Clarice Lottermann
Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2006).Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Paraná (1995) e graduação em Licenciatura em Letras Português pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (1987). Atualmente é professora aposentada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, morte na literatura, ensino de literatura e na formação inicial e continuada de professores de Literatura. Membro do grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens e do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, da ANPOLL.
Informações coletadas do Lattes em 27/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Estudos Literários
2002 - 2006
Universidade Federal do Paraná
Título: ESCREVER PARA ARMAZENAR O TEMPO: MORTE E ARTE NA OBRA DE LYGIA BOJUNGA
, Ano de obtenção: 2006. Marta Morais da Costa. Palavras-chave: Literatura Infanto-juvenil;; Lygia Bojunga; Arte;; Morte..Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Geral.
Mestrado em Literatura Brasileira
1993 - 1995
Universidade Federal do Paraná
Título: LEITURA E ESCOLA: CONFRONTO E APRECIAÇÃO
Orientador: Marta Morais da Costa
, Ano de Obtenção: 1995.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Língua Portuguesa Reflexão Descrição e Ensino
1990 - 1992
Especialização em Metodologia e Didática do Ensino
1988 - 1989
Graduação em Licenciatura em Letras Português
1984 - 1987
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Infanto Juvenil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Organização de eventos
LOTTERMANN, C. . II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura. 2017. (Congresso).
LOTTERMANN, C. ; Martha, Alice Aurea Penteao . Simpósio Caminhos da Literatura Juvenil na Contemporaneidade. 2017. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . 16 Jornada de estudos linguisticos e literarios. 2013. (Congresso).
LOTTERMANN, C. ; DIAS, E. M. S. . Simpósio Literatura infantil e juvenil: formação de leitores e crítica literária. 2013. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . 1 Jornada Internacional de Estudos Linguisticos e Literarios. 2012. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . II FÓRUM DO NUFOPE - Núcleo de formação docente e prática de ensino. 2010. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . X SEU - Seminário de Extensão da Unioeste. 2010. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . 12 Jornada Regional e 2 Jornada Nacional de Estudos LInguisticos e Literários. 2009. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . I FÓRUM DO NUFOPE - Núcleo de formação docente e prática de ensino. 2009. (Congresso).
LOTTERMANN, C. ; FORTES, R. F. . 11 Jornada Regional e 1 Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2008. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . 9° JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2006. (Congresso).
LOTTERMANN, C. ; FORTES, R. F. . SIMPÓSIO NACIONAL EM CIÊNCIAS HUMANAS. 2006. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . VIII CONELU - Congresso dos Estudantes de Letras da Unioeste. 1999. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA NO BRASIL - I CEPIAL. 1992. (Congresso).
LOTTERMANN, C. . I Concurso Municipal Aberto de Contos e Poemas. 1988. (Concurso).
LOTTERMANN, C. . Concurso Municipal de Teatro Amador. 1988. (Concurso).
LOTTERMANN, C. . I Maratona Escolar de Conhecimentos de 1 Grau. 1987. (Concurso).
Participação em eventos
II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura. O cenário sociocultural sob a luz da leitura da literatura. 2017. (Congresso).
II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura. Marina Colasanti e Ransom Riggs: o universo feérico na literatura juvenil. 2017. (Congresso).
Interculturalidade e escrita feminina latino-americana: imaginario e memoria.Escrita feminina: memória e identidade. 2016. (Simpósio).
Fórum das licenciaturas. Literatura na escola: possibilidades e desafios. 2015. (Congresso).
I CLLIJ - Conf Int. de Leitura e Lit. Inf, e Juv, da Rede Paranaense de Leitura. Coordenadora do simpósio: As narrativas de Lygia Bojunga. 2015. (Congresso).
I CLLIJ - Conf Int. de Leitura e Lit. Inf, e Juv, da Rede Paranaense de Leitura. Leitura e leituras do texto literário. 2015. (Congresso).
I CLLIJ - Conf Int. de Leitura e Lit. Inf, e Juv, da Rede Paranaense de Leitura. A morte na obra de Lygia Bojunga: visão de mundo. 2015. (Congresso).
XII Seminário Nacional de Literatura, história e memória e III Congresso Int.Poéticas do encantamento: literatura infantil e juvenil. 2015. (Seminário).
3 CIELLI. A ficcionalização do processo da leitura. 2014. (Congresso).
III Encontro intermediário do Grupo de Pesquisa Conflências da Ficção, hi....Quando o leitor vira personagem: a representação ficcional do processo da leitura. 2014. (Encontro).
I Simpósio do PROFLETRAS/UNIOESTE.Cultura e Educação em Cuba. 2014. (Simpósio).
I Simpósio do PROFLETRAS/UNIOESTE.Literatura e ensino. 2014. (Simpósio).
XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no contexto latino-americanno.Simpósio Literatura infantil e juvenil: formação de leitores e crítica literária. 2014. (Simpósio).
X Simposio Internacional Educación y Cultura.La importancia del mediador en la formación del lector. 2014. (Simpósio).
XVII Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. A violência contra o adolescente na literatura juvenil contemporânea. 2014. (Congresso).
XXIX Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL.Quando o leitor vira personagem: a ficcionalização do processo de leitura. 2014. (Encontro).
16 JELL. Insólito e resistência: uma leitura da obra "De olho nas penas". 2013. (Congresso).
2 Jornada Acadêmica em Letras-Libras: a formação do professor de libras e LP. O ensino da literatura na formação inicial de professores. 2013. (Congresso).
II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano. Letramento literário nas perspectivas contemporâneas. 2013. (Congresso).
II ENLIJJ.A leitura e o leitor de hoje. 2013. (Seminário).
II Seminário dos grupos de pesquisa sobre leitura e literatura infantil e juvenil e II ENLIJJ.A leitura e o leitor de hoje. 2013. (Seminário).
Literatura infantil e formação de leitores.Formação do leitor: linguagem e recursos que funcionam. 2013. (Seminário).
Seminário de Abertura PDE/2013.A escola como objeto de estudo. 2013. (Seminário).
Seminário de Abertura PDE/2013.A escola como objeto de estudo. 2013. (Seminário).
XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no contexto latino-americanno. Letramento literário nas perspectivas contemporâneas. 2013. (Congresso).
15 Jornada de Estudos LInguísticos e Literários. A presença do insólito na literatura infantojuvenil. 2012. (Congresso).
ENLIJJ - I Encontro de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil de Parnaguá.Importância da fantasia na literatura para crianças. 2012. (Encontro).
VI Encontro Internacional de Letras. Literatura Brasileira e sociedade contemporânea. 2012. (Congresso).
XXVII Encontro Nacional da ANPOLL.A presença do insólito na literatura juvenil contemporânea. 2012. (Encontro).
14 Jornada Regional e 4 Jornada Nacional de Estudos linguísticos e literários. Programas federais de apoio à formação docente. 2011. (Congresso).
14 Jornada Regional e 4 Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Contação de histórias e declamação de poemas: possibilidades para encantar e ensinar. 2011. (Congresso).
I Fórum Regional do PIBID do Oeste e Sudoeste do Paraná. 2011. (Encontro).
III Ciclo de debates promovido pelo NUFOPE. 2011. (Encontro).
I SEminário de grupos de pesquisa sobre leitura e literatura infantil e juvenil e II Encontro de literatura infantil e juvenil do norte do Paraná.Literatura infantil e juvenil: a arte da criação e a liberdade da recepção. 2011. (Seminário).
Seminário de Encerramento do PDE 2009.Seminário de Encerramento do PDE 2009. 2011. (Seminário).
Seminário de Encerramento PDE 2009.Seminário de Encerramento do PDE 2009. 2011. (Seminário).
XII Congresso Internacional ABRALIC. Trilogia Fronteiras do Universo: uma insólita viagem por um universo sem fronteiras!. 2011. (Congresso).
1° CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literários e 4° CIELLI - Colóquio de Estudos Linguisticos e Literários. Romance de formação e literatura juvenil brasileira. 2010. (Congresso).
13° Jornada Regional e 3° Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários. O preconceito racial na literatura infantil brasileira. 2010. (Congresso).
13° Jornada Regional e 3° Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários. O ensino da literatura: da obrigação à alegria. 2010. (Congresso).
13° Jornada Regional e 3° Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários. A paixão-romance em Aula de inglês: uma análise sob o mito de Tristão e Isolda. 2010. (Congresso).
I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE.Educação básica e formação de professores. 2010. (Simpósio).
III Jornada Integrada de Cursos da UNIMEO. A importância da leitura na formação humana e profissional. 2010. (Congresso).
12 Jornada Regional e 2 Jornada Nacional de EStudos Linguísticos e Literários. Romance de aprendizagem na literatura juvenil brasileira. 2009. (Congresso).
17 COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Escrever para armazenar o tempo: arte e morte na obra de Lygia Bojunga. 2009. (Congresso).
I Fórum do Nufope - Núcleo de formação docente e prática de ensino.A prática de ensino na Unioeste. 2009. (Simpósio).
I Fórum do Nufope - Núcleo de formação docente e prática de ensino.GT 1: Curso de Letras. 2009. (Simpósio).
III Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia (FASUL). A função social da literatura: contribuições para práticas inclusivas. 2009. (Congresso).
XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Representações da morte na literatura infanto-juvenil brasileira. 2009. (Simpósio).
XIX Seminário do CELLIP.O sofá estampado: epígono do romance de formação?. 2009. (Seminário).
11 Jornada Regional e 1 Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Bras Cubas à luz de Bakhtin. 2008. (Congresso).
IX Simpósio em História e I Simpósio Nacional em História "Trabalho, cultura e poder".Tecendo a vida com os fios da arte. 2008. (Simpósio).
VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória.O caráter agregador do sítio. 2008. (Seminário).
V Semana Acadêmica de História "Mundo Contemporâneo: desafios, dilemas e reflexões".Ensino no Estágio Supervisionado: desafios e reflexões. 2008. (Simpósio).
XI Congresso Internacional da ABRALIC. A escrita como phármakon. 2008. (Congresso).
XVII EAIC Encontro Anual de Iniciação Científica.Moderador de trabalhos. 2008. (Encontro).
10 Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. A morte na obra de Bartolomeu Campos Queirós. 2007. (Congresso).
II Encontro Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil.Entre o prazer e a obrigação: a leitura na escola. 2007. (Encontro).
III Ciclo de Conferências e Interferências do Cepedal.A escrita além da vida e da morte: mensagens de adeus de suicidas na comarca de Toledo/PR (1980-1993). 2007. (Encontro).
IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.Marcas da morte na obra de Bartolomeu Campos Queirós. 2007. (Outra).
VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória.Navegando pelos mares da memória. 2007. (Seminário).
9° JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. A linguagem das cores e a representação da morte na obra O sofá estampado. 2006. (Congresso).
IX SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA.VIOLÊNCIA E MORTE N'O ABRAÇO. 2006. (Simpósio).
SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIAS HUMANAS.A escrita como phármakon. 2006. (Simpósio).
8 JELL - Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. O lado direito do abraço. 2005. (Congresso).
7 JELL - Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários promovida pelo Curso de Letras da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon. 2004. (Congresso).
II Jornada Científica da Unioeste. A morte na literatura infanto-juvenil. 2003. (Congresso).
II Jornada Científica da Unioeste. A morte que liberta e o morto que aprisiona. 2003. (Congresso).
VI Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. O conde de Abranhos: retrato de um político. 2003. (Congresso).
VI Jornadas de Literatura Comparada. O resgate da memória em Bisa Bia Bisa Bel e O mar nunca transborda. 2003. (Congresso).
XI Internacional Bakhtin Conference. Uma leitura bakhtiniana das obras Memórias Póstumas de Brás Cubas, Casos do Romualdo e Crônica da Casa Assassinada. 2003. (Congresso).
XVI Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.A morte na literatura infanto-juvenil. 2003. (Seminário).
V Jornadas de Literatura Comparada. Tecendo a arte, tecendo a vida. 2001. (Congresso).
XIV Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação.Encontro nacional de Pró-reitores de Graduação. 2001. (Encontro).
XV Seminário do CELLIP.Discussão sobre Políticas de Linguagem para o Brasil: o que querem e o que podem os profissionais de Letras. 2001. (Seminário).
II Simpósio de Leitura e Psicanálise.Simpósio sobre Leitura e Psicanálise. 1997. (Simpósio).
XI COLE - Congresso de Leitura no Brasil. Congresso sobre leitura: a voz e a letra dos excluídos. 1997. (Congresso).
XI Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 1997. (Seminário).
XVI Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa.Encontro nacional de professores universitários de Literatura Portuguesa. 1996. (Encontro).
Leitura e Literatura na escola: a formação do professor.Seminário sobre leitura, literatura e ensino. 1992. (Seminário).
V Bienal Nestlé de Literatura Brasileira.Seminário sobre literatura brasileira, com a presença de vários escritores. 1991. (Seminário).
IV Seminário do CELLIP.Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. 1990. (Seminário).
Curso Métodos e Técnicas do Ensino de Língua Portuguesa.Curso sobre métodos e técnicas de ensino de Língua Portuguesa. 1988. (Oficina).
IV Encontro de Estudos Pessoanos - Secção Brasileira. Congresso internacional de estudos pessoanos. 1988. (Congresso).
XII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa.Encontro nacional de professores universitários brasileiros de Literatura Portuguesa. 1988. (Encontro).
Encontro de Língua Portuguesa: estudos e debates sobre Literatura e Lingüística.Encontro de professores de Língua Portuguesa e Língüística. 1987. (Encontro).
Leitura na Praça: uma abordagem da literatura infantil.Participação em pesquisa intitulada Leitura na Praça: uma abordagem da literatura infantil, no período da graduação. 1987. (Outra).
Curso de Atualização sobre a Arte de contar histórias.Curso sobre a arte de contar histórias. 1986. (Oficina).
Encontro sobre Metodologia do Ensino da Leitura e da Literatura para Professores de Primeiro Grau.Encontro sobre metodologia de ensino da literatura. 1986. (Encontro).
Participação em bancas
LOTTERMANN, C.. Quarenteners: leituras partilhads durante a pandemia da covid 19. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Vozes de mulheres em produções literárias do PNLD - 2018: protagonismos. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
LOTTERMANN, C.. Os sentidos da leitura: a mediação literária entre jovens do primeiro ano do ensino médio em Dourados, MS. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
LOTTERMANN, C.. Diálogos entre narrativas latinoamericanas para jovens adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latinoamericana.
LOTTERMANN, C.. Revolução haitiana: da história às perspectivas ficcionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Literatura e memória: a vida recontada pelas irmãs Queiroz. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.
LOTTERMANN, C.. Aspectos do Bildungsroman em Retratos de Carolina e Sapato de Salto, de Lygia Bojunga. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. Letramento ficcional de adolescentes: um estudo de caso sobre leituras escolares e não escolares. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. Anita Garibaldi: de heroína à mulher - a trajetória das imagens ficcionais de Ana Maria de Jesus Ribeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Reconhecendo as escolhas de leitura dos jovens: best-seller não é boa leitura?. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. A(s) violência(s) na literatura infantojuvenil brasileira: uma análise a partir do PNBE 2013. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. O ensino da oralidade nos anos finais do Ensino fundamental: uma proposta de trabalho com o gênero oral contação de histórias. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Leitura de textos literários no PAS-UEM: uma análise da prática de letramento literário. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. O ensino da oralidade na escola nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Releituras de contos de fadas no acervo PNBE 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Narrativa literária e sacralidade da vida: Rubem Fonseca. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. O encontro entre Guimarães Rosa e García Márquez em uma esquina de latino-americanidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; Mirian Zappone; Lucia Osana Zolin. Representações de mulher na Coleção Menina e Moça e em best seller juvenis contemporâneos: a formação ideológica de leitoras mirins. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. A decadência da casa, a sombra da morte e o cair das máscaras Meneses. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Entre a Ressurreição e Acenos e afagos: um estudo das masculinidades nas narrativas literarias brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. O fantástico e a memória social dos povos latino-americanos na obra Pedro Páramo de Juan Rulfo. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; Gil, Fernando Cerisara; BUENO, Raquel Illescas. Metapoesia e memória nos três primeiros livros de Manoel de Barros. 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Exodo e miséria: uma leitura de Vinhas da Ira, Vidas Secas e o Quinze. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Ficção crossover best-seller no início do século XXI: uma análise da produção e da circulação de oito romances em língua inglesa. 2021. Tese (Doutorado em Faculdade de Ciências e Letras) - Universidade Estadual Paulista -campus de Assis.
LOTTERMANN, C.. Tessituras despatriarcais na contística de Kate Chopin e de Marina Colasanti. 2020. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Conflitos e trocas culturais em Relato de um certo Oriente e Dois Irmãos, de Milton Hatoum. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Educação, política e literatura: apontamentos para a história da emergência da literatura infantil e juvenil em Moçambique. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. O Eu e o Outro: as imagens da afetividade nas obras de Lília A. Pereira da Silva. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Contos fonsequianos: um estudo sobre os modos de escrita. 2018. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Un granito de arena menudita pasando por el agujero: a morte como significado e produção de presença em Carlos de Brito e Mello e Fernando Vallejo. 2018. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A narrativa juvenil contemporânea no Brasil e em Portugal: temas e formas. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. Escritas antropofágicas na América Latina: releituras da história pela ficção. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. No meio do caminho tinha uma pedra porosa: um estudo sobre o romance metaficcional no século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. O barroco e o tempo: uma leitura de Memorial do convento, As intermitências da morte, Os sinos da agonia e òpera dos mortos. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A poesia infantil brasileira: recorrência de temas e formas. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. A representação em Lygia Bojunga: do mundo social para o universo infantil e juvenil. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. Outra mesma imagem de mulher : a representação do femenino na revista Nova. 2014. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Volobuef, Karin;LOTTERMANN, C.; Leite, Guacira Marcondes; Campos, Camila da Silva Alavarce. Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LOTTERMANN, C.. Outros olhares sobre a colonização do Brasil: ressignificações do passado. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A morte e o morrer em A passagem tensa dos corpos, de Carlos De Brito e Mello e em El don de la vida, de Fernando Vallejo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Contos fonsequianos: um estudo sobre os modos de escrita. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Picture books as tools to explore intermodal complementarity and develop multimodal competence in language classrooms. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LOTTERMANN, C.. O Eu o outro e as imagens da afetividade nas obras de Lília Aparecida Pereira da Silva. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. O barroco e o tempo: uma leitura de Memorial do Convento, As intermitências da morte, Os sinos da agonia e Ópera dos mortos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Dias Gomes pantagruélico. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Outra mesma imagem de mulher (?): a representação do femenino na revista Nova. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A personagem na obra de Lygia Bojunga: fazer literário e representação social. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. A poesia infantil brasileira nos séculos XX e XXI: recorrência de temas e formas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. Diálogos entre narrativas latino-americanas para jovens adultos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latinoamericana.
LOTTERMANN, C.. Letramento ficcional de adolescentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. Revolução haitiana: da história às perspectivas ficcionais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Anita Garibaldi: de heroína à mulher - a trajetória das imagens ficcionais de Ana Maria de Jesus Ribeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Nos labirintos da ficção: três passeios entre o insólito e o hiper-realismo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Literatura recomendada: prêmio FNLIJ e o leitor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Reconhecendo as escolhas de leitura dos jovens: best-seller não é boa leitura?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
LOTTERMANN, C.. Porque de Tânatos também se faz a infância e a adolescência: representação literária da morte em obras infantis e juvenis contemporâneas,. 2015.
LOTTERMANN, C.. Tecidos literários: tecendo relações entre o Ensino Médio, PNBE e ambiente virtual. 2015.
LOTTERMANN, C.. O feminismo e o universo infantil: discurso em defesa da igualdade de gêneros em Frozen. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ALVES, L. K.. Eu e o outro: conflitos identitários em Canaã, Um rio imita o Reno e A ferro e fogo. 2013.
