MARCELO BARBOSA ALCARAZ

Professor do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade, integra o GT Teoria Literária e Crítica Cultural. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Literatura pela UFSC (2014). Com mais de dezesseis anos de docência na área de Filosofia e Literatura, em 2017 fez Pós- Doutoramento em Educação na Universidade do Minho- Portugal e foi aprovado em processo seletivo na editora Galega Axóuxere para uma série de palestras na Espanha. Nesse período de um mês na espanha, trabalhou com a comunidade galega temas como o silêncio, o isolamento e a solidão do sujeito contemporâneo, além de abordar aspectos da filosofia de Gunther Anders. Escreveu o livro Senhor Z, bem colocado no Prêmio SESC de Literatura em 2011 e publicado na capital paranaense.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Teoria Literária

2010 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O imaginário da solidão nos espaços (auto)biográficos
Orientador: Tânia Ramos
Palavras-chave: Espaço biográfico; diário íntimo; habitus.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras

1999 - 2001

Universidade Federal do Paraná
Título: O amanuense indeciso: diário da vida mínima,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Fernando Cerisara Gil
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Graduação em Filosofia; Mestrado com área de concentração em Estudos Liter.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Filosofia

1993 - 1997

Universidade Federal do Paraná
Título: O Flâneur: personagem moderno
Orientador: Anita Helena Schlesener

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Literatura e Estudos Culturais. (Carga horária: 135h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Seminário de Pesquisa, II Encontro Inrternacional. 2018. (Seminário).

Seminário Democracia Territórios e Desigualdades em Educação.. 2017. (Seminário).

Seminário Internacional ?Educação e Cooperação em situações de Emergência: Conceitos, Atores, Agendas e Desafios. 2017. (Seminário).

A IDEIA DE UMA FILOSOFIA NEGRO-AFRICANA DE MARCIEN TOWA. 2016. (Outra).

III Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racialial..A INSERÇÃO DE CONCEITOS AFRICANOS E INDÍGENAS COMO AFIRMAÇÃO DECOLONIAL PARA OS CURRÍCULOS NA ÁREA DA FILOSOFIA,. 2016. (Seminário).

Políticas Inclusivas na Educação Superior: uma análise comparativa e crítica dos cenários contemporâneos e Projetando a pesquisa Qualitativa. 2016. (Outra).

Relatos sobre países lusófonos da Africa Ocidental: Cabo Verde. 2016. (Outra).

RESISTÊNCIA, LUTA E POLÍTICA PARA A DIVERSIDADE,. 2016. (Outra).

VII Simpósio Antigos e Modernos: modos de vida. 2015. (Simpósio).

Seminário Internacional descolonizando representações. 2014. (Seminário).

III Seminário Internacional Políticas de La Memoria.O Diário intímo e a possibilidade da experiência. 2010. (Seminário).

22 SEMANA DE LETRAS.Os senhores do tédio: reflexão acerca da vida mínima no diário íntimo. 2008. (Encontro).

XI International Bakhtin Conference. International Backhtin Conference. 2003. (Congresso).

ABRINDO PARA BALANÇO.ABRINDO PARA BALANÇO. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Natanael Filipe de Melo

ALCARAZ, Marcelo Barbosa; WINK, O. L.. Poeta e arguidor de si mesmo: o desdobramento de poemas da obra Prefácio pela ótica da críitca genética. 2020. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Gledson Marcelo Brugnolo dos Santos

ALCARAZ, MARCELO BARBOSA. AS REPRESENTAÇÕES DA LOUCURA EM O ALIENISTA, DE MACHADO DE ASSIS, E O SISTEMA DO DOUTOR ALCATRÃO E DO PROFESSOR PENA, DE EDGAR ALLAN POE. 2020. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: Liliana Suemi Nakakogue

ALCARAZ, Marcelo Barbosa; BELLIN, G.; KOBS, V.. RELAÇÕES ENTRE AS ARTES FILMÍCAS E DO ESPAÇO LITERÁRIO NO ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA. 2019.

Aluno: Rodrigo Engelbert

WINK, O. L.; COLIN, L;ALCARAZ, MARCELO BARBOSA. O ROMANCE E SEU PROCESSO: A CONSTRUÇÃO DE UM EXEMPLO PRÁTICO. 2019.

