Jeane Mari Sant'Ana Spera
possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Atualmente é professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Linguística do Curso de Letras de Assis (SP) e ministra cursos na Graduação e na Pós-Graduação. Orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: guimarães rosa, função poético-textual, função textual, neologismo e argumentação.
Informações coletadas do Lattes em 02/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
1986 - 1994
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A subversão da norma - um estudo das ousadias verbais em Tutaméia
Orientador: Mercedes Sanfelice Risso
Palavras-chave: Tutaméia; Guimarães Rosa; neologismo; função textual.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Letras
1979 - 1985
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O mundo encantado de Tutaméia: uma leitura de João Guimarães Rosa,Ano de Obtenção: 1985
Orientador: Mario Mascherpe
Palavras-chave: Tutaméia; Guimarães Rosa; fantástico; João Guimarães Rosa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
1999 - 1999
Palestras Em Homenagem Ao Mestre Antônio Soares Am. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1997 - 1997
A Análise do Discurso. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Leitura Produção e Circulação de Textos Escolares. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1994 - 1994
Aspéctos da Análise do Discurso. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
O Sígno Poético-II ciclo. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1993 - 1993
O Sígno Poético. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Lexixologia e Ensino do Vocabulário. , Ilhp, ILHP, Brasil.
1989 - 1989
Romantismo e Modernidade. , Ilhp, ILHP, Brasil.
1985 - 1985
Leitura da Obra de Guimarães Rosa. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Estudo do Poema Infantil Juvenil. (Carga horária: 32h). , Ilhp, ILHP, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Abordagens Linguísticas do Texto. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Correntes Filológicas Literárias. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1982 - 1982
Língua Portuguesa. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1981 - 1981
Teoria e Prática da Tradução Criativa. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1978 - 1978
A Década de Vinte. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1975 - 1975
As Artes no Brasil Comtemporâneo. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Estilística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Produção Textual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Gramática da Língua Portuguesa.
Participação em eventos
XIX Seminário do CELLIP.Mídia e argumentação: a guerra dos índices. 2009. (Seminário).
XIX Seminário do CELLIP.Mídia e argumentação: a guerra dos índices. 2009. (Seminário).
I Colóquio Vertentes do fantástico na literatura.O fantástico em Tutaméia, de João G. Rosa. 2009. (Outra).
1ª FEIRA DO LIVRO CRISTO REI.Neologismos em Guimarães Rosa. 2009. (Outra).
Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Mídia e argumentação: um estudo dos discursos da Globo, Record e SBT. 2008. (Congresso).
Seminário " Cem anos de Guimarães Rosa".Clichês em guimarães Rosa?. 2008. (Seminário).
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA DE ASSIS.Os argumentos de comparação em Grande Sertão: Veredas. 2008. (Simpósio).
I Encontro Internacional de Linguística de Assis.Diálogos possíveis: Adélia Prado e Chico Buarque. 2008. (Encontro).
XVIIISeminário do CELLIP.A função argumentativa dos "causos" em Grande Sertão: Vererdas. 2007. (Seminário).
II Ciclo de Histórias de Professores.Uma história de inclusão às avessas. 2007. (Encontro).
III Colóquio Internacional do CILBELC - Interminati Spazi e Sovrumani Silenzi: representações do espaço nas visões artíticas.A função poética dos dêiticos espaciais em contos de JGRosa. 2007. (Outra).
I Semana deLetras da UNICA.O trajeto mágico-poético no conto O recado do morro, de J G Rosa. 2007. (Outra).
II SELL-UNI-Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários da UNICENTRO: Leituras Plurais: Diálogos entre Letras, Ciências e Artes.O universo poético-textual de "Lá, nas campinas", de J.G.Rosa. 2006. (Simpósio).
XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2005. (Congresso).
53º Seminário do GEL.53º Seminário do GEL. 2005. (Seminário).
I Colóquio de Estudos Linguísticos.I Colóquio de Estudos Linguísticos. 2005. (Outra).
XVI Congresso de Iniciação Científica. XVI Congresso de Iniciação Científica. 2004. (Congresso).
III Seminário Guimarães Rosa.III Seminário Guimarães Rosa. 2004. (Seminário).
I Colóquio de Estudos Linguísticos.I Colóquio de Estudos Linguísticos. 2004. (Outra).
51o. Semin;ário do GEL.51o. Seminário do GEL (Grupo de estudos lingüísticos do Estado deSão Paulo, em Taubaté, de 22 a 24 de maio. 2003. (Seminário).
50º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.50ºSeminário do Grupo de Estudos Lingu;ísticos do Estado de São Paulo. 2002. (Seminário).
II Seminário Internacional Guimarães Rosa.II Seiminário Internacional Guimarães Rosa. 2001. (Seminário).
XLIX seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.XLIX Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2001. (Seminário).
II Seminário Internacional Guimarães Rosa.Participação em Mesa-Redonda A Poética de Rosa. 2001. (Seminário).
Simpósio de Estudios Linguísticos- X Congresso da federação Internacional de Estudos sobre América Latina e Caribe.Simpósio de estudios Linguísticos- X Congresso da Federção Internacional de Estudos sobre América Latina e Caribe. 2001. (Simpósio).
Simpósio Estudios Linguisticos.Participação no Simpósio Estudios Linguisticos como Presidente de Mesa Redonda. 2001. (Simpósio).
VI EPLLE- II Internacional.VI EPLLE- II Internacional. 2001. (Encontro).
XLVIII Seminário do Grupo de Estudos do Estado de São Paulo.XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2000. (Seminário).
XLVII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estados de São Paulo.XLVII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 1999. (Seminário).