LOTTERMANN, C.. Mãe e mulher: uma análise de diferentes modelos femininos presentes na literatura infantil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Identidade e duplicidade em Cybersenzala. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A valorização da criança nas obras de Monteiro Lobato. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Dona Cristina perdeu a memória: uma representação da velhice e da juventude. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. O Boticário: igualdade X identidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. O teatro sob controle: uma leitura de peças conservadas no arquivo público do Paraná. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Despertando o gosto pela leitura através dos contos de Grimm. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Vovó Xixi e seu neto Zeca Santos: um conto angolano. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. O teatro como instrumento de educação e transformação social. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Educação Brasileira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Especialização em Língua, Literatura e Ensino. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua, Literatura e Ensino) - Campus de Marechal Cândido Rondon.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Sagacidade e força: o conflito homem versus mulher no contexto patriarcal gaúcho. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Mitos e lendas em Macunaíma. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A mulher e sua relação com o espaço na obra Cartilha do Silêncio. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Literatura infantil na escola: da teoria à prática. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A parábola bíblica dessacralizada em A volta do filho pródigo, de Dalton Trevisan. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Os Colegas: uma fábula inovadora. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A temática social no conto A maior ponte do mundo, de Pellegrini Jr.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A literatura infantil na escola. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. O Edifício: a construção do objeto e a desconstrução do sujeito. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A marca do instinto na obra de Nélida Pion. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Quem tem medo do Lobo Mau?. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Professor: do escracho à humanização. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, Rit Felix; ZANCHET, M. B.. A simbologia das cores como forma de interação com o mundo de Lygia Bojunga Nunes. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Fantasia, trampolim para o salto na realidade. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A hierarquia das relações familiares no sistema patriarcal. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Uma leitura comparativa entre A Ferro e Fogo e o início da colonização de Marechal Cândido Rondon. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A vulnerabilidade feminina e a depressão pós-parto: uma leitura de Bastões de São José. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A crônica como retrato do cotidiano. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A ideologia do trabalho na literatura infantil. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A eroticidade nas obras de Pedro Bandeira. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. O significado do ritmo em I- Juca Pirama de Gonçalves Dias. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Brincando com poesia. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Os modelos de família na obra Bolsa Amarela. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. O mistério no Reino das Princesas. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Resquícios da família patriarcal nos contos de Mário de Andrade. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. A contradição humana em A Igreja do Diabo. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.; ZANCHET, M. B.. Resistência e transgressão feminina em Terras do Sem Fim. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.. Bolsa Amarela: metáfora do inconsciente. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A leitura do jornal como fonte de enriquecimento vocabular. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Literatura infantil: do lúdico à alfabetização na Educação Especial. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. A literatura no ensino fundamental. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A interdependência entre a narração e a descrição: uma abordagem prática. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Produção de texto. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A função do conhecimento prévio do leitor na construção do significado do texto. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Tradição na literatura infantil. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.. Contar para despertar um leitor. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.. Falando de Maluquinhos. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. A produção de textos nas séries iniciais. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. O texto do aluno: a utilização do discurso do outro. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. Poesia na escola: o lúdico e o didático. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. Adélia Prado e a poesia das panelas e dos lençóis. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. O Sofá Estampado: uma trajetória de iniciação. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. Cruz e Souza: da tragédia à transcendência. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. De ponto a ponto a mulher tece seu destino. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. Entre a cruz e a espada. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. A narrativa contemporânea dialoga com o conto de fadas tradicional?. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. Leitura, literatura, ensino: por imposição, prazer gratuito ou formação do gosto?. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. O fantástico como denúncia da perda dos valores humanitários. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; FORTES, R. F.. Entre a roca e as armas. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Os Lusíadas: historia e mitologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; Izabel Gimenez; ADOLFO, S. P.; DIAS, E. M. S.. Vozes históricas e sociais: as relações discursivas em "Mestre Tamoda", de Uanhenga Xitu. 2013. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; CRUZ, A. D.; Gil, Fernando Cerisara. Algumas leituras de Guimarães Rosa. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, Rit Felix; KONZEN, P. C.. Banca para seleção de professor temporário. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; ZANCHET, M. B.; Izabel Gimenez. 1° Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente. 2010. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.; FORTES, R. F.. 1 Teste seletivo paa admissão de professores temporários da Unioeste. 2008. Campus de Marechal Cândido Rondon.
LOTTERMANN, C.. Banca examinadora do primeiro processo seletivo docente 2007 da Unioeste. 2007. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Avaliação do Curso de Letras Português/Inglês/Francês da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Paraná), com vistas a alterações no Projeto Pedagógico. 2002. Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho.
LOTTERMANN, C.. Concurso de Contos Paulo Leminski. 2016. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. avaliação de desempenho. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Banca de avaliação de estágio probatório. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Banca de avaliação de desempenho docente. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Concurso de Contos Paulo Leminski. 2015.
LOTTERMANN, C.. Avaliação de desempenho. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. avaliação de estágio probatório. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. 25 Concurso de contos Paulo Leminski. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Avaliação de estágio probatório. 2013. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. 21 Concurso de Contos Paulo Leminski. 2013. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Banca de avaliação de desempenho. 2012. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. 20 Concurso de contos Paulo Leminski. 2012. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. banca de avaliação de desempenho. 2012. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LOTTERMANN, C.. Banca avaliadora dos trabalhos da 1 Feira de Experiências Pedagógicas. 2011. Secretaria Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon.
LOTTERMANN, C.. Concurso de Contos Paulo Leminski. 2009. Biblioteca Pública de Toledo.
Orientou
O humor na poesia infantil; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
Maternidade em obras distópicas; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
Trilogia Fronteiras do Universo e o mundo do jovem; Início: 2022; Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
letramento literário para surdos; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
A imagem na literatura infantil; Início: 2021; Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
Personagens femininas em narrativas distopicas juvenis; Início: 2020; Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
A literatura ouve: proposições práticas para a formação literária do aluno surdo; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
Nos labirintos da ficção: três passeios entre o insólito e o hiper-realismo; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
Viagens literárias: navegando pelo Ensino Médio, PNBE e ambiente virtual; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
Violência na literatura juvenil contemporânea; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
Recontos no acervo do PNBE 2012; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
A criança negra na literatura infantil brasileira; 2013; Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clarice Lottermann;
Influências da literatura de Monteiro Lobato: um estudo sobre a formação de leitores na perspectiva de docentes do ensino fundamental, anos iniciais, da região sudoeste do Paraná; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
Êxodo e miséria: uma leitura de Vinhas da ira, Vidas secas e O quinze; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
Composições familiares na literatura juvenil Contemporânea; 2021; Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
A literatura nas aulas de português e espanhol como língua adicional no ensino superior da UNILA?; ; 2021; Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clarice Lottermann;
uma cartografia do jovem leitor do município de Toledo, Paraná; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Clarice Lottermann;
O teatro sob controle: uma leitura de peças conservadas no arquivo público do Paraná; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Mãe e mulher: uma análise de diferentes modelos femininos presentes na literatura infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Literatura infantil na escola: da teoria à prática; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A literatura infantil na escola; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Quem tem Medo de Lobo Mau?; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Professor: do Escracho à Humanização; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A Ideologia do Trabalho na Literatura Infantil; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A Eroticidade nas Obras de Pedro Bandeira; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Brincando com Poesia; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Os Modelos De Família na Obra Bolsa Amarela; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O Mistério no Reino das Princesas; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura e Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Bolsa Amarela: metáfora do inconsciente; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A Literatura no Ensino Fundamental; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Tradição na literatura infantil; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Contar para despertar um leitor; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Falando de Maluquinhos; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Contação de Histórias: uma possibilidade de estímulo à leitura; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Leitura; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Um mergulho atrás de Ana Z; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A Narrativa Contemporânea Dialoga com o Conto de Fadas Tradicional?; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Leitura, Literatura, Ensino: por imposição, prazer gratuito ou formação do gosto?; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O trabalho com a oralidade no segundo grau; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Clarice Lottermann;
A importância da leitura na terceira idade; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Clarice Lottermann;
Um estudo acerca da leitura no primeiro grau; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Clarice Lottermann;
Literatura Infantil: recuperação das fadas; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Pão e Sangue: abordagem sociológica do livro de Dalton Trevisan; ; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
de Souza; ; A influência do folclore na literatura infantil; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O Conto de fadas na literatura infantil; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O ufanismo ingênuo em Triste Fim de Policarpo Quaresma; ; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Seu Azul: MÚLTIPLAS LINGUAGENS PARA CRITICAR A BANALIZAÇÃO DA LINGUAGEM; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
ATUAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES; 2016; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
OS CONTOS DE FADA NA LITERATURA BRASILEIRA: UM COMPARATIVO ENTRE A TRILOGIA DRAGÕES DE ÉTER E O LIVRO O PICAPAU AMARELO; 2016; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A crítica através do humor: uma análise de obras de Sylvia Orthof; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Programas de incentivo à leitura: indo além da teoria, um estudo de caso; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A quebra do maniqueísmo na personagem Snape da série Harry Potter; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A passionalidade em obras de Lygia Bojunga; 2013; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O acervo do PNBE em bibliotecas escolares do município de Palotina (PR); 2013; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O fantástico em contos de Marina Colasanti; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Representações masculinas em obras de Lygia Bojunga; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O uso de metalinguagem em obras de Lygia Bojunga; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Paixão na literatura infanto-juvenil; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O negro na literatura infanto-juvenil; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Representações femininas na obra de Lygia Bojunga; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Entendendo a realidade por meio da fantasia; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Representaçòes femininas nas obras; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Repressão e trauma em obras ficcionais de Lygia Bojunga; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Ironia e humor: leitura com classes de EJA; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Literatura de cordel e crítica social; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Literatura e memória: leitura em classes de EJA; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Leitura de fábula na escola; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Desnvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Contação de histórias; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Desnvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Formação de professores mediadores de leitura; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Desnvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Aspectos culturais em contos de fadas tradicionais e contemporâneos; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Desnvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Leitura de lendas no ensino fundamental; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Leitura de textos literários na escola; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Desnvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O humor em crônicas de Luís Fernando Veríssimo; 2008; Orientação de outra natureza; (Programa de Desnvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
O ensino de literatura; 2008; Orientação de outra natureza; (Programa de Desnvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Leitura em sala de aula; 1999; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Ler e Produzir Literatura; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Interpretação do Texto através do Teatro; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A Expressão Literária; ; ; Alegria e Cultura; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
A Leitura na Sala de aula; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Trabalho com Poesia; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Linguagem - Oralidade, Leitura e Produção Escrita; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Clarice Lottermann;
Produções bibliográficas
-
LOTTERMANN, C. ; PINHEIRO, A. . Literatura em tempos de pandemia: leitura e afeto em encontros literários. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 4, p. 77-92, 2022.
-
LOTTERMANN, C. ; RODRIGUES, S. . Rabiscando sentidos no livro ilustrado para jovens. LEIA ESCOLA , v. 21, p. 113, 2021.
-
LOTTERMANN, C. ; SILVA, E. . Livro de imagens: o constructo visual do ritmo em Selvagem, de Roger de Mello. SCRIPTA UNIANDRADE , v. 19, p. 01-10, 2021.
-
LOTTERMANN, C. ; PEZZINI, P. G. . O gênero policial na narrativa juvenil: investigação de O caso dos falcões peregrinos de Severino Rodrigues. ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , v. 70, p. 01-10, 2021.
