Fernanda Garcia Bezerra Goes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde, criança, recém-nascido e processo de alta.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Do hospital para casa: o processo de alta de crianças com necessidades especiais de saúde na perspectiva da integralidade do cuidado e implicações para a enfermagem
Ivone Evangelista Cabral. Palavras-chave: Criança; alta do paciente; cuidados integrais; Enfermagem.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Enfermagem

2006 - 2007

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Práticas educativas em saúde com a família da criança hospitalizada: componente essencial do cuidado de enfermagem,Ano de Obtenção: 2007
Angela Maria La Cava.Palavras-chave: Criança; Educação em Saúde; Cuidado; Família.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em MBA Executivo em Saúde

2008 - 2008

Instituto Coppead de Administração/UFRJ, Coppead
Título: Hotelaria Hospitalar: um estudo sobre as percepções e expectativas de clientes internos e externos
Orientador: Claudia Affonso Silva Araujo

Especialização em Enfermagem Pediátrica

2005 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Perfil das Crianças com Necessidades Especiais de Saúde de um Hospital Pediátrico do Município do Rio de Janeiro
Orientador: Ivone Evangelista Cabral

Graduação em Enfermagem

1999 - 2003

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: O que pensa e o que diz o acadêmico de enfermagem sobre o aborto provocado
Orientador: Adriana Lemos Pereira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado: parte 1. (Carga horária: 10h). , Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.

2019 - 2019

Simulação realística em pediatria. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, SOBEP, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Licitações e Contratos. (Carga horária: 30h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.

2006 - 2006

Administração de Medicamentos em UTIP. , Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro, SOTIERJ, Brasil.

2006 - 2006

Atuação do Enfermeiro em Hemoterapia. , Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro, SOTIERJ, Brasil.

2005 - 2006

Desenvolvimento Profissional em Gestão em Saúde. (Carga horária: 132h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2005 - 2005

Brinquedo Terapêutico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Suporte Avançado de Vida em Pediatria para Enf.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Treinamento Teórico-prático em Reanimação Neonatal. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Introdução a utilização do PICC em crianças. , Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro, SOTIERJ, Brasil.

2001 - 2001

Educação e Saúde na Prevenção em DST/AIDS. (Carga horária: 6h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, A. C. S. S. ; GÓES, F.G.B ; COUTO, L. L. . I Jornada Científica a Distância do Grupo de Pesquisa EVIDENCIAR. 2020. (Outro).

GOULART, M. C. E. L. ; GÓES, F.G.B . Workshop de Cuidado Seguro e Higienização das Mãos. 2019. (Outro).

SILVA, A. C. S. S. ; GÓES, F.G.B . I Semana Científica de artigos. 2019. (Outro).

SILVA, A. C. S. S. ; GÓES, F.G.B ; COUTO, L. L. . I SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE VIVÊNCIAS E INTEGRALIDADES DEDICADAS A ENFERMAGEM, CRIANÇA, INFÂNCIA, ADOLESCENTES E RECÉM-NASCIDOS (EVIDENCIAR). 2019. (Outro).

GÓES, F.G.B ; PEREIRA, F. M. V. . Oficina: "Simulação clínica: administração de medicamentos na criança". 2018. (Outro).

SILVA, A. C. S. S. ; GÓES, F.G.B ; CHRISTOFFEL, M. M. . 2º Seminário de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente do Norte Fluminense e da Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro. 2018. (Outro).

GÓES, F.G.B . 8º Seminário Nacional de Saúde da Criança e Adolescente e 5º Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. 2018. (Outro).

GÓES, F.G.B . 1º Seminário de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente do Norte Fluminense e da Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

GÓES, F.G.B . I Simpósio Internacional de Pesquisa do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras. 2017. (Outro).

GÓES, F.G.B ; BARRETO, A. C. . II Semana Científica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras. 2016. (Outro).

GÓES, F.G.B . 7º Seminário Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, 2º Encontro de Grupos de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente e 1º Encontro da Red ENSI-Brasil. 2016. (Outro).

GÓES, F.G.B . 5º Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e II Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. 2011. (Outro).

GÓES, F.G.B . V Seminário Internacional: Núcleos de Pesquisa e Produção de Conhecimento na Enfermagem. 2011. (Outro).

GÓES, F.G.B . I Jornada de Apresentação de Trabalhos Científicos do Curso de Graduação em Enfermagem. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Cearense de Pediatria: Covid-19. 2020. (Congresso).

Panorama da saúde da criança em tempos de COVID-19. 2020. (Outra).

XIV Semana de Enfermagem da UFF.Pesquisa na Enfermagem em Tempos de Pandemia de COVID-19. 2020. (Outra).

Agenda Acadêmica UFF 2019.1) Minicurso - Pesquisa com crianças: aspectos éticos e metodológicos; 2) Oficina de Simulação Clínica: preparo e administração de medicamentos na unidade pediátrica; 3) Workshop de Cuidado Seguro e Higienização das Mãos. 2019. (Outra).

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE VIVÊNCIAS E INTEGRALIDADES DEDICADAS A ENFERMAGEM, CRIANÇA, INFÂNCIA, ADOLESCENTES E RECÉM-NASCIDOS (EVIDENCIAR).Temas emergentes e prioritários na produção científica em relação `atenção integral à saúde da criança. 2019. (Seminário).

Seminário: Cuidado ao Neonato e Criança em Diferentes Contextos.O atendimento no setor pediátrico em diferentes contextos. 2019. (Seminário).

Taller Internacional de Lactancia Materna - Brasil, EUA e América Latina e Taller de Capacitación del Proyecto Mulelticéntrico Lactancia Materna.Adaptação cultural da Infant Feeding Intentions (IFI) scale para gestantes no Brasil - Projeto: Aleitamento materno: determinantes socioculturais. 2019. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Coordenação das mesa-redonda: O cuidado à criança com necessidades especiais de saúde e condições complexas de de saúde. 2019. (Congresso).

XIII Semana de Enfermagem.Minicurso: Boas práticas no cuidado ao recém-nascido: da sala de parto ao domicílio. 2019. (Outra).

2 Seminário de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente do Norte Fluminense e da Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro.Práticas educativas na transição do recém-nascido do hospital para casa: um caminho para transformação do cuidado. 2018. (Seminário).

8 MACAENF. 2018. (Encontro).

8 Seminário Nacional de Saúde da Criança e Adolescente e 5 Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente.Projeto Multicêntrico: Determinantes Socioculturais no Aleitamento Materno Brasil. 2018. (Seminário).

Agenda Acadêmica UFF 2018.Minicursos: 1) Pesquisa com crianças: aspectos éticos e metodológicos; 2) Revisão Integrativa. 2018. (Outra).

Curso: Artigos Científicos: Como redigir, publicar e avaliar. 2018. (Outra).

I Simpósio Internacional de Biossegurança da Universidade Federal Fluminense.5S PROGRAM ON QUALITY ASSESSEMENT OF NURSING TEACHING LABORATORY: CONSTRIBUTIONS TO BIOSAFETY. 2018. (Simpósio).

IV Semana Científica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras.Minicurso de Revisão Integrativa. 2018. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e III Congresso Internacional de Enfermagem Neonatal. 2018. (Congresso).

XII Semana de Enfermagem.A Centralidade da Enfermagem na puericultura, Simulação clínica: administração de medicamentos na criança e Simulação clínica: administração de medicamentos no adulto. 2018. (Outra).

1 Seminário de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente do Norte Fluminense e da Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro.A (in)visibilidade das crianças com necessidades especiais de saúde no sistema de saúde. 2017. (Seminário).

1 Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional. 2017. (Simpósio).

22ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense. 2017. (Outra).

2 Seminário de Sensibilização ao Mês da Prematuridade.Condições de vida dos egressos da terapia intensiva neonatal. 2017. (Simpósio).

II Fórum de Tabagismo na Infância e na Adolescência. 2017. (Outra).

III Semana Científica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras."Os desafios para a implementação de uma pós-graduação stricto sensu" e "Prática baseada em evidências: ferramenta para o cuidado de enfermagem". 2017. (Outra).

I Jornada Internacional de Pós-Graduação em Enfermagem.Participação como avaliador da Sessão Pôster. 2017. (Outra).

I Simpósio de Tecnologias do Cuidado em Saúde.Tecnologias do Cuidar em Saúde da Criança. 2017. (Simpósio).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE NEONATOLOGIA NICOLA ALBANO. 2017. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Pesquisa do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras.A produção científica do REN. 2017. (Simpósio).

Prevenção Combinada: novas perspectivas na luta contra o HIV/aids. 2017. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PUERPÉRIO E O ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO INTEGRATIVA e A PRÁTICA DE SUCÇÃO NÃO NUTRITIVA COM GLICOSE A 25% REALIZADA PELO ENFERMEIRO. 2017. (Congresso).

XI Semana de Enfermagem.Atendendo a integralidade do cuidado: como fazer?. 2017. (Outra).

23 Pesquisando em Enfermagem.Crianças com necessidades especiais de saúde portadoras de estomias. 2016. (Outra).

7 Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente, 4 Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, 2 Encontro de Grupos de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente e 1 Encontro da Red ENSI-Brasil.O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PELA ENFERMAGEM NO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: REVISÃO INTEGRATIVA e USO DO MÉTODO DE CREDÉ PARA PREVENÇÃO DA OFTALMIA NEONATAL: REVISÃO INTEGRATIVA. 2016. (Seminário).

Fórum NUPEM +22: Pesquisa, Ensino e Sociedade em Macaé. 2016. (Outra).

I Fórum Científico dos Grupos de Pesquisa do REN. 2016. (Outra).

III Simpósio de Sensibilização em Biossegurança. 2016. (Simpósio).

II Semana Científica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras.A Ética na Pesquisa Científica. 2016. (Outra).

I Simpósio de Biossegurança em Rio das Ostras. 2016. (Simpósio).

X SEMANA DE ENFERMAGEM.Ferramentas para a segurança do paciente e Práticas do cuidar em imunizações. 2016. (Outra).

XIV Semana de Enfermagem do IPPMG/UFRJ.O Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos da criança no contexto hospitalar. 2015. (Outra).

21 Pesquisando em Enfermagem.Dispositivos intravenosos em crianças: indicação, manutenção e cuidados de enfermagem. 2014. (Outra).

Agenda Acadêmica 2014 - Atendimento à criança nos diferentes cenários de atenção à saúde.O enfermeiro na alta hospitalar de crianças com necessidades especiais de saúde. 2014. (Outra).

Metodologia da Pesquisa II.Análise de Conteúdo, Preparo de Artigo Científico e Redação Científica. 2014. (Outra).

VI Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e III Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. 2014. (Seminário).

17 SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.A alta de crianças com necessidades especiais de saúde no discurso dos profissionais de saúde: implicações para a enfermagem. 2013. (Seminário).

20 PESQUISANDO EM ENFERMAGEM.A atuação da enfermagem na alta de crianças com necessidades especiais de saúde. 2013. (Outra).

19 PESQUISANDO EM ENFERMAGEM.A ALTA HOSPITALAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2012. (Outra).

64 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Do hospital para casa: o processo de alta de crianças com necessidades especiais de saúde e implicações para a enfermagem. 2012. (Congresso).

IV JORNADA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL E DA IX SEMANA DE ENFERMAGEM DA MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ.EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA MATERNO-INFANTIL. 2012. (Outra).

VIII SEMANA DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE.PREPARO E DILUIÇÃO DE MEDICAMENTOS. 2012. (Outra).

VIII SEMANA DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE.Sessão de Comunicação Oral. 2012. (Outra).

VI Seminário Internacional: Núcleos de Pesquisa e Produção de Conhecimento na Enfermagem.Do hospital para casa: o processo de alta de crianças com necessidades especiais de saúde e implicações para a enfermagem. 2012. (Seminário).