Aluno: JOSÉ CLAUDEMIR VIEIRA

ALCARAZ, Marcelo Barbosa; WINK, O. L.; CORDEIRO, A.. A REVISTA MISTÉRIO MAGAZINE ELLLERY QUEEN E O CONTO POLICIAL DE AUTORAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO POLÍTICO DOS ANOS 70. 2019 - Centro Universitário Campos de Andrade.

Aluno: MARIA ORENIR PEDROSA PINHEIRO

ALCARAZ, Marcelo Barbosa. O PAPEL DO GESTOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marta Fabiane da Silva

ALCARAZ, Marcelo Barbosa. O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE AO PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ALGUMAS ESTRATÉGIAS E AÇÕES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: MELISSA WALLBACH MARTY

ALCARAZ, Marcelo Barbosa. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PEDAGOGO E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA BUSCA PELA QUALIDA0DE NA EDUCAÇÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Samara Cosme de Oliveira Mathias

ALCARAZ, Marcelo Barbosa. O SUCESSO ESCOLAR COMO DIREITO À EDUCAÇÃO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO AO CONSELHO ESCOLAR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: SILVIA LETICIA DE JESUS CLEMENTE SEIDEL

ALCARAZ, Marcelo Barbosa. O PAPEL DO PEDAGOGO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: SILVIA RIBEIRO DE SOUZA TONET

ALCARAZ, Marcelo Barbosa. PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: COMO UM INCENTIVO EDUCACIONAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ALCARAZ, Marcelo Barbosa. O PEDAGOGO ESCOLAR E A FUNÇÃO DE SUPORTE TÉCNICO PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Silvânea Wuicik; Tamires S

ALCARAZ, Marcelo Barbosa; ALCARAZ, Rita de Cássia Moser. P. Teodoro e Maria Ap. da Silva.O livro didático de alfabetização na Educação de Jovens e adultos do Município de Paranaguá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ariadne C

ALCARAZ, Marcelo Barbosa; ALCARAZ, Rita de Cássia Moser. P. Trevisani, Priscila M. Lima, Vanessa da S. M. G.Perspectivas e desafios da aplicação da Lei 12.796/ 2013 no município de Guaratuba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

ALCARAZ, Marcelo Barbosa. Seminário apresentado no Curso de Tecnologia da Radial Curitiba. 2005. Faculdades e Centro de Educação Tecnológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Hernesto Weber

WEBER, J. H.. O Amanuense indeciso: Diário da vida mínima. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Edison Jose da Costa

COSTA, E. J.; GIL, F.. O AMANUENSE INDECISO: DIÁRIO DA VIDA MÍNIMA. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

RAÚL JOSÉ MATOS DE ARRUDA FILHO

ARRUDA FILHO, R. J. M.. O Imaginário da Solidão em Espaços (Auto)Biográficos. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Teoria Literária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Tania Regina Oliveira Ramos

SANTOS, A. L.; PETERLE;RAMOS, T. R. O.. O imaginário da solidão. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Patricia Peterle Figueiredo Santurbano

RAMOS, Tânia Regina Oliveira;PETERLE, PATRICIA; OLIVEIRA, Susan Aparecida de. O imaginário da solidão em espaços (auto) biográficos. 2012.

José Carlos Fernandes

RAMOS, Tânia Regina Oliveira; ARRUDA FILHO, Raul José Matos de; FURLAN, Stélio;FERNANDES, J. C.. O imaginário da solidão em espaços (auto)biográficos. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Vieira Neto

VIEIRA NETO, P.; SCHLESENER, Anita Helena; APPEL, Emmanuel José. O Flaneur: Personagem Moderno. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

Rosana Cássia Kamita

RAMOS, T. R. O.;KAMITA, R. C.; Furlan, S.; COSTA, C. L.; ARRUDA FILHO, R. J. M.. O imaginário da solidão em espaços (auto)biográficos. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Stélio Furlan

RAMOS, T. R. O.;FURLAN, S.; ARRUDA FILHO, R. J. M.; FERNANDES, J. C.; KAMITA, R. C.. O imaginário da solidão em espaços autobiográficos. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGL)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Claudia Junqueira de Lima Costa

RAMOS, Tania Regina Oliveira; FERNANDES, J. C.; ARRUDA FILHO, R. J. M.; KAMITA, R. C.;COSTA, Claudia de Lima; Furlan, Stelio. O imaginário da solidão em espaços (auto)biográficos. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Susan Aparecida de Oliveira