Ciclo de Palestras.Participação no Ciclo de Palestras em Homenagem ao mestre Antônio Soares Amora. 1999. (Outra).
XLVI Seimnário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 1998. (Seminário).
Seminário Internacinal Guimarães Rosa.Seminário Internacional Guimarães Rosa. 1998. (Seminário).
IV Ciclo de Palestras O Signo Poético.IV Ciclo de Palestras. 1998. (Outra).
Colóquio Internacional.Colóquio Internacional :'A Investigação do Português na África, América, Ásia e Europa: balanço crítico e discussão do ponto actual das investigações '. 1998. (Outra).
III Encontro de Estudos Linguísticos de Assis.III Encontro de Estudos Linguísticos de Assis. 1997. (Encontro).
6º Congresso Brsileiro de Língua Portuguesa. 6º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 1996. (Congresso).
VI SEL- Seminário de Estudos literários.Coordenadora de Sessão de Comunicações no VI S.E.L. 1996. (Seminário).
VI SEl- Seminário de Estudos Literários.VI SEL Seminário de Estudos Literários. 1996. (Seminário).
III EELA.Coordenadora de Sessão de Comunicações. 1996. (Encontro).
XLIII Seminário de Estudos Linguísticos do Estados de São Paulo. Coordenação de Sessão de Comunicações no XLIII Seminário de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 1995. (Congresso).
XLIII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.XLIII seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.. 1995. (Seminário).
II Encontro de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo..II Encontro de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 1995. (Encontro).
II Ciclo de Palestras "O Signo Poético".II Ciclo de Palestras. 1994. (Outra).
I Encontro de Estudos Linguísticos de Assis.I Econtro de Estudos Linguísticos. 1993. (Encontro).
I Ciclo de Palestras "O Signo Poético"..I Ciclo de Palestras. 1993. (Outra).
IV Seminário do CELLIP.VI seminário do CELLIP. 1990. (Seminário).
XXXVIII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo..XXXVIII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.. 1990. (Seminário).
XXXVI Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo..XXXVI Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.. 1989. (Seminário).
I Congresso da Associação Brasileira de Literatura de Comparada. I Congresso da Associação Brasileira de Literatua Comparada. 1988. (Congresso).
II Encontro Nacional da ANPOLL.II Encontro nacional da ANPOLL. 1987. (Encontro).
XXXI Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo..XXXI Seminário do Grupo de Estudos Linguístico do Estado de São Paulo. 1986. (Seminário).
XXXII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.XXXII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.. 1986. (Seminário).
1º Simpósio da Unesp em Letras e Artes..1º Simpósio da Unesp em Letras e Artes.. 1986. (Simpósio).
VI Encontro Nacional de Professores Universitários de Literatura Portuguesa.VI Encontro Nacional de Professores Universitários de Literatura Portuguesa, realizado no ILHP/ Assis, no período de 16 a 19 de agosto de 1978.. 1978. (Encontro).
Participação em bancas
SOUZA, C.C.; DURIGAN, Marlene;SPERA, J. M. S.. Gramática(s): verdades e mitos. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
DURIGAN, Marlene; SOUZA, C.C.;SPERA, J. M. S.. Garota de programa:acontecimento discursivo?. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
MORAES, Carlos Eduardo Mendes de;SPERA, J. M. S.; ISQUERDO, Aparecida Negri. Retórica e argumentação: fundamentos para a análise de um discurso dp sul-matogrossense Hélio Serejo. 2006 - Faculdade de Ciências e Letras - Assis.
SPERA, J. M. S.. Linguagem: entre a libertação e o cárcere. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; SANTANA JUNIOR, Sílvio de; LÍMOLI, Loredana. Isotopias em Genocídio. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; BENITES, Sonia Aparecida Lopes; ROMUALDO, Edson. O intervir das águas: a presença do outro na construção do discurso lítero-pedagógico de Rubem Alves. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
SPERA, J. M. S.; PAWLAS, N. O.; ZANINI, M.; MENEGASSI, R. J.. A Disciplina Língua Portuguesa : Articuladora e Integrada de Conhecimentos no Curriculo de Pedagogia.. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.
BERTHO, P. R.;SPERA, J. M. S.. A revista feminina em dois tempos. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MODANEZ, D. R. O.;SPERA, J. M. S.. O Estímulo à prática de produção de textos na escola pública. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; VALENTE, E. S. O.. O já dito recriando sentidos: presença da intertextualidade restrita em textos jornalísticos de opnião.. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; ZUIM, I. A. R.. Linguística textual e ensino de texto: uma proposta para o ensino superior.. 2002. Dissertação (Mestrado em Lertas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
STESSUK, S. J.;SPERA, J. M. S.. Introdução ao Rosário Magmático de Guimarães Rosa. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
AMARAL, S. L.;SPERA, J. M. S.. A citação na entrevista televisia: um procedimento argumentativo. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
OLIVEIRA, E. S.;SPERA, J. M. S.. A onipresença da subjetividade no discurso: disfarces linguísticos no discurso. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
KAJIOKA, H.;SPERA, J. M. S.. Aspectos e considerações à respeito da linguagem dos estudantes universitários da Unesp. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
BUENO, E. S. S.;SPERA, J. M. S.. A Linguagem dos cortadores de cana. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
RODRIGUES, M. L.;SPERA, J. M. S.. Exame de Qualificação - Introdução ao estudo da ideologia que sustenta o MST. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
PEREIRA, M. O. F.; FERREIRA, M. O. F.;SPERA, J. M. S.. Exame de Qualificação - O léxico na obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
RAMALHO, R. P. G.;SPERA, J. M. S.. Exame de Qualificação - A importância do conhecimento e mundo na produção de texto. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
RAMOS, K. A. H. P.;SPERA, J. M. S.. P. Ramos. Banca Examinadora. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GRECO, E. A.;SPERA, J. M. S.. Exame Geral de Qualificação - Argumentação e polifonia em textos publicados na revista feminina Nova. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CORREA, Djane Antonucci;SPERA, J. M. S.. Exame Geral de Qualificação. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SILVA, R. A. F.;SPERA, J. M. S.. Exame de Qualificação - A Produção de Textos na 8ª série de 1ºgrau: Coesão e Coerência. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
BROCHADO, S. M. D.;SPERA, J. M. S.. Exame de Qualificação - Contribuições para o estudo do desenvolvimento linguístico do surdo. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
TOLEDO, Eunice Lopes de Souza;SPERA, J. M. S.. Exame de Qualificação - A Sintemática da Língua Portuguesa. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; CESAR, A. C.; FORTES, R. G. F.; CORREA, R. H. M. A.; NASCIMENTO, G. M.. Duplos em Tutaméia (Teceiras estórias). 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.
