Patrícia Meireles de Brito

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1999). É pós-graduada em Direito Público, a nível de Aperfeiçoamento, pela Faculdade Christus (2000). É Especialista em Processo Civil pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2002), tendo obtido conceito máximo com a monografia intitulada "A Arbitragem como Equivalente Jurisdicional". É advogada militante desde 2000, com atuação na área cível, principalmente em Direito de Família e de Sucessões. Iniciou sua atuação profissional como Professora de Língua Inglesa no Yázigi International em 1996 (possuindo, até hoje, bom domínio da língua), passando a trabalhar na área jurídica a partir do mesmo ano como Estagiária da Defensoria Pública-Geral do Estado do Ceará/DPG-CE (junto às 10ª e 18ª Varas Cíveis da Comarca de Fortaleza) e, em 1997, como Estagiária da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará/PGE-CE (inicialmente, na Procuradoria Fiscal e, depois, na Procuradoria Judicial do referido órgão). É inscrita na Seccional do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-CE sob o nº 13.214 desde 1999, vindo atuando como Advogada a partir de 2000. Com foco constante na ampliação e na reciclagem dos seus conhecimentos, tem participado de diversos cursos, palestras, seminários e congressos na área jurídica. Atualmente, é aluna de curso preparatório para a carreira da PGE-CE, o qual vem lhe proporcionando excelente atualização. Outrossim, na qualidade de Master Practitioner em Programação Neurolingüística - PNL, vem utilizando as técnicas apreendidas com vistas à excelência na comunicação e interação interpessoais, obtendo uma qualidade cada vez maior no relacionamento com os demais profissionais da área jurídica, colaboradores, clientes e o público em geral.

Informações coletadas do Lattes em 02/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Processo Civil

2002 - 2002

Universidade Federal do Ceará
Orientador: Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho

Aperfeiçoamento em Pós-graduação em Direito Público

1999 - 2000

Faculdade Christus

Graduação em Direito

1994 - 1999

Universidade Federal do Ceará

Ensino Médio (2º grau)

1991 - 1993

Colégio Christus

Ensino Fundamental (1º grau)

1983 - 1990

Colégio Christus

Formação complementar

2007 - 0000

Preparatório para PGE. (Carga horária: 276h). , Curso Professor Jorge Hélio, CURSO JH, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Preparatório para Carreiras Jurídicas. (Carga horária: 480h). , Instituto São Damasino de Ciências Jurídicas Ltda., DAMÁSIO, Brasil.

2006 - 2006

Apresente-se - comunicando o melhor de você. (Carga horária: 18h). , Instituto Brasileiro de Inteligência Emocional Aplicada, IEBRASIL, Brasil.

2005 - 2005

O Poder das Histórias. (Carga horária: 16h). , PNL Resultado, PNL RESULTADO, Brasil.

2005 - 2005

Master em Programação Neurolingüística. (Carga horária: 160h). , Instituto Brasileiro de Programação Neurolingüística, PNL VIVA, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Atualidades das Ciências Jurídicas. (Carga horária: 390h). , Instituto Universidade Virtual Brasileira, UVB, Brasil.

2004 - 2004

Practitioner em Programação Neurolingüística. (Carga horária: 200h). , Sociedade Norte-Nordeste de Programação Neurolingüística, SNPNL, Brasil.

2003 - 2003

Curso Completo de Direito Penal. (Carga horária: 102h). , Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará, FESAC, Brasil.

2002 - 2002

II Curso Sobre Recursos Cíveis. (Carga horária: 15h). , Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará, FESAC, Brasil.

2002 - 2002

Latim Jurídico. (Carga horária: 15h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

2002 - 2002

Pressupostos Processuais. (Carga horária: 9h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

2002 - 2002

Recursos Cíveis: Atualidades. (Carga horária: 16h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

1999 - 1999

Atualidades em Processo Civil. (Carga horária: 6h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

1999 - 1999

Responsabilidade Civil do Estado. (Carga horária: 6h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

1998 - 1998

Direito Processual Civil. (Carga horária: 12h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

1998 - 1998

Direito Processual Civil. (Carga horária: 12h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

1998 - 1998

Direito Processual do Trabalho. (Carga horária: 12h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

1998 - 1998

Direito Processual Civil. (Carga horária: 12h). , Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, PGE-CE, Brasil.

1995 - 1995

Teacher's Training Course - TTC em Língua Inglesa. (Carga horária: 50h). , Yázigi International, YÁZIGI, Brasil.

1987 - 1995

Língua Inglesa. (Carga horária: 780h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.

Participação em eventos

IV Ciclo de Palestras da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-CE. 2006. (Outra).

1º Enage - Encontro Anual de Gestores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.Desenvolvendo Competências Comportamentais (co-facilitadora). 2005. (Encontro).

VIII Fórum de Debates sobre Direito Público. 1998. (Outra).

I Congresso Nacional de Execução da Pena. 1997. (Congresso).

Direito 97. 1997. (Congresso).

Seminário de Orientação aos Estagiários da PGE-CE. 1997. (Seminário).

I Semana de Direito, Política e Justiça. 1997. (Simpósio).

VII Fórum de Debates sobre Direito Público. 1997. (Outra).

Ciclo de Exposições e Debates de Atualização Jurídica 1997.3. 1997. (Outra).

Direito 95. 1995. (Congresso).

II Seminário de Direito Constitucional. 1994. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2000 - Atual

Escritório Próprio de Advocacia

Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Advogada

1997 - 1999

Procuradoria-Geral do Estado do Ceará

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

1996 - 1998

Defensoria Pública-Geral do Estado do Ceará

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

1996 - 1997

Yázigi International Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora