Hildegard Susana Jung

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Está cursando a Especialização interinstitucional em Docência Universitária na Contemporaneidade, ofertada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). Tem experiência na Educação Básica, Ensino Técnico e de Idiomas, com ênfase na formação docente. Linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, atuando principalmente nos temas: formação docente, aprendizagem, protagonismo estudantil, autonomia, processos educativos, gestão e participação democrática, currículo disruptivo e políticas públicas educacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores), membro dos conselhos editorial das Edições Hipótese, Revista Vivências e Revista de Educação da ANEC. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2016 - 2018

Universidade La Salle - Canoas
Título: EDUCAÇÃO BÁSICA E AUTONOMIA DO EDUCANDO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE BRASIL E CHILE
Paulo Fossatti. Coorientador: Maria de Lourdes Pinto de Almeida. Bolsista do(a): Universidade La Salle, UNILASALLE, Brasil. Palavras-chave: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 939; Ley General de Educación; Autonomia do educando; Discurso e prática; Gestão do Currículo.

Mestrado em EDUCAÇÃO

2014 - 2015

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: O Pacto Nacional do Ensino Médio: um estudo comparativo entre escolas públicas de Santa Cruz do Sul/RS sob a perspectiva da evasão, emancipação e/ou regulação.,Ano de Obtenção: 2015
Edite Maria Sudbrack.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino Médio; Formação continuada; Evasão; Pacto Nacional do Ensino Médio.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Normal Superior

2006 - 2009

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Título: PRÁTICA REFLEXIVA: Uma necessidade diária na rotina docente
Orientador: Izanir Heidemann

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Estágio Doutoral. (Carga horária: 90h). , Universidad de Los Lagos, ULAGOS, Chile.

2009 - 2011

Psicopedagogia Institucional. (Carga horária: 450h). , FTC / EAD - Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Aula inaugural promovida pelos cursos de graduação em Letras e Pedagogia e pelo PPG em Educação. 2019. (Outro).

FOSSATTI, Paulo ; JUNG, H. S. ; MIRANDA, J. A. A. ; MONTICELLI, J. M. . Coordenadora de GT: A Internacionalização da Educação Básica e Superior: contextos, atores e processos. 2019. (Outro).

FOSSATTI, Paulo ; JUNG, HILDEGARD SUSANA ; MONTICELLI, J. M. ; MIRANDA, J. A. A. . Coordenadora do Grupo de Trabalho "A Internacionalização da Educação Básica e Superior: contextos, atores e processos?. 2019. (Congresso).

Hildegard Susana Jung . Mediação da Live dos cursos da área da Saúde. 2019. (Outro).

JUNG, HILDEGARD SUSANA . II CAPPE - Colóquio Acadêmico de Práticas Pedagógicas. 2018. (Outro).

FOSSATTI, P. ; GUTHS, H. ; JUNG, HILDEGARD SUSANA . Coordenação do GT Gestão nos Diferentes Contextos no X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação e IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e o II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação. 2018. (Congresso).

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Participação da Comissão Organizadora, como Secretária. 2017. (Outro).

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Coordenação de Grupo de Trabalho. 2017. (Outro).

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Voluntária nas atividades de pré-evento da SEFIC 2017. 2017. (Outro).

JUNG, H. S. . Monitoria no VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2014. (Outro).

JUNG, H. S. . Monitoria no URI Profissões. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário de Gestão-Educação Básica -. 2019. (Seminário).

Seminário Regional sobre deficiência visual "Caminhos da Inclusão". 2019. (Seminário).

Sociology Of Law. 2019. (Congresso).

VII Fórum de Gestão e Inovação. 2019. (Outra).

World Congress on Catholic Education. La gestión del currículo disruptivo: Parámetros para el desarrollo de la autonomía del estudiante. 2019. (Congresso).

8 Fórum de IES Católicas.A aliança entre tradição e inovação na gestão em novas metodologias: um relato de experiência. 2018. (Outra).

Formação de colaboradores lassalistas - Programa 1 - Animação : lassalianismoção. 2018. (Outra).

Formação de colaboradores lassalistas - Programa 1 - Animação: Obra Pedagógica de La Salle. 2018. (Outra).

Seminário Internacional "O modelo comunitário na educação superior: uma visão de futuro". 2018. (Seminário).

Sociology Of Law: O Direito entre o Caos e a Descontrução.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Autonomia do aluno: em busca de espaços para o seu desenvolvimento. 2018. (Outra).

XII Anped Sul.Duas décadas de LDB 9394/96: Gênese, (des)caminhos, influência internacional e legado.. 2018. (Outra).

2 Congreso Educativo Latiamericano Lasallista. Desenvolvimento de lideranças lassalistas inovadoras. 2017. (Congresso).

I Encontro Regional Educação de Qualidade... Um direito de todos!. 2017. (Encontro).

Seminario Gobernanza en las Universidades: una mirada nacional e internacional.La Gobernanza Universitaria en Brasil: particularidades, posibilidades y retos. 2017. (Seminário).

Seminario Internacional: "Gestión y difusión de las investigaciones: la mirada de los autores".Experiencias en la publicación de artículos científicos: una doble mirada - la personal y la del sistema brasileo. 2017. (Seminário).

IV Seminário da ANPAE - Regional Sul: Plano Nacional de Educação e as Interfaces estadual e municipal: política egestão educacional em perspectiva.RESPONDABILIDADE SOCIAL UNIVERSITARIA: O CASO DA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE. 2016. (Seminário).

IX Simpósio Nacional de Educação - III Colóquio Internacional de Pólíticas Educacionais e Formação de Professores.JUVENTUDES E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: O GABINETE DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO POLÍTICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (2011-2014). 2016. (Simpósio).

Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas.ANÍSIO TEIXEIRA E A CRISE DOCENTE: O ANÚNCIO DE UMA ÉPOCA. 2016. (Outra).

Semana Científica do Unilasalle (SEFIC) "Equidade social e entendimento global".As Bases Nacionais Curriculares e o princípio educativo gramsciano: Análise dos espaços para a aprendizagem da emancipação humana -Uma revisão de estudos científicos. 2016. (Outra).

XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - Anped Sul.A EDUCAÇÃO POLÍTICA COMO CAMINHO PARA A PARTICIPAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO CIDADÃ: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DO CORAÇÃO. 2016. (Outra).

XV Fórum FAPA Conhecimento: catalisador para a vida.Duas décadas de LDB 9394/96: uma revisão de estudos acerca de sua relação com a autonomia. 2016. (Outra).

Aula Inaugural "Atividade epistemológica e o trabalho docente na educação superior". 2015. (Outra).

Curso "Estatística Aplicada à Educação". 2015. (Outra).

Educere XII Congresso Nacional de Educação. Metas do PNE no contexto da avaliação em larga escala. 2015. (Congresso).

IDEB e avaliação em larga escala: a escola que temos e a escola que queremos. 2015. (Seminário).

I Encontro de autores do Mestrado em Educação. 2015. (Encontro).

II Ciclo de Estudos em Educação "Diálogos Interdisciplinares no Ensino Médi"o.O PIBIC/EM como instrumento de formação da nova geração de professores pesquisadores através da parceria universidade e escola - um relato de experiência na perspectiva do co-orientador. 2015. (Outra).

III CIECITEC. POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E GESTÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO.. 2015. (Congresso).

III CIECITEC. O ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A EVASÃO DE ALUNOS EM ESCOLAS PÚBLICAS. 2015. (Congresso).

I Mostra de Pesquisa da Pós-graduação em Educação & I Mostra de Extensão em Educação: A formação do pesquisador e do extensionista.Ensino Médio: intercorrências do Pacto e a evasão. 2015. (Outra).

IX Colóquio "(Re)pensar o grau de engajamento da Pedagogia Latino Americana para este milênio: desafios e propostas". 2015. (Outra).

Pensar Nuestramérica desde y para si: lo internacional y lo mundial. 2015. (Outra).

Pesquisa e Produção na Pós-Graduação. 2015. (Outra).

Produção do Conhecimento na América Latina: Formação de Pesquisadores e redes intelectuais. 2015. (Outra).

Semana Acadêmica da Pedagogia - URI/FW.A pesquisa como instrumento de construção de saberes, do Ensino Médio à Licenciatura, oportunizada pelo PIBIC. 2015. (Outra).

Semana Acadêmica da Pedagogia - URI/FW.AFETIVIDADE X APRENDIZAGEM X EVASÃO ESCOLAR ? ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO. 2015. (Outra).

Seminário de Gestão e Inovação Educacional. 2015. (Seminário).

Seminário sobre desafios da pós-graduação strico sensu em educação na região Sul.A educação como princípio para a participação democrática. 2015. (Seminário).

Seminário sobre desafios da pós-graduação strico sensu em educação na região Sul.Pátria educadora ou pátria panóptica?. 2015. (Seminário).

Seminário sobre desafios da pós-graduação strico sensu em educação na região Sul.O Etsado do conhecimento sobre o tema políticas públicas e a contribuição da educação física no processo de alfabetização. 2015. (Seminário).

Sinel - URI/FW.PROFESSOR: SUJEITO OU VÍTIMA NO PROCESSO DE DOMINAÇÃO REPRODUZIDO PELA ESCOLA?. 2015. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Educação. A afetividade como facilitadora da aprendizagem e da permanência escolar - algumas reflexões. 2015. (Congresso).

VII Colóquio "Das novas exigências ao estar no mundo da academia. 2015. (Outra).

VIII Colóquio "Posicionamento Epistemológico nas pesquisas em políticas educacionais: um debate para além da metodologia científica". 2015. (Outra).

Workshop Currículo Lattes. 2015. (Outra).

X Colóquio "Pensamento pré-hispânico no México". 2015. (Outra).

X Colóquio "Pensamento Pré-hispânico no México". 2015. (Outra).

XVII Fórum Leituras de Paulo Freire.POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E CICLO DE POLÍTICAS: SIGNIFICAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE. 2015. (Outra).

XVII Fórum Leituras de Paulo Freire.PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DO EDUCADOR COM RELAÇÃO AOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO CONTINUADA ? UMA AMOSTRAGEM DE SEIS MUNICÍPIOS GAÚCHOS. 2015. (Outra).

XVII Fórum Leituras de Paulo Freire.O DIÁLOGO COMO METODOLOGIA DE TRABALHO PEDAGÓGICO EM PAULO FREIRE ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. 2015. (Outra).

?Gestão e Inovação Curricular?. 2014. (Seminário).

?Saberes docentes e os desafios para o século XXI?. 2014. (Simpósio).

III Seminário Integrado de Pesquisa do PPGEDU. 2014. (Seminário).

III Simpósio Afrocultura: Narrativas Afro-Brasileiras e Indígenas, Memórias. 2014. (Simpósio).

VI Colóquio ?Currículo, culturas juvenis e as vozes da escola?. 2014. (Outra).

VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma pedagogia dos direitos humanos.A Pedagogia do Oprimido 40 anos depois. Reflexões sobre o papel do professor no processo de dominação reproduzido pela escola. 2014. (Seminário).

VIII Simpósio Nacional de Educação. 2014. (Simpósio).

II YETS - Yázigi Education and Teaching Seminar."O Professor como Ator". 2013. (Seminário).

YSAC - Yázigi Seminar For Academic Coordiantors.12 steps to the imporvement of a Yázigi School. 2012. (Seminário).

X YILTS - Yázigi Language Teacher Seminar.Ajudando a capacitar professores da rede pública. 2011. (Seminário).

X YILTS - Yázigi Language Teacher Seminar. Es la afectividad de veras esencial al éxito de una clase con enfoque comunicativo?. 2011. (Seminário).

X YILTS - Yázigi Language Teacher Seminar.Acho que meu aluno é disléxico. E agora??. 2011. (Seminário).

IX YILTS - Yázigi Language Teacher Seminar.Workshop. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sergio Wilson De Oliveira Rezende

JUNG, HILDEGARD SUSANA; GHISLENI, A. C.; KLAUS, V.. A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESPORTE E O CENTRO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA NO DISTRITO FEDERAL: Um estudo sobre gestão educacional. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fabíola Dos Santos Kucybala

Hildegard Susana Jung. A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PREPARAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAREM NA ALFABETIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA COLÔMBIA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Fabiele Lermen Spohr

Hildegard Susana Jung. Memória de uma prática metodológica dos professores alfabetizadores sob o viés da consciência fonológica. 2019. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Louise de Quadros da Silva

FOSSATTI, Paulo;JUNG, HILDEGARD SUSANA; SEGUEL, I. D.; MONTICELLI, J. M.; BACKES, L.. NOVAS METODOLOGIAS NA GESTÃO ACADÊMICA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNILASALLE CANOAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Aureo Kerbes

FOSSATTI, P.; PAULY, E. L.; GUTHS, H.;JUNG, H. S.; FRITSCH, R.. Gestão escolar: indicadores de boas práticas em escolas privadas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: João Alberto Steffen Munsberg

JUNG, HILDEGARD SUSANA; SILVA, G. F.; SILVA, D. R. Q.; FUCHS, H. L.; GENRO, M. E. H.; RAITZ, T. R.. POR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DECOLONIZADORA. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Simone Van der Halen de Freitas

JUNG, HILDEGARD SUSANA; MONTICELLI, J. M.;FOSSATTI, P.; DELLAGLIO, D. D.; CARON, L.; ROMERO, C. S.. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO INCLUSIVA PARA AS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Juliana Aquino Machado

SILVA, G. F.;JUNG, HILDEGARD SUSANA; GARCIA, A. N. M.; ALVES, R. A. L.; MACEDO, R. S.. (RE)EXISTÊNCIA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: PRÁTICAS E DISCURSOS DECOLONIZADORES DESDE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: CHARLENE BITENCOURT SOSTER LUZ

JUNG, H. S.; MIRANDA, J. A. A.; FOSSATTI, PAULO; SARMENTO, D. F.. INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PERTENCENTES À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA: O PAPEL DA MOBILIDADE ACADÊMICA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Joice Nunes Lanzarini

Hildegard Susana Jung; GUSTSACK, F.; FAVERO, A.; OLIVEIRA, C. J.; PELLANDA, N. M. C.. A Artesania de uma Docência Universitária Inovadora. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Simone Van der Halen de Freitas

FOSSATTI, PAULO;JUNG, H. S.; KOTMANN, G. M.; CARON, L.; STOBAUS, C. D.. ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES PARA UMA POLÍTICA DE GESTÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Cristiane de souza

WALZ, J. C.; MONTICELLI, J. M.;JUNG, HILDEGARD SUSANA; LISBOA, T. C.; MARTINI, T. C.. A construção de um website referência utilizando personagens de desenhos infantis para auxiliar o professor no cuidado com as crianças com transtorno mental. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde de Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Edgar Abrahão Pereira

DELLAGLIO, D. D.;JUNG, HILDEGARD SUSANA; FINKLER, L.. O BULLYING ESCOLAR NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL,. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Cláudia Santos da Rocha

DELLAGLIO, D. D.;JUNG, HILDEGARD SUSANA; FINKLER, L.. PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM PROFESSORES PARA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BULLYING ESCOLAR. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Liliane Kolling

JUNG, HILDEGARD SUSANASUDBRACK, E. M.; SARMENTO, D. F.; TREZZI, C.. AVALIAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Silvania Lucia Chaves Assis

SILVA, G. F.;JUNG, HILDEGARD SUSANA; MUNSBERG, J. A. S.; BOSCO, C. S.; PLETSCH, M. D.. O LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO FORMADOR DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANT. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Sergio Wilson De Oliveira Rezende

JUNG, H. S.; KLAUS, V.; GHISLENI, A. C.. A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESPORTE E O CENTRO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA NO DISTRITO FEDERAL: Um estudo sobre gestão educacional. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Evanete Antunes Ferreira

BATTESTIN, CLAUDIA;JUNG, H. S.; MARQUES, C. M.. A LITERATURA INFANTIL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Cátia Rosane da Rocha Würth

JUNG, HILDEGARD SUSANA; MIRANDA, J. A. A.; FOSSATTI, Paulo; ANEAS, M. A.. GESTÃO DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS PARA REFUGIADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO SCHOLAS DO PAPA FRANCISCO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Louise de Quadros da Silva

FOSSATTI, P.JUNG, H. S.; MONTICELLI, J. M.; SEGUEL, I. D.. IMPLICAÇÕES DAS NOVAS METODOLOGIAS NA GESTÃO ACADÊMICA DE IES: UM ESTUDO DE CASO DA UNILASALLE CANOAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, H. S.. Avaliação ad hoc para a Revista Teias, ISSN 1982-0305. 2020. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Hildegard Susana Jung. Avaliação ad hoc para a Revista Teias, ISSN 1982-0305. 2020. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista de Educação da ANEC. 2020. Associação Nacional de Educação Católica.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista Roteiro. 2020. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista Pedagógica - Unochapecó - ISSN 1984-1566. 2020. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista Vivências, ISSN 1809-1636. 2020. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista da Anec. 2020. Associação Nacional de Educação Católica.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a revista Vivências. 2020. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

JUNG, HILDEGARD SUSANA; DELLAGLIO, D. D.; FELICETTI, V.; SANTOS, B. S.. Pré-seleção para o Prêmio Capes de Tese. 2020. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista Teias, ISSN 1982-0305. 2020. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista Vivências. 2020. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista Internacional de Educação Superior. 2020. Universidade Estadual de Campinas.

JUNG, H. S.. Avaliação Ad-Hoc de artigo para a Revista Diálogo, ISSN 2238-9024. 2019. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, H. S.. Membro do Comitê científico na avaliação de trabalhos do VII Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2019. Instituto Federal de São Paulo.

Hildegard Susana Jung. Avaliação de artigo para a Revista Roteiro. 2019. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

JUNG, H. S.. Avaliação de artigo para a Revista Textura, ISSN 2358-0801. 2019.

JUNG, H. S.. Avaliação de trabalho para o IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

JUNG, H. S.. Avaliação ad hoc para a Revista Internacional de Educação Superior - RieSup. 2019. Universidade Estadual de Campinas.

JUNG, H. S.. Avaliação Ad-Hoc de artigo para a Revista Diálogo, ISSN 2238-9024. 2019.

JUNG, H. S.. Avaliação de obra para a editora da URI/FW. 2019. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Hildegard Susana Jung. Avaliação ad-hoc de artigo para a Revista Vivências - ISSN 1809-1636. 2019. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Hildegard Susana Jung. Avaliação ad-hoc de artigo para a Revista Vivências - ISSN 1809-1636. 2019.

Hildegard Susana Jung. Avaliação de artigo ad hoc para a Revista Desenvolve, ISSN 2316-5537. 2019. Universidade La Salle - Canoas.

Hildegard Susana Jung. Avaliador ad hoc da Revista de Educação da Anec, ISSN 2526-9089. 2019. Associação Nacional de Educação Católica.

Hildegard Susana Jung. Avaliação ad hoc de artigo para a Revista de Educação da ANEC. 2019. Associação Nacional de Educação Católica.

Hildegard Susana Jung. Avaliadora do V Consórcio Doutoral da XV Semana Científica da Unilasalle - SEFIC 2019. 2019. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Construção de parecer do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva EAD para o Conselho Acadêmico. 2019. Universidade La Salle - Canoas.

Hildegard Susana Jung. Avaliação ad hoc para a revista Teias, e-ISSN: 1982-0305. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

JUNG, H. S.. avaliação ad hoc para a Revista Educação, Ciência e Cultura (ISSN 2236-6377). 2019. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliação ad hoc para a Revista Educação, Ciência e Cultura (ISSN 2236-6377). 2019. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Membro de Comitê científico na avaliação de trabalhos do VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2018. Instituto Federa de São Paulo - IFSP campus Itapetininga.

JUNG, H. S.. Avaliador de Trabalhos no VII Congresso Brasileiro de Formação de Professores CNEC Sustentabilidade. 2018. Faculdade CNEC Campo Largo.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliador ad-hoc da XII AnpedSul - Eixo Temático 8 - Educação Superior. 2018.

JUNG, H. S.. Membro da Comissão Científica do VI Congresso Ibero-americano de Investigação em Governança Universitária e I Encontro Regional de Gestão em Diferentes Contextos.. 2018. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Membro da Comissão Organizadora do VI Congresso Ibero-americano de Investigação em Governança Universitária e I Encontro Regional de Gestão em Diferentes Contextos.. 2018. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, H. S.. Avaliação Sd-Hoc de quatro artigos submetidos ao Prêmio Destaque de Extensão e Iniciação Científica e Tecnológica da URI,. 2018. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

JUNG, H. S.. Avaliação Ad-Hoc de quatro artigos submetidos ao Prêmio Destaque de Extensão e Iniciação Científica e Tecnológica da URI,. 2018. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

JUNG, H. S.. Avaliação Ad-Hoc de artigo para a Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, e-ISSN: 2359-2087. 2018. Universidade Federal de Rondônia.

JUNG, H. S.. Avaliadora de trabalhos do V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2017. Instituto Federal de São Paulo.

JUNG, H. S.. Avaliador de artigo científico para periódico. 2017. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, H. S.; SOUZA, R. V.; MIRANDA, J. A. A.. XIII SEFIC Unilasalle - A pesquisa e o direito à diversidade. 2017. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, HILDEGARD SUSANA. Avaliador de Trabalhos de Comunicação Oral da Graduação. 2017. Universidade La Salle - Canoas.

JUNG, H. S.. Avaliadora de trabalhos no VI Congresso Brasileiro de Formação de Professores Educação Adversa e Diversa. 2016. Faculdade CNEC - Campo Largo.

JUNG, H. S.. Avaliadora no Comitê Avaliador do Edital Siepex/2016 da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão - Projeto "1408". 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

JUNG, H. S.. Avaliadora no Comitê Avaliador do Edital Siepex/2016 da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão - Projeto "1626". 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

JUNG, H. S.. Avaliadora no Comitê Avaliador do Edital Siepex/2016 da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão - Projeto "1734". 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

JUNG, H. S.. Avaliadora de trabalho no V Seminário Institucional do PIBID vinculado às Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão - avaliação do resumo "1936". 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Fossatti

ANDREOLA, B. A.FOSSATTI, P.; ALMEIDA, M. L. P.;SARTURI, R. C.; SUDBRACK, E. M.. A prática da autonomia na LDB 9394/96. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Edite Maria Sudbrack

SUDBRACK, EDITE MARIA; FAVERO, A. A.; WEYH, C. B.. O Pacto Nacional do Ensino Médio: um estudo comparativo entre escolas públicas de Santa Cruz do Sul/RS sob a perspectiva da evasão, emancipação e/ou regulação. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Edite Maria Sudbrack

FOSSATTI, P.; ALMEIDA, M. L. P.; CONTRERAS, F. A. G.; SARMENTO, D. F.;SUDBRACK, E. M.. Educação básica e autonomia do educando: aproximações e distanciamentos entre Brasil e Chile. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Edite Maria Sudbrack

SUDBRACK, E. M.; FAVERO, A. A.; WEYH, C. B.. O pacto nacional do ensino médio: um estudo comparativo entre escolas públicas de Santa Cruz do Sul/RS sob a perspecitiva da evasão, emancipação e/ou regulação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Rosane Carneiro Sarturi

FOSSATTI, P.; ALMEIDA, M. L. P.;SARTURI, Rosane Carneiro; SUDBRACK, E. M.. A Prática da Autonomia na LDB 9394/96. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Cênio Back Weyh

SUDBRACK, E. M.; FAVERO, A. A.;WEYH, C. B.. O Pacto Nacional do Ensino Médio: um estudo comparativo entre escolas públicas de Santa Cruz do Sul/RS sob a perspectiva da evasão, emancipação e / ou regulação. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - FW.

Cênio Back Weyh

SUDBRACK, E. M.; FAVERO, A.;WEYH, C. B.. O Pacto Nacional de Ensino Médio: um estudo comparativo entre escolas públicas de Santa Cruz do Sul/RS sob a perspectiva da evasão, emancipação e/ou regulação.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - FW.

Dirléia Fanfa Sarmento

SARMENTO, D. F.; ALMEIDA, M. L. P.; SUDBRACK, E. M.; CONTRERAS, F. A. G.;FOSSATTI. Educação Básica e autonomia do educando: aproximações e distanciamentos entre Brasil e Chile.. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

FABIANA MORENO DAS NEVES

APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: ATRIBUINDO UM NOVO SIGNIFICADO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DISRUPTIVAS; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Idio Fridolino Altmann

A EDUCAÇÃO CORPORATIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL DAS CORPORAÇÕES; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Remi Maria Zanatta Benatti

Formação Inicial de Professores: A importância da mediação pedagógica em contextos de aprendizagem hibrida e online na construção da identidade docente; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Carlos Alberto Souza de Freitas

A formação de professores dentro da profissão: um estudo de caso sobre o PIBID; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Maria de Fatima Brito Durães

AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Liliane Kolling

Avaliação e Gestão Escolar: Desafios para uma educação de qualidade; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Sandra Coimbra Rodrigues

A avaliação institucional como balizadora do currículo e da ação docente: diálogos entre Brasil, Chile e México; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Marcia Regina da Silva

A Formação de professores na escola normal: um estudo de caso em Esteio/RS; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Claudio André Dierings

Formação Humana por meio da Filosofia: Possibilidades e Experiências; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

CHARLENE BITENCOURT SOSTER LUZ

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PERTENCENTES À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA: O PAPEL DA MOBILIDADE ACADÊMICA; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Louise de Quadros da Silva

IMPLICAÇÕES DAS NOVAS METODOLOGIAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO NA UNILASALLE CANOAS; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas, Universidade La Salle; Coorientador: Hildegard Susana Jung;

Malu Sartorio

A qualidade no atendimento aos professores da EaD: a perspectiva docente; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA INOVAÇÃO EM DESIGN DE SERVIÇOS) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Ameline Souza Silva

AUTISMO LEVE E AS RELAÇÕES SOCIAIS: APRENDIZAGENS E EXPECTATIVAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

CAMILA MACHADO GUIMARÃES VIEIRA DE OLIVEIRA

O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PERSPECTIVA DOCENTE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Josiane Inajara Weber Cardoso

APRENDENDO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Larissa Marcos

A gestão de uma escola de Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Adriana Silveira

A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Joanete Rodrigues Dos Santos

JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Diandra Tábata Nunes Lima

A música como facilitadora do processo de alfabetização; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Mônica Gonçalves da Silva

Musicalização e ludicidade como aliados ao trabalho pedagógico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Bárbara de Paula Fettuccia

A consciência fonológica na alfabetização; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Gabriella Guimarães Mandú de Medeiros

A musicalidade e o corpo no processo de aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Fernanda Corrêa

EDUCAÇÃO INTEGRAL: DO PROTAGONISMO À AUTONOMIA DISCENTE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Daniela Crespani

A importância da música no aprendizado na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Josileide Martins

Ludicidade e desenvolvimento: A Importância do Brincar na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Janaina Kempf Ruiz

A CULTURA DE MASSA COMO POSSIBILIDADE PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO RELIGIOSO DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Camila Lopes Schinke

A INFLUÊNCIA FAMILIAR NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS INCLUSIVAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Patricia Bemfica da Rosa

Afetividade na educação infantil como agente transformador; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Tuélen da Silva de Lima

A LITERATURA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Tássia Colombo Bersagui

A DIMENSÃO ATITUDINAL NO CURRÍCULO E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO SUBJETIVO DA CONSTRUÇÃO DE VALORES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

ALINE Gomes da Silva

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Camila Schinke

Projeto de Pesquisa: GESTÃO DO CURRÍCULO NO ITINERÁRIO FORMATIVO DAS (OS) FUTURAS (OS) PEDAGOGAS (OS): PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade La Salle - Canoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Cintia Cristina Maciel Neves

O LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM COMO OBSERVATÓRIO PARA PRÁTICAS INOVADORAS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Tamara Schierenbeck da Rosa Endres

O LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM COMO FACILITADOR DE UM CURRÍCULO DISRUPTIVO: UM ESTUDO DE CASO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

José Lucas Marques Duarte

Projeto GESTÃO DO CURRÍCULO NO ITINERÁRIO FORMATIVO DAS (OS) FUTURAS (OS) PEDAGOGAS (OS): PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Amanda Romero Costa

Co-orientação do Projeto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade La Salle - Canoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Joanah Dal Mas dos Santos

Co-orientação do Projeto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade La Salle - Canoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Co-orientação da Bolsista PIBIC Jaine Braga

Grupo de Pesquisa em Educação - GPE; 2014; Iniciação Científica - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Jaine Braga da Silva

Formação profissional acadêmica: espaço-tempo interdisciplinar na construção do professor; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões; Orientador: Hildegard Susana Jung;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Balduino Antonio Andreola

AS BASES NACIONAIS CURRICULARES E O PRINCÍPIO EDUCATIVO GRAMSCIANO: UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS PARA A APRENDIZAGEM DA EMANCIPAÇÃO HUMANA ? AUTONOMIA OU REGULAÇÃO?; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Edite Maria Sudbrack

O Pacto Nacional do Ensino Médio: um estudo comparativo entre escolas públicas de Santa Cruz do Sul/RS sob a perspectiva da evasão, emancipação e/ou regulação; ; 2014; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,; Orientador: Edite Maria Sudbrack;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BADY, J. B. ; SILVA, D. R. Q. ; JUNG, HILDEGARD SUSANA ; FOSSATTI, P. . Internacionalização da educação superior: formando cidadãos globais. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 14, p. 1-20, 2020.

  • JUNG, HILDEGARD SUSANA ; VAZ, D. ; BENATTI, R. M. Z. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO 3.0: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista de Educação da Anec , v. 47, p. 32-45, 2020.

  • JUNG, HILDEGARD SUSANA ; VAZ, D. ; BENATTI, R. M. Z. . SABERES DOCENTES SOBRE O ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES: ESTAMOS PREPARADOS PARA ACOLHÊ-LO?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE) , v. 22, p. 1-15, 2020.

  • LOPES, A. B. V. ; JUNG, HILDEGARD SUSANA ; SILVA, L. Q. . Atividades pedagógicas para a consciência ecológica: Um relato experiência do estágio supervisionado. REVISTA PANORÂMICA , v. 31, p. 151-162, 2020.

  • JUNG, HILDEGARD SUSANA ; DUARTE, J. L. M. ; SILVA, L. Q. . DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DISCENTE: IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8, p. 244-257, 2020.

  • NEVES, F. M. ; JUNG, HILDEGARD SUSANA ; ALTMANN, I. F. . DESPERTANDO EMOÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) , v. 5, p. 1-18, 2020.

  • ALMEIDA, M. L. P. ; JUNG, H. S. ; SUDBRACK, E. M. . Políticas brasileas y formación docente: impactos de un currículo nacional. REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EDUCATIVA , v. 21, p. 1-9, 2019.

  • FOSSATTI, P. ; JUNG, H. S. . Estratégias para a permanência na educação básica e na educação superior. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 37, p. 654-672, 2019.

  • SILVA, M. G. ; LIMA, D. T. N. ; JUNG, H. S. . Cantar, divertir-se, aprender: Um relato de experiência docente com música. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO , v. 6, p. 178-191, 2019.

  • SILVA, L. Q. ; FOSSATTI, Paulo ; JUNG, H. S. . A gestão de novas metodologias: uma aliança entre tradição e inovação. Cadernos de pós-graduação , v. 18, p. 103-126, 2019.

  • ALMEIDA, M. L. P. ; JUNG, H. S. . Políticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação?. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44, p. e24-14, 2019.

  • SARTORIO, M. ; JUNG, H. S. ; SILVA, L. Q. . Qualidade assistencial aos professores de pós-graduação na EAD. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS , v. 19, p. 85-95, 2019.

  • LIMA, D. T. N. ; JUNG, H. S. ; SILVA, L. Q. . O USO DA MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE) , v. 13, p. 36-48, 2019.

  • SANTOS, A. ; JUNG, H. S. ; SILVA, L. Q. . A MAGIA DO CIRCO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÁXIS PEDAGÓGICA , v. 2, p. 96-110, 2019.

  • SILVA, L. Q. ; FOSSATTI, P. ; JUNG, H. S. . UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS GOOGLE FOR EDUCATION EM ESTRATÉGIAS PENSADAS PARA METODOLOGIAS ATIVAS. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 15, p. 106-126, 2019.

  • GANGA-CONTRERAS, F. ; SUAREZ-AMAYA, W. ; CALDERON, A. ; WANDERCIL, M. ; JUNG, H. S. . Retos a la gobernanza universitaria: acotaciones sobre la cuestión de la autoridad y la profesionalización de la gestión de las universidades. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science , v. 8, p. 435-456, 2019.

  • BERSAGUI, T. C. ; Hildegard Susana Jung ; Silva, Louise de Quadros da . O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores. CAMINE: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO , v. 11, p. 30-47, 2019.

  • SILVA, L. Q. ; SOUZA, M. P. ; FOSSATTI, Paulo ; Hildegard Susana Jung . AS POSSIBILIDADES DA GOOGLE FOR EDUCATION COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 6, p. 21-38, 2019.

  • SILVA, A. G. ; JUNG, HILDEGARD SUSANA ; Silva, Louise de Quadros da . A inclusão no ensino superior a partir da perspectiva do sujeito. InterSaberes Revista Científica , v. 14, p. 710-722, 2019.

  • Hildegard Susana Jung ; FOSSATTI, P. ; MONTICELLI, J. M. . Profile of managers in brazilian Community Universities. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 57, p. 1-24, 2019.

  • FREITAS, S. V. D. H. ; JUNG, H. S. . O processo de Bolonha e a globalização da educação superior: antecedentes, implementação e repercussões no que fazer dos trabalhadores da educação. ROTEIRO , v. 43, p. 231-236, 2018.

  • MIRA, A. P. ; FOSSATTI, Paulo ; JUNG, H. S. . A concepção de educação humanista: interfaces entre a UNESCO e o Plano Nacional de Educação. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE) , v. 41, p. 1-13, 2018.

  • SIMOES, E. M. S. ; NOGARO, A. ; JUNG, H. S. . TEORIAS DA APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 12, p. 85-113, 2018.

  • NOGARO, A. ; JUNG, H. S. ; SIMOES, E. M. S. . O QUE REPRESENTA A ATENÇÃO PARA A EPISTEMOLOGIA DA APRENDIZAGEM NA CONTEMPORANEIDADE? ? A PERCEPÇÃO DOCENTE. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. esp., p. 2026-2040, 2018.

  • CONTE, E. ; HABOWSKI, A. ; JUNG, H. S. . Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo / Reflections on the use of digital technologies.... CADERNOS CIMEAC , v. 8, p. 156-183, 2018.

  • NOGARO, A. ; JUNG, H. S. ; CONTE, E. . Infância: desaparecimento ou metamorfose?. Revista HISTEDBR On-line , v. 18, p. 745-765, 2018.

  • SILVA, L. Q. ; FOSSATTI, Paulo ; JUNG, H. S. . METODOLOGIAS ATIVAS: A GOOGLE FOR EDUCATION COMO FERRAMENTA DISRUPTIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. PAIDÉI@ (SANTOS) , v. 10, p. 1-25, 2018.

  • MARTINS, J. ; JUNG, H. S. ; SILVA, L. Q. . LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO , v. 8, p. 1-25, 2018.

  • JUNG, H. S. ; FOSSATTI, P. . DUAS DÉCADAS DE LDB 9394/96: GÊNESE, (DES)CAMINHOS, INFLUÊNCIA INTERNACIONAL E LEGADO. Teoria e Prática da Educação , v. 21, p. 53-65, 2018.

  • SCHEUERMANN, A. E. ; JUNG, H. S. ; CANAN, S. R. . Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 12, p. 422-439, 2017.

  • JUNG, H. S. ; MIRA, A. P. ; FOSSATTI, P. . A Contribui??o de An?sio Teixeira para a Promo??o do Bem-estar Docente / The Contribution of An?sio Teixeira to the Promotion of Teacher Wellbeing. REVISTA ELECTRÓNICA IBEROAMERICANA SOBRE CALIDAD, EFICACIA Y CAMBIO EN EDUCACIÓN , v. 15.3, p. 151-167, 2017.

  • JUNG, H. S. ; NOGARO, A. ; SUDBRACK, E. M. . O mundo líquido que desorienta os mapas: Aspectos da pós-modernidade em Boaventura de Sousa Santos e Zygmunt Bauman para resgatar a utopia na educação. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE & CULTURAS , v. 47, p. 151-168, 2017.

  • FOSSATTI, P. ; GANGA-CONTRERAS, F. ; JUNG, H. S. . Reflexiones en torno a la gobernanza universitaria: Una mirada desde Latinoamérica. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 1-14, 2017.

  • FOSSATTI, PAULO ; JUNG, HILDEGARD SUSANA . Educação superior no Brasil: a resistência da filantropia para garantir o acesso universal à universidade. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 3, p. 437-447, 2017.

  • BALESTRIN, M. ; JUNG, H. S. ; SUDBRACK, E. M. . As políticas públicas brasileiras de alimentação escolar: da centralização à descentralização ? do assistencialismo à participação popular. Integra Educativa , v. IX, p. 141-157, 2017.

  • MUOZ, BENJAMÍN PANDURO ; BATTESTIN, CLAUDIA ; JUNG, HILDEGARD SUSANA . Una visiÃn integradora para el convivo social desde la educaciÃn: la perspectiva de Gregorio Torres Quintero. REVISTA PEDAGÓGICA (UNOCHAPECÓ. IMPRESSO) , v. 19, p. 39-52, 2017.

  • JUNG, HILDEGARD SUSANA ; ALMEIDA, M. L. P. . Políticas de formação e trabalho docente na contemporaneidade: uma discussão a partir do conceito Gramsciano de Intelectual Orgânico.. CONTRAPONTOS (ONLINE) , v. 17, p. 729-743, 2017.

  • HEMIELEWSKI, D. M. ; PACHECHO, L. M. D. ; JUNG, H. S. . PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO POLÍTICA PÚBLICA. IMAGENS DA EDUCAÇÃO , v. 7, p. 112, 2017.

  • PANDURO-MUNOZ, B. ; BATTESTIN, C. ; JUNG, H. S. . Necesidad de la filosofía ante la problemática social latinoamericana. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS) , v. 22, p. 420-435, 2017.

  • JUNG, H. S. ; FOSSATTI, P. ; SUDBRACK, E. M. . A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO) , v. 18, p. 59-75, 2017.

  • SUDBRACK, E. M. ; JUNG, H. S. ; WEYH, C. B. . Gestão democrática na escola pública brasileira ? limites e possibilidades. Revista Iberoamericana de Educación (Online) , v. 71, p. 59-74, 2016.

  • JUNG, H. S. ; SUDBRACK, E. M. ; CANAN, S. R. . UNIVERSIDADE E ESCOLA TRABALHANDO JUNTAS NA FORMAÇÃO DE UMA NOVA GERAÇÃO DOCENTE: A DE PROFESSORES - PESQUISADORES. Tendencias Pedagógicas , v. 28, p. 67-81, 2016.

  • BATTESTIN, C. ; JUNG, H. S. . Entrevista con Eduardo Devés Valdés. Civitas: Revista de Ciências Sociais , v. 15, p. 117, 2016.

  • JUNG, HILDEGARD SUSANA ; SUDBRACK, EDITE MARIA . A educação como princípio para a participação democrática. Diálogo (UNILASALLE) , v. agosto, p. 09-29, 2016.

  • JUNG, H. S. ; CAUDURO, T. G. ; SUDBRACK, E. M. . O Plano Nacional de Educação como articulador da democratização do acesso à universidade e empoderamento da classe trabalhadora. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 2, p. 257-273, 2016.

  • JUNG, H. S. ; METZLER, A. M. C. ; SUDBRACK, E. M. . CONSELHOS ESCOLARES NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O CONTROLE SOCIAL ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 24, p. 177-196, 2016.

  • JUNG, H. S. ; SUDBRACK, E. M. . Pátria Educadora ou Pátria Panóptica?. REVISTA COCAR (UEPA) , v. 10, p. 265-286, 2016.

  • SILVA, J. B. ; JUNG, H. S. ; SUDBRACK, E. M. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PIBIC/EM: PESQUISA E DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS PARA A APRENDIZAGEM. Vivências (URI. Erechim) , v. 11, p. 48-54, 2015.

  • CAUDURO, THARLES GABRIELE ; SUDBRACK, EDITE MARIA ; JUNG, HILDEGARD SUSANA . Plan Nacional de Educación: pequeos avances en la Enseanza Superior brasilea. Imagens da Educação , v. 5, p. 53-59, 2015.

  • SUDBRACK, E. M. ; JUNG, H. S. ; BALESTRIN, M. . A instituição dos conselhos: participação e controle social, ou a -patologia- da representatividade?. Revista Espaço Pedagógico , v. 22, p. 327-342, 2015.

  • JUNG, H. S. ; SUDBRACK, E. M. ; CANAN, S. R. . Universidad y escuela trabajando juntas en la formación de una nueva generación docente: la de profesores - investigadores. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 11, p. 84-98, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

JUNG, H. S. . Secretária da Revista Internacional de Educação Superior - RieSup. 2018.

JUNG, H. S. . Conselho Consultivo da REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ISSN 2447-8288. 2016.

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Avaliação de seleção de propostas para o Programa de Ensino IFSP. 2019.

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Avaliação de artigo para a Revista Internacional de Educação Superior. 2019.

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Parecer de artigo para a Revista Vivências (ISSN 1809 1636). 2019.

JUNG, H. S. . Parecer de artigo para a Revista Educação, Ciência e Cultura - ISSN 2236-6377. 2018.

JUNG, H. S. . Avaliação de Projeto para o VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP. 2018.

JUNG, H. S. . Avaliação de Projeto para o VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP. 2018.

JUNG, H. S. . Avaliação de Projeto para o VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP. 2018.

JUNG, H. S. . Parecer de artigo para a revista Teias - e-ISSN: 1982-0305 | ISSN: 1518-5370. 2018.

JUNG, H. S. . Secretária da Revista Internacional de Educação Superior - RieSup - ISSN 2446-9424. 2018.

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Parecer para a Revista Científica de Educação da ANEC - ISSN 2526-9089. 2018.

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Avaliação Ad-Hoc do Eixo Temático 08 - Educação Superior - da Reunião Científica Regional Sul da Anped - XII Anped Sul. 2018.

JUNG, H. S. . Parecer de artigo para a Revista Diálogo - ISSN 2238-9024. 2018.

JUNG, H. S. . Avaliação de artigo para a Revista Diálogo Educacional. 2017.

JUNG, H. S. . Tradutora português-espanhol / espanhol-português da Revista Internacional de Formação de Professores - RIFP. 2016.

JUNG, H. S. . revisora textual de Português e Espanhol da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior. 2015.

JUNG, H. S. . Jornal Ofício Docente n. 05/2015. 2015.

NOVOA, A. ; JUNG, H. S. . VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Transnacionalização das Políticas Educacionais: Impactos na formação docente. 2015.

JUNG, H. S. . Jornal Ofício Docente n.06/2015. 2015.

JUNG, H. S. ; MULLER, A. ; FOSSATTI, Paulo . Fan Page - Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos. 2017; Tema: Fan page do Grupo de Pesquisa. (Rede social).

JUNG, HILDEGARD SUSANA . Gestão Educacional e Políticas Públicas. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - E-book para disciplina de graduação em Pedagogia - EaD).

JUNG, H. S. . Material didático para a disciplina do Profissão Professor, da especialização lato sensu em Docência no Ensino Superior. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - E-book).

JUNG, H. S. . Material didático para a disciplina Marcos regulatórios da educação, da especialização lato sensu em Docência no Ensino Superior. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - E-book).

JUNG, H. S. . Material didático para a disciplina Pressupostos epistemológicos e modelos pedagógicos, da especialização lato sensu em Docência no Ensino Superior. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - E-book).

JUNG, H. S. . Projetos Interdisciplinares. 2015. .

JUNG, HILDEGARD SUSANA ; FETTUCCIA, B. ; WUTH, C. R. ; LIMA, D. T. N. ; GOBI, I. ; SANTOS, J. D. M. ; SILVA, L. Q. ; DUARTE, J. L. M. ; LIMA, T. S. ; LUZ, C. B. S. ; NEVES, C. C. M. ; DA ROSA, L. R. L. . Apresentação de personagens clássicos da literatura durante a inauguração da Brinquedoteca - Laboratório de aprendizagem. 2019. Performática.

FOSSATTI, P. ; JUNG, H. S. . Lançamento de livro - I Feria do Livro Unilasalle. 2020 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O laboratório de aprendizagem como facilitador de um currículo disruptivo: Um estudo de caso, Descrição: O laboratório de aprendizagem oportuniza a construção coletiva de um currículo disruptivo possibilita práticas interdisciplinares, bem como a prática colaborativa. É necessário destruir criativamente as grades que enrijecem o currículo, em busca de uma educação voltada aos jovens do século XXI. A esta realidade também se alinha a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, no contexto do Rio Grande do Sul, o Referencial Curricular Gaúcho. Desta forma, o Laboratório de Aprendizagem oferece ainda a possibilidade de assessoria a profissionais de diferentes áreas, permitindo à Universidade disponibilizar serviços à comunidade. Nesse contexto, a formação que conjuga ensino, pesquisa e extensão outorga ao docente uma visão mais global da dimensão de sua profissão. O presente projeto, portanto, pretende, no contexto do laboratório de aprendizagem, analisar as atividades realizadas, principalmente no que se refere às experiências no campo da robótica, como facilitadoras à construção de um currículo disruptivo, buscando a interdisciplinaridade e a prática colaborativa. Além disso, pretende observar e relatar sobre o uso de uma aplicação digital (já em desenvolvimento), a qual funcionará como um repositório criativo de atividades. Seu funcionamento, basicamente, se dará com a inserção de recursos, cuja busca relaciona o recurso com o objeto do conhecimento, as competências (desdobradas em conhecimentos, habilidades e atitudes), e as possibilidades de atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. A aplicação poderá ser alimentada pelos seus usuários, permitindo a prática colaborativa e interdisciplinar. Uma das ações a serem desenvolvidas será a capacitação de docentes para o uso da aplicação durante workshops de robótica, observando e registrando tanto as competências que poderão ser mobilizadas, bem como inserindo, na plataforma digital, as sugestões de atividades e seus desdobramentos interdisciplinares. Os resultados esperados orbitam em torno de: a) Aproximação da área das ciências exatas à área da educação, desmistificando o uso das aplicações e da Robótica para a educação interdisciplinar; b) colaborar com a modernização dos recursos do laboratório de aprendizagem por meio de atividades de diversas áreas do conhecimento; c) manter um repositório editável de atividades pedagógicas, incentivando os docentes e futuros docentes a realizarem a sua relação aos recursos, objetos do conhecimento e às competências que poderão ser mobilizadas por meio delas, desdobrando-as em conhecimentos, habilidades e atitudes, alinhados à BNCC e ao referencial Curricular Gaúcho; d) fomentar a prática colaborativa, por meio do compartilhamento e edição das práticas pedagógicas cadastradas no repositório; e) colaborar com a formação inicial e continuada docente, por meio de workshops gratuitos abertos ao público e/ou intervenções em escolas da região; f) contribuir para que o currículo escolar seja mais disruptivo, no sentido de romper criativamente a sua rigidez, permitindo mais práticas interdisciplinares; g) por meio da observação e elaboração do diário de campo, produzir dados empíricos para a escrita de artigos científicos a serem apresentados em eventos e publicados em periódicos reconhecidos, gerando inclusive dados para outros estudos e trabalhos no campo da interdisciplinaridade, do currículo disruptivo e, inclusive, da formação docente inicial e continuada, e do diálogo constante com as ciências exatas. Assim, o presente projeto de pesquisa, possui uma aplicabilidade prática que transcende os muros da universidade, de forma que, mais do que pesquisar o tema ao que se propõe, abre uma infinidade de outras possibilidades no diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Coordenador / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Joanah dal Mas dos Santos - Integrante / José Lucas Marques Duarte - Integrante / Douglas Vaz - Integrante / CINTIA CRISTINA MACIEL NEVES - Integrante / Remi Maria Zanatta Benatti - Integrante / JOANETE RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante / Adriana Silveira - Integrante / Liliane Kolling - Integrante / Sandra Coimbra Rodrigues - Integrante / Charlene Bitencourt Soster Luz - Integrante / Fabiana Moreno das Neves - Integrante / Idio Fridolino Altmann - Integrante / Maria de Fátima Brito Durães - Integrante / Laura Gomes Alves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2019 - Atual

    O LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM COMO OBSERVATÓRIO PARA PRÁTICAS INOVADORAS, Descrição: É necessário destruir criativamente as grades que enrijecem o currículo, em busca de uma educação voltada aos jovens do século XXI. Esta realidade também se alinha à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, no contexto do Rio Grande do Sul, ao Referencial Curricular Gaúcho. O Laboratório de Aprendizagem oferece a possibilidade de assessoria a profissionais de diferentes áreas, permitindo à Universidade disponibilizar serviços à comunidade. Nesse contexto, a formação que conjuga ensino, pesquisa e extensão outorga uma visão mais global da dimensão de sua profissão. Além de oferecer maior estofo teórico às suas ações de reflexão sobre a prática, a compreensão da responsabilidade social acena para uma educação humanizadora. O presente projeto, portanto, pretende, no contexto do laboratório de aprendizagem, analisar as atividades realizadas, buscando o potencial deste espaço enquanto facilitador de um currículo disruptivo. Neste contexto, emergem também os objetivos específicos da pesquisa, as quais orbitam em torno de: a) contextualizar o currículo disruptivo na contemporaneidade; b) Incentivar as práticas interdisciplinares e colaborativas; c) Investigar o potencial das atividades desenvolvidas no laboratório de aprendizagem no que tange ao seu potencial enquanto facilitadoras de um currículo disruptivo; d) Relatar o uso de práticas (cri)ativas junto ao público-alvo do espaço. A metodologia, de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, buscará seus dados por meio de três fontes, a saber: uma revisão de literatura acerca da temática, pesquisa documental e o diário de campo dos pesquisadores, elaborado a partir da observação. O exame dos dados se dará por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados esperados buscam: a) a compreensão do currículo disruptivo e sua contextualização; b) o acompanhamento das atividades desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem em três aspectos, principalmente: a interdisciplinaridade (inclusive com outras áreas do conhecimento), a prática docente colaborativa e o seu potencial enquanto facilitador de um currículo disruptivo; c) gerar dados para a publicação de artigos em eventos, periódicos qualificados e capítulos de livros. Assim, o presente projeto de pesquisa possui uma aplicabilidade prática que transcende os muros da universidade, de forma que, mais do que pesquisar o tema ao que se propõe, abre uma infinidade de outras possibilidades no diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Coordenador / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Joanah dal Mas dos Santos - Integrante / José Lucas Marques Duarte - Integrante / Lúcia Regina Rosa - Integrante / Douglas Vaz - Integrante / Renato Ferreira Machado - Integrante / Cristiane Pozzebom - Integrante / Cleusa Maria Gomes Graebin - Integrante / CINTIA CRISTINA MACIEL NEVES - Integrante / Remi Maria Zanatta Benatti - Integrante / JOANETE RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante / Adriana Silveira - Integrante / Charlene Bitencourt Soster Luz - Integrante., Financiador(es): Universidade La Salle - Canoas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 11

  • 2018 - 2019

    Gestão do Currículo no Itinerário formativo das (os) futuros (as) pedagogas (os): Perspectivas para o Desenvolvimento da Autonomia docente, Descrição: Projeto de Inserção Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, por meio da Resolução n. 039/18, de 10 de agosto de 2018. A valorização do Curso de Pedagogia desponta como uma necessidade vital na atual conjuntura da formação de educadores para a contemporaneidade. Neste cenário, a gestão de um currículo que, incentivando o protagonismo e a autonomia discente, possa levar à autonomia docente, figura como compromisso de uma universidade que se considera aberta aos desafios da educação para o século XXI. Diante disso, a pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação as concepções das(os) futuras(os) pedagogas(os) sobre a gestão do currículo no itinerário formativo do Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade La Salle e, de que forma, tal currículo contribui para o desenvolvimento da autonomia discente. Ao falarmos em gestão do currículo, temos presente que ela se efetiva em duas instâncias: a primeira, por ocasião da elaboração e ou revitalização do Projeto Pedagógico do Curso e, a segunda, quando tal currículo se efetiva em cada componente curricular, por meio da gestão do processo de ensino realizada pelo educador. Nessa segunda instância, o educador interpreta e (re)constrói o currículo, tendo presente as características e especificidades de cada grupo discente. O referencial teórico está fundamentado nos seguintes pressupostos: autonomia (BENJAMIN, 1993; FREIRE, 1987, 1989, 1991, 1992, 1996, 1999, 2001 e 2004); autonomia docente (ARÉVALO, PALEVI, 2010; CÁLCIZ, 2011; CONTRERAS, 2002; SANFELICE, 2007), currículo (APPLE, 1990; LIBANEO, 1983; LOPES, MACEDO, 2011, VASCONCELLOS, 2011; ) e gestão curricular (BERTOLINI, 2004; BRANDÃO, 2002; MENEZES, 2014; SANTOS, 2005). A unidade de análise é a Universidade La Salle, fazendo-se um recorte no Curso de Pedagogia. Os participantes do estudo são as (os) discentes matriculados nos três semestres finais do curso no ano de 2018. A coleta de dados será realizada por meio da análise documental (Diretrizes Curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso) e de um questionário com questões abertas e fechadas. Tais dados serão examinados à luz da Técnica de Análise de Conteúdo. Dentre os resultados esperados, almejamos contribuir para: a) o diálogo permanente com a gestão universitária sobre os parâmetros que regem um currículo voltado à autonomia e ao protagonismo estudantil; b) o entendimento de que, no caso do Curso de Pedagogia, o protagonismo discente implica também no itinerário do protagonismo docente, uma vez que esta carreira está voltada à formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Coordenador / Dulce Maria Hemielewski - Integrante / Paulo Fossatti - Integrante / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Joanah dal Mas dos Santos - Integrante / José Lucas Marques Duarte - Integrante / Malu Sartorio - Integrante / Camila Lopes Schinke - Integrante., Financiador(es): Sociedade Porvir Científico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 5

  • 2018 - 2018

    Inovação em Instituições de Ensino Superior por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas de gestão., Descrição: A Temática deste projeto está na inovação em Instituições de Ensino Superior (IES) por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas de gestão. Tem por objetivo geral: Inovar a gestão das instituições de educação superior por meio do desenvolvimento e uso de ferramentas acadêmico-administrativas. O estudo está inserido na linha de pesquisa ?Gestão, Educação e Políticas Públicas? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas ? RS ? Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Qual o impacto gerado pelo desenvolvimento e uso de ferramentas acadêmico-administrativas na inovação da gestão das Instituições de Educação Superior? A Metodologia contempla pesquisa tecnológica exploratória capaz de criar ferramentas de gestão a serem usadas e patenteadas no mercado educacional. Os instrumentos de coleta de dados são: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais; análise documental; questionário no Google Forms para gestores de IES e pessoal da Tecnologia da Informação (TI); desenvolvimento de softwares. Como resultado, visa-se ao desenvolvimento das seguintes ferramentas de gestão acadêmico-financeiras: (1) Simulador ENADE, (2) Sistema de Polivalência Docente, (3) Sistema de Avaliação Simulada para Cursos de Graduação, (4) Sistema de Gestão Visual de Evidências, (5) Sistema de Análise de Ocorrências, (6) Programa de Qualificação de Coordenadores de Curso [PQCC], (7) Sistema de Avaliação de Coordenadores, (8) Sistema para Oferta de Disciplinas e Plataforma de Projetos Institucionais para Site Institucional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Integrante / Henrique Guths - Integrante / José Alberto Antunes de Miranda - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Alcione Müller - Integrante / Simone Van Der Halen - Integrante / Francisco Anibal Ganga Contreras - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante / Daniela dos Santos Cardoso - Integrante / Luciana Pertille da Costa - Integrante / Fádua Ionara Andrade de Andrade - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Lluís Vicent Safont - Integrante / BRENO ARNO HOERNIG JR - Integrante / Eduardo Bugallo de Araújo - Integrante / Aureo Kerbes - Integrante / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Wendel Jerônimo de Albuquerque Freire - Integrante / Paulo Fossatti - Coordenador / Jackson Luís Nunes Bentes - Integrante / Óscar Armando Pérez Sayago - Integrante / Daniel Quintana Sperb - Integrante / Joanah dal Mas dos Santos - Integrante / Ana Marli Hoernig - Integrante / Emanuele Barbosa - Integrante / Alice Rodrigues Almeida - Integrante / Catia Rosane Wuth - Integrante / Edenilson Tatsch - Integrante., Número de produções C, T & A: 14

  • 2018 - Atual

    Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias, Descrição: A Temática deste projeto é a Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. Tem por objetivo geral: Contextualizar a Gestão das Universidades Brasileiras em suas boas práticas de Inovação a partir de seus múltiplos cenários, oportunidades e estratégias. O estudo está inserido na linha de pesquisa ?Gestão, Educação e Políticas Públicas? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas ? RS ? Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Qual o impacto inovador fomentado pela gestão de boas práticas das universidades brasileiras, em seus múltiplos cenários, oportunidades e estratégias? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa, exploratória, caracterizada como estudo de caso múltiplo, ao considerar o estudo das universidades brasileiras. Os instrumentos de coleta de dados comportam dados primários e secundários. Os primários centram-se em: análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Política de inovação, entrevista e questionário no Google Forms para os gestores das respectivas universidades. Já os dados secundários centram-se em: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais; estudo de cenários e pesquisas de mercado. Como resultado, visa-se: contribuição gerencial com a oferta de material qualificado para tomada de decisão, principalmente dos gestores das universidades brasileiras. Geração de conhecimento para formação de gestores educacionais e de outras instituições parceiras, em como de Stakeholders do setor educacional. Por fim, avanço no conhecimento científico da área por meio de publicações qualificadas e de socialização em eventos científicos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Integrante / Henrique Guths - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Alcione Müller - Integrante / Simone Van Der Halen - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Lluís Vicent Safont - Integrante / BRENO ARNO HOERNIG JR - Integrante / Aureo Kerbes - Integrante / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Wendel Jerônimo de Albuquerque Freire - Integrante / Francisco Ganga Contreras - Integrante / FOSSATTI, PAULO - Coordenador / Jackson Luís Nunes Bentes - Integrante / Joanah dal Mas dos Santos - Integrante / Ana Marli Hoernig - Integrante / Alice Rodrigues Almeida - Integrante / Jefferson Marlon Monticelli - Integrante / José Lucas Marques Duarte - Integrante / Mariana Pinkoski de Souza - Integrante.

  • 2015 - 2018

    PERFIL E PRODUÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL, Descrição: Este projeto de pesquisa é da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES UNOESC UNICAMP e possui varios tentaculos que estão sendo desenvolvidos em varios paises do territorio iberoamericano. No Brasil temos um que está sendo financiado pela FAPE - UNOESC, com um aluno de mestrado, analisando a produção dos grupos de pesquisa na área de educação superior no Brasil. Dado o considerável aumento do número de grupos de pesquisa na área de educação superior que foram institucionalizados oficialmente junto ao CNP nestas duas últimas décadas, O propósito desta investigação em rede é identificar os participantes e as linhas de pesquisa dos grupos de pesquisa em Educação Superior detectando osr prováveis indicadores de impacto, recepção ou utilização dos conhecimentos produzidos no Brasil. Em relação ao perfil dos grupos de pesquisa, faz se mister saber qual a composição e dimensão dos grupos, que linhas de pesquisa foram escolhidas, quais vêm sendo efetivamente pesquisadas, quais têm gerado uma massa crítica significativa de trabalhos científicos, qual a dinâmica de funcionamento dos grupos e que grupos efetivamente se consolidaram no territorio iberoamericano. Cabe ainda indagar se os grupos se tornaram o locus privilegiado de formação prática de novos pesquisadores, se atuam de forma coerente com seus propósitos proclamados e se suas pesquisas apresentam aderência às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação em educação das respectivas instituições de ensino e pesquisa. Quanto ao perfil dos participantes dos grupos de pesquisa, caberá indagar sobre sua formação acadêmica e a relação dessa formação com as linhas de pesquisa do grupo, sobre sua experiência, competência e interesse de pesquisa, bem como seu tipo de vinculação ao grupo. O problema de pesquisa que vai nortear esta pesquisa ?qual é o perfil dos grupos de pesquisa em Educação Superior e de seus membros, refletindo sobre como caracterizam suas produções acadêmicas, como são divulgadas e ainda, se há um possível impacto destas em termos teóricos, políticos e práticos no territorioiberoamericano? Com referência à produção e divulgação dos trabalhos dos grupos, será relevante verificar que tipos de produto têm desenvolvido e que instrumentos de divulgação de sua produção têm utilizado. Relativamente ao provável impacto, recepção e utilização dos conhecimentos produzidos, será significativo avaliar seus prováveis efeitos ou contribuições em termos teóricos, políticos e práticos. As Universidades envolvidas são COLIMA- Mexico, PUC-Valparaiso - CHILE, FLACSO URUGUAI; UNTREF Argentina; Universidade do Minho - Pt; Universidade de Granada - Espanha. 4 - OBJETIVO ? Objetivo Geral: Analisar o perfil dos grupos de pesquisa em Educação Superior e de seus membros, como se caracterizam suas produções acadêmicas e a divulgação de cada produção, além de um possível impacto dessa produção em termos teóricos, políticos e práticos. Objetivos Específicos: 1. Caracterizar o perfil dos grupos de pesquisa na área de educação superior em relação à sua composição, infraestrutura, recursos, linhas de pesquisa, dinâmica de funcionamento, vinculação aos programas de pós-graduação stricto sensu em educação e efeito multiplicador na formação de novos pesquisadores; 2. Identificar o perfil dos membros participantes dos grupos de pesquisa quanto à sua formação acadêmica, experiência, competência e interesse de pesquisa, quanto ao seu tipo de vinculação ao grupo e quanto à vinculação de sua produção às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação em educação; 3. Refletir sobre a produção acadêmica dos grupos e as formas de divulgação de sua produção; 4. Detectar os prováveis benefícios ou contribuições result. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Integrante / Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Coordenador / JOSE CAMILO SANTOS FILHO - Integrante / IARA CASTEGNARO - Integrante / REGINA ONEDA MELLO - Integrante / NOEMIA M. BONAMIGO PIZZAMIGLIO - Integrante / ROSELANGE B. ZENERE BARETTA - Integrante / ENRIQUE MARTINEZ LARRECHEA - Integrante / VIRGINIA DE SA - Integrante / FATIMA ANTUNES - Integrante / MARIA VERONICA LEIVA GUERREIRO - Integrante / NORBERTO LAMARRA - Integrante / JAIME MORELEZ - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Políticas de Educação Superior e Formação de Professores: Tendências Curriculares na visão dos docentes e egresso do curso de Pedagogia do territorio iberoamericano (2005-2015), Descrição: Descrição: Esta investigação está inserida na REDE IBEROAMERIICANA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - RIEPPES - sediada no PPGEd da UNOESC - SC em parceria com a UNCAMP e o GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. O principal propósito da pesquisa é o de levantar as atuais visões e preocupações que os docentes e egressos dos diferentes cursos de Pedagogia dos diferentes campi das Universidades envolvidas na RIEPPES - UNOESC UNICAMP. Estas IES são: COLIMA - MX; GRANADA- Es; MINHO - PT; LUSOFONA - PT; UNTREF - ARGENTINA; FLACSO - URUGUAI. A pesquisa também pretende conhecer quais as satisfações dos SUJEITOS envolvidos a respeito dos currículos atuais e qual ênfase curricular deveria ser privilegiada no caso de ser organizada uma nova estrutura curricular. Assim, o estudo tem como principal objetivo desvelar quais ênfases devem, na opinião dos formadores e formados, ser priorizadas para que a formação do estudante responda aos imperativos do tempo presente e do futuro próximo. O desenvolvimento da pesquisa visa ainda, conhecer aspectos importantes relativos à forma dos pedagogos entenderem e avaliarem a atual estruturação visando sua atuação num período histórico caracterizado por profundas mudanças, que é este início de segunda década de terceiro milênio. É fato que as situações no mundo do trabalho, no mundo econômico e acadêmico têm demandado outras posturas por parte da universidade. No entanto, sabemos que, tanto as estruturas burocráticas, como as humanas, reagem de forma lenta às implicações das mudanças. Conhecer o pensamento curricular dos egressos é poder prognosticar efetivas mudanças na estruturação dos currículos dos cursos, bem como as possibilidades de mudanças na formação dos futuros profissionais, além de verificar se nestas primeiras décadas do século XXI tivemos impactos do chamado Processo de Bolonha nas tendências curriculares dos cursos de Pedagogia das Universidades envolvidas. Quanto ao problema de pesquisa toma-se com ponto de partida o seguinte questionamento: quais são as tendências curriculares apresentadas na visão dos formadores e formados nos diferentes campi do territorio iberoamericano, de 2005 a 2015? Esta pesquisa, voltada para o campo das Políticas de Educação Superior e Formação de Professores e tem como objetivo analisar a visão dos docentes e egressos dos cursos de Pedagogia das IES sobre o currículo que recebem. Assim, podemos dizer que a pesquisa tem duas dimensões: a do real e a do ideal. Na dimensão do real, a pesquisa tem como objetivos específicos conhecer a opinião sobre o atual desenho curricular e sobre as condições desse desenho estar respondendo às perspectivas que têm de formação na graduação. Na dimensão do ideal, objetiva conhecer a visão sobre como deveria ser a organização do currículo em relação a uma mais adequada formação as formas de avaliação, a relação professor-aluno, aluno-conhecimento, aluno-instituição, é que vemos a importância de darmos desenvolvimento a esta pesquisa, ampliando o levantamento dos dados alcançados na pesquisa original com os docentes. Esta investigação possui um tentaculo que está sendo desenvolvido na UNOESC com financiamento FAPE e possui um mestrando do PPGEd pesquisando a tematica e 2 bolsistas PIBIC - CNPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Coordenador / IARA CASTEGNARO - Integrante / REGINA ONEDA MELLO - Integrante / NOEMIA M. BONAMIGO PIZZAMIGLIO - Integrante / ROSELANGE B. ZENERE BARETTA - Integrante / ENRIQUE MARTINEZ LARRECHEA - Integrante / VIRGINIA DE SA - Integrante / MARIA VERONICA LEIVA GUERREIRO - Integrante / NORBERTO LAMARRA - Integrante / JAIME MORELEZ - Integrante. Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 3. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Integrante / Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Coordenador / IARA CASTEGNARO - Integrante / REGINA ONEDA MELLO - Integrante / NOEMIA M. BONAMIGO PIZZAMIGLIO - Integrante / ROSELANGE B. ZENERE BARETTA - Integrante / ENRIQUE MARTINEZ LARRECHEA - Integrante / VIRGINIA DE SA - Integrante / MARIA VERONICA LEIVA GUERREIRO - Integrante / NORBERTO LAMARRA - Integrante / JAIME MORELEZ - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edite Maria Sudbrack em 05/04/2018., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Integrante / Edite Maria Sudbrack - Integrante / Janaíne Souza Gazzola - Integrante / GIOVANESSA LÚCIA POLETTI - Integrante / Carine Dalssaso - Integrante / Cênio Back Weyh - Integrante / SILVIA REGINA CANAN - Coordenador / ARNALDO NOGARO - Integrante.