SPERA, J. M. S.; PEREIRA, Rony Farto; DURIGAN, Marlene; GONÇALVES, M. A. C. E. C.; MORAES, Carlos Eduardo Mendes de. Linguagem e invenção em Primeiras Estórias. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - Assis.
BRANDÃO, H.H.N.; MAURO, M.A.F.; SILVA, M. C. P. S. E.; AQUINO, Z.G.O.;SPERA, J. M. S.. Discurso político e cena de anunciação: a construção do ethos de um candidato à presidência. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.
ROSSONI, Igor;SPERA, J. M. S.; ZAMBONI, José Carlos; SPERBER, Suzi Frankl; HOISSEL, Evelina de Carvalho Sá. MAGMA: breviário de Rosa. 2006 - Faculdade de Ciências e Letras - Assis.
SPERA, J. M. S.; FARIA, Gentil Luiz de; VASSALLO, Ligia Maria Ponde; MARTINS, Alfredo Peixoto; GONÇALVES, Aguinaldo José. Entre o limbo e o gueto: literatura e marginalidade em Plínio Marcos. 2005. Tese (Doutorado em Letras São José do Rio Preto) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; CURADO, Odilon Fleury; LAFACE, Antonieta; DURIGAN, Marlene; PONTES, Antônio Luciano. Vocabulário do futebol na mídia impressa: o glossário da bola. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Dos parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa à sala de aula: tragetória discursiva.. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
RAVAZZI, N. M.;SPERA, J. M. S.; DURIGAN, Marlene; PEREIRA, Rony Farto; ZANINI, M.; RODRIGUES, M. R.. OS PRIMEIROS PASSOS DA PRODUÇÃO TEXTUAL: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ELABORAÇÃO DE SEUS TEXTOS.. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; BROCHADO, S. M. D.; PEREIRA, Rony Farto; QUADROS, R. M.; GESUELI, Z. M.; CARPENTIERI, N. M.. A Apropriação da Escrita por Crianças Surdas Usuárias da Língua de Sinais.. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GONÇALVES, M. A. C. E. C.;SPERA, J. M. S.. A paródia no palco. 2002. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ROMUALDO, E. C.;SPERA, J. M. S.. A construção polifônica das falas na justiça: as vozes de um processo crime. 2002. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GONZALES, L. S.;SPERA, J. M. S.. Ensinando e aprendendo com textos publicitários.. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; PEREIRA, Rony Farto; MORAES, Carlos Eduardo Mendes de. Linguagem e invenção em Primeiras Estórias. 2006 - Faculdade de Ciências e Letras - Assis.
PEREIRA, Rony Farto;SPERA, J. M. S.; CURADO, Odilon Fleury. Dimensões textuais e discursivas do gênero dissertativo escolar. 2006 - Faculdade de Ciências e Letras - Assis.
