ELBISON BISPO GOMES
Especialista em Educação e Cidadania pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Especial e Inclusiva pela Faculdade Integrada de Goiás (FIG). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Efetivo da Rede Pública de Ensino de Portel-PA. Tem experiência docente na Educação Infantil, Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial Inclusiva e Ensino Superior (como Professor e Orientador de TCC da Pós Graduação da Faculdade Integrada de Goiás-Núcleo Marajó Breves-PA e Faculdade de Educação Paulistana/Núcleo Breves/PA; Atuou também como Professor Colaborador na Graduação da Universidade Cidade de São Paulo-Breves/PA; e Monitor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA). E como Coordenador Pedagógico e Acadêmico da Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Integrada de Goiás e Faculdade de Educação Paulistana/Núcleo Breves. É membro do Grupo de Pesquisa GEPECAMPO - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre educação do campo e epistemologia/CNPq/DGP/UFPA.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Educação e Cidadania
2018 - 2019
Universidade Federal do Pará-CUMB
Título: A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO NA MEDIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Orientador: Eliane Miranda Costa
Especialização em Educação Especial e Inclusiva
2018 - 2018
Faculdade Integrada de Goiás
Título: Práticas docentes na Educação Especial de Breves-PA: o acompanhamento pedagógico dos alunos com limitação acentuada de uma escola do campo
Orientador: José Kleber Gonçalves Lourenço
Graduação em Pedagogia
2013 - 2018
Universidade Federal do Pará
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, PROEX UFPA, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Carga horária: 180h). , Instituto Brasileiro de Apoio à Educação Superior/Breves-PA, IBAESB, Brasil.
2014 - 2014
OFICINA DE CANTO: Introdução ao canto popular. (Carga horária: 16h). , Secretaria MUnicipal de Cultura, Turismo e Eventos de Breves/PA, SECULT, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES E COORDENADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
2011 - 2011
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO. (Carga horária: 7h). , Excel Informática, EXCEL, Brasil.
2009 - 2009
ESPECIALISTA EM MARKETING, VENDAS E ORATÓRA - A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO. (Carga horária: 16h). , GLOBAL CONSULTORIA & TREINAMENTO, GC, Brasil.
2009 - 2009
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA: Linux Educacional 2.0, BrOffice.org e Internet. (Carga horária: 76h). , CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CEDEP, Brasil.
2008 - 2008
MICROINFOMRÁTICA - Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. (Carga horária: 76h). , CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CEDEP, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
GOMES, Elbison Bispo . Ação de Extensão Conexão UFPA. 2018. (Outro).
GOMES, E. B. . Encontro dos Estudantes do Campus Universitário do Marajó-Breves da UFPA. 2017. (Outro).
GOMES, E. B. ; GOMES, Elbison Bispo . RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2017. 2017. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . Encontro dos Estudantes do Campus Universitário do Marajó-Breves/UFPA. 2017. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . I CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO E EXTENSÃO - CIENEX. 2017. (Congresso).
GOMES, Elbison Bispo . SEMINÁRIO: INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO NO MARAJÓ. 2017. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . XI Jogos Universitários da UFPA, Campus Universitário do Marajó-Breves. 2017. (Outro).
GOMES, E. B. . Recepção dos Calouros - CALOURADA 2017. 2017. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . RODA DE CONVERSA "POLÍTICAS EDUCACIONAIS - BASE NACIONAL COMUM E MEDIDA PROVISÓRIA 746/2016. 2016. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: 20 anos do curso de Pedagogia no CUMB-do saber aprender ao saber fazer. 2016. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . I FÓRUM INTERINSTITUCIONAL MULTICAMPI DO MARAJÓ. 2016. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . 4 ENCONTRO DE ARTE CULTURA EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA/MULTICAMPIARTE BREVES. 2016. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . COMUNIQUE-SE: a arte de falar em público. 2016. (Outro).
GOMES, E. B. . Coordenação da ETAPA 2016.1 DO PARFOR. 2016. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . X EDIÇÃO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO CAMPUS BREVES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. 2016. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . IX JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO CAMPUS MARAJÓ-BREVES. 2015. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . XVIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CAMPUS BREVES DA UFPA. 2015. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . "GT AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA" DO I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INSTITUCIONAL: desafios, perspectivas e alternativas no contexto rural. 2015. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL: desafios, perspectivas e alternativas no contexto rural. 2015. (Outro).
