Everaldo Costa Queiroz

Possuo uma pós-graduação Lato Sensu em Sistemas de Telecomunicações, conquistada após completar minha graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade São Judas Tadeu em 1998, e outra graduação em Formação Pedagógica para Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2007. Ao longo dos anos, trabalhei em várias empresas de destaque, como a Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ SP), exercendo a função de Técnico em Sistemas Metroviários, sendo responsável em acompanhar e auxiliar no controle das fases e etapas de projetos e comissionamento (engenharia / arquitetura / manutenção preventiva e corretiva / de sistemas e equipamentos) e de processos, prestando suporte técnico, acompanhando e fiscalizando a execução de serviços de comissionamento e supervisionando tecnicamente atividades prestadas por empregados e terceiros. Trabalhei também na Vector Tecnologia e Sistemas Eletrônicos Ltda., onde atuei como Engenheiro Eletrônico, coordenando contratos com a Petrobras para Manutenção Preventiva e Corretiva do Sistema de Monitoração Remota do Sistema de Proteção Catódica dos dutos. Além disso, adquiri valiosa experiência em empresas fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos como Itautec Philco e Semp Toshiba atuando nos laboratórios de análise de desempenho e validação do produto. Minha passagem pela Comercial Médica foi marcada pelo papel de responsável técnico na fabricação de equipamentos médicos, como monitores cardíacos e multiparamétricos, durante cinco anos. Paralelamente, exerci à docência em instituições renomadas como UNIBAN, SENAI e FATEC/SP, contribuindo para a formação de futuros profissionais.

Informações coletadas do Lattes em 24/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2009 em Engenharia Elétrica

2005 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Dispador Programável
Orientador: José Wilson Magalhães Bassani
Ano de interrupção: 2009

Especialização em Sistemas de Telecomunicações

2015 - 2016

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: RECURSOS DE SEGURANÇA DO PROTOCOLO WIRELESSHART
Orientador: Marcony Brandão Uliana

Graduação em Formação Pedagógica p/ Educação Profissional

2006 - 2007

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: A Influência do Material Didático no Ensino por Competências

Graduação em Engenharia Eletrônica

1991 - 1998

Universidade Sao Judas Tadeu
Título: Sistema de Segurança Microcontrolado
Orientador: Ângelo Sebastião Zanini

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

1985 - 1988

Colégio Humberto de campos

Formação complementar

2008 - 2008

Técnicas para resolução de problemas. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.

2005 - 2005

Robótica Industrial. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.

2005 - 2005

SMO-Série Metódica Ocupacional. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.

2005 - 2005

Programação Básica CLP Altus. (Carga horária: 40h). , ALTUS, ALTUS, Brasil.

2005 - 2005

Programação CLP BCM. (Carga horária: 8h). , BCM, BCM, Brasil.

2005 - 2005

Programação Avançada CLP Altus. (Carga horária: 40h). , ALTUS, ALTUS, Brasil.

2004 - 2004

Linguagem C p/ 8051. (Carga horária: 40h). , SENAI CFP124, CFP124, Brasil.

2004 - 2004

Microcontrolador PIC Avançado I. (Carga horária: 20h). , CNZ Engenharia e Informática, CNZ, Brasil.

2004 - 2004

Programa Intel Educação para o Futuro. (Carga horária: 40h). , Intel, INTEL, Brasil.

2004 - 2004

Microcontrolador PIC Avançado II. (Carga horária: 20h). , CNZ Engenharia e Informática, CNZ, Brasil.

2004 - 2004

Automação Industrial sistemas Hidráulicos FESTO. (Carga horária: 16h). , FESTO AUTOMAÇÃO, FESTO, Brasil.

2003 - 2003

Microcontrolador 8051 avançado. (Carga horária: 20h). , CNZ Engenharia e Informática, CNZ, Brasil.

2003 - 2003

Microcontrolador 8051 básico. (Carga horária: 20h). , CNZ Engenharia e Informática, CNZ, Brasil.

2001 - 2001

Análise de Algorítimo em C++. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1994 - 1994

Técnicas Digitais Nível I. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1994 - 1994

Técnicas Digitais Nível intermediário. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1994 - 1994

Fonte Chaveada. (Carga horária: 20h). , PHILCO, PHILCO, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Controle e automação industrial.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Engenharia Elétrica.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Engenharia Biomédica.

