LEANE LIMA OLIVEIRA
Leane Lima Oliveira é Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, onde desenvolveu um projeto de pesquisa denominado: "Concepções de Alfabetização e Letramento e suas implicações nas práticas pedagógicas de professores alfabetizadores: mediações e contradições (2022). Possui Especialização em Gestão Educacional pelo Instituto Teológico aplicado à Educação - INTA (2008-2009), possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2001 - 2006). É Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Vitória do Xingu - PA, desde 2005, e Especialista em Educação na função de Coordenadora Pedagógica - SEDUC - PA, desde 2008. Atualmente é lotada como Formadora Regional do Programa Alfabetiza Pará, como Formadora de Professores Alfabetizadores.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, prática pedagógica, orientação sexual, acompanhamento e monitoramento de Práticas Pedagógicas, Formação de Professores e Coordenação Pedagógica. Têm interesse por estudos de Maria do Perpétuo Socorro Cardoso Pereira, Brian Street, Angela Kleiman, Magda Soares, Roxane Rojo, Paulo Freire, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, entre outros autores que tratam das temáticas: Alfabetização, Letramento, Multiletramento, Estudos Culturais sobre a Educação Brasileira e Amazônica. Têm interesse por projetos e temas voltados para Área de Linguagem, Alfabetização, Letramento, Formação de Professores e Gestão Escolar e Educacional. Suas principais habilidades estão concentradas em trabalhos de planejamento de aulas para Educação Básica, formação de professores, formação para gestores escolares, assessoria técnica-pedagógica, planejamento pedagógico de escolas de Educação Básica e elaboração de projetos educacionais. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Planejamento da Gestão da Educação, com pesquisas e trabalhos sobre as Escolas públicas municipais e estaduais de Altamira-PA e democratização da gestão no âmbito do programa Pró-doutor - Universidade Federal do Pará. Já assumiu cargos na área da Educação: Professora (2000-2023), Coordenadora Pedagógica (2008-2023), Especialista em Educação (2006-2023), Gestão Educacional e já assumiu o cargo de Secretária Municipal de Educação do município de Vitória do Xingu - PA (2013). Realiza estudos e pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - UEPA, na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia, área de interesse: Letramentos e multiletramentos em ambientes escolares e não-escolares.
Informações coletadas do Lattes em 20/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2020 - 2022
Universidade do Estado do Pará
Título: Concepções de Alfabetização e Letramento e suas implicações nas práticas pedagógicas de professores alfabetizadores: mediações e contradições., Ano de Obtenção: 2022
Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva.Palavras-chave: Educação; Alfabetização; Letramento; Concepções; Professoras alfabetizadoras.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Gestão Educacional
2008 - 2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Título: Uma análise acerca das práticas pedagógicas voltadas para Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aliança para o Progresso no município de Vitória do Xingu - PA
Orientador: Irlanda do Socorro Oliveira Miléo
Graduação em Pedagogia
2001 - 2006
Universidade Federal do Pará
Título: Práticas Pedagógicas de Orientação Sexual nos anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Aliança para o Progresso
Orientador: Inês Trevisan
Formação complementar
2023 -
Elaboração de Sequências Didáticas para turmas de Alfabetização. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Vitória do Xingu -PA, SEMED, Brasil.
2023 -
FORMAÇÃO DE FORMADORES DO PROGRAMA ALFABETIZA PARÁ. (Carga horária: 24h). , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ, SEDUC/PA, Brasil.
2022 - 2022
Reestruturação dos Planos de Ensino do Ensino Médio da Rede Estadual. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
2020 - 2021
A pesquisa em Educação na perspectiva dialética. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará - UFPA, UFPA, Brasil.
2020 - 2021
A pesquisa na perspectiva dialética. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2019
Formação de Professores do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado de Educação - SEDUC - PA, SEDUC, Brasil.
2018 - 2018
Programa Mais Alfabetização - PMALFA. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2017 - 2018
FORMAÇÃO CONTINUADA COM ÊNFASE NA METODOLOGIA DO PROGRAMA PACTO - PNAIC. (Carga horária: 100h). , SEDUC-PA, SEDUC, Brasil.
2017 - 2017
Formação Aprendizagem através da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação -SEDUC, SEDUC, Brasil.
2016 - 2017
FORMAÇÃO CONTINUADA EM ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASIL. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Estado de Educação - SEDUC - PA, SEDUC, Brasil.
2014 - 2014
INTERPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. (Carga horária: 80h). , Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do Xingu, SEMED, Brasil.
2013 - 2013
FORMAÇÃO CONT. PARA AS EQUIPES GESTORAS ESCOLARES. (Carga horária: 30h). , Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do Xingu, SEMED, Brasil.