OLIVEIRA, S. A.; RAMOS, T. R. O.; PETERLE, P.. "O imaginário da solidão em narrativas (auto)biográficas.". 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda Emeri Mokfa Matitz Celupp

TRAÇOS PÓS MODERNOS EM A HORA DA ESTRELA; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade; (Orientador);

Juciane de Bonfim Santos

A DESCONSTRUÇÃO E A DESPERSONALIZAÇÃO EM HOTEL ATLÂNTICO DE JOÃO GILBERTO NOLL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade; (Orientador);

JOSÉ CLAUDEMIR VIEIRA

A REVISTA MISTÉRIO MAGAZINE ELLERY QUEEN E O CONTO POLICIAL DE AUTORAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO POLÍTICO DOS ANOS 70; 2018; Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade,; Orientador: Marcelo Barbosa Alcaraz;

Thamíris Langue Mysczak

LAÇOS PÓS-MODERNOS EM CLARICE LISPECTOR; 2019; Orientação de outra natureza; (MESTRADO TEORIA LITERÁRIA) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marcelo Barbosa Alcaraz;

Autora: Nathally Angélica Przybycien

O SILÊNCIO E A DIFICULDADE DE NARRAR NA PEÇA ESPERANDO GODOT, DE SAMUEL BECKETT; 2019; Orientação de outra natureza; (MESTRADO TEORIA LITERÁRIA) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marcelo Barbosa Alcaraz;

Fernanda Emeri Mokfa Matitz Celupp

BATOM VERMELHO DE MACABÉA: TRAÇOS TORTOS DA PÓS-MODERNIDADE /; 2019; Orientação de outra natureza; (MESTRADO TEORIA LITERÁRIA) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marcelo Barbosa Alcaraz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALCARAZ, MARCELO BARBOSA . POSSIBILIDADES DO DIÁRIO ÍNTIMO NO ROMANCE LUMINOSO, DE MÁRIO LEVRERO. SCRIPTA UNIANDRADE , v. 16, p. 157-169, 2018.

  • ALCARAZ, MARCELO BARBOSA ; ALCARAZ, Rita de Cássia Moser . A branquidade na literatura infantil: uma herança da colonialidade.. GUAVIRA LETRAS , v. 14, p. 360-370, 2018.

  • ALCARAZ, Marcelo Barbosa ; ALCARAZ, Rita de Cássia Moser . A INQUIETAÇÃO DO ANDARILHO: DESTERRITORIALIZAÇÃO EM HOTEL ATLÂNTICO. Eletras (UTP) , v. 20, p. 151-160, 2010.

  • ALCARAZ, Marcelo Barbosa . ASPECTOS DO GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO EM O AMANUENSE BELMIRO DE CYRO DOS ANJOS. Eletras (UTP) , v. 15, p. 1-12, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Literatura Infanto Juvenil. 2018.

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Estágio de Pesquisa Fundación Mário Benedetti (Montevideo). 2013.

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Projeto Rede do Educador. 2012.

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . El filósofo brasileo Marcelo Barbosa imparte un taller sobre el silencio en Rianxo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Marcelo Alcaraz lança Senhor z. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . O diário e as amarguras de um aposentado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Produção na Contramão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . A escrita do cotidiano em Julio Ramón Ribeyro. 2019; Tema: Escrita do cotidiano. (Blog).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . O Estrangeiro de Albert Camus. 2013; Tema: Crítica literária. (Blog).

ALCARAZ, MARCELO BARBOSA . Revista Scripta. 2018. (Parecerista).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Aspectos do silêncio e da solidão nas artes e na sociedade modernas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALCARAZ, MARCELO BARBOSA . DO VASTO MUNDO AO VAZIO: O IMAGINÁRIO DA SOLIDÃO EM DOIS TEMPOS. 2017. (Relatório de pesquisa).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Teoria Literária; Literatura Brasileira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Professor Gestor: para além da competência de ensinar - anos finais do ensino fundamental e ensino médio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Tecnologias na educação- Anos finais do ensino fundamental e médio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Ética, responsabilidade social e profissional. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Ética e Responsabilidade Social e Profissional. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Inteligência Emocional do Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Professor Gestor: para além da competência de ensinar - anos finais do ensino fundamental e ensino médio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Tecnologias na educação- Anos finais do ensino fundamental e médio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Planejamento à avaliação- inclusão esse é o nosso maior papel- anos finais do ensino fundamental e ensino médio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Ética, Responsabilidade Social e profissional.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Ética e responsabilidade pessoal, profissional e organizacional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Ética e responsabilidade pessoal, profissional e organizacional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . ÉTICA E RESPONSABILIDADE PESSOAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . ÉTICA E RESPONSABILIDADE PESSOAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa ; ALCARAZ, Rita de Cássia Moser . APOSTILA PRISMA SISTEMA DE ENSINO - LITERATURA. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS - LITERATURA).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . Ética na Psicopedagogia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa ; PEDROSA, F. ; MARIS, L. ; ALCARAZ, Rita de Cássia Moser . Desperta. 2016. Composição (estréia).