18 Pesquisando em Enfermagem.Educação em saúde para a enfermeira: exercício de aplicação da análise de discurso francesa. 2011. (Encontro).

5 Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e II Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente.Elementos essenciais do saber de enfermagem no preparo da família para a alta de crianças com necessidades especiais de saúde. 2011. (Seminário).

Curso de Aperfeiçoamento: Cuidados de Enfermagem à Criança em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.Acesso Vascular. 2011. (Outra).

III Congresso de Pediatria da UFRJ e I Encontro Multidisciplinar em Pediatria da UFRJ. Integração entre equipe de saúde e família: uma questão necessária. 2011. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrca e Neonatal. A alta hospitalar de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa da literatura. 2011. (Congresso).

VII Jornada Científica do Curso de Enfermagem: a influência do ensino e pesquisa na prática de enfermagem.Sessão Pôster. 2011. (Outra).

V Seminário Internacional: Núcleos de Pesquisa e Produção de Conhecimento na Enfermagem.Do hospital para casa: o processo de alta das crianças com necessidades especiais de saúde e suas implicações para a enfermagem. 2011. (Seminário).

II Ciclo de Integração Administrativa UFRJ. 2010. (Encontro).

Semana de Enfermagem UNIPLI.Comunicação Oral - Temas Livres. 2010. (Outra).

Semana de Enfermagem UNIPLI.Cálculo de Medicamentos. 2010. (Outra).

Semana de Enfermagem do Centro Universitário Plínio Leite.Educação em Saúde ou Educação para a Saúde. 2009. (Encontro).

Semana de Enfermagem do Centro Universitário Plínio Leite.Comunicação Oral. 2009. (Outra).

Curso de Atualização em Elaboração de Projeto de Pesquisa.Orçamento; Cronograma; Referências Bibliográficas - Normas ABNT. 2008. (Outra).

II Oficina de Trabalho: Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem.II Oficina de Trabalho: Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. 2008. (Oficina).

I Jornada Científica de Enfermagem do Centro Universitário Plínio Leite.Moderadora da Mesa Redonda: Os cuidados de enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. 2008. (Outra).

Jornada de Informação Profissional.Enfermagem. 2008. (Outra).

Oficina de Avaliação da II Semana de Aprsentação de TCC. 2008. (Oficina).

II Congresso de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e 3 Seminário de Saúde da Criança e Adolescente. Práticas educativas em saúde com a família da criança hospitalizada: componente essencial do cuidado de enfermagem. 2007. (Congresso).

I Jornada de Apresentação de Trabalhos Científicos de Conclusão de Curso em Enfermagem.I Jornada de Apresentação de Trabalhos Científicos de Conclusão de Curso em Enfermagem. 2007. (Outra).

IV Semana de Enfermagem da Maternidade-Escola da UFRJ.A prática educativa do cuidar em enfermagem centrada na família. 2007. (Outra).

58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. As demandas das crianças com necessidades especiais de saúde de um hospital pediátrico do Rio de Janeiro: implicações para o cuidar. 2006. (Congresso).

II Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal da SOTIERJ. Presidente da Sessão de Temas Livres do II Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal da SOTIERJ. 2006. (Congresso).

Brinquedo Terapêutico. 2005. (Outra).

Curso de Desenvolvimento Profissional em Gestão em Saúde. 2005. (Outra).

Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria para Enfermeiros. 2005. (Outra).

Curso de Treinamento Teórico-Prático em Reanimação Neonatal. 2005. (Outra).

II Jornada de enfermagem em Oncologia Pediátrica. 2005. (Outra).

1 Simpósio de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal da SOTIERJ. 2004. (Simpósio).

II Encontro de Atualização em Acesso Vascular do IPPMG. 2004. (Encontro).

11 Congreso Panamericano de Profesionales de Enfermería e 55 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2003. (Congresso).

4 Investigando em Enfermagem. 2002. (Outra).

8 Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem - SIBRACEN. 2002. (Simpósio).

9 Pesquisando em Enfermagem. 2002. (Outra).

III Semana Científica de Enfermagem do Hospital Municipal Jurandir Manfredini. 2002. (Outra).

III Simpósio de Educação Continuada em Enfermagem. 2002. (Simpósio).

3 Investigando em Enfermagem. 2001. (Outra).

8 Pesquisando em Enfermagem. 2001. (Outra).

Comemoração da Semana de Enfermagem do Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira.Repensando educação em saúde na ótica da enfermagem. 2001. (Encontro).

II Seminário sobre Educação e Saúde no Contexto da Promoção da Saúde: seus sujeitos, espaços e abordagens e II Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde. 2001. (Seminário).

XIV Semana de Debates Científicos. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Veronica Braga Corrêa

SILVA, L. F.; PACHECO, S. T. A.; SILVEIRA, A. L. D.; NUNES, M. D. R.;GÓES, F.G.B. ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA FAMILIARES DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA EM USO DE CATETER SEMI-IMPLANTÁVEL. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Débora Câmara de Campos

SILVA, L. F.; REIS, A. T.; Aguiar, R.C.B. de;GÓES, F.G.B; SA, S. P. C.. Elaboração e validação de vídeo educativo para prevenção de queda em criança hospitalizada. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thais Guilherme Pereira Pimentel

CABRAL, I. E.; SILVA, L. F.; OLIVEIRA, I. C. S.; MORAES, J. R. M. M.;GÓES, F.G.B. Tradução e adaptação transcultural do Survey Children with Special Healthcare CSHCN para o português. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Taísa Rodrigues da Silva Coutinho

SANTOS, I. M. M.; SILVA, A. C. S. S.; MACEDO, E. C.;GÓES, F.G.B; PAULA, D. G.. Construção e validação de protocolo para manejo de crianças ventiladas mecanicamente em posição prona. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suelen Reiniack