GOMES, Elbison Bispo . IV SEMINÁRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LIXO, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Formação: Protagonismo do Movimento Estudantil - A atuação dos DAs e CAs. 2019. (Outra).
I Diálogos sobre a educação do campo na Amazônia Marajoara - DECAMPO. 2019. (Seminário).
RODA DE CONVERSA: Relatos de Experiências sobre a história da educação. 2019. (Outra).
Aula Inaugural do Curso de Especialização em Educação e Cidadania. 2018. (Outra).
Encontro dos Estudantes do Campus Universitário do Marajó-Breves/UFPA.Levantes históricos e desafios atuais dos estudantes, na luta contra a retirada de direitos. 2017. (Encontro).
I SEMINÁRIO: INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO NO MARAJÓ. 2017. (Seminário).
OFICINA PEDAGÓGICA DE LIBRAS PARA SURDOS, COM ÊNFASE EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA. 2017. (Oficina).
OFICINA PEDAGÓGICA DE LIBRAS PARA SURDOS COM ÊNFASE EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA. 2017. (Outra).
Recepção aos calouros 2017 da UFPA.Os trabalhos da Coordenação de Extensão do Campus de Breves em evidência. 2017. (Outra).
SEMINÁRIO: DISCUTINDO GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO MARAJÓ. 2017. (Seminário).
Seminário Discutindo gênero e diversidade sexual no Marajó. 2017. (Seminário).
I FÓRUM INTERINSTITUCIONAL MULTICAMPI DO MARAJÓ. 2016. (Outra).
I FÓRUM INTERINSTITUCIONAL MULTICAMPI DO MARAJÓ. 2016. (Outra).
Políticas Educacionais - Base Nacional Comum e Medida Provisória 746/2016.A Educação Brasileira a partir da Medida Provisória 746/2016. 2016. (Outra).
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA. 2016. (Oficina).
Projeto Comunique-se: a arte de falar em público. 2016. (Outra).
Roda de Conversa Políticas Educacionais - Base Nacional Comum e Medida Provisória 746. 2016. (Outra).
RODA DE CONVERSA SOBRE A PEC 241 E SEUS IMPACTOS SOCIAIS. 2016. (Outra).
II FEIRA DE ASTRONOMIA: encurtando distâncias em um universo de oportunidades. 2015. (Feira).
I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL. 2015. (Seminário).
JORNALISMO POLICIAL COM RESPONSABILIDADE. 2015. (Oficina).
MINICURSO. 2015. (Outra).
MINICURSO "COMPREENDENDO A TEORIA DA ABNT" PARA CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. 2015. (Outra).
Oficina. 2015. (Oficina).
PALESTRA "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC, A ABORDAGEM QUALITATIVA E AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOGRAFIA PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. 2015. (Outra).
XVIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. 2015. (Outra).
XVIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. 2015. (Outra).
I SIMPÓSIO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS NO MARAJÓ: PERSPECTIVAS EM DEBATE. 2014. (Simpósio).
I SIMPÓSIO DO GRUPO ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ. 2014. (Simpósio).
I Workshop de Estágios Supervisionados. 2014. (Outra).
PORTAL DE TREINAMENTO DA CAPES. 2014. (Outra).
XVII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CAMPUS MARAJÓ-BREVES. 2014. (Outra).
XVII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CAMPUS MARAJÓ-BREVES DA UFPA. 2014. (Outra).
Avaliação Educacional: desafios e perspectivas para o ato pedagógico. 2013. (Outra).
Colóquio Sobre Financiamento da Educação. 2013. (Outra).
II JORNADA DE EXTENSÃO DO CAMPUS DE BREVES. 2013. (Outra).
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2013. (Outra).
JUVENTUDE E MOVIMENTOS SOCIAIS: participação, luta e transformação. 2013. (Seminário).
Formação Inicial de Alfabetizadores e Coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado-Pará. 2011. (Outra).
FORMAÇÃO INICIAL DE ALFABETIZADORES E COORDENADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO-PARÁ. 2011. (Outra).