-
SALES, T. C. ; LOTTERMANN, C. . Letramento literário para surdos: uma proposta de aplicabilidade com poesia surda. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES , v. 34, p. 45-57, 2021.
-
SCHWEIG, T. L. ; LOTTERMANN, C. . Atuação da Biblioteca Pública na Formação de Leitores. Anais do Seminário Nacional de Literatura, História e Memória , v. 1, p. 48-61, 2017.
-
LOTTERMANN, C. . Uma peça no jogo social: a morte na obra de Lygia Bojunga. Raído (Online) , v. 10, p. 102-117, 2016.
-
LOTTERMANN, C. . O encantamento da/pela palavra. Revista de Literatura, História e Memória , v. 12, p. 93-100, 2016.
-
LOTTERMANN, C. . Os livros chegaram. E agora, professor?. Raído (Online) , v. 8, p. 127, 2014.
-
LOTTERMANN, C. . Raul da ferrugem azul e De olho nas penas: o insólito como denúncia. Revista Trama (Cascavel. Impresso) , v. 9, p. 44-60, 2013.
-
LOTTERMANN, C. . Uma fantástica viagem por um universo sem fronteiras. Revista eletrônica Guará , v. 1, p. 95-112, 2012.
-
LOTTERMANN, C. . Navegando pelos mares da memória. Revista de Literatura, História e Memória , v. 4, p. 253-262, 2008.
-
LOTTERMANN, C. . O suicídio na literatura infantil brasileira. Espaço Plural (Unioeste) , v. 18, p. 129-134, 2008.
-
LOTTERMANN, C. . Brás Cubas à luz de Bakhtin. Revista Trama (Cascavel. Impresso) , v. 4, p. 29-39, 2008.
-
LOTTERMANN, C. . A morte metafórica na obra de Lygia Bojunga. Revista Trama (Cascavel) , v. 2, p. 27-37, 2006.
-
LOTTERMANN, C. . A morte que liberta e o morto que aprisiona. Revista Trama (Cascavel) , Cascavel/ Paraná, v. 1, n.1, p. 61-71, 2005.
-
LOTTERMANN, C. . Amor de Capitu?. Revista Letras (Curitiba) , Curitiba/PR, v. 61, p. 355-366, 2004.
-
LOTTERMANN, C. . Tecer a arte e a vida.. Espaço Plural (Unioeste) , Marechal Cândido Rondon, p. 12-13, 2000.
-
LOTTERMANN, C. . Saramago e a problemática da terra.. Fronteiras, Marechal Cândido Rondon, p. 13-13, 1998.
-
LOTTERMANN, C. . A metalinguagem em obras de Lygia Bojunga Nunes.. Fragmenta, Curitiba., p. 69-86, 1995.
-
LOTTERMANN, C. . Os cus de Judas X Os Lusíadas.. Letras & Letras , Cascavel, v. 1, p. 30-35, 1992.
-
LOTTERMANN, C. ; ALVES, L. K. (Org.) ; FORTES, Rit Felix (Org.) . Segundas palavras sobre poética e sociedade. 1. ed. Cascavel: Unioeste, 2017. 288p .
-
LOTTERMANN, C. . ESCREVER PARA ARMAZENAR O TEMPO: Arte e morte em Lygia Bojunga. 1. ed. Cascavel, PR: Edunioeste, 2010. 218p .
-
LOTTERMANN, C. ; João Carlos Cattelan (Org.) . A redação no vestibular da Unioeste: alguns apontamentos à luz da lingüística textual. 1. ed. Cascavel, PR: Edunioeste, 2009. v. 300. 215p .
-
LOTTERMANN, C. . De olho na ferrugem: literatura infantil em tempos de opressão. In: Aguiar, V. T; Martha, A A P. (Org.). Leras de resistência: literatura infantil e juvenil. 1ed.Assis, SP: Núcleo Editorial Proleitura, 2021, v. 1, p. 137-146.
-
LOTTERMANN, C. ; GOMES, Evelin ; BATISTA, C. S. ; SOUZA, R. N. . Narrativas imagéticas: aspectos da literatura fantástica em Selvagem, de Roger de Mello. In: OLIVEIRA, Ellen dos Santos. (Org.). Literatura infantil e juvenil. 1ed.Itapiranga: Schreiben, 2021, v. 1, p. 179-195.
-
LOTTERMANN, C. . A insólita tessitura de Marina Colasanti. In: Ferreira, Eliane G.R.; Navas, Diana; Silva, Maurício. (Org.). Produção literária juvenil e infantil contemporânea de autoria feminina. 1ed.Brasília: BTAcadêmica, 2020, v. , p. 143-164.
-
LOTTERMANN, C. . Quando o leitor vira personagem: a representação ficcional do processo de leitura. In: Alice Áurea Penteado Martha; Vera Teixeira de Aguiar.. (Org.). Entre livros e leitores: escritos vários. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. 01, p. 117-134.
-
LOTTERMANN, C. . Paulo Venturelli e sua ode ao poder da imaginaçâo para desmontar as arbitrariedades do mundo adultã. In: MARTHA, Alice Áurea; VALENTE, Thiago. (Org.). Produção cultural paranaense para crianças e jovens. 1ed.Assis - SP: Núcleo Editorial Proleitura, 2016, v. 1, p. 41-56.
-
LOTTERMANN, C. . Com sua voz de mulher, Marina Colasanti cria um tigre de papel. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado. (Org.). Literatura infantil e juvenil: leituras plurais. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. , p. 37-49.
-
LOTTERMANN, C. . De madrinhas a afilhadas!. In: Vera Teixeira de Aguiar, Alice Penteado Martha. (Org.). Conto e reconto: das fontes à invenção. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 187-202.
-
LOTTERMANN, C. . Z. Zagalo e Brás Cubas: ironia e dissolução. In: Antonio Donizeti da Cruz; Rita Felix Fortes. (Org.). Literatura brasileira: sociedade e mito. 1ed.Cascavel, PR: Edunioeste, 2012, v. 1, p. 41-64.
-
LOTTERMANN, C. . Cicatrizes na memória: a morte na obra de Bartolomeu Campos de Queirós. In: Acir Dias da Silva; Lourdes Kaminski Alves; Éris Antonio Oliveira; Maria de Fátima Lima. (Org.). Interpretação e multiplos olhares. Coleção Confluências da literatura e outras áreas. 1ed.Cascavel/PR; Goiania/GO: Unioeste/PUCGO, 2012, v. , p. 133-143.
-
LOTTERMANN, C. . Sonhos: portas para o imaginário. In: Antonio Donizeti da Cruz; Maria de Fátima Gonçalves Lima. (Org.). Literatura e poéticas do imaginário. 1ed.Cascavel/PR: Edunioeste, 2012, v. , p. 53-64.
-
LOTTERMANN, C. . Quando a morte seduz: o suicidio na literatura para crianças e jovens. In: AGUIAR, V.T.; CECCANTINI, J.L.; MARTH, A.A. P.. (Org.). Herois contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. 1ed.Assis, SP: Cultura acadêmica, 2010, v. , p. 43-71.
-
LOTTERMANN, C. ; ZANCHET, M. B. . Construção e desconstrução do senso comum. In: CATTELAN, João Carlos; LOTTERMANN, Clarice. (Org.). A redação no vestibular da Unioeste: alguns apontamentos à luz da lingüística textual. Cascavel; PR: Edunioeste, 2009, v. , p. 189-213.
-
MENEGHEL, C. A. ; LOTTERMANN, C. . Formação de professores contadores de histórias. In: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 1ed.: , 2009, v. I, p. 4-.
-
LUNKES, D. L. ; LOTTERMANN, C. . Estímulo à leitura e à escrita através de fábulas. In: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 1ed.: , 2009, v. I, p. 10-.
-
GALENDE, E. ; LOTTERMANN, C. . Sapato de salto na escola. In: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 1ed.: , 2009, v. I, p. 20-.
-
JUAN, M. E. ; LOTTERMANN, C. . Contação de histórias, um estímulo à leitura. In: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense (produção didático-pedagógica). 1ed.: , 2009, v. II, p. 10-.
-
JUAN, M. E. ; LOTTERMANN, C. . Contação de histórias: um estímulo à leitura. In: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 1ed.: , 2009, v. I, p. 30-.
-
MORESCO, N. O. M. ; LOTTERMANN, C. . Contos de fadas e obras infantojuvenis:aspectos socioeconômicos da sociedade medieval e da contemporânea. In: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 1ed.: , 2009, v. I, p. 45-.
-
LOTTERMANN, C. . Violência e morte n'O abraço. In: MAGALHÃES, José Sueli de; RIBEIRO, Ivan Marcos; FERNANDES, Jakeline Cunha. (Org.). Literatura e Intersecções culturais. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2008, v. 1, p. 347-354.
-
LOTTERMANN, C. . A escrita como phármakon. In: NITRINI, Sandra et al. (Org.). Anais do XI Congresso Internacional da Associaçào Brasileira de Literatura Comparada, 2008. São Paulo: Abralic, 2008, v. , p. -.
-
STHIEL, N. A. ; LOTTERMANN, C. . Literatura infantil: do encantamento ao questionamento. In: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense (produção didático-pedagógica). 1ed.: , 2007, v. II, p. 04-.
-
STHIEL, N. A. ; LOTTERMANN, C. . O riso como denúncia social. In: SEED. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 1ed.: , 2007, v. I, p. 04-.
-
NUNES, I. C. S. ; LOTTERMANN, C. . O texto literário no ensino fundamental. In: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 1ed.: , 2007, v. I, p. 10-.
-
LOTTERMANN, C. . Do 'gênesis' à roca: o universal no particular. In: Marcos A. Lopes. (Org.). Espaços da memória: fronteiras. 1ed.Cascavel/ PR: Edunioeste, 2000, v. , p. 205-213.
-
ZANCHET, M. B. ; FORTES, R. F. ; LOTTERMANN, C. . Entre rocas e palavras, ponto a ponto a mulher retece a própria história.. In: Maria Beatriz Zanchet; Rita Felix Fortes; Clarice Lottermann. (Org.). Tradição, Estética e Palavra na Literatura Infanto-juvenil. Cascavel: Gráfica da UNIOESTE., 1996, v. , p. -.
-
LOTTERMANN, C. . Integração da Unioeste com a educação básica.. O Presente, Marechal Cândido Rondon, p. 2 - 2, 03 jul. 1992.
