Aldenora Conceição de Macedo

Doutoranda em Educação pela UnB, na linha de Profissão Docente, Currículo e Avaliação ? PDCA. Mestra em Educação em Direitos Humanos e Cultura de Paz pelo Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente - UFG, Especialista em Educação para a Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos - UFG, Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - UnB, Especialista em Gestão Escolar - UnB, Licenciada em Pedagogia. Professora no Governo do Distrito Federal. Atuei como Assessora Técnica da Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade da Coordenação de Políticas Educacionais Transversais da SEEDF, e como Gerente de Educação em Direitos Humanos e Diversidade da Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade da Subsecretaria de Educação Básica. Professora formadora e orientadora de TCC na Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos - UFG (Catalão). Fui Professora tutora na graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG; Professora -tutora presencial e EaD no Instituto Federal de Brasília e no curso de Capacitação em Gênero direcionado a profissionais das áreas de Saúde, Educação, Justiça e Rede de Atenção oferecido pela Secretaria Cidadã - Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho e como professora orientadora de TCC na Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação da Escola Nacional de Socioeducação - ENS (CEAG/UnB).Integrante do Comitê Científico do SERNEGRA 2018. Membra do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP. Autora do "PROJETO JUNTES: RELAÇÕES SAUDÁVEIS NA ADOLESCÊNCIA", uma das 10 propostas mais engajadoras e criativas pelo Edital IGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2021 (Iniciativa da Ação Educativa, Fundo Malala etc). Autora do livro "SOBRE INTERSECCIONALIDADE". Áreas de Interesse: Educação, Direitos Humanos, Relações de Gênero, Sexualidade e Raça, Infância e Juventude. Políticas Públicas.

Informações coletadas do Lattes em 14/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: JUSTIÇA SOCIAL, GÊNERO, RAÇA E CLASSE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA INTERSECCIONAL DAS/OS ESTUDANTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA PÚBLICOS E PRIVADOS
Orientador: em Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos Aires ( Margarita Sgró)
com Catia Piccolo Viero Devechi.

Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania

2015 - 2017

Universidade de Brasília, UnB
Título: SER E TORNAR-SE: Meninas e meninos nas socializações de gêneros da infância
, Ano de Obtenção: 2017.Vanessa Maria de Castro.Palavras-chave: Gênero. Socialização. Infância. Educação. D H..Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia..

Especialização em Direitos Humanos da Criança e Adolescente

2014 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: Nem todo menino é um rei: Reflexões acerca da adolescência sob uma perspectiva racial
Orientador: Clawdemy Feitosa e Silva

Especialização em Educação para a Diversidade: Direitos Humanos e Cidadania

2013 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: CURRÍCULO E RELAÇÕES DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Orientador: Douglas Antônio Rocha Pinheiro

Especialização em Gestão Escolar

2013 - 2014

Universidade de Brasília, UnB
Título: GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - A implementação da Lei 10.639/2003 na perspectiva da educação como direito
Orientador: Edileuza Fernandes da Silva - Rivane Simeão

Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça

2013 - 2014

Universidade de Brasília, UnB
Título: GÊNERO, RAÇA E FEMINICÍDIOS: Uma análise das construções sociais e suas implicações na violência doméstica contra a mulher
Orientador: Bretiner Luiz Tavares

Especialização em Gestão e Orientação Educacional

2012 - 2013

União Educacional de Brasília
Título: O Gestor e a Implementação da Avaliação Formativa: Garantindo o Direito à Aprendizagem desde a Educação Infantil
Orientador: Angélica Crispim

Graduação em Pedagogia

2006 - 2009

Faculdade Evangélica de Brasília
Título: AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador: EVANDRO VARELA
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2022 -

Extensão universitária em Seminario Internacional de Estudios en Pedagogía. (Carga horária: 40h). , Universidade Pedagógica Nacional, UPN, Colômbia.

2022 - 2023

Extensão universitária em III Ciclo de estudos e debates sobre políticas e financiamento da educação. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Leituras sobre pesquisa em políticas educacionais e a teoria da atuação. (Carga horária: 40h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em II Ciclo de Debares: Universidade, Pensamento Crítico e Formação. (Carga horária: 30h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Os clássicos e a formação humana: a crise educacional atual. (Carga horária: 40h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

2022 - 2022

Formação de Tutores para UAB/UNB. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Seminários Transdisciplinares e Interuniversitários - Ciclo Transformar. (Carga horária: 40h). , Universidade de Lisboa, IE-ULISBOA, Portugal.

2021 - 2021

Extensão universitária em Metodologia de Pesquisa e Acolhimento Universitário. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Problemas Educacionais Contemporâneos II. (Carga horária: 40h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em LEITURAS SOBRE MARTHA NUSSBAUM E A EDUCAÇÃO. (Carga horária: 40h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

2021 - 2021

Lélia Gonzalez - Vida, Obra e Legado. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2021 - 2021

Hanna Arendt - Vida, Obra e Legado. (Carga horária: 8h). , Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FAURGS, Brasil.

2021 - 2021

Capacitação das Comissões de Heteroidentificação da UFMS .. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2020 - 2021

Extensão universitária em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. (Carga horária: 140h). , Universidade Estadual do Ceará, UEC, Brasil.

2020 - 2020

SIMPOSIO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS. (Carga horária: 55h). , K&M Consultoria em Políticas Públicas e Direitos Humanos, K&M, Brasil.

2020 - 2020

MPT na Escola - Capacitação Para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil Pelas. (Carga horária: 20h). , MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, MPT, Brasil.

2019 - 2019

Formação de Multiplicadores do Projeto Maria da Penha vai à Escola. (Carga horária: 7h). , Núcleo de Justiça da Mulher - TJDFT, NJM-TJDFT, Brasil.

2017 - 2017

FORMAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Gestão e Sustentabilidade das Organizações Feministas e das Mulheres. (Carga horária: 48h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2016 - 2016

Legislação em EaD. (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2015 - 2015

?Subsídios para a Elaboração de Uma Política Nacio. (Carga horária: 180h). , CRIANÇA NÃO É DE RUA, CNER, Brasil.

2015 - 2015

Tutoria em Educação à Distância. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2015 - 2015

Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Gênero e Diversidade na Escola ? GDE. (Carga horária: 200h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

PNAIC ? Pacto Nacional de Alfabetização na Idade. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

CURRÍCULO EM MOVIMENTO - ANOS INICIAIS. (Carga horária: 120h). , Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.

2012 - 2012

INTEGRAÇÃO ÀS CARREIRAS MAGISTÉRIO PÚBLICO - 2ª Ed. (Carga horária: 80h). , Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.

2011 - 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES EM SERVIÇO. (Carga horária: 64h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - GO, SME, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

MACEDO, Aldenora Conceição de . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE RESISTÊNCIA. 2021. (Congresso).

MACEDO, Aldenora Conceição. . Seminário MULHERIDADES: Identidades e Representação Social. 2020. (Congresso).

MACEDO, Aldenora Conceição. . O Ensino de História de Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2020. (Congresso).

MACEDO, Aldenora Conceição. . Seminário Diálogos Indígenas: Desconstruindo Estereótipos e Afirmando Identidades. 2019. (Outro).

MACEDO, Aldenora Conceição. . Março Mulher Educadora. 2019. (Outro).

MACEDO, Aldenora Conceição. . I Encontro de Ensino Religioso na Rede Pública de Ensino do DF: Normativas e Práticas Pedagógicas. 2019. (Outro).

MACEDO, Aldenora Conceição. . Seminário a Escolarização e o Acolhimento da População em Situação de Rua na SEEDFF.. 2019. (Outro).

MACEDO, Aldenora Conceição. . Educação em e para as Relações Étnico-Raciais: Compartilhando Práticas Pedagógicas. 2019. (Congresso).

