Gumercindo Rodrigues Chaves Neto
Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal de Uberlândia, pós-graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial pelo IFTM (campus Uberlândia). Fui professor substituto na Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia entre julho/1997 e junho/1998. Entre março/2015 e dezembro/2015 participei do programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aplicados à Gestão Empresarial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, campus Uberlândia centro.
Sou um profissional com larga experiência em projetos grandes e críticos nos mercados de telecom e bureau de crédito. Nos últimos 21 anos trabalhei em projetos como CRM, billing, mediação, garantia de receita, integração de sistemas, voice systems (Call Center/URA) e melhoria de processos. Em diversos momentos atuei como líder em equipes de desenvolvimento, testes e operação. Sou especializado nos sistemas de billing Arbor, Kenan/Fx e Oracle BRM, usados em larga escala em vários mercados, bem como no processo de portabilidade numérica brasileiro. Tenho habilidades avançadas em análise de requerimentos, especificações funcionais e técnicas, desenvolvimento, testes, suporte à produção, migração e integração de sistemas e geração de relatórios gerenciais. Minha experiência profissional me proporcionou a oportunidade de desenvolver habilidades como: comunicação interpessoal, liderança e gerenciamento. Estudo e me interesso por assuntos relacionados a coaching/mentoring, liderança, mercado de capitais, tecnologia, empreendedorismo e Data Science/Inteligência Artificial. Atualmente estou matriculado no curso de pós-graduação (mestrado) da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia, área Inteligência Artificial.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciência da Computação
2020 - Atual
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Montagem de Genomas usando técnicas de Algoritmos Genéticos e Grafos de De Bruijin
Anderson Rodrigues dos Santos.Palavras-chave: Montagem de Genoma; Algoritmos Genéticos.
Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aplicados à Gestão empresarial
2015 - 2015
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Título: Geolocalização mobile aplicado no sistema de estacionamento zona azul em Uberlândia - um estudo de caso
Orientador: Ricardo Soares Boaventura
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.
Produções bibliográficas
-
CHAVES NETO, G. R. ; Bôaventura, R. S. . Geolocalização Mobile Aplicado no Sistema de Estacionamento Zona Azul em Uberlândia ? Um Estudo de Caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Prêmios
2016
Especialista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
AmdocsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Software Engineer, Carga horária: 40
2019 - 2020
Cedro TechnologiesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Líder da equipe de sustentação, responsável por entregas de correções nos produtos Cedro para clientes do mercado financeiro.
2016 - 2019
EverisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44
Outras informações:
Líder da equipe Voice Systems & Business Applications (escritório Everis Uberlândia), responsável pelo suporte operacional a vários sistemas usados pela operadora TIM.
2013 - 2016
TQI Consultoria e DesenvolvimentoVínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro da equipe de projetos da vertical telecom, atuando em sistemas como mediação, billing, Business Inteligence, garantia de receita (Revenue Assurance), portabilidade numérica e outros, atendendo operadoras de telefonia como Vivo, GVT, Nextel e Claro.
2012 - 2013
EMC Consulting/NextelVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto Nextel 3G, releases 1.0 e 1.3: líder técnico responsável por fazer a integração entre as diversas equipes envolvidas no processo de portabilidade para a implantação da telefonia 3G da operadora Nextel: fábrica de testes, equipe gateway SPG, fornecedor (Telcordia/Ericsson), engenharia, infra-estrutura e frente SOA. Atividades: abertura de chamados junto à ABRT/Cleartech (entidade administradora) e Telcordia (fornecedora da solução de portabilidade), testes da solução de portabilidade para homologação junto à ABRT, análise e testes dos defeitos abertos pela fábrica de testes, elaboração de relatórios gerenciais, acompanhamento das atividades juntos às equipes envolvidas no projeto etc.
2011 - 2012
Quality Software/OracleVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor Sr. de Billing, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de implantação do sistema de billing Oracle BRM na Serasa Experian. Principais atividades: desenvolvimento de material para workshops, levantamento de requisitos, elaboração de especificações funcionais e técnicas, desenvolvimento de interfaces para integração do sistema Oracle BRM (billing) com os sistemas legados, Siebel (CRM) e Synchro (fiscal), e criação de relatórios gerenciais usando a ferramenta Oracle BI Publisher. Conhecimentos BRM: Arquitetura BRM, Pricing Center, Developer Center, Customer Center, programação usando opcodes e flists, API?s Java BRM etc.
2010 - 2011
AccentureVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação no projeto de melhoria de performance de processos de cobrança: análise de código de programas escritos em C e queries de banco de dados (Oracle) e elaboração de propostas de melhorias nos mesmos (Intelig Telecom).
Projeto Transformação (Oi): levantamento e análise de processos/interfaces envolvidos no sistema para garantia de receita (Billing Verification).
2010 - 2010
Triad SystemsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Desenvolvedor, Carga horária: 40
Outras informações:
Correção de códigos C/C++ em interfaces de cobilling e VAS.
2008 - 2010
Atos Origin/TIMVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela operação no ambiente de produção do sistema web de vendas de planos/aparelhos da TIM (Vendita). Principais atividades: análise e resolução de problemas no no sistema Vendita e no processo de portabilidade e suporte à produção do ambiente CRM (Clarify, servidores Tuxedo, DMS, jobs do Control-M, geração de relatórios para área usuária).
2004 - 2008
Companhia de Telecomunicações do Brasil CentralVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor de Billing, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de migração do sistema de billing Arbor 9.1 para Kenan/FX: liderança da equipe de testes, realizando o planejamento e execução de testes integrados entre o sistema de billing Kenan/FX, o sistema de CRM Vantive e outros sistemas da CTBC. Análise de requerimentos, especificação, desenvolvimento (usando linguagens C/Pro*C, scripts shell Unix, SQL, PL/SQL e API?s em C do Kenan/FX), testes de interfaces, suporte ao ambiente de produção e implantação de metodologia para documentação e qualidade.
2003 - 2004
EDS / EmbratelVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor de Billing, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto Billing Embratel: neste projeto minhas principais atividades foram: análise de requerimentos de sistemas e levantamento de informações junto aos usuários, elaboração de soluções para requerimentos de sistemas: planejamento e desenvolvimento de especificações funcionais.
Projeto Co-billing: alteração de programas e relatórios já implementados, bem como respectivas documentações (ferramentas usadas: linguagem C, Pro*C, shell scripts, Oracle PL/SQL, PVCS).
2000 - 2003
Alcatel / InteligVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor de Billing, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro da equipe de desenvolvimento billing. Principais atividades: análise, execução e documentação de testes de validação em diversas interfaces entre o sistema de Billing Arbor/BP e outros sistemas, tais como Customer Care (Clarify), Mediation etc; desenvolvimento de novas interfaces (billing e cobilling): elaboração de propostas, análise de requerimentos, levantamento de dados, especificação, desenvolvimento, testes e documentação (ferramentas usadas: linguagem C, Pro*C, shell scripts, Oracle PL/SQL, Business Objects, PVCS, Microsoft Office, Delphi); suporte ao ambiente de produção.
1997 - 1998
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor em diversas disciplinas de informática, como Introdução à Computação, Processamento de Dados e Organização de Computadores. Coordenador do grupo de desenvolvimento de software educacional no Departamento de Ciências Físicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gumercindo Rodrigues Chaves Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?