Evandro Batista da Cruz
Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (2015) pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente e em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (2022) pela UniCesumar de Maringá. Pós-graduado em Mídias Digitais Interativas (2018) e Master of Business Administration em Gestão de Marketing (2020) também pela Unoeste; pós-graduado em Docência na Educação Superior (2022) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). No mercado de trabalho, já atuou como jornalista, assessor de imprensa, social media, redator publicitário e analista de marketing. Hoje, atua como Coordenador de Marketing na RHGestor. Pesquisa sobre comunicação empresarial, acessibilidade nos meios de comunicação e currículo.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Docência na Educação Superior
2021 - 2022
Universidade Estadual de Londrina
Título: Currículo de Jornalismo: reflexões sobre as matrizes curriculares da Unoeste desde as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2013
Orientador: Adriana Regina de Jesus
Especialização em Mídias Digitais Interativas
2016 - 2018
Universidade do Oeste Paulista
Título: A acessibilidade nos meios de comunicação
Orientador: Jeong Cir Debora Zaduski
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2012 - 2015
Universidade do Oeste Paulista
Título: Vídeo Institucional para entidade do Terceiro Setor
Orientador: Thaísa Sallum Bacco
Formação complementar
2021 - 2021
Liderança e suas Influências no Clima Organizacional. (Carga horária: 4h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Nivelamento de Português. (Carga horária: 10h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
2020 - 2020
Google ADS - Dominando o mundo dos anúncios. (Carga horária: 4h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2020 - 2020
Introdução ao Inbound Marketing. (Carga horária: 3h). , RD University, RD, Brasil.
2020 - 2020
Atração de Pessoas: Recrutamento e Seleção. (Carga horária: 30h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2020 - 2020
Branding. (Carga horária: 2h). , Rock Content, ROCK, Brasil.
2020 - 2020
Desenvolvimento e Treinamento de Pessoas. (Carga horária: 30h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2020 - 2020
Gestão de Redes Sociais. (Carga horária: 3h). , Rock Content, ROCK, Brasil.
2020 - 2020
Marketing no Instagram. (Carga horária: 2h). , Rock Content, ROCK, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. A Oitava Cor: Vídeo Institucional como ferramenta do Jornalismo Empresarial para o Terceiro Setor. 2016. (Congresso).
20 Encontro Estadual de Comunicação. 2015. (Encontro).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE).Vídeo institucional para entidade do Terceiro Setor. 2015. (Encontro).
Semana Estado de Jornalismo. 2014. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
CRUZ, E. B. ; SILVA, C. G. ; FERREIRA, T. S. ; BACCO, T. S. ; COLATI, W. . A Oitava Cor: Vídeo Institucional como ferramenta do Jornalismo Empresarial para o Terceiro Setor. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2016, Santo-SP. ANAIS :: ISSN 2177-7888, 2016.
-
CRUZ, E. B. ; SILVA, C. G. ; FERREIRA, T. S. ; BACCO, T. S. ; COLATI, W. . Vídeo Institucional para Entidade do Terceiro Setor. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente-SP. Anais do ENEPE 2015, 2015. p. 113-1113.
-
CRUZ, E. B. ; SILVA, C. G. ; FERREIRA, T. S. ; BACCO, T. S. ; COLATI, W. . A Oitava Cor: Vídeo Institucional como ferramenta do Jornalismo Empresarial para o Terceiro Setor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUZ, E. B. ; SILVA, C. G. ; FERREIRA, T. S. ; BACCO, T. S. ; COLATI, W. . Vídeo Institucional para Entidade do Terceiro Setor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CRUZ, E. B. . Empreender: Tenha as pessoas certas ao seu lado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CRUZ, E. B. . Fotografia Religiosa. 2017. .
CRUZ, E. B. . Fotografia Religiosa. 2017. .
CRUZ, E. B. . Fotografia Religiosa. 2017. .
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Currículo de Jornalismo: reflexões sobre as matrizes curriculares da Unoeste desde as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2013, Descrição: Em 2013 foram aprovadas as Diretrizes Curriculares Nacionais que orientam a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso de Jornalismo. Nesse sentido, os esforços desta investigação estiveram voltados para entender como uma universidade particular reagiu às novas diretrizes, no que se refere à construção das matrizes curriculares do curso ofertadas a partir de então. Para isso, a pesquisa teve como objetivo analisar as matrizes curriculares ofertadas pelo curso de Comunicação Social: Jornalismo da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente, de 2013 a 2021, a fim de identificar quais foram as mudanças mais significativas na matriz curricular do curso no período investigado. A metodologia aplicada foi a pesquisa do tipo exploratória e, o método, a pesquisa documental. Para a coleta de dados, tornou-se necessário o uso da análise documental. A análise dos dados apresentados reúne uma combinação de dados quantitativos e qualitativos. Os resultados da investigação apontam para os desafios da construção de uma matriz universal e duradoura para o curso de Jornalismo, em razão das constantes mudanças que envolvem o mercado e o exercício da profissão, principalmente por consequência da tecnologia, que, constantemente, exige novas competências para o fazer jornalístico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evandro Batista da Cruz - Coordenador / Adriana Regina de Jesus - Integrante.
-
2015 - 2015
Vídeo institucional para entidade do Terceiro Setor, Descrição: A pesquisa intitulada Vídeo institucional para entidade do Terceiro Setor teve como objetivo geral analisar o processo de produção do vídeo institucional enquanto ferramenta do Jornalismo Empresarial voltado ao Terceiro Setor. O objeto de estudo escolhido foi a Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, que oferece assistência social por meio de atividades nas áreas pedagógicas, culturais e ocupacionais para deficientes visuais de todas as idades na região Oeste do Estado de São Paulo. A metodologia aplicada foi a pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória. Para a coleta de dados, os instrumentos utilizados foram a entrevista do tipo semiaberta com os assistidos, monitores, administradores e funcionários. Além disso, foram adotadas a pesquisa de campo, a observação e a pesquisa documental. Todas as informações coletadas serviram como base para a composição do corte teórico e também da peça prática. O vídeo institucional produzido, intitulado A Oitava Cor, tem 12 minutos de duração e retrata o trabalho da Associação, destacando a história de sete deficientes visuais que tiveram as vidas transformadas pela entidade, cada um representando uma tonalidade do arco-íris. A ação conjunta dessas cores, símbolo do trabalho da instituição, dá origem a um novo matiz: o branco, a oitava cor, que representa a cegueira. Para torná-lo acessível às pessoas cegas e surdas, foram elaboradas quatro versões: original, com tradução em Libras, com legenda oculta e com audiodescrição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Evandro Batista da Cruz - Coordenador / Caroline Ghirotto da Silva - Integrante / Thaís da Silva Ferreira - Integrante / Thaísa Sallum Bacco - Integrante / Wesley Colati - Integrante.
Prêmios
2013
Voto de Aplauso, Câmara Municipal de Pirapozinho.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2022
AdviseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing Digital, Carga horária: 40
2021 - 2021
Active Metodologias Ativas de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2021
FACULDADE DE ENGENHARIA E INOVAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONALVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Mídias e Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2020
FACULDADE DE ENGENHARIA E INOVAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONALVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Mídias e Eventos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2019
Grupo B Contabilidade EspecializadaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (SP)Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Eleições, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2018
Lead Comunicação EmpresarialVínculo: Sócio-Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio-Proprietário, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Terra Parque Eco ResortVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Marketing, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário da FACOPP, Carga horária: 25
2023 - Atual
RHGestorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Marketing, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Evandro Batista da Cruz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?