Livia Fernanda Morales
Possui graduação em Bacharelado em Estudos Literários - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2008), graduação em Licenciatura Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professora assistente a da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de professores, estágio de docência. Doutoranda da linha de pesquisa de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paranál
Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2024 - Atual
Universidade Federal do Paraná
Orientador: Monica Ribeiro da Silva
Palavras-chave: Ensino Médio; Trabalho; políticas educacionais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2010 - 2012
Universidade Federal do Paraná
Título: O papel da literatura na formação de professores de Espanhol: um estudo bakhtiniano da vozes sociais que circulam entre os estudantes de letras da UFPR, Ano de Obtenção: 2012
Deise Cristina de LIma Picanço.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cultura; ensino de literatura; línguas e literaturas estrangeiras; formação de professores de LE Espanhol; preconceito.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Graduação em Bacharelado em Estudos Literários - Português
2004 - 2008
Universidade Federal do Paraná
Título: Da Poesia Concreta à Galáxias: o processo de composição constelar na poesia de Haroldo de Campos
Orientador: Édison José da Costa
Bolsista do(a): Tesouro Nacional/ Universidade Federal do Paraná, TN/UFPR, Brasil.
Graduação em Bacharelado em Estudos Literários - Espanhol
2004 - 2008
Universidade Federal do Paraná
Título: O Banquete Americano: a expressão da América no poema Pensamientos en La Habana de José Lezama Lima
Orientador: Rodrigo Vasconcelos Machado
Bolsista do(a): Tesouro Nacional/ Universidade Federal do Paraná, TN/UFPR, Brasil.
Formação complementar
2024 - 2024
Diploma Superior en Juventudes: Desigualdades, Culturas y Políticas. (Carga horária: 128h). , Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2018 - 2018
Capacitação on-line de Aplicadores e Avaliadores Celpe-bras. (Carga horária: 13h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
Organização de eventos
MORALES, L. F. ; Bertanha, Miraní . XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Jornada Pedagógica ?A Escola dos meus Sonhos?. 2018. (Outra).
XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia. A Base nacional comum curricular e o ensino de Ciências no nível fundamental. 2018. (Congresso).
1ra Jornada de Formação de Professores do Ensino Superior. 2014. (Outra).
2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUL. Políticas de lengua y enseñanza de español en Brasil: Cuestiones Metodoólicas y Teóricas. 2013. (Congresso).
VII Encontro de profesores de Língua Espanhola do Estado do Paraná. 2013. (Encontro).
International Association for Research on Textbooks and Educational Media.O papel da produção de material didático na formação inicial dos professores de Língua Estrangeira. 2012. (Outra).
Seminário de Ensino e Pesquisa.Possibilidades investigativas sobre o ensino de Espanhol. 2011. (Outra).
II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e LInguagem.Por que não se pode fugir de casa (?) ou o sujeito através da língua materna e língua estrangeira. 2010. (Seminário).
VII Seminário de Teoria e Prática de Ensino.VII seminário de teoria e prática de ensino. 2010. (Seminário).
15 Evento de Iniciação Científica.Octavio Paz: Poesia, Política, Crítica e o Silêncio. 2007. (Outra).
14 Evento de Iniciaçao Científica da UFPR.Uma possível leitura de Blanco de Octavio Paz. 2006. (Outra).
7 Encontro do Centro de Estudos Lingüísticos do Sul.Variaçao de marca de plural em letras de música. 2006. (Encontro).
Aula inagural do curso de poesia ibero- americana. 2006. (Outra).
Cortázar, um exemplo na Literatura. 2006. (Outra).
Semana de Letras. 2006. (Seminário).
Uma possivel relação interdisciplinar: Literatura, arquitetura e fotografia. 2006. (Simpósio).
VII Fórum de Letras PUCPR.Intersecções em Blanco de Octavio Paz. 2006. (Outra).
XVI Jornadas de jovens pesquisadores da Augm. MEMÓRIA HISTÓRICA NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DE EL OBSCENO PÁJARO DE LA NOCHE DE J. DONOSO. 2006. (Congresso).
XXVII Encontro nacional de estudantes de letras. 2006. (Encontro).
Don Quijote 400 años. 2005. (Outra).
II Encontro paranaense Pós-Graduados em estudos Literários. 2005. (Encontro).
Semana de Letras UFPR. 2005. (Seminário).