2012 - 2012
SEMINÁRIO DE GEST. DIR. TÉC. POL. ED. ESP. INC.. (Carga horária: 24h). , seduc pa, SEDUC, Brasil.
2012 - 2012
FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL NO CENTRO-OESTE. (Carga horária: 24h). , TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS, TCM-PA, Brasil.
2012 - 2012
I OFICINA PEDAGÓGICA DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA SOBR. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
2011 - 2011
CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE CARGOS E SÁLARIOS. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA, EGP, Brasil.
2008 - 2008
IMPLANTAÇÃO E FORTALECIMENTOS DE CONSELHOS ESCOLAR. (Carga horária: 24h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2008 - 2008
CURSO PARA ALFABETIZADORES DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 60h). , Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do Xingu, SEMED, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Participação em eventos
Parceria pela Aprendizagem: Encontro Formativo para Lideranças Escolares.Projeto da Cultura Afro-indígena brasileiro. 2023. (Encontro).
"Provocações da literatura indígena contemporânea" do X Seminário do LELIT: "A arte é feita para incomodar". 2022. (Seminário).
SEMINÁRIO DE GESTÃO PEDAGÓGICA."OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL DA TRANSXINGU". 2022. (Seminário).
XIII Fórum Internacional de Pedagogia sob o tema: "Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática". 2022. (Congresso).
"Gestão, Planejamento e Formação na Educação Básica". 2021. (Exposição).
"IV Seminário de Dissertações em Andamento". 2021. (Seminário).
Conferência Municipal de Educação de Vitória do Xingu-Pará.Valorização dos Profissionais da Educação e Formação de Professores. 2021. (Outra).
Gestão Educacional e Gestão Escolar em tempos de pandemia do coronavírus. 2021. (Encontro).
Minicurso Revisão de Literatura. 2021. (Oficina).
Roda de conversa "Tendências de Formação de Professores no Brasil e no Mundo". 2021. (Encontro).
Tendências de Formação de Professores no Brasil e no Mundo. 2021. (Encontro).
"A pesquisa em educação na perspectiva dialética". 2020. (Exposição).
"Como avançar? Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico-crítica hoje. 2020. (Encontro).
"Educação e realidade amazônica: biodiversidade e culturas. 2020. (Exposição).
"Pedagogia Histórico-Crítica: Diálogos com Dermerval Saviane". 2020. (Exposição).
"Pinóquio e Robinson: Experiência metaliterárias de leitura e criação". 2020. (Exposição).
"Presença/Aus~encia da Literatura Brasileira de Expressão Amazônica no Ensino Básica". 2020. (Encontro).
"Privatização, finaceirização e formação docente: novas induções legais". 2020. (Exposição).
"Quarta com ciência do HISTEDBR - Tema: Pós -graduação, pedagogia e mo. 2020. (Exposição).
"Quarta com ciência do HISTEDBR - UFOPA - Tema: A defesa da escola pública na perspectiva histórico-crítica em tempos de suicídio democrática". 2020. (Encontro).
"Quarta com ciência do HISTEDBR - UFOPA - Tema: Consciência Social e ação política ideológica. 2020. (Encontro).
"Quarta com ciência - UFOPA - Tema: Desafios da educação na atualidade". 2020. (Encontro).
Conferência Leitura e Formação. 2020. (Encontro).
Pedagogia Histórico-Crítica: Dialógos com Demerval Saviane. 2020. (Exposição).
Quarta com ciência do HISTEDBR "O Papel da escola e do professor na sociedade atual-uma reflexão crítica frente às pedagogias contemporâneas. 2020. (Exposição).
Quarta com Ciência do HISTEDBR - Tema: Pós-Graduação, pedagogia e movimentos sociais na luta pela Educação POpul. 2020. (Encontro).
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2019. (Olimpíada).
Projeto Práticas Indissociáveis de Ensino - pesquisa e extensão.Projeto Práticas Indissociáveis de Ensino - Pesquisa e Extensão. 2019. (Outra).
SEMINÁRIO REGIONAL DO PNAIC.METODOLOGIA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC. 2018. (Seminário).
V CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - CPEE. V CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - CPEE. 2018. (Congresso).
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Olimpíada).
Congresso Regional Xingu dos Trabalhadores (as) em Educação Pública do Pará. Profissionalização dos (as) Trabalhadores em Educação e a Escola como Espaço de luta. 2015. (Congresso).