Organização de eventos

QUEIROZ, E. C. . Competiçõa de Robô Seguidor de Linha. 2017. (Outro).

Orientou

FRANCISCO LEONARDO BATINGA VIANA

Medidor de enrgia elétrica via wireless; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação Industrial) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; (Orientador);

RAFAEL PAPIS DA SILVA

Robô para inspeção de dutos de ar condicionado; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação Industrial) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; (Orientador);

OTAVIO PELLEGRINI BUSCARATTO

Relé Programável; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação Industrial) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; (Orientador);

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia do Metropolitano de São Paulo Metro. , Edifício Metrô I - Sede, Consolação, 01304902 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 31792000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - 2024

Companhia do Metropolitano de São Paulo Metro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Sistemas Metroviários, Carga horária: 35

Outras informações:
Apoiar, acompanhar e auxiliar no controle das fases e etapas de projetos (engenharia / arquitetura / manutenção / de sistemas e equipamentos) e de processos, prestando suporte técnico, encaminhando soluções e propondo melhorias nos sistemas de automação metroviário abrangendo as redes de telecomunicação e automação dos sistemas de controle do trem CBTC (Controle de Trem baseado em Comunicação), Monitoração por câmeras e comunicação áudio visual, automação dos sistema auxiliares como Portas de Plataformas e Sistemas de Controle Acesso e Tarifação. Elaborar e auxiliar no detalhamento e desenvolvimento de desenhos, plantas, mapas, tabelas, gráficos, documentos técnicos, especificações, estudos e soluções de equipamentos, dispositivos e projetos diversos de engenharia (civil/elétrico/eletrônico/mecânico) efetuando cálculos, verificações, realizando levantamentos e pesquisas; Elaborar solicitações diversas (acesso, materiais, serviços, recursos), definindo controles, realizando programações e planejamentos necessários para o desenvolvimento execução das atividades de rotina e etapas de projetos; Acompanhar e fiscalizar a execução de serviços de comissionamento, análises, visitas/vistorias e perícias, efetuando verificações através da execução de medições, testes e ensaios, identificando possíveis desvios e verificando a implantação e cumprimento das devidas etapas, ações e especificações, recomendando, realizando ou programando ações, encaminhamentos e correções necessárias; Supervisionar tecnicamente atividades prestadas por empregados e terceiros, orientando e prestando suporte técnico sempre que necessário, de forma a garantir a execução dos trabalhos em conformidade com as especificações e quantidades estabelecidas; Elaborar, desenvolver e ministrar treinamentos técnicos, capacitando, instruindo e orientando pessoas.

2017 - 2017

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2010 - 2015

Vector Tecnologia e Sistemas Eletrônicos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletrônico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência em gerenciamento de contrato de manutenção preventiva e corretiva para o Sistema de Monitoração Remota da Proteção Catódica da Petrobras / Transpetro. Monitoração baseada na arquitetura FEP / RTU com comunicação via links de GPRS e Radio 900 Mhz (Protocolo Modbus/RTU) onde erámos responsáveis pela instalação e manutenção dos links de rádio entre os ativos em campo e as torres de telecomunicação da Petrobras nos sites em campo, terminais e refinarias garantindo a Monitoração de cerca de 300 ativos localizados nas faixas de dutos, Terminais Transpetro e Refinarias, distribuídos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, atuava na prospecção, planejamento e coordenação dos serviços, bem como na contratação e treinamento do corpo técnico e acompanhamento da implantação e cumprimento das Normas e Procedimentos da política de SMS. Como pré-posto era responsável pelo planejamento da manutenção preventiva e corretiva, pelos relatórios apresentados no processo de medição e respondia como responsável técnico dos serviços prestados.

2009 - 2012

Universidade Bandeirante de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 5

Outras informações:
Disciplinas: Sistemas Digitais Eletricidade Geral Eletrônica Analógica Laboratório de Eletrônica Digital e Estrutura de Dados Eletrotécnica Automação Industrial

Atividades

  • 02/2009 - 01/2012

    Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Digitais, Eletrônica digital e estrutura de dados - Laboratório, Automação industrial, Eletrônica, Eletrotécnica, Física

