Diego Menezes da Cunha Barros

Advogado. Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes/SE. Experiência em Direito Civil, Constitucional, Administrativo, Empresarial e Mineral, tanto na área contenciosa quanto na de consultoria.

Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em LLM em Direito Empresarial

2017 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Graduação em Direito Diurno

2000 - 2005

Universidade Tiradentes
Título: Ação Civil Pública e Meio Ambiente: Limites Formais e Materiais ao Compromisso de Ajustamento de Conduta em Matéria Ambiental. Uma Abordagem a Partir da Atuação do Ministério Público.
Orientador: Carlos Augusto Alcântara Machado

Formação complementar

2009 - 2009

Curso Online de Direito Empresarial. (Carga horária: 16h). , Catho Online, CATHO, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Planejamento Estratégico. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe, SEBRAE/SE, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Contabilidade na Prática. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe, SEBRAE/SE, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Formação de Ag. de Pol. Jud. de 3ª Classe. , Academia de Polícia Civil do Estado de Sergipe, ACADEPOL/SE, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Curso de Direito Penal - Parte Geral. (Carga horária: 48h). , Escola Superior de Advocacia de Sergipe, ESA/SE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em I Curso Nacional de Prática Forense. (Carga horária: 32h). , Bureau Jurídico, BJ, Brasil.

2000 - 2000

Curso de Oratória. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC/SE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Administrativo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Processual Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Filosofia Política.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Empresarial.

Participação em eventos

Conferência Estadual OAB Sergipe. 2011. (Outra).

III Congresso da Academia Nacional de Direito do Trabalho. 2005. (Congresso).

II Simpósio de Direito e Processo do Trabalho de Sergipe. 2005. (Simpósio).

II Fórum Brasil de Direito. 2001. (Congresso).

I Semana Jurídica Nacional da Universidade Tiradentes. 2001. (Encontro).

I Seminário de Inovações Jurídicas. 2001. (Seminário).

X Seminário Nacional de Estudos Jurídicos. 2001. (Seminário).

II Seminário de Carreiras Jurídicas. 2000. (Seminário).

I Seminário de Carreiras Jurídicas. 2000. (Seminário).

IX Seminário Nacional de Estudos Jurídicos. 2000. (Seminário).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Laura Figueiredo Advogados Associados. , Rua Pedro Paes Mendonça, 126, Suíssa, 49051040 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 32113768, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Laura Figueiredo Advogados Associados

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 44

Outras informações:
Assessoria e consultoria jurídica. Atuação, consultiva e contenciosa, na área empresarial, administrativa, tributária e cível.

2017 - 2018

Almeida & Barros Advocacia

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 44

Outras informações:
Assessoria e consultoria jurídica. Atuação, consultiva e contenciosa, na área empresarial, administrativa, tributária e cível.

2016 - 2018

Escola Superior de Advocacia de Sergipe

Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador Científico

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Membro de Conselho

Atividades

  • 04/2013 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal do Planejamento e Orçamento, Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.,Cargo ou função, Conselheiro.

2011 - 2015

Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Sergipe

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão

Atividades

  • 09/2011 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Estudos Constitucionais, .,Cargo ou função, Membro.

2010 - 2016

Barros Advogados Associados

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Sócio

Atividades

  • 01/2010 - 12/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Barros Advogados Associados, Barros Advogados Associados.,Atividade realizada, Assessoria e consultoria jurídica. Atuação, consultiva e contenciosa, na área societária, tributária, trabalhista, cível e mineral..

2008 - 2009

Mineração Aurizona S.A.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico, Carga horária: 44

Outras informações:
Principais responsabilidades: (i) Assessoria em negociações da empresa no tocante à área contratual, bem como interação direta com todos os setores envolvidos; (ii) Análise, elaboração e revisão de contratos; (iii) Elaboração de pareceres sobre os mais variados temas jurídicos; (iv) Elaboração, revisão, alteração e controle dos atos societários; (v) Elaboração e revisão de petições; (vi) Encaminhamento de processos ao Poder Judiciário e acompanhamento de seu andamento em todas as instâncias; (vii) Participação em audiências; (viii) Realização de auditorias jurídicas (due diligences) internas; (ix) Atuação em Direito Empresarial, Contratual, Trabalhista, Penal e Mineral; e (x) Coordenação da atuação de escritórios terceirizados em matérias diversas. Principais realizações: (i) Estruturação do departamento jurídico da Companhia; (ii) Implantação de Relatório Sobre Contratos Correntes e Relatório de Acompanhamento Processual para envio para a matriz no Canadá; (iii) Redução de 50% nos gastos com advogados terceirizados; (iv) Participação na implantação do Projeto Piaba no Maranhão; (v) Elaboração de todas as estratégias jurídicas da Companhia; e (vi) Participação em duas auditorias jurídicas (due diligences) para a obtenção de financiamentos para o Projeto.

2008 - 2009

Ítalo Azevedo, Advocacia Empresarial

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogado Audiencista

Outras informações:
Atuação em audiências, especialmente em Juizados Especiais Cíveis com atuação nas áreas de Direito do Consumidor em conjunto com Direito Bancário e Direito Regulatório (Energia Elétrica).

2003 - 2007

Governo do Estado de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Polícia Judiciária, Carga horária: 30

Outras informações:
Reportando-se ao chefe da repartição, tinha como principais responsabilidades: (i) Assegurar o cumprimento da lei penal; e (ii) Conduzir investigações, assim como confeccionar inquéritos policiais. Realização: Promoção por merecimento para Agente de Polícia Judiciária de 2ª Classe em julho de 2004.