FORUM ESTADUAL DA UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO.POLITICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL. 2012. (Outra).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, L. L. ; OLIVEIRA, L. L. . Educação, Realidade Amazônica e Formação do Professor: O particular e o universal. In: Anselmo Alencar Colares, Gilberto César Lopes Rodrigues, Maria Lília Sousa Colares, Leane lima Oliveira. (Org.). Educação e Realidade Amazônica. 1ªed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2020, v. 5, p. 13-155.
-
EDUCAÇÃO, REALIDADE AMAZÔNICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: O PARTICULAR E O UNIVERSAL. In: Leane Lima Oliveira. (Org.). Educação e realidade amazônica - volume 5. 1ªed.: Navegando Publicações, 2020, v. 5, p. 327-342.
-
OLIVEIRA, L. L. ; SANTOS, F. H. D. . Implicações da lógica do capital na educação: reflexões sobre a gestão escolar em Altamira-PA. Brazilian Journal of Devemlopment , 2021.
-
V CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - CPEE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: 'A CONSOLIDAÇÃO DO PME: MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS PARA A GARANTIA DE DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL, PÚBLICA GRATUITA E LAICA'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SEMINÁRIO REGIONAL DO PNAIC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TREVISAN, I. ; REBELO, I. G. . PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL ENVOLVENDO DO 3°CICLO DA EMEF ALIANÇA PARA O PROGRESSO EM VITÓRIA DO XINGU-PA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, L. L. ; Concepções de Alfabetização e Letramento e suas implicações nas práticas pedagógicas de professores alfabetizadores: mediações e contradições.. Belém - Pará - UEPA 2022 (Dissertação de Mestrado).
Outras produções
Formação de Professores: O acompanhamento da aprendizagem - Fichas de Acompanhamento Pedagógico. 2018.
Fromação de Equipes Gestoras: Diálogos sobre as avaliações externas e internas. 2018.
ALMEIDA, D. G. ; COSTA, C. . Alfabetizar Letrando e Letrar Alfabetizando. 2018.
COSTA, C. ; ALMEIDA, D. G. . Formação de Professores com o tema: Sequência Didática e Projeto Didático no Processo de Alfabetização. 2017.
COSTA, C. ; ALMEIDA, D. G. . Metodologia do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2017.
Formação de professores Alfabetizadores: Oficina Pedagógica: Ambiência Pedagógica. 2017.
Conta Pra mim histórias da Bíblia. 2015.
ALMEIDA, D. G. . Formação de Professores: O acompanhamento da aprendizagem - Fichas de Acompanhamento Pedagógico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Formação de Equipes Gestoras: Diálogos sobre as avaliações externas e internas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, D. G. . Metodologia do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Formação de professores Alfabetizadores: Oficina Pedagógica: Ambiência Pedagógica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Conta Pra mim histórias da Bíblia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Alfabetização de Jovens e Adultos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2013
Prêmio Gestor Nota 10 - Educando 2013, PREMIUM BRASIL CONGRESSOS E EVENTOS.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2015
Escola Municipal de Educação Infantil Domingas FortunatoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2014 - 2019
FACULDADE DE TECNOLOGIA DARWINVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 10
2013 - 2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA DARWINVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 16
Outras informações:
TRABALHO AOS FINAIS DE SEMANA LECIONANDO A DISCIPLINA GESTÃO ESCOLAR,ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU "GESTÃO,ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR EM FACULDADE PRIVADA.
2008 - Atual
seduc paVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação, Carga horária: 30
2014 - Atual
Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do XinguVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ed. Inf., Carga horária: 40
Outras informações:
De 2014 a 2015 estou atuando como professora na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Vitória do Xingu PA.
2013 - 2013
Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do XinguVínculo: , Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Carga horária: 40
Outras informações:
Em 2013 assumi o cargo de Secretária Municipal de Educação de Vitória do Xingu - PA.
2011 - 2012
Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do XinguVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30
2007 - 2009
Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do XinguVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
atuei como Coordenadora Pedagógica da Secretaria da Educação do Campo na SEMED de 2007 a 2009.
2008 - 2008
Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do XinguVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do P. Brasil Alfabetizado, Carga horária: 40
2000 - 2007
Secretaria Muicipal de Educação de Vitória do XinguVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ens. Fund., Carga horária: 40
2019 - 2019
Secretaria Municipal de Educação de Vitória do Xingu -PAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40
2018 - 2019
Secretaria Municipal de Educação de Vitória do Xingu -PAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO -, Carga horária: 40
2017 - 2019
Secretaria Municipal de Educação de Vitória do Xingu -PAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA/COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como Coordenadora do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC (2017/2018/2019).
2008 - 2008
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, Carga horária: 30
Outras informações:
ATUAVA COMO BOLSISTA.
2000 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de Vitoria do Xingu-PAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetiva, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de LEANE LIMA OLIVEIRA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?