TONINI, T.;GÓES, F.G.B; SOUZA, P. A.; LINS, S. M. S. B.; MACEDO, E. C.. Validação de instrumento para o registro do processo de enfermagem em enfermaria pediátrica. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: AMANDA DANIELLE RESENDE SILVA E SOUSA

SILVA, L. F.; SILVA, M. M.; CAVALCANTI, A. C. D.; MORAES, J. R. M. M.;GÓES, F.G.B. Cuidados Paliativos no Centro de Terapia Intensiva Pediátrica Oncológica: instrumento assistencial de Enfermagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriele Alvernaz Silva Franco

SILVA, L. F.; MORAES, J. R. M. M.; CURSINO, E. G.; PACHECO, S. T. A.;GÓES, F.G.B. Aplicativo para orientações de familiares de crianças em tratamento com quimioterapia antineoplásica oral. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: AMANDA DANIELLE RESENDE SILVA E SOUSA

SILVA, LILIANE FARIA DA;GÓES, F.G.B. Protocolo assistencial de cuidados paliativos a crianças com câncer no Centro de Terapia Intensiva Pediátrica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Aluno: Veronica Braga Corrêa

SILVA, L. F.;GÓES, F.G.B; SA, S. P. C.; NUNES, M. D. R.; SILVEIRA, A. L. D.. Vídeo educativo para familiares de crianças com leucemia em uso de cateter semi-implatável: elaboração e validação. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Débora Câmara de Campos

SILVA, L. F. da.; REIS, A. T.; SA, S. P. C.;GÓES, F.G.B; Aguiar, R.C.B. de. Elaboração e validação de vídeo educativo para prevenção de queda da criança hospitalizada. 2017.

Aluno: Pedro Paulo Correa Santana

ANDRADE, M.; MELO, E. C. P.; GURGEL, J. L.; SANTOS, A. C. B.;GÓES, F.G.B. Perfil clínico e epidemiológico de indivíduos com 50 anos ou mais com HIV/AIDS acompanhados no ambulatório de doenças infecciosas e parasitárias de um Hospital Universitário em Niterói/RJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Débora Cristina de Almeida Mariano Bernardino

ANDRADE, M.; MELO, E. C. P.; GURGEL, J. L.;GÓES, F.G.B; TAVARES, F. G.. As condições de vida, trabalho e saúde das mulheres vendedoras ambulantes: um estudo observacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Paulo Correa Santana

ANDRADE, M.; MELO, E. C. P.; GURGEL, J. L.;GÓES, F.G.B; TAVARES, F. G.. Projeto: Perfil clínico e epidemiológico de idosos com HIV/AIDS. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline Verônica de Oliveira Gomes Melo

NASCIMENTO, M. A. L.; REIS, A. T.; SILVA, L. F.; SILVA, R. F. A.; RODRIGUES, E. da C.;GÓES, F.G.BSILVA, L. J. da. ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE LISTA DE VERIFICAÇÃO (CHECKLIST) PARA A SEGURANÇA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2020. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelle Sampaio de Freitas Guimarães Ribeiro

SILVA, L. R.;GÓES, F.G.B; BARRETO, A. C.;SILVA, L. J. da; SANTOS, I. M. M.; CHRISTOFFEL, M. M.; TEIXEIRA, S. V. B.. Modelo de cuidado de enfermagem para famílias em experiência transicionais diante da sífilis congênita. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Letícia Monteiro Gomes

CHRISTOFFEL, M. M.; SOUZA, S. N. D. H.;GÓES, F.G.B; MARQUES, R. C.; SOUZA, I. E. O.; RODRIGUES, E. da C.; PAIVA, ENY DOREA. Promoção, proteção e apoio no processo de aleitamento do pré-termo em unidades de terapia intensiva neonatal. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Aluno: Ana Claudia Moreira Monteiro

CALDAS, C. P.; ROSAS, A. M. M. T. F.; SILVA, L. F.; NUNES, M. D. R.;GÓES, F.G.B; PACHECO, S. T. A.; RODRIGUES, B. M. R. D.. O cuidado de enfermagem ao familiar acompanhante da criança em cuidados paliativos: um olhar fenomenológico. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camille Xavier de Mattos

CABRAL, I. E.; VIEIRA, A. C. G.; CHAGAS, M. C.; SILVA, I. R.;GÓES, F.G.B. Enfermeiros dialogando sobre leucemia infantil - construção de um processo sistemático de interação em redes sociais com famílias. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Verônica de Oliveira Gomes Melo

NASCIMENTO, M. A. L.; REIS, A. T.; SILVA, L. F.;SILVA, L. J. da; MACEDO, E. C.;GÓES, F.G.B; SILVA, R. F. A.. Elaboração e validação de conteúdo de lista de checagem (checklist) para segurança da criança hospitalizada. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Susana de Freitas Gomes

CHRISTOFFEL, M. M.; ESTEVES, A. P. V. S.; RODRIGUES, E. da C.; PAES, G. O.;GÓES, F.G.B. Tradução, adaptação transcultural e adaptação da Escala Preterm Infant Breastfeeding Behavior Scale (PIBBS) para início da amamentação do pré-termo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Claudia Moreira Monteiro

CALDAS, C. P.; ROSAS, A. M. M. T. F.; SILVA, LILIANE FARIA DA; NUNES, M. D. R.; PACHECO, S. T. A.;GÓES, F.G.B; RODRIGUES, B. M. R. D.. O cuidado de enfermagem ao familiar acompanhante da criança em cuidados paliativos: um olhar fenomenológico. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelle Sampaio de Freitas Guimarães Ribeiro

SILVA, L. R.;GÓES, F.G.B; BARRETO, A. C.. Propondo um modelo de cuidado de enfermagem para famílias que vivenciaram experiências transicionais diante da sífilis congênita: uma pesquisa convergente-assistencial. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula de Araújo Nicolini Rosa

CABRAL, I. E.; REIS, A. T.; MORAES, J. R. M. M.; RODRIGUES, E. da C.;GÓES, F.G.B. Discursos de familiares sobre cuidados à criança com traqueostomia em um roteiro de vídeo educativo. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Taisa Rodrigues da Silva

