Dirce Huf Ferraz
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976) Especialização em Supervisão Escolar e Docência no Ensino Superior em EAD. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007) e atualmente concluinte do Doutorado em Educação na Linha de Cognição e Desenvolvimento Humano na UFPR. Esteve como coordenadora da Educação Básica do Instituto Adventista Paranaense. Foi diretora do Centro Associado da UFPR/IAP e coordenou o Curso de Licenciatura em EAD pela UFPR. Foi coordenadora pedagógica da Rede de Educação Adventista na Associação Sul Paranaense. Foi diretora do Núcleo de Educação a Distância NEAD da Faculdade Adventista do Paraná, implantando vários cursos de especialização voltados a formação de professores. Coordenou o Curso de Licenciatura da Faculdade Adventista do Paraná que obteve Conceito 5 pelo MEC no seu reconhecimento. Atualmente é docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Teologia e orientadora do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, pós graduação, educação adventista - filosofia, ensino aprendizagem e formação de professores.
Informações coletadas do Lattes em 20/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Educação
2005 - 2007
Universidade Federal do Paraná
Título: Concepções dos alunos do Curso de Pedagogia sobre o processo de aprendizagem: uma experiência na modalidade de Educação a Distância em Maringá -PR
, Ano de Obtenção: 2007.Sônia Maria Chaves Haracemiv.Palavras-chave: Pedagogia; Educação; Educação a Distância; Formação de professores.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Formação de Professores Por Educação à Distância
1999 - 1999
Universidade Federal do Paraná
Título: Projeto de Implantação de EAD em Curso de Ensino Médio
Orientador: Ricardo Antunes de Sá
Especialização em Supervisão Pedagógica
1988 - 1989
Universidade Norte do Parana
Título: Da prática do autoritarismo para a prática participativa
Ensino Médio (2º grau)
1970 - 1972
Escola Normal da Moderna Associação Campograndense de Ensino de Campo Grand
Formação complementar
2014 - 2014
Extensão universitária em Integração das TIC na Educação Adventista. , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
2006 - 2006
Comprensión e lectora de la lengua española. , Centro Cultural Brasil - España de Curitiba, AECI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Vocacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Organização de eventos
FERRAZ, Dirce Huf ; BALBE, M. M. . IV Semana da Pedagogia. 2019. (Outro).
FERRAZ, Dirce Huf ; BALBE, M. M. . III Semana de Pedagogia. 2018. (Outro).
FERRAZ, Dirce Huf ; BALBE, M. M. . II Semana da Pedagogia. 2017. (Outro).
FERRAZ, Dirce Huf ; BALBE, M. M. . I Semana da Pedagogia. 2016. (Outro).
VOSS, A. ; FERRAZ, Dirce Huf . Capacitação de Professores. 2015. (Outro).
VOSS, A. ; FERRAZ, Dirce Huf ; PADILHA, L. ; SOUZA, H. C. . Foramção Continuada. 2015. (Outro).
FERRAZ, Dirce Huf ; VOSS, A. . Festival de Corais - Educação Adventista. 2014. (Festival).
FERRAZ, Dirce Huf ; VOSS, A. . Jogos da Amizade - Educação Adventista. 2014. .
FERRAZ, Dirce Huf . Capacitação de Professores da Rede Adventista da USB. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Internacional de Formação do Pesquisador. 2024. (Congresso).
Encontro Internacional - Violência, Comportamento e Saúde Emocional nas Escolas. 2023. (Congresso).
III Encontro Nacional de Inovação e Ciência - Educação Adventista (ENAIno.Inteligência Artificial e ChapTGPT. 2023. (Simpósio).
Jornada de Alfabetização e Letramento. 2023. (Oficina).
Seminário Internacional sobre Gestão em Sala de Aula. 2023. (Seminário).
Simpósio Grande Educasdores. 2023. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Inovação e Ciência - Educação Adventista (ENAIno.Tecnologias no Ensino Superior. 2022. (Seminário).
I Encontro Nacional de Inovação e Ciência - Educação Adventista (ENAIno.Educação na Pandemia - avaços e retrocessos. 2021. (Seminário).