SPERA, J. M. S.; PEREIRA, Rony Farto; ARENA, Dagoberto Buim. Dos parâmetros curriculares nacionais - língua portuguesa à sala de aula: trajetória discursiva. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ROSSONI, Igor;SPERA, J. M. S.; ZAMBONI, José Carlos. Magma: breviário de Rosa. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. A linguagem do futebol na mídia impressa: introdução a um estudo lexicológico. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Estilo e Metalinguagem na literatura de Monteiro Lobato. 2004 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; TOLEDO, Eunice Lopes de Souza; MORAES, Carlos Eduardo Mendes de. A propaganda sob o olhar crítico-genético e estilístico. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
BRIOCHADO, S. M. D.;SPERA, J. M. S.; CARPENTIERI, N. M.; PEREIRA, Rony Farto. A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA POR CRIANÇAS SURDAS USUÁRIAS DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LOPES, M. C. L.;SPERA, J. M. S.; NASCIMENTO, E. L.; CURADO, Odilon Fleury. PRODUÇÃO TEXTUAL E ENSINO ESCOLAR- O TEXTO E A TEXTUALIDADE. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; LOPES, M. C. L.; NASCIMENTO, E. L.; CURADO, Odilon Fleury. Produção Textual e Ensino Escolar - O Texto e a Textualidade: Um estudo dos aspectos lógico-semânticos-cognitivos da linguagem a partir do desempenho de alunos do terceiro grau.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CASTRO, M. A. C. E.;SPERA, J. M. S.. A paródia: o texto além da sala de aula. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
FUNGUENTO, A. D.;SPERA, J. M. S.. Relevância, para compreensão de texto, das relações implicítas ou expliícitas entre as proposições.. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; MORAES, Carlos Eduardo Mendes de; FERREIRA, Sandra Aparecida. Imagens Verbais na obra do sul mato-grossense Hélio Serejo. 2005. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Linguagem: entre a libertação e o cárcere. 2005. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Isotopias em Genocídio. 2004. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.; CURADO, Odilon Fleury; MORAES, Carlos Eduardo Mendes de. A influência da oralidade em produções textuais escritas por alunos da 8ª série do ensino fundamental. 2004. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Membro da Banca Examinadora -para o preenchimento do cargo de professor assistente. 2001. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Membro titular da Banca Examinadora- cargo de professor assistente, na disciplina de metodologia e prática do Ensino de 1ºgrau. 1998. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Menbro Titular da banca Examinadora- funções docentes na área de Língua Portuguesa. 1997. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Membro Titular da Banca Examinadora- função docente na área de Língua Portuguesa. 1997. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Membro titulr da Banca Examinadora- função docente, na Área de Língua Portuguesa. 1996. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Membro de banca Examinadora- função técnico-administrativa. 1993. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Membro de Banca Examinadora - função autárquica de Auxiliar de Laboratório. 1993. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Membro da Comissão Examinadora-Duas funções docente `a disciplina de Língua Portuguesa. 1992. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SPERA, J. M. S.. Membro da Banca Examinadora- para provimento da função autárquica de Vigia. 1992. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Orientou
Mídia e argumentação; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; (Orientador);
O estímulo à prática de produção de textos na escola pública; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Linguística textual e ensino de texto: uma proposta para o ensino superior; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
A revista feminina em dois tempos; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Linguagem e invenção em Primeiras Estárias; 2007; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Estilo e metalinguagem na literatua infanto-juvenil de Monteiro Lobato; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
A gênese do discurso publicitário; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Os primeiros passos da produção textual: um estudo da inflluência do desenvolvimento da criança na elaboração de seus textos; 2003; 320 f; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Produção textual e ensino: Os aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem e o desempenho discursivo escolar; 2003; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Cultura, ideologia e estilística nas modas de viola; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização) - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
A escolha vocabular da notícia de jornal; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Poesia no livro didático: análise de material da rede escolar do município de Assis; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Análise de A marvada pinga; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Mídia e argumentação: a guerra dos índices; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Diálogos possíveis: Adélia Prado e Chico Buarque; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
A metáfora e a variaçãolinguística em textos poéticos; 2008; Iniciação Científica - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
A manipulação do argumento por autoridade; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Os estereótipos no olhar puro de Alberto Caeiro; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
As Interrogativas no Sermão do Mandato ( Padre Vieira); 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Divergências e Aproximações entre Os Saltimbancos e os Músicos de Bremen; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Estudo de alguns mecanismos de construção do humor em crônicas de Luís Fernando Verissimo; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Organização do acervo do IEVASA ( Instituto de Estudos Vernáculos Antonio Soares Amora); 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
O aproveitamento de alguns recursos poéticos de Magma em outras obras de J; G; Rosa; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Estudo dos dêiticos espaciais em Vidas Secas, de G; Ramos; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Estudo das formas e funções do discurso citado em São Bernardo, de G; Ramos; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em Grande Sertão: Veredas; 2007; Orientação de outra natureza; (Letras) - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Variabilidade Linguística; 2005; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Estratégias argumentativas em contos de João Guimarães Rosa; 2005; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Estratégias argumentativas em contos de João Guimarães Rosa; 2005; Orientação de outra natureza - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Variabilidade Lingüística; 2005; Orientação de outra natureza - Faculdade de Ciências e Letras - Assis; Orientador: Jeane Mari Sant'Ana Spera;
Produções bibliográficas
-
SPERA, J. M. S. . A expressividade dos dêiticos espaciais em João Guimarâes Rosa. Miscelânea (Assis. Online) , v. 7, p. 158-172, 2010.
-
SPERA, J. M. S. . Grande Sertão: veredas. As artimanhas da Enunciação.. Scripta (PUCMG) , Belo Horizonte, v. 9, p. 178-184, 2005.
-
SPERA, J. M. S. . A tensão poética e a produção de sentidos em Igreja, de C.D. de Andrade. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , Taubaté, v. 32, 2003.
-
SPERA, J. M. S. . A Função Textual das Construções Antitéticas em Guimarães Rosa.. Veredas de Rosa II, Belo Horizonte, v. II, p. 333-336, 2003.
-
SPERA, J. M. S. . A Linguística e a literatura na análise estilística. Estudos de Literatura e Linguística, p. 241-253, 2001.
-
SPERA, J. M. S. . O uso expressivo do pronome demonstrativo em Tutaméia, de João Guimarães Rosa. Estudos de Gramática Portuguesa , Frankfurt am Main, v. III, p. 211-216, 2000.
-
SPERA, J. M. S. . O Silêncio Eloquente em Arroio-das-antas. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 29, p. 211-216, 2000.
-
SPERA, J. M. S. . A poesia de Magma em contos de Sagarana. Veredas de Rosa, Belo Horizonte, v. 1, p. 295-298, 2000.
-
SPERA, J. M. S. . A Expressividade dos sufixos diminutico e aumentativo. Anais do III Eela, p. 157-162, 1998.
-
SPERA, J. M. S. . O falar da Cominidade negra de João Ramalho. Alfa (ILCSE/UNESP) , v. 33, p. 147-154, 1989.
-
SPERA, J. M. S. ; TOLEDO, Eunice Lopes de Souza (Org.) . Lingüística textual: literatura, relações textuais, ensino. 1a.. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. v. 500. 168p .
-
SPERA, J. M. S. . Estudos de Literatura e Linguística. 1. ed. Assis: Assis Publicações, 2001.
-
SPERA, J. M. S. . As Ousadias Verbais em Tutaméia. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 1995. v. 1. 216p .
-
SPERA, J. M. S. . Argumentação e poética: um estudo da função argumentativa das estruturas comparativas em Grande Sertão: Veredas. In: Stessuk, Sílvio; Leal, Luciana. (Org.). Da última flor do Lácio. Petrópolis: Portal literário editora, 2009, v. , p. 11-27.
-
SPERA, J. M. S. . Estratégias argumentativas em Grande Sertão: Veredas. In: Jeane Mari Sant'Ana Spera, Eunice Lopes de Souza Toledo. (Org.). Linguística Textual. Literatura, Relações textuais e Ensino. 1ªed.Sáo Paulo: Arte & Ciência, 2007, v. 500, p. 10-21.
-
SPERA, J. M. S. ; FRANGIOTTI, Graziele Altino . Estratégias argumentativas em Esses Lopes, de J.G. Rosa. In: Jeane Mari Sant'Ana Spera, Eunice Lopes Toledo. (Org.). Linguística Textual: Literatura, Relações textuais, Ensino. 1ªed.São Paulo: Arte & Ciência, 2007, v. 500, p. 22-31.
-
SPERA, J. M. S. ; STESSUK, S. J. . A construção do fantástico em contos de Guimarães Rosa. In: Sílvio Stessuk. (Org.). Da Língua de Camões. Capítulos de Literatura Brasileira e Lingüística. São Paulo: Portal Literário Editora, 2007, v. , p. 9-32.
-
SPERA, J. M. S. . A integração poético-textual dos componentes neológicos do conto Desenredo, de João Guimaraes Rosa. In: Adenize Aparecida Franco; Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira. (Org.). Leituras Plurais: diálogos entre Letras, Ciências e Artes. Guarapuava: UNICENTRO, 2006, v. 1, p. 33-44.
-
SPERA, J. M. S. . A Linguística e a literatura na análise estilística. In: Heloisa Costa Miltom; Jeane Mari Sant'Ana Spera. (Org.). Estudos de Literatura e linguística. 1ed.Assis: Unesp-Editorações, 2002, v. 1, p. 241-253.
-
SPERA, J. M. S. ; PEREIRA, Rony Farto ; ALVES, I. M. . Prefixos negativos do português falado. In: Rodolfo Ilari. (Org.). Gramática do português falado. Campinas: Editora da Unicamp, 1992, v. , p. 99-109.
-
SPERA, J. M. S. . O som e o sentido em Tutaméia. revista Confluência-Departamento de Linguística da FCL- Unesp/Assis, , v. 1, p. 240 - 244, 12 mar. 1995.
-
SPERA, J. M. S. . O fantástico em Tutaméia. Tema, 15 mar. 1989.
-
SPERA, J. M. S. . Prefixos negativos no português falado. Gramática do português falado-, Editora da Unicamp, p. 99 - 109.
-
SPERA, J. M. S. . A função argumentativa dos "causos" em Grande Sertão: Veredas. In: XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009, Ponta Grossa - PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2007.
-
SPERA, J. M. S. ; SANTOS FILHO, D.G. . Mídia e argumentação: a guerra dos índices. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009.
-
FRANGIOTTI, Graziele Altino ; SPERA, J. M. S. . Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em Grande Sertão: Veredas. In: XVIII SEMINÁRIO DO CELLIP - Centro de estudos linguísticos e literários, 2009, Ponta Grossa - PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2007.
-
SPERA, J. M. S. . Uma história de inclusão às avessas. In: II Cilco de Histórias de Professores, 2007, Assis. II Cilco de Histórias de Professores. Experiências vividas em sala de aula. Assis, 2007. p. 77-78.
-
SPERA, J. M. S. ; SANTOS, R. C. . As interrogativas no Sermão do Mandato (Antonio Vieira).. In: III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2003, Londrina. Anais do III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2003. v. único. p. cdrom.
-
SPERA, J. M. S. ; MIRANDA, N. V. H. R. . Divergências e aproximaxões entre Os Saltimbancos e os Músicos de Bremen.. In: III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2003, Londrina. Anais do III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2003. v. único. p. cdrom.
-
SPERA, J. M. S. ; ZANDONADI, R. S. . Os estereótipos no olhar de Alberto Caeiro.. In: III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2003, Londrina. Anais do III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2003. v. único. p. cdrom.
-
SPERA, J. M. S. . A linguística e o texto literário. In: 50 º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2001.
-
SPERA, J. M. S. . A expressividade dos sufixos aumentativos e diminutivos em Tutaméia. In: III EELA - Encontro de Estudos Lingüísticos de Assis, 1998, Assis. Anais do III EELA. Assis: Arte e ciência, 1997. v. 3. p. 157-162.
-
SPERA, J. M. S. . A subversão do clichê. In: Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1996, Ribeirão Preto. Anais do XLIII Seminário do GEL. Campinas: Setor de Publicações IEL / UNICAMP, 1995. v. 25. p. 797-802.
-
SPERA, J. M. S. . A som e o sentido em Tutaméia. In: Encontro de Estudos Lingüísticos de Assis (EELA), 1995, Assis. Revista Confluência. Assis: Arte e Ciência, 1994. v. 1. p. 240-244.
-
SPERA, J. M. S. . De Magma a Sagarana: a poesia do verso na prosa. In: IV Seminário do CELLIP, 1993, Ponta Grossa, 1993.