MACEDO, Aldenora Conceição. . VII SERNEGRA - DECOLONIZAR O FEMINISMO. 2018. (Congresso).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; ABADIA, A. . V ENCONTRO NACIONAL E VIII SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO IV ENCONTRO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO INTERDISCIPLINAR EM INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS.. 2018. (Congresso).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; RODRIGUES, R. M. M. . Seminário Étnico-Racial: Alteridade como Princípio Ético, Político e Institucional. 2018. (Congresso).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; SILVA, S. A. S. ; Lapa, Raphael Santos ; MOURA, J. S. ; VEIGA, R. R. S. ; DAVILA, R. A. ; REGIS, M. F. B. . I SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. 2017. (Congresso).

PEDROZA, R. L. S. ; SILVA, S. A. S. ; SILVA, C. F. E. ; MOURA, J. S. ; MACEDO, Aldenora Conceição. . DIREITOS HUMANOS: Possibilidades de Diálogos. 2016. (Congresso).

Participação em eventos

1 Encontro sobre permanência discente da UAB/UnB - 2023. 2023. (Encontro).

Seminário de Formação Antirracista.Educação antirracista: Ordenamentos Legais. 2023. (Seminário).

Educación, Estado y Democracia: mas allá del neoliberalismo.La educación como espacio de reconstrucción de lo público-común. 2022. (Simpósio).

IV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: Política e Filosofia na Escola: a urgência do pensamento". INTEGRANDO INTERSECCIONALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. 2022. (Congresso).

2.ª Conferência Distrital Popular de Educação (Conape).EDUCAÇÃO CONTRA O FEMINICÍDIO. 2021. (Seminário).

4 Tecendo Teses: Pesquisa e Gênero no contexto de adversidades,. 2021. (Encontro).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL JÜRGEN HABERMAS.Aprender com o "outro": Os propósitos na hermenêutica reconstrutica na educação comparada. 2021. (Simpósio).

Olhares Negros na Realidade Brasileira.Gestão Escolar e Educação Antirracista. 2021. (Seminário).

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE RESISTÊNCIA.EDUCAR NA E PARA A DIVERSIDADE. 2021. (Seminário).

Quilombismos, Direitos Humanos e Educação. 2021. (Encontro).

Seminário CEAM 35 anos: Desafios da universidade no dilema democrático - contribuições da experiência do CEAM. 2021. (Seminário).

Seminário Fazendo Gênero 12 ? ?Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos?. 2021. (Seminário).

2a Roda de Conversa: Tecendo Tese. 2020. (Encontro).

Ciclo de Debates: Condição humana em tempos de pandemia - ?Um olhar filosófico- formativo?, ?Precarização, solidão e cuidado da existência?, ?O papel da escola e do professor? e ?Ponto final, a democracia sob ameaça no Brasil?,. 2020. (Outra).

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIDÁTICAS, TEMAS E DILEMAS. Gênero, Escola e Docência: Entre Escolhas e Compromisso Pedagógico. 2020. (Congresso).

I WEBINÁRIO EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: Mediações. 2020. (Outra).

Mitos e Verdades no Atendimento de Crianças Vitimas de Violência Sexual. 2020. (Seminário).

O Ensino de História de Cultura Afro-Brasileira e Africana.O Ensino Antirracista na SEEDF. 2020. (Encontro).

?Tecendo Diálogos de Práticas Pedagógicas sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana em Sala de Aula?.A SEEDF no combate ao racismo. 2019. (Seminário).

"Variáveis de uso do tempo: conceitos e aplicabilidade para estudose políticas de gênero". 2019. (Oficina).

A Escolarização e o Acolhimento da População em Situação de Rua na SEEDFF..Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para a Escolarização da População em Situação de Rua na SEEDFF.. 2019. (Seminário).

Diálogos Indígenas: Desconstruindo Estereótipos e Afirmando Identidades.Coordenadora da Mesa. 2019. (Seminário).

Empenhad@s pela Educação. Programa Mulheres Inspiradoras. 2019. (Congresso).

Exposição Mulheres: Cartas na Mesa. SER E TORNAR-SE: MENINAS E MENINOS NAS SOCIALIZAÇÕES DE GÊNEROS DA INFÂNCIA. 2019. (Exposição).

I Encontro de Ensino Religioso na Rede Pública de Ensino do DF.Legislações sobre Ensino Religiosos na SEEDF. 2019. (Encontro).

I Encontro Distrital de Boas Práticas em Políticas de Promoção da Igualdade Racial.Políticas Públicas em Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2019. (Encontro).

I FESTIVAL DE TEATRO DO CED 02 - RIACHO FUNDO I.Integrante do Juri Técnico. 2019. (Outra).

II Congresso Maria da Penha vai às Escolas. Programa Mulheres Inspiradoras na SEEDF. 2019. (Congresso).

Março Mulher Educadora.Organização. 2019. (Seminário).

Os povos indígenas nas escolas: quebrando preconceitos e invisibilidades.Desafios do acolhimento e atendimento de estudantes na SEEDF. 2019. (Seminário).

Reconhecimento de diferenças no contexto de vulnerabilidades da democracia. 2018. (Seminário).

V ENCONTRO NACIONAL E VIII SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO III ENCONTRO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO INTERDISCIPLINAR EM INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS.Avaliadora no GT - História das infâncias e seus direitos. 2018. (Seminário).

CONECTA IF 2017 - Encontro de educação profissional, científica e tecnológica.GÊNERO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA: A DIVERSIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. 2017. (Encontro).

Dialogando sobre as Relações Étnico-Raciais na Educação. 2017. (Seminário).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. Direitos Humanos - Diversas Abordagens. 2017. (Congresso).

II Seminário Internacional Pós-colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina.A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL PARA O ENSINO SUPERIOR. 2017. (Seminário).

VI ENCONTROS DE GRADUADOS - Políticas Públicas e Resistência.Debatedora do GT: Ciência, Tecnologia e Comunicação - SOL UnB. 2017. (Encontro).

VII Coloquio Latinoamericano y Caribeo de Educación en Derechos Humanos. SILÊNCIO NA ESCOLA: A EDUCAÇÃO EM MEIO A RETROCESSOS. 2017. (Congresso).

CONECTA IF 2016. 2016. (Outra).

Direitos Humanos: Possibilidades de Diálogos.Direitos Humanos, Gênero e Escola. 2016. (Encontro).

III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero - Mulheres e Violências: Interseccionalidades. A cor dos feminicídios: Po mais raça nas políticas públicas de gênero. 2016. (Congresso).

I Roda de Conversa das Licenciaturas: Educador na Modernidade.Educador na Modernidade. 2016. (Seminário).

IV SIMPÓSIO DE GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS.Gênero, Raça e Feminicídio: Discutindo interseccionalidade em pesquisas estatísticas e para políticas públicas. 2016. (Simpósio).

Semana de Ciência, Cultura e Arte - IFB.I ENCONTRO SETORIAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2016. (Encontro).

II Encontro de Formação em Educação e Diversidade do Distrito Federal."Gênero e Diversidade na Escola: Compartilhando Vivências. 2015. (Encontro).

IV SERNEGRA e II COPENE - CO. 2015. (Congresso).

VI SEMINÁRIO PENSAR OS DIREITOS HUMANOS - Educação e(m) Direitos Humanos: Pensar as violências m).Educação em Direitos Humanos e para a Igualdade de Gênero: Reflexões Curriculares. 2015. (Seminário).

Seminário Raça e Gênero ? CFEP (Curso de Formação de Educadores Populares). 2014. (Seminário).

II Seminário de Educação em Gênero e Sexualidade da Secretaria de Educação do D.F..Projeto Educacional ? ?Menino-homem, Menina-mulher ? Uma abordagem de Gênero e Sexualidade na (des)construção da Homofobia?. 2013. (Seminário).

