Fernanda de Oliveira

Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista(2009) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas(2015). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2011 - 2015

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: Construção e Interpretação do Material Gráfico dentro da Psicoterapia
Orientador: Fernanda Araujo Cabral

Graduação em Gestão de Recursos Humanos

2008 - 2009

Universidade Paulista

Formação complementar

2017 - 2017

Teste Palográfico. (Carga horária: 16h). , Clínica de Psicologia, RLL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.

Participação em eventos

CONIC. Cuidados Paliativos na Adolescência. 2014. (Congresso).

II SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO COMPLEXO EDUCACIONAL FMU.Cuidados Paliativos na Adolescência. 2014. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Construção e interpretação de material gráfico dentro da psicoterapia., Descrição: Neste artigo propomos analisar a construção do desenho dentro da clinica de psicoterapia infantil, tendo como finalidade compreender os signos e expressões manifestos por crianças e adolescentes por meio das produções gráficas. Para elucidação da pesquisa, utilizamos a analise do caso de J. É possível identificar que o desenho é um recurso disponível para uso multidisciplinar, sendo possível notar sua relevância e pertinência, principalmente ao universo infantil, visto que ele se disponibiliza como ponte de comunicação e elaboração, permitindo a projeção da auto percepção da criança e do meio que a cerca, além evidenciar a importância do olhar para as questões motrizes e de aprendizagem em torno do desenho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda de Oliveira - Coordenador / Kayque Lopes Rubinho - Integrante / Caio Cesar Alves Russo - Integrante / Marilene Martins Gomes - Integrante / Fernanda Araujo Cabral - Integrante.

  • 2014 - 2014

    "Cuidados Paliativos na Adolescência", Descrição: Cuidados Paliativos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2002, ?(...) é a abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual?. A adolescência é um período repleto de aquisições e transformações significativas, momento em que se desenvolve um novo modo de consciência. Durante este período transitório, o jovem não aceita orientações e tem o afastamento natural da família e aproximação ao seu grupo de iguais, em busca de sua identidade. O objetivo da pesquisa é sugerir uma adequação aos cuidados paliativos especificamente para adolescentes, já que identificamos escassez de literatura sobre o tema. Uma das razões encontradas para insuficiência da literatura cientifica sobre o adolescente, pode ser decorrendo da multiplicidade de fenômenos que ocorrem neste período, e, portanto menos compreendida em suas necessidades. Os pacientes fora da possibilidade de cura acumulam-se nos hospitais, recebendo invariavelmente assistência inadequada, quase sempre focada na tentativa de recuperação, utilizando métodos invasivos e altas tecnologias. Essas abordagens muitas vezes exageradas e desnecessárias ignoram o sofrimento e são incapazes, por falta de conhecimento adequado, de tratar os sintomas mais prevalentes, sendo a dor o principal e o mais dramático. Não se trata de ir contra os princípios da medicina tecnológica, e sim questioná-la, refletindo sobre a nossa conduta diante da mortalidade quando a mesma ocorre durante o período da adolescência. A metodologia utilizada será revisão bibliográfica, a partir de livros, artigos científicos e revistas especializadas, além de pesquisas em campo, com estudos de caso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda de Oliveira - Coordenador / Flavia Andrea Valasco Pennachin - Integrante.

  • 2013 - 2013

    "BRINQUEDOTECA: CUIDADO EMOCIONAL DURANTE A INTERNAÇÃO", Descrição: O processo de internação, para as crianças ocorre de forma diferente ao adulto, devido à falta de estímulos sociais, mudança de ambiente, rotinas, da submissão a exames e procedimentos não compreendidos, a criança vivencia uma série de angustias e medos que na maioria das vezes ainda não são completamente assimilados, podendo desencadear comportamentos diversos. Os estímulos psicossocial, cognitivo e biológico, recebidos durante a infância são importantíssimos para o crescimento do individuo, logo, a privação a estes estímulos podem ocasionar a interrupção ou até retrocesso do desenvolvimento desses. Como objetivo dessa pesquisa, buscamos meios de minimizar os malefícios causados nas esferas pela qual os seres humanos são compostos e encontramos a brincadeira lúdica como maneira efetiva de humanizar o atendimento a criança e auxiliar na elaboração do adoecer, proporcionando a brinquedoteca às crianças, como lugares apropriados, para que sejam criativas e utilizem o momento para exteriorizar seus sentimentos e conseqüentemente organizar e resignificar o período vivenciado. Identificou-se que a brincadeira não é somente uma atividade para os momentos vagos, mas sim uma ação lúdica que traz a tona suas emoções, uma vez que durante as brincadeiras a criança envolve-se afetiva e mentalmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda de Oliveira - Coordenador / Juliana Melo de Lima - Integrante / Natany Ribeiro de Oliveira - Integrante / Erica Oliveira Pereira - Integrante / Miguel Fonseca de Jesus Neto - Integrante / Ivanny Cavalcante da Silva - Integrante / Flavia Andrea Valasco Pennachin - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. , Avenida Santo Amaro - de 1233 a 1721 - lado ímpar, Vila Nova Conceição, 04505002 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30403400