?Jornada Pedagógica: escolas e a formação do leitor literário" dia. 2020. (Oficina).
"Ciclo de Palestras Neurociência, Neuroética e Cidadania Fiscal". 2020. (Seminário).
Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudança. 2020. (Seminário).
CONGRESO SUDAMERICANO DE INVESTIGACIÓN DE LA EDUCACIÓN A DVENTISTA 2019Congresso. Estratégias para a Integração da Cultura Digital com a Educação Moderna. 2019. (Congresso).
II Congresso Internacional de Ensino. A IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS PESSOAIS NA DOCÊNCIA COMO CONSTRUÇÃO DO ENTENDIMENTO DO SUJEITO COMO SER PERTENCENTE. 2019. (Congresso).
III Congresso Sudamericano de Investigación de La Educación Advetnist. Contribuciones de la educación ambiental en la educación infantil. 2019. (Congresso).
III Congresso Sudamericano de Investigación de La Educación Advetnist. IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: CONSCIENTIZAÇÃO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS. 2019. (Congresso).
III Congresso Sudamericano de Investigación de La Educación Advetnist. RELACIONES ENTRE CONSUMO DE DIVERTIMIENTOS ELECTRÓNICOS Y EDUCACIÓN INFANTIL. 2019. (Congresso).
III Congresso Sudamericano de Investigación de La Educación Advetnist. INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019. (Congresso).
III Congresso Sudamericano de Investigación de La Educación Advetnista. ESTRATEGIAS PARA A INTEGRAÇÃO DA CULTURA DIGITAL COM A EDUCAÇÃO MODERNA. 2019. (Congresso).
I Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para a Educação.Conhecimento dos Professores de ensino Superior com Formação em Bacharelado sobre o Processo de Ensino Aprendizagem. 2018. (Encontro).
III Congresso de Professores da Educação Advetnista. 2018. (Congresso).
V Ciclo de Palestras Cérebro e Mente. 2016. (Simpósio).
Congresso de Professores da Rede Educacional Adventista. Tecnologia Educacional. 2013. (Congresso).
Seminário Internacional sobre Tecnologias para a Educação. 2013. (Seminário).
Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2012. (Congresso).
A Interdisciplinaridade na Educação Infantil: um desfio ao Educacor. 2011. (Outra).
Congresso Internacional de Educação. 2011. (Congresso).
Feira Internacional de Educação. 2011. (Feira).
Encontro de Bibliotecários.Pesquisa Escolar. 2008. (Encontro).
XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF. Concepções dos alunos de EAD sobre o processo ensino aprendizagem na formação do professor. 2007. (Congresso).
Estudos sobre o conhecimento social na perspectiva Piagetiana. 2005. (Seminário).
Aprendizagem Significativa. 2002. (Congresso).
Capacitação de Professores do Ensino Fundamental e Médio.Curso de Capacitação de Professores do Ensino Fundamental e Médio. 2002. (Outra).
Técnicas de Ensino. 2002. (Outra).
Inovando com Sucesso. 2001. (Outra).
Lidando com o Elogio e a Crítica.Reunião de Escola de Pais. 2001. (Outra).
Limites. 2001. (Outra).
Níveis de Complexidade Mental no Processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação.. 2001. (Outra).
Trabalhando Com Qualidade. 2000. (Congresso).
Educador 99. 1999. (Congresso).
Simpósio Nacional de Filosofia. 1998. (Simpósio).
Trabalhando com Qualidade. 1998. (Encontro).
Intergração Fé Ensino. 1997. (Seminário).
Treinamento Sistemas de Qualidade na Escola. 1997. (Outra).
Educador 96. 1996. (Congresso).
Do jornal à embalagem, tudo é texto de leitura. 1995. (Oficina).
Educando com Excelência. 1995. (Encontro).
Excel Avançado. 1995. (Outra).
Powerpoint. 1995. (Outra).
Windows. 1995. (Outra).
Word for Windows. 1995. (Outra).
Qualidade na Educação. 1994. (Congresso).
Qualidade na Educação. 1993. (Congresso).
Encontro Interncional de Filosofia para Crianças. 1988. (Encontro).
