Daniele Pereira de Souza
Daniele Pereira de Souza é atriz, performer, arte-educadora. Especialização em Arte Educação, Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas pela Escola de Belas Artes da UFBA (2020), Licenciatura em Teatro (em curso), Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Planejamento e Gestão (2018). Sanitarista, graduada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou em filmes, peças publicitárias e espetáculos teatrais. Trabalha como atriz, roteirista e produtora nos coletivos Cinemas Possíveis, Kurumin Produções e Ouriçado Produções. Coordena coletivamente e atua como arte educadora no Quilombo Educacional Gbesa, pré-vestibular afroperspectivado voltado para jovens pretos oriundo de escola pública e periferia. Integra a equipe de produção/comunicação da Pele Negra - Estudos em Teatro(s) Preto(s). Fez parte do Laboratório de Atores realizado pel?A Outra Companhia de Teatro. Participou da ação Curricular em Comunidade e Sociedade ?Teatro e Comunidade? oferecida pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, resultando na
montagem de três espetáculos baseados na comédia dell?arte. Foi bolsista de iniciação científica desenvolvendo sua pesquisa no Instituto de Humanidades, Artes e Ciência (IHAC/UFBA) e no Programa de Educação Pelo Trabalho - PET Redes de Atenção Psicossocial, onde criou produções artísticas junto a estudantes do EJA e pessoas em situação de vulnerabilidade do CAPS Gregório de Matos.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Curso de especialização com área de concentração em sob forma de residência
2016 - 2018
Instituto de Saúde Coletiva
Título: Acompanhamento de Políticas e Programas voltados para a infância Indígena no Brasil (2002-2017)
Orientador: Monique Azevedo Esperidião
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Graduação em Saúde Coletiva
2011 - 2014
Universidade Federal da Bahia
Título: A atenção a usuários de álcool e outras drogas na atenção básica: uma revisão sistemática
Orientador: Mônica de Oliveira Nunes
Formação complementar
2013 - 2013
Extensão universitária em Extensão Universitária em Atividade Curricular em Comunidade Saúde Mental. (Carga horária: 68h). , Faculdade de Medicina da Bahia, FAMEB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Extensão em Atividade Curricular em Comunidade Promoção da Saúde. (Carga horária: 68h). , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor MIlton Santos, IHAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
SOUZA, D. P. ; LOPES, S. R. M. ; TEIXEIRA, D. S. ; SANTOS, E. C. P. ; DANTAS, E. S. ; SOUZA, I. S. ; SOUZA, J. S. ; SOUZA, M. F. L. ; MARTINS, J. S. ; SOUZA, C. C. ; ALMEID, A. C. S. . III Encontro Baiano de Residentes em Saúde. 2017. (Outro).
SOUZA, D. P. . Encontro Regional Nordeste II da Rede Unida. 2015. (Outro).
SOUZA, D. P. ; SOUZA, M. K. B. . 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Bahia. 2014. (Outro).
SOUZA, D. P. . Etapa Macrorregional da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Bahia. 2014. (Outro).
OLIVEIRA, J. F. ; SOUZA, D. P. ; CARNEIRO, A. C. ; LIMA, A. J. A. ; COSTA FILHO, D. F. ; UZEDA, C. ; COSTA, J. ; MEIRELES, L. S. ; RIOS, M. C. ; MOLINA, M. R. S. ; SOUZA, N. S. ; DANTAS, M. G. A. . I Seminário PET Saúde Redes de Atenção Psicossocial. 2014. (Outro).
SOUZA, D. P. ; SOUZA, M. K. B. . XII Conferência Municipal de Saúde de Salvador. 2013. (Outro).
SOUZA, D. P. ; FREITAS, M.S. ; SILVA, M. E. S. . I Campanha de Sensibilização - Segurança do Paciente. 2013. (Outro).
SOUZA, D. P. . I Encontro Nordeste Comunicação e Saúde. 2012. (Outro).
Participação em eventos
3 Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE NO ÂMBITO DISTRITAL DE SALVADOR. 2017. (Congresso).
Simpósio - Pré-Congresso - Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação na Saúde.Trabalho e Educação na Saúde. 2017. (Simpósio).
7 Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária.-. 2016. (Simpósio).
I Seminário de Política para as Artes: Impasses e Perspectivas.-. 2016. (Seminário).
Encontro Regional Nordeste II da Rede Unida.Sanitaristas e Bachareis em Saúde Coletiva e o mundo do Trabalho. 2015. (Oficina).
Encontro Regional Nordeste II da Rede Unida.Trabalho e Educação na Saúde: desafios e conexões na invenção da vida. 2015. (Encontro).
I Encontro Nordeste Comunicação e Saúde.Comunicação e Saúde. 2015. (Encontro).
I Seminário Interdisciplinar Saúde da População Negra.I Seminário Interdisciplinar Saúde da População Negra. 2015. (Seminário).
IV Seminário Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde: Políticas de Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde.Política de Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2015. (Seminário).
XIII Conferência Municipal de Saúde.Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro.. 2015. (Outra).
XVI Seminário Nacional do Projeto Integralidade - Nordeste e Ciclo de Debates - Vulnerabilidade, Direito Universal à Saúde e Mobilização Social.O mito da democracia racial e a (des)construção da identidade de raça no grupo de estudos sobre raça e transversalidades. 2015. (Seminário).
11° Congresso Internacional Rede Unida. A IMPORTÂNCIA DOS CAMPOS DE ESTÁGIO NO COTIDIANO DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE EPIDEMIOLOGIA DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS. 2014. (Congresso).
11° Congresso Internacional Rede Unida.Educação Popular e Comunicação em Saúde. 2014. (Oficina).
11° Congresso Internacional Rede Unida.Arte, participação e produção de conhecimento. 2014. (Oficina).
11° Congresso Internacional Rede Unida.O campo de atenção psicossocial: Um olhar sobre os avanços e os novos desafios. 2014. (Outra).
11 Congresso Internacional da rede Unida. "Girar vida, Política e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS". 2014. (Congresso).
1 Aulão do Conselho Municipal de Saúde (Saúde, Educação e Cidadania em Defesa do SUS).SUS, Controle Social e Papel dos Conselheiros. 2014. (Outra).
7ª Aula Pública do SUS.Direito à Saúde e o SUS: avançar com a Reforma Sanitária. 2014. (Outra).
Audiência Pública: Plano Municipal de Saúde 2014-2017 em debate. 2014. (Outra).
Audiência Pública: Plano Municipal de Saúde 2014-2017 em debate.Plano Municipal de Saúde 2014-2017 em debate. 2014. (Outra).
Colóquio: O sujeito, as drogas e o cenário atual -desafios do fazer profissional em um campo cindido.O sujeito, as drogas e o cenário atual -desafios do fazer profissional em um campo cindido. 2014. (Outra).
I Encontro Itinerante do SUS BAHIA/ Quinta da Roda.I Encontro Itinerante do SUS BAHIA. 2014. (Encontro).
III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade. I Mostra Baiana de Núcleos de Apoio à saúde. 2014. (Congresso).
III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade. Saúde, Drogas E Escola: A Experiência Do Pet Redes De Atenção Psicossocial. 2014. (Congresso).
III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade. Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas. 2014. (Congresso).
III Encontro Regional dos Estudantes de Saúde Coletiva Nordeste.Militância: A Reforma Sanitária continua. 2014. (Encontro).
II Mostra Científica do SUS Bahia.MOBILIZAÇÃO SOCIAL E O MOVIMENTO ESTUDANTIL. 2014. (Outra).
I Seminário PET Saúde Redes de Atenção Psicossocial.Redes de Atenção. 2014. (Seminário).
IV Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência - OCUPA NISE 2014 e XV Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Ocupa NISE. 2014. (Congresso).
Ocupa Nise - IV Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência. UM HOTEL E SPA DA LOUCURA COMO PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL. 2014. (Congresso).
