Silvio Carvalho Marinho
Doutor em Ciências - Área de Concentração em Química Analítica (Universidade Federal da Paraíba-UFPB, 2010). Mestre em Química - Área de concentração em Química Analítica (Universidade Federal do Maranhão-UFMA, 2005). Graduado em: Gestão Ambiental (Universidade CEUMA, 2014), Química Industrial (UFMA, 2001). Especialista em: Produtos Naturais de Plantas e Derivados (Faculdade UnyLeya, 2017); Engenharia Ambiental e Saneamento Básico (Universidade Estácio, 2017); Engenharia de Alimentos (Faculdade UnyLeya, 2016); Educação a Distância (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/SENAC-2012); Tecnologia de Alimentos (UFMA-2011).Pesquisador do Grupo de Química de Óleos Essenciais e Alimentos da UFMA. Possui diversos trabalhos publicados em revistas da área de alimentos/agroindústria. Tem experiência na área Química, com ênfase em Alimentos e Bebidas (Bromatologia, Microbiologia, Química dos Alimentos), Química dos Produtos Naturais (plantas medicinais e óleos essenciais) e Gestão Ambiental (tratamento de águas e efluentes, análise microbiológica de águas). Já atuou na área de gestão e tecnologia da qualidade, com ênfase em gestão de projetos e processos. Já atuou como Professor Tutor no Curso de Especialização em Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. É Professor dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário Santa Terezinha-CEST (tendo atuado também nos cursos de Estética e Cosmética, Gastronomia e Gestão Ambiental). Atua na Especialização em Planejamento e Gestão de UAN, no módulo Ferramentas e Sistemas da Qualidade. É responsável técnico da APAE, na área de recursos hídricos, sendo responsável pela piscina de Fisioterapia Aquática da Clínica-Escola Santa Edwiges-CEST. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do CEST (CEP-CEST).
Informações coletadas do Lattes em 03/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2005 - 2010
Universidade Federal da Paraíba
Título: Estudos químicos, avaliação eletroquímica e atividade larvicida do óleo essencial das folhas da Pimenta dioica Lindl frente Aedes aegypti (Linnaeus, 1762)
Victor Elias Mouchrek Filho. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Mestrado em Química
2003 - 2005
Universidade Federal do Maranhão
Título: Caracterização química e avaliação da atividade antibacteriana dos óleos essenciais das espécies Pimenta dioica Lindl, Aniba duckei Kostermans e Zingiber officinale Roscoe
Orientador: Victor Elias Mouchrek Filho
, Ano de Obtenção: 2005.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Óleos essenciais; Hidrodestilação; Atividade antimicrobiana.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Química dos Produtos Naturais. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Saúde Humana.
Especialização em andamento em Docência Aplicada à Educação Técnica e Profissionalizante
2026 - Atual
Especialização em andamento em MBA Executivo em Economia e Gestão do Agronegócio
2026 - Atual
Especialização em Educação à Distância e Docência no Ensino Superior
2025 - 2026
Faculdade Iguaçu
Título: METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EVIDÊNCIAS, TECNOLOGIAS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM
Orientador: Jethânia Glasses Cutrim Furtado Ferreira
Especialização em Vigilância sanitária e Qualidade dos Alimentos
2025 - 2026
Faculdade Iguaçu
Título: BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA ? UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Orientador: Maria Tereza Silva de Medeiros
Especialização em Ensino de Química
2025 - 2026
Faculdade Iguaçu
Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA TEMÁTICA DOS ALIMENTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Orientador: Victor Elias Mouchrek Filho
Especialização em Docência no Ensino Médio e Superior
2025 - 2026
Faculdade UNIFAHE
Título: METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EVIDÊNCIAS, TECNOLOGIAS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM
Orientador: Jethânia Glasses Cutrim Furtado Ferreira
Especialização em Microbiologia Avançada
2016 - 2017
Faculdade Unyleya
Título: Investigação da atividade antimicrobiana do óleo essencial da espécie Aniba dukei Kostermans (Lauraceae)
Orientador: Daiane Flores Dalla Lana
Especialização em Engenharia Ambiental e Saneamento
2016 - 2017
Faculdade Estácio de São Luis
Título: Análise microbiológica das águas superficiais da praia do Araçagy, Ilha de São Luís-Maranhão
Orientador: Beatriz Acampora e Silva de Oliveira
Especialização em Produtos Naturais de Plantas e Derivados
2016 - 2017
Faculdade Unyleya
Título: Investigação da atividade antimicrobiana do óleo essencial da espécie Pimenta dioica Lindl (Mirtaceae)
Orientador: Ana Raquel Araújo da Silva
Especialização em Engenharia de Alimentos
2015 - 2016
Faculdade Unyleya
Título: ASPECTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS MICRORGANISMOS PROBIÓTICOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA
Orientador: Ismael Ulises Miranda Roldán
Especialização em Educação à Distância
2010 - 2012
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA)
Título: Projeto para implantação de um curso superior em Gestão de Petróleo e Gás na modalidade a distância
Orientador: Maria Simara Torres Barbosa
Especialização em Tecnologia de Alimentos
2010 - 2011
Universidade Federal do Maranhão
Título: Avaliação das boas práticas de fabricação e da concentração de cobre em aguardentes-de-cana produzidas artesanalmente nas regiões Alpercatas e Sertão Maranhense
Orientador: Victor Elias Mouchrek Filho
Graduação em Química Licenciatura
2024 - 2026
Faculdade UNIFAHE
Título: QUÍMICA DE ALIMENTOS E EDUCAÇÃO: DA COMPOSIÇÃO ÀS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Orientador: Sônia Querino dos Santos e Santos
Graduação em Química Industrial
1996 - 2001
Universidade Federal do Maranhão
Título: Processo de produção, avaliação organoléptica e análises bromatológicas do vinho obtido de caju (Annacardium occidentale L.)
Orientador: Victor Elias Mouchrek Filho
Formação complementar
2026 -
Extensão universitária em Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). (Carga horária: 180h). , Faculdade Unifahe, UNIFAHE, Brasil.
2026 - 2026
Extensão universitária em TRABALHO DOCENTE EM SALA DE AULA. (Carga horária: 80h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2026 - 2026
Extensão universitária em GESTÃO E LIDERANÇA DE EQUIPES. (Carga horária: 30h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2026 - 2026
Extensão universitária em TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. (Carga horária: 100h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2026 - 2026
Extensão universitária em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. (Carga horária: 100h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2025 - 2026
Extensão universitária em GESTÃO DO TEMPO E LIDERANÇA. (Carga horária: 80h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2025 - 2026
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E NEUROPSICOPEDAGOGIA. (Carga horária: 120h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2025 - 2026
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA. (Carga horária: 120h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2025 - 2026
Fitoterapia. (Carga horária: 60h). , Instituto de Capacitação e Aperfeiçoamento Farmacêutico, INCAF, Brasil.
2024 - 2026
Farmacologia Mapeada. (Carga horária: 60h). , Instituto de Capacitação e Aperfeiçoamento Farmacêutico, INCAF, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. (Carga horária: 100h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO. (Carga horária: 60h). , Faculdade Iguaçu, IGUAÇU, Brasil.
2024 - 2024
Atualização em Ciência, Tecnologia e Segurança de Alimentos. (Carga horária: 140h). , Associação Maranhense de Nutrição, AMAN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Análise Físico-Química e Microbiológica de Leites. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Projetos. (Carga horária: 80h). , Instituto Euvaldo Lodi - DF, IEL/DF, Brasil.
2008 - 2009
Auditor Interno ISO 9001:2008. (Carga horária: 32h). , Centro Brasileiro de Gestão, CBG, Brasil.
2008 - 2008
Gestão de Processos. (Carga horária: 16h). , InterAction Plexus, IAP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Análises Físico-Químicas e Microb. de Alimentos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2006 - 2006
Programa Alimentos Seguros Consultoria. (Carga horária: 40h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Análise Físico Química e Bacteriológica de Águas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2001 - 2001
Higiene Para Manipuladores de Alimentos. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Química dos Produtos Naturais.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: GESTÃO DA QUALIDADE.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: GESTÃO AMBIENTAL.
Participação em eventos
VIII Congresso Lationo Americano, XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Análise microbiológica de polpas congeladas de açaí comercializadas em mercados públicos de São Luís-MA. 2017. (Congresso).
VIII Congresso Lationo Americano, XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Análise microbiológica do sorvete artesanal de coco comercializado na cidade de São Luís-MA. 2017. (Congresso).
I SEMIC da Estãcio São Luís.Poluição Nossa de cada dia dia: Lixo doméstico e gerador eólico de material reciclado. 2016. (Seminário).
I SEMIC da Estãcio São Luís.Análise de água de poço próximo ao cemitério Gavião no bairro Madre Deus, São Luís-MA. 2016. (Seminário).
I SEMIC da Estãcio São Luís.Análise da qualidade da água do rio Peimenta em São Luís-MA, visando a balneabilidade. 2016. (Seminário).
I SEMIC da Estãcio São Luís.Compostagem: processo auto-sustentável para uma alimentação saudável. 2016. (Seminário).
I SEMIC da Estãcio São Luís.Avaliação dos níveis de poluição por CO2 em São Luís. 2016. (Seminário).
VII CONGRESSO LATINOAMERICANO E XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, III ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES E V ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. Avaliação microbiológica do sorvete artesanal sabor coco comercializado em logradouros da cidade de São Luís ? MA. 2015. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição. Comparação do teor de proteínas presentes em suplementos de whey protein. 2014. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição. Qualidade microbiológica do suco de juçara comercializado na cidade de São Luís-MA. 2014. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição. Caracterização nutricional da junça (Cyperus esculentus l.) in natura cultivada no Maranhão. 2014. (Congresso).
64a. Reunião Anual da SBPC. Diversos. 2012. (Congresso).
64a. Reunião Anual da SBPC.Introdução à Química dos Óleos Essenciais - Minicurso. 2012. (Outra).
VI Jornada de Química e VII Semana de Ciências - I Simpósio de Energias Renováveis.Química e as tecnologias de alimentos. 2012. (Simpósio).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.A importância do pH da água para a manutenção da vida no planeta. 2011. (Outra).
V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Condições da temperatura de conservação de pescado resfriado exposto à venda em supermercados de São Luís - MA. 2011. (Congresso).
Semana de Tecnologia do IFMA.Sistema de gestão da qualidade na indústria de alimentos. 2010. (Outra).
Salão de Turismo do Maranhão.Segurança alimentar: gestão da qualidade a favor dos alimentos seguros. 2009. (Outra).
I Seminário Regional de Orientação ao Setor Regulado na Área de Alimentos. 2008. (Seminário).
Semana Tecnológica e Empreendedora da Escola Agrotécnica Federal de São Luís.Noções sobre análises laboratorias de alimentos e bebidas. 2008. (Encontro).
II Congresso Latino-Americano e VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. II Congresso Latino-Americano e VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. 2005. (Congresso).
III Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais.III Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais. 2005. (Simpósio).
XLIV Congresso Brasileiro de Química. XLIV Congresso Brasileiro de Química. 2004. (Congresso).
12º Encontro de Química Analítica - ENQA. 2003. (Congresso).
VII Encontro de Química do Maranhão - ENQUIMA.VII Encontro de Química do Maranhão - ENQUIMA. 2003. (Encontro).
XLIII Congresso Brasileiro de Química. XLIII Congresso Brasileiro de Química. 2003. (Congresso).
XIII Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.XIII Seminário de Iniciação Científica - SEMIC. 2001. (Seminário).
XII Seminário de Iniciação Científica - SEMIC. 2000. (Seminário).
39º Congresso Brasileiro de Química. Participante do Curso AUTOMAÇÃO EM QUÍMICA E SISTEMAS DE FLUXO no XXXIX Congresso Brasileiro de Química. 1999. (Congresso).
XI Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.XI Seminário de Iniciação Científica - SEMIC. 1999. (Seminário).
III Encontro de Química do Maranhão - ENQUIMA.Participande do Curso CONTROLE DE METAIS PESADOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS no III Encontro de Química do Maranhão - ENQUIMA. 1998. (Encontro).
III Encontro de Química do Maranhão - ENQUIMA.Participante do Curso BOAS PRÁTICAS E CONTROLE DE QUALIDADE LABORATORIAL no III Encontro de Química do Maranhão - ENQUIMAUniversidade Federal do Maranhão. 1998. (Encontro).
XXXVIII Congresso Brasileiro de Química. Participante do Curso TECNOLOGIA DE ALIMENTOS no XXXVIII Congresso Brasileiro de Química. 1998. (Congresso).
XXXIX Congresso Brasileiro de Química. Participante do Curso MANGUEZAL: SUSTENTABILIDADE DA VIDA MARINHA no XXXVII Congresso Brasileiro de Química. 1997. (Congresso).
Participação em bancas
MOUCHREK, ADENILDE NASCIMENTO; SERRA, I. C. P. B.; SARDINHA, A. H. L.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação do perfil antifúngico de hidroplanos das rolhas de Rosmarinus officinalis, Origanum vulgare, Psidium guajava L. e Ocimum basilicum L.. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
MARINHO, S. C.;MOUCHREK FILHO, Victor Elias; SOARES, L. S.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Instrumentos regulatórios e o mercado de carbono azul: a aplicabilidade do decreto 37.969/2022. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
MARINHOMOUCHREK FILHO, Victor EliasNASCIMENTO, Adenilde Ribeiro; ROSA, I. G.. Pólen coletado pela Melipona fasciculata na Amazônia maranhense: composição físico-química e atividade antimicrobiana. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro; ALVES, Lúcia Maria Coelho;MARINHO. Avaliação da segurança da alimentação servida aos pacientes em hospitais públicos na cidade de São Luís-MA. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
BRITO, R. S.; GUIMARAES, F. G.;MARINHO. Auditoria interna aplicada em uma empresa de massa para pizza em São Luís-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA).
MOUCHREK FILHO, Victor EliasMARINHO; MENDES FILHO, N. E.. Composição nutricional do murici (espécies Crassifolia e Basiloba) originárias do litoral maranhense. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, Maria da Glória Almeida Bandeira;MARINHOBAYMA, Armando Barbosa. Análise das condições do comércio de caldo-de-cana em vias públicas de São Luís-MA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Maranhão.
Ferreira, Jethania Glasses Cutrim Furtado; ROCHA, G. P.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação do consumo alimentar de universitários durante o período de Pandemia em uma Faculdade Particular de São Luís-MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
Ferreira, Jethania Glasses Cutrim Furtado; ROCHA, G. P.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. A importância da vitamina K no combate à doença hemorrágica do recém-nascido. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
Ferreira, Jethania Glasses Cutrim Furtado; ROCHA, G. P.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Análise sobre a influência da publicidade de alimentos em pessoas adultas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
Ferreira, Jethania Glasses Cutrim Furtado; ROCHA, G. P.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. A deficiência de vitamina D na Pandemia de Covid-19: revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
Ferreira, Jethania Glasses Cutrim Furtado; ROCHA, G. P.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Nutrição inclusiva: adequação alimentar para um melhor desenvolvimento da criança com Transtorno do Especto Autista (TEA). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
FURTADO, J. G. C.; ROCHA, G. P.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. A influência da publicidade infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
FURTADO, J. G. C.; FIDELI, Gabriel Pereira;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Formação de hábitos alimentares na primeira infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
NUNES, G. S.; FURTADO, S. S. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação do comportamento alimentar e seu impacto na rotina de mulheres em São Luís-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
NUNES, G. S.; FURTADO, S. S. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação da adiposidade corporal e qualidade do sono de pacientes acometidas por neoplasia mamária. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MACEDO, M. R. C.; CAMARA, T. A. V.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação da percepção da autoimagem corporal em estudantes universitários: uma revisão de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MACEDO, M. R. C.; CAMARA, T. A. V.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação do consumo alimentar da população preta do Estado do Maranhão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MACEDO, M. R. C.; CAMARA, T. A. V.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Controle da qualidade de polpas de frutas comercializadas em São Luís-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
NUNES, G. S.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. A influência da mídia na alimentação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
NUNES, G. S.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Análise sensorial e desenvolvimento de uma maionese à base de vinagreira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
Macedo, Marcos Roberto Campos de; Ferreira, Jethania Glasses Cutrim Furtado;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Análise da composição nutricional de cardápios disponibilizados por blogueiras em sites. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
Macedo, Marcos Roberto Campos de; Ferreira, Jethania Glasses Cutrim Furtado;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação qualitativa de um cardápio oferecido em uma creche de São Luís-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
NUNES, G. S.; FURTADO, S. S. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Estudo da composição nutricional das dietas da moda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
FURTADO, S. S. C.; NUNES, G. S.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Condições higiênico-sanitárias: avaliação dos pontos de comércio informal de alimentos em São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MARTINS, H. P. S.; NUNES, G. S.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Aplicação de atividades lúdico-pedagógicas sobre mídias televisivas em crianças com idade de 6 a7 anos em uma escola pública de São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
PADILHA, L. L.; FURTADO, S. S. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Consumo alimentar de uma comunidade quilombola do Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MACEDO, M. R. C.; FURTADO, S. S. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Determinação do erro técnico inter-avaliador em atletas de voleibol feminino de uma faculdade particular em São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MACEDO, M. R. C.; MARTINS, H. P. S.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação da autoimagem corporal e estado nutricional de estudantes do curso de Nutrição de um faculdade particular de São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
FURTADO, J. G. C.; MACEDO, M. R. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Produção de biscoito de polvilho enriquecido com a farinha da folha da macaxeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
FURTADO, J. G. C.; MACEDO, M. R. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Elaboração de produto à base de Solanum melongena L.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
NUNES, G. S.; FURTADO, S. S. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação das condições higienico-sanitárias dos fooftrucks na cidade de São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
NUNES, G. S.; FURTADO, S. S. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Análise qualiquantitativa de cardápios de uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MARTINS, H. P. S.; CARVALHO, M. S. N.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Análise microbiológica de carnes bovinas comercializadas nas feiras e mercados do município de São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MARTINS, H. P. S.; NUNES, G. S.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Avaliação da condição higiênico-sanitária na comercialização de frangos em feiras livres de São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MARTINS, H. P. S.; CARVALHO, M. S. N.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Aceitabilidade e composição nutricional de um salgado com "carne"de jaca adicionado de vinagreira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
CAMARA, T. A. V.; CARVALHO, M. S. N.;MARINHO. Avaliação do estado nutricional e hábitos alimentares de idosos institucionalizados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
FREITAS, T. M. B.; CAMARA, T. A. V.;MARINHO. Metais pesados na alimentação oriundos de uma contaminação invisível: uma revisão narrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
NUNES, G. S.; MAGALHAES, E. S.;MARINHO. Perfil higiênico-sanitário de feiras livres de São Luís-MA e nível de satisfação dos usuários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
NUNES, G. S.; MAGALHAES, E. S.;MARINHO. Nível de conhecimento sobre alimentos transgênicos em uma instituição particular de ensino superior em São Luís_MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
NUNES, G. S.; MAGALHAES, E. S.;MARINHO. Fatores que interferem no consumo alimentar de idosos de duas instituições asilares de São Luís-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
ROSA, F. C.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Atividade antimicrobiana do óleo essencial de Citrus aurantifolia frente à espécies do gênero Candida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Estácio São Luís.
CRUZ, D. M.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Análise de diabetes atendidos em laboratório particular em área urbana no município de São Luís-MA. 2018.
FRANCO, T. J. N.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Análise de enteroparasitas em alface crespa (Lactuca sativa). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Estácio São Luís.
FURTADO, J. G. C.; ROCHA, M. S.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Elaboração de geleias com plantas medicinais não convencionais (PANCS) Hibiscus sabdariffa e Talinum paniculatum. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, M. S. N.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Araruta: diferentes formas de enriquecer alimentos para idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
FURTADO, S. S. C.; CARVALHO, M. S. N.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Investigação do hábito de leitura dos rótulos dos alimentos em frequentadores de uma rede de suspermercados de São Luís-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MARTINS, H. P. S.; SALES, M. M.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Qualidade microbiológica da polpa de acerola comercializada em uma feira do município de São Luís-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MARTINS, H. P. S.; CAVALCANTE, L. F. P.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Elaboração e composição nutricional do pão de queijo utilizando o cará-roxo (Dioscorea trifida). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
MARTINS, H. P. S.; CAVALCANTE, L. F. P.;MARINHO, SILVIO CARVALHO. Elaboração de nuggets a partir da fibra da jaca (Artocarpus heterophyllus). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís.
SANTOS, A. F.; RIBEIRO, M. C. S.;MARINHO. Avaliação do estado nutricional e da frequência do consumo alimentar em escolares entre 6 e 9 anos de uma escola publica em Sao Luis-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Caracterização da problematica socioambiental na Feira Livre do Vinhais, Sao Luis-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Avaliação do gerenciamento de resíduos no município de Santa Rita-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Laguna da Jansen: ecoturismo na busca da qualidade de vida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MARINHO; MARTINS, H. P. S.; MAGALHAES, E. S.. Caracterização do aleitamento materno e do desmame precoce em crianças de 4 a 12 meses em uma unidade básica de saude na cidade de Sao Luis-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
MARINHO; FURTADO, J. G. C.; MARTINS, H. P. S.. Analise microbiologica de ostras Crassostrea rhizophora e comercializada em uma praia localizada na cidade de Sao Jose de Ribamar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
MARINHO; FURTADO, J. G. C.; MARTINS, H. P. S.. Analise da composição nutricional de tapioca (Manihot esculenta Crantz) enriquecida com couve-manteiga (Brassica oleracea). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
MARINHO; FURTADO, J. G. C.; MARTINS, H. P. S.. Analise microbiologica de suco de laranja minimamente processado comercializado na cidade de Sao Luis-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
FURTADO, J. G. C.; PAVAN, D. J.;MARINHO. Avaliação da supressão da mata ciliar no entorno do Rio Santo Antonio em Ubatuba - Sao Jose de Ribamar-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
PAVAN, D. J.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. O uso da Gestão Ambiental como ferramenta de conscientização para crianças e adolescentes: uma analise do Projeto Portadores Ambientais em Ação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
BEZERRA, D. S.; PAVAN, D. J.;MARINHO. Os aspectos socioambientais da Festa da Juçara na Área de Proteção AMbiental (APA) do Maracanã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; PAVAN, D. J.;MARINHO. Aspectos gerais do sistema de transporte público no bairro Parque Vitória, município de São José de Ribamar-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
GOMES, P. R. B.; PAVAN, D. J.;MARINHO. Estudo dos impactos ambientais ao entorno da Barragem do Bacanga, São Luís-MA'. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; PAVAN, D. J.;MARINHO. Avaliação do uso e descarte dos copos descartáveis em uma empresa no Distrito Industrial, São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; PAVAN, D. J.;MARINHO. Avaliação dos impactos ambientais das atividades comerciais realizadas pelas oficinas mecânicas do bairro São Cristóvão em São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
OLIVEIRA, M. I. P.;MARINHO. Análise microbiológica da água e areia da praia Ponta D'Areia na cidade de São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Estácio de São Luis.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Turismo e Meio Ambiente: A importância do Turismo SUstentável como instrumento de sensibilização e conservação ambiental na Avenida Litorânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Gestão de resíduos do Porto do Itaqui: Estudo de caso do gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos das embarcações atracadas no Porto Itaqui, MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Caracterização da disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos no bairro Vinhais em São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Educação ambiental como práticas pedagógicas na educação infantil na percepção socioambiental de professores na Escola Municipal de Ensino Básico 21 de Abril no bairro Maracanã em São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MACIEL, R. F.; CARVALHO, F. B.;MARINHO. Análise do plano nacional de gerenciamento costeiro: Estudo de caso na orla do município de São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MACIEL, R. F.; CARVALHO, F. B.;MARINHO. Percepção ambiental dos moradores sobre a conservação do Rio Preto em São Benedito do Rio Preto-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; FREITAS, T. M. B.;MARINHO. Percepção da sustentabilidade ambiental dos funcionários de uma empresa automotiva em São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; FREITAS, T. M. B.;MARINHO. O desperdício de papel na delegacia de polícia da Cidade Operária em São Luís-MA: uma problemática ambiental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; FREITAS, T. M. B.;MARINHO. A biodiversidade do ecossistema manguezal no bairro Quebra Pote na Ilha de Upaon-Açu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; COSTA, H. D.;MARINHO. Diagnóstico de conservação ambiental no Centro Histórico em São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; COSTA, H. D.;MARINHO. Caracterização dos impactos ambientais na área de manguezal no entorno do Mercado do Peixe, área do Bacanga, em São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LOPES, N. F. S. N.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. A importância da educação ambiental em séries iniciais da educação infantil no Colégio Santa Tereza, São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LOPES, N. F. S. N.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Educação ambiental aplicada a um meio de hospedagem: um estudo de caso na Pousada dos Guarás em Alcântara-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LOPES, N. F. S. N.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Percepção ambiental dos comerciantes e frequentadores sobre a Casa das Tulhas e o seu potencial como produto turístico de São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LOPES, N. F. S. N.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Impactos ambientais e socioeconômicos no entorno do Shopping da Ilha, São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LOPES, N. F. S. N.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: uma análise da prática da educação e percepção ambiental a partir de turistas, guias, agências, hotéis e pousadas visando sua conservação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LOPES, N. F. S. N.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Análise da qualidade bacteriológica do corpo hídrico (braço do Rio Bacanga), localizado nas mediações do Mercado do Peixe em São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
SOUSA, Martha Reis; OLIVEIRA, M. I. P.;MARINHO. Análise química da farinha de mandioca do grupo d'água produzida no município de São Vicente Férrer-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
SOUSA, Martha Reis; OLIVEIRA, M. I. P.;MARINHO. Análise físico-química em polpas de frutas caseiras comercializadas em uma feira livre de São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
SOUSA, Martha Reis; OLIVEIRA, M. I. P.;MARINHO. Verificação da RDC 216 em uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
LIMA, V. N.; CABRAL, N. A. L.;MARINHO. Avaliação nutricional de idosos institucionalizados em São Luís-MA, segundo a mini-avaliação nutricional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
LIMA, V. N.;MARINHO. Verificação do consumo de suplementos por praticantes de atividade física em uma academia de São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
LIMA, V. N.;MARINHO. Comparação entre a taxa metabólica de repouso estimada por equações preditas e obtidas por calorimetria indireta em jovens adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
SILVA, G. M.;MARINHO. Perfil socioeconômico e características do consumo de produtos para fins ergogênicos em praticantes de musculação em um bairro da cidade de São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Turismo e o meio ambiente: a importância do Turismo Sustentável no Centro Histórico de Sao Luis-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Percepção ambiental dos moradores do município de Raposa-MA com relação aos resíduos sólidos urbanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MACIEL, R. F.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Análise dos principais problemas ambientais observados na Feira do Mangueirão em São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MACIEL, R. F.; LOPES, N. F. S. N.;MARINHO. Caracterização da problemática socioambiental no município de Nova Olinda no Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; LOPES, N. F. S. N.;MARINHO. Determinação e controle da concentração de Fe2+ em águas de poços tubulares para consumo humano na área da Ponta do Farol, Município de São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
SERPA, S. S. E.; LIMA, D. B. S.;MARINHO. Compostagem do lixo no IFMA-Maracanã: uma perspectiva de educação ambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
SERPA, S. S. E.; LIMA, D. B. S.;MARINHO. Análise dos impactos ambientais causados pelo descarte de resíduos plásticos na Praia da Ponta D'Areia - São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
SERPA, S. S. E.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Conservação e reuso da água: instrumento de gestão ambiental em uma empresa de grande porte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
SERPA, S. S. E.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Gerenciamento de resíduos da construção civil em uma construtora no município de São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Análise dos principais impactos ambientais e degradação ambiental no afluente do Rio Cururuca, São José de Ribamar-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Diagnóstico dos impactos ambientais no Rio Pai Inácio no Turu Velho, São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Análise da percepção ambiental dos frequentadores da Praia do Araçagy em São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Valorização e consumo de produtos verdes pela população de São Luís-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Principais impactos ambientais causados pelo herbicida glifosato ao meio ambiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LIMA, M. T. M. A.; LACERDA, M. S. S.;MARINHO. Avaliação nutricional alimentar em crianças de 5a. a 8a. série de um colégio em São Luís-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LIMA, M. T. M. A.; NOGUEIRA, M.;MARINHO. Nutrição e álcool: relação do consumo de álcool entre adolescentes e o rendimento escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LIMA, D. B. S.; MACIEL, R. F.;MARINHO. Resíduos sólidos: a experiência de uma empresa recicladora no município de São Luís, Maranhão, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MACIEL, R. F.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Impactos ambientais e socioambientais na zona costeira: caracterização dos impactos socioambientais negativos em decorrência do desenvolvimento urbano na praia do Jararaí em São José de Ribamar, Maranhão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MACIEL, R. F.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. O processo de urbanização e os impactos ambientais no Rio Itapecuru - MA: gestão de recursos hídricos e impactos ambientais antrópicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Avaliação de impactos ambientais dos resíduos sólidos na Estrada da Maioba acesso ao Parque Vitória, Paço do Lumiar-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
LOPES, J. R.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Caracterização da ecodinâmica de áreas de riscos na Bacia do Rio Bacanga, São Luís-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FURTADO, J. G. C.; CARVALHO, D. A.;MARINHO. Diagnóstico da gestão de resíduos sólidos não perigosos produzidos no Porto do Itaqui em São Luís-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MOUCHREK FILHO, Victor Elias; MENDES FILHO, N. E.;MARINHO. Produção e avaliação físico-química da aguardente de cajá fruto do cajazeiro (Spondias mombin L.). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Maranhão.
LIMA, V. N.; CABRAL, N. A. L.;MARINHO. Avaliação nutricional de idosos institucionalizados em São Luís ? MA, segundo a mine-avaliação nutricional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
SOUSA, Martha Reis; OLIVEIRA, M. I. P.;MARINHO. Análise química da farinha de mandioca do grupo d`água produzida no município de São Vicente Ferrer-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
SOUSA, Martha Reis; OLIVEIRA, M. I. P.;MARINHO. Verificação da RDC 216 em uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de São Luís-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis.
NOVAIS, T. M. G.; PEREIRA, M. I. O.;MARINHO. Análise microbiológica de cinco marcas de água mineral comercializadas no município de São Luís - MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Estácio de São Luis.
MACIEL, R. F.; FURTADO, J. G. C.;MARINHO. Caracterização dos principais vetores de degradação ambiental no rio Pontilhão no bairro do Maracanã em São Luís - MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MOUCHREK FILHO, Victor EliasMARINHO; EVERTON, P.C.. Estudo analítico e avaliação da atividade larvicida do óleo essencial dos rizonas do Zingiber officinale Roscoe (Gengibre) frente as larvas do mosquito Aedes aegypti. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Maranhão.
MENDES FILHO, N. E.;MOUCHREK FILHO, Victor EliasMARINHO. Análises de macronutrientes e minerais na banana (Musa sapientum) nas variedades maçã e prata - fruto in natura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Maranhão.
MENDES FILHO, N. E.;MARINHONASCIMENTO, Adenilde Ribeiro. Determinação de macrocomponentes e nutrientes minerais na polpa comestível da manga in natura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Maranhão.
COSTA FILHO, A. P.;MARINHO. Avaliação dos parâmetros físico-químicos da água sanitária registrada e comercializada em São Luís-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Maranhão.
MARINHO; SOUSA, F. C.. Membro Examinador de Processo Seletivo. 2016. Faculdade Santa Terezinha - CEST.
SILVA, G. M.;MARINHO. Processo Seletivo Docente, disciplina Bioquímica. 2014. Faculdade Estácio de São Luis.
Orientou
Análise da aplicabilidade de boas práticas no processamento da polpa de açaí produzida artesanalmente em Belém ? PA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Implantação das boas práticas de fabricação em uma indústria de mel como pré-requisito para a implantação do Sistema APPCC, em Bacabeira-MA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação da aplicabilidade das boas práticas de fabricação com foco nas instalações externas e internas e higiene do ambiente em uma indústria de panificação no município de São Luís ? MA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Boas Práticas de Fabricação em unidade de alimentação em São Luís ? MA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação das condições higiênico-sanitárias em uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar, no município de Peritoró ? MA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Implantação de boas práticas de fabricação (BPF) em matadouro-frigorífico, sob inspeção federal, no município de Jacundá-PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação das boas práticas em segurança alimentar de uma unidade de alimentação e nutrição de uma organização militar da cidade de São Luís, Maranhão; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação das boas práticas aplicáveis ao ambiente de manipulação de alimentos no refeitório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Projeto ?Disseminando boas práticas de fabricação entre manipuladores de alimentos de restaurantes do município de Zé Doca-MA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Verificação de Boas Práticas de Fabricação em um Restaurante Escola de São Luís ? MA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Alimentação coletiva: avaliação das condições higiênico-sanitárias das unidades de alimentação e nutrição nos projetos de mineração e dos serviços profissionais nutricionistas localizados no centro oeste do Pará, no ano de 2012; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
PROJETO ?PIZZA SEGURA?: Confecção de um manual para os promotores de vendas/manipuladores de uma fábrica de massa para pizzas pré-assadas com sede em Teresina-PI; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Condições higiênico-sanitárias dos manipuladores de bebida energética guaraná da Amazônia comercializada na cidade de São Luís ? MA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Projeto de análise da qualidade do Ciclo de Serviços do Restaurante SESC Deodoro, São Luís-MA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação da qualidade do cardápio servido em um restaurante institucional de São Luís-MA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Boas Práticas em unidade de alimentação e nutrição de um hospital público de Teresina - PI; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Segurança alimentar: ferramenta primordial para manter a qualidade dos supermercados de São Luís - MA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DOS MANIPULADORES DE ÁGUA DE COCO COMERCIALIZADA EM CARRINHOS AMBULANTES COM SERPENTINA PARA REFRIGERAÇÃO NOS LOGRADOUROS DE SÃO LUÍS ? MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
QUALIDADE DO PESCADO 'IN NATURA' COMERCIALIZADO EM MERCADOS PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM TRÊS UNIDADADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA-MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
SEGURANÇA ALIMENTAR EM RESTAURANTES DO MUNICÍPIO DE CURURUPU, ESTADO DO MARANHÃO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE QUEIJO MUSSARELA, PORCIONADOS E EMBALADOS PARA VENDA EM SUPERMERCADOS DE SÃO LUÍS ? MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE LICORES REGIONAIS ARTESANAIS COMERCIALIZADOS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS-MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
ESTUDO DE CASO: PERFIL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM UM RESTAURANTE NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
SEGURANÇA ALIMENTAR EM UM RESTAURANTE ESCOLA DE SÃO LUÍS - MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
PROJETO REFEIÇÕES SEGURAS: UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM REFEIÇÕES EM MERCADOS PÚBLICOS DE SÃO LUÍS - MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NO PROCESSAMENTO ARTESANAL E COMERCIALIZAÇÃO DO AÇAÍ NO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO MENDES-MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
GESTÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DO HOSPITAL REGIONAL NO MUNICÍPIO DE CARUTAPERA/MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Projeto Restaurante Seguro: Intervenções sugeridas a partir da avaliação da RDC no; 275/2002-ANVISA-MS em um restaurante de Caxias-MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação da aplicabilidade das Boas Práticas de Fabricação em unidade produtora de alimentos do ramo hoteleiro de São Luís-MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Projeto de segurança alimentar: BPF, POP e APPCC, ferramentas fundamentais na prevenção de perdas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação das condições higiênico-sanitárias do São Luís-MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação das condições higiênico-sanitárias na fabricação de queijos artesanais no município de Parauapebas - PA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação das condições higiênico-sanitárias de uma fábrica de sorvete artesanal na cidade de São Luís - MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Qualidade na distribuição da merenda escolar indígena no Estado do Maranhão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação da gestão da qualidade em uma cozinha industrial no município do Cabo de Santo Agostinho - PE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação do nível de conhecimento sobre boas práticas das merendeiras da rede municipal de ensino de Presidente Sarney - MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação da qualidade higienico-sanitária de sushi comercializado na cidade de Teresina - PI; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Manipuladores de alimentos: avaliação dos níveis de conhecimento em Boas Práticas em uma unidade de nutrição e dietética hospitalar da rede pública do município de São Luís-MA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA FÁBRICA DE LATICÍNIOS REGISTRADA NO SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
PROJETO 'JUÇARA DO MARANHÃO": GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS EM UM MERCADO´PÚBLICO DE SÃO LUÍS-MA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO DOS ALIMENTOS PRONTOS PARA CONSUMO NOS RESTAURANTES, TIPO SELF-SERVICE, NO CENTRO COMERCIAL DE SÃO LUÍS-MA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
IMPLANTAÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR ATRAVÉS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PROMOVIDA PELO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ?MULHERES MIL?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NO PREPARO DE REFEIÇÕES EM DUAS CRECHES PARTICULARES DE SAPUCAIA DO SUL-RS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
A LOGÍSTICA DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO ESTADO DO MARANHÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE EM UM MATADOURO SOB INSPEÇÃO OFICIAL EM SÃO LUIS ? MA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
CONDIÇÕES DA TEMPERATURA DE CONSERVAÇÃO DOS PESCADOS EXPOSTOS À VENDA EM DOIS SUPERMERCADOS DE SÃO LUÍS ? MA, EM 2009; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA PANIFICADORA DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO ? MA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA); Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação higiênico-sanitária de ferias livres em São Luís-MA; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Condições higiênico-sanitárias da cozinha de uma escola da rede estadual de São Luís-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Estácio São Luís; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação microbiológica da polpa de maracujá comercializada em uma feira na Ilha de São Luís-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Análise microbiológica da maionese caseira proveniente de lanchonetes do município de Paço do Lumiar-MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação qualitativa das boas práticas de fabricação em um restaurante que comercializa comida oriental em São Luís-MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Resíduos sólidos da construção civil e seus impactos ambientais: um estudo em uma empresa no município de Sao Luis-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Ferreira, Caroline C; Moraes, Lucelia Ribeiro; Condições higiênico-sanitarias no processo de fabricaçao de cervejas artesanais em microcervejaria de Sao Luis-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação de boas praticas adotadas por manipuladores em uma unidade de alimentação e nutricao em um hospital de Sao Luis-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Condições higiênico-sanitarias dos carrinhos e equipamentos utilizados na comercialização da agua de coco em Sao Luis-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Estudo do crescimento populacional e os impactos ambientais gerados no Rio Itapecuru no município de Catanhede-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Resíduos sólidos em cozinha industrial: um estudo de caso na cidade de São Luís-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação higiênico-sanitária, análise microbiológica e físico-química da polpa de açaí comercializada em São Luís-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Análise da concentração de sódio em preparações consumidas em uma rede fast food no município de São Luís-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Qualidade microbiológica da água de coco comercializada por ambulantes na cidade de São Luís-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Investigação do consumo habitual de prebioticos e probioticos em jovens adultos na cidade de Sao Luis-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Análise dos principais impactos sócio-ambientais dos lava-jatos no bairro da Cidade Operária, São Luís-MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO SORVETE ARTESANAL SABOR COCO COMERCIALIZADOS EM LOGRADOUROS DA CIDADE DE SÃO LUÍS ? MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
A INFLUÊNCIA DAS EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DA CIDADE DE BREJO ? MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Alimentação alternativa: identificar a sua aceitabilidade em crianças de faixas etárias e classes sociais diferentes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Análise da concentração de sódio em sanduíches consumidos em uma rede fast food no município de São Luís - Maranhão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Análise físico-quimica do teor de proteínas em suplementos de whey protein; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Avaliação nutricional da junça (Cyperus esculentus L; ) in natura cultivada em solo maranhense; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE FRUTAS COMERCIALIZADAS EM FEIRA LIVRE DE SÃO LUÍS - MA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Qualidade microbiológica do suco da juçara comercializado na cidade de São Luís MA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Estácio de São Luis; Orientador: Silvio Carvalho Marinho;
Produções bibliográficas
-
GOMES, PAULO ROBERTO BARROS ; SOUZA, RÔMICY DERMONDES ; SANTOS, TÚLIO DA FONSECA ; LOUZEIRO, HILTON COSTA ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; FONTENELE, MARIA ALVES ; FILHO, VICTOR ELIAS MOUCHREK . CHEMICAL COMPOSITION AND ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF THE ESSENTIAL OIL OBTAINED FROM THE FRUITS OF PIMENTA DIOICA AGAINST THE STRAINS AEROMONAS CAVIAE, AEROMONAS HYDROPHILA, ENTEROCOCCUS FAECALIS AND KLEBSIELLA PNEUMONIAE. PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA (MEIO ELETRÔNICO) , v. 22, p. 107-116, 2025.
-
FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY OF PARÁ ; GOMES, PAULO ROBERTO BARROS ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; EVERTON, GUSTAVO OLIVEIRA ; SILVA, EDUARDO FONSECA ; FONTENELE, MARIA ALVES ; LYRA, WELLINGTON DA SILVA ; DE FREITAS, ADRIANA CRISPIM ; HUNALDO, VIRLANE KELLY LIMA ; SOUZA, ROMICY DERMONDES ; LOUZEIRO, HILTON COSTA ; DE PAULA, MARIA DO LIVRAMENTO ; REIS, JONAS BATISTA ; MELO, ANDREA VASCONCELO ; FILHO, VUCTOR ELIAS MOUCHREK . Chemical composition and larvicidal activity of the essential oil of Pimenta dioica leaves. Boletin Latinoamericano y del Caribe de Plantas Medicinales y Aromaticas , v. 21, p. 207-214, 2022.
-
FERREIRA, MAYCON LOPES ; OLIVEIRA, JOÃO PEDRO MESQUITA ; LIMA, THAYLANNA PINTO DE ; SOUSA, BRENDHA ARAÚJO DE SOUSA DE ; ALMEIDA, RODRIGO DE AQUINO ; SEREJO, ANA PAULA MUNIZ ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; OLIVEIRA, ANA CATHARINNY DA SILVA DE ; GOMES, PAULO ROBERTO BARROS ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; EVERTON, GUSTAVO OLIVEIRA . Desenvolvimento de uma nanoemulsão (o/a) bioativa incorporada ao óleo essencial de Coleus aromaticus Benth (hortelã-grosso). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e18711223516-10, 2022.
-
GOMES, PAULO ROBERTO BARROS ; SOUZA, RÔMICY DERMONDES ; LOUZEIRO, HILTON COSTA ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias . EVALUATION OF ANTIMICROBIAL ACTIVITY AND CHEMICAL COMPOSITION OF ANIBA DUCKEI ESSENTIAL OIL. PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA (MEIO ELETRÔNICO) , v. 19, p. 26-34, 2022.
