Viviane Guimarães

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Docência e Metologia no Ensino Superior pelo Instituto Eficaz. Possui graduação em Comunicação Social - Ênfase em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá (2015) e graduação em Marketing pela Faculdade de Tecnologia América do Sul (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Marketing.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2025 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
Orientador: Edson Carlos Romualdo

Mestrado em COMUNICAÇÃO

2017 - 2019

Universidade Estadual de Londrina
Título: O espetáculo Nardoni: Análise chárgica sobre a atuação da imprensa brasileira no Caso Isabella Nardoni
, Ano de Obtenção: 2019.Rozinaldo Antonio Miani.Palavras-chave: caso Isabella Nardoni; Sociedade do Espetáculo; Sensacionalismo; imprensa brasileira; charge.

Especialização em Metodologia e Docência no Ensino Superior

2016 - 2016

INSTITUTO EFICAZ
Título: O Lúdico no Ensino Superior. A utilização de métodos lúdicos no ensino da Publicidade e Propaganda
Orientador: Célia Santos da Rosa

Graduação em Comunicação Social - Ênfase em Publicidade e Propaganda

2012 - 2015

Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá
Título: Campanha Publicitária para a Acadêmia do Chopp
Orientador: Ronaldo Adriano Amianti

Graduação em Marketing

2009 - 2010

Faculdade de Tecnologia América do Sul
Título: Dispensado a produção de monografia

Formação complementar

2025 - 2025

Oficina De Pesquisa Em História Social Da Língua. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2025 - 2025

Iniciação À Pesquisa Filológica: As Fontes. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2023 - 2023

Designer Instrucional. (Carga horária: 6h). , Faculdade Vincit, Vincit, Brasil.

2018 - 2018

Concepção e prática da metodologia da análise do discurso chárgico no conte. , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2016 - 2016

Disciplina Especial de Mestrado - Humor Gráfico e Processo Sociais. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Psicologia da Comunicação. (Carga horária: 10h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Jornalismo Digital. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2013 - 2013

Pesquisa de Mercado e Análise do Consumidor - Conheça seu Cliente. (Carga horária: 12h). , Associação Comercial e Industrial de Maringá, ACIM, Brasil.

2013 - 2013

Google Marketing. (Carga horária: 8h). , Associação Comercial e Industrial de Maringá, ACIM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.

Participação em eventos

Abertura Do Ano Letivo De 2025 Na Letras Da Uem. 2025. (Outra).

Intercom. Os Mitos e o Humor nas Tirinhas de Um Sábado Qualquer. 2018. (Congresso).

V Seminário de Prevenção do Fenômeno da Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes no Âmbito Escolar.O desenho como forma de expressão na prevenção da violência contra jovens e adolescentes. 2018. (Seminário).

XIX Congresso de Ciências da Comunicação Na Região Sul. A Busca de Justiça Por Meio das Charges de Carlos Latuff Sobre o Incêndio na Boate Kiss - RS. 2018. (Congresso).

III Encontro Internacional dos Estudos da Imagem. 2017. (Encontro).

VI Encontro Nacional dos Estudos da Imagem. 2017. (Encontro).

PubliFest 2016. 2016. (Encontro).

Ciclo de Estudos de Publicidade e Propaganda: Inovação. 2015. (Seminário).

Visita Técnica Jornal O Diário do Norte do Paraná. 2015. (Exposição).

Palestra Mundo Canibal com os Irmãos Piologo. 2014. (Encontro).

Palestra Negociação com Razão e Emoção. 2014. (Outra).

Projeto Superação. 2014. (Encontro).

Googon - O jeito Google de fazer Marketing. 2013. (Seminário).

Palestra A Linguagem Cinematográfica de Cada Dia. 2013. (Outra).

Palestra com Marcos Antonio Matos. 2013. (Outra).

Palestra Start Up. 2013. (Outra).

Projeto Tele-Aula. Tema: Gnarly. 2010. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • MIANI, R. A. ; GUIMARÃES, V. . O Humor Levado a Sério: O Uso das Charges de Carlos Latuff Como Ferramenta Discursiva e Ideológica em Manifestações Sociais. Fênix (UFU. Online) , v. 15, p. 1-20, 2018.