ALCARAZ, Marcelo Barbosa . ZAI. 2011. Composição (estréia).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor do projeto sem bullyng, Carga horária: 12

Outras informações:
O Curso de Aperfeiçoamento Aprendendo a Conviver (CAAC) é uma ação de formação continuada decorrente de parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). Considerando o desafio da promoção de ambientes seguros para aprender e ensinar, o curso Aprendendo a Conviver oferecerá capacitação a educadores para que reconheçam e adotem estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar, com ênfase para o bullying.

2015 - 2015

Instituto Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

2011 - 2014

Universidade Positivo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor tutor da disciplina de Filosofia e Ética

2012 - 2012

Universidade Positivo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuei no Projeto Rede do Educador realizado para os professores de São Caetano do Sul e Praia Grande. Curso: Professor Gestor - AFEM Tecnologias na Educação - AFEM.

2011 - 2011

Universidade Positivo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuei no Projeto Rede do Educador realizado para os professores de São Caetano do Sul e Praia Grande. Cursos: Professor Gestor- AFEM Tecnologia na Educação -AFEM Do Planejamento à Avaliação - AFEM.

Atividades

  • 02/2011

    Ensino, CED, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia

2012 - 2014

Colégio e Faculdade Ensitec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor de Ética e relações humanas no trabalho. Metodologia científica.

Atividades

  • 02/2011

    Ensino, Tecnologia em Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia cientifica

  • 02/2011

    Ensino, Gestão em RH, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e relações humanas no trabalho

  • 02/2011

    Ensino, Tecnologia em Fabricação Mecânic, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia científica

2011 - 2012

Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor das disciplinas de Filosofia e Ética e Sociologia para os cursos de administração.

Atividades

  • 04/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e ética

2009 - 2011

FACULDADES RADIAL/ESTÁCIO DE SÁ

Vínculo: contrato Clt, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 16

Outras informações:
Ministrou aulas de Filosofia e ética nos cursos de Administração e Engenharia, e de Teoria Geral do Estado para o curso de Direito.

Atividades

  • 01/2009

    Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do estado

  • 01/2009

    Ensino, Bacharelado em Administração e Contabilidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética

  • 01/2009

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada.

2003 - 2009

Faculdade Dr° Leocádio José Correa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Outras informações:
Ministrou aulas de História da filosofia para os cursos de administração, pedagogia e teologia.

Atividades

  • 06/2005

    Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica II

  • 02/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da educação I

  • 02/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia

  • 05/2008 - 05/2008

    Ensino, Psicopedagogia Institucional e Clinico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ética na Psicopedagogia

2005 - 2005

Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2005 - 10/2005

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e ética

  • 08/2005 - 10/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

2018 - Atual

Centro Universitario Campos de Andrade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado em Teoria Literária, Carga horária: 20

2002 - 2004

Centro Universitario Campos de Andrade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Ministrou aulas de história da filosofia para o curso de publicidade e propaganda, e jornalismo.

Atividades

  • 02/2002 - 08/2004

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade Brasileira

  • 02/2002 - 08/2004

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia

  • 02/2002 - 08/2004

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia

2001 - 2002

Faculdade Metropolitana de Curitiba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2001 - 02/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia, Comunicação e Expressão, História da Filosofia

2001 - 2002

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamental e médio, Carga horária: 20

1998 - 1998

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Professor sem concurso, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamental e médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor sem vínculo com o Estado da disciplina de Filosofia e ética.

Atividades

  • 04/1998 - 11/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, geografia, português e inglês.