-
TELES, AMANDA MARA ; SILVA-SILVA, JOÃO VICTOR ; FERNANDES, JUAN MATHEUS PEREIRA ; CALABRESE, KÁTIA DA SILVA ; ABREU-SILVA, ANA LUCIA ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; MOUCHREK, ADENILDE NASCIMENTO ; FILHO, VICTOR ELIAS MOUCHREK ; ALMEIDA-SOUZA, FERNANDO . Aniba rosaeodora (Var. amazonica Ducke) Essential Oil: Chemical Composition, Antibacterial, Antioxidant and Antitrypanosomal Activity. ANTIBIOTICS-BASEL , v. 10, p. 24, 2021.
-
MARINHO ; MOUTA, A. R. N. ; MARTINS, H. P. S. ; SILVA, G. M. ; FURTADO, J. G. C. . Condições microbiológicas de polpas congeladas de açaí comercializadas em mercados públicos de São Luís-MA. Journal of Health Connections , v. 2, p. 44-59, 2018.
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; MARTINS, H. P. S. ; RABELO, W. P. S. ; FURTADO, J. G. C. ; ARAUJO, G. S. ; RODRIGUE, A. L. P. ; GOMES, W. C. . ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DA ÁGUA DO RIO PACIÊNCIA, SÃO LUÍS, MA. CEUMA PERSPECTIVAS , v. 30, p. 6-16, 2017.
-
MARINHO ; CORDEIRO, K. S. ; DIAS, L. P. P. ; MARTINS, I. C. V. S. . Avaliação da eficácia dos procedimentos de Boas Práticas implantados em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Higiene Alimentar , v. 30, p. 39-44, 2016.
-
PAULA, I. B. ; BRITO, R. S. ; MARINHO . Boas Práticas: ferramenta primordial para manter a qualidade dos supermercados de São Luís-MA. Higiene Alimentar , v. 30, p. 43-49, 2016.
-
MOUCHREK FILHO, V. E. ; Padilha, Luana L. ; Everton, P.C ; MARINHO ; Sousa, Dionney A. S. ; Oliveira, Rayonne W. S. ; SALGADO SOBRINHO, J. R. C. . Estudo analítico teor de sódio em bebidas carbonatadas, por fotometria de chamas. Higiene Alimentar , v. 28, p. 193-197, 2014.
-
MARINHO ; MARTINIANO, L. C. ; FONSECA, T. R. R. ; FONTINELE, S. L. L. . Determinação da concentração de ferro em variedades de feijão comercializadas na cidade de São Luís ? MA. Higiene Alimentar , v. 27, p. 29-32, 2013.
-
MARINHO ; Everton, P.C ; MOUCHREK FILHO, V. E. ; Silva, G.M. ; Brito, R.S ; CARVALHO, M. P. . Qualidade físico-química de licores artesanais de jenipapo (Genipa americana L.) comercializados em São Luís, MA. Higiene Alimentar , v. 27, p. 78-80, 2013.
-
MARINHO ; SILVA, G. M. ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias . Determinação e avaliação da concentração de cobre em aguardantes-de-cana, produzidas artesanalmente nas regiões Alpercatas e Sertão Maranhense. Higiene Alimentar , v. 26, p. 181-184, 2012.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; ROJAS, M. O. A. I. ; OLIVEIRA, José Crediciomar Silva de ; RIBEIRO . Qualidade Bromatológica da carne de lula (Loligo vulgaris) comercializada na cidade de São Luís-MA. Higiene Alimentar , v. 26, p. 114-117, 2012.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; EVERTON, P.C. ; MARTINS, André Gustavo L A ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V . Avaliação bromatológica, microscópica e metrológica do café comercializado na cidade de São Luís-MA. Cadernos de Pesquisa - Universidade Federal do Maranhão , São Luís, v. 16, n.1, p. 21-24, 2009.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MARTINS, André Gustavo L A ; ARAÚJO, Lauriana Moura ; OLIVEIRA, Marlucy Bezerra ; SILVA, W. A. S. . Perfil higienico-sanitário dos telefones públicos em São Luís, MA. Higiene Alimentar , v. 22, p. 89-92, 2008.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; DIAS, Vera L. Neves ; ALMIDA JR, J.P. ; FERREIRA, F.L. . Composição físico-química da merenda escolar municipal de Imperatriz. Higiene Alimentar , v. 22, p. 46-48, 2008.
-
MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; MARINHO ; MONTEIRO, Odair dos Santos ; MARTINS, André Gustavo Lima de Almeida ; SOUSA, Manacés Cunha ; OLIVEIRA, Marlucy Bezerra . Atividade antibacteriana do óleo essencial do fruto de Pimenta dioica Lindl (Mirtaceae). Revista Inovação (FAPEMA) , v. 3, p. 53-56, 2008.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MARTINS, André Gustavo L A ; CANTANHEDE, Erika de Kássia Pereira ; SOUSA, Martha Reis . Análises microbiológicas da carne de jaçanã (Jacana jacana) salgada-seca consumida na cidade de São Luís, Maranhão. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 21, p. 93-97, 2007.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MARQUUES, Aldaléa Lopes Brandes ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; SILVA, Leila Maria Santos da . Análises físico-químicas de polpas de frutas congeladas. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 21, p. 88-92, 2007.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; MARTINS, André Gustavo L A ; BATISTA, Ana Paula de Almeida ; OLIVEIRA, José Crediciomar Silva de . Avaliação da qualidade bromatológica da carne de polvo (Octopus vulgaris) in natura comercializada na cidade de São Luís-MA. Higiene Alimentar , v. 21, p. 109-112, 2007.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SILVA, Levy Geralte ; LEITE, Ana Maria Maciel ; COSTA, Alessandro . Caracterização da Farinha de Mesocarpo de Babaçu (Orbignya spp. Mart.) Comercializada em Municípios do Estado do Maranhão. Higiene Alimentar , v. 21, p. 86-89, 2007.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; MARTINS, André Gustavo L A ; BARBOSA, Regiane Soares . Perfil microbiológico do caldo de cana comercializado na cidade de São Luís, MA. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 20, n.141, p. 83-86, 2006.
-
MARINHO ; MARTINS, André Gustavo L A ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; VIEIRA, Regine Helena Silva dos Fernandes ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias . Incidência de bactérias do gênero Aeromonas em peixes capturados no estuário do rio Bacanga, em São Luís/MA. REVISA. Revista Brasileira de Vigilância Sanitária , São Paulo, v. 2, n.1, 2006.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; MARTINS, André Gustavo L A ; BAYMA, Armando Barbosa ; CARVALHO, Paulo A B ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V . Incidência de Escherichia coli e Salmonella em alface (Lactuca sativa). Higiene Alimentar , São Paulo, v. 19, n.128, p. 121-124, 2005.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SANTOS, Antonio Araújo ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; SOARES, João da Paixão ; GRASSI, Marco Tadeu . Avaliação da atividade bactericida de desinfetante de uso doméstico, por meio da técnica de análise por injeção em fluxo. Higiene Alimentar , v. 19, n.128, p. 125-132, 2005.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; MARTINS, André Gustavo L A ; SERRA, Carmen Lúcia Martins ; ALVES, Lúcia Maria Coelho . Avaliação da sensibilidade de antimicrobianos a cepas de Enterobacteriaceae isoladas de amostras de alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de São Luís-MA. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Impresso) , Curitiba, v. 23, n.jul./dez., p. 265-272, 2005.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; SANTOS, Antonio Araújo ; MARTINS, André Gustavo L A ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V . Avaliação da qualidade do café torrado e moído, consumido na cidade de São Luís/MA. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 17, n.107, p. 56-62, 2003.
-
MARINHO ; FERREIRA, Maria da Glória Almeida Bandeira ; BAYMA, Armando Barbosa ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V ; MARTINS, André Gustavo L A . Aspectos higiênico-sanitários de legumes e verduras minimamente processados e congelados. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 17, n.106, p. 49-55, 2003.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; CHAAR, Jamal S ; SANTOS, Antonio Araújo ; MARTINS, André Gustavo L A ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V . Avaliação da qualidade microbiológica e bromatológica do pirarucu (Arapaima gigas) salgado-seco, comercializado nas feiras livres da cidade de Manaus-AM. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 17, n.111, p. 66-72, 2003.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; BAYMA, Armando Barbosa ; RODRIGUES, Sandra Cristina de Araújo . Avaliação higiênico-sanitária dos néctares de frutas tropicais comercializados por ambulantes (bike-lanches), na cidade de São Luís, MA. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 17, n.114/115, p. 68-72, 2003.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; MARTINS, André Gustavo L A ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V ; BATISTA, Ana Paula de Almeida . Avaliação microbiológica das refeições servidas no Restaurante da Universidade Federal do Maranhão. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 17, n.114/115, p. 97-100, 2003.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; VAZ, M. S. O. . Análise bromatológica do camarão, caranguejo e sururu (in natura) consumido na cidade de São Luís, MA. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 17, n.112, p. 69-72, 2003.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; VAZ, M. S. O. . Avaliação organoléptica e análise bromatológica do camarão, caranguejo e sururu (in natura) para fins nutricionais cosumidos na cidade de São Luís-MA. Cadernos de Pesquisa - Universidade Federal do Maranhão , São Luís, v. 14, n.jan./jun., p. 24-34, 2003.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MARQUUES, Aldaléa Lopes Brandes ; CHIERICE, G. O. ; SA, S. M. O. ; MELO, C. M. S. . Determinação de cobre (II) em ostra por espectrofotometria UV-Vis com dietanolditiocarbamato de zinco. Cadernos de Pesquisa (UFMA) , São Luís, v. 14, n.2, p. 39-50, 2003.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; SANTOS, Antonio Araújo ; MENDES, Jeanne C ; LOPES, Nadircélia Araújo ; MARTINS, André Gustavo L A ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V . Produção, processamento, análises físico-químicas e avaliação organoléptica do vinho obtido de caju (Anacardium occidentale L.). Higiene Alimentar , São Paulo, v. 16, n.97, p. 36-48, 2002.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; CHAAR, Jamal S ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V ; MARTINS, André Gustavo L A ; COSTA, Ione S . Avaliação microbiológica do pirarucu (Arapaima gigas) seco e salgado, comercializado nas feiras livres da cidade de Manaus/AM. Cadernos de Pesquisa (UFMA) , São Luís, v. 13, n.1, p. 14-21, 2002.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SANTOS, Antonio Araújo ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MARTINS, André Gustavo L A ; MENDES, Jeanne C ; LOPES, Nadircélia Araújo ; GARCIAS JÚNIOR, Aldo V . Produção, processamento e análise bromatológica do vinho obtido de caju (Anacardium occidentale L.). Cadernos de Pesquisa (UFMA) , São Luís, v. 13, n.1, p. 38-44, 2002.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MENDES, Jeanne C ; LOPES, Nadircélia Araújo . Vinho de laranja (Citrus sinensis): produção, processamento e controle de qualidade (organoléptico e bromatológico). Cadernos de Pesquisa (UFMA) , São Luís, v. 12, n.1/2, p. 132-149, 2001.
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; SILVA, G. M. ; SAMPAIO, B. N. M. . Aspectos higiênico-sanitários em fast food - Uma revisão bibliográfica. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2026. v. 1. 48p .
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; SILVA, G. M. ; MORAIS, M. L. A. . Polpas de frutas: perfil nutricional e qualidade - Estudo físico-químico nos mercados de São Luís-MA, Brasil. 1. ed. , 2026. v. 1. 54p .
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; SILVA, G. M. ; MOUCHREK FILHO, V. E. . Ensino de química contextualizado pelos alimentos: fundamentos teóricos e propostas didáticas para a Educação Básica. 1. ed. Saarbrücken: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2026. v. 1. 75p .
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; SILVA, G. M. ; MESQUITA, J. B. . Composição centesimal da castanha-do-Maranhão (Bombacopsis glabra) - Estudo inédito das sementes oleaginosas. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2026. v. 1. 50p .
-
MARINHO ; MOUCHRECK-FILHO V.E. ; ASSUNCAO, G. V. . Óleo essencial das folhas de Pimenta dioica Lindl - Estudo químico, avaliação eletroquímica e atividade larvicida frente Aedes aegypti (Linnaeus, 1782). 1. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 117p .
-
PEREIRA, A.G.S. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias . Combate natural ao Aedes aegypti (Linnaeus, 1762): aplicação da mistura dos óleos essenciais das folhas da Pimenta dioica Lindl e dos galhos de Aniba duckei Kostermans. 1. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 1. 94p .
-
EVERTON, GUSTAVO OLIVEIRA ; SEREJO, ANA PAULA MUNIZ ; Arruda, Mariana Oliveira ; Mattos, Maria Cristiane Aranha Brito ; GOMES, PAULO ROBERTO BARROS ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; Silva, Djavânia Azêvedo da Luz ; Bandeira, Maria da Glória Almeida ; Dantas, Arthur Rocha ; FILHO, VICTOR ELIAS MOUCHREK . Antioxidant and anticancer activity in vitro of Chenopodium ambrosioides L. essential oil. Open Science Research XIX. 19ed.: Editora Científica Digital, 2025, v. 19, p. 47-63.
-
EVERTON, GUSTAVO OLIVEIRA ; SEREJO, ANA PAULA MUNIZ ; Arruda, Mariana Oliveira ; Mattos, Maria Cristiane Aranha Brito ; GOMES, PAULO ROBERTO BARROS ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; Silva, Djavânia Azêvedo da Luz ; Bandeira, Maria da Glória Almeida ; Dantas, Arthur Rocha ; FILHO, VICTOR ELIAS MOUCHREK . Antioxidant and anticancer activity in vitro of Syzygium aromaticum essential oil. Open Science Research XIX. 19ed.: Editora Científica Digital, 2025, v. 19, p. 64-78.
-
Dutra, Carlos Antonio Furtado ; Furtado, Jethânia Glasses Cutrim ; Mouzinho, Leandro Saldanha Nunes ; Freire, Isabel Cristina Costa ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; Souza, Vilma de Fátima Diniz de ; Costa Júnior, Vandir Ribeiro da ; Lula, Josimary Lima da Silva . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A RESPONSABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE AUTISTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: GUILHERME, W.D.; SILVA, C.B.; MELLO, R.G.. (Org.). Educação e Transformação Social: Políticas, Saberes e Práticas Pedagógicas, Volume 1. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2025, v. 1, p. 494-503.
-
PEREIRA, A. P. M. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; MELO FILHO, A. L. ; BARROS, P. C. ; EVERTON, G. O. ; MOUCHREK FILHO, V. E. . CONSTITUINTES QUÍMICOS E POTENCIAL MOLUSCICIDA FRENTE BIOMPHALARIA GLABRATA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon winterianus. In: Rafael Leal da Silva, Roger Goulart Mello. (Org.). Pesquisas multidisciplinares em ciências exatas. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022, v. 2, p. 13-21.