II Seminário do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça ? GPPGeR. 2013. (Seminário).

I Seminário de Africanidades: 10 ano da Lei 10.639/03 ? Você sabia?. 2013. (Seminário).

Oficina de Leitura - Matemática e Ludicidade. 2011. (Oficina).

Prova Brasil. 2011. (Outra).

Seminário de Educação - Gestão em sala de aula. 2011. (Seminário).

Semana Acadêmica de Letras e Pedagogia. 2009. (Outra).

Semana Acadêmica de Pedagogia. 2009. (Outra).

Visita Acadêmica ao Distrito Federal. 2007. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: ELIANA APARECIDA SILVA SANTOS FEITOSA

MACEDO, Aldenora Conceição.; NEVES, P. F. A. C.; OLIVEIRA, V. M.. ESCOLA DE PRETO: OS DIREITOS HUMANOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Davi Nardi

MACEDO, Aldenora Conceição.. Trabalho Infatil sob um olhar legal. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Mônica Ferreira Magalhães

MACEDO, Aldenora Conceição.. Direitos da Criança e Adolescente: Contribuições das Políticas Públicas na Casa de Passagem Associação Casa Santo André/DF no Caso de Mães Usuárias de Substâncias Psicoativas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Jessé Felipes da Silva

MACEDO, Aldenora Conceição.. Violência Doméstica: Uma perspectiva na Escola entre Alunos e Professores. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Iraneide Targino Bastos

MACEDO, Aldenora Conceição.. Violência Doméstica: Ações Preventivas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MACEDO, Aldenora Conceição.. Narrativa de Violência Sexual: Caso do Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: ANY PATRICIA BORBA

MACEDO, Aldenora Conceição.. A Educação Infantil como Parte do Processo de Mudança Social e Educacional. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Rubia Cristina da Silva Prudente

MACEDO, Aldenora Conceição.; SILVA, J. D.; KUNZ, S. S. A. S.. A ATUAÇÃO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FULCRO NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS) DA CIDADE DE GOIÁS - GO. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: CHRISTINE FRANCO DIZEDÉRIO

MACEDO, Aldenora Conceição.; SILVA, J. D.; KUNZ, S. S. A. S.. VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS REGISTROS DE ATENDIMENTO INTEGRADO (RAI) DA DPCA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Davi Nardi

MACEDO, Aldenora Conceição.; COSTA, C. E. S.; FELIPE, A. R.. TRABALHO INFANTIL E A SOCIOAPRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: ANY PATRICIA BORBA

MACEDO, Aldenora Conceição.; COSTA, C. E. S.; FELIPE, A. R.. O PROCESSO EDUCACIONAL COMO PARTE DA MUDANÇA SOCIAL E GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: LOHANE BORGES LEAL LIMA

MACEDO, Aldenora Conceição.; COSTA, C. E. S.; FELIPE, A. R.. A VIOLÊNCIA E OS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: PROFESSORES QUE TRANSFORMAM. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Lívia Pereira Hartimann

MACEDO, Aldenora Conceição.; FELIPE, A. R.; COSTA, C. E. S.. Justiça Restaurativa e sua aplicação na escola. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: ISARÍ CIRQUEIRA DA COSTA

MACEDO, Aldenora Conceição.; FELIPE, A. R.; COSTA, C. E. S.. TRABALHO INFANTIL NO BRASIL A PARTIR DE UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: O SERVIÇO SOCIAL E O PETI. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: DIANARI CIPRIANO DE JESUS JÚNIOR

MACEDO, Aldenora Conceição.; FELIPE, A. R.; COSTA, C. E. S.. UM OLHAR AO ATENDIMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DE ALEXÂNIA NOS CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Heitor Abadio VicenteHeitor Abadio Vicente

MACEDO, Aldenora Conceição.; SILVA, L. M. F. E.; OLIVEIRA, V. M.. HOMENS NEGROS GAYS, MERCADO DOS AFETOS E OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO SOCIAL. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Islene G

SILVA, C. F. E.;MACEDO, Aldenora Conceição.. M. Silva, José Orlando S.Ferreira, Rosyane S.Farias. JUSTIÇA RESTAURATIVA E SOCIOEDUCAÇÃO: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO DISTRITO FEDERAL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: Islene Gomes Mateus Silva

MACEDO, Aldenora Conceição.; SILVA, C. F. E.. A implementação da Justiça Restaurativa no Âmbito da Socioeducação do Distrito Federal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: José Orlando dos Santos Ferreira

MACEDO, Aldenora Conceição.; SILVA, C. F. E.. A Escolarização na Socioeducação: Experiências e Práticas Docentes na Unidade de Internação de São Sebastião/DF. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: Rosyane Salaberry de Farias

MACEDO, Aldenora Conceição.; SILVA, C. F. E.. O Desafio de Implementação da Justiça Restaurativa no Distrito Federal: Um estudo do Projeto de Acolhimento Familiar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: RENILDES DE MELO SOUZA

MACEDO, Aldenora Conceição.; BESSA, A. C. C.. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA EM SERGIPE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: Aidil dos Santos Vaz

MACEDO, Aldenora Conceição.; BESSA, A. C. C.. AÇÕES PEDAGÓGICAS: um caminho para o processo de ressocialização. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: Jacqueline Moreira Santos

MACEDO, Aldenora Conceição.; BESSA, A. C. C.. A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AOS ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO CREAS SÃO JOÃO DE DEUS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: André Rocha de Miranda

MACEDO, Aldenora Conceição.; BESSA, A. C. C.. A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SOCIOEDUCAÇÃO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: Aidil Vaz, André Miranda, Jacqueline Santos, Renildes Souza

MACEDO, Aldenora Conceição.; BESSA, A. C. C.. UM MODELO DE PEDAGOGIA SOCIOEDUCATIVA EM SERGIPE: Ações Pedagógicas na Internação Provisória e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social São João de Deus em Aracaju. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO.

Aluno: Loide Oliveira

SILVA, P. R. S. E.;MACEDO, Aldenora Conceição.. Brinquedoteca Hospitalar - Mais que uma garantia legal, questão de humanização e formação integral. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Neusa Dias da Costa

MACEDO, Aldenora Conceição.; KUNZ, S. S. A. S.. Infância e Adolescência: Da situação Irregular à Proteção Integral. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Deborah Jean Matrak

MACEDO, Aldenora Conceição.; KUNZ, S. S. A. S.. A Redução da Maioridade Penal no Brasil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Joaquim dos Reis Pereira da Silva

MACEDO, Aldenora Conceição.; CASTRO, H. V.; SILVA, B. R.. Ser professor na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Brena Aquino Rodrigues de Oliveira

MACEDO, Aldenora Conceição.; SILVA, B. R.; OLIVEIRA, N. S.. Identificação Étnico Racial da Criança Negra no Ambiente Escolar e a Lei 10.639/2003. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, P. R. S. E.;MACEDO, Aldenora Conceição.. O Sistema de Garantia de Direitos à Criança e ao Adolescente e sua Relevância Social. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: BRUNO FERNANDES FREIRE

KUNZ, S. S. A. S.;MACEDO, Aldenora Conceição.. Direitos Humanos e o Ensino Religioso nas Escolas Brasieliras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Tassia Alves Pacheco

MACEDO, Aldenora Conceição.; CORREA, I. M.; SILVA, O. N. B.. PROFESSORAS, TIAS, MULHERES: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE GÊNERO, FEMINIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

MACEDO, Aldenora Conceição de. 1 CONCURSO DE ARTIGOS CIENTÌFICOS DO TJMS. 2021. TRIBUBAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO SO SUL.