Participação em bancas
FERREIRA, Laura; RAMME, V;MORALES, L. F.. CONECTANDO A TEORIA À PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DO CURSO PREPARATÓRIO CELPE-BRAS NA UNILA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
SILVA, E. R. S.; UHLE, A. R.;MORALES, L. F.. EU TAVA NA MINHA CASA, SEM PENSÁ, SEM IMAGINÁ": OS CAPOEIRAS ENTRE A MARGINALIDADE E A GUERRA DO PARAGUAI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
ROSA, M. C. G.; RIBEIRO, S. B. C.;MORALES, L. F.. LENGUA Y CULTURA SALVADOREÑA: PROPUESTA DIDÁCTICA PARA LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL SALVADOREÑO COMO LENGUA DE HERENCIA A PARTIR DE SU DIVERSIDAD LÉXICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
VIEIRA, Maria;MORALES, L. F.; Santos, Natalia. EXPERIENCIAS Y APRENDIZAJES DE LAS PASANTÍAS - ESTUDIO EN EL COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FLÁVIO WARKEN DESDE LA PERSPECTIVA DE FORMACIÓN EN ESPAÑOL Y PORTUGUÉS COMO LENGUAS EXTRANJERAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
TALLEI, J. I.; SOUZA, S. A.;MORALES, L. F.. ANÁLISE DO ACOLHIMENTO DE ALUNOS ESTRANGEIROS: UMA ABORDAGEM DA ESCOLA MUNICIPAL OLÍMPIO RAFAGNIN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
GERALDO, E.; SILVA, P. R.;MORALES, L. F.. A POLÍTICA DA LÍNGUA NO ESTADO NOVO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
SOUZA, A. M.; SANTANA, J. J. L.; ALVES, J. B.;MORALES, L. F.. ENSINO DE ESPANHOL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CAMINHOS PROPORCIONADOS PELA LEI 10.639/2003. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
MAIA, F. P. S.; RAMME, V.;MORALES, L. F.. REFLETINDO SOBRE UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
MORALES, L. F.; SANCHES, T. C.; LIMA, C F; FRANZI, J.. ENSINO DOMICILIAR E A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
CRISTI, M. A. A.; MOREIRA, J. C. G.;MORALES, L. F.. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E AULA OFICINA COMO PROPOSTA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
MENDES, C. F.; BONATO, T.;MORALES, L. F.. CHILE 1991: O PUNK DA TRANSIÇÃO E A ALEGRIA QUE NÃO VEIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
SANTOS, P. A. C.;MORALES, L. F.; BONATO, T.. A TEORIA DA HISTÓRIA DE LUDWIG VON MISES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
FARIA, F. M.; CHECCHIA, C.;MORALES, L. F.. TÉCNICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO APLICADAS EM ESCOLAS DO PARANÁ QUE POSSAM SERVIR COMO SUPORTE NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS SOCIAIS ATUANTES NA DEFESA POR DIREITOS E CIDADANIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
COSTA, J. S.; GUANAES, S. A.;MORALES, L. F.. "TODA CAROLINA É UM ATO DE AUTO: INTERSECÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS".. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
MORALES, L. F.. Prova de Desenvolvimento didático do concurso para seleção de candidatos aos cargos de Proffisinal do Magistério - Docência I e Educador. 2014. Universidade Federal do Paraná.
MORALES, L. F.. Avaliador Ad hoc Projetos de Iniciação Cientifica PIBIC & PIBITI 2018/2019. 2018. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Orientou
A FORMAÇÃO INICIAL PREPARA OS PROFESSORES PARA OS DESAFIOS DA SALA DE AULA?; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais Leia mais: http) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
Competências: como um conceito afeta a relação entre escola e trabalho para jovens do Ensino Médio; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
Currículo e competências: a relação entre trabalho e escola sob olhar dos jovens em Ciudad del Este; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
Produção de material didático feminista PLE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais Leia mais: http) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
"MIGRAÇÃO EM MEDIANEIRA-PR: UM DESAFIO PARA O ACOLHIMENTO NO OLHAR DE UMA PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL"; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
Políticas públicas no ensino de línguas no Paraná; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
O Capital Financeiro e o Neoliberalismo: Um novo marco na expansão do ensino superior no Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
"ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DE PORTUGUÊS COMO PRIMEIRA LÍNGUA ESTRANGEIRA DO PROGRAMA ESCUELAS DE MODALIDAD PLURILINGÜE DE LA CIUDAD AUTÓNOMA DE BUENOS AIRES: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO BRASIL"; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
"O ENUNCIADO EM BAHKTIN E O MATERIAL DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA ANÁLISE DO CONFLUENCIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
"Enseñanza de geografía escolar con énfasis en deficiencia visual: secuencia didáctica por medio de la pedagogía histórico crítica; un aporte a la escuela inclusiva"; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
ENSEÑANZA DE ESPAÑOL A PARTIR DE LA DIDÁCTICA SOCIO INTERACCIONISTA CON ELABORACION USO DE MATERIAL DIDÁCTICO"; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
"LITERATURA PERIFÉRICA E ENSINO DE PORTUGUÊS LA: A LÍNGUA EM UMA (RE)LEITURA SOCIAL BRASILEIRA"; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
APRENDER A EMPREENDER:A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO MÉDIA NO PARAGUAI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
"A RELAÇÃO ESCOLA E TRABALHO SOB A ÉGIDE DO NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
FALAR POR SI MESMOS(AS): PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA ESTUDANTES MBYÁ DA FRONTEIRA "; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