SANTOS, I. M. M.; SILVA, A. C. S. S.; MACEDO, E. C.;GÓES, F.G.B; PAULA, D. G.. Protocolo para o posicionamento em prona de crianças ventiladas mecanicamente em unidades de terapia intensiva pediátrica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: LETICIA DE SOUZA CARVALHO

CHRISTOFFEL, M. M.;GÓES, F.G.B; OLIVEIRA, I. C. S.; RODRIGUES, E. da C.; SILVA, L. R.. Tradução, adaptação cultural e aplicabilidade dos instrumentos para avaliação dos determinantes socioculturais do aleitamento materno exclusivo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Suelen Reiniack

TONINI, T.;GÓES, F.G.B; SOUZA, P. A.; LINS, S. M. S. B.; MACEDO, E. C.. Validação de instrumento para prescrição de enfermagem em enfermaria de pediatria. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: AMANDA DANIELLE RESENDE SILVA E SOUSA

SILVA, L. F.; SILVA, M. M.; CAVALCANTI, A. C. D.; MORAES, J. R. M. M.;GÓES, F.G.B. Cuidados Paliativos no Centro de Terapia Intensiva Pediátrica Oncológica: Instrumento Assistencial de Enfermagem. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Lopes Pinheiro Ribeiro

MORAES, J. R. M. M.; SILVA, L. F.; QUEIROZ, A. B. A.;CABRAL, I. E.GÓES, F.G.B. O cuidado de familiares de crianças com gastrostomia no domicílio: contribuições para a enfermagem. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Melo Jennings

CHRISTOFFEL, M. M.; ESTEVES, A. P. V. S.; RODRIGUES, E. da C.; MORAES, J. R. M. M.;GÓES, F.G.B. Elaboração de subconjunto terminológico da CIPE para recém-nascidos em Alojamento Conjunto. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Aluno: Ana Paula Lopes Pinheiro Ribeiro

MORAES, J. R. M. M.;GÓES, F.G.BCABRAL, I. E.; PACHECO, S. T. A.; OLIVEIRA, I. C. S.. Saberes e práticas de cuidadores de crianças com gastrostomia: contribuição para a enfermagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Aluno: Thais Guilherme Pereira Pimentel

CABRAL, I. E.; SILVA, L. F.; OLIVEIRA, I. C. S.; MORAES, J. R. M. M.;GÓES, F.G.B. Tradução e adaptação transcultural do Survey Children With Special Health Care Neeeds CSHCN para o português brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Aluno: Débora Câmara de Campos

SILVA, L. F.; REIS, A. T.; SA, S. P. C.;GÓES, F.G.B; Aguiar, R.C.B. de. Elaboração e validação de vídeo educativo para prevenção de queda em criança hospitalizada. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Aluno: Pedro Paulo Correa Santana

ANDRADE, M.;GÓES, F.G.B; GURGEL, J. L.; MELO, E. C. P.; TAVARES, F. G.. Perfil clínico e epidemiológico de idosos com HIV/AIDS no ambulatório de doenças infecciosas e parasitárias de um hospital universitário no município de Niterói/RJ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Suzana Laura de Souza

SILVA, A. C. S. S.;GÓES, F.G.B; JANUARIO, V. F.. Caracterização clínico-epidemiólogica de crianças portadoras de cardiopatia congênita no município de Rio das Ostras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thais Tinoco Ribeiro

CHRISTOFFEL, M. M.; SILVA, G. C. L.;GÓES, F.G.B; TAVARES, C. Q.; BARRETO, A. C.. Aleitamento materno do recém-nascido pré-termo: barreiras e facilitadores encontrados pela família após a alta hospitalar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Duarte da Costa de Luna

GÓES, F.G.B; SILVA, A. C. S. S.; GOULART, M. C. E. L.. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Standard Precautions Questionnaire para profissionais de saúde no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mayara Pacheco da Conceição Bastos

GÓES, F.G.B; SILVA, A. C. S. S.; PEREIRA, F. M. V.. Domínios de necessidades especiais de saúde de crianças atendidas em serviço de pronto atendimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Beatriz de Cabral Ledo

GÓES, F.G.B; PEREIRA, F. M. V.; SILVA, A. C. S. S.. FATORES ASSOCIADOS ÀS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS AO RECÉM-NASCIDO NA SALA DE PARTO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andressa Silva Torres dos Santos

GÓES, F.G.B; SILVA, M. A.; PEREIRA, F. M. V.. DEMANDAS DE APRENDIZAGEM DE FAMÍLIAS SOBRE CUIDADOS PÓS-NATAIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianca Virgínia Dantas

COUTO, L. L.; SILVA, A. C. S. S.;GÓES, F.G.B. Hospitalização infantil: as mudanças nos hábitos de vida pela perspectiva da criança. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Ercília Chagas Rosa

PEREIRA, F. M. V.;GÓES, F.G.B; RIBEIRO, Y. C.. Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Lima Alves

SILVA, LILIANE FARIA DA;GÓES, F.G.B; CURSINO, E. G.. A equipe de enfermagem no preparo dos familiares para alta hospitalar de criança em uso de antibiótico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda Carla Pereira Duarte

GÓES, F.G.B; SILVA, M. A.; PEIXOTO, A.. Conhecimento e prática de profissionais de enfermagem sobre profilaxia da oftalmia neonatal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nathalia da Costa Mello

GÓES, F.G.B; PEREIRA, F. M. V.; SILVA, M. A.. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Geicielle Karine de Paula

GÓES, F.G.B; SILVA, A. C. S. S.; SILVA, M. A.. ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO CUIDADO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camylly Lyeggy Ramalho Campos Rimes Valente

SILVA, A. C. S. S.; PEREIRA, F. M. V.;GÓES, F.G.B. Manejo do recém-nascido no controle da dor frente a procedimentos: (re) conhecendo a prática de sucção não nutritiva associada com a glicose a 25% pelo enfermeiro como cuidado humanizado.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thainá Pinheiro das Neves e Silva