-
SPERA, J. M. S. . O fantástico em Tutaméia, de João Guimarães Rosa. In: I Colóquio "Vertentes do fantástico na literatura", 2009, Araraquara. Caderno de Resumos do I Colóquio Vertentesdo fantástico na literatura. Araraquara: FCL-UNESP Laboratório Editorial, 2009. p. 74-74.
-
SPERA, J. M. S. ; SANTOS FILHO, D.G. . Mídia e argumentação: a guerra dos índices. In: XIX CELLIP, 2009, Cascavel - PR. Caderno de resumos. Cascavel: Universidade do Paraná - Cascavel, 2009.
-
SPERA, J. M. S. . A função poética dos dêiticos espaciais em contos de J.G.Rosa. In: III Colóquio Internacioanl-CILBELC- Interminati Spazi e Sovrumani Silenzi: representações do espaço nas visões artísticas, 2007, Assis. Caderno de Resumos do III Colóquio Internacional - CILBELC- Interminati Spazi e Sovrumani Silenzi. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2007. v. 2. p. 50-51.
-
FRANGIOTTI, Graziele Altino ; SPERA, J. M. S. . Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em Grande Sertão: Veredas. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Caderno de Resumos e Programação. Ponta Grossa: UEPG, 2007. v. 18. p. 209-209.
-
SPERA, J. M. S. . A função argumentativa dos "causos" em Grande Sertão:Veredas. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: UEPG, 2007. v. 18. p. 225-226.
-
SPERA, J. M. S. . Estratégias argumentativas em Grande Sertão: veredas.. In: 53º Seminário do Gel, 2005, São Carlos. Caderno de Resumos do 53º Seminário do Gel, 2005. v. único. p. 73-73.
-
SPERA, J. M. S. . O espaço mágico poético de Lá nas Campinas.. In: XVII Cellip, 2005, Guarapuava. Anais do XVII Cellip, 2005. v. único. p. 67-67.
-
SPERA, J. M. S. . Grande Sertão: veredas - as artimanhas da enunciação. In: III Seminário Guimarães Rosa, 2004, Belo Horizonte. Caderno de resumos do III Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2004. v. unico.
-
SPERA, J. M. S. . Acidentes no Percurso do Texto: uma leitura difícil.. In: 51º SEMINÁRIO DO GEL, 2003, TAUBATÉ. 51º SEMINÁRIO DO GEL. TAUBATÉ: UNITAU, 2003. v. 1. p. 224-224.
-
SPERA, J. M. S. ; ZANDONADI, R. S. . Os Estereótipos no Olhar de Alberto Caeiro.. In: III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da Uel (Discurso e Representação), 2003, Londrina. Anais do Selisigno e IV Simpósio de Leitura da Uel. Londrina: Uel, 2003.
-
SPERA, J. M. S. ; SANTOS, R. C. . As Interrogativas no Sermão do Mandato (Antonio Vieira). In: III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da Uel (Discurso e Representação), 2003, Londrina. Anais do III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da Uel (Discurso e Representação). Londrina: Uel, 2003.
-
SPERA, J. M. S. ; MIRANDA, N. V. H. R. . Divergências e Aproximações entre Os Saltimbancos e os Músicos de Bremen. In: III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da Uel (Discurso e Representação), 2003, Londrina. Anais do III Selisigno e IV simpósio de Leitura da Uel ( Discurso e Representação ). Londrina: Uel, 2003.
-
SPERA, J. M. S. . A tensão poética e a produção de sentido em Igreja, de Carlos Drummond de Andrade. In: 50 º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2002, São Paulo. Programação e Resumos do 50º Seminário do GEL, 2002. p. 98-98.
-
SPERA, J. M. S. . Texto e ensino da Língua Portuguesa. In: X Congreso de la Federación Internacional de Estudios sobre América Latina y el Caribe, 2001, Moscou. Guia General. Moscou: Instituto de Latinoamérica de la ACR, 2001, 2001. p. 203-203.
-
SPERA, J. M. S. . O silêncio eloqüente em Arroio-das-antas, conto de J.G.Rosa. In: XLVIISeminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1999, Bauru. Caderno de Resumos. São José do Rio Preto: Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1999. p. 48.
-
SPERA, J. M. S. . A poesia de Magma em contos de Sagarana. In: Seminário Internacional Guimarães Rosa, 1998, Belo Horizonte. Programa e Resumos. Belo Horizonte: CESPUC - MG, 1998. p. 96.
-
SPERA, J. M. S. . A função expressiva dos dêiticos em G.Rosa. In: Colóquio Internacional A investigação do português na África, América, Ásia e Europa: balanço crítico e discussão do ponto actual das investigações., 1998, Berlim, 1998.
-
SPERA, J. M. S. . A Expressividade do Sufixos diminutivos e aumentativos nos textos de Tutaméia, de G.Rosa. In: III EELA - Encontro de Estudos Lingüísticos de Assis, 1997, Assis. Cadernos de Resumos do III Encontro de Estuos Lnguísticos de Assis, 1997.
-
SPERA, J. M. S. . Os compostos port-manteau em J.G.Rosa. In: VI SEL - Seminário de Estudos Literários, 1996, Assis. Caderno de Resumos, 1996. p. 17.
-
SPERA, J. M. S. . A Coerência Poética das combinações insólitas em Tutaméia, de G Rosa. In: X Seminário do CELLIP, 1996, Londrina. Caderno de Resumos do X Seminário do CELLIP, 1996.