Antropologia da educação: diversidade em ambiente escolar e a visão dos educadores "; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO ÀS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO POPULAR Caminhos para uma contraproposta ao Novo Ensino Médio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
ESTRATÉGIAS E LUTAS GUARANI CONTRA O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO NO OESTE DO PR NO SÉCULO XX; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Livia Fernanda Morales;
Questões sobre o ensino de literatura na universidade: estudo de caso na UFPR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Livia Fernanda Morales;
A Constrção do professor reflexivo no espaço de extensão acadêmica ?Bolsa-Instrutor? da UFPR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Livia Fernanda Morales;
Quem me navega é o mar: um estudo de caso sobre uma metodologia de ensino por meio de leituras responsivas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Livia Fernanda Morales;
Produções bibliográficas
-
MORALES, L. F. . A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARANÁ: A QUEM (NÃO) SERVE A ESCOLA? PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORALES, L. F. . UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO DAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DO ?ESTATISMO AUTORITÁRIO?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORALES, L. F. . ?A Base nacional comum curricular e o ensino de Ciências no nível fundamental?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORALES, L. F. ; FRANZI, J. . Mesa redonda Metodologia do Ensino e da Aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORALES, L. F. . ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA: TEORIA E PRÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORALES, L. F. . PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E PEDAGOGIA FREIRIANA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORALES, L. F. . Palestra possibilidades investigativas dobre o ensino de espanhol. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORALES, L. F. . Por que não se pode fugir de casa (?) ou o sujeito através da lingia materna e língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORALES, L. F. . Literatura e música em Concierto Barroco de Alejo Carpentier. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORALES, L. F. . Da poesia concreta a Galáxias: os procedimentos de composição constelar na poesia de Haroldo de Campos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORALES, L. F. . Intersecções em Blanco de Octavio Paz. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORALES, L. F. . Memória Histórica na contrução narrativa de El Obsceno Pájaro de la Noche de J. Donoso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MORALES, L. F. . EDUCOMUNICAÇÃO E TRANSCULTURALIDADE GUARANI NO OESTE DO PARANÁ. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MORALES, L. F. . PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E PEDAGOGIA FREIRIANA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MORALES, L. F. . ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA: TEORIA E PRÁTICA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MORALES, L. F. . La clase y los materiales didáctivos / Materiais didáticos e a sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORALES, L. F. . Formação em Espanhol para fins Acadêmicos Módulo IV. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MORALES, L. F. . Formação em Espanhol para fins Acadêmicos Módulo III. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MORALES, L. F. . Formação em Espanhol para fins Acadêmicos Módulo II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MORALES, L. F. . VII Seminário de Toeria e Prática de Ensnono. 2010. (Coordenação de sessão de comunicação oral).
MORALES, L. F. . Poesía hispanoamericana. 2007. (Monitoria).
MORALES, L. F. . Os contrapuntos em Blanco de Octavio Paz. 2006. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
Trabalho e escola: As políticas curriculares para o Ensino Médio na Tríplice Fronteira, Descrição: O objetivo deste projeto é propor um estudo das políticas curriculares para o Ensino Médio na Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) tendo em vista desvendar a relação entre trabalho, juventude e escola pública neste território. Pretendemos trabalhar com o marco temporal 2003-2017, anos marcados por mudanças na política de Estado dos três países assim como nas políticas educacionais na América Latina. Para isto será necessário mapear as políticas curriculares, focalizando em como elas tecem relações entre o conhecimento escolar e o mundo do trabalho. Apesar de ter significado um período de expansão do sistema de educação, segundo tese defendida por Silva (2003), as reformas curriculares iniciadas na década de noventa se filiam às lógicas de educação das agendas de organismos internacionais e continuam avançando nos anos 2000 de forma sistemática. Como alerta Frigotto (2016), o novo paradigma que se impõe à educação através das agências internacionais manifesta em noções como a de competência uma ética individualista que se relaciona dialeticamente com a superexploração da força de trabalho e de precarização da vida da classe trabalhadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Livia Fernanda Morales - Coordenador., Número de orientações: 2
Prêmios
2014
Aprovada e Convocada no Concurso Público para Professor do Magistério Superior área de Letras - subárea: Espanhol Língua Estrangeira/Língua Adicional, Universidade da Integração da América Latina.