SILVA, A. C. S. S.;GÓES, F.G.B; PEREIRA, F. M. V.. (Re) conhecimento pela equipe de enfermagem dos princípios farmacológicos e eventos adversos das principais drogas administradas na pediatria e neonatologia de um hospital localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro: uma contribuição para enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Queila Faria dos Santos

GÓES, F.G.B; SILVA, M. A.; PEREIRA, F. M. V.. O processo de adaptação da criança na creche e a enfermagem pediátrica: revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carla de Mesquita

CASTRO, R. C.;GÓES, F.G.B; MUROS, T. M.. 35 anos de História das Políticas Públicas de Aleitamento Materno no Brasil: uma contribuição para a enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, M. A.; SOARES, L. S.;GÓES, F.G.B. Ações de prevenção de acidentes em instituições de educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andréa Lyra Arnozo da Rocha

GÓES, F.G.B; COUTO, L. L.; PEREIRA, F. M. V.. O processo de ensino-aprendizado de puérperas sobre aleitamento materno: subsídios para a prática educativa do enfermeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carla Silveira de Sá

SILVA, A. C. S. S.;GÓES, F.G.B; COUTO, L. L.. Diagnóstico do câncer infantojuvenil: o caminho percorrido pelas famílias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: DANIELA PEREIRA MARTINS

GÓES, F.G.B; SILVA, M. A.; PEREIRA, F. M. V.. O conhecimento de nutrizes sobre aleitamento materno: contribuições da enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jeniffer Pereira Milosky

SILVA, A. C. S. S.;GÓES, F.G.B; REGAZZI, I. C. R.. AUTONOMIA PROFISSIONAL E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA ENFERMEIROS QUE DESEMPENHAM SUAS FUNÇÕES NO CENTRO CIRÚRGICO. 2017 - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thamires Simão Marques

OLIVEIRA, A. M. M.; SILVA, A. C. S. S.;GÓES, F.G.B. Práticas de humanização com foco na preservação do crescimento e desenvolvimento em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Beatriz de Souza Duarte

CHAVES, S. M. A.; ALOCHIO, K. V.;GÓES, F.G.B. Formação de vínculo afetivo entre mãe-neonato na UTI: subsídios para o cuidado de enfermagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruna da Conceição de Lima

SILVA, L. F. da.;GÓES, F.G.B; MACHADO, MARIA ESTELA DINIZ. O itinerário terapêutico da família da criança com câncer: contribuições da Enfermagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thaís Garcia Stanziola

SILVA, L. F. da.;GÓES, F.G.B; MACHADO, M.E.D.. A Enfermagem nos cuidados paliativos junto às crianças com cãncer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Martha Larissa Pinto Alfradique

OLIVEIRA, A. M. M.;GÓES, F.G.B. Sexualidade e gestação na adolescência: o papel do enfermeiro na atenção à saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Serra Penha

OLIVEIRA, A. M. M.;GÓES, F.G.B. Cuidado paliativo na oncologia pediátrica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bismarks Rodrigues Lopes

CHAVES, S. M. A.;GÓES, F.G.B. O Lugar do adolescente na construção do conhecimento do enfermeiro: onde há hebiatria?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Ribeiro Vidal

SILVA, A. C. S. S.; OLIVEIRA, A. M. M.;GÓES, F.G.B. Mapeamento do cateter central de inserção periférica como dispositivo intravenoso nas unidades hospitalares na região da baixada litorânea do estado do Rio de Janieroi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lorrane Sardinha Sarmento

GÓES, F.G.B; SILVA, L. F. da.; Aguiar, R.C.B. de. Percepção dos familiares a respeito das orientações sobre quimioterapia realizadas pelos profissionais junto às crianças com câncer. 2014.

Aluno: Vanessa Albuquerque Soaraes

SILVA, L. F. da.;GÓES, F.G.B. O brincar no cuidado paliativo para crianças com câncer na percepção da equipe de enfermagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elaine Freire Cruz

SILVA, L. F. da.;GÓES, F.G.B. Orientações de enfermagem para criança em tratamento quimioterápico antioneoplásico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isis de Moura Sueiro

GÓES, F.G.B; SILVA, L. F. da.; Aguiar, R.C.B. de. Os desafios enfrentados pela família na alimentação da criança em quimioterapia antineoplásica: implicações para a enfermagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jefferson Medeiros de Oliveira

GÓES, F.G.B; VIEIRA, P. R.. Lesões na rede venosa de mulheres com câncer mamário submetidas à quimioterapia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Ana Carolina Bonfim Gonzaga

GÓES, F.G.B; OLIVEIRA, A. C.;AVANCI, B. S.. A família no contexto do método mãe-canguru: uma revisão de literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Fernanda Pessanha Fernandes

GÓES, F.G.B; LINHARES, V.;AVANCI, B. S.. Compreendendo os erros na administração de medicamentos: subsídios para a enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Wagner Conceição, Rodrigo Campos e Kleiton Pereira

GÓES, F.G.B; Cortez, E. A.; OLIVEIRA, A. C.;AVANCI, B. S.. Liderança em Enfermagem: atendendo ao cliente e à equipe. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Jamilla Ribeiro Alves e Keylla Cristhiane de Alemida Corrêa

GÓES, F.G.B; Cortez, E. A.; OLIVEIRA, A. C.;AVANCI, B. S.; VIEIRA, P. R.. As concepções pedagógicas existentes nas práticas educativas do enfermeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Ana Cristina da Silva

GÓES, F.G.B. A atuação do enfermeiro à criança hospitalizada portadora de fibrose cística. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alcinéa Rodrigues

GÓES, F.G.B. O enfermeiro incentivando a alimentação de recém-nascido no copinho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alex de Souza Pereira

GÓES, F.G.B. Sistematização da assistência de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Juliana Antunes Sobrinho

GÓES, F.G.B. A atuação do enfermeiro do programa de saúde da família na prevenção do papiloma vírus humano em adolescentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Cyntia Benevides

GÓES, F.G.B. A contribuição do enfermeiro na prevenção de lesões em recém-nascido prematuro na unidade de terapia intensiva neonatal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Barbara Diniz

GÓES, F.G.B. O papel do enfermeiro no processo de aleitamento materno na unidade de terapia intensiva neonatal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Barbara Soares Avanci

GÓES, F.G.B; Cortez, E. A.; André, K. M.. Cuidados Paliativos junto à criança com câncer: conhecendo a percepção dos enfermeiros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Fabiene Fernandes Schussler de Oliveira

GÓES, F.G.B; Cortez, E. A.; André, K. M.. A contribuição do enfermeiro junto aos pais de crianças com malformações congênitas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Ailton Kjar Góes Cavalcante

GÓES, F.G.B; Cortez, E. A.; LOPES, V. M.. As estratégias utilizadas pelo enfermeiro antes da realização de procedimentos invasivos em crianças. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Isabel Fátima de Andrade Ferreira

GÓES, F.G.B; Cortez, E. A.; LOPES, V. M.. O enfermeiro contribuindo na prevenção da obesidade infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Eveline da Conceição Fonseca

GÓES, F.G.B; André, K. M.; Cortez, E. A.. A contribuição do enfermeiro junto aos pais de crianças com Ictiose. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Anna Carolina Veneu

Cortez, E. A.;GÓES, F.G.B. Atuação do enfermeiro: orientando, estimulando e educando através de jogos educativos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Daniela Euzébio

ZVEITER, M.;GÓES, F.G.B. Planejar o tamanho da família: uma decisão da mulher?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Rafaela Godoy

Cortez, E. A.; Braga, A.;GÓES, F.G.B. Riscos e doenças ocupacionais do docente universitário: contribuição para a saúde do trabalhador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Dayana Santos Lapa

Cortez, E. A.; LOPARDI, H.;GÓES, F.G.B. Atuação do enfermeiro na prevenção de incapacidades físicas em hanseníase. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Fernanda Freitas de Paula

GÓES, F.G.BAVANCI, B. S.; LOPES, V. M.. Malformação Congênita: a atuação da enfermagem junto à família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Mariana Ester Nogueira Caldas

GÓES, F.G.BAVANCI, B. S.; LOPES, V. M.. Atuação do enfermeiro no cuidado à criança para prevenção da infecção urinária de repetição. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alan da Silva

GÓES, F.G.BAVANCI, B. S.. A assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Juarilane da Rosa, Érika Pinto e Claudia Márcia

GÓES, F.G.B; ZVEITER, M.; André, K. M.. O processo de interação entre o enfermeiro e pais: um facilitador para a humanização na UTI Neonatal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Renata Loureiro e Renata Rangel

GÓES, F.G.B; André, K. M.; ZVEITER, M.. Práticas educativas do enfermeiro junto às puérperas na orientação da amamentação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Maristela Castro, Kelly Lins, Danilo Silva e Sued Azevedo

GÓES, F.G.B; André, K. M.; ZVEITER, M.. A relação do enfermeiro e pais de recém-nascidos internados em UTI Neonatal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Cristiane Aparecida e Danielle Goulart

GÓES, F.G.B; ZVEITER, M.; André, K. M.. Gravidez na adolescência e o cuidado integral do enfermeiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Gilmara Junger,Hermenegildo Silva,Patricia Dutra,Reginaldo A

GÓES, F.G.B; André, K. M.; ZVEITER, M.. A contribuição da família na cirurgia da criança: o enfermeiro como um facilitador desse processo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Daniele Domaes Moço

SILVA, J. L. daGÓES, F.G.B; LOPARDI, H.. O papel do enfermeiro na prevenção da lesão tecidual por pressão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Aline Gonçalves

RIBEIRO, M. C. M;SILVA, J. L. daGÓES, F.G.B. O cuidado de enfermagem em unidade de centro cirúrgico: reflexões sobre humanização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Jaqueline Da Silva

ZVEITER, M.; André, K. M.;GÓES, F.G.B. A humanização da assistência do enfermeiro no parto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Vivian Linhares

ZVEITER, M.; André, K. M.;GÓES, F.G.B. Casas de parto - desenhadas para atender as necessidades essencais da mulher em trabalho de parto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Bruna Cordeiro

RIBEIRO, M. C. M;GÓES, F.G.B; ROCHA, F. A. F.. Assistência de enfermagem a gestantes e puérperas soropositivo, abordando a transmissão vertical. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Ana Paula Duarte da Silva

SILVA, J. L. daGÓES, F.G.B; LOPARDI, H.. A atuação da enfermagem na inserção e manutenção do PICC no recém-nascido pré-maturo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Felipe Santos de Abreu

GÓES, F.G.B; André, K. M.; ZVEITER, M.. A contribuição do enfermeiro na prevenção de infecção hospitalar em UTIN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alessandro Santos de Oliveira

GÓES, F.G.B; André, K. M.;SILVA, L. J. da. Os desafios enfrentados pela enfermagem no processo de humanização em UTIN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Dyanna Jóia dos Santos

GÓES, F.G.B; André, K. M.;SILVA, L. J. da. A contribuição da enfermagem para a formação de laços afetivos duradouros entre os pais e neonatos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alaíde de Souza Chaves

GÓES, F.G.B; André, K. M.; ZVEITER, M.. O papel do enfermeiro na orientação da amamentação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Bruno Moraes Leobons

GÓES, F.G.B; ZVEITER, M.; André, K. M.. A concepção dos pais sobre a consulta de puericultura realizada pelo enfermeiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Jaqueline Batista da Silva

GÓES, F.G.B; ZVEITER, M.; André, K. M.. A contribuição do enfermeiro diante da violência e maus tratos infantis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Adriana da Silva Vieira

GÓES, F.G.B; ZVEITER, M.; André, K. M.. A importância da atuação do enfermeiro nos Bancos de Leite Humano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Virgínia Corrêa Almeida