EDUCAÇÃO FISCAL UM COMPROMISSO SOCIAL.A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FISCAL. 2008. (Seminário).
Juventude e Movimentos Sociais: Participação, luta e transformação. 2008. (Seminário).
JUVENTUDE E MOVIMENTOS SOCIAIS: PARTICIPAÇÃO, LUTA E TRANSFORMAÇÃO. 2008. (Seminário).
SEMINÁRIO "EDUCAÇÃO FISCAL, UM COMPROMISSO SOCIAL". 2008. (Seminário).
Seminário Educação Fiscal um compromisso Social. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
ROCHA, B.M.R.;GOMES, Elbison Bispo. ESTRATÉGIAS POTENCIALIZADORAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ALUNOS CEGOS DO 6 AO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás.
GOMES, Elbison Bispo; ROCHA, B.M.R.; LOURENÇO, J.K.G.. A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NO AMBIENTE ESCOLAR. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO.
GOMES, Elbison Bispo; ROCHA, B.M.R.. A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS: UMA ABORDAGEM NA EMEIF JUSTINO COSTA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás.
GOMES, Elbison Bispo; ROCHA, B.M.R.. O ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA ESCOLA DE BREVES: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás.
SANTOS, N.G.; MACHADO, M.R.F.;GOMES, Elbison Bispo. O processo histórico e legal da Educação Especial no Brasil: um estudo dos principais aspectos desta trajetória. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade de Educação Paulistana.
ROCHA, B.M.R.; MACHADO, M.R.F.;GOMES, Elbison Bispo. DESAFIOS DA INCLUSÃO: implicações do processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade de Educação Paulistana.
ROCHA, B.M.R.; NEVES, L.R.B.;GOMES, Elbison Bispo. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: entre o real e o ideal. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade de Educação Paulistana.
ROCHA, B.M.R.; NEVES, L.R.B.;GOMES, Elbison Bispo. O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA E.M.E.F. MARAGARIDA NEMER. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade de Educação Paulistana.
ROCHA, B.M.R.; NEVES, L.R.B.;GOMES, Elbison Bispo. A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade de Educação Paulistana.
ROCHA, B.M.R.; MACHADO, M.R.F.;GOMES, Elbison Bispo. DESAFIOS DO FAZER DOCENTE NO TRABALHO JUNTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade de Educação Paulistana.
ROCHA, B.M.R.; MACHADO, M.R.F.;GOMES, Elbison Bispo. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA SALA DE RECURSOS NA ESCOLA MARIA DE NAZARÉ OLIVEIRA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO.
ROCHA, B.M.R.; MACHADO, M.R.F.;GOMES, Elbison Bispo. . DESAFIOS INERENTES AO PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO.
Orientou
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE BREVES-PA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
INCLUSÃO E AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR: REALIDADE E PERSPECTIVAS EM FOCO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
DEFICIÊNCIA VISUAL: ESPECIFICIDADES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO EDUCACIONAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás-GO; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
OS MARCOS REGULATÓRIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O LONGO CAMINHO DA INCLUSÃO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Faculdade Integrada de Goiás; Orientador: Elbison Bispo Gomes;
Produções bibliográficas
-
GOMES, Elbison Bispo . SER EDUCADOR EM CLASSES MULTIANOS DO MARAJÓ: UMA REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE DOS PROFISSIONAIS DE TRÊS ESCOLAS RIBEIRINHAS DE BREVES/PA. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2016, Imperatriz-MA. Anais VIII FIPED - V. 1, 2016, ISSN 2316-1086, 2016.
-
GOMES, Elbison Bispo . LUTAS HISTÓRICAS E ATUAIS DOS ESTUDANTES: Como se estruturam os movimentos estudantis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, Elbison Bispo . A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BREVES/PA: lutas, organização, políticas educacionais e desafios do ensino urbano e rural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, Elbison Bispo . A ATUAÇÃO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DO CAMPUS DE BREVES DA UFPA: lutas e ações em favor dos estudantes universitários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, Elbison Bispo ; CUSTODIO, L. B. ; COSTA, A. J. P. . Reflexões acerca da inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas do Município de Breves-Marajó-PA: um estudo sobre a realidade de 20 escolas urbanas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOMES, Elbison Bispo ; MENDES, S. S. . A Escola Brasileira à Luz do Projeto de Lei 193/2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOMES, Elbison Bispo . Ser educador em Classes Multianos do Marajó: um reflexão sobre a realidade de três escolas ribeirinhas de Breves/PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOMES, Elbison Bispo . Programa e Projetos da Pro-Reitoria de Extensão da UFPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
GOMES, E. B. . Palestra 'Levantes histórico e desafios atuais dos estudantes, na luta contra a retirada de direitos'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
GOMES, Elbison Bispo . Jogos Universitários no Arquipélago do MARAJÓ. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, Elbison Bispo . Cerimônia de Encerramento dos Jogos Universitários ocorrerá hoje. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, Elbison Bispo . Cerimônia de abertura dos Jogos Universitários 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, Elbison Bispo . Campus Breves realiza X edição dos Jogos Universitários. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, Elbison Bispo . UFPA e IFPA realizam Fórum em parceria nos Campi da cidade de Breves-PA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, Elbison Bispo . Programação do OCUPACUMB da UFPA é estendida à Praça pública de Breves-PA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, Elbison Bispo . Alunos do Campi Breves da UFPA ocupam o CUMB. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, E. B. . PÓS-GRADUAÇÃO IBAESB. 2018. (Site).
GOMES, Elbison Bispo ; CUSTODIO, L. B. ; MENDES, S. S. . A música como recurso Didático-Pedagógico na Educação Básica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MINICURSO).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
A ESCOLA E SEUS OBJETOS: diálogos interdisciplinares sobre a cultura material escolar em Breves, arquipélago de Marajó, PA, Descrição: A pesquisa tem por finalidade mapear a cultura material escolar produzida pela Escola de Ensino Fundamental Dr. Lauro Sodré no período de 1940 a 1960, com a perspectiva de conhecer parte da história e memória da educação pública em Breves, no arquipélago de Marajó. À cultura material é vista aqui como uma importante fonte de conhecimento e desenvolvimento educacional. No âmbito escolar à cultura material envolve uma amplitude de elementos que se deslocam no interior da escola e atinge o exterior entre as diversas práticas e as diversas pessoas na construção do universo educacional. Mostra-se com isso que a escola possui historicidade e materialidade que precisam ser olhadas e pensadas de forma crítica como possibilidade para que alunos e professores possam dialogar e valorizar a história, as experiências, tradições, memórias e relações sociais na sociedade da qual fazem parte. São questões e reflexões dessa natureza que o projeto se preocupa. Em termos metodológicos a pesquisa segue o rastro da História Oral e da arqueologia etnográfica em que se privilegia a captura de narrativas orais, bem como o levantamento e mapeamento de objetos e documentos produzidos e utilizados por professores e alunos no período a ser pesquisado. Entre as questões a serem levantadas, pretende-se destacar a valorização da memória, da história e do saber local, por meio de um processo de identificação, reconhecimento e diálogo com a cultura material escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Elbison Bispo Gomes - Integrante / Luciene Gonçalves Pinheiro - Integrante / Eliane Miranda Costa - Coordenador / Dione do Socorro de Souza Leão - Integrante / João Marcelino Rodrigues Pantoja - Integrante / JOAO MARCELO GARCIA CORREA - Integrante / JACKSON VITOR DE FREITAS FERREIRA - Integrante / RAEULLI DA CONCEICAO CRUZ - Integrante.
-
2017 - Atual
Estudos sobre Carreira e Remuneração de Profissionais do Magistério de Municípios do Marajó: Breves, Portel e Curralinho, Descrição: Trata-se de uma pesquisa acerca dos profissionais do Magistério de alguns Municípios do Marajó-PA, tendo foco carreira e remuneração, financiamento da educação, orçamento público, receitas e despesas com a educação, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elbison Bispo Gomes - Integrante / Marielson Rodrigues Guimarães - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Professor Educação Básica I, Escola Rafael Gonzaga. , Rua 02 de Fevereiro, Cidade Nova, 68480000 - Portel, PA - Brasil, Telefone: (91) 99295371, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - 2018
Universidade Federal do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor/Monitor do Curso de Informática, Carga horária: 10
2017 - 2017
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor das disciplinas curriculares: Sociedade, Estado e Educação e Política Educacional. Ambas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do Campus Universitário do Marajó-Breves da UFPA.
