ELVES DE SOUZA BASTOS

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2019), pós-graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica e pós-graduação em Microbiologia Avançada. Atua como farmacêutico clínico em hospital desde 2019 com experiência em unidade de terapia intensiva, clínica médica e cirúrgica, Pediatria, Nefrologia e Oncologia nas habilidades de: seguimento farmacoterapêutico de pacientes, conciliação medicamentosa, análise técnica de prescrição médica, gerenciamento de protocolos técnicos, treinamentos de equipe aos processos operacionais, gestão logística de materiais e medicamentos, inventários de farmácia satélites e central de abastecimento farmacêutico, gestão de farmácia satélite, discussão de casos clínicos, acompanhamento da Comissão de Farmácia e Terapêutica, diligenciamento de solicitações de medicamentos não padronizados, efetuação de compras de medicamentos não padronizados, análise técnica de indicadores e emissão de parecer técnico farmacêutico, treinamentos sobre a cadeia medicametosa à equipe multiprofissional, Farmacovigilância, preceptoria de farmacêuticos residentes e de estagiários, manipulação de medicamentos quimioterápicos e participação do programa de gerenciamento de antimicrobianos (PGA).

Informações coletadas do Lattes em 27/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Microbiologia Avançada

2021 - 2022

União Brasileira de Faculdades
Título: Perfil epidemiológico de pacientes internados em unidade de terapia intensiva COVID-19 que desenvolveram eventos trombóticos
Orientador: Carlos Hoegen

Especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

2020 - 2021

Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Título: A importância da orientação farmacêutica para o uso racional de anti-inflamatórios não esteroides não seletivos com maior afinidade para ciclo-oxigenase-2
Orientador: Cristiane Flora Villarreal

Graduação em Farmácia

2013 - 2019

Universidade Federal da Bahia
Título: A importância da orientação farmacêutica para o uso racional de anti-inflamatórios não esteroides não seletivos com maior afinidade para ciclo-oxigenase-2
Orientador: Cristiane Flora Villarreal

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

Formação complementar

2024 - 2024

Aplicação de injetáveis. (Carga horária: 12h). , JK cursos, JK CURSOS, Brasil.

2021 - 2022

Extensão universitária em Cuidados com a saúde infantil. (Carga horária: 320h). , UNIAO BRASILEIRA DE FACULDADES, UNIBF, Brasil.

2021 - 2022

Extensão universitária em Farmácia Clínica. (Carga horária: 320h). , União Brasileira de Faculdades, UNIBF, Brasil.

2020 - 2020

Capacitação nos Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) ? Br. (Carga horária: 16h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Projeto de extensão ?Qualidade Microbiológica da Água de Bebedouros nas Uni. (Carga horária: 1000h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2017 - 2018

Monitoria em Bioquímica Fundamental para Biotecnologia (iniciação ao ensino. (Carga horária: 1020h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2015 - 2017

Estágio no CCIH. (Carga horária: 2304h). , HOSPITAL DO SUBÚRBIO, HS, Brasil.

2016 - 2016

Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmacoterapia. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

1º Congresso Brasileiro de Farmacoterapia e Farmácia Clínica. 2021. (Congresso).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. Qualidade microbiológica do gelo embalo e comercializado em Salvador Bahia. 2018. (Congresso).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL CONSUMIDA EM BEBEDOUROS DE RESTAURANTES INSTITUCIONAIS. 2018. (Congresso).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM PREPARAÇÕES ORIENTAIS SERVIDAS EM RESTAURANTES NA CIDADE DE SALVADOR - BA. 2018. (Congresso).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. o Perfil Microbiológico de Vegetais Minimante Processados Comercializados na Cidade de Salvador-BA. 2018. (Congresso).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. o QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE DIETAS ENTERAIS PROVENIENTES DE HOSPITAIS DA CIDADE DE SALVADOR -BA. 2018. (Congresso).

Sessão Aberta da Liga Acadêmica de Farmácia em Oncologia. 2018. (Outra).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2017. 2017. (Congresso).

Palestra Interpretação de Exames Laboratoriais. 2017. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Queimaduras. Violência por queimadura em mulheres: perfil epidemiológico das vítimas. 2016. (Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2023

HOSPITAL DO SUBURBIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 44

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Seguimento farmacoterapêutico de pacientes; Conciliação medicamentosa; Análise técnica de prescrição médica; Gerenciamento de protocolos técnicos; Treinamentos de equipe aos processos operacionais; Gestão logística de materiais e medicamentos; Inventários de farmácia satélites e central de abastecimento farmacêutico; Gestão de farmácia satélite; Discussão de casos clínicos; Acompanhamento da Comissão de Farmácia e Terapêutica; Diligenciamento de solicitações de medicamentos não padronizados; Efetuação de compras de medicamentos não padronizados; Análise técnica de indicadores e emissão de parecer técnico farmacêutico; Treinamentos sobre a cadeia medicametosa à equipe multiprofissional; Farmacovigilância.Unidades de atuação de atenção farmacêutica: UTI adulta, UTI pediátrica, clínica médica,clínica cirúrgica, enfermaria pediátrica, centro cirúrgico e emergência

2023 - 2023

Hospital Martagão Gesteira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Análise técnica de prescrição médica; Gerenciamento de protocolos técnicos; Gestão logística de materiais e medicamentos; Gestão de farmácia satélite; Inventários de farmácia satélites e central de abastecimento farmacêutico; Diligenciamento de solicitações de medicamentos não padronizados; Análise técnica de indicadores e emissão de parecer técnico farmacêutico; Farmacovigilância; Preceptoria de farmacêuticos residentes; Manipulação de medicamentos quimioterápicos (Oncologia).Unidades de atuação de atenção farmacêutica: UTI e enfermaria pediátrica (perfil clínico,cirúrgico e oncológico).

2023 - Atual

Instituto de Nefrologia Alayde Costa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Análise técnica de prescrição médica; Atenção farmacêutica ao paciente de perfil nefrológico; Gerenciamento de protocolos técnicos; Treinamentos de equipe aos processos operacionais; Discussão de casos clínicos; Gestão logística de materiais e medicamentos; Gestão de farmácia satélite da UTI; Inventários de farmácia satélites e central de abastecimento farmacêutico; Diligenciamento de solicitações de medicamentos não padronizados; Análise técnica de indicadores e emissão de parecer técnico farmacêutico; Farmacovigilância; Preceptoria para estagiário de farmácia.Unidades de atuação de atenção farmacêutica: enfermaria e UTI de perfil nefrológicos