JOYCE ROUSE DE AQUINO NONATO

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi extensionista do PRISMAS - Núcleo de Estudos em Teoria Crítica, Indústria Cultural e Psicologia Social (2014-2017). Foi bolsista de Iniciação Científica, FUNCAP (2015-2017) e participou do Grupo de Pesquisa (CNPq), Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste.

Informações coletadas do Lattes em 07/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2013 - 2017

Universidade Federal do Ceará
Orientador: Deborah Christina Antunes
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

NONATO, J. R. A. . II Simpósio Internacional de Teoria Crítica e I Encontro Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar: As vicissitudes da experiência no mundo digital. 2016. (Outro).

Participação em eventos

XXXVI Encontro de Iniciação Científica.Tecnologias digitais: desenvolvimento técnico, história e economia e sua relação com a subjetividade hoje. 2017. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Teoria Crítica e I Encontro Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar: As vicissitudes da experiência no mundo digital.Uma revisão do radio generation de Adorno a partir de leituras contemporâneas sobre a tecnologia digital. 2016. (Simpósio).

XXXV Encontro de Iniciação Científica.Uma revisão do radio generation de Adorno a partir de leituras contemporâneas sobre a tecnologia digital. 2016. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2015. (Congresso).

XXXIV Encontro de Iniciação Científica.O homem contemporâneo frente às novas mídias: uma reflexão a partir dos estudos de T. W. Adorno. 2015. (Encontro).

VII Congresso Nacional de Psicanálise. 2013. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2012. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • NONATO, J. R. A. . Uma revisão do radio generation de Adorno a partir de leituras contemporâneas sobre a tecnologia digital. In: II Simpósio Internacional de Teoria Crítica e I Encontro Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar: As vicissitudes da experiência no mundo digital, 2016, Sobral. Uma revisão do radio generation de Adorno a partir de leituras contemporâneas sobre a tecnologia digital, 2016.

  • NONATO, J. R. A. . Tecnologias digitais: desenvolvimento técnico, história e economia e sua relação com a subjetividade hoje. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NONATO, J. R. A. . Uma revisão do radio generation de Adorno a partir de leituras contemporâneas sobre a tecnologia digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NONATO, J. R. A. . Uma revisão do radio generation de Adorno a partir de leituras contemporâneas sobre a tecnologia digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NONATO, J. R. A. . O homem contemporâneo frente às novas mídias: uma reflexão a partir dos estudos de T. W. Adorno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NONATO, J. R. A. . Elementos de fascismo na democracia: uma análise do discurso do pastor Marco Feliciano a partir da teoria crítica de Theodor Adorno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Um novíssimo tipo antropológico de homem? Teoria Crítica, Cultura Digital e Novas Subjetividades., Descrição: Trata-se de um projeto guarda-chuva desenvolvido desde agosto de 2013 na Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo expandir a compreensão do presente, mais especificamente do mundo digital, pelo viés da Teoria Crítica da Sociedade. Em seu primeiro ano recebeu bolsa IC (FUNCAP) para o projeto Contribuições Adornianas para uma Psicologia Social da Música, no qual o bolsista desenvolveu pesquisa sobre o conceito de Indústria Cultural e Estética nos estudos de Adorno a partir de seus estudos sobre a música de Rádio. Em 2015 recebeu nova bolsa IC (FUNCAP) para o projeto Contribuições dos estudos de Adorno sobre Música no rádio para a compreensão da interação homem-técnica, no qual a bolsista buscou compreender a relação homem-técnica a partir das reflexões de Adorno sobre música no rádio. Em 2016 foi contemplado pela FUNCAP no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica BPI (2016-2017) com Bolsa Pesquisador, Bolsa de IC e Recursos Financeiros para o Projeto Da Radio Generation ao novíssimo tipo antropológico de homem da era digital: Mídia e subjetividade ontem e hoje. Também recebeu em 2016 uma bolsa de IC da UFC no projeto Um novíssimo tipo antropológico de homem? Teoria Crítica, Cultura Digital e Novas Subjetividades. Dois estudantes de mestrado atuam aqui com suas pesquisas (2016). Esse projeto está ligado ao Grupo de Estudos Prismas: Núcleo de Estudos em Teoria Crítica, Indústria Cultural e Psicologia Social (UFC/Sobral), à Rede de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar (Com sedes na UFC, na UFABC, na UFMS e na UDESC) e ao grupo de pesquisa (CNPq) Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar/NE. Em 2016 abriga também a organização do II Simpósio Internacional de Teoria Crítica e I Encontro Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar: As vicissitudes da experiência no mundo digital, realizado em Sobral entre 01 e 05 de novembro de 2016. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Joyce Rouse de Aquino Nonato - Integrante / Deborah Christina Antunes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
2015-2016: PIBIC-FUNCAP.

 Pesquisa: Contribuições dos estudos de Adorno sobre música no rádio para a compreensão da interação homem-técnica.

2016-2017: BPI-FUNCAP.

 Pesquisa: Da Radio Generation ao novíssimo tipo antropológico de homem da era digital: Mídia e subjetividade ontem e hoje.

2017 - 2017

Serviço de Psicologia Aplicada - UFC

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular Obrigatório

Outras informações:
Ênfase: Processos clínicos e atenção à saúde.

2016 - 2016

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular Opcional

Outras informações:
Ênfase: Processos psicossociais e construção da realidade.