-
BONFIM, L. ; LOTTERMANN, C. . Relações entre ensino médio, PNBE e ambiente virtual: primeiras impressões. In: IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2015, Araraquara. Anais do IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2015. p. 2973-2982.
-
LOTTERMANN, C. . Insólito e resistência: uma leitura da obra 'De olho nas penas'. In: 16 Jornada de estudos linguísticos e literários, 2013, M.C. Rondon. Anais da 16 Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2013.
-
LOTTERMANN, C. . Raquel, Maria, Isabel: o insólito como possibilidade de resgate da memória e construção da identidade. In: 15 Jornada internacional de estudos linguisticos e literarios, 2012, M.C. Rondon, PR. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel, PR: Edunioeste, 2012. v. 1.
-
LOTTERMANN, C. . Ressonâncias do romance de formação na literatura juvenil brasileira. In: X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011, Cascavel. Anais do X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. Cascavel/PR: EDUNIOESTE, 2010. v. 1.
-
LOTTERMANN, C. . Trilogia Fronteiras do Universo: uma insólita viagem por um universo sem fronteiras. In: XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2011, Curitiba. Anais do XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Curitiba: Abralic, 2011.
-
LOTTERMANN, C. ; Galende, Edna . Sapato de salto na escola. In: 14 Jornada Regional e 4 Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2011, M. C. Rondon. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel, PR: Edunioeste, 2011.
-
LOTTERMANN, C. ; Vargas, Vera Regina . Representações da criança negra em algumas obras da literatura infantil brasileira. In: 14 Jornada Regional e 4 Jornada Nacional de Estudos linguisticos e literários, 2011, M. C. Rondon. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel, PR: Edunioeste, 2011.
-
LOTTERMANN, C. ; Arboleya, Valdiney José . Entre colegas e capitães: reflexões sobre convivência e organização social nas obras Os colegas e Capitões da Areia. In: 14 Jornada Regional e 4 Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários, 2011, M.C. Rondon. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel, PR: Edunioeste, 2011.
-
LOTTERMANN, C. . Romance de formação e literatura juvenil brasileira. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literários e 4 Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá/PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: Editora da UEM, 2010.
-
LOTTERMANN, C. ; RECALCATTI, G. J. . A paixão amorosa em "Aula de inglês": uma aproximação do mito de Tristão e Isolda. In: 13 Jornada Regional e 3 Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários, 2010, M. C. Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: M. D. Padilha e Cia Ltda, 2010.
-
LOTTERMANN, C. ; Vargas, Vera Regina . O preconceito racial na literatura infantil brasileira. In: 13 Jornada Regional e 3 Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, M. C.Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: M. D Padilha e Cia Ltda, 2010.
-
LOTTERMANN, C. . O ensino de literatura: da obrigação à alegria. In: 3 Jornada Nacional e 13 Jornada Regional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, M. C. Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: Edunioeste, 2010. p. 61-70.
-
LOTTERMANN, C. . O sofá estampado: epígono do romance de formação?. In: XIX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel/PR, 2009.
-
LOTTERMANN, C. . Romance de aprendizagem na literatura juvenil brasileira. In: 2 Jornada Nacional e 12 Jornada Regional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, M. C. Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. M. C. Rondon: Sul gráfica editora, 2009. v. 1. p. 113-119.
-
LOTTERMANN, C. . Escrever para armazenar o tempo: arte e morte na obra de Lygia Bojunga. In: 17 COLE: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas/SP. Anais do 17 17 COLE: Congresso de Leitura do Brasil. Campinas/SP: Unicamp, 2009.
-
LOTTERMANN, C. ; FITES, C. M. . Representações masculinas em obras de Lygia Bojunta. In: 12 Jornada Regional e 2 Jornada Nacional de Estudos linguísticos e literários, 2009, M.C.Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2009.
-
LOTTERMANN, C. . A escrita como phármakon. In: XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2008, 2008, São Paulo - SP. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2008 - Tessituras, interações, convergências. São Paulo: ABRALIC, 2008.
-
DALLAZEN, C. L. ; LOTTERMANN, C. . Literatura e educação ambiental. In: 11° Jornada Regional e 1° Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Machado de Assis e Guimarães Rosa em foco: 100 anos, 2008, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel/PR: Edunioeste, 2008. v. 1. p. 372-383.
-
FITES, C. M. ; LOTTERMANN, C. . Sapato de Salto: violência e paixão. In: 11° Jornada Regional e 1° Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Machado de Assis e Guimarães Rosa em foco: 100 anos, 2008, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel/PR: Edunioeste, 2008. v. 1. p. 384-399.
-
RECALCATTI, G. J. ; LOTTERMANN, C. . O uso da metalinguagem na obra Paisagem, de Lygia Bojunga. In: 11° Jornada Regional e 1° Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Machado de Assis e Guimarães Rosa em foco: 100 anos, 2008, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel/PR: Edunioeste, 2008. v. 1. p. 498-503.
-
NERI, Scheila Cristine ; LOTTERMANN, C. . Os olhos da fantasia. In: 11° Jornada Regional e 1° Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Machado de Assis e Guimarães Rosa em foco: 100 anos, 2008, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel/PR: Edunioeste, 2008. v. 1. p. 718-727.
-
LOTTERMANN, C. . Representações da morte na obra de Bartolomeu Campos Queirós. In: 10 Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Marechal Cândido Rondon. Anais da 10 JELL. Cascavel/Pr: Edunioeste, 2007. v. 1. p. 23-27.
-
NERI, Scheila Cristine ; LOTTERMANN, C. . As portas do inconsciente. In: 9 JELL: Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Marechal Cândido Rondon/PR. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel/PR: Edunioeste, 2006. v. 1. p. 195-200.
-
SCHIEWE, Ketlen Michele ; LOTTERMANN, C. . Imagens femininas em Retratos de Carolina de Lygia Bojunga. In: 9 JELL: Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel/PR: Edunioeste, 2006. v. 1. p. 325-330.
-
SCHIEWE, Ketlen Michele ; LOTTERMANN, C. . Imagens femininas em três obras de Lygia Bojunga. In: 10 JELL: Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel/PR: Edunioeste, 2007. v. 1. p. 238-243.
-
NERI, Scheila Cristine ; LOTTERMANN, C. . O Abraço e Nós três: representação do inconsciente. In: 10 JELL: Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel/PR: Edunioeste, 2007. v. 1. p. 274-279.
-
LOTTERMANN, C. . Escrever para não morrer. In: SIMPÓSIO NACIONAL EM CIÊNCIAS HUMANAS, 2006, Marechal Cândido Rondon. ANAIS DO SIMPÓSIO NACIONAL EM CIÊNCIAS HUMANAS. Cascavel, PR: Gráfica Scussiatto, 2006. v. 1. p. 129-132.
-
LOTTERMANN, C. . O resgate da memória em O mar nunca transborda e Bisa Bia Bisabel. In: VI Jornadas de Literatura Comparada, 2005, Córdoba, Argentina. Espacio, memoria e identidad: configuracionas en la Literatura Comparada. Córdoba, Argentina: Comunicarte Editorial, 2003. v. 2. p. 847-854.
-
LOTTERMANN, C. . O lado direito do abraço. In: 8 JELL - Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais da 8 JELL: Literatura e plurissignificação da linguagem. Cascavel/ PR: Edunioeste, 2005. v. 1. p. 113-123.
-
LOTTERMANN, C. . A banalização e a redenção da morte na literatura infanto-juvenil brasileira. In: 7 JELL - Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2004, Marechal Cândido Rondon - PR. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2004.
-
LOTTERMANN, C. . O realismo grotesco em Memórias Póstumas de Brás Cubas. In: XI International Bakhtin Conference, 2003, Curitiba/PR, 2003.
-
LOTTERMANN, C. . A morte na literatura infanto-juvenil brasileira. In: XVI Seminário do CELLIP- Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2003, Londrina - PR. Anais do XVI Seminário do CELLIP, 2003.
-
LOTTERMANN, C. . O conde de Abranhos: retrato de um político. In: VI Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2003, Marechal Cândido Ronon. Anais da 6 JELL. Marechal Cândido Rondon: Gráfica Scala, 2003. v. 1. p. 69-83.
-
LOTTERMANN, C. . O resgate da memória em O mar nunca transborda e Bisa Bia Bisa Bel. In: VI Jornadas de Literatura Comparada, 2003, Córdoba/Argentina. Espacio, memoria e identidad: configuraciones en la Literatura Comparada. Córdoba/ Argentina: Comunicarte Editorial, 2003. v. 2. p. 847-854.
-
LOTTERMANN, C. . Tecendo a arte, tecendo a vida. In: V Jornadas de Literatura Comparada, 2003, Buenos Aires/ Argentina. Diálogos, ecos, pasajes. Buenos Aires/ Argentina, 2003. v. 1. p. 380-384.
-
LOTTERMANN, C. . O realismo grotesco em Memórias póstumas de Brás Cubas. In: XI Internacional Bakhtin Conference, 2003, Curitiba/ PR. XI Conferência Internacional sobre Bakhtin. Curitiba, 2003. p. 481-488.
-
LOTTERMANN, C. . A morte na literatura infanto-juvenil. In: XVI Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2003, Londrina/Pr. Anais do XVI Seminário do CELLIP, 2003.
-
LOTTERMANN, C. . A morte como negação da arte. In: V Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2002, Marechal Cândido Rondon, PR. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon, PR: Gráfica Escala, 2002. v. 01. p. 41-51.
-
LOTTERMANN, C. . O tempo trançado na gente.. In: IV Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2001, Marechal Cândido Rondon. Revista da IV JELL, 2001.
-
LOTTERMANN, C. . Tecendo a arte, tecendo a vida. In: V Jornadas Nacionales de Literatura Comparada, 2001, Buenos Aires. Diálogos, ecos, pasajes. Buenos Aires: Imprenta Novografica, 2001. v. único. p. 380-384.
-
LOTTERMANN, C. . Tecendo a arte, tecendo a vida. In: V Jornadas de Literatura Comparada, 2001, Buenos Aires/ Argentina. Diálogos, ecos, pasajes. Buenos Aires/ Argentina, 2001. v. 1. p. 380-384.
-
LOTTERMANN, C. . Do Gênesis à Roca: o universal no particular.. In: II Jornada de Estudos lingüisticos e Literários, 1999, Marechal Cândido Rondon. Revista da II JELL. Cascavel: EDUNIOESTE, 1999.
-
LOTTERMANN, C. . O Ensino de Literatura: da obrigação à alegria.. In: Jornada de Estudos Lingüisticos e Literários, 1998, Marechal Cândido Rondon. Revista da JELL. Marechal Cândido Rondon: Gráfica Escala, 1998.
-
LOTTERMANN, C. . A presença do insólito na literatura juvenil contemporânea. In: II Encontro intermediário do grupo de pesquisa Confluências da Ficção,Historia e Memória na Literatura, 2012, Cascavel. Anais do II Encontro intermediário do grupo de pesquisa Confluências da Ficção,Historia e Memória na Literatura. Cascavel, 2012. p. 62-65.
-
ZANCHET, M. B. ; LOTTERMANN, C. ; FORTES, R. F. . Nuances da memória na literatura brasileira contemporânea. In: VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2007, Cascavel/ PR. Caderno de Resumos. Cascavel/ PR: Edunioeste, 2007. v. 1. p. 32.
-
LOTTERMANN, C. . A morte que liberta e o morto que aprisiona. In: II Jornada Científica da Unioeste, 2003, Toledo/Pr. II Jornada Científica da Unioeste. Cascavel: Unioeste, 2003.
-
LOTTERMANN, C. . Amor de Capitu: leitura infiel de Dom Casmurro. In: V Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2002, Marechal Cândido Rondon, PR. Anais da V Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon, Pr: Gráfica Escala, 2002. v. 01.
-
LOTTERMANN, C. ; ZANCHET, M. B. ; FORTES, R. F. . Tradição, estética e palavra na literatura infanto-juvenil. In: I Jornada Científica da Unioeste, 2001, Cascavel/PR. Painel, 2001.
-
LOTTERMANN, C. . Leitura e escola: confronto e apreciação. In: I Jornada Científica da Unioeste, 2001, Cascavel/PR. Painel, 2001.
-
LOTTERMANN, C. ; Seyboth, Ana Cecilia . Livro de receitas - o passo a passo na construçào e manutenção do suspense na obra juvenil de Marcos Rey. In: 12 Jornada Regional e 2 Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e literários, 2009, M. C. Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2009.
-
LOTTERMANN, C. ; RECALCATTI, G. J. . A metalinguagem na obra Retratos de Carolina, de Lygia Bojunga. In: 12 Jornada Regional e 2 Jornada Nacional de Estudos linguísticos e literários, 2009, M. C. Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2009.
-
LOTTERMANN, C. . O caráter agregador do sítio. In: VIII Seminário Nacional de Literatura, História e memória: literatura e cultura na América Latina, 2008, Cascavel/PR. Caderno de resumos e programaçào. Cascavel/PR: Edunioeste, 2008. v. 1. p. 174-175.
-
LOTTERMANN, C. . Tecendo a vida com os fios da arte. In: IX Simpósio em História e I Simpósio Nacional em História: trabalho, cultura e poder, 2008, Marechal Cândido Rondon/PR. Caderno de resumos e programaçào, 2008. v. 1. p. 24-24.
-
LOTTERMANN, C. . A escrita como phármakon. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008, São Paulo/SP. 11 Congresso Internacional ABRALIC: Tessituras, Interações, Convergências. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
-
LOTTERMANN, C. . Navegando pelos mares da memória. In: VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2007, Cascavel/ PR. Caderno de Resumos, 2007.
-
LOTTERMANN, C. . Marcas da morte na obra de Bartolomeu Campos Queirós. In: IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, 2007, Marechal Cândido Rondon. Caderno de Programação e Resumos, 2007. p. 48.
-
LOTTERMANN, C. . A linguagem das cores e a representação da morte na obra O sofá estampado. In: 9° JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2006. A linguagem das cores e a representação da morte na obra O sofá estampado. Cascavel/PR: Edunioeste, 2006. v. 1. p. 21-29.
-
LOTTERMANN, C. . Violência e morte n'O abraço. In: IX SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 2006. IX Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística: resumos, 2006.
-
LOTTERMANN, C. . A trança do tempo em Bisa Bia, Bisa Bel.. In: XV Seminário do CELLIP.Políticas de Linguagem para o Brasil. O que querem e o ue podem os profissionais de lit., 2001, Curitiba. XV SEminário do CELLIP, 2001. p. 61-61.
-
LOTTERMANN, C. . A discussão de valores na obra de Ana Maria Machado. In: VIII CONELU - Congresso dos estudantes de Letras da Unioeste, 1999, Marechal Cândido Rondon, 1999.
-
LOTTERMANN, C. . A problemática social na obra de José Saramago. In: VIII CONELU - Congresso dos estudantes de Letras da Unioeste, 1999, Marechal Cândido Rondon/PR, 1999.
-
LOTTERMANN, C. . Os Lusíadas X Os Cus de Judas: uma leitura parodística da expansão. In: V CONELU - Congresso dos estudantes de Letras da Unioeste, 1996, Marechal Cândido Rondon/PR, 1996.
-
LOTTERMANN, C. . Entre rocas e palavras, ponto a ponto a mulher retece a própria história. In: V CONELU - Congresso dos estudantes de Letras da Unioeste, 1996, Marechal Cândido Rondon, 1996.
-
LOTTERMANN, C. . Os Lusíadas X Os cus de Judas: uma leitura parodística da expansão. In: Colóquio de estudos sobre expansão ultra-marina, 1996, Foz do Iguaçu/PR, 1996.
-
LOTTERMANN, C. . O uso de clichês em redações vestibulares. In: Semana Acadêmica de Letras, 1992, Marechal Cândido Rondon/PR, 1992.
-
LOTTERMANN, C. . A ficcionalização do processo da leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . A escola como objeto de estudo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOTTERMANN, C. . A leitura e o leitor de hoje. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOTTERMANN, C. . A formação do leitor na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOTTERMANN, C. . Ler para quê? objetivos e estratégias de leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOTTERMANN, C. . A presença do insólito na literatura juvenil contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . A presença do insólito na literatura infantojuvenil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Lliteratura infantojuvenil e ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOTTERMANN, C. . Literatura juvenil e formação de leitores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOTTERMANN, C. . Leitura, literatura e o Curso de Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOTTERMANN, C. . Programas federais de apoio à formação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Trilogia Fronteiras do Universo: uma insólita viagem por um universo sem fronteiras!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Literatura infantil e juvenil: a arte da criação e a liberdade da recepção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOTTERMANN, C. ; Vargas, Vera Regina . O preconceito racial na literatura infantil brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . O ensino da literatura: da obrigação à alegria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. ; RECALCATTI, G. J. . A paixão-romance em Aula de inglês: uma análise sob o mito de Tristão e Isolda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Romance de formação e literatura juvenil brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . A importância da leitura na formação humana e profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOTTERMANN, C. . Romance de aprendizagem na literatura juvenil brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Escrever para armazenar o tempo: arte e morte na obra de Lygia Bojunga. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Representações da morte na literatura infanto-juvenil brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . O sofá estampado: epígono do romance de formação?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Brás Cubas à luz de Bakhtin. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . A escrita como phármakon. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOTTERMANN, C. . Ensino no Estágio Supervisionado: desafios e reflexões. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Tecendo a vida com os fios da arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOTTERMANN, C. . O caráter agregador do sítio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOTTERMANN, C. . Tecendo a arte, tecendo a vida.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Tradição, estética e palavra na literatura infanto-juvenil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOTTERMANN, C. . Leitura escrita: confronto e apreciação.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOTTERMANN, C. . A discussão de valores na obra de Ana Maria Machado. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOTTERMANN, C. . A problemática social na obra de José Saramago. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Aspectos da Escritura. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOTTERMANN, C. . Discurso Senso Comum.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOTTERMANN, C. . Entre rocas e palavras, ponto a ponto, a mulher retece a própria história. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . os Lusíadas X Os Cus de Judas - Uma leitura parodística da expansão. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Leitura: ontem e hoje.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . O Uso de Clichês em Redações Vestibulares. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOTTERMANN, C. . Apresentação. Cascavel/PR, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
LOTTERMANN, C. . Anais da 9 JELL - Jornada de Estudos Linguisticos e Literários. Cascavel/ PR, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
LOTTERMANN, C. . Consultor ad hoc na análise de projetos de pesquisa - UNILA. 2013.
LOTTERMANN, C. ; FORTES, R. F. . PORTAL EDUCACIONAL DIA-A-DIA DA EDUCAÇÃO. 2003.
LOTTERMANN, C. . Análise de Propostas do Vale Saber. 1995.
LOTTERMANN, C. . Caderno de Apoio - 2ª Série. 1993.
LOTTERMANN, C. . Caderno de apoio - 1ª Série. 1993.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a revista FronteiraZ. 2016.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a Revista Nonada. 2016.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a Revista Trama. 2016.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a revista Terra Roxa e outras terras: revista de estudos literários. 2016.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a Revista de Letras. 2016.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a revista Muitas Vozes. 2016.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a Revista História Oral. 2015.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a revista Linguagem: Estudos e Pesquisas. 2015.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a Revista Trama. 2015.
LOTTERMANN, C. . Parecer para a revista Trama. 2014.
LOTTERMANN, C. . Coordenação de banca de correção de redações do vestibular da Unioeste. 2010.
LOTTERMANN, C. . Coordenação de banca de correção de redações do vestibular da Unioeste. 2009.
LOTTERMANN, C. . Coordenação de banca de correção de redações do vestibular da Unioeste. 2008.
LOTTERMANN, C. . Elaboração de projeto para criação do NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (através do Programa PRODOCENCIA/MEC). 2008.
LOTTERMANN, C. . Coordenação de banca de correção de redações do vestibular da Unioeste. 2007.
LOTTERMANN, C. . Coordenação de banca de correção de redações do vestibular da Unioeste. 2005.
LOTTERMANN, C. . Parecer sobre Projeto de Alteração de grade curricular do Curso de Letras da Fac. Est. de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Paraná). 2002.
LOTTERMANN, C. . Programa de seleção de obras literárias para o PNLD. 2021. (Avaliadora).
LOTTERMANN, C. . Oficina: Pesquisa em literatura. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . revista Trama. 2015. (Editoração/Periódico).
LOTTERMANN, C. . Dinâmicas de leitura de textos ficcionais e poéticos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Literatura na educação infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Formação continuada para professores da educação infantil e séries iniciais: literatura. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Formação continuada para professores/profissionais da educação infantil e séries iniciais: literatura. 2013. .
LOTTERMANN, C. . Formação continuada para professores0profissionais da educação infantil e séries iniciais: literatura. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Literatura infantil: estratégias para formar leitores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Literatura Infantil: estratégias de leitura de textos poéticos e narrativos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Literatura nos Anos Iniciais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Literatura juvenil na escola: formação continuada para professores do PDE. 2012. .