Comissão julgadora das bancas

Tânia Mara Campos de Almeida

Castro, Vanessa Maria;ALMEIDA, T. M. C.; Machado, Maria Salete Kern. Ser e tornar-se: meninas e meninos nas socializações de gêneros da infância. 2017. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Tânia Mara Campos de Almeida

Castro, Vanessa Maria;ALMEIDA, T. M. C.; Machado, Maria Salete Kern. Aprendendo a ser mulher e homem: as socializações de gênero na escolarização. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Catia Piccolo Viero Devechi

DEVECHI, Catia Piccolo; ZARDO, S. P.; DIAS, L. O.; MACHADO, L. C.. Interseccionalidabe e justiça social no acesso à educação superior. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Mauro Gleisson de Castro Evangelista

EVANGELISTA, Mauro Gleisson de Castro. Gestão Escolar e educação antirracista: a implementação da Lei 10.639 na Perspectiva da Educação como direito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília.

[Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, C. F.. TODO MENINO É UM REI?!: REFLEXÕES ACERCA DA ADOLESCÊNCIA SOB UMA PERSPECTIVA RACIAL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Goiás.

Sinara Pollom Zardo

DEVECHI, C. P. V.;ZARDO, Sinara Pollom; DIAS, L. O.; MACHADO, L. C.. Interseccionalidade e justiça social no acesso à educação superior: uma análise comparativa entre estudantes dos cursos de pedagogia públicos e privados do Distrito Federal. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

Heloísa Vitória de Castro Paula

CASTRO, H. V.; XIMENES, P. A. S.; MENDES, N. M.. Todo menino é um rei?! Reflexões acerca da adolescência sob perspectiva racial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos da Criança e do) - Universidade Federal de Goiás.

FÁTIMA REGINA ALMEIDA DE FREITAS

Pinheiro, Douglas;FREITAS, F. R. A. de. Currículo e relações de gênero: uma análise do currículo da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação para a diversidade e) - Universidade Federal de Goiás.

Vanessa Maria de Castro

DE CASTRO, VANESSA M.; ALMEIDA, T. M. C.; MACHADO, M. S. K.. Ser e tornar-se : meninas e meninos nas socializações de gêneros da infância. 2017. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Orientou

João Paulo Rocha Ribeiro

PERSPECTIVAS DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: As Implicações que ser professora ou professor trazem para as abordagens de gênero na sala de aula; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Dorivania Amaral de Oliveira

A voz dos adolescentes em conflito com a lei: Direitos Humanos e medidas socioeducativas em Aparecida de Goiânia - Goiás; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

ANNE FERNANDA ROCHA DA SILVA PINTO

A Relação entre os Direitos Humanos e o Direito: Um estudo de caso a partir de cursistas da Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos - EIIDH; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Francinaide Verônica Silva Vieira

Reconhecimento tardio da paternidade: Histórias de vida de quem vai em busca desse direito Aspectos socioculturais e jurídicos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Dhara Cristiane de Souza Rodrigues

?ELE DIZIA PRA EU FICAR CALADA?: OS REFLEXOS DO ABUSO SEXUAL INFANTIL NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Iran Alves Magalhães dos Santos

Os Reflexos da Lei da Mordaça no Distrito Federal: Um estudo de Caso na Perspectiva na Abordagem de Gênero e Sexualidade em Sala de Aula; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Ertha Hingre Domingues de Oliveira

A AUSÊNCIA DO CREAS E A DESARTICULAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO: LIMITES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE I; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Leonete de Miranda Carneiro

A SOCIOEDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE II: O CREAS ENTRE DESAFIOS E FRAGILIDADES DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Karla Pereira Melo

ATO INFRACIONAL E O FEMININO: UM PERFIL DAS ADOLESCENTES ACOLHIDAS NO PRONTO ATENDIMENTO DE SALVADOR; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Adriana Gomes Aguiar

O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI E SUA (DES)VINCULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FORMAL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Cacileiane Natali Santos Dorea

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL COMO FATOR DE PROTEÇÃO AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Nayara Alinne Soares Mendonça

PRÁTICAS DO SISTEMA DE JUSTIÇA NO INTERIOR DO CEARÁ: A PERSPECTIVA DA PROTEÇÃO INTEGRAL SOB A ÓTICA DOS OPERADORES DE DIREITO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Jalusa Magalhães de Sousa

PRÁTICAS RESTAURATIVAS DE UMA JUSTIÇA JUVENIL: UM DIÁLOGO ENTRE RESPONSABILIZAÇÃO E ACOLHIMENTO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Camila Pontes Anselmo Albano

ENTRAVES E DESENTRAVES DAS MEDIDAS SOCIEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Sílvia Maria Carvalho Freitas

O ADOLESCENTE ENTRE REEDUCAÇÃO E REINCIDÊNCIA: A EFICÁCIA DA SOCIOEDUCAÇÃO EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE INTERNAÇÃO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

EVANILDO ALVES DA SILVA

OS DESAFIOS DA JUSTIÇA JUVENIL NA POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação) - ESCOLA NACIONAL DE SOCIOEDUCAÇÃO; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

FABIANE DAMASCENA DE MOURA

ASSISTÊNCIA SOCIAL E RACISMO INSTITUCIONAL: Uma abordagem reflexiva histórica acerca dessa relação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE UNISABER; Orientador: Aldenora Conceição de Macedo;

Foi orientado por

Catia Piccolo Viero Devechi

Justiça social gênero, raça, e classe: uma análise comparativa interseccional das (dos) estudantes de cursos de pedagogia públicos e privados do DF; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

TODO MENINO É UM REI?!: REFLEXÕES ACERCA DA ADOLESCÊNCIA SOB UMA PERSPECTIVA RACIAL; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Clawdemy Feitosa e Silva;

Rivane Neumann Simão

Gestão Escolar e Educação Antirracista: a implementação da Lei 10; 639/2003 na perspectiva da educação como direito; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR - ESCOLA DE GESTORES) - Universidade de Brasília, FUNDAÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Rivane Neumann Simão;

Breitner Luiz Tavares

Uma análise das construções sociais e suas implicações na violência doméstica contra a mulher; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GPPGer/UnB) - Universidade de Brasília; Orientador: Breitner Luiz Tavares;

Edileuza Fernandes da Silva

Gestão escolar e educação antirracista: a implementação da Lei 10; 639/2003 na perspectiva da educação como direito; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;

Douglas Antonio Rocha Pinheiro

Currículo e relações de gênero: uma análise do currículo da Secretaria de Educação do Distrito Federal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Douglas Antônio Rocha Pinheiro;

Vanessa Maria de Castro

SER E TORNAR-SE: MENINAS E MENINOS NAS SOCIALIZAÇÕES DE GÊNEROS DA INFÂNCIA; 2017; Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília,; Orientador: Vanessa Maria de Castro;

Produções bibliográficas

  • MACEDO, Aldenora Conceição de ; DEVECHI, C. P. V. . SOLIDARIEDADE INTELECTUAL: APROXIMANDO INTERSECCIONALIDADE E HERMENÊUTICA RECONSTRUTIVA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE) , v. 36, p. 1-24, 2022.

  • MACEDO, Aldenora Conceição de ; DEVECHI, CÁTIA PICCOLO VIERO . hermenêutica reconstrutiva na educação comparada: uma abordagem voltada para a aprendizagem com o -outro-. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 47, p. 01-23, 2022.