-
EVERTON, G. O. ; FABRI, A. ; GAIOZO, M. ; LOPES, T. A. ; GOMES, P. R. B. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, TOXICIDADE E ATIVIDADE BACTERICIDA DA NANOEMULSÃO (O/A) BIOATIVA DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALYPTUS GLOBULUS. In: Rafael Leal da Silva, Roger Goulart Mello. (Org.). Pesquisas multidisciplinares em ciências exatas. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022, v. 2, p. 66-77.
-
LIMA, T. P. ; FONSECA, D. ; ARRUDA, M. O. ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; LOPES, T. A. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; EVERTON, G. O. . Atividade fungicida da nanoemulsão de Sizygium aromaticum (L.) Merr. & L.M.PERRY. In: Rafael Leal da Silva, Roger Goulart Mello. (Org.). Ciências Biológicas: Pesquisa e Inovação em Diálogo. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022, v. 1, p. 90-101.
-
MORAES, A. D. S. ; NEGREIROS, I. R. ; RIBEIRO, M. S. ; FURTADO, J. G. C. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; MACEDO, M. R. C. . Importância do diagnóstico sorológico da sífilis na gravidez: uma revisão da literatura. In: Jordany Gomes da Silva, Inaldo Kley do Nascimento Moraes, Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Ciências da saúde: Inovação, pesquisa e demandas populares, Volume 1. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022, v. 1, p. 125-134.
-
PEREIRA, A. F. L. ; MARTINS, D. E. A. A. ; BRAGA, E. P. ; SOUSA, L. C. C. M. ; FURTADO, J. G. C. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; Macedo, Marcos Roberto Campos de . A importância do saneamento básico na prevenção de enteroparasitoses em comunidades ribeirinhas. In: Rafael Leal da Silva, Roger Goulart Mello. (Org.). Ciências Biológicas: Pesquisa e Inovação em Diálogo. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022, v. 1, p. 48-54.
-
SANTOS, ADRIANA VIEIRA DO ; SODRÉ, CAMILA SILVA ; Macedo, Marcos Roberto Campos de ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; FERREIRA, JETHÂNIA GLASSES CUTRIM FURTADO . IMPACTOS DA PANDEMIA NO PRÉ-NATAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PARTO. In: Teixeira, C.V.; Leone, D.R.R.; Bernardo, L.H.; Ferreira, L.V.; Motta, V.V.. (Org.). TÓPICOS EM SAÚDE COLETIVA. 1ed.Piracanjuba, GO: Conhecimento Livre, 2022, v. 1, p. 32-47.
-
Furtado, Beatriz Raquele Mendes ; Mendes, Gleycielly Soares ; Melo, Ianne Hellen Silva ; Sousa, Lucas Henrique dos Santos ; Macedo, Marcos Roberto Campos de ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; FERREIRA, JETHÂNIA GLASSES CUTRIM FURTADO . PREVALÊNCIA DE ANEMIA EM MULHERES GESTANTES NO BRASIL. In: Teixeira, C.V.; Leone, D.R.R; Bernardo, L.H.; Ferreira, L.V.; Motta, V.V.. (Org.). Tópicos em Saúde Coletiva. 1ed.Piracanjuba, GO: Conhecimento Livre, 2022, v. 1, p. 69-84.
-
Soares, Jacimar de Jesus Pimenta ; Macedo, Marcos Roberto Campos de ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; FERREIRA, JETHÂNIA GLASSES CUTRIM FURTADO . INTERFERÊNCIAS DA MÁ-NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. In: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). Multidisciplinaridade em saúde: a necessidade da integração. 1ed.Piracajnuba, GO: Conhecimento Livre, 2022, v. 1, p. 8-24.
-
TERCEIRO, ABRAÃO MARTINS ; MARTINS, LARISSA RODRIGUES ; LOPES, ROSANE DA SILVA ; Macedo, Marcos Roberto Campos de ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; FERREIRA, JETHÂNIA GLASSES CUTRIM FURTADO . RISCOS DE DESNUTRIÇÃO EM PACIENTES ADULTOS COM NEOPLASIAS GÁSTRICAS, SUBMETIDOS A TRATAMENTOS QUIMIOTERÁPIOS E RADIOTERÁPICOS. In: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). Ciências da saúde: estudos para manutenção e melhoria da vida. 1ed.Piracamjuba, GO: Conhecimento Livre, 2022, v. 1, p. 124-141.
-
ALVES, LAYS CHRISTINE CAMPOS ; MARTINS, SÂMYA CUNHA ; Macedo, Marcos Roberto Campos de ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; FERREIRA, JETHÂNIA GLASSES CUTRIM FURTADO . FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES NA PRIMEIRA INFÂNCIA. In: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). Ciências da saúde: estudos para manutenção e melhoria da vida. 1ed.Piracanjuba, GO: Conhecimento Livre, 2022, v. 1, p. 158-171.
-
SOUZA, A. S. F. M. ; SILVA, A. R. B. ; MARINHO, S. C. ; FURTADO, J. G. C. ; QUEIROZ, S. N. S. ; LIMA, J. S. ; FIGUEREDO, K. A. S. ; MACEDO, M. R. C. . AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA CRECHE EM SÃO LUÍS-MA MEDIANTE A APLICAÇÃO DO MÉTODO AQPC. In: Jordany Gomes da Silva, Inaldo Kley do Nascimento Moraes. (Org.). Atividade física e nutrição: contribuições para a saúde e o bem-estar - Vol. 1. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, v. 1, p. 297-305.
-
MARTINS, B. ; PINHEIRO, I. S. ; CAMARA, T. A. V. ; MARINHO, S. C. ; FIGUEREDO, K. A. S. ; ARAUJO, M. L. ; MACEDO, M. R. C. . PERCEPÇÃO DA AUTOIMAGEM CORPORAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: Jordany Gomes da Silva, Inaldo Kley do Nascimento Morae. (Org.). Atividade física e nutrição: Contribuições para a saúde e o bem-estar, Volume 1. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, v. 1, p. 315-324.
-
CARVALHO, V. B. ; Fonseca, Maria Luiza Maranhão ; PEREIRA, C. J. L. ; FEITOSA, S. S. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; FURTADO, J. G. C. ; FIGUEREDO, K. A. S. ; MACEDO, M. R. C. . ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE CARDÁPIOS DISPONIBILIZADOS PORBLOGUEIRAS EM SITES DA INTERNET. In: Vanessa Bordin Vieira, Natiéli Piovesan. (Org.). Nutrição sob a Ótica Teórica e Prática 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 2, p. 16-26.
-
RABELO, G. S. ; LOPES, R. F. ; CAMARA, T. A. V. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; FIGUEREDO, K. A. S. ; MACEDO, M. R. C. . AVALIAÇÃO DOS MARCADORES ALIMENTARES DA POPULAÇÃO PRETA DO ESTADO DO MARANHÃO. In: Renata Mendes de Freitas. (Org.). Saúde coletiva: Uma abordagem multidisciplinar 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 2, p. 83-90.
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; SILVA, G. M. . AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E DA CONCENTRAÇÃO DE COBRE EM AGUARDANTES-DE-CANA PRODUZIDAS ARTESANALMENTE NAS REGIÕES ALPERCATAS E SERTÃO MARANHENSE. In: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Nutrição em foco: Uma visão holística. 2ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2020, v. 2, p. 371-411.
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; SILVA, G. M. ; ROCHA, M. S. ; DESTERRO, A. B. . CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL DA JUNÇA (CYPERUS ESCULENTUS L.) IN NATURA CULTIVADA NO ESTADO DO MARANHÃO. In: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Nutrição em foco: uma abordagem holística. 1ed.Piracanjuba-GO: Conhecimento Livre, 2019, v. 1, p. 212-220.
-
MARINHO . Minicurso sobre plantas medicinais é realizado no HUUFMA. Portal do HUUFMA, São Luís, 14 dez. 2012.
-
MARINHO . Cobre em aguardentes: estudo revela a presença da substância na produção de cachaças no Maranhão. Revista Portal da Ciência, São Luís, p. 16 - 17, 01 jul. 2012.
-
MARINHO . Dia Mundial da Água será celebrado. Jornal O Estado do Maranhão, São Luís - MA, 22 mar. 2012.
-
MARINHO . Pesquisador desenvolve novo larvicida contra o mosquito da dengue. Portal UFMA, São Luís, 16 jun. 2009.
-
MARINHO ; SILVA, G. M. ; MOUTA, A. R. N. ; FURTADO, J. G. C. ; MARTINS, H. P. S. . Análise microbiológica de polpas congeladas de açaí comercializadas em mercados públicos de São Luís-MA. In: VIII Congresso Latino Americano, XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2017, Fortaleza-CE. Revista Higiene Alimentar, 2017. v. 266. p. 3147-3151.
-
MARINHO ; SILVA, G. M. ; FERREIRA, C. E. S. ; NUNES, G. S. ; SILVA, C. N. C. . Análise microbiológica do sorvete artesanal de coco comercializado na cidade de São Luís-MA. In: VIII Congresso Latino Americano, XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2017, Fortaleza-CE. Revista Higiene Alimentar, 2017. v. 266. p. 2741-2745.
-
MARINHO ; FERREIRA, C. E. S. ; MOCELIN, A. F. B. ; SILVA, G. M. ; SILVA, G. M. . Avaliação microbiológica do sorvete artesanal sabor coco comercializado em logradouros da cidade de São Luís ? MA. In: VII CONGRESSO LATINOAMERICANO E XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, III ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES E V ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, 2015, Armação dos Búzios. Revista Higiene Alimentar. São Paulo: DPI, 2015. v. 29. p. 3311-3315.
-
PESSOA, J. K. M. ; SILVA, G. M. ; MARINHO ; SOUSA, Martha Reis ; MORAIS, J. C. S. . Percepção de consumidores em relação às informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos em um supermercado de São Luís - MA. In: VII CONGRESSO LATINOAMERICANO E XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, III ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES E V ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, 2015, Armação dos Búzios-RJ. Revista Higiene Alimentar. São Paulo: DPI, 2015. v. 29. p. 1162-1166.
-
JESUS, M. B. C. ; SILVA, G. M. ; SOUSA, Martha Reis ; MARINHO ; SILVA, G. M. . Análise físico-química da farinha de mandioca do grupo d?água produzida no município de São Vicente Ferrer - Maranhão. In: VII CONGRESSO LATINOAMERICANO E XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, III ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES E V ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, 2015, Armação dos Búzios-RJ. Revista Higiene Alimentar. São Paulo: DPI, 2015. v. 29. p. 1306-1310.
-
Silva, G.M. ; MARINHO ; CORDEIRO, K. S. ; BRITO, R. S. ; ROCHA, M. S. ; SILVA, G. M. . Boas práticas de fabricação em unidade de alimentação no município de São Luís - MA. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2014, Vitória. Revista da Associação Brasileira de Nutrição ? RASBRAN, 2014. v. 6. p. 189-190.
-
Silva, G.M. ; RUDAKOFF, L. C. ; MARINHO ; BRITO, R. S. ; ROCHA, M. S. ; SILVA, G. M. . Boas práticas de fabricação entre manipuladores de alimentos de restaurantes do município de Zé Doca-MA. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2014, Vitória. Revista da Associação Brasileira de Nutrição ? RASBRAN, 2014. v. 6. p. 190-191.
-
MARINHO ; DESTERRO, A. B. ; Silva, G.M. ; ROCHA, M. S. ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SILVA, G. M. . Caracterização nutricional da junça (Cyperus esculentus L.) in natura cultivada no Maranhão. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2014, Vitória. Revista da Associação Brasileira de Nutrição ? RASBRAN, 2014. v. 6. p. 1490-1491.
-
MARINHO ; SILVA, M. P. B. ; SILVA, G. M. ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; ROCHA, M. S. ; SILVA, G. M. . Qualidade microbiológica do suco de juçara comercializado na cidade de São Luís-MA. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2014, Vitória. Revista da Associação Brasileira de Nutrição ? RASBRAN, 2014. v. 6. p. 1622-1623.
-
MARINHO ; DIAS, T. C. ; SILVA, G. M. ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SILVA, G. M. ; LEODIDO, C. A. M. . Comparação do teor de proteínas presentes em suplementos de whey protein. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2014, Vitória. Revista da Associação Brasileira de Nutrição ? RASBRAN, 2015. v. 6. p. 1672-1673.
-
BRITO, R. S. ; COELHO, P. R. ; MARINHO . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM UMA FÁBRICA DE SORVETE ARTESANAL NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA. In: 64a. Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2012.
-
CASTRO, A. C. ; EVERTON, P.C. ; MONTEIRO, Odair dos Santos ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro . ATIVIDADE BACTERICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO (Origanum vulgare L. ) FRENTE À Escherichia coli O55, O26, O128, O157 E O158. In: 64a. Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2012.
-
MENDES FILHO, N. E. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SILVA, C. F. . DETERMINAÇÃO DE MACROCOMPONENTES E MINERAIS NO FRUTO ABACAXI (Ananas comosus L. Merril) PROCEDENTE DOS MUNICÍPIOS DE TURIAÇU E SÃO DOMINGOS ? MARANHÃO. In: 64a Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2012.
-
SILVA, G. M. ; MARINHO ; BRITO, R. S. ; BELEM, R. A. M. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE MANIPULADORES DE ÁGUA DE COCO COMERCIALIZADA EM SÃO LUÍS ? MA. In: 64a Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2012.
-
MARTINS, V. M. C. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SILVA, G. M. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE POLPAS DE FRUTAS TROPICAIS CONGELADAS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS LIVRES DE SÃO LUÍS - MA. In: 64a Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2012.
-
JORGE, N. A. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SILVA, G. M. ; BRITO, R. S. . DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE COBRE, GRAU ALCOÓLICO E ACIDEZ VOLÁTIL EM AGUARDANTES-DE-CANA PRODUZIDAS ARTESANALMENTE NO MARANHÃO. In: 64a Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2012.
-
COSTA, T. F. ; MENDES FILHO, N. E. ; TELES, A. M. ; S.C ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro . COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO MURICI ESPÉCIE Crassifolia ORIGINÁRIA DO LITORAL MARANHENSE. In: 64a Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2012.
-
COELHO, M. B. M. ; MARINHO ; BRITO, R. S. ; SILVA, G. M. . CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE MANIPULADORES DE BEBIDA ENERGÉTICA GUARANÁ DA AMAZÔNIA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA. In: 64a Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC, 2012.