  • 2014 - 2017

    GESTÃO UNIVERSITÁRIA: da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Descrição: Descrição: Pesquisa com apoio financeiro do CNPQ. Processo: 443818/2014-2. A temática focalizada nesta investigação é a Gestão Universitária: da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). A pesquisa tem por objetivo geral investigar como os diferentes modelos de Gestão Universitária, adotados pelas Instituições de Educação Superior Comunitárias (IESC) do COMUNG, respondem aos desafios atuais da Gestão Acadêmica e da Gestão da Sustentabilidade. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) de Canoas/RS - Brasil. A questão norteadora desta investigação é: como os diferentes modelos de Gestão Universitária, adotados pelas IESC do COMUNG, respondem aos desafios atuais da Gestão Acadêmica e da Gestão da Sustentabilidade? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados são: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais que orientam as IES; análise documental; análise das páginas web das IES; análise dos currículos lattes dos reitores, vice-reitores e pró-reitores das IES do COMUNG; além de questionário e entrevista semi estruturadas aplicadas aos reitores, vice-reitores e pró-reitores. Espera-se como resultado desta pesquisa: um estudo comparativo entre os diferentes modelos de gestão encontrados; mapeamento das Políticas de Gestão acadêmica das IESC do COMUNG; identificação das políticas de Gestão da Sustentabilidade e da contribuição das IESC do COMUNG na formação Universitária Gaúcha através de indicadores e resultados, conforme Instrumento de Avaliação das IES brasileiras pelo MEC/INEP; apresentação dos princípios norteadores para a Gestão Acadêmica e a Gestão da sustentabilidade das IES do COMUNG tendo em vista sua peculiaridade de IES Comunitária e o cenário atual da Educação Superior no Brasil e no Mundo; obtenção de avanço do conhecimento na área da Gestão Universitária, especialmente nos eixos Acadêmico e de Sustentabilidade e divulgação e publicação nos diversos meios científicos dos achados da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Paulo Fossatti - Coordenador / Henrique Guths - Integrante / José Alberto Antunes de Miranda - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Alcione Müller - Integrante / Simone Van Der Halen - Integrante / Francisco Anibal Ganga Contreras - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante / Daniela dos Santos Cardoso - Integrante / Luciana Pertille da Costa - Integrante / Fádua Ionara Andrade de Andrade - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Mateus Monteblanco Cavalcante - Integrante / Lluís Vicent Safont - Integrante / Mariana Panzenhagen Figueiró - Integrante / Samuel da Silva Alves - Integrante / BRENO ARNO HOERNIG JR. - Integrante / Juan Antonio Ojeda Ortiz - Integrante / Ane Patrícia Viana José de Mira - Integrante / Eduardo Bugallo de Araújo - Integrante / Clarissa Alves da Costa - Integrante / Aureo Kerbes - Integrante / Patrícia de Morais Rosa - Integrante / Hildegard Susana Jung - Integrante / Jackson Luiz Nunes Bentes - Integrante / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Wendel Jerônimo de Albuquerque Freire - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Centro Universitário La Salle - Canoas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 14. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Hildegard Susana Jung - Integrante / Paulo Fossatti - Coordenador / Henrique Guths - Integrante / José Alberto Antunes de Miranda - Integrante / Renaldo Vieira de Souza - Integrante / Alcione Müller - Integrante / Simone Van Der Halen - Integrante / Francisco Anibal Ganga Contreras - Integrante / Luiz Carlos Danesi - Integrante / Daniela dos Santos Cardoso - Integrante / Luciana Pertille da Costa - Integrante / Fádua Ionara Andrade de Andrade - Integrante / Gisele Bervig Martins - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Mateus Monteblanco Cavalcante - Integrante / Lluís Vicent Safont - Integrante / Mariana Panzenhagen Figueiró - Integrante / Samuel da Silva Alves - Integrante / BRENO ARNO HOERNIG JR - Integrante / Juan Antonio Ojeda Ortiz - Integrante / Ane Patrícia Viana José de Mira - Integrante / Eduardo Bugallo de Araújo - Integrante / Clarissa Alves da Costa - Integrante / Aureo Kerbes - Integrante / Patrícia de Morais Rosa - Integrante / Louise de Quadros da Silva - Integrante / Wendel Jerônimo de Albuquerque Freire - Integrante., Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Auxílio financeiro / Universidade La Salle - Canoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Salão Universitário da UCPel - Primeiro lugar na categoria na categoria 'profissionais', Ciências Humanas, com o trabalho: "Anísio Teixeira e a crise docente: o anúncio de uma época"., Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

2005

DELE - Prova de Proficiência, Instituto Cervantes.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade La Salle - Canoas, Centro Universitário La Salle. , Avenida Victor Barreto, 2288, Centro, 92010000 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (51) 34768534

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso de Pedagogia - Disciplinas ministradas em 2018/01: - Avaliação e Intervenção Pedagógica - Planejamento e Ação Pedagógica - Trabalho de Conclusão de Curso I - Trabalho de Conclusão de Curso II - Estágio Supervisionado I - Estágio Supervisionado II - Estágio Supervisionado III Curso de Pedagogia - Disciplinas ministradas em 2018/02: - Políticas Educacionais - Trabalho de Conclusão de Curso II - Estágio Supervisionado I - Estágio Supervisionado II - Estágio Supervisionado III - Avaliação e Intervenção Pedagógica Professora Colaboradora do Mestrado em Educação Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa e docente nas disciplinas de Profissão Professor e Epistemologia da Prática em Pesquisa. 2019.01: - Coordenadora do Curso de Pedagogia - Pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

2017 - 2018

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 10

2016 - 2017

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio de docência na disciplina de TCC1 - março a julho de 2017. Pesquisa e Desenvolvimento Grupo de pesquisa

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Educação Infantil 0 a 3 anos

  • 03/2020

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas disruptivas em Gestão e Aprendizagem Educacional

  • 03/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Acadêmico da Universidade La Salle.

  • 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Educação.

  • 08/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Representante da Universidade no Fórum Municipal de Educação de Canoas, nomeada pelo Decreto Municipal n. 214, de 2 de julho de 2019..

  • 02/2019

    Direção e administração, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pedagogia.

  • 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras.

  • 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.

  • 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Representante suplente da Unilasalle no Forprof - Fórum de Formação de Professores do Rio Grande do Sul junto à SEDUC..

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Representante da Unilasalle no Comitê Gestor e Rede de Formação de Professores do Comung.

  • 02/2019 - 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Coordenadora do Subprojeto PIBID Pedagogia da Universidade La Salle.

  • 04/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Membro do Comitê do Plano de Carreira dos Professores da Unilasalle.

  • 03/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo e Programas; Residência Docente

  • 03/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático: gestão e Inovação da Educação

  • 02/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário La Salle, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Matemática.

  • 08/2016 - 12/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação e Intervenção Pedagógica; Políticas Educacionais; Estágio Supervisionado I; Estágio Supervisionado II

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Neurociência do Desenvolvimento e Excelência Humana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Projeto de pesquisa

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático: Gestão e internacionalização da Educação

  • 03/2018 - 12/2018

    Ensino, Docência no Ensino Superior Praxis Educativa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Profissão Professor; Marcos Regulatórios do Ensino Superior; Epistemologia da Pesquisa e Prática

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação e Intervenção Pedagógica; Planejamento da Ação Pedagógica; Trabalho de Conclusão de Curso I; Estágio Supervisionado I; Estágio Supervisionado II; Estágio Supervisionado III.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino na Educação Básica

2017 - Atual

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Integrante grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Integrante grupo de pesquisa

Outras informações:
Integrante grupo de pesquisa GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA REGIÃO SUL - GEPPES UNOESC/Sul e do grupo de pesquisa grupo de pesquisa REDE IBEROAMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Atividades

  • 08/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Unoesc - Joaçaba/SC, .,Linhas de pesquisa

2017 - Atual

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões

Vínculo: Egressa, Enquadramento Funcional: Egressa

2015 - 2015

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões

Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio em Docência, requisito da Disciplina de Estágio de Docência, do Mestrado em Educação - URI.

Atividades

  • 07/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, .,Linhas de pesquisa

2015 - 2017

Instituto Educacional Conexão Saber

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação.

Outras informações:
Disciplina ministrada: Planejamento e Avaliação Educacional

2015 - 2016

Instituto Educacional Conexão Saber

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação.

Outras informações:
Disciplina ministrada: Planejamento e Avaliação Educacional

2015 - 2016

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 12

Outras informações:
Curso Pronatec - Espanhol Básico

2014 - 2015

Influx Escola de Idiomas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional e Prof. Espanhol, Carga horária: 16

Atividades

  • 11/2014

    Direção e administração, Influx Escola de Idiomas, .,Cargo ou função, Orientadora Educacional.

  • 11/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Espanhol

2004 - 2014

Instituto de Idiomas Yazigi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol e Orientadora Educ., Carga horária: 20

2013 - 2014

Escola Técnica Liceu ? Santa Cruz do Sul.

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de Redação Técnica em cursos preparatórios para concurso e Professora de Metodologia Científica e Redação Técnica em cursos técnicos de Edificações e Eletrotécnica, sendo responsável pelo acompanhamento da elaboração dos relatórios de Estágio Supervisionado.

1999 - 2002

Escola de Educação Básica São Pedro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Estrangeira Moderna - Espanhol da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2000 - 2002

Comunidade Evangelica Luterana São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Estrangeira Moderna - Espanhol da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (Pré à 8a série).

1998 - 1999

Empresa Jornalistica Editora e Grafica Progresso Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora de Textos, Carga horária: 22

1987 - 1995

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20