  • GUIMARÃES, Viviane ; SANTOS, I. A. ; Oliveira, Bianca B. . Introdução: A importância da divulgação científica para o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero Carbono. Almanaque NAPI EZC - Volume 02. 1ed.: , 2025, v. 2, p. 06-08.

  • GUIMARÃES, V. . O Lúdico no Ensino Superior1 A utilização de métodos lúdicos no ensino superior da Publicidade e Propaganda. Boletim de Publicação Discente - Faculdade Eficaz, 17 nov. 2016.

  • GUIMARÃES, V. . A Busca de Justiça Por Meio das Charges de Carlos Latuff Sobre o Incêndio na Boate Kiss - RS. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação Região Sul, 2018, Cascavel. "A Busca de Justiça Por Meio das Charges de Carlos Latuff Sobre o Incêndio na Boate Kiss - RS, 2018.

  • GUIMARÃES, V. . Os Mitos e o Humor na Tirinhas de Um Sábado Quaquer. In: Intercom, 2018, Joinville. Os Mitos e o Humor nas Tirinhas de Um Sábado Qualquer, 2018.

  • MIANI, R. A. ; GUIMARÃES, Viviane . O Humor Levado a Sério: o uso das charges de Carlos Latuff como ferramenta discursiva e ideológica. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017. v. 40. p. 1-1.

  • ROMUALDO, E. C. ; GUIMARÃES, Viviane . DISCURSO RELATADO E COMENTÁRIO NO PODCAST ?MODUS OPERANDI: O MISTÉRIO DE NATALIA GRACE. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, V. . O desenho como forma de expressão na prevenção da violência contra crianças e adolescentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, V. . A Busca de Justiça Por Meio das Charges de Carlos Latuff Sobre o Incêndio na Boate Kiss - RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, V. . Marketing De Conteúdo: Novas Estratégias Para Novos Comportamentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, V. . Os Mitos e o Humor nas Tirinhas de Um Sábado Qualquer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, V. . Boteco dos Deuses: A carnavalização das figuras religiosas nas tirinhas Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIANI, R. A. ; GUIMARÃES, Viviane . O Humor Levado a Sério: o uso das charges de Carlos Latuff como ferramenta discursiva e ideológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, Viviane . A charge como fonte e objeto de pesquisa. Um estudo sobre as charges em trabalhos acadêmicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, V. . Reforma da Previdência: Análise das charges publicadas no Jornal Sinteemar em 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    MÍDIAS, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES TEXTUAIS E DISCURSIVAS, Descrição: Estudar os diferentes tipos de mídia é indispensável para entender o mundo contemporâneo e suas complexas dinâmicas informacionais e culturais. A evolução das tecnologias, por sua vez, tem expandido as possibilidades educacionais, permitindo abordagens mais interativas, acessíveis e personalizadas. Ao analisar as interseções entre esses três fatores, é possível identificar não apenas as oportunidades, mas também as limitações e os desafios éticos envolvidos no uso de mídias e tecnologias na educação. Em torno desse tema, este projeto reúne um grupo de pesquisadores da linguagem que já vêm trabalhando conjuntamente em projetos interinstitucionais de pesquisa há mais de dez anos. Seu objetivo geral é o de integrar pesquisadores de diferentes IES, alunos da pós-graduação, graduação e professores da Educação Básica e responsáveis por setores de ensino-aprendizagem de empresas privadas na realização de pesquisas que tematizem os diferentes tipos de mídia, de tecnologias e a educação. As pesquisas são propostas e desenvolvidas sob as vertentes teóricas da Linguística Aplicada, das Teorias do Texto e das Análises do Discurso de vertente francesa e bakhtiniana, procurando discutir criticamente e analisar: a) questões específicas de usos da linguagem na mídia em geral e na mídia digital; b) questões da tecnologia digital; c) questões da mídia digital e da mídia geral; d) gêneros discursivos que circulem em ambientes digitais; e) fenômenos linguísticos em gêneros midiáticos e digitais; f) circulação de gêneros e discursos em ambientes digitais; g) materiais didáticos digitais e sua relação com as práticas pedagógicas; h) práticas de letramento midiático e ensino e aprendizagem em ambientes digitais; i) propostas pedagógicas que utilizem TICs e TIDCs; j) produção de material didático-pedagógico utilizando tecnologia. Estudar as interseções entre mídias, tecnologias e educação é fundamental para entender como esses elementos moldam a sociedade, o aprendizado e promovem novas formas de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Guimarães - Integrante / Edson Carlos Romualdo - Coordenador.