-
S.C ; SANTOS, A. C. ; FURTADO, J. G. C. ; OLIVEIRA, A. L. ; ROCHA, M. S. ; MARTINS, H. P. S. . AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MAIONESE CASEIRA PROVENIENTE DE LANCHONETES DO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ? CBCTA 2018, 2018, Belém. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ? CBCTA 2018, 2018.
-
MARINHO ; MESQUITA, J. B. ; FURTADO, J. G. C. ; CARVALHO, M. S. N. ; ROCHA, M. S. ; MARTINS, H. P. S. . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA CASTANHA-DO-MARANHÃO (BOMBACOPSIS GLABRA). In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ? CBCTA 2018, 2018, Belém. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ? CBCTA 2018, 2018.
-
ROCHA, M. S. ; ABREU, A. M. ; SOUZA, L. R. R. ; SILVA, M. R. C. ; MARTINS, H. P. S. ; MARINHO . ELABORAÇÃO DE PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO COM A FARINHA DO JENIPAPO (GENIPA AMERICANA L.). In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ? CBCTA 2018, 2018, Belém. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ? CBCTA 2018, 2018.
-
RABELO, W. P. S. ; FERRAZ, F. A. ; BAHURY, M. M. R. ; SILVA, M. F. S. ; MARINHO ; FURTADO, J. G. C. . QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE SUCO DE LARANJA MINIMAMENTE PROCESSADO COMERCIALIZADO NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ? CBCTA 2018, 2018, Belém. Anais do XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ? CBCTA 2018, 2018.
-
MARINHO ; FURTADO, J. G. C. ; BARROS, E. M. P. ; SILVA, G. M. ; PEREIRA, M. I. O. . Valorização e consumo de produtos verdes pelos frenquentadores de um supermerccado de São Luís-MA. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2017. v. 9. p. 245-245.
-
MARINHO ; SANTOS, J. M. S. ; FURTADO, J. G. C. ; MARTINS, H. P. S. ; SILVA, G. M. . Análise do teor de proteínas em suplementos de whey protein comercializados em São Luís-MA. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2017. v. 9. p. 359-359.
-
MARINHO ; BRTIO, N. M. ; SILVA, G. M. ; MARTINS, H. P. S. ; NUNES, G. S. . Avaliação das temperaturas dos alimentos servidos em restaurantes tipo self-service, em São Luís-MA. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2017. v. 9. p. 363-363.
-
MARINHO ; MOUTA, A. R. N. ; MARTINS, H. P. S. ; SILVA, G. M. ; FURTADO, J. G. C. . Condições microbiológicas de polpas congeladas de açaí comercializadas em mercados públicos de São Luís-MA. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2017. v. 9. p. 366-366.
-
MARINHO ; SOUSA, A. A. C. ; SILVA, T. R. F. ; AQUINO, W. H. L. ; NOVAIS, T. M. G. . Avaliação antimicrobiana do extrato hidroalcoólico das folhas do urucum (Bixa orellana L.). In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2017. v. 9. p. 269-269.
-
MARINHO ; AGUIAR NETO, L. A. ; CARVALHO, D. C. S. ; FURTADO, J. G. C. ; SILVA, G. M. . Qualidade microbiológica da água de uma escola particular em São Luís-MA. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa da Estácio e V Jornada de Iniciação Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2017. v. 9. p. 271-217.
-
SILVA, D. C. ; DIAS, T. C. ; MARINHO ; FURTADO, J. G. C. ; SILVA, G. M. . Análise físico-química do teor de proteínas em suplementos de whey protein comercializado em São Luís, MA. In: VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2016. v. 2016. p. 281-281.
-
LIMA, A. J. P. B. ; MARINHO ; MENDES, I. N. F. V. ; PEREIRA, M. I. O. ; FURTADO, J. G. C. . Análise da qualidade microbiológica da água da Praia do Araçagy no litoral do Estado do Maranhão. In: VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2016. v. 2016. p. 299-299.
-
NUNES, G. S. ; MARTINS, H. P. S. ; FURTADO, J. G. C. ; MARINHO ; SILVA, C. N. C. . Análise qualitativa de preparações do cardápio (AQPC) de um restaurante vegetariano. In: VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2016. v. 2016. p. 389-389.
-
DESTERRO, A. B. ; MARINHO ; FURTADO, J. G. C. ; NUNES, G. S. ; SILVA, G. M. . Caracterização nutricional da junça (Cyperus esculentus L.) in natura cultivada em solo maranhense. In: VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2016. v. 2016. p. 392-392.
-
SOUZA, L. R. R. ; BARBOSA, J. P. ; MARINHO ; SILVA, G. M. ; NUNES, G. S. . Composição centesimal e contribuição nutricional da amêndoa do fruto da sapucaia (Lecythis pisonis Cambess). In: VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2016. v. 2016. p. 393-393.
-
NUNES, G. S. ; MARTINS, H. P. S. ; FURTADO, J. G. C. ; MARINHO ; SILVA, C. N. C. . Condições higiênico-sanitárias do comércio ambulante do Centro de São Luís - MA. In: VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2016. v. 2016. p. 394-394.
-
FURTADO, J. G. C. ; NUNES, G. S. ; MARINHO ; SILVA, C. N. C. ; MARTINS, H. P. S. . Caracterização físico-química e bacteriológica na Estação Ecológica do Sítio do Rangedor em São Luís-MA. In: VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2016. v. 2016. p. 237-237.
-
MARINHO ; BRITO, R. S. ; GOMES, H. D. B. ; SILVA, G. M. . Condições da temperatura de conservação de pescado resfriado exposto à venda em supermercados de São Luís - MA. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Higiene Alimentar. São Paulo: Metha, 2011. v. 25. p. 679-681.
-
BRITO, R. S. ; MARINHO ; SOUSA, M. S. Q. ; SILVA, G. M. . Condições higiênico-sanitárias no processamento e comercialização do açaí (Euterpe oleracea Mart.) no município de Cândido Mendes-MA. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Higiene Alimentar. São Paulo: Metha, 2011. v. 25. p. 716-718.
-
BRITO, R. S. ; MARINHO ; SOUSA, M. S. Q. ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; EVERTON, P.C. ; SILVA, G. M. . Qualidade físico-química de licores artesanais de jenipapo (Genipa americana L.) comercializados em São Luís/MA. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Higiene Alimentar. São Paulo: Metha, 2011. v. 25. p. 1226-1227.
-
SILVA, G. M. ; MARINHO ; BRITO, R. S. ; SANTOS, W. A. . Avaliação das boas práticas de fabricação em unidades de alimentação e nutrição no município de Zé Doca-MA. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Higiene Alimentar. São Paulo: Metha, 2011. v. 25. p. 93-94.
-
SILVA, G. M. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; BRITO, R. S. . Determinação da concentração de cobre em aguardantes-de-cana produzidas artesanalmente na região do Sertão Maranhense. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Higiene Alimentar. São Paulo: Metha, 2011. v. 25. p. 1151-1153.
-
MARINHO ; OLIVEIRA, Marlucy Bezerra ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; PEREIRA, A.G.S. ; PEREIRA, A. I. S. ; DINIZ JR, V. ; RABÊLO, V.F. . Estudo do efeito larvicida dos óleos essenciais de Pimenta dioica Lindl e Aniba duckei Kostermans. In: 11o. Encontro de Profissionais da Química da Amazônia, 2009, Belém. Resumos do 11o. Encontro, 2009.
-
MARINHO ; OLIVEIRA, Marlucy Bezerra ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; PEREIRA, A.G.S. ; PEREIRA, A. I. S. ; SERRA, J. L. ; OLIVEIRA, Francisca das Chagas Costa . Análise físico-química de carne de caranguejo-uça cordatus (Linaneus, 1763). In: 11o. Encontro de Profissionais da Química da Amazônia, 2009, Belém. Resumos do 11o. Encontro, 2009.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; BAYMA, Armando Barbosa ; SILVA, W. A. S. ; SERRA, J. L. . Determinação da qualidade microbiológica da alface hidropônica, quanto à contaminação por Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis, comercializadas na cidade de São Luís-MA. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Livro de Resumos, 2006.
-
MARINHO ; BAYMA, Armando Barbosa ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; OLIVEIRA, Marlucy Bezerra ; RIBEIRO ; OLIVEIRA, José Crediciomar Silva de . Avaliação da qualidade microbiológica e bromatológica da carne de polvo (Octopus vulgaris) "in natura", comercializada na cidade de São Luís-MA. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Livro de Resumos, 2006.
-
MARINHO ; BAYMA, Armando Barbosa ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; CÂMARA, C.P. ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira . Qualidade bromatológica da carne de siri (Callinectes bocourti) "in natura" comercializada em São Luís, Maranhão. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Livro de Resumos, 2006.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MARTINS, André Gustavo L A ; SERRA, Carmen Lúcia Martins ; BARBOSA, Regiane Soares ; SOUSA, Martha Reis ; OLIVEIRA, Francisca das Chagas Costa . Perfil microbiológico de caldo de cana comercializado na cidade de São Luís-MA. In: II Congresso Latino-Americano e VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2005, Búzios-RJ. Revista Higiene Alimentar, 2005.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MARTINS, André Gustavo L A ; SERRA, Carmen Lúcia Martins ; ALVES, Lúcia Maria Coelho ; SOUSA, Martha Reis ; SOUSA, Thâmara de Paula R . Pesquisa de Escherichia coli em moluscos capturados no estuário do rio Anil, São Luís-MA. In: II Congresso Latino-Americano e VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2005, Búzios-RJ. Revista Higiene Alimentar, 2005.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MARTINS, André Gustavo L A ; SOUSA, Martha Reis ; VIEIRA, L. J. A. ; CASTILLO, F. A. ; SILVA, W. A. S. ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira . Contagem e identificação de Staphylococcus coagulase positiva em amostras de carne-de-sol comercializadas em açougues na cidade de São Luís-MA. In: XIV Encontro Nacional de Analistas de Alimentos, 2005, Goiânia. Livro de Resumos. Goiânia, 2005. v. Único. p. 269-269.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; SILVA, C. R. F. ; ARAGAO, E. F. ; GOMES, L. O. ; SILVA, L. F. . Avaliação bromatológica da carne de coelho. In: XIV Encontro Nacional de Analistas de Alimentos, 2005, Goiânia. Livro de Resumos. Goiânia, 2005. v. Único. p. 194-194.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; CHAAR, Jamal S ; MARTINS, André Gustavo L A ; TELES, Rogério de Mesquita ; MONTEIRO, Odair dos Santos . Aplicação do óleo essencial do pau rosa (Aniba rosaeodora Ducke) como agente antibacteriano. In: III Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2005, Campinas. Documentos IAC, 2005. v. 77. p. 76-76.
-
MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; MARTINS, André Gustavo L A ; MONTEIRO, Odair dos Santos ; TELES, Rogério de Mesquita . Atividade antibacteriana do óleo essencial da espécie Pimenta dioica (L.) Merr.. In: III Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2005, Campinas. Documentos IAC, 2005. v. 77. p. 77-77.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; MOUCHREK FILHO, João Elias . Determinação da qualidade nutricional da junça (Cyperus esculentus L.). In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2005, São Luís. Cadernos de Pesquisa (UFMA), 2005. v. 16. p. 114-114.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro . Determinação do valor nutricional do ?leite? de junça (Cyperus esculentus L.). In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2005, São Luís. Cadernos de Pesquisa da UFMA, 2005. v. 16. p. 114-114.
-
MARINHO ; MARTINS, André Gustavo L A ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; VIEIRA, Regine Helena Silva dos Fernandes . Incidência de bactérias do gênero Aeromonas sp em peixes capturados no estuário do Rio Anil, São Luís-MA. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. Livro de Resumos, 2005. v. Único. p. 184-184.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; CANTANHEDE, Érika de Kássia Pereira . Análise bromatológica da carne de Jaçanã (Jacana jacana) salgada-seca consumida na cidade de São Luís - MA. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Livro de Resumos, 2004.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; BARBOSA, Regiane . Avaliação bromatológica do caldo de cana comercializado na cidade de São Luís - MA. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Livro de Resumos, 2004.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; SANTOS, Leila Marcia M ; BORGES, Márcio Rogério Moraes . Análise microbiológica e bromatológica do mel comercializado na cidade de São Luís - MA. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Livro de Resumos, 2004.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; SANTOS, Leila Marcia M ; COSTA, D.B. . Avaliação da qualidade microbiológica e bromatológica da carne de codorna (Nothura maculosa) "in natura", comercializada em diferentes pontos da cidade de São Luís-MA. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química - CBQ, 2004, Fortaleza. Livro de Resumos, 2004. p. 03-03.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; MENDES, Jeanne da Cruz ; SANTOS, Jullius Anchieta ; RODRIGUES, Eric André Martins . Controle de qualidade organoléptico e bromatológico do vinho de laranja (Citrus sinensis). In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2003, Ouro Preto. Livro de Resumos, 2003. v. Único. p. 344-344.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; FERRAZ, Liana Raquel Ferreira ; SANTOS, Antonio Araújo ; SANTOS, Jullius Anchieta ; RODRIGUES, Eric André Martins . Obtenção e análise bromatológica do vinho de caju (Anacardium occidentale L.). In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2003, Ouro Preto. Livro de Resumos, 2003. v. Único. p. 356-356.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; RODRIGUES, Eric André Martins ; MARTINS, André Gustavo L A ; SANTOS, Jullius Anchieta ; MOUCHREK, Verlange de Fátima L S . Avaliação da qualidade microbiológica e bromatológica de leite de cabra in natura comercializado na cidade de São Luís - Maranhão. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2003, Ouro Preto. Livro de Resumos, 2003. v. Único. p. 353-353.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; TEIXEIRA, Luzinete Veras ; BRITO, Luís Francisco Trindade e ; RODRIGUES, Eric André Martins ; SANTOS, Jullius Anchieta ; MARTINS, André Gustavo L A . Controle de qualidade microbiológico e bromatológico do doce de buriti comercializado na área do Mercado Central, cidade de São Luís-MA. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2003, Ouro Preto. Livro de Resumos, 2003. v. Único. p. 358-358.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SANTOS, Leila Marcia M ; RODRIGUES, Eric André Martins ; SANTOS, Jullius Anchieta . Avaliação comparativa dos parâmetros bromatológicos de vinhos tintos secos. In: VII ENQUIMA - Encontro de Química do Maranhão, 2003, São Luís. Livro de Resumos, 2003. v. Único.