O paciente com transtorno mental no Hospital Geral.Transtornos mentais. 2014. (Seminário).
O paciente com transtorno mental no Hospital Geral.O paciente com transtorno mental no Hospital Geral. 2014. (Seminário).
Seminário: O paciente com transtorno mental no Hospital Geral Roberto Santos.Saúde mental. 2014. (Seminário).
V Aula Pública do SUS.Promoção da Saúde. 2014. (Outra).
II Encontro Regional dos Estudantes de Saúde Coletiva.II Encontro Regional dos Estudantes de Saúde Coletiva. 2013. (Encontro).
II FEIRA DO CONTO. Reflexões sobre loucuras numa roda de conversa. 2013. (Feira).
III Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva.Mobilização Social e o Movimento Estudantil:Como fluem os processos de comunicação entre os graduandos em Saúde Coletiva?. 2013. (Encontro).
III Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva."A efervescência estudantil: Das mobilizações à saúde que queremos". 2013. (Encontro).
I Mostra Salvador PET Saúde: Formação pelo Trabalho o ensino nos serviços de saúde.Formação pelo Trabalho o ensino nos serviços de saúde. 2013. (Outra).
I Seminário de formação política dos Centros Acadêmicos de Saúde Coletiva.Formação critica reflexiva da situação atual da saúde no Brasil. 2013. (Seminário).
I Seminário Nacional dos Centros Acadêmicos de Saúde Coletiva.Movimento Estudantil. 2013. (Seminário).
VI Aula Publica do SUS.Constituição dos sujeitos,formação e trabalho no SUS. 2013. (Outra).
10° Congresso Internacional Rede Unida. Educação, saúde e participação: Ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano.. 2012. (Congresso).
10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. ?Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania?. 2012. (Congresso).
10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Ciência para a cidadania. 2012. (Congresso).
II Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva.Saúde Coletiva enquanto Movimento Social. 2012. (Encontro).
V Aula Pública do SUS.Promoção da Saúde. 2012. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SOUZA, D. P. ; ESPERIDIAO, M. A. . Acompanhamento da políticas e programas voltados para a infância indígena no Brasil (2002-2017). DIVULGACAO EM SAUDE PARA DEBATE , v. 58, p. julho 2018, 2018.
-
SOUZA, D. P. ; FREITAS, M. S. . A importância dos campos de estágio no Cotidiano do SUS: Um relato de experiência no Núcleo de Epidemiologia do Hospital Geral Roberto Santos. In: 11 Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. A importância dos campos de estágio no Cotidiano do SUS: Um relato de experiência no Núcleo de Epidemiologia do Hospital Geral Roberto Santos. Botucatu: Interface, 2014.
-
SOUZA, D. P. ; DANTAS, M. G. A. . Graduação em Saúde Coletiva e PET Saúde Redes de Atenção Psicossocial: Um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, D. P. ; JOSKOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. N. G. ; ALVES, J. B. B. B. ; SANTOS, T. P. M. . O mito da democracia racial e a (des)construção da identidade de raça no grupo de estudos sobre raça e transversalidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, D. P. . Artes e Redução de Danos: O grafite como um instrumento de comunicação com a comunidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, D. P. ; FREITAS, M.S. . A Importância dos Campos de Estágio no Cotidiano do SUS: Um Relato de Experiência no Núcleo de Epidemiologia do Hospital Geral Roberto Santos - Salvador, BA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, D. P. ; FREITAS, M.S. . A IMPORTÂNCIA DOS CAMPOS DE ESTÁGIO NO COTIDIANO DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE EPIDEMIOLOGIA DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, D. P. ; LEITE, C. ; BARRETO, H. I. V. . Mobilização Social e o Movimento Estudantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, D. P. ; BARRETO, H.I.V. ; LEITE, C.S. . MOBILIZAÇÃO SOCIAL E O MOVIMENTO ESTUDANTIL: COMO FLUEM OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS GRADUANDOS EM SAÚDE COLETIVA?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, D. P. ; LEITE, C.S. ; BARRETO, H.I.V. . A Comunicação no Movimento Estudantil:Instrumento que empodera ou limita nossa ações?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, D. P. ; LEITE, C.S. ; BARRETO, H.I.V. . Reflexões sobre a inserção do Estudante de Saúde Coletiva no PET-Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, D. P. ; PRADO, E. M. B. ; OLIVEIRA, I. A. P. ; SOARES, A. A. L. ; FREITAS, M. S. . Vigilância do Óbito Infantil, Fetal e Materno - Relato de Experiência do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Geral Roberto Santos, Salvador-Ba, 2010 a 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SOUZA, D. P. ; SOUZA, J. S. ; ROSADO, L. B. ; SILVA, P. R. C. . Análise de Situação de Saúde do Distrito Sanitário Itapagipe. 2017.