  • MACEDO, Aldenora Conceição de ; VIEIRA, F. V. S. . PENSANDO AS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA, PATERNIDADE E PATRIARCADO: REFLEXÕES SOCIOCULTURAIS E JURÍDICAS SOB A ÓTICA DA MULHER. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , v. 21, p. 84-98, 2022.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; DAVILA, R. A. . 'DO LUGAR DE ONDE VENHO A RESISTÊNCIA NÃO COMEÇA NA OCUPAÇÃO, ELA VEM DE ANTES ':AS ADOLESCENTES E A INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E CLASSE se no contexto das ocupações.. REVISTA COM CENSO ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL , v. 6, p. 50-61, 2019.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . NEGAR, SILENCIAR, APAGAR: A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista ABPN , v. 9, p. 385-408, 2017.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . CURRÍCULO E RELAÇÕES DE GÊNERO: REFLEXÕES ACERCA DO CURRÍCULO DA SEEDF. REVISTA COM CENSO ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL , v. N 4, p. 57-64, 2016.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; FELIPE, Herculano Pereira . O PERIGO DE SER JOVEM E NEGRO NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A ADOLESCÊNCIA NUMA PERSPECTIVA RACIAL. NORUS - NOVOS RUMOS SOCIOLÓGICOS , v. 4, p. 86, 2016.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; OLIVEIRA, I. G. ; BARBOSA, J. A. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS: DISCUTINDO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO , v. ano, p. 1-22, 2016.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , v. 187, p. 106-120, 2016.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . SOBRE INTERSECCIONALIDADE. 01. ed. São Paulo: Filos Editora, 2023. v. 01. 139p .

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; OLIVEIRA, I. G. (Org.) ; BARBOSA, J. A. (Org.) . Práticas pedagógicas de resistência, volume 2: a Escola como lugar da diversidade. 02. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2022. v. 2. 285p .

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; ALVES, A. F. ; CARDOSO, E. D. . "É PRECISO SER ANTIRRACISTA": Caderno de Apoio para Práticas Pedagógicas de Enfrentamento e Combate ao Racismo na Escola - Implementando a Lei 10.638/2003. 01. ed. Brasília: SINPRO DF, 2022. v. 01. 128p .

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . PRÁTICAS DA JUSTIÇA JUVENIL E SOCIOEDUCAÇÃO. 01. ed. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. v. 01. 229p .

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIOEDUCAÇÃO: A GARANTIA DE DIREITOS DOS ADOLESCENTES. 01. ed. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019. v. 01. 179p .

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; BARBOSA, J. A. (Org.) . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE RESISTÊNCIA: A ESCOLA COMO LUGAR DA DIVERSIDADE. 01. ed. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019. v. 01. 178p .

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; Lapa, Raphael Santos (Org.) ; Lira, Luana Menezes (Org.) ; Flores, Tarsila (Org.) . DIREITOS HUMANOS: DIVERSAS ABORDAGENS. 1. ed. Rio de Janeiro: Câmera Brasileira de Jovens Escritores, 2016. v. 01. 252p .

  • PINTO, A. F. R. S. ; MACEDO, Aldenora Conceição de . A RELAÇÃO ENTRE OS DIREITOS HUMANOS E O DIREITO: PERCEPÇÕES DE CURSISTAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO INTERDISCIPLINAR EM INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS - UFG/REGIONAL CATALÃO. In: Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho;Janaina Cassiano Silva; Priscilla de Andrade Silva Ximenes. (Org.). PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 1ed.Uberlândia-MG:: Culturatrix Publicações Acadêmicas, 2022, v. 01, p. 20-47.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; SANTOS, I. A. M. . REFLEXOS DA ?LEI DA MORDAÇA? NA ABORDAGEM DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DO DISTRITO FEDERAL. In: Aldenora Conceição de Macedo; Ivana Goçalves de Oliveira; Jaqueline Aparecida Barbosa. (Org.). Páginas 285 ISBN 978-65-5917-551-2 DOI 10.22350/9786559175512 ACESSAR IMPRESSÃO Práticas pedagógicas de resistência, volume 2: a Escola como lugar da diversidade. 02ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2022, v. 02, p. 255-276.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; OLIVEIRA, I. G. ; BARBOSA, J. A. . PEDAGOGIAS DE RESISTÊNCIA: CONHECENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE. In: Letícia Moreira Viesba. (Org.). Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP ? 2022. 01ed.São Paulo: V&V Editora, 2022, v. 04, p. 78-88.

  • MACEDO, Aldenora Conceição de ; CARNAUBA, R. A. ; SILVA, A. P. R. . CIDADANIA E DEMOCRACIA COMO FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO NA E PARA A DIVERSIDADE. In: Vanilda Maria de Oliveira; André Luiz de Souza Filgueira; Lion Marcos Ferreira e Silva. (Org.). Corpo, Corporeidade e Diversidade na Educação. 01ed.Uberlândia/ MG: Culturatrix Publicações Acadêmicas, 2021, v. 01, p. 412-442.

  • VIEIRA, F. V. S. ; MACEDO, Aldenora Conceição de . ?FILHAS/OS DA MÃE!?: NARRATIVAS SOBRE AUSÊNCIA PATERNA E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO TARDIO DA PATERNIDADE. In: Adilson dos Reis Felipe, Mônica Inês de Castro Netto, Paula Fernandes de Assis Crivello Neves. (Org.). ?FILHAS/OS DA MÃE!?: NARRATIVAS SOBRE AUSÊNCIA PATERNA E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO TARDIO DA PATERNIDADE. 01ed.Uberlândia-MG:: Culturatrix Publicações Acadêmicas, 2021, v. , p. 177-202.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; BARBOSA, J. A. . A PEDAGOGIA ENGAJADA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA: PENSANDO A PRÁTICA EDUCATIVA PROGRESSISTA EM BELL HOOKS E PAULO FREIRE. In: Paula Balduíno de Melo, Jaqueline Coêlho, Larissa Ferreira e Diene Ellen Tavares Silva. (Org.). Descolonizar o feminismo - VII SERNEGRA. 01ed.Brasilia: Editora IFB, 2019, v. 01, p. 94-109.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . O SILÊNCIO DA ESCOLA: A EDUCAÇÃO EM MEIO A RETROCESSOS. In: Sidelmar Alves da Silva Kunz; Altina Abadia da Silva; Josiene Camelo Ferreira Antunes; Daniela Kedna Ferreira Lima. (Org.). COLEÇÃO D I R E I T O S H U M A N O S. 01ed.Uberlândia/ MG: Culturatrix Publicações Acadêmicas, 2019, v. 01, p. 190-203.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; FELIPE, Herculano Pereira . ENEGRECER PARA DEMOCRATIZAR: A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. In: Lúcia de Fátima Guerra Ferreira; Lúcia Lemos Dias de Moura; Marlene Helena de Oliveira França; Marlene de Melo Barboza Araújo.. (Org.). Desafios e perspectivas da democracia na América Latina - Anais do IX Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB. 1ªed.João Pessoa: EDITORA DO CCTA, 2017, v. , p. 565-587.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . UM CURRÍCULO PARA A EQUIDADE:DE GÊNEROS: A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS. In: MACEDO, Aldenora; Lapa, Raphael Santos; Lira, Luana Menezes; Flores, Tarsila. (Org.). DIREITOS HUMANOS: Diversas Abordagens. 1ed.Rio de Janeiro: Câmara Brasielira de Jovens Escritores, 2016, v. 1, p. 71-94.

  • MACEDO, Aldenora Conceição de . ESCOLA QUE EMPODERA: UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA PARA MENINAS E MULHERES SE FAZ COM EDUCAÇÃO. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - Coluna Maria da Penha vai à Escola, 12 ago. 2021.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Estado, Políticas Públicas e Gênero. Revista X, , v. único, p. 23 - 27, 06 maio 2014.

  • MACEDO, Aldenora Conceição de . ?QUANDO A COR PREFERIDA DO MEU FILHO ERA ROSA-CHOQUE?: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE SOCIALIZAÇÕES DE GÊNEROS DA ESCOLA. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero (12. : 2021 : Florianópolis), 2021, Florianópolis. Lugares de fala [recurso eletrônico] : direitos, diversidades, afetos : anais eletrônicos. Florianópolis: Florianópolis: UFSC, 2021. v. 12. p. 00-00.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . A DIMENSÃO INTERDISCIPLINAR DOS DIREITOS HUMANOS: UM DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS NA PÓSGRADUAÇÃO. In: V ENCONTRO NACIONAL E VIII SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO, 2018, Catalão-GO. Direitos Humanos e infância: Os desafios da educação em tempos de resistência. Catalão: NEPIE-UFG, 2018. v. 1. p. 34-51.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; FELIPE, Herculano Pereira . ENEGRECER PARA DEMOCRATIZAR: A política de cotas raciais na Universidade de Brasília. In: IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB, 2017, João Pessoa. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO/REDEMOCRATIZAÇÃO, 2016.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Gênero, Raça e Feminicídio: Discutindo interseccionalidade em pesquisas estatísticas e para políticas públicas. In: IV SIMPÓSIO GÊNERO E POLÍTICAS, 2016, Londrina, Paraná. IV Simpósio Gênero e Políticas Públicas, 2016.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Educação em Direitos Humanos e para Igualdade de Gênero: reflexões curriculares acerva da diversidade. In: VI PENSAR DIREITOS HUMANOS - Educação e(m) Direitos Humanos: Pensar as Violências, 2015, Goiânia - GO. VI PENSAR DIREITOS HUMANOS - Educação e(m) Direitos Humanos: Pensar as Violências. Goiânia: FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, 2015. v. 6. p. 205-218.

  • MACEDO, Aldenora. . INTEGRANDO INTERSECCIONALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. In: IV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2022, SÃO PAULO. Política e Filosofia na Escola: A Urgência do Pensamento. São Paulo: FEUSP, 2022. v. 01. p. 26-27.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . A COR DOS FEMINICÍDIOS: Por mais raça nas políticas públicas de gênero. In: III Colóquio Feminista e de Gênero - Mulheres e Violências: Interseccionalidades, 2016, Brasília. Mulheres e Violências - Interseccionalidade - Caderno de Resumos. Brasília: Universidade de Brasília, 2016. v. 3. p. 44-44.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . EDUCAR PARA AS RELAÇÕES RACIAIS TAMBÉM É ATRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR - PERCEPÇÕES SOBRE A LEI 10.639/2003. In: SERNEGRA - Decolonialidade e antirracismo, 2016, Brasília. SERNEGRA 2016 - CADERNOS DE RESUMOS - V Semana de reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça - Decolonialidade e antirracismo. Brasília: Instituto Federal de Brasília, 2016. p. 144-144.

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; CARDOSO, E. D. ; ALVES, A. F. . ?Infâncias no plural?: A socialização na (des)construção do racismo e as possibilidades de uma educação antirracista. REVISTA COM CENSO ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL , 2023.

  • ALMEIDA, L. M. ; MACEDO, Aldenora Conceição. ; DEVECHI, C. P. V. . A formação de professoras(es) para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP n 2/2019. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE) , 2023.

  • MACEDO, Aldenora Conceição de . Quando a Cor Preferida do Meu Filho era Rosa-choque: Relatos de Experiências de Socializações de Gêneros da Escola. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; DEVECHI, C. P. V. . Aprender com o 'outro': Os propósitos na hermenêutica reconstrutica na educação comparada.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; DAVILA, R. A. . ?Do lugar de onde venho a resistência não começa na ocupação, ela vem de antes?: As jovens e a interseccionalidade de classe, raça e sexualidade no contexto das ocupações de escolas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . SILÊNCIO NA ESCOLA: A EDUCAÇÃO EM MEIO A RETROCESSOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. ; BARBOSA, J. A. . GÊNERO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA: A DIVERSIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Direitos Humanos - Diversas Abordagens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Gênero, Raça e Feminicídios: Discutindo Interseccionalidade em Pesquisas Estatísticas e para Políticas Públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A IGUALDADE DE GÊNEROS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Educadoras/es na Modernidade.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Aprendenddo a ser mulher e homem nas socializações de gênero da escolarização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . A COR DOS FEMINICÍDIOS: Por mais RAÇA nas políticas públicas de gênero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . EDUCAR PARA AS RELAÇÕES RACIAIS TAMBÉM É ATRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR: Percepções sobre a Lei 10.639/2003. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, J. A. ; MACEDO, Aldenora Conceição. ; OLIVEIRA, I. G. . Gênero e Diversidade na Escola: Compartilhando Vivências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Educação em Direitos Humanos e para a Igualdade de Gênero: Reflexões Curriculares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Relações de Gênero no Currículo: Propostas de uma Educação em e para os Direitos Humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Aldenora Conceição. . Projeto Educacional ?Menino-homem, Menina-mulher: Uma abordagem de Gênero e Sexualidade na (des)construção da Homofobia?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MACEDO, Aldenora Conceição. . EDITORA CONVIDADA da Edição n 18 'Cultura de Paz nas Escolas ' - Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. 2019.

MACEDO, Aldenora Conceição. . Comitê Científico da VII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça. 2018.

MACEDO, Aldenora Conceição. . COMITÊ CIENTÍFICO - V ENCONTRO NACIONAL E VIII SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO IV ENCONTRO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO INTERDISCIPLINAR EM INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS. 2018.

MACEDO, Aldenora Conceição. ; MOURA, J. S. ; LAPA, R. S. ; SILVA, S. A. S. ; DAVILA, R. ; REGIS, M. F. B. ; VEIGA, R. R. S. . Comitê científico I SEREDH - Avaliadora de Seminário. 2017.

MACEDO, Aldenora Conceição. ; BENTO, A. L. . Especialistas analisam caso de racismo em escola de Ceilândia. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MACEDO, Aldenora Conceição de . Projeto Premiado 'Juntes: Relações Saudáveis na Adolescência'. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACEDO, Aldenora Conceição de . Edital IGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição de . JUNTES: RELAÇÕES SAUDÁVEIS NA ADOLESCÊNCIA. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACEDO, Aldenora Conceição de ; MARTINS, P. M. ; PEREIRA, E. A. ; VAZQUEZ, R. . EDUCAR PARA O NUNCA MAIS: Desafios e Perspectivas da Educação em Direitos Humanos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; BALBINO, D. S. ; FIGUEIRA, H. . Educação Afro-Brasileira - Programa Conexão (Canal Cultura). 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACEDO, Aldenora Conceição. . História e Cultura Afro-brasileira e Africana - Boletim da Educação. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACEDO, Aldenora Conceição. . Combate ao trabalho infantil - Boletim da Educação. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACEDO, Aldenora Conceição. . Semana de Enfrentamento às Drogas - BOLETIM DA EDUCAÇÃO. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACEDO, Aldenora Conceição. . Gênero, Escola e Docência: Entre Escolhas e Compromisso Pedagógico. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACEDO, Aldenora Conceição de . PEDAGOGIA DA RESISTÊNCIA: UM INSTRUMENTO PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO NAS ESCOLAS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; Zanello, Valeska.. . O que queremos para o DF do amanhã? Feminicídio, Machismo, Masculinidade Tóxica e a Educação dos Meninis. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACEDO, Aldenora Conceição de . RODA DE CONVERSA MULHERES: CARTAS NA MESA. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALVES, A. F. ; MACEDO, Aldenora Conceição. ; CARDOSO, E. D. . TAGUATINGA PLURAL: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRÁTICA. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoMetodológico).

MACEDO, Aldenora Conceição de . Pojeto Interdisciplinar JUNTES: RELAÇÕES SAUDÁVEIS NA ADOLESCÊNCIA. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoMetodológico).

MACEDO, Aldenora Conceição de . TRANSIÇÃO ESCOLAR: Trajetórias na Educação Básica do Distrito Federal. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes).

MACEDO, Aldenora Conceição de . ST 005 - A resistência pela prática pedagógica: gênero, raça e sexualidade em sala de aula. 2021. (Debatedora de Sessão Temática no 12 Fazendo Gênero).

MACEDO, Aldenora Conceição de ; BARBOSA, J. A. ; OLIVEIRA, I. G. . ST 005 - A resistência pela prática pedagógica: gênero, raça e sexualidade em sala de aula. 2021. (Coordenadora de ST no Seminário Internacional Fazendo Gênero 12).

MACEDO, Aldenora Conceição. . OFICINA: 'ESCOLA QUE EMPODERA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O EMPODERAMENTO FEMININO E O COMBATE AO MACHISMO'. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição. . OFICINA: 'Violência Sexual Contra Meninas e Mulheres e Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil - Práticas Pedagógicas'. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; GALLO, J. S. ; BARAT, C. R. ; PETRAGLIA, A. ; MIDORE, A. ; SILVA, A. P. R. ; GUERRA, T. . DEMOCRACIA E CIDADANIA DESDE A ESCOLA. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Metodológico).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; MACEDO, G. C. S. . EDUCAR E PROTEGER: A EDUCAÇÃO NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL ? Cartilha para Profissionais da Educação. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernoMetodológico).

MACEDO, Aldenora Conceição. . COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

MACEDO, Aldenora Conceição. . COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; ALVES, A. F. . CURRÍCULO EM MOVIMENTO DAS ESCOLAS-PILOTO DO NOVO ENSINO MÉDIO (2ª versão). 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes).

MACEDO, Aldenora Conceição. . OFICINA: 'Direitos Humanos e a Lei Maria da Penha: Ode a uma mulher inspiradora'. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição. . DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO PARA A REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes).

MACEDO, Aldenora Conceição. . DEBATEDORA GT 5 - HISTÓRIA DAS INFÂNCIAS E DIREITOS - V ENCONTRO NACIONAL E VIII SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO IV ENCONTRO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO INTERDISCIPLINAR EM INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; BARBOSA, J. A. . COORDENADORA DE ST VII SERNEGRA - A RESISTÊNCIA PELA PRÁTICA PEDAGÓGICA: RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE EM SALA DE AULA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; RODRIGUES, R. M. M. . DIRETRIZES OPERACIONAIS E PEDAGÓGICAS PARA A ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA - PEPOP (2018-2023). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; MOURA, J. S. ; SILVA, S. A. S. . COORDENADORA DE GT - EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - Práticas e vivências em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição. ; BARBOSA, J. A. . OFICINA: 'Gênero e Diversidade na Escola - Práticas Pedagógicas para Superação de Preconceitos'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição. . DEBATEDORA no GT 3 - Ciência, Tecnologia e Comunicação da VI Semana de Encontros Graduados. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO, Aldenora Conceição. . CADERNO DE RESUMOS 2017 - I Seminário Regional em Direitos Humanos e Educação. 2017. (ANAIS).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    A formação de professores na perspectiva da formação humana, Descrição: A pesquisa investiga a tendência nacional e internacional de esvaziamento do sentido humanizado da educação que tem se materializado na linguagem da aprendizagem por competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento do mercado, esboçando a possibilidade de um novo projeto para a formação de professores baseando-se no enfoque das capacidades proposto por Martha Nussbaum. Discute o enfoque das capacidades na contracorrente das políticas educacionais simplificadas voltadas para o mero treinamento profissional técnico em favor da formação cultural ampliada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Aldenora Conceição de Macedo - Coordenador / Amarildo Luiz Trevisan - Integrante / Cláudia Vasconcelos Rincon - Integrante / Éllen Daiane Cintra - Integrante / Claudio Dalbosco - Integrante / Glauciane Ferreira da Costa - Integrante / Debora Furtado Barrera - Integrante / Lorrany Almeida - Integrante / Albino Naphosse - Integrante / Catia Piccolo Devechi - Integrante.

  • 2019 - Atual

    INTERSECCIONALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL NO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PÚBLICOS E PRIVADOS DO DISTRITO FEDERAL, Descrição: A partir do questionamento de como os marcadores sociais de gênero, raça e classe influenciam no ingresso das/os estudantes nos cursos de pedagogia em instituições públicas ou privadas, esta pesquisa busca compreender, sob a ótica da justiça social, que circunstâncias determinam o ingresso das/os estudantes ao curso de pedagogia em instituições públicas ou privadas e, mais especificamente, identificar quem são as/os estudantes dos cursos pedagogia públicos e privados sob a perspectiva da interseccionalidae de gênero, raça e classe; conhecer as motivações e/ou condições que levam as/os estudantes das instituições públicas e das privadas à escolha pelo curso de pedagogia; entender como o ingresso das/os estudantes nos cursos de pedagogia em instituições públicas ou privadas se relaciona com as políticas públicas afirmativas e de inclusão social; e discutir, sob ótica da justiça social, a relação entre o magistério e o processo histórico de exclusão social baseado nos marcadores de gênero, raça e classe no Brasil. Para tanto realizar-se-á uma pesquisa de campo, a partir de cursos de graduação em pedagogia presenciais de Instituições Públicas e Privadas do Distrito Federal UnB, IFB (Campus São Sebastião), Universidade Católica e 4 instituições superiores do DF - cursos de pedagogia das maiores instituições das maiores regiões administrativas do DF). A abordagem teórica e epistemológica é de base hermenêutica reconstrutiva numa perspectiva comparada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Aldenora Conceição de Macedo - Coordenador / catia piccolo viero devechi - Integrante.