-
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; CARVALHO, Elcelane Lima . Análises microbiológicas e bromatológicas do leite de cabra in natura congelado comercializado no bairro da Forquilha na cidade de São Luís - MA. In: VII ENQUIMA - Encontro de Química do Maranhão, 2003, São Luís. Livro de Resumos, 2003. v. Único.
-
GOMES, P. R. B. ; MARINHO ; EVERTON, G. O. ; SILVA, E. F. ; FONTENELE, M. A. ; LYRA, W. S. ; FREITAS, A. C. ; MOUCHREK FILHO, V. E. . Chemilcal composition and larvicida activity of the essential oil of Pimenta dióica leaves. Boletin Latinoamericano y del Caribe de Plantas Medicinales y Aromaticas , 2021.
-
CABRAL, N. A. N. ; SILVA, D. S. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO . Mudanças climáticas e saúde pública: evidências da educação em saúde no SUS. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, G. M. ; BRITO, T. L. A. ; BOGEA, R. L. N. ; OLIVEIRA, R. B. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO ; MACEDO, G. . Territorialização e Georreferencialmento: potencializando a efetividade da produção e gestão de saúde mental nos territ. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, R. L. R. ; SILVA, S. L. ; SILVA, G. M. ; RIBEIRO, G. F. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO . SAÚDE MENTAL: distribuição de medicamentos psicotrópicos na Atenção Primária à Saúde com foco em crianças com TEA. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, J. F. ; MENDES, A. M. C. M. ; FONSECA, C. R. ; SILVA, G. M. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO . CURSO PARA GESTANTE E PARCERIA: promoção do cuidado integral e paternidade ativa na APS. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, E. F. ; FONSECA, C. R. ; LOPES, J. F. ; MENDES, A. M. C. M. ; SILVA, G. M. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO . SOU GESTANTE QUILOMBOLA: fortalecimento do pré-natal com equidade na APS. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, D. M. ; SILVA, J. G. ; AIRES, S. M. F. ; SILVA, G. M. ; RIBEIRO, G. F. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO . CLASSIFICAÇÃO DE RISCO FAMILIAR: instrumento norteador do cuidado na atenção primária à saúde. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. G. ; FERREIRA, D. M. ; SILVA FILHO, B. T. ; SILVA, G. M. ; RIBEIRO, G. F. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO . PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO: experiência em uma unidade laboratório do planifica Maranhão em Pedro do Rosário ? MA. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, J. M. O. ; REIS, R. ; SILVA, G. M. ; RIBEIRO, G. F. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO . MARÇO LILÁS ALÉM DA CAMPANHA: Ampliação do Papanicolau em integração com ações intersetoriais. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, C. R. ; BARROS, E. F. ; LOPES, J. F. ; MENDES, A. M. C. M. ; SILVA, G. M. ; MARINHO, SILVIO CARVALHO . PROJETO EMANUELA - CADERNETA DE PRÉ-NATAL: estratégia de qualificação do cuidado materno na APS. 2026. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; Silva, G.M. ; FURTADO, J. G. C. ; SILVA, V. L. ; AMARAL, V. M. . QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA E PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS NO CALDO DE CANA (GARAPA), CONSUMIDO NO MUNICÍPIO DE CACOAL-RO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO, SILVIO CARVALHO ; MESQUITA, J. B. ; FURTADO, J. G. C. ; ROCHA, M. S. ; Silva, G.M. . Análise Bromatológica da castanha-do-Maranhão (Bombacopsis glabra). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO ; SANTOS, A. C. ; FURTADO, J. G. C. ; OLIVEIRA, A. L. ; ROCHA, M. S. ; MARTINS, H. P. S. . AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MAIONESE CASEIRA PROVENIENTE DE LANCHONETES DO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO ; MESQUITA, J. B. ; FURTADO, J. G. C. ; CARVALHO, M. S. N. ; ROCHA, M. S. ; MARTINS, H. P. S. . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA CASTANHA-DO-MARANHÃO (BOMBACOPSIS GLABRA). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO ; RABELO, W. P. S. ; FERRAZ, F. A. ; BAHURY, M. M. R. ; SILVA, M. F. S. ; FURTADO, J. G. C. . QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE SUCO DE LARANJA MINIMAMENTE PROCESSADO COMERCIALIZADO NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO ; ROCHA, M. S. ; ABREU, A. M. ; SOUZA, L. R. R. ; SILVA, M. R. C. ; MARTINS, H. P. S. . ELABORAÇÃO DE PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO COM A FARINHA DO JENIPAPO (GENIPA AMERICANA L.). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO ; MARTINS, H. P. S. ; FURTADO, J. G. C. ; MAGALHAES, E. S. ; ROCHA, M. S. ; PEREIRA, A. B. D. ; AMORIM, B. C. ; RABELO, W. P. S. ; MONTEIRO, A. S. ; CORREA, N. F. S. . Microbiological quality of Crassostrea rhizophorae oyesters commercialized at a beach located in Sao Jose de Ribamar City (MA). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MARINHO ; FURTADO, J. G. C. ; SILVA, C. N. C. ; NUNES, E. A. ; SILVA, I. S. ; DINIZ, V. C. ; PONTES, Y. T. B. . Comparação da análise de cinzas do sal de cozinha comum com o sal do Himalais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARINHO ; MOUTA, A. R. N. ; FURTADO, J. G. C. ; MARTINS, H. P. S. ; SILVA, G. M. . Análise microbiológica de polpas congeladas de açaí comercializadas em mercados públicos de São Luís-MA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO ; FERREIRA, C. E. S. ; NUNES, G. S. ; SILVA, C. N. C. ; SILVA, G. M. . Avaliação microbiológica do sorvete artesanal sabor coco comercializado na cidade de São Luís-MA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, A. K. O. ; MARTINS, H. P. S. ; FURTADO, J. G. C. ; ROCHA, N. F. ; MARINHO ; NUNES, G. S. . Avaliação do grau de conhecimento do consumidor sobre alimentos diet e light em uma shopping da cidade de São Luís-MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NEVES, N. C. D. ; LIRA, A. L. R. ; FONSECA, T. R. R. ; FONTINELE, S. L. L. ; MARTINIANO, L. C. ; FURTADO, J. G. C. ; MARINHO . Determinaçao da concentração de ferro em variedades de feijão comercializadas na cidade de São Luís-MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIAS, L. S. ; CHAVES, T. D. ; MARTINIANO, L. C. ; NUNES, G. S. ; MARINHO ; FURTADO, J. G. C. . Avaliação dos teores minerais em couve-flor e brócolis comercializados em supermercados no município de São Luís-MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARINHO . Gestão Ambiental: ISO 14000. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARINHO ; FERREIRA, C. E. S. ; MOCELIN, A. F. B. ; SILVA, G. M. ; SILVA, G. M. . Avaliação microbiológica do sorvete artesanal sabor coco comercializado em logradouros da cidade de São Luís ? MA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSOA, J. K. M. ; SILVA, G. M. ; MARINHO ; SOUSA, Martha Reis ; MORAIS, J. C. S. . Percepção de consumidores em relação às informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos em um supermercado de São Luís - MA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JESUS, M. B. C. ; SILVA, G. M. ; SOUSA, Martha Reis ; MARINHO ; SILVA, G. M. . Análise físico-química da farinha de mandioca do grupo d?água produzida no município de São Vicente Ferrer - Maranhão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO . A importância da ingestão de alimentos amarelos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARINHO . Elaboração e aceitabilidade de um novo biscoito recheado integral por acadêmicos de uma Faculdade Particular em São Luís-MA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARINHO ; DESTERRO, A. B. ; Silva, G.M. ; ROCHA, M. S. ; MOUCHREK FILHO, João Elias ; SILVA, G. M. . Caracterização nutricional da junça (Cyperus esculentus l.) in natura cultivada no Maranhão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO ; DIAS, T. C. ; Silva, G.M. ; MOUCHRECK-FILHO V.E. ; SILVA, G. M. ; LEODIDO, C. A. M. . Comparação do teor de proteínas presentes em suplementos de whey protein. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO ; SILVA, M. P. B. ; SILVA, G. M. ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; ROCHA, M. S. ; SILVA, G. M. . Qualidade microbiológica do suco de juçara comercializado na cidade de São Luís-MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, G. M. ; MARINHO ; CORDEIRO, K. S. ; Brito, R.S ; ROCHA, M. S. ; SILVA, G. M. . Boas práticas de fabricação em unidade de alimentação no município de São Luís - MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva, G.M. ; RUDAKOFF, L. C. ; MARINHO ; Brito, R.S ; ROCHA, M. S. ; SILVA, G. M. . Boas práticas de fabricação entre manipuladores de alimentos de restaurantes do município de Zé Doca-MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BELFORT, T. R. ; OLIVEIRA, M. I. P. ; MOTTA, E. A. P. ; MARINHO ; MARINHO, E. M. ; MACIEL, T. B. S. . Análise físico-química e microbiológica de água de bebedouro de uma faculdade particular de São Luís-MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, G. M. ; S.C ; BRITO, R. S. ; BELEM, R. A. M. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias de manipuladores de água de coco comercializada em São Luís-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COELHO, M. B. M. ; MARINHO ; BRITO, R. S. ; SILVA, G. M. . Condições higiênico-sanitárias de manipuladores de bebida energética guaraná da Amazônia comercializada na cidade de São Luís-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, T. F. ; MENDES FILHO, N. E. ; TELES, A. M. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro . Composição nutricional do murici espécie Crassifolia originária do litoral maranhense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JORGE, N. A. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SILVA, G. M. ; BRITO, R. S. . Determinação e avaliação da concentração de cobre, grau alcoólico e acidez volátil em aguardentes-de-cana produzidas artesanalmente no Maranhão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, V. M. C. ; S.C ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; SILVA, G. M. . Caracterização físico-química de polpas de frutas tropicais congeladas comercializadas em feiras livres de São Luís-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITO, R. S. ; COELHO, P. R. ; MARINHO . Avaliação das condições higiênico-sanitárias em uma fábrica de sorvete artesanal na cidade de São Luís-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDES FILHO, N. E. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias . Determinação de macrocomponentes e minerais no fruto abacaxi (Ananas comosus L. Merril) procedente dos municípios de Turiaçu e São Domingos - MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASTRO, A. C. ; EVERTON, P.C. ; MONTEIRO, Odair dos Santos ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MARINHO ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro . Atividade bactericida do óleo essencial de orégano (Origanum vulgare L.) frente à Escherichia coli O55, O26, O128, O157 e O158. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARINHO . Química e as Tecnologias de Alimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; EVERTON, P.C. ; MARINHO . Curso Práticas Laboratoriais em Química e Microbiologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARINHO ; BRITO, R. S. ; GOMES, H. D. B. ; SILVA, G. M. . Condições da temperatura de conservação de pescado resfriado exposto à venda em supermercados de São Luís - MA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, G. M. ; MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; BRITO, R. S. . Determinação da concentração de cobre em aguardantes-de-cana produzidas artesanalmente na região do Sertão Maranhense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, R. S. ; MARINHO ; CARVALHO, M. P. ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; EVERTON, P.C. ; SILVA, G. M. ; SANTOS, W. A. . Qualidade físico-química de licores artesanais de jenipapo (Genipa americana L.) comercializados em São Luís/MA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, G. M. ; MARINHO ; BRITO, R. S. ; SANTOS, W. A. . Avaliação das boas práticas de fabricação em unidades de alimentação e nutrição no município de Zé Doca-MA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, R. S. ; MARINHO ; SOUSA, M. S. Q. ; SILVA, G. M. . Condições higiênico-sanitárias no processamento e comercialização do açaí (Euterpe oleracea Mart.) no município de Cândido Mendes-MA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO . Sistema de Gestão da Qualidade na indústria de alimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARINHO . Curso sobre Análises Laboratoriais de Alimentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
MARINHO ; CORREA, S. S. . Plano de Controle Ambiental - PCA Laboratório Jesus Ltda. 2011.
MARINHO ; CORREA, S. S. . Plano de Controle Ambiental - PCA Laboratório Jesus Ltda. 2008.
LUCENA, H. ; MARINHO . Dia mundial da água. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias ; MOURA, C. . Pesquisadores desenvolvem novo larvicida contra mosquito Aedes aegypti. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARINHO ; MOUCHREK FILHO, Victor Elias . Pesquisadores da UFMA desenvolvem óleo larvicida contra o mosquito da dengue. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARINHO . Engenharia Sustentável. 2018. (Elaboração de questões).
MARINHO . Microbiologia de Alimentos. 2015. (Elaboração de questões).
MARINHO . Microbiologia de Alimentos. 2014. (Elaboração de questões).
MARINHO . Fascículo: Projetos em Tecnologia de Alimentos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Fascículo).
MOUCHRECK-FILHO V.E. ; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro ; Everton, P.C ; MARINHO . Curso sobre Noções de análises laboratoriais de alimentos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICO E MICROBIOLÓGICA DE DOCES DE BURITI, Descrição: O projeto Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica de doces de buriti tem como objetivo principal criar um selo de qualidade para um produto regional de grande consumo entre os maranhenses e prevenir os consumidores contra adulterações e contaminações do produto alimentício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Silvio Carvalho Marinho - Coordenador / Maria Isaura Pereira Oliveira - Integrante / Gilberth Silva Nunes - Integrante / Hérika Pollyana S. Martins - Integrante / Thalita de Albuquerque Véras Câmara - Integrante / Larissa Cristinny Catarino Ribeiro - Integrante / Camila Braga Cuba - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
-
2014 - 2015
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE LICORES ARTESANAIS COMERCIALIZADOS NO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO LUÍS/MA, Descrição: O projeto visa identificar os sabores de licor mais comercializados, e analisar a qualidade físico-química de amostras dos quatro tipos de licores mais comercializados quanto ao pH, acidez titulável, grau Brix, densidade, teor alcoólico e sacarose. Para as análises, os resultados serão comparados aos parâmetros descritos no Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009 e Instrução Normativa nº 35 de 16 de novembro de 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvio Carvalho Marinho - Coordenador / Gilberth Silva Nunes - Integrante / Isabela Brito Pereira - Integrante.
-
2013 - 2015
Caracterização química e físico-química de aguardentes de mandioca (Manihot esculenta C.) - Tiquira, oriundas dos municípios de Barreirinhas e Urbano Santos do Estado do Maranhão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Victor Elias Mouchrek Filho em 04/08/2013., Descrição: O Objetivo geral do projeto é avaliar a qualidade química e físico-química das aguardentes de mandioca (Manihot esculenta C.) - Tiquiras, oriundas dos municípios de Barreirinhas e Urbano Santos do Estado do Maranhão. Nesse sentido justifica-se o presente estudo, pois, trabalhos com este enfoque podem direcionar a formação da identidade da bebida obtida no interior do Maranhão, contribuindo para ampliação da atividade agroindustrial e melhora da competitividade desses pequenos produtores, além do controle de qualidade química, físico-química do processo de produção da aguardente de mandioca ? Tiquira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Silvio Carvalho Marinho - Integrante / Victor Elias Mouchrek Filho - Coordenador / Adenilde Ribeiro Nascimento - Integrante / Odair dos Santos Monteiro - Integrante / Paula Coêlho Everton - Integrante / Nestor Everton Mendes Filho - Integrante / Silvio Carlos Coêlho - Integrante / Rayone Wesly Santos de Oliveira - Integrante / Dionney Andrade de Sousa - Integrante / Vanessa Louzeiro Ascenção - Integrante / Carla Ferreira dos Santos - Integrante / Helene do Carmo Castro Lacerda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2015
EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM ÓLEO DE PEIXE NA RESISTÊNCIA A INSULINA E MARCADORES INFLAMATÓRIOS EM MULHERES PORTADORAS DE SÍNDROME DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS ? SOP, Descrição: A Síndrome dos Ovários Policísticos (PCOS) é uma condição clínica heterogênea caracterizada por hirsutismo, irregularidade menstrual, infertilidade e alterações endócrinas como o hiperandrogenismo e secreção inapropriada de LH. Além disso, um número considerável de pacientes com PCOS apresenta resistência insulínica e hiperinsulinemia compensatória (DUNAIF et. al., 1989). As mulheres com SOP têm um risco aumentado de infertilidade, pré-eclâmpsia, perda da gravidez precoce, câncer de endométrio, dislipidemia, hipertensão e doenças cardíacas (AZZIZ, 1997). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define SOP (síndrome dos ovários policísticos) como disfunção ovulatória tipo 2 ou anovolução normoestrogênica/normogonadrófica. É uma condição em que os ovários, o hipotálamo e a hipófise são funcionantes, mas existem problemas nos mecanismos de feedback (ABBOTT, 2002). Por todos esses fatores é reconhecida como uma síndrome metabólica. Como tal, observa-se que65% das mulheres com SOP têm o índice de massa corporal (IMC) acima de 27 Kg/m2. A distribuição de gordura é freqüentemente abdominal (visceral) e associada a anormalidades metabólicas (hipertensão, dislipidemia, resistência insulínica e intolerância à glicose). Como conseqüência, a circunferência abdominal está aumentada (> 88 cm), assim como a relação cintura?quadril (> 0,85), parâmetros estes que estão associados a maior risco de DCV. O presente estudo avaliar os múltiplos marcadores séricos da função endotelial de e aspectos nutricionais em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. Espera-se com o trabalho conhecer as características nutricionais das mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) e verificar os efeitos da suplementação com óleo de peixe sob a condição fisiológica. Os resultados serão importantes para tratamento da síndrome e elaboração de políticas de saúde voltadas para a mulher possuidora deste distúrbio, no Maranhão até o presente momento não se conhecer trabalhos sobre o tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Silvio Carvalho Marinho - Coordenador / Victor Elias Mouchrek Filho - Integrante / Gustavo Monteiro da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2005
ESTUDOS ANALÍTICOS DO LINALOL CONTIDO NO ÓLEO ESSENCIAL EXTRAÍDO DAS FOLHAS DA ESPÉCIE ANIBA DUCKEI KOSTERMAN E SUA APLICAÇÃO COMO AGENTE BACTERICIDA, Descrição: Projeto desenvolvido pelo Grupo de Óleos Essenciais e Alimentos da Universidade Federal do Maranhão na linha de pesquisa Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Óleos Essenciais visando estudar a atividade do óleo de pau rosa frente a diversas cepas de bactérias isoladas de alimentos (entre as quais Aeromonas caviae, A. hydrophila, Pseudomonas aeruginosa e E. coli).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Silvio Carvalho Marinho - Integrante / Victor Elias Mouchrek Filho - Coordenador / Adenilde Ribeiro Nascimento - Integrante / Marlucy Bezerra Oliveira - Integrante / Luiza Maria Ferreira Dantas - Integrante.
Prêmios
2017
PIQ Remuneração - Programa de Remuneração Variável, Estácio.
2016
PIQ Remuneração - Programa de Remuneração Variável, Estacio.
2016
Excelencia Indice de Produtividade em Pesquisa na Graduação - IPPGR 2016, Estacio.
2015
PIQ Remuneração - Programa de Remuneração Variável, Estácio.
2014
PIQ Remuneração - Programa de Remuneração Variável, Estácio.
2013
PIQ Remuneração - Programa de Remuneração Variável, Estácio.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Santa Terezinha - CEST. , Avenida Casemiro Júnior, Anil, 65045180 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32138000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2025 - Atual
Faculdade Santa Terezinha - CESTVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor CEP, Carga horária: 2
Outras informações:
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Santa Terezinha - CEST
2013 - Atual
Faculdade Santa Terezinha - CESTVínculo: Professor Adjunto I, Enquadramento Funcional: Consultor Ad Hoc do Comitê Científico, Carga horária: 2
2012 - Atual
Faculdade Santa Terezinha - CESTVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Curso de Nutrição, ministrando as disciplinas Química Analítica, Química Orgânica, Bromatologia, Farmacologia e Microbiologia. Professor do curso de Enfermagem, ministrando as disciplinas de Microbiologia e Saúde Pública e Ambiental. Professor no curso de Fisioterapia, ministrando a disciplina de Biofísica e Extensão Universitária. Professor do Curso de Gestão Ambiental, ministrando as disciplinas Microbiologia Ambiental, Gestão de Efluentes, Gestão de Unidades de Conservação, Monitoramento de Impactos Ambientais. Professor da disciplina de Microbiologia dos Alimentos, no curso de Gastronomia. Membro do NDE da Instituição, curso de Nutrição, desde março de 2013. Professor da Pós-Graduação Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição - UAN, desde 2023.
2012 - Atual
Faculdade Santa Terezinha - CESTVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: RT Piscina Clínica Escola Santa Edwiges, Carga horária: 3
Outras informações:
Responsável técnico pela piscina da Clínica Escola Santa Edwiges (setor da Fisioterapia Aquática).
Atividades
-
08/2025
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Extensão Universitária
-
07/2025
Extensão universitária , ACE.Atividade de extensão realizada, Extensão Universitária.
-
07/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEP-CEST.Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.
-
02/2023
Ensino, Planejamento e Gestão de UAN, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ferramentas e Sistemas da Qualidade
-
01/2019
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia, Saúde Pública e Ambiental
-
07/2018
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biofísica, Extensão Universitária
-
07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONUTRI.Cargo ou função, Consultor Ad Hoc do Comitê Científico do CEST.
-
05/2012
Pesquisa e desenvolvimento, CONUTRI.Linhas de pesquisa
-
05/2012
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Orgânica, Química Analítica, Bromatologia, Microbiologia, Farmacologia
-
01/2019 - 12/2023
Ensino, Estética e Cosmética, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia e Imunologia
-
01/2013 - 12/2018
Pesquisa e desenvolvimento, COGA.Linhas de pesquisa
-
01/2013 - 12/2018
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Efluentes, Gestão de Unidades de Conservação, Microbiologia Ambiental, Monitoramento de Impactos Ambientais, Projeto de Gestão Ambiental
2012 - 2022
Faculdade Estácio de São LuisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tempo Parcial, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor atuante nos cursos de Graduação em Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Odontologia, Farmácia, Fisioterapia - ministrando as disciplinas: TCC, Projeto de TCC, Metodologia Científica; Química Geral; Química Orgânica; Físico-Química; Bioquímica; Fundamentos de Bioquímica; Microbiologia Básica; Microbiologia dos Alimentos; Microbiologia e Imunologia; Química dos Alimentos; Química Ambiental, Ecologia, Meio Ambiente; Fundamentos de Estatística e Epidemiologia. Professor da Pós-Graduaçao em Segurança e Tecnologia de Alimentos. Tutor on-line e presencial do Curso de Enfermagem.
Atividades
-
08/2020 - 12/2022
Ensino, Educação Física Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Bioquímica, Fundamentos de Estatística e Epidemiologia, Políticas e Estratégias em Saúde
-
01/2020 - 12/2022
Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Bioquímica
-
11/2016 - 12/2022
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Enfermagem.Serviço realizado, Tutoria (on line e presencial).
-
02/2014 - 12/2022
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioquímica, Informática para Área da Saúde, Microbiologia e Imunologia
-
02/2013 - 12/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Nutrição.Linhas de pesquisa
-
02/2013 - 12/2022
Ensino, Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bacteriologia, Físico-Química, Química Geral
-
08/2012 - 12/2022
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioquímica, Ecologia, Meio Ambiente, Microbiologia Básica, Microbiologia dos Alimentos, Microbiologia e Imunologia, Química dos Alimentos
-
08/2012 - 12/2022
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioquímica, Ecologia, Informática para Nutrição, Meio Ambiente, Microbiologia Básica, Microbiologia dos Alimentos, Química dos Alimentos
-
02/2017 - 11/2017
Ensino, Segurança e Tecnologia de Alimentos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia das carnes, Química dos alimentos, Análise sensorial
2021 - 2024
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador Especialista, Carga horária: 10
Outras informações:
Atribuições voltadas à área de Agroindústria e Tecnologia de Alimentos (Experiência Técnico-profissional): Execução e supervisão de análises físico-químicas de matérias-primas e produtos agroindustriais; Monitoramento e controle da qualidade da água de abastecimento e da água do processamento agroindustrial, com a realização de ensaios físico-químicos; Controle de qualidade e padronização de protocolos laboratoriais para processamento de alimentos; Operação, calibração e manutenção de instrumentação analítica avançada; Interpretação de laudos técnicos e desenvolvimento de métodos de conservação de produtos de origem vegetal/animal; Aplicação de normas de biossegurança e boas práticas laboratoriais em ambiente de pesquisa e desenvolvimento (PD).
2011 - 2013
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Departamento de Tecnologia Química - Habilitado para ministar as disciplinas Química Analítica I, Química Analítica II, Instrumentação para Análise Química, Análise Instrumental, Química Ambiental e Poluição e Impactos Ambientais. Atuou como professor nos Cursos de Farmácia, Química Bacharelado e Licenciatura, Química Industrial e Engenharia Química.
1999 - 2001
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estágio e Monitoria, Carga horária: 22
Atividades
-
01/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Tecnológico, Departamento de Tecnologia Química.Linhas de pesquisa
-
03/2011 - 03/2013
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica I, Análise Instrumental
-
03/2011 - 03/2013
Ensino, Química Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica I, Química Analítica II, Química Ambiental, Poluição e Impactos Ambientais
-
02/2012 - 01/2013
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica I, Química Analítica II
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação em Química Analítica
-
09/2000 - 01/2001
Estágios , Centro Tecnológico, Departamento de Tecnologia Química.Estágio realizado, Controle de Qualidade de Alimentos (área de Físico-Química): Programa de Controle de Qualidade de Alimentos, Laboratório de Bromatologia.
-
09/2000 - 01/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro Tecnológico, Centro Tecnológico.Atividade realizada, Monitor da disciplina Processos Industriais Bioquímicos (PIB).
2015 - 2015
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Professor Conteudista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor conteudista da disciplina "Biossegurança e Segurança do Trabalho" do curso de Tecnologia de Alimentos, Graduação em Educação à Distância (carga horária de 75 h), elaborando o conteúdo da disciplina.
2012 - 2012
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor conteudista da disciplina "Elaboração de Projetos de Tecnologia de Alimentos" do curso de Tecnologia de Alimentos, Graduação em Educação à Distância (carga horária de 75 h), elaborando o fascículo da disciplina, acompanhando os alunos no ambiente, incluindo nos fóruns e demais atividades avaliativas do Ambiente Virtual de Aprendizagem-Moodle.
Atividades
-
05/2012 - 01/2016
Ensino, Alimentos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elaboração de Projetos de Tecnologia de Alimentos, Segurança e Biossegurança no Trabalho
2006 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA)Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultor do PAS, Carga horária: 2
Outras informações:
Consultor do Programa Alimentos Seguros - PAS, nos segmentos Mesa e Distribuição, atuando na implementação de normas de segurança alimentar para garantir que alimentos cheguem ao consumidor sem riscos de contaminação.
2009 - 2014
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (MA)Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor de Curso de Especialização, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor Tutor da Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos, nos Módulos: Legislação, Sociedade e Mercado; Alimentos e qualidade: sistemas de gestão e avaliação; Processamento e agentes de contaminação dos alimentos; Metodologias para Elaboração de Projetos - TCC), atuando na orientação de diversos alunos dessa Pós-Graduação.
Atividades
-
06/2009 - 12/2014
Ensino, Gestão da Segurança de Alimentos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Legislação, Sociedade e Mercado, Metodologia de Elaboração de Projetos
2020 - 2025
Associação Maranhense de NutriçãoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor - Área: Alimentos/Agroindústria, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor na modalidade Educação Profissional e Técnica do Curso de Consultor Técnico em Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, nas seguintes disciplinas: Higiene dos alimentos e meio ambiente (40h); Microbiologia Aplicada aos alimentos (30h); Sistema APPCC (20h).
2006 - 2011
Serviço Social da Indústria Dr MAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Químico RT do SESI Clube e do LAQUA, Carga horária: 40
Outras informações:
Técnico de Estudo e Desenvolvimento, trabalhando na área de alimentos e bebidas. Químico responsável pelas análises laboratoriais (físico-químicas e microbiológicas) do LAQUA, Laboratório de Qualidade de Alimentar. Consultor na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Agroindústria), com execução de treinamentos de BPF e assessoria na elaboração de Manuais de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padrão.Responsável pela manutenção da qualidade das piscinas do SESI Clube Araçagy.
Atividades
-
01/2009 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEPT-Centro de Educação Profissional e Tecnologia.Cargo ou função, RG-Representante da Gestão da Qualidade.
-
06/2007 - 03/2011
Serviços técnicos especializados , LAQUA-Lab de Qualidade de Alimentas.Serviço realizado, Coleta e análises físico-químicas e microbiológicas de alimentos, bebidas e água. Responsável pela prospecção de Serviços Técnicos Especializados.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvio Carvalho Marinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?