Erik Vinicius Amaro Alves

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais em Carangola. Atualmente é aluno de pós-graduação em Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em MATEMÁTICA

2024 - Atual

Universidade Federal de Viçosa
Título: Pontos umbílicos em superfícies estritamente convexas
Orientador: Marco Antônio do Couto Fernandes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Matemática

2020 - 2023

Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: A linguagem matemática como facilitadora no aprendizado de física
Orientador: Geissy de Azevedo Mendes

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2019

E. E. melo Viana

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Organização de eventos

ALVES, E. V. A. . International Mathmatics Days IV. 2024. (Festival).

Participação em eventos

Laboratório Social: I Congresso Internacional Multidisciplinar de Educação. A linguagem matemática como facilitadora no aprendizado de física. 2023. (Congresso).

1º Simpósio TECMAD. 2022. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • ALVES, E. V. A. ; MENDES, G. A. . A linguagem matemática como facilitadora no aprendizado de física. In: 1º Congresso Internacional Multidisciplinar Educação: Brasil, 200 anos depois!, 2023, Remoto. A linguagem matemática como facilitadora no aprendizado de física., 2023.

Outras produções

ALVES, E. V. A. ; SALES, P. F. . Indução e Fibonacci. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALVES, E. V. A. . PICME - Métodos de demonstração, grafos e teorema de Euler. 2022. (Relatório de pesquisa).

ALVES, E. V. A. . PICME - Teoria dos Grafos e Números de Ramsey. 2022. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    PICME, Descrição: O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). (picme.obmep.org.br).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Erik Vinicius Amaro Alves - Integrante / André Junqueira Silva Correa - Coordenador.

Prêmios

2019

Medalha de Bronze, OBMEP.

2016

Medalha de ouro, OBMEP.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Participação em projeto, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuação como professor voluntário em Pré-Vestibular.

2021 - 2022

Instituto Nacional de matematica Pura e Aplicada

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PICME