LOTTERMANN, C. . Leitura de textos literários na escola: estratégias para formar leitores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. ; Valente, Thiago Alves . Literatura infantil e juvenil brasileira: autores e obras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LOTTERMANN, C. . Literatura juvenil na escola: formação para professores do PDE. 2011. .
LOTTERMANN, C. . Conceitos e práticas de literatura infanti. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Oficina de Literatura Infantojuvenil para professores de Salas de Apoio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Literatura juvenil: formação de professores do PDE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Literatura infantil nas séries iniciais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Desenvolvendo a competência da leitura. 2010. (Projeto de extensão).
LOTTERMANN, C. . Estratégias para ensinar a gostar de ler. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Literatura Infantil: curso para professores de salas de apoio. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOTTERMANN, C. . Literatura no ensino fundamental: obras e temas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Formação continuada para professores de Salas de Apoio - Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. . Formação continuada para professores do Núcleo Regional de Educação de Toledo/PR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOTTERMANN, C. ; GARCIA, B. Z. . Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Macro-Área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. 2000. (Coordenadora Geral).
LOTTERMANN, C. . Literatura Infantil. 1998. .
LOTTERMANN, C. . Curso de Literatura Infantil. 1996. .
LOTTERMANN, C. . Língua Portuguesa e Literatura.. 1995. .
LOTTERMANN, C. . Programa de Capacitação do Magistério: Ensino de 1 grau (5ª a 8ª Série - Língua Portuguesa). 1992. .
LOTTERMANN, C. . Programa de Capacitação do Magistério: Língua Portuguesa.. 1992. .
LOTTERMANN, C. . Atualização em Língua Portuguesa.. 1991. .
LOTTERMANN, C. . Atualização em Língua Portuguesa para professores de 5ª a 8ª séries.. 1991. .
LOTTERMANN, C. . Conselho Pedagógico da Diretoria de Concurso Vestibular da Unioeste. 2009 (Conselho) .
LOTTERMANN, C. . Coordenador Setorial da Banca de Redação da Unioeste. 2009 (Comissão) .
LOTTERMANN, C. . Revisteca. 1988 (Responsável pela estruturação e implantação da Revisteca) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Literatura juvenil: crítica e letramento literário, Descrição: O projeto de pesquisa LITERATURA JUVENIL: CRÍTICA E LETRAMENTO LITERÁRIO tem como objetivos: a) Desenvolver estudos sobre a Literatura Juvenil, notadamente a brasileira, a partir da seleção de um corpus de gêneros diversos para o exercício da análise comparada e da crítica literária; b) Realizar pesquisa sobre a literatura e suas relações com outras linguagens artísticas, tais como cinema, teatro e artes visuais, observando as confluências da ficção com outros campos do conhecimento, a fim de evidenciar o alcance dos projetos estéticos literários e sua importância para a formação integral do indivíduo; c) Discutir aspectos relacionados a conceitos e práticas relativos à formação leitora nos processos educacionais e culturais, formais e/ou informais, que se referem ao ensino de literatura e à leitura do texto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Clarice Lottermann - Coordenador / Arboleya, Valdiney José - Integrante / Janete Marcia do Nascimento - Integrante / ELISSIANE APARECIDA ZEN DO AMARAL - Integrante / Elesa Vanessa Kaiser da Silva - Integrante / Bruna Otani - Integrante / Bonato, Thays - Integrante.
-
2016 - 2018
Literatura infantil e juvenil: crítica e letramento literário, Descrição: O grupo de pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: CRÍTICA E LETRAMENTO LITERÁRIO tem como objetivos: a) Desenvolver estudos sobre a Literatura Infantil e Juvenil, notadamente a brasileira, a partir da seleção de um corpus de gêneros diversos para o exercício da análise comparada e da crítica literária; b) Realizar pesquisa sobre a literatura e suas relações com outras linguagens artísticas, tais como cinema, teatro e artes visuais, observando as confluências da ficção com outros campos do conhecimento, a fim de evidenciar o alcance dos projetos estéticos literários e sua importância para a formação integral do indivíduo; c) Discutir aspectos relacionados a conceitos e práticas relativos à formação leitora nos processos educacionais e culturais, formais e/ou informais, que se referem ao ensino de literatura e à leitura do texto. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clarice Lottermann - Coordenador / Vera Regina Vargas - Integrante / Arboleya, Valdiney José - Integrante / Ellen Mariany da Silva Dias - Integrante / Neusa Anklam Sthiel - Integrante / Luciana Bonfim - Integrante / Janete Marcia do Nascimento - Integrante / Gisela Johann - Integrante / Renan Junior Bortoluzzi Signor - Integrante / Elisangela Redel - Integrante / Marina Jakovacz - Integrante / Larissa de Campos Mascarello - Integrante / Elesa Vanessa Kaiser da Silva - Integrante / Janaína Rosa Arruda - Integrante / Monique Santos - Integrante / Talita Schweig - Integrante / Leomir Bruch - Integrante / Jéssica Souza - Integrante / Jaqueline Deak - Integrante.
-
2013 - 2016
Leitor-personagem: a ficcionlização do processo de leitura, Descrição: Nas obras Paisagem, da escritora brasileira Lygia Bojunga, A história sem fim, do escritor alemão Michael Ende, e na Trilogia Mundo de Tinta (Coração de tinta, Sangue de tinta e Morte de tinta), da escritora alemã Cornelia Funke, o leitor é alçado a um patamar diferenciado, sendo absorvido pelo universo ficcional. Ao focalizarem o processo de leitura, estas obras remetem a teorias que tratam do processo recepcional e permitem analisar como o leitor interage com o mundo da ficção. Assim, cabe indagar em que medida o insólito adentrar do leitor nos livros permite ampliar a discussão sobre o papel do leitor e sobre os limites entre ficção e realidade. Para tanto, a análise tomará como suporte teórico a Estética da Recepção (W. Iser e H.R. Jauss) bem como estudos sobre o leitor empírico/implícito/modelo (Umberto Eco) e sobre o insólito/fantástico na literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarice Lottermann - Coordenador.
-
2012 - 2013
A PRESENÇA DO INSÓLITO NA LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA, Descrição: Considerando-se que a literatura infantojuvenil é, por excelência, marcada por incursões ao universo do maravilhoso, que as obras endereçadas a esse público apresentam fronteiras muito tênues entre a realidade e a fantasia e que a literatura contemporânea tem dialogado de forma expressiva com os contos de fadas e mitos tradicionais (veja-se o caso Harry Potter, os contos de Marina Colasanti, as inúmeras releituras do universo feérico presentes nas obras de Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Sylvia Orthoff, Ziraldo, dentre outros), nos quais a recorrência a seres e situações extraordinários é bastante evidente, nesta pesquisa pretende-se analisar algumas obras da literatura juvenil contemporânea (dentre as quais A bússola de ouro, A faca sutil e A luneta âmbar ? trilogia Fronteiras do universo ?, de Philip Pullman, De olho nas penas, Bisa Bia Bisabel, Amigos Secretos, de Ana Maria Machado, A bolsa amarela e Corda bamba, de Lygia Bojunga, contos de Marina Colasanti) buscando-se observar como são trabalhados alguns elementos do insólito/maravilhoso. Nessas obras, em meio a criaturas e objetos que dialogam com contos tradicionais, há uma gama de elementos que chamam atenção pelo caráter inusitado e provocador, obrigando o leitor a olhar o mundo a partir de uma perspectiva diferenciada e questionadora, pois é inegável que a literatura continua sendo um espaço privilegiado para a discussão de assuntos que extrapolam o meramente convencional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarice Lottermann - Coordenador.
-
2009 - 2012
Ritos de passagem e a formação do herói na literatura juvenil contemporânea, Descrição: Na literatura juvenil brasileira contemporânea, tal como nos contos de fadas e mitos, o herói precisa ultrapassar determinado estágio e superar ?monstros e dragões? no decurso de seu crescimento como indivíduo. Os monstros e dragões contemporâneos podem aparecer metaforizados sob várias formas: drogas, violência física, gravidez, AIDS... Buscando averiguar como se comporta o herói contemporâneo, nesta pesquisa pretende-se estudar se, em narrativas juvenis brasileiras contemporâneas e de literaturas de língua estrangeira, o processo de aprendizagem do herói recupera o gênero do romance de formação (Bildungsroman), e, em que medida, pode-se configurar, nessas narrativas, ritos de passagem, ou seja, processos de amadurecimento espiritual, segundo o conceito de Mircea Eliade, através dos quais o herói se constitui como sujeito e supera limitações no seu processo de aprendizagem. Em outras palavras, a pesquisa investigará, através da análise de narrativas juvenis, como o herói contemporâneo é configurado nesses textos, focalizando-se o conceito de rito de passagem e de romance de formação, modelo de história que focaliza o desenvolvimento de um herói, geralmente jovem, que passa por provações até seu amadurecimento. O conceito foi cunhado pelo filólogo Karl Morgenstern e estabelecido por Wilhelm Dilthey, que o define como ?o devir de um jovem que chega ao mundo, procura almas aparentadas, encontra amizades e amor, entra em conflito com a realidade do mundo, amadurece sob a diversidade de suas experiências, encontra a si mesmo e toma consciência de sua tarefa no mundo. O herói é rebelde no começo. O realismo ao seu redor se opõe a seu idealismo ingênuo; sua alma cheia de arroubos bate a cara na porta do mundo real. Só o amadurecimento permitirá o entendimento final, a reconciliação e ? na melhor das hipóteses ? a convivência harmônica entre o herói e o mundo.? (BACKES, 2007, p.49). Considerando-se tais pressupostos, cabe indagar: como o herói da narrativa contemporânea é. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarice Lottermann - Coordenador.
-
2006 - 2008
Estudo das representações da morte na obra ficcional de Bartolomeu Campos Queirós, Descrição: A pesquisa focalizou, especificamente, quatro obras do escritor Bartolomeu Campos Queirós, a saber: Indez, Por parte de pai, Ler, escrever e fazer conta de cabeça, Até passarinho passa. A partir do estudo do antropólogo Roberto DaMatta - Morte: a morte nas sociedades relacionais: reflexões sobre o caso brasileiro - foram analisadas as obras de Bartolomeu de Queirós e observou-se como, nas obras citadas, a presença dos mortos é constante e significa uma contínua evocação do passado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarice Lottermann - Coordenador.