  • 2025 - Atual

    GEPOMI - Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos, Descrição: Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Guimarães - Integrante / Edson Carlos Romualdo - Coordenador / juliana da silveira - Integrante.

  • 2023 - Atual

    NAPI - EZC | Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação - Energia Zero Carbono, Descrição: O NAPI Energia Zero-Carbono (NAPI-EZC) constitui uma iniciativa inovadora em que Universidades Públicas 13 Paranaenses, Incubadoras de Empresas, Parques Tecnológicos Industriais e Empresas de Base Tecnológicas unir-se-ão com o objetivo de promover o desenvolvimento de produtos e processos incorporando a EZC a fim de agregar valor, reduzir custos e gerar renda. Neste arranjo, a pesquisa, o ensino e a extensão no tema de interesse deste NAPI estarão voltados ao Desenvolvimento Sustentável e uso de Energias Inteligentes (Renováveis), assim como de criar e disseminar uma cultura do Empreendedorismo Tecnológico dentro dessas Universidades tomando como base o desenvolvimento de soluções em geração/conversão de energia zero-carbono e sua integração a soluções práticas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias e produtos inovadores por startups. Pretende-se criar mecanismos de intensificação da relação universidade-empresas, de transferência direta de tecnologia e de estímulo à inovação em Energia-Zero Carbono, além da formação de recursos humanos altamente qualificados e de forte viés empreendedor. Projeto n: 19.754.944-0Convênio n: 137/2023 NAPI EZC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Guimarães - Integrante / Ivair Aparecido dos Santos - Coordenador.

  • 2021 - 2022

    Smartcube: MA, IA, IoT e conceitos de Indústria 4.0 e Saúde 5.0 aplicados à ventilação não invasiva inteligente e interativa, Descrição: Chamada CNPq/SEMPI/MCTI n 021/2021 - Programa RHAE - Linha 2 - Start-Ups. Processo: 381514/2021-8Modalidade:Especialista Visitante - EV - 3. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Guimarães - Integrante / Ivair Aparecido dos Santos - Coordenador / Daniel de Matos Silva - Integrante / Gustavo Sanguino Dias - Integrante / Luiz Fernando Cótica - Integrante / Edson Arpini Miguel - Integrante.

Prêmios

2016

Láurea Acadêmica, Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2025 - Atual

Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2022

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Tecnico - Nível Superior, Carga horária: 20

2020 - 2024

SG SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO LTDA

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Encarregada de Marketing

Outras informações:
Organização das tarefas do setor e doscolaboradores;Produção de materiais publicitários, roteiros para videos, redação publicitária;Produção de textos para o blog, copywriter;Produção de textos para e-mail marketing;Redação de artigos para blog da empresa ;Projetos de marketing e endomarketing;Criação de e-mails MKT ;Publicações nas redes sociais ;Criação de artes para as redes sociais e edição de vídeos para Youtube, Postagem nas redessociais, social media;Atendimento ao cliente (B2B);Criação de Campanhas Adwords e Facebook Ads (Meta Ads) ;

2013 - 2016

SG SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO LTDA

Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Assistente em Marketing, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Produção de materiais publicitários, acompanhamento de mídias sociais e sites, projetos de endomarketing.

2012 - 2013

SG SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO LTDA

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Produção de materiais publicitários, acompanhamento de sites e mídias sociais, projetos de endomarketing

2021 - 2024

D. M. Silva & Cia LTDA

Vínculo: Técnico, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 20

2025 - 2025

Faculdade Cidade Verde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Branding: Construção e Engajamento da Marca, no curso de Pós-Graduação em Design Digital e Direção de Arte, com carga horária de 30 horas, no Centro Universitário Cidade Verde

2024 - 2024

Faculdade Cidade Verde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora de pós-graduação da disciplina de Branding: Construção e Engajamento de Marca.

2023 - 2025

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Tecnico - Nível Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista Técnico - Nível Superior - NAPI EZC - Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação Energia ZeroCarbono - Projeto financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico eTecnológico do Estado do Paraná PI 05/2023 NAPI EZC

2025 - Atual

Centro Universitário Feitep

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente