessura variando de 1,5 a 3 metros e, com extensões presumíveis métricas a quilométricas. São compostas por material mangano-grafitoso e gnaisse grafitoso, encaixadas em granada-biotita- sillimanita-grafita gnaisse, ferro-exalito, gonditos, rochas calciossilicáticas, anfibolitos e diopsiditos. Essas rochas foram identificadas como pertencentes a Megasequencia Andrelandia. Utilizando os dados aeromagnetométricos do Projeto Aerogeofísico São Paulo-Rio de Janeiro (CPRM,1978) foi gerado o mapa de anomalias magnéticas da área alvo após tratamento dos dados no Programa Oasis Montaj. A integração dos dados aerogeofísicos e geológicos indicam uma correlação entre faixa de anomalias magnéticas e o conjunto de lentes mangano-grafitosas encaixadas em granada-sillimanita-grafita gnaisses, gnaisses grafitosos, ferro exalitos, anfibolitos e diopsiditos. A faixa de anomalia magnética apresenta a mesma direção nordeste-sudoeste, com inflexão para norte, e extensão quilométrica. Essa constatação nos leva a sugerir essa metodologia como guia prospectivo para possíveis alvos de grafita e manganês na região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Hugo Raphael Gomes Silva - Integrante / Nely Palermo - Coordenador / Francisco Dourado - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Geologia da Serra do Palmital (Saquarema,RJ) e a relação estrutural embasamento e supracrustais no terreno Cabo Frio, Descrição: A Serra do Palmital está situada na porção oeste do Terreno Cabo Frio, um domínio tectônico justaposto à Faixa Ribeira no Cambriano. Este trabalho apresenta os resultados de um mapeamento geológico na escala 1:25.000. A área é constituída por biotita-ortognaisses e ortoanfibolitos intercalados; (granada) sillimanita-biotita paragnaisses e granada-biotita gnaisses. Estas três unidades são correlacionáveis ao Complexo Região dos Lagos (embasamento paleoproterozóico), Grupo Búzios-Palmital (supracrustais do Neoproterozóico) e Unidade Tinguí (gnaisses migmatíticos não datados), respectivamente, e foram deformadas e metamorfisadas no evento termo-tectônico referido como Orogenia Búzios. Todos os litotipos são cortados por diques de diabásio com orientação NE-SW, espessuras métricas a decamétricas, correlacionáveis aos diques meso-cenozóicos do sudeste do Brasil. O embasamento é a unidade predominante nas áreas baixas a leste, constituído por ortognaisses graníticos com textura estromática localizada. Nos domínios estruturais de baixo strain preserva feições ígneas. Os paragnaisses do Palmital foram definidos originalmente nesta área e sustentam a topografia da serra homônima. Constituem biotita gnaisses e (granada) sillimanita-biotita gnaisses com feições de fusão parcial. Apresentam um contato dobrado com os ortognaisses do embasamento a leste e a oeste estão por baixo da unidade Tinguí. Os granada-biotita gnaisses (Tinguí) apresentam bandamento restrito às zonas de maior strain, marcado pela variação no conteúdo de granada e biotita e pela disposição de veios leucossomáticos (em torno de 40%). Geralmente a Unidade Tinguí apresenta-se como gnaisses homogêneos porfiroblásticos (plagioclásio e granada). A foliação metamórfica principal (S1) das três unidades gnáissicas é paralela à variação composicional (S0), sendo marcada pelas biotitas e agregados quartzo-feldspáticos, além da intercalação de veios leucossomáticos. Apresenta uma distribuição heterogênea com a maior população de direção principal N20E-S20W e alto a médio mergulho para os quadrantes SE e NW. Outra população menor tem direção NW-SE com mergulho médio para sudoeste. Este padrão é explicado pelas dobras fechadas a isoclinais, do tipo reclinadas com eixo de caimento baixo a médio para sudoeste. O plano axial tem mergulho médio a alto para SE e NW, sendo marcado por uma foliação espaçada com crenulação nos níveis mais ricos em biotita. Zonas de cisalhamento NE-SW dúcteis cortam as demais estruturas, exibindo indicadores cinemáticos sinistrais. O contato entre o embasamento e as rochas supracrustais Palmital está dobrado, estando por vezes invertido. O contato entre a unidade Tinguí a oeste e os paragnaisses Palmital é interpretado como o limite entre o Terreno Cabo Frio (TCF) e o Terreno Oriental (TO) (Faixa Ribeira). Este contato NE-SW tem alto ângulo de mergulho para NW e está dobrado, diferentemente da região de Macaé onde uma tectônica de baixo ângulo coloca o TCF sobre o TO. Esta fase tardia de dobramento é marcada por estruturas dúcteis-rúpteis transpressionais, possivelmente relacionadas a um ajuste oblíquo da colisão do Terreno Cabo Frio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Raphael Gomes Silva - Integrante / Renata Schmitt - Coordenador / Leonardo Gois da Fonseca - Integrante / Anderson Costa dos Santos - Integrante / Diana Rodrigues - Integrante / Felipe Corrales Pereira - Integrante / Guilherme Veloso Ramos - Integrante / Patricia Almeida de Toledo Piza - Integrante / Rafaela Costa - Integrante / Rosangela de Souza e Silva - Integrante / Flavia Monteiro - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2007

Tecnosolo Engenharia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuando no apoio de análises de risco de cavas de mineração em minas da Vale

2009 - 2011

Concremat Engenharia e Tecnologia S/A

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando em análises de área de risco em favelas do Rio de Janeiro (capital) e na Região Serrana. Projetos visando mapeamento e propostas de intervenção nas áreas, em conjunto com a GeoRio. Projetos de mapeamento do traçado de estradas e ferrovias.

2012 - 2012

Weatherford

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geologo/mudlogger, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Preparação, descrição e análise de amostras de calha, observação fluoroscópica de indícios de hidrocarbonetos. Atualização da litologia no sistema da empresa contratante, além de outras informações a serem combinadas com o cliente.

2013 - 2016

Baker Hughes - Filial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geologo/mudlogger, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhamento nas operações de perfuração. Acompanhamento na aquisição de dados geofísicos utilizando ferramentas MWD/LWD. Acompanhamento das operações de direcional drilling do escritório da cliente, utilizando a ferramenta CoPilot afim de se mitigar situações como vibrações e doglegs. Descrição e análise de amostras de calha, observação fluoroscópica de indícios de hidrocarbonetos. Atualização da litologia no sistema da empresa contratante, além de outras informações a serem combinadas com o cliente

2020 - 2022

Schlumberger Serviços de Petróleo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: geologo, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2022

Observatório Nacional

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Doutorado em Cicloestratigrafia e calibração astronômica da Bacia do Potiguar

2022 - Atual

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo, Regime: Dedicação exclusiva.