2012
Aprovada na 1a. colocação no Concurso Público Professor Substituto, Departamento de Teoria e Prática de Ensino,, Universidade Federal do Paraná.
2010
Aprovada em 1ra colocação no Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores - Língua Espanhola, Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Integração Latino-Americana. , Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, Loteamento Universitário das Américas, 85870650 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (45) 35292800, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal da Integração Latino-AmericanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2019
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Atividade de extensão realizada, Kreyòl ayisyen: kreyòl pale, kreyòl konprann.
-
07/2017
Estágios , Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História.,Estágio realizado, Estágio Obrigatório 1.
-
03/2017
Direção e administração, Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História.,Cargo ou função, Vice-coordenação da Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.
-
03/2017
Ensino, Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais Leia mais: http, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS: MATERIAIS DIDÁTICOS
-
03/2017
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Atividade de extensão realizada, CÁTEDRA PAULO FREIRE: Educação de Jovens e Adultos.
-
03/2017 - 12/2018
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Atividade de extensão realizada, Formação de formadores: a história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
-
01/2017 - 12/2018
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Atividade de extensão realizada, De balaio de gatos à educação em línguas.
-
01/2017 - 12/2018
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Atividade de extensão realizada, Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I.
-
01/2017 - 12/2018
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Atividade de extensão realizada, Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares.
-
10/2017 - 06/2018
Direção e administração, Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Cargo ou função, Chefia da Coordenação de Extensão.
-
07/2016 - 03/2018
Direção e administração, Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História.,Cargo ou função, Vice-coordenação Curso de Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
-
03/2017 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e História.,Linhas de pesquisa
-
03/2017 - 06/2017
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Atividade de extensão realizada, CURSO DE DIREITOS HUMANOS NA AMERICA LATINA.
-
03/2015 - 12/2016
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão - PROEX.,Atividade de extensão realizada, Diálogos y Diverisdad: formación continuada de profesores de español.
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Ciclo comum de Estudos - Línguas Adicionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL BÁSICO- Cinema e Audiovisual
-
03/2016 - 03/2016
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Linguística
-
06/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Linguística
-
06/2015 - 12/2015
Ensino, Ciclo comum de Estudos - Línguas Adicionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO I - Geografia Bacharelado
-
03/2015 - 06/2015
Ensino, Ciclo comum de Estudos - Línguas Adicionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL BÁSICO - História Licenciatura, PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL BÁSICO - Letras Espanhol Português com Língua Estrangeiras, PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO II - Cinema e Audivisual, PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO II - ANTROPOLOGIA - DIVERSIDADE CULTURAL LATINO-AMERICANA
-
06/2014 - 12/2014
Ensino, Ciclo comum de Estudos - Línguas Adicionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO I - Geografia, PORTUGUÊS/ESPANHOL ADICIONAL INTERMEDIÁRIO I - Arquitetura e Urbanismo
2012 - 2014
Universidade Federal do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: professora substituta, auxiliar, padrão 1, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de docência em Língua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano, Prática de docência em Língua estrangeira moderna II: Espanhol/Francês/Italiano, Metodologia de Ensino de Lingua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano
-
02/2013 - 08/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de docência em Língua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano, Prática de docência em Língua estrangeira moderna II: Espanhol/Francês/Italiano, Leitura, Literatura e Sociedade II, Linguagem, sociedade e Educação II
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de docência em Língua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano, Prática de docência em Língua estrangeira moderna II: Espanhol/Francês/Italiano
-
04/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de docência em Língua estrangeira moderna: Espanhol/Francês/Italiano, Prática de docência em Língua estrangeira moderna II : Espanhol/Francês/Italiano
2012 - 2012
Colégio Estadual Cecília MeirelesVínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 10
2012 - 2013
Colegio Estadual Santa RosaVínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 8
Outras informações:
Centro de Línguas Estrangeiras Modernas
2013 - 2013
Escola Estadual Professor Nilo BrandãoVínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professora Celem, Carga horária: 8
2008 - 2008
Escola Técnica Universidade Federal do ParanáVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de Português / Espanhol, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Português/ Espanhol no Curso Ensino Medio e Técnico em Petróleo Integrado ao Ensino Médio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Livia Fernanda Morales e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?