Paulo Chagas

Possui Doutorado em Educação (UNESA, 2019), Mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), graduação em Direito (UFF, 2010) e graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (1989) Licenciatura em História (UNESA, 2021) e bacharelado em Teologia (UNESA, 2010), com especialização em Teologia (FBMG, 2020). Atualmente é docente, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RIo de Janeiro, IFRJ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, articulação, construção do conhecimento, compostos inorgânicos e qualidade e produtividade. Possui pós graduação em Gestão Pública pela ENAP. Exerceu até 03/14 a função de Diretor Geral do Campus São Gonçalo do IFRJ. Coordenador Geral da Olimpíada de Química do RIo de Janeiro (OQRJ). Membro da Comissão Científica da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Ex-Presidente da Comissão de Ética Pública do IFRJ. Avaliador Institucional do INEP/MEC. Membro do Conselho de Ética na Pesquisa (CEP) do IFRJ. Professor de Química Geral e Inorgânica, Físico Química, Corrosão, Direito Trabalhista, Teologia e História. Formação em Capelania Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 28/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2015 - 2019

Universidade Estácio de Sá
Título: OLIMPÍADAS DE QUÍMICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO DE QUÍMICA EM PROFESSORES/COORDENADORES
Pedro Humberto Farias Campos. Palavras-chave: Represeentações Sociais; Ensino de Química; Olimpíadas de Química.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Química

1996 - 1997

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Estudo das Reações de Complexação L-Arginina com os Cátions Divalentes: Cd(II), Co(II), Cu(II), Mn(II) e Zn(II), Ano de Obtenção: 1999
Profa Dra. Judith Felcman.Palavras-chave: L-arginina; Complexação de Cátions; Titulação Potenciométrica e Análise Espectrofotomé.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos Inorgânicos.

Especialização em Teologia

2019 - 2020

Faculdade Batista de Minas Gerais
Título: O Reino de Deus x o Reino dos Céus, de acordo com os Evangelhos

Especialização em Especialização em Gestão Pública

2013 - 2013

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: Historico do Ensino Técnico
Orientador: Luiz Chauvet

Especialização em Especializaçao em Políticas Públicas

2009 - 2010

Instituto Federal do Paraná
Título: Política de Expansão: Uma Análise Crítico Histórica
Orientador: Carmen Watanabe

Especialização em Especialização Em Ensino de Ciências Área Química

1992 - 1993

Universidade Federal Fluminense
Título: Avaliações Alternativas em uma Perspectiva Alternativa
Orientador: Dra Tania Santa Rita

Graduação em História

2020 - 2021

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Teologia

2018 - 2021

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Direito

2004 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Implementação Legal dos CIBIOs
Orientador: Luiz Oliveira Castro Jungstedt

Graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado)

1983 - 1989

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

1997 - 1997

Atualização Em Química Para Professores do Segundo. (Carga horária: 80h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Química Bio-Inorgânica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Eletroquímica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino Em Química/Especialidade: Articulação de Conhecimentos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Organização de eventos

CHAGAS, Paulo . Olimpiada de Química do Rio de Janeiro. 2019. .

CHAGAS, Paulo . 16 Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI. 2018. (Congresso).

CHAGAS, Paulo . Olimpiada de Química do Rio de Janeiro. 2018. .

CHAGAS, Paulo . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2017. .

CHAGAS, Paulo . I Encontro do Ensino de Química da ABQ. 2017. (Outro).

CHAGAS, Paulo . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro - Escolas Públicas. 2017. .

CHAGAS, Paulo . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2016. .

CHAGAS, Paulo . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2015. .

Chagas, Paulo ; CHAGAS, Paulo . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. 2014. .

Participação em eventos

59 COngresso Brasileiro de Química. OLIMPÍADAS DE QUÍMICA & REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO. 2019. (Congresso).

XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais - JIRS e IX Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. O Estado da Arte em Pesquisas Sobre Representações Sociais em Química. 2019. (Congresso).

16o Simpósio Brasileiro de Educação Química.Meteorito Bendegó: História e Química no tempo do Império. 2018. (Simpósio).

V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. 2018. (Encontro).

XIV Conferencia Internacional sobre Representaciones Sociales. Mulher Cientista, Homem Cientista: Um estudo de caso à luz das representações sociais. 2018. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Química. Análise Retórica: Colesterol e Suas Imagens ? Um Estudo Preliminar. 2017. (Congresso).