SOUZA, D. P. ; MARQUES, G. . O que te contaram sobre a África?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SOUZA, D. P. . Daniele Souza. 2021; Tema: produções/currículo. (Site).
SOUZA, D. P. . Instagram Daniele Souza. 2011. (Rede social).
SOUZA, D. P. . Facebook Daniele Souza. 2010. (Rede social).
LEITE, F. T. A. C. ; SOUZA, D. P. . A organização do Àiyé. 2018. Teatral.
SOUZA, D. P. ; SENA JUNIOR, L. A. . As paredes escondem o que não é dito: BEM-VINDOS. 2017. Teatral.
SOUZA, D. P. ; DANTAS, M. G. A. ; OLIVEIRA, J. F. ; SOUZA, N. S. ; COSTA FILHO, D. F. ; PEREIRA, M. ; MOLINA, M. R. S. ; LACERDA, L. S. ; RIOS, M. C. ; CARNEIRO, A. C. ; MEIRELES, L. S. ; LIMA, A. J. A. ; COSTA, J. ; UZEDA, C. . II Feira do Conto do CAPSad Gregório de Matos. 2013 (Apresentação lúdica).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
A Promoção da Saúde e a garantia do Direito à Saúde em uma comunidade indígena: arte, cultura, planejamento intersetorial e educação popular, em uma aldeia da Bahia, Descrição: O objetivo do projeto é articular atividades artísticas e o Planejamento participativo de ações intersetoriais em saúde numa comunidade indígena (Kiriri-Banzaê), garantindo a reflexão sobre a importância da mobilização, dos sujeitos da aldeia, em busca das soluções para os problemas identificados em suas condições de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Pereira de Souza - Integrante / Maria Constatina Caputo - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia. , Rua Basílio da Gama, Canela, 40110040 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32837414
Experiência profissional
2014 - 2014
Universidade Federal da BahiaVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações:
Exerceu atividades de monitoria acadêmica como voluntária, no Departamento de Saúde Coletiva I do Instituto de Saúde Coletiva, referente ao componente curricular Práticas Integradas em Saúde Coletiva (ISCB80) com ênfase na Atenção aos usuários de substâncias psicoativas no Sistema Único de Saúde sob supervisão da Profª. Cristiane Abdon Nunes, no semestre acadêmico 2014.1 (março a agosto /2014). As atividades envolveram apoio ao docente no planejamento do componente curricular, na articulação de campos de prática e na facilitação da interação aluno-professor.
2013 - 2014
Hospital Geral Roberto SantosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiaria do Programa de Estágio Não Obrigatório O COTIDIANO DO SUS ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO da Secretária Estadual de Saúde da Bahia e Escola Estadual de Saúde Pública, no campo de prática do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Geral Roberto Santos. Carga horária : 960 horas
2014 - 2014
Secretaria Municipal de Saúde de SalvadorVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) na condição de estagiária no período de abril a julho de 2014, compartilhando as atividades pertinentes ao setor exercendo suas funções na área do planejamento, programação e projetos estratégicos, com carga horária de 300 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniele Pereira de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?