Experiência profissional

2013 - 2013

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2014

Carvajal Informação

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Recrutamento e Seleção de vagas Comerciais e Administrativas para todo Brasil, incluindo a seleção de estagiários, menores aprendizes e PNE?s, levantamento e alinhamento de perfil junto ao cliente interno, captação de currículos e atração de profissionais, feedback aos candidatos, planejamento de entrevistas juntos aos requisitantes, aplicação e parecer do teste Quati, controle e solicitação de referencias profissionais, plano de ação com base nas campanhas de vendas das regionais comerciais, solicitação e encaminhamento para exame admissional, recebimento e conferência de documentos admissionais, controle de Requisições de vagas com aprovação junto a Colômbia e Entrevista de desligamento. Planejamento de Headcount para minimização de turnover, atraves de levantamento e administração de entradas, saidas e quantidade de profissionais atuantes em cada campanha, em busca de otimizar as contratações e agir previamente nas admissões. Treinamento e Desenvolvimento de Estagiarios da Gestão Humana, para atividades gerais de recrutamento e seleção, instruindo-os desde contato com gestores, negociações de prazos, planejamento de fluxo de trabalho á entrevistas e dinamicas de grupo. Negociação e fechamento de processos pontuais junto a Consultorias. Desenvolvimento do material e treinamento de todos os gerentes - nivel Brasil - para capacitação em Entrevista por Competência. Orientação Consultiva a gestores quanto ao posicionamente ante a equipe, dando suporte em tomada de decições e feedback assertivo.

2011 - 2012

Consultoria Luandre

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assessora de Recrutamento e Seleção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Recrutamento e seleção em grande volume para vagas Administrativas, Operacionais, Comerciais e Saúde; realizando triagem de currículos, divulgação de vagas, alinhamento de perfil junto ao cliente, aplicação de testes (Português, Matemática, Redação, Case, PI), entrevistas individuais, coletivas e à distância, dinâmicas de grupo, feedback aos candidatos, orientação consultiva aos candidatos e clientes. Atuei com grandes contas como: NET, Hospital São Luiz, Hospital Albert Einstein, Citibank, SulAmerica, Fleury, Hospital AC Camargo, BM&A Advogados, entre outros clientes.

2016 - 2017

Braspress Transportes Urgentes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Treinamento e Desenvolvimento, Carga horária: 44

Outras informações:
Realização de levantamento de demanda de treinamento, desenvolvimento e aplicação de Treinamento técnico e comportamental. Gestão da agenda de treinamentos técnicos realizados no Simulador de caminhão e convocação de motoristas para treinamentos de reciclagem, com base em parâmetros do departamento de telemetria (Nível Brasil); Ministração de Integração à novos colaboradores, realizada semanalmente; Elaboração de relatórios de resultados mensais de treinamentos técnicos para gerência e diretoria. Desenvolvimento de Aprendizes por meio de encontros mensais, com utilização de uma abordagem da psicologia sócio histórica acerca da orientação profissional; Gestão de contratos de aprendizes e estagiários (Matriz e 95 filiais), de modo que as áreas saibam com antecedência a data prevista para término destes. Inscrições e pagamentos de todo curso realizado externamente por colaboradores da Matriz e Filial São Paulo; Lançamentos de Notas Fiscais de cursos, treinamentos, aprendizes e estagiários no sistema EBS; Administração total dos eventos ocorridos na empresa, desde a solicitação de coffee break, organização da sala, confecção de lista de presença e acompanhamento do inicio ao fim do evento, assessorando palestrantes. Participação da Comissão de Acidentes, que visa o encontro multidisciplinar para deliberação quanto aos acidentes ocorridos com colaboradores; Apoio nas atividades de Recrutamento e Seleção, realizando entrevistas (cargos operacionais e administrativos), cadastrando no sistema Oracle o candidato aprovado em exame admissional para efetivação da admissão, aplicação do teste DISC (e-talent), Palográfico e AC. Apoio em atividades de Departamento Pessoal, realizando cadastro e admissão por meio do sistema EBS/Oracle com suporte na integração no sistema TIDEXA.

2017 - 2017

BECOMEX

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE RH, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de atividades de recrutamento e seleção, buscando profissionais para as áreas de Tecnologia, Negócios e Administrativo, para a Matriz, apoiando os demais escritórios; alinhamento de perfil junto ao cliente interno, planejamento de entrevistas juntos aos requisitantes, captação de currículos, atração de profissionais, feedback aos candidatos reprovados e realização de proposta a candidatos aprovados (PJ, CLT ou Cooperado). Apoio aos líderes quanto a posicionamento em feedbacks com a equipe, assim como apoio a colaboradores tanto no aspecto emocional quanto com orietação sobre duvidas cotidianas. Interface com a unidade Joinville (antiga Matriz) junto ao DP, para entrega de Folhas de apontamento de horas dos colaboradores da Matriz (São Paulo) e recebimento de documentações e informações para atuação como preposta em homologação.