Música e Inteligência. 1984. (Outra).
Educação Pré Escolar. 1982. (Encontro).
Metodologia Positivo. 1981. (Outra).
Orientação para Educação Religiosa. 1980. (Outra).
Participação em bancas
CAMPOS, C. B. F.;FERRAZ, Dirce Huf; BALBE, M. M.. A Relevância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar na Perspectiva Docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista do Paraná.
FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.; BALBE, M. M.. RELATO DE CASO: DESAFIOS E SUPERAÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE UMA DISLÉXICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista do Paraná.
FERRAZ, Dirce Huf; BALBE, M. M.; DORNELES, J.. EDUCAÇÃO ADVENTISTA E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista do Paraná.
FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.; XAVIER, N.. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO FAMILIAR AO PROGRAMA '?CONTRATURNO BILÍNGUE'? EM UMA ESCOLA PRIVADA DO SUL DO BRASIL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista do Paraná.
CAMPOS, C. B. F.;FERRAZ, Dirce Huf; BALBE, M. M.. ENSINO BILÍNGUE: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UM PROGRAMA BILÍNGUE ADOTADO POR UMA REDE PRIVADA DE ENSINO DO SUL DO BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista do Paraná.
FERRAZ, Dirce Huf; FREITAS, E. D.; XAVIER, N.. EXPLORANDO CORES E SABORES: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista do Paraná.
CAMPOS, C. B. F.;FERRAZ, Dirce Huf; DORNELES, J.. AURORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM UMA TURMA DE 5º ANO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista do Paraná.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. O Ensino da Música através da Tecnologia durante a Pandemia 2020. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA SEGUNDO A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.; CAMPOS, C. B. F.;FERRAZ, Dirce Huf. ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NÍVEL III BASEADO NAS COMPETÊNCIAS DA BNCC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
CAMPOS, C. B. F.; MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf. OS DESAFIOS DOS PROFESSORES AO TRABALHAR COM ALUNOSPORTADORES DO TEA E OS RESURSOS UTILIZADOS POR ELES PARAAUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
CAMPOS, C. B. F.; MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf. A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
CAMPOS, C. B. F.; MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf. O CONHECIMENTO DE NEUROEDUCAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM MAIS DE 5 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. CONTRIBUIÇOES DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO APRENDIZAGEM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. TAREFA DE CASA: O CONFLITO ENTRE A APRENDIZAGEM, ENVOLVIMENTO FAMILIAR E O DESGASTE DO ESTUDANTE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. Narrativas infantis e a construção da moralidade: Lições extraídas da história ?A Pipa e a Flor?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. A CONTRIBUIÇÃO DO CONTO ?A ROUPA NOVA DO IMPERADOR? PARA A CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE NA INFÂNCIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO AUDITIVA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. AS CARACTERÍSTICAS E INFLUÊNCIA DO PROFESSOR CRISTÃO DE ACORDO COM ELLEN WHITE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
MEIRA, V. R.;FERRAZ, Dirce Huf; CAMPOS, C. B. F.. BULLYING E O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA INFANTIL POR MEIO DA LITERATURA: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA ?OS CABELOS DE SARA?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
XAVIER, N.; FREITAS, E. D.;FERRAZ, Dirce Huf. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E A INTRODUÇÃO DAS PANCS COMO MEIO DE CONTRIBUIÇÃO PARA O AUMENTO DA QUALIDADE NUTRICIONAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
XAVIER, N.; FREITAS, E. D.;FERRAZ, Dirce Huf. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA: O CONHECIMENTO E O PREPARO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
XAVIER, N.; FREITAS, E. D.;FERRAZ, Dirce Huf. ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense.