-
SPERA, J. M. S. . A Subversão do Clichê. In: XLIII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 1995, Ribeirão Peto. Caderno de Resumos do XLIII Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 1995.
-
SPERA, J. M. S. . O Som e o Sentido em Tutaméia. In: II EELA, 1994, Assis. Caderno de Resumos, 1994.
-
SPERA, J. M. S. . De Magma a Sagarana. In: I EELLA, 1993, Assis. Caderno de Resumos do I EELA, 1993.
-
SPERA, J. M. S. . A Expressão da Síntese em Oswald de Andrade. In: IV Seminário do CELLIP, 1990, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do IV Seminário do CELLPI, 1990.
-
SPERA, J. M. S. . A expressividade dos dêiticos espaciais em Guimarães Rosa. Miscelânea (Assis. Online) , 2010.
-
SPERA, J. M. S. ; SANTOS FILHO, D.G. . Mídia e argumentação: a guerra dos índices. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . O fantástico em Tutaméia, de J.G.Rosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Estilística: Guimarães Rosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . Neologismo em Guimarães Rosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . Clichê em Guimarães Rosa?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SPERA, J. M. S. . Os argumentos de comparação em Grande Sertão: Veredas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SPERA, J. M. S. ; SANTOS, C.F.S. . Diálogos possíveis: Adélia Prado e Chico Buarque. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J.P. ; SPERA, J. M. S. . A metáfora e a variação linguística em textos poéticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS FILHO, D.G. ; SPERA, J. M. S. . A manipulaçãodo argumento de autoridade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS FILHO, D.G. ; SPERA, J. M. S. . Mídia e argumentação: um estudo dos discursos da Globo, Record e SBT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SPERA, J. M. S. . Os argumentos de comparação em Grande Sertão: Veredas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. ; SANTOS, C.F.S. . Diálogos possíveis: Adélia Prado e Chico Buarque. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS FILHO, D.G. ; SPERA, J. M. S. . A manipulação do argumento de autoridade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. ; FERREIRA, J.P. . A metáfora e a variação linguística em textos poéticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS FILHO, D.G. ; SPERA, J. M. S. . Mídia e argumentação: um estudo dos discursos daGlobo, Record e SBT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . O itinerário poético-textual de O Recado do Morro, de J. G. Rosa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . Uma história de inclusão às avessas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . A função poética dos dêiticos espaciais em contos de J G Rosa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . A função argumentativa dos "causos"em Grande Sertão: Veredas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FRANGIOTTI, Graziele Altino ; SPERA, J. M. S. . Os paradoxos e oxímoros no discurso argumentativo em "Grande Sertão: Veredas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . O discurso poético de João Guimarães Rosa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SPERA, J. M. S. . Quem tem medo de Guimarães Rosa?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Grande Sertão: Veredas - As artimanhas da enunciação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . Guimarães Rosa e a construção das personagens. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . Magma e Sagarana: a poesia de Magme nos contos de Sagarana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . O universo poético-textual de "Lá, nas campinas" de J.G.Rosa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Estratégias argumentativas em Grande Sertão: Veredas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . O espaço mágico-poético de Lá, nas campinas, de J. G. Rosa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Grande sertão: veredas - as artimanhas da enunciação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Linguística e Literatura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . Palestra proferida na I Semana de Letras da Faculdades Integradas de Ourinhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . Acidentes no Percurso do Texto: uma leitura difícil.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Concepções de Linguagem e Ensino de Língua Portuguesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . Texto e Ensino da Língua Portuguesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SPERA, J. M. S. . A função textual das construções antitéticas em Guimarães Rosa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . O silêncio eloqüente de Arroio das Antas, conto de João Guimarães Rosa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SPERA, J. M. S. . A poesia de Magma em contos de Sagarana. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . A função expressiva dos dêiticos em Guimarães Rosa. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . A função argumentativa das estruturas comparativas em Grande sertão: veredas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . A expressividade dos sufixos aumentativos e diminutivos em Tutaméia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Os compostos port-manteau em José Guimarães Rosa. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . A Coerência poética das combinações insólitas em Tutaméia, de J.G.Rosa. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . A subversão do Clichê. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . O som e o sentido em Tutaméia. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Os processos de composição em G.Rosa: da palavra ao sintagma. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . A linguagem como instrumento da interação humana. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . De Magma a Sagarana: a poesia do verso na prosa.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . A expressão da síntese em Oswald de Andrade. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Membro da Comissão encarregada da apresentação do Coral da Universidade Estadual de Londrina. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SPERA, J. M. S. . Lá nas campinas.. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPERA, J. M. S. . O Comportamento Verbal. 1979. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SPERA, J. M. S. . Consultora da Revista Guavira Letras, nº 5. 2007.
SPERA, J. M. S. . Consultora ad-hoc da EDUEM. 2005.
SPERA, J. M. S. . Membro do quadro de consultores da Editora UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). 2001.
SPERA, J. M. S. . A face trágica da guerreira: uma análise de Diadorim. 2009.
SPERA, J. M. S. . Poemainflamado: a voz tridimensional do poeta França. 2009.
SPERA, J. M. S. . Tutaméia: o mundo em sua válida intraduzibilidade. 2009.
SPERA, J. M. S. . Alteridade, canto e opacidade. 2009.
SPERA, J. M. S. . Estranhos no Sertão Mineiro: representação do estrangeiro em G. Rosa. 2009.
SPERA, J. M. S. . O automatismo da repetição em Recado do morro. 2009.
SPERA, J. M. S. . O diálogo intertextual entre Seven e Zodíaco,de David Fincher -Nicoli Seni. 2009.
SPERA, J. M. S. . Para além do infantil ( Carolina C Silva). 2009.