2002 - 2010

SENAI CFP124

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor Orientador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como Instrutor Orientador: Coordenar a manutenção preventiva e corretiva; coordenar trabalhos industriais; realizar especificações de materiais/equipamentos/máquinas para compras; Elaborar a programação da oferta dos cursos de Formação Profissional Continuada; Solicitar e controlar os contratos de instrutoria para serviços de instrutores terceirizados sendo responsável pela coordenação de mais de 60 instrutores; Estimular, orientar e conduzir os Instrutores de Ofício nas atividades técnicas e didático-pedagógicas, ligados à sua atividade e área de atuação; ministrar treinamentos; orientar a elaboração de planos de ensino e instrumentos de avaliação; colaborar no processo de seleção escolar e apoiar a coordenação técnica e pedagógica.Antes assumir a coordenação atuei com docente nas disciplinas do curso Técnico em Eletroeletrônica por 4 anos.

Atividades

  • 01/2002 - 06/2006

    Ensino,Disciplinas ministradas, Eletriciadade, Eletrônica Analógia, Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência, Instalações Elétricas, Projetos, Losgística

1999 - 2004

Comercial Médica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletrônico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como Engenheiro de Manutenção Eletrônica atuei na assistência técnica de equipamentos médico-hospitalar como, monitores cardíacos, monitores multiparamétricos de pressão invasiva e débito cardíaco, medidores de saturação de oxigênio, desfibriladores e ventiladores de suporte a vida e terapia do sono. Com atuação no laboratório de conserto dos equipamentos, bem como na Manutenção Preventiva e Corretiva dos equipamentos nas unidades hospitalares de UTI e Centros Cirúrgicos. Como Engenheiro de Produção trabalhei na supervisão do processo produtivo dos equipamentos médicos sendo responsável pela coordenação do planejamento de Produção, Montagem e Teste de Aceitação do Produto. Participação nos processos de certificação da empresa e dos produtos junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária sendo responsável por garantir a conformidade dos produtos conforme as normas NBR IEC 60601 para conseguir os certificados de conformidade junto aos órgãos governamentais.

1996 - 1998

semp toshiba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Processos da Qualidade Eletrônico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhando no departamento de Teste e Análise do Produto, era responsável por realizar as medições e os testes de desempenho nos equipamentos em fase de projeto nas condições limites de especificação de alta e baixa temperatura, umidade, vibração entre outros, garantido assim, o desempenho e qualidade de acordo com Normas Nacionais e Internacionais como NBR, MIL, JIS e DIN. Nesse período adquiri grande experiência nas medições de circuitos de Radiofrequência em VHF e UHF, análise de circuitos utilizando diversos equipamentos como osciloscópio, analisador de espectro, analisador de áudio, geradores de RF. Trabalhei também como Auditor das Normas ISO 9000 e no Laboratório de Calibração dos Equipamentos responsáveis pelos ajustes dos produtos no processo produtivo. Responsável por implantar o Plano da Qualidade do Produto na linha de produção de novos produtos na planta produtiva de Manaus. Treinando as equipes operacionais e participando dos grupos de trabalho para a solução dos problemas encontrados a fim de atingir o desempenho esperado do processo produtivo.

1989 - 1996

Itautec Philco Sa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico da Qualidade, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhando no departamento de Teste e Análise do Produto, era responsável por realizar as medições e os testes de desempenho nos equipamentos em fase de projeto nas condições limites de especificação de alta e baixa temperatura, umidade, vibração entre outros, garantido assim, o desempenho e qualidade de acordo com Normas Nacionais e Internacionais como NBR, MIL, JIS e DIN. Nesse período adquiri grande experiência nas medições de circuitos de Radiofrequência em VHF e UHF, análise de circuitos utilizando diversos equipamentos como osciloscópio, analisador de espectro, analisador de áudio, geradores de RF. Trabalhei também como Auditor das Normas ISO 9000 e no Laboratório de Calibração dos Equipamentos responsáveis pelos ajustes dos produtos no processo produtivo. Responsável por implantar o Plano da Qualidade do Produto na linha de produção de novos produtos na planta produtiva de Manaus. Treinando as equipes operacionais e participando dos grupos de trabalho para a solução dos problemas encontrados a fim de atingir o desempenho esperado do processo produtivo. Além disso, tinha contato com todas as fases de elaboração do produto me reportando a Engenharia Industrial, Engenharia de Áudio, Engenharia de Vídeo e Engenharia de Processo o que proporcionou uma visão sistêmica de toda a empresa.

1999 - 2000

ETEC "Júlio de Mesquita"

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Eletrotécnica