  • 2018 - Atual

    As Ciências da Educação na Formação do Docente dos Anos Iniciais, Descrição: Diante das controvérsias sobre a definição, à finalidade e o formato das ciências da educação no Brasil e no exterior, o presente projeto propõe discutir o lugar dessas ciências nos cursos de formação de professores para os anos iniciais (cursos de pedagogia no Brasil), realçando a reflexão sobre a sua validade para o exercício docente com crianças na escola. Perguntamos: qual é o papel atual das ciências da educação na formação docente? Como e para que as ciências da educação tem sido apresentadas nos cursos de formação de professores para os anos iniciais? Como essas ciências tem se articulado com a prática educativa? Quais tem sido as posições em relação a importância ou não dessas ciências na formação docente? Propomos responder essas questões, investigando, por meio de estudos comparados, as ciências da educação nos cursos de formação de professores para os anos iniciais no Brasil e em outros países. Por meio da abordagem hermenêutica reconstrutiva, buscamos conhecer e compreender a organização e a finalidade das ciências da educação nos cursos de formação docente para os anos iniciais. Desse modo, buscamos contribuir com o movimento de reformas curriculares do curso que tem sido recorrente desde a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia consolidadas na Resolucao CNE/CP n. 01/2006 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formacão continuada instituídas pela Resolução CNE/CP n. 2/2015, além de otimizar as discussões atuais em torno da necessidade de adequar os currículos dos cursos de licenciaturas às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental aprovada em 2017. A Pesquisa está sendo realizada junto ao CNPq com auxilio aprovado na Chamada MCTIC/CNPq N. 28/2018 - Universal/Faixa B. Processo: 431641/2018-8 e a FAPDF com auxilio aprovado EDITAL 03/2018 - Demanda Espontanea. Protocolo: 22660.93.33005.30052018.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aldenora Conceição de Macedo - Coordenador / catia piccolo viero devechi - Integrante / Gionara Tauchen - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Integrante / Benedetta Bisol - Integrante / Cláudia Vasconcelos Rincon - Integrante / Éllen Daiane Cintra - Integrante / Genilsa Soares de Andrade - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Ser e tornar-se : meninas e meninos nas socializações de gêneros da infância, Descrição: A desigualdade de gêneros é uma realidade social brasileira ilustrada por diversos indicadores, tais como os que dizem respeito à violência, fatores econômicos ou educacionais. Essa desigualdade tende a se estruturar em uma hierarquia, na qual meninas e mulheres se encontram em desvantagem, mesmo quando mais qualificadas, como na área da educação e mercado de trabalho. Assim gênero, como uma categoria analítica relacional, diz respeito ao feminino e ao masculino se atentando às relações de poder que estruturam a vida em sociedade. Com essa abordagem, nesta pesquisa, falo da socialização diferenciada dirigida às meninas e meninos, uma educação baseada em seus sexos biológicos, desde o nascimento, que se configura como processo de manutenção do status quo da ordem de gênero patriarcal ao delimitar espaços e modos de ser fundamentados na histórica ideologia da diferença sexual. Relações carregadas de sentidos e significados que fazem parte da constituição das identidades das crianças. Essas problematizações foram vislumbradas, nesta dissertação, a partir dos estudos que empreendi acerca da história da mulher, do feminismo e de gêneros relacionados à sociologia da infância, à infância como construção social e política. Tomando como referência as principais instituições de convívio das crianças: família e a escola, assim como relacionando o entendimento de que as socializações da infância são importantes e sólidas para a construção das identidades adultas, realizei uma pesquisa de campo em busca de resposta para a pergunta: ?Como as crianças interiorizam os ensinamentos de gênero recebidos na família e na escola e como os socializam entre seus pares?? Para tanto delimitei alguns objetivos, tendo como principal o de ?Compreender como são estabelecidas as socializações de gêneros entre as crianças e o significado que elas atribuem ao ser menina, ser menino na relação entre pares?, como específicos: Entender como as crianças percebem as normas de gênero vindas do ambiente escolar e da família; Investigar a ?agência? das crianças em relação às ordens de gênero; Analisar se a rotina escolar é orientada pelas ordens de gênero; Verificar como a família determina a construção social de gênero da criança e Entender como as crianças interagem entre si na escola com relação a ser menina e menino. Para obter as respostas e atingir os objetivos da pesquisa recorri à literatura dos estudos já mencionados assim como aos estudos culturais e da sociologia da infância, dentre outros, e fui a campo em uma escola pública na cidade de Ceilândia ? Distrito Federal, na qual por um período de 10 meses realizei a pesquisa empírica composta por observações, entrevistas e interação com crianças de uma turma de 1 ano do Ensino Fundamental, com idades de seis e sete anos. Como resultados, encontrei que as crianças possuem, certamente, agência em suas socializações entre pares e na relação com as pessoas adultas da família e com a professora, mas que esse agenciamento é enfraquecido pela ordem de gênero constantemente ratificada pelo mundo adulto em suas representações sociais de ser mulher, ser homem e no modelo heteronormativo de feminilidade e masculinidade. Identifiquei ainda que as normas de gênero estão paulatinamente sendo interiorizadas por elas, mesmo que inconscientemente, e isso já se reflete na relação entre elas mesmas e também no modo como entendem o ser menina, ser menino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aldenora Conceição de Macedo - Coordenador / Vanessa Maria de Castro - Integrante.

  • 2007 - 2017

    O pensamento complexo, Direitos Humanos e Cidadania, Descrição: O pensamento complexo e o direitos humanos e cidadania dialoga no contexto no qual a ciência com consciência insere-se na grande área de interesse das relações entre a ciência e filosofia para a construção do conhecimento. Seu objeto de interesse é o pensamento complexo, assumido pelo pensador contemporâneo francês Edgar Morin, em contraposição ao pensamento reducionista, linear e simplificador. O pensamento complexo pressupõe relações e dependências multidimensionais entre todos os saberes e legitima o pensamento mítico-simbólico-mágico tanto quanto o racional-lógico-científico. A complexidade é um pensamento que não separa. Ao contrário, une e busca as relações interdependentes de todos os aspectos da vida humana. Integra os diferentes modos de pensar. Esse pensamento considera todas as influências recebidas, internas e externas, e ainda enfrenta a incerteza e a contradição, sem deixar de conviver com a solidariedade dos fenômenos existentes. Enfatiza o problema e não a questão que tem uma solução linear. Como dimensão que emerge na complexidade do universo, o pensamento humano também assim se apresenta. Deste modo, o Laboratório da Complexidade assume como objetivo geral promover, de forma articulada e integrada, a pesquisa, o ensino e a extensão baseados no pensamento complexo e comprometidos com a seu aprofundamento e disseminação. Este Laboratório, resultado da parceria institucional entre PPGDH/CEAM da UnB, interage com o Centre Edgar Morin, EHESS, de Paris, França... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Aldenora Conceição de Macedo - Integrante / Vanessa Maria de Castro - Coordenador / Raphael Santos Lapa - Integrante.

Prêmios

2021

Edital IGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - "PROJETO JUNTES: RELAÇÕES SAUDÁVEIS NA ADOLESCÊNCIA", Ação Educativa e Fundo Malala.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Univ. Nacional del Centro de la Provincia de BsAs

Vínculo: Estudante de doutorado, Enquadramento Funcional: Doutoranda

2012 - Atual

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e com aptidão para o Ensino Especial.

2019 - 2020

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Educação em DH e Diversidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerente da Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (GDHD), da Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD), da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

2018 - 2019

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica da DCDHD, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessora Técnica da Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD), da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

2018 - 2018

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Equipe Técnico-Pedagógica da GDHD, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Compondo a equipe técnico-pedagógica da Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (GDHD), da Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD), da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

2011 - 2012

Prefeitura Municipal do Novo Gama - GO (Secretaria Municipal de Educação)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2011 - 2011

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendente da Central 180, Carga horária: 36

2022 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20

Outras informações:
*Professora tutora na discplina de Organização da Educação Brasileira, ofertada para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Música; *Professora tutora na discplina de Planejamento Educacional, ofertada para o curso de Lettras; *Professora tutora na discplina de Gestão das Organizações Educativas, ofertada para o curso de Pedagogia a distância. *Professora tutora na discplina de Políticas Públicas de Educação, ofertada para o curso de Pedagogia a distância.

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB.

2020 - 2020

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio doutoral ministrando, sob a orientação da professora doutora e titular da disciplina Catia Piccolo Viero Devechi, a disciplina "Pesquisa em Educação" ofertada no âmbito da graduação em pedagogia da UnB.

2015 - 2017

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado

Outras informações:
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)

2018 - 2019

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora e Orientadora de TCC

Outras informações:
Especialização em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos

2015 - 2017

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora no curso E-tec de Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho até final de 2015. Atualmente atua na tutoria de curso Profuncionário de Secretaria Escolar, desde o mês de Abril.

2015 - 2015

Secretaria Cidadã

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora-Tutora (Presencial e EaD) no curso de CAPACITAÇÃO EM GÊNERO direcionado a profissionais das áreas de Saúde, Educação, Justiça e Rede de Atenção. Curso semi-presencial e Plataforma Moodle. (Secretaria Cidadã - Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho.)

2018 - 2019

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 20

Outras informações:
Licenciatura em Pedagogia

2023 - Atual

Escola Nacional de Socioeducação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Mediadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Mediadora de TCC na Especialização em Políticas Públicas em Socioeducação da Escola Nacional de Socioeducação-ENS

2018 - 2018

Escola Nacional de Socioeducação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora de TCC, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Orientadora de TCC na Especialização em Políticas Públicas em Socioeducação da Escola Nacional de Socioeducação-ENS