Orientou
A Percepção do Docente sobre o Currículo Escolar; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
Avaliação diagnóstica e planejamento de aulas nas classes de alfabetização; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
A MÚSICA NO AUXILIO DA ALFABETIZAÇÃO; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
A pesquisa na Educação Infantil; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
A contribuição da Pedagogia Adventista para a formação das virtudes na criança do EFI: Uma reflexão em Comte-Sponville; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
ALFABETIZ(AÇÃO): ALÉM DA DESCOBERTA DAS LETRAS; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
A Importância da Educação Adventista para o Desenvolvimento da Criança; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; (Orientador);
A Relevância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como uma Ferramenta Pedagógica Eficaz; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; (Orientador);
RELATO DE CASO: DESAFIOS E SUPERAÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÉMICA DE ALUNA COM DISLEXIA; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; (Orientador);
Análise da percepção Familiar ao Programa "Contraturno Bilíngue"em uma Escola Particular nomSul do Brasil; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; (Orientador);
TAREFA DE CASA, ALIADO OU INIMIGO: Um estudo sobre sua importância e consequências na vida acadêmica; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN: as dificuldades na escola e na sociedade; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
DIALOGO PARA COMBATER O BULLYING ESCOLAR; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
PESQUISA CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO: A importância do professor pesquisador dentro do espaço escolar; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
Práticas Pedagógicas Para Inclusão De Alunos Autistas Na Educação Infantil; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense; (Orientador);
PAIS X FILHOS ADOLESCENTES, UMA LUTA ENTRE O TEMPO DE QUALIDADE E DIÁLOGO FRANCO, ÍNTIMO E ABERTO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Terapia Familiar) - FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Inclusão Escolar: Ação versus reaçã; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
ALUNOS ESPECIAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
INDISCIPLINA ESCOLAR: O PAPEL DA ORIENTAÇÃO NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
A UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
INCLUSÃO ESCOLAR: AÇÃO VERSUS REAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
O PAPEL DA ORIENTAÇÃO ESCOLAR NO APOIO AO TDAH; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
SIMULAÇÃO VIRTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
COMO PROMOVER UMA TRANSIÇÃO TRANQUILA DO 5º PARA O 6º ANO; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
A INCLUSÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
PEDAGOGIA DE PROJETOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Ansiedade: sua influência no desenvolvimento escolar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E LITERATURA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Possibilidades e estratégias de aproximação da família com a escola; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação e Orientação Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
RELAÇÃO ESCOLA ? FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE VISITAÇÃO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
NICETO; A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais d) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
O planejamento estratégico na gestão escolar: estudo de caso numa escola confessional no sul do Brasil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Mídia e rendimento escolar: implicações no processo de arpendizagem da criança e adolescente; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Código de ´tica de uma instituição e ensino: amor, cuidado e proteção; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Fideliação escolar: Estudo de Caso numa escola confessional no sul do Brasil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Gestão: estilos de liderança e tomada de decisões; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
O mito da Matemática na vida escolar: preconceitos construídos culturalmente; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Compartilhando responsabilidades de leitura e escrita no Ensino Médio; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Da paidéia grega à paideia adventista: a evoluçaõ de um conceito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Monografia de especialização; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Intervenção em Neuropediatria) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
ENSINO BILÍNGUE: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UM PROGRAMA BILÍNGUE ADOTADO POR UMA REDE PRIVADA DE ENSINO DO SUL DO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Autorregulação da Aprendizagem: Um Relato de Experiência Realizado com uma Turma de 5º ano; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
EXPLORANDO CORES E SABORES: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
A Reforma do Ensino Médio Brasileiro: reflexões sobre a formação humana e educação,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
: A INFLUÊNCIA DO PASTOR ESCOLAR PARA A FÉ E ESPIRITUALIDADE DAS NOVAS GERAÇÕES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA ADAPTAÇÃO DE NOVOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
ECOS DE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NA VIDA FUTURA DO ALUNO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA A CONTSRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁXIS EDUCACIONAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
A RELEVÂNCIA E INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA FORMAÇÃO MORAL DO EDUCANDO NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Teologia) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
INTEGRAÇÃO FÉ E ENSINO: uma proposta de lições de estudos bíblicos correlacionadas aos conteúdos disciplinares do Ensino Médio na Rede Educacional Adventista da USB; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
O pastor escolar e sua influência no resgate dos ideais da Educação Adventista; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
ATUAÇÃO DO PASTOR ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO DISCIPULADO DENTRO DO ÂMBITO EDUCACIONAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Adventista da Paraná; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Fonoaudiologia Educacional na percepçõa dos administradores escolares da rede de Educação Adventista no Sul do Braisl; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Adventista Paranaense; Orientador: Dirce Huf Ferraz;
Produções bibliográficas
-
LOPES, C. ; BAIS, D. D. ; HARACEMIV, S. M. C. ; FERRAZ, Dirce Huf . CONHECENDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA E DA LEGISLAÇÃO. Conexões: Educação, Psicologia e Tecnologia , v. IV, p. 1-256, 2022.
-
FERRAZ, Dirce Huf . Coordenação Pedagógica Guia de Orientação para a Rede Adventista. 1. ed. Curitiba: , 2008. v. 1. 62p .
-
FERRAZ, Dirce Huf . Orientação Educacional. 1. ed. Curitiba: Sergraf, 2003. v. 1. 76p .
-
FERRAZ, Dirce Huf ; FERRAZ, Dirce Huf Et Al ; Referenciais Curriculares: ciência da natureza, matemática e suas tecnologias.. Maringá: Gráfica Regente, 2001. v. 1. 104p .
-
FERRAZ, Dirce Huf ; FERRAZ, Dirce Huf Et Al ; Referenciais Curriculares: linguagens, códigos e suas tecnlogias. Maringá: Gráfica Regente, 2001. v. 1. 98p .
-
FERRAZ, Dirce Huf . Referências Curriculares: ciências humanas e suas tecnologias. Maringá: Gráfica Regente, 2001. v. 1. 115p .
-
LOPES, C. ; BAIS, D. D. ; FERRAZ, Dirce Huf . Conhecendo a Educação a Distância pelos Caminhos da História e da Legislação. In: Aldemar Costa; Cleber Lopes; Sonia Haracemiv. (Org.). Conexões - Educação, Psicologia e Tecnologia - Vol. I. 1ed.Chapecó: Livrologia, 2021, v. I, p. 1-307.
-
FERRAZ, Dirce Huf ; UNGLAUB, T. R. . Formação de professores em serviço na modalidade de Uducação a Distância. Acta Cientifica, São Paulo, 04 abr. 2011.
-
FERRAZ, Dirce Huf ; UNGLAUB, T. R. . Formação de Professores em SErviço na Modalidade de Educação a Distância: uma Experiencia Significativa no Sul do Brasil.. In: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009, Florianópolis. REVISTA DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 2009. v. 1.
-
CRISTOVAM, P. F. ; BALBE, M. M. ; FERRAZ, Dirce Huf . BIBLIOTECA ESCOLAR: o uso da hora do conto como inclusão social. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentoação, 2019, Vitória. Desigualdade e Democracia: qual o papel das bibliotecas?, 2019. v. 28.
-
MEIRA, V. R. ; FERRAZ, Dirce Huf . A IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS PESSOAIS NA DOCÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO ENTENDIMENTO DO SUJEITO COMO SER PERTENCENTE. In: II Congresso Internacional de Ensino, 2018, Cornélio Procópio. Congresso Internacional de Ensino. Cornélio Procópio: EdENP, 2018.
-
FERRAZ, Dirce Huf . Concepções dos alunos de EAD sobre o processo ensino aprendizagem na formação do professor uma experiência do curso de pedagogia na modalidade de ead. In: Evinci, 2005, Curitiba. 13º evento de iniciação científica da UFPR. Curitiba: Imprensa Universtária da UFPR, 2005. v. 1. p. 1-494.
-
FERRAZ, Dirce Huf . Avaliação da Aprendizagem. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRAZ, Dirce Huf ; CAMPOS, C. B. F. . Educação Infantil - consulta do a BNCC. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRAZ, Dirce Huf ; CAMPOS, C. B. F. . Funções da Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRAZ, Dirce Huf . Avaliação Educacional. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRAZ, Dirce Huf ; CAMPOS, C. B. F. . Taxionomia de Bloom revisada. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRAZ, Dirce Huf ; CRUZ, A. P. B. P. . Orientador Educacional - Elo entre Escola e Família na Formação de Hábitos de Estudo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERRAZ, Dirce Huf . Pesquisa Escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Eleni Hosokawa Wordel ; Selena Castelão Rivas ; FERRAZ, Dirce Huf . Referenciais Curriculares da Rede Adventista para a Educação Adventista. 2024. (Editoração/Outra).
MENSLIN, D. ; FERRAZ, Dirce Huf . Proposta Pedagógica - Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógica).
MENSLIN, D. ; FERRAZ, Dirce Huf . Proposta Pedagógica - EducaçãoInfantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógica).
FERRAZ, Dirce Huf . Perspectivas educacionais atuais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERRAZ, Dirce Huf . Capacitação Docente. 2007. .
FERRAZ, Dirce Huf . Avaliação da Aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERRAZ, Dirce Huf . Manual de Supervisão Escolar para a Rede de Escolas Adventistas. 2006.
FERRAZ, Dirce Huf . Código Disciplinar. 2006.
Prêmios
2013
COMENDA GUILHERME STEIN JR., Departamento de Educação da USB.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Associação Sul Paranaense - Departamento de Educação, Departamento de Educação. , Avenida Senador Salgado Filho - de 5111/5112 ao fim, Uberaba, 81580000 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 34909090, Ramal: 9012, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Faculdade Adventista da ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente e orientadora de Estágio, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - Atual
Faculdade Adventista da ParanáVínculo: Dedicação, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2015
Associação Sul ParanenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2010
Faculdade Adventista ParanaenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Programa de Especialização, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2006
Direção e administração, Faculdade Adventista Paranaense.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Adventista Paranaense.Cargo ou função, Membro do Conselho de Extensão e Pesquisa.
1994 - 2009
Instituto Adventista ParanaenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1992 - 1994
Colégio Dom Pedro IIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1992 - 12/1994
Direção e administração, Iasbeas, Joinvile Sc.Cargo ou função, Coordenadora Educacional.
1990 - 1991
Escola Alexandre LisboaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1990 - 12/1991
Direção e administração, Iasbeas, Ijuí Rs.Cargo ou função, Diretora.
1986 - 1989
Instituto Adventista ParanaenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino, Concepção e Metodologia de Estudos em EAD-II, Biologia Educacional, Concepção e Metologia de Estudos em EAD-II
-
01/1995
Direção e administração, Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social, Maringá Pr.Cargo ou função, Coordenação Pedagógica.
-
01/1999 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social, Maringá Pr.Treinamentos ministrados, Capacitação Docente
-
01/1995 - 12/1997
Estágios , Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social, Maringá Pr.Estágio realizado, Magistério.
-
01/1986 - 12/1989
Direção e administração, Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social, Maringá Pr.Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica.
-
01/1986 - 12/1989
Ensino,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Didática, Estrutura e Funcionamento do Primeiro Grau
-
01/1986 - 12/1989
Estágios , Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social, Maringá Pr.Estágio realizado, Magistério.
-
01/1986 - 12/1989
Treinamentos ministrados , Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social, Maringá Pr.Treinamentos ministrados, Capacitação Docente
1983 - 1985
Colegio Curitibano AdventistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1983 - 12/1985
Direção e administração, Iasbeas, Bom Retiro.Cargo ou função, Orietadora educacional.
1977 - 1982
Associação Paranaense da IasdVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora da Rede de Escolas Adventistas do, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1977 - 12/1982
Direção e administração, Iasbeas.Cargo ou função, Supervisora Escolar.
-
01/1977 - 12/1982
Treinamentos ministrados , Iasbeas.Treinamentos ministrados, Capacitação Docente
1975 - 1976
Escola Adventista do PortãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1975 - 12/1976
Ensino,Disciplinas ministradas, Regente da Classe da 2ª série, Regente da Classe da 4ª série
1973 - 1974
Colégio Adventista CampograndenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular e Auxiliar de Secretária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1973 - 12/1974
Ensino,Disciplinas ministradas, Regencia da Classe da 4ª série
-
01/1973 - 12/1974
Serviços técnicos especializados , Iasbeas.Serviço realizado, Auxiiar de Secretaria.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dirce Huf Ferraz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?