-
2003 - 2006
Pesquisa sobre as representações da morte na obra de Lygia Bojunga, Descrição: A pesquisa apontou para os imbricamentos entre arte e morte na obra ficcional de Lygia Bojunga, destacando-se que, na obra da escritora, a a morte está associada à ausência de Arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarice Lottermann - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2014
Pratas da casa: homenagem a professores com 25 anos de atuação na Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
2013
Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantiil e Juvenil pelo livro Conto e Reconto, das fontes à invenção, no qual a autora participa com o capítulo, Fundação Nacional do Livro Infantiil e Juvenil.
2011
Selo Altamente Recomendável para a obra Heróis contra a parede, organizada por VEra Teixeira de Aguiar et al, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português. , Rua: Pernambuco, 1777, Centro, 85960-000 - Marechal Candido Rondon, PR - Brasil, Telefone: (45) 32847845, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2019
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2014
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 2006
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1989 - 1995
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Celetista ou servidor público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar II, Carga horária: 40
1989 - 1989
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 24
Atividades
-
04/2009
Ensino, Programa de Pós-graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Juvenil Contemporânea, Seminários Avançados em Estudos Literários
-
03/2005 - 01/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Linhas de pesquisa
-
09/2016 - 04/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Linhas de pesquisa
-
01/2016 - 04/2017
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Diretora do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
-
01/2016 - 04/2017
Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Conselheira do CEPE.
-
01/2016 - 04/2017
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Conselheira do Conselho de Câmpus.
-
01/2016 - 04/2017
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Presidente do Conselho do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
-
04/2006 - 04/2017
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto-Juvenil, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II
-
01/1989 - 04/2017
Ensino, Licenciatura Em Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto-Juvenil, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II
-
06/2006 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, membro do Conselho Editorial e parecerista da Revista Trama.
-
05/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Conselheiro do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
-
03/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante docente no Conselho Universitário - COU.
-
05/2013 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Presidente da comissão de pesquisa do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
-
04/2013 - 12/2015
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Assessora do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
-
08/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, membro do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica.
-
02/2008 - 08/2011
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
09/2007 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
-
03/2010 - 07/2011
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador Institucional do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
-
09/2007 - 07/2011
Direção e administração, Diretoria de Concurso Vestibular.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
03/2009 - 03/2011
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro.
-
05/2006 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
-
10/2008 - 02/2011
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Membro de comissão para criação do NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Esnsino, atraves do Programa PRODOCENCIA (MEC).
-
08/2006 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Concurso Vestibular.,Cargo ou função, Conselheiro.
-
04/2010 - 09/2010
Extensão universitária , Campus de Marechal Cândido Rondon.,Atividade de extensão realizada, Projeto Desenvolvendo a competência da leitura.
-
01/1992 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Membro da Banca de Correção de Redações do Vestibular.
-
05/2008 - 02/2009
Extensão universitária , Campus de Marechal Cândido Rondon.,Atividade de extensão realizada, Curso de formação continuada de professores da rede pública do Núcleo Regional de Educação de Toledo/Pr.
-
03/2007 - 02/2009
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Coordenadora do Estágio Supervisionado do Curso de Letras.
-
02/2007 - 02/2009
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora do Estágio Supervisionado do Curso de Letras - Lingua Portuguesa e Literatura
-
03/2007 - 09/2008
Ensino, Especialização em Língua Literatura e Ensino, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
03/2000 - 04/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Membro do Conselho Pedagógico da Diretoria de Concurso Vestibular da Unioeste.
-
08/2006 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Membro do Conselho Pedagógico do Vestibular da Unioeste.
-
04/2006 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Literatura Infanto-juvenil, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II, Prática de Ensino de Lingua Portuguesa e Literatura
-
03/2007 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica da IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do CCHEL.
-
08/2007 - 09/2007
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
07/2007 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Parecerista ad hoc do XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística da Univ. Federal de Uberlândia.
-
09/2006 - 12/2006
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras.,Cargo ou função, Coordenadora de Área do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
-
04/2006 - 05/2006
Ensino, Pós Graduação Latu Sensu Em Letras Língua Literatu, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
04/2006 - 05/2006
Extensão universitária , Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Atividade de extensão realizada, Curso de redação técnica.
-
07/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon.,Cargo ou função, Consultora e validadora dos APCs de Literatura para o Portal Educacional Dia-a-dia da Educaçào.
-
12/2000 - 06/2002
Ensino, Esp Lato Sensu Em Língua, Literatura e Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto-Juvenil: produção contemporânea
-
03/2000 - 04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de correção de redações do Vestibular da Unioeste.
-
02/2002 - 02/2002
Ensino, Literatura Infantil, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil
-
02/1998 - 02/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Coordenadora da Banca de Correção de Redações do Vestibular.
-
08/2001 - 08/2001
Ensino, Produção Textual Sobre Os Critérios de Correção da, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Discurso de senso comum
-
07/2001 - 08/2001
Ensino, Esp Lato Sensu Em Literatura e Língua Port, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos da Literatura Infanto-Juvenil Contemporânea
-
11/2000 - 07/2001
Direção e administração, Reitoria, Pró Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Diretora de apoio Pedagógico.
-
02/2000 - 12/2000
Ensino, Especialização Lato Sensu em Literatura e Língua P, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos da Literatura Infanto-Juvenil
-
02/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Campus de Marechal Cândido Rondon.,Atividade de extensão realizada, Projeto Feira de escritores.
-
01/2000 - 10/2000
Direção e administração, Reitoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Assessor Especial.
-
04/1999 - 07/2000
Ensino, Esp Lato Sensu Em Língua, Literatura e Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos da Literatura Infanto Juvenil
-
02/2000 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Banca examinadora do I Teste Seletivo na área de Literatura Brasileira.
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenação geral de seminário intitulado "Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Macro-área de Ciências Humanas e seus tecnologias", para a Secretaria de Estado de Estado da Educação do Paraná, em conjunto com Bianco Zalmora Garcia.
-
02/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do projeto de extensão "Feira de Escritores".
-
11/1999 - 11/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Comissão julgadora do X Concurso de Contos Paulo Leminski.
-
02/1999 - 11/1999
Ensino, Esp Lato Sensu Em Língua Port Teoria e Prática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Literatura
-
08/1998 - 07/1999
Ensino, Esp Lato Sensu Em Língua, Literatura e Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos da Literatura Infanto juvenil
-
08/1998 - 07/1999
Ensino, Esp Lato Sensu Met de Ens Para a Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil
-
03/1997 - 03/1999
Ensino, Esp Lato Sensu Em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Literatura, Literatura Infantil
-
01/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Coordenação do VIII CONELU - Congresso dos estudantes de Letras da Unioeste.
-
01/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes.
-
02/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto "Dinamizando Bibliotecas Escolares.
-
11/1998 - 11/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Comissão julgadora do IX Concurso de Contos Paulo Leminski.
-
03/1998 - 10/1998
Extensão universitária , Campus de Marechal Cândido Rondon.,Atividade de extensão realizada, Projeto Dinamizando Bibliotecas Escolares.
-
12/1995 - 12/1997
Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon, Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
11/1997 - 11/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Comissão julgadora do VIII Concurso de Contos Paulo Leminski.
-
04/1997 - 04/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Banca do II Teste Seletivo para a área/sub-área de Cultura Brasileira.
-
01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Sub-coordenação da Banca de Correção de Redação do Concurso Público n. 01/97 do Quadro do Magistério Municipal de Toledo/PR.
-
01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Comissão provisória de Teste Seletivo.
-
12/1996 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Banca do 13 Concurso Público da Unioeste para a área/sub-área de Literatura Portuguesa, para o campus de Cascavel.
-
12/1996 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Comissão julgadora do VII Concurso de Contos Paulo Leminski.
-
04/1996 - 04/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Banca do 2 Teste Seletivo para professor temporário para a área de Língua Portuguesa e Linguística.
-
01/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Concurso Público.
-
07/1995 - 07/1995
Ensino, Curso de Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto-juvenil
-
03/1992 - 03/1993
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Coordenação de Ensino.,Cargo ou função, Coordenador de Ensino.
-
07/1992 - 07/1992
Ensino, Programa de Capacitação do Magistério Ensino de 1, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
02/1992 - 04/1992
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/1992 - 03/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Banca examinadora para seleção de professores temporários nas disciplinas de Didática e Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1 e 2 graus.
-
01/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Comissão de organizaçào do I Congresso de Educação para Integração da América Latina (CEPIAL).
-
01/1990
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Coordenador de estágio do Curso Letras-Português.
-
11/1991 - 11/1991
Ensino, Atualização Em Língua Portuguesa Para Professores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa/Literatura
-
10/1991 - 10/1991
Ensino, Atualização Em Língua Portuguesa Para Professores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa/Literatura
-
02/1991 - 02/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Banca examinadora para professor temporário na área de Literatura.
-
02/1991 - 02/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Banca examinadora para professor temporário para a disciplina de Metodologia Científica.
-
03/1990 - 03/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Marechal Cândido Rondon, Curso de Letras Português.,Cargo ou função, Banca examinadora para professor temporário na disciplina de Metodologia Científica.
1988 - 1989
Faculdade de Ciencias Humanas de Marechal Candido RondonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 24
Outras informações:
Com a transformação da Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon em Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a aprovação em Concurso Público em 23/02/1989 o vínculo institucional foi alterado, passando a constar como instituição a Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Atividades
-
02/1988 - 02/1989
Ensino, Licenciatura em Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa, Literatura Infantil, Redação Científica, Língua Portuguesa
1981 - 1990
Prefeitura Municipal de Marechal Candido RondonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1989 - 12/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Pré-escola (educação infantil)
-
01/1987
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura.,Atividade realizada, Chefe da Biblioteca Pública Municipal Martinho Lutero.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Departamento de Cultura.,Cargo ou função, Coordenação do I Concurso Municipal Aberto de Contos e Poemas.
-
01/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Departamento de Cultura.,Cargo ou função, Organização do Concurso Municipal de Teatro Amador.
-
01/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Departamento de Cultura.,Cargo ou função, Coordenação da I Maratona Escolar de Conhecimentos do ensino de 1. grau.
-
01/1986
Ensino, Programa Os Livros Criam Asas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto-juvenil
-
01/1986
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura.,Atividade realizada, Acompanhamento do projeto "Os livros criam asas" em escolas municipais e estaduais do município de Marechal Cândido Rondon. O projeto estava vinculado ao programa federal "Salas de Leitura"..
-
01/1985
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura.,Atividade realizada, Supervisora.
-
04/1981 - 12/1984
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Pré-escola (educação infantil)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Clarice Lottermann e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?