Decio Pereira de Macedo

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), Mestrado pelo Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic (2006). Atualmente é , chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas, Coordenador do Concurso de Residência Médica do Hospital das Forças Armadas e pesquisador do Hospital das Forças Armadas. Especialista em Logística pelo Instituto de Logística da Aeronáutica. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária, atuando principalmente nos seguintes temas: oclusão, relações maxilomandibulares, disfunções temporomandibulares, farmacologia, cirurgia bucal .

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Odontologia

2003 - 2006

Centro de Pós Graduação São Leopoldo Mandic
Pedro Paulo Feltrin.Palavras-chave: Oclusão; Relações maxilomandibulares; Tens.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica / Especialidade: Prótese. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Oclusão / Especialidade: Prótese Dentária.

Especialização em Logística

2000 - 2000

Instituição de Logística da Aeronáutica

Aperfeiçoamento em Administração Hospitalar

1998 - 1998

Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica

Aperfeiçoamento em Diagnóstico Bucal

1975 - 1976

Universidade de São Paulo
Ano de finalização: 1976;

Graduação em andamento em Ciências Sociais

1995 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Odontologia

1970 - 1973

Universidade de Mogi das Cruzes

Formação complementar

2006 - 2006

Temporomandibular Disorders and Orofacial Pain. (Carga horária: 60h). , University of Florida, U.F, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Prótese Dentária.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Patologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Participação em eventos

XII Encontro de Saúde Militar dos Países de Lingua Portuguesa.Prevalência de sinais e sintomas de Disfunção Temporomandibular em alunos do Colégio Militar de Brasília. 2006. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MACEDO, Decio Pereira de . O uso da Associação de Tetraciclina e Benzidamida em Cirurgia Bucal . Ars Curandi Em Odontologia , São Paulo, v. 5, n.2, p. 32-37, 1978.

  • MACEDO, Decio Pereira de . Padronização dos métodos de diagnóstico das disfunções temporomandibulares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, Decio Pereira de . Prevalência de sinais e sintomas de Disfunção Temporomandibular em alunos do Colégio Militar de Brasília. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, Decio Pereira de . Prevalência de sinais e sintomas de Bruxismo em alunos do Colégio Militar de Brasília. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, Decio Pereira de . Enceramento de Diagnóstico - apresentação de caso clínico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACEDO, Decio Pereira de . Miocêntrica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Decio Pereira de . Uso da hidroxiapatita pós cirúrgia paraendodôntica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, Decio Pereira de . Lesões Hansenióticas da Cavidade Oral. 1976. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, Decio Pereira de . Cistos e Tumores Odontogênicos. 1976. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Decio Pereira de . Estudo Comparativo para Determinação da Validade de Película de Chumbo na Embalagem de Filmes Radiográficos. 1973. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MACEDO, Decio Pereira de . Aulas de Patologia Geral e Patologia Buco-Dental. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Aulas de Patologia Geral. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Cistos da Cavidade Oral e estruturas adjacentes. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Aulas de Patologia Geral. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Manifestações Orais de Doenças Sistêmicas. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Alterações Locais da Circulação. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Edema Pulmonar. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Doenças Metabólicas. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Anomalias de Desenvolvimento. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Processos Inflamatórios. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACEDO, Decio Pereira de . Regeneração e Reparação. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2006

Medalha Mérito Aeronáutico, Força Aérea Brasileira.

2003

Medalha Academia Brasileira de Odontologia Militar, Academia Brasileira de Odontologia Militar.

2000

Medalha Mérito Santos Dummont, Força Aérea Brasileira.

1980

Maj Brig Fransisco Lombardi por ter Concluído o Curso de Adaptação de Oficiais Dentistas Da Aeronáutica em primeiro lugar., Força Aérea Brasileira.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital das Forças Armadas. , Av do Contorno 8000 sl 1312, Lourdes, 30110-120 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 33350519, Fax: (031) 33350519, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

Associação dos Amigos do Hospital das Forças Armadas

Vínculo: Membro do Conselho Fiscal, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 10

2005 - Atual

Hospital das Forças Armadas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa

Atividades

  • 01/2006

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Cargo administrativo - Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa.

  • 03/2005 - 01/2006

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Cargo administrativo - Chefe do Centro de Processamento de Dados.

2004 - 2005

Governo do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Acessor, Enquadramento Funcional: Cirurgião Dentista, Carga horária: 0

Outras informações:
Acessor para projetos de Saúde do Governo do Estado de Minas Gerais. Designado para a Secretaria Extraordinária para o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.

1979 - 1979

Força Aérea Brasileira

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Cirurgião Dentista, Carga horária: 0

Outras informações:
Aprovado mediante prova de títulos para o Estágio de Adaptação de Oficiais Dentistas da Reserva de Segunda Categoria da Força Aérea Brasileira.

Atividades

  • Direção e administração, Hfa Hospital das Forças Armadas, .,Cargo ou função, Chefe do Processamento de Dados..

  • Direção e administração, Odontoclínica da Aeronáutica Santos Dumont, .,Cargo ou função, Diretor.

  • Estágios .,Estágio realizado, Estágio de Adaptação de Oficiais Dentistas da Reserva de Segunda categoria da Força Aérea Brasileira..

1975 - 1976

Instituto de Saúde do Estado de São Paulo

Vínculo: Cirurgião Dentista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 0

Atividades

  • 12/1975 - 08/1976

    Estágios , Estado de São Paulo, .,Estágio realizado, Estágio na rede hospitalar do Instituto de Saúde do Estado de são Paulo..

1975 - 1975

Universidade Rudge Ramos

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0

Atividades

  • Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prótese

1974 - 1975

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Cirurgião Dentista, Carga horária: 0

Outras informações:
Estágio na disciplina de Semiologia do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Antônio Fernando Tomassi.

Atividades

  • Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia

  • 03/1975 - 11/1977

    Estágios , Faculdade de Odontologia, Departamento de Estomatologia.,Estágio realizado, Estágio na Disciplina de Patologia.

  • 05/1974 - 08/1975

    Estágios , Faculdade de Odontologia, Departamento de Estomatologia.,Estágio realizado, Estágio na Disciplina de Semiologia.

1974 - 1975

Universidade de Mogi das Cruzes

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0

Atividades

  • Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia

  • Ensino, Ciências Biomédicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia

  • Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia

1973 - 1973

Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Sao Paulo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Cirurgião Dentista

Outras informações:
Estágio no Serviço de Odontologia da Snata Casa de Misericórdia de São Paulo, sob a orientação do Prof. Mário Graziani, com duração de 8 meses.

Atividades

  • Estágios .,Estágio realizado, Estagio em Cirurgia Bucal.

1973 - 1973

Fundação Projeto Rondon

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cirurgião Dentista, Carga horária: 0