SPERA, J. M. S. . Relatório trienal da Profª Regiani Aparecida Santos Zacarias. 2009.
SPERA, J. M. S. . Revisão gramatical de artigos para a revista on-line Patrimônio e Memória, v. 5, n° 1, de 2009. 2009.
SPERA, J. M. S. . Revisão Gramatical de artigos para a revista on-line Patrimônio e Memória v. 3, nº 1. 2007.
SPERA, J. M. S. . Renovação de Bolsa de Iniciação Científica de Fernando Luís de Moraes. 2005.
SPERA, J. M. S. . Parecerista da 34ª Revista Estudos Linguísticos. 2005.
SPERA, J. M. S. . Parecer ao livro Linguagem III. 2005.
SPERA, J. M. S. . Membro do Comitê Científico PIBIC/UNESP do XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2004.
SPERA, J. M. S. . Parecerista da Dissertação de Mestrado intitulada: TEORIA E PRÁTICA: O PEDAGOGO NO 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2003.
SPERA, J. M. S. . Parecerista do processo PIBIC/CNPq/UNESP-2003/2004, no projeto intitulado: Estudo da obra de João Borges de Barros nas Academias Brasílicas da Bahia. 2003.
SPERA, J. M. S. . Parecerista em Projetos de Iniciação Científica. 2003.
SPERA, J. M. S. . Parecerista na seleção de artigos.. 2003.
SPERA, J. M. S. . Parecerista ad-hoc da Comissão Permanente de Pesquisa da Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. 2003.
SPERA, J. M. S. . Seleção de Artigos da 31º revista Estudos Linguísticos.. 2003.
SPERA, J. M. S. . Tema 4- Módulo 2: Língua Portuguesa. 2002.
SPERA, J. M. S. . ORIENTAÇÃO DE ALUNOS DO PROGRAMA PEC- FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA.. 2002.
SPERA, J. M. S. ; PEREIRA, Rony Farto ; JUBRAN, C. C. A. S. ; MARETTI, M. L. L. . Indice de autores - Estudos Lingüísticos - Volumes XXI a XXX. 2001.
SPERA, J. M. S. ; MILTOM, H. C. . Produção Científica: teses e dissertações: 1998-2000. 2001.
SPERA, J. M. S. . A língua portuguesa. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SPERA, J. M. S. . A estilística dá Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FERREIRA, Sandra Aparecida ; PEREIRA, Rony Farto ; SPERA, J. M. S. ; TOLEDO, Eunice Lopes de Souza . Produção textual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SPERA, J. M. S. . Coordenar os trabalhos apresentados na Sessão de Comunicações: Traduções e Estratégias de Argumentação do XVII Congresso de Iniciação Científica. 2005. (Coordenadora de Sessão de Comunicação).
SPERA, J. M. S. . Fator Humano - Expressões populares no português. 2004. (Reportagem jornalística).
SPERA, J. M. S. . Linguística e o Texto Literário. 2001. (Palestra).
SPERA, J. M. S. . II Ciclo de palestras. 1995 (Organização).
SPERA, J. M. S. . Ciclo de palestras. 1994 (Organização).
SPERA, J. M. S. . II ciclo de Palestras. 1994 (Organização).
SPERA, J. M. S. . Membro da Comissão encarregada pela organização e realização do I Encontro de Estudos Linguísticos. 1993 (Organização).
SPERA, J. M. S. . Organização da Semana Chaplin. 1990 (Organização).
SPERA, J. M. S. . Membro da Comissão responsável pelo Grupo Coral Algodão N'Oreia. 1988 (Coral).
SPERA, J. M. S. . Projeto de Formação do Grupo de Estudos de Língua Portuguesa (GELP). 1997 (Formação de Grupo de Pesquisa) .
SPERA, J. M. S. ; PEREIRA, Rony Farto ; FERREIRA, Sandra Aparecida . Treinamento em Língua Portuguesa (TLP). 1989 (Pesquisa) .
SPERA, J. M. S. ; RIBEIRO, J. R. I. . O falar da comunidade negra de Jõao Ramalho. 1988 (Pesquisa) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística. , Avenida Dom Antonio, 2100, Tenis Clube, 19800000 - Assis, SP - Brasil - Caixa-postal: 335, Telefone: (18) 33222933
Experiência profissional
1986 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, .,Cargo ou função, Membro da Assessoria Técnica da Revista Científica Veterinária e Zootecnia.
-
10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho do Departamento.
-
06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Parecerista ad-hoc no processo PIBIC/CNPq/UNESP.
-
04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Comitê Científico do PIBIC.
-
08/1999
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estilística da Língua Portuguesa
-
06/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Linhas de pesquisa
-
05/1986
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa
-
01/2004 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Parecerista ad-hoc da Comissão Permanente - PIBIC/CNPq/UNESP.
-
09/2002 - 09/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Revisora de Português dos Trabalhos Submetidos e Aprovados para Apresentação.
-
01/1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Membro Titular de Conselho do Departamento de Linguística.
-
01/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Seção de Pós Graduação.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras.
-
05/1997 - 05/1999
Direção e administração, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
06/1995 - 05/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Linhas de pesquisa
-
09/1989 - 02/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Linhas de pesquisa
-
09/1989 - 02/1997
Treinamentos ministrados , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Treinamentos ministrados, Treinamento em Língua Portuguesa - Revisão gramatical, Treinamento em Língua Portuguesa - Redação Oficial
-
06/1992 - 05/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Linhas de pesquisa
-
01/1988 - 12/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Lingüística.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jeane Mari Sant'Ana Spera e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?