56 Congresso Brasileiro de Química. O que é ser cientista? Um estudo de representações sociais. 2016. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Educação, Representações Sociais e Subjetividade.O que é ser cientista? Um estudo de caso à luz das representações sociais. 2016. (Simpósio).

55 Congresso Brasileiro de Química. Olimpiada de Química do Rio de Janeiro - 18 anos de história. 2015. (Congresso).

III Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2015. (Congresso).

IX Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica / IV Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação. Analise do Potencial Anticorrosivo do Glicerol. 2015. (Exposição).

V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos.A Historia da Tabela Periódica. 2015. (Outra).

V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos.Analise do Potencial Anticorrosivo do Glicerol. 2015. (Outra).

54 Congresso Brasileiro de Quimica. CoLA - Colaboração com Leitura Alternativa. 2014. (Congresso).

XVIII Semana da Quimica do Inst. de Quimica da Univ. Federal do Rio de Janeiro.A Quimica e o Cotidiano. 2010. (Seminário).

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Encontro).

XXXIII Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outra).

I Seminario Iberoamericano de Enseanza de la Quimica. 2008. (Seminário).

XIII Olimpíada Iberoamericana de Química.Observador Científico. 2008. (Outra).

XXVIII Semana da Química.Professor Orientador do Projeto: Escola Eco-Lógica. 2008. (Outra).

XXVIII Semana da Química.Professor Orientador do Projeto:Equipamentos de proteção individual (EPI): Segurança no Laboratório para turmas iniciais de Quimica. 2008. (Outra).

FOrum GOncalense de Educacao Profissional, Tecnologica e Geracao de Trabalho e Renda.O Ensino Tecnico e PRofissional. 2006. (Outra).

XLV Congresso Brasileiro de Química. Coordenação de Sessão de Comunicação Oral. 2005. (Congresso).

XII ENEQ, III ECOQ, XIII ECODEQ, V Semana do Quimico.Analfabetismo Científico e a Mídia: Estratégias de Integração Interdisciplinar. 2004. (Encontro).

XII ENEQ, III ECOQ, XIII ECODEQ, V Semana do Químico. 2004. (Encontro).

XLIV Congresso Brasileiro de Química - CBQ. 2004. (Congresso).

1 Simpósio de Educação Química (SIMPEQUI). 2003. (Simpósio).

XLIII Congresso Brasileiro de Química. 2003. (Congresso).

Encontro Nacional de Professores Formadores: atuando no currículo por competências. 2002. (Encontro).

Fulbright Teacher Exchange Program on Math, Science, and Technology. 2002. (Outra).

Oficinas para Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2001. (Oficina).

VII SEMATEC.Avaliador dos Projetos Discentes. 2001. (Outra).

Encontro para Avaliação do Planejamento Estratégico de 1999 e Definição de Parâmetros para o Planejamento Estratégico de 2000. 1999. (Encontro).

II ENQUIMPRO - Encontro Nacional de Química Profissionalizante. 1999. (Encontro).

II Escola de Verão em Química Inorgânica do Rio de Janeiro. 1998. (Outra).

3 Olimpiada Iberoamericana de Quimica.Mentor. 1997. (Outra).

XXXVII Congresso Brasileiro de Química. 1997. (Congresso).

II Olimpiada Iberoamericana de Quimica. 1996. (Outra).

VII Encontro Centro Oeste de Debates Sobre o Ensino de Química e Ciências. 1995. (Encontro).

II Seminário sobre Qualidade e Produtividade. 1994. (Seminário).

Química no 2 Grau: um desafio para mudanças. 1994. (Seminário).

Curso de Extensão de Férias e Oficinas - 93.Educação em Química - Novas Perspectivas. 1993. (Seminário).

Curso de Extensão de Férias e Oficinas - 93.Educação em Química - Novas Perspectivas. 1993. (Oficina).

Curso de Termodinâmica - I Semana Acadêmica do Instituto de Química. 1990. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Andrezza de Souza Piccoli

CHAGAS, Paulo. Biossegurança: Uma Visão do Ensino nas Escolas Técnicas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis Rj.

CHAGAS, Paulo. Química Geral e Inorgânica. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis Rj.

CHAGAS, Paulo. Banca de Elaboração da Prova da Área de Ciências da Natureza no Vestibular 2004. 2004. Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis Rj.

Orientou

Renata Pascoal Illanes

A História da Ciência no Ensino de Modelos Atômicos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Chagas;

Renata Silva Barbosa

A Valorização da Auto-Estima como Ferramenta para o Ensino de Química de Jovens e Adultos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Chagas;

Luis Gustavo Magro Dionysio

Energia e Desenvolvimento; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Chagas;

Andrezza de Souza Piccoli

Biossegurança: Uma Visão do Ensino nas Escolas Técnicas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Paulo Chagas;

Produções bibliográficas

  • CHAGAS, Paulo ; CHAGAS, E. A. N. . O que é ser um cientista? Um estudo de caso à luz das representações sociais. In: 56 Congresso Brasileiro de Química, 2016, Belém. O que é ser Cientista?, 2016.

  • CHAGAS, Paulo ; CHAGAS, E. A. N. . Representações Sociais: o que é ser uma cientista?. In: VI Simposio Estadual de Representações Sociais e Educação / I Simpósio Internacional de Educação, Representações Sociais e Subjetividade, 2016, Salvador - BA. http://sersuneb.blogspot.com.br/p/programacao-detalhada_4.html, 2016.

  • CHAGAS, Paulo ; CHAGAS, E. A. N. . Análise Retórica: Colesterol e Suas Imagens ? Um Estudo Preliminar. In: 57 Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado - RS. http://www.abq.org.br/cbq/2017/trabalhos.html, 2017.

  • CHAGAS, Paulo ; CHAGAS, E. A. N. . Análise Retórica: Colesterol e Suas Imagens ? Um Estudo Preliminar. In: 57 Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado - RS. http://www.abq.org.br/cbq/2017/trabalhos.html, 2017.

  • CHAGAS, Paulo . A história da Tabela Periódica. In: V Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, 2015, Campinas - SP. http://cotuca.unicamp.br/cotuca/portfolio/mostra-de-trabalhos-de-cursos-tecnicos/, 2015.

  • CHAGAS, Paulo . Olimpíada de Química do Rio de Janeiro - 18 anos de história. In: 55 Congresso Brasileiro de Química, 2015, Goiânia - GO. http://www.abq.org.br/cbq/2015/trabalhos.html, 2015.

  • CHAGAS, Paulo ; COUTINHO, Lucidéa Guimarães Rebello . Articulando a Construção do Conhecimento em Química com a História Antiga. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas, 2000.

  • CHAGAS, Paulo ; BRANDAO, C. T. . O Ensino de Química na Educação Básica na Percepção dos Coordenadores das Olimpíadas de Química: Uma Abordagem Estrutural. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAGAS, Paulo . OLIMPÍADAS DE QUÍMICA & REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAGAS, Paulo . O Estado da Arte em Pesquisas Sobre Representações Sociais em Química. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CHAGAS, Paulo . Curso de Extensão de Férias e Oficinas. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2002

9 Concurso de Monografias / 2Lugar / Categoria Estudantil / Professor Orientador, CRQ - RJ.

1997

Mérito Educacional, UFC/UECE.

1996

Mérito Educacional, UFC/UECE/FUNCAP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus São Gonçalo. , Rua da Feira, s/n, CIEP 436 Neusa Goulart Brizola, Neves, 24425-005 - Sao Goncalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26280099, URL da Homepage:

Experiência profissional

1993 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O CEFET Química de Nilópolis foi transformado no IFRJ, via Lei Federal

1993 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilopólis Rj

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2003

    Ensino, Tecnológo de Processos Industriais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica

  • 03/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Ensino Gerência de Desenvolvimento de Ensino, Unidade do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Membro de conselho pedagógico.

  • 03/1993

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química Geral ( (Teoria e Prática), Química Inorgânica (Teoria e Prática), Físico Química (Teoria e Prática)

  • 03/1993

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química Geral (Teoria e Prática), Química Inorgânica (Teoria e Prática), Físico Química (Teoria e Prática)

  • 08/2009 - 03/2014

    Direção e administração, Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Diretor Geral do Campus São Gonçalo.

  • 11/2008 - 08/2009

    Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/ RJ.,Cargo ou função, Diretor da Unidade São Gonçalo.

  • 10/2006 - 11/2008

    Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/ RJ.,Cargo ou função, Diretor Adjunto de Implantação da Unidade de São Gonçalo.

  • 03/2002 - 10/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Ensino Gerência de Desenvolvimento de Ensino, Unidade do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Presidente de Comissão de Implementação/Implantação de Curso de Licenciatura de Química.

1991 - 1992

Colégio Estadual Edmundo Bittencourt

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Química

1989 - 1989

COLEGIO NOSSA SENHORA DE NATIVIDADE

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Química do Curso Ensino de 2 Gr