2015 - 2017
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolveu as atividades: administrativas, atendimento ao público, elaboração de projetos e relatórios; coordenação de eventos científicos; divulgação, orientações e palestras sobre os programas da Pró-Reitoria de Extensão e elaboração de mídias para eventos e certificações do Campus
2016 - 2016
Universidade Federal do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SECRETARIA DO PARFOR UFPA BREVES, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolveu atividades administrativas e atendimento ao público
2012 - 2012
ESCOLA SÃO RAIMUNDOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Barqueiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Realizou o transporte dos alunos da referida escola ribeirinha, tendo como locomoção um barco, por um período de 1 (um) ano.
2011 - 2011
ESCOLA SÃO RAIMUNDOVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou como docente na referida escola, substituindo o professor titular durante dois meses.
2011 - 2012
Secretaria do Estado de EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Alfabetizador, Carga horária: 15
Outras informações:
Foi alfabetizador do Pará Alfabetizado, Projeto que desenvolvido dentro das ações do Programa Brasil Alfabetizado, no período de outubro de 2011 à maio de 2012. As atividades foram desenvolvidas em uma comunidade rural
2018 - 2018
Secretaria Municipal de Educação de BrevesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Apoio Pedagógico Especializado, Carga horária: 30
2017 - 2017
Secretaria Municipal de Educação de BrevesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Escola M.E.F. Maria de Lourdes Campos Sales, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação de mediador de aprendizagem de matemática
2017 - 2017
Secretaria Municipal de Educação de BrevesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Escola M.E.F. PROF. DR. LAURO SODRÉ, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação de mediador de aprendizagem de matemática
2012 - 2012
Secretaria Municipal de Educação de BrevesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto/Educação do Campo, Carga horária: 20
2011 - 2012
Secretaria Municipal de Educação de BrevesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Barqueiro Escolar na Educação do Campo, Carga horária: 40
2019 - 2019
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Ministrou a Disciplina Curricular "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MENTAL" (carga horária de 25 horas) no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva.
2019 - 2019
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Ministrou a Disciplina Curricular "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIFERENTES TIPOS DE NECESSIDADES ESPECIAIS" (carga horária de 25 horas), no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado.
2019 - 2019
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Colaborador
Outras informações:
Atuou como Monitor, auxiliando o docente no Planejamento e Execução da Disciplina Curricular "FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA", sendo desenvolvida no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado.
2019 - 2019
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Atuou como Professor Colaborador dos Estudos Interdisciplinares com Orientação Docente "ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA", do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva, no período de 08 de janeiro à 01 de março de 2019
2019 - 2019
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista Educacional
Outras informações:
Elaborou os Projetos Pedagógicos dos Cursos: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA; EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ÊNFASE NO AEE. EDUCAÇÃO DO CAMPO, GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS; E PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL.
2018 - 2019
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Atuou como Professor Colaborador dos Estudos Interdisciplinares com Orientação Docente "DIDÁTICA DO ENSINO DO ENSINO SUPERIOR", do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva, no período de 27 de dezembro de 2018 à 07 de janeiro de 2019
2018 - 2019
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista Educacional
Outras informações:
Atuou como Especialista Educacional, orientando o Planejamento Docente da Disciplina "NEUROLOGIA E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA"
2017 - 2019
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico e Acadêmico, Carga horária: 40
2018 - 2018
Faculdade Integrada de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Colaborador
Outras informações:
Atuou como Monitor, auxiliando o docente no Planejamento e Execução das Disciplinas Curriculares: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM, TGD: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E NEUROLOGIA E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. As disciplinas foram desenvolvidas nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva e Educação Especial e Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado.
2019 - 2019
Faculdade de Educação PaulistanaVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 25
Outras informações:
Ministrou a disciplina curricular "DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES
2018 - 2019
Faculdade de Educação PaulistanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
2019 - 2019
Universidade Cidade de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação
Outras informações:
Trabalhou com a disciplina "Alfabetização e Letramento"
2019 - Atual
Rafael GonzagaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor efetivo/anos iniciais da rede pública de ensino de Portel-PA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ELBISON BISPO GOMES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?