Anderson Persi Soares
Mestre em Educação pela UFSCar, com foco em Educação em Ciências. Licenciado em Ciências Biológicas pela UNIABC (2007) e em Pedagogia pela FALC (2016). Possui especializações em Análises Clínicas (UNIABC, 2010), Genética (UFPR, 2012) e Psicopedagogia Institucional (Facespi, 2015). Atualmente, é professor titular de Ciências na Escola Dr. Achilles de Almeida, no município de Sorocaba, onde atua há mais de dez anos.
Informações coletadas do Lattes em 21/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2022 - 2024
Universidade Federal de São Carlos
Título: FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BOT NICA: UMA AVALIAÇÃO DE IMPACTO NO ENSINO FUNDAMENTAL, Ano de Obtenção: 2024
Orientador: Hylio Laganá Fernandes
Palavras-chave: Fotografia; Educação; Semiótica.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Psicopedagogia institucional
2013 - 2014
Faculdade Corporativa CESPI
Título: Concepções teóricas sobre o processo de Ensino Aprendizagem e suas contribuições na psicopedagogia
Orientador: Patricia Carmello Nolasco
Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio
2009 - 2011
Universidade Federal do Paraná
Título: Aplicação e Montagem de Jogos Educativos no Estudo da Genética em Ensino Fundamental
Orientador: Marta Margarete Cestari
Especialização em Análises Clínicas
2009 - 2011
Universidade do Grande ABC
Título: Análise de contágio do trato urogenital feminino da população brasileira pela bactéria Chlamydia trachomatis
Orientador: Maury Massani Tanji
Graduação interrompida em 2022 em Licenciatura em Matemática
2020 - Atual
Universidade Federal de São Carlos
Ano de interrupção: 2022
Graduação em Pedagogia
2013 - 2016
Faculdade Aldeia de Carapicuiba
Título: Teorias Pedagógicas utilizadas em contribuição ao trabalho do Psicopedagogo institucional em unidades de Educação Básica.
Orientador: João Thomaz de Oliveira
Graduação em Ciências Biológicas
2004 - 2007
Universidade do Grande ABC
Título: Análise do Conhecimento da População feminina da cidade de São Paulo sobre a infecção por Chlamydia trachomatis no trato Urogenital feminino
Orientador: Maury Massani Tanji
Bolsista do(a): prouni, PROUNI, Brasil.
Formação complementar
2010 - 2010
Extensão universitária em Impactos Ambientais. (Carga horária: 30h). , Faculdade Network, NETWORK, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Resíduos e Reciclagem. (Carga horária: 30h). , Faculdade Network, NETWORK, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Conservação de Recursos Naturais. (Carga horária: 30h). , Faculdade Network, NETWORK, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Legislação Ambiental. (Carga horária: 30h). , Faculdade Network, NETWORK, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 30h). , Faculdade Network, NETWORK, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Educação Ambiental. (Carga horária: 180h). , Faculdade Network, NETWORK, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Diversidade Vegetal. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Produções bibliográficas
-
SOARES, A. P. . Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de Botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 24, p. 1984-6290, 2024.
-
SOARES, A. P. . Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos Do Ensino Fundamental (Ciclo 2).. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SOARES, A. P. . Sorocaba na TV Cultura - Ensino de Botânica. 2023.
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2024
Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos Do Ensino Fundamental (Ciclo 2)., Descrição: O projeto de mestrado de Anderson Persi Soares, intitulado "Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental (Ciclo 2)", explora o papel inovador da fotografia e da análise semiótica na melhoria da educação em botânica. Realizado na Universidade Federal de São Carlos, o estudo visa compreender como a integração de métodos visuais, especificamente a fotografia, pode tornar o ensino mais envolvente e eficaz para os alunos.O trabalho emprega a semiótica de Peirce e categorias fenomenológicas para analisar as percepções e descrições dos alunos sobre imagens botânicas. Uma atividade prática culminando em uma exposição fotográfica é proposta, permitindo aos alunos tornarem-se participantes ativos em seu aprendizado. A pesquisa-ação é utilizada como metodologia, e o projeto foi realizado em 2023.Este estudo representa um avanço significativo na compreensão de como a integração de métodos visuais no ensino de botânica pode proporcionar uma abordagem mais envolvente e eficaz, oferecendo insights valiosos para educadores, pesquisadores e profissionais interessados em melhorar a pedagogia da botânica no ensino fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Anderson Persi Soares - Integrante / Hylio Laganá Fernandes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
E. M. "Achilles de Almeida"Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica (Ciências e Bio), Carga horária: 37, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
E. E. Toufic JoulianVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica (Biologia), Carga horária: 10
2010 - 2010
\E. M. Prof. Lênio Vieira de MoraesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica (Ciências), Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2009
E. M. Naly B. B. C. ManciniVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica (Ciências), Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2009
E. M. Matheus MaylaskyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica (Ciências), Carga horária: 28
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anderson Persi Soares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?