Cortez, E. A.; Braga, A.;GÓES, F.G.B. Educação em Saúde nos PSF's do município de Cachoeiras de Macacu. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Ana Claudia Carvalho

ZVEITER, M.;GÓES, F.G.B. A mulher na trajetória histórica da enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Dayana de Oliveira Dória

ZVEITER, M.;GÓES, F.G.B. Cesariana: sua técnica, suas consequências e os desdobramentos para a enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Erivelto Macedo, Ingrid Miranda Marques e Michelle Pinheiro

GÓES, F.G.B; André, K. M.; Cortez, E. A.. A percepção do enfermeiro frente à morte do paciente de UTI adulto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Ana Paula Matozo Carvalho, Denize Rodrigues e Livia Mangeon

GÓES, F.G.B; Cortez, E. A.; André, K. M.. As vivências do enfermeiro de UTI adulto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Hélio Martins, Mirian Cristina Marchon e Patricia Dias

GÓES, F.G.B; André, K. M.; Cortez, E. A.. A atuação do enfermeiro na assistência à criança com diabetes mellitus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Maria Auxiliadora Carvalho e Rondinelli Fidelis Rodrigues

GÓES, F.G.B; Cortez, E. A.; André, K. M.. Rabdomiólise: a contribuição do enfermeiro na detecção precoce dos sinais e sintomas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Andréa de Góes, Andréa Soares e Carlos Alexandre Baptista

GÓES, F.G.B; André, K. M.; Cortez, E. A.. A importância do PICC para a redução de infecções e traumas no recém-nascido de alto risco. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Beatriz Carvalho, Cristiane Melo, Inês Maciel,Vanessa Macedo

SILVA, J. L. daGÓES, F.G.B; André, K. M.. Atuação da enfermagem na prevenção das lesões teciduais de pressão no idoso acamado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Glauciane Sodré, André Thadeu, Adriana Santos, Suely Almeida

SILVA, J. L. daGÓES, F.G.B; André, K. M.. Competências do enfermeiro na assistência ao cliente portador de hipertensão arterial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

MARQUES, R. C.;GÓES, F.G.BCAVA, A. M. L.. Concurso Público para Professor Assistente/Área: Enfermagem Pediátrica 40h DE. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RIBEIRO, Y. C.; BARRETO, A. C.; PEREIRA, F. M. V.; CHAVES, S. M. A.;GÓES, F.G.B. Concurso para Professor Substituto área Saúde do Adulto e Idoso com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem. 2016. Universidade Federal Fluminense.

GÓES, F.G.B. Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental Mestrado e/ou Doutorado COVID-19. 2020. Universidade de São Paulo.

CASTRO, R. C.;GÓES, F.G.B; SILVA, M. A.. Banca Examinadora do Projeto de Monitoria O Processo de Ensino-Aprendizagem da História da Enfermagem. 2019. Universidade Federal Fluminense.

GOULART, M. C. E. L.;GÓES, F.G.B; SANTOS, J. L.. Banca Examinadora do Projeto de Monitoria Laboratório de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem: Práticas Educativas Simuladas. 2019. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, A. C. S. S.;GÓES, F.G.B; SILVA, M. A.. Banca Examinadora do Projeto de Monitoria Construção do saber-cuidar-educar junto ao recém-nascido, à criança e sua família. 2019. Universidade Federal Fluminense.

PEREIRA, F. M. V.;GÓES, F.G.B; KNUPP, V. M. O. A.. Banca de Avaliação de 1 ano de Estágio Probatório. 2019. Universidade Federal Fluminense.

GÓES, F.G.B. Comissão Julgadora do Prêmio Cuidando de si e Cuidando do Outro - MACAENF. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GÓES, F.G.B. Comissão Julgadora do Prêmio Prof. Aloísio Teixeira - MACAENF. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, A. C. S. S.;GÓES, F.G.B. Banca Examinadora do Projeto de Monitoria Construção do saber-cuidar-educar junto ao recém-nascido, à criança e sua família. 2018. Universidade Federal Fluminense.

PEREIRA, F. M. V.;GÓES, F.G.B; XAVIER, B. L. S.. Banca Examinadora do Projeto de Monitoria Laboratório de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem: práticas educativas simuladas. 2018. Universidade Federal Fluminense.

CASTRO, R. C.;GÓES, F.G.B; CHAVES, S. M. A.. Banca Examinadora do Projeto de Monitoria O Processo de Ensino-Aprendizagem da História da Enfermagem. 2018. Universidade Federal Fluminense.

MACEDO, E. C.;SILVA, L. J. daGÓES, F.G.BCAVA, A. M. L.. Banca Examinadora em Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

GÓES, F.G.B; PEREIRA, F. M. V.; XAVIER, B. L. S.. Banca Examinadora do Projeto de Monitoria Laboratório de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem: práticas educativas simuladas. 2017. Universidade Federal Fluminense.

GÓES, F.G.B; SILVA, A. C. S. S.; SILVA, M. A.. Banca Examinadora do Projeto de Monitoria Construção do saber-educar-cuidar junto ao recém-nascido, à criança e sua família. 2017. Universidade Federal Fluminense.

GÓES, F.G.B; BARRETO, A. C.; SIQUEIRA, K. S.. Banca de Avaliação dos Projetos de Monitoria do Departamento de Enfermagem. 2016. Universidade Federal Fluminense.

GÓES, F.G.B; CHRISTOFFEL, M. M.. Comissão Julgadora do Prêmio Dulce Neves da Rocha ? 2016.2. 2016. Escola de Enfermagem Anna Nery.

GÓES, F.G.B; RODRIGUES, E. da C.; MACHADO, M.E.D.. Comissão Julgadora do Prêmio Dulce Neves da Rocha ? 2011.1. 2011. Escola de Enfermagem Anna Nery.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eneida Simoes da Fonseca

GOES, F. G. B.; Cabral, I.E.; LANDI, M. G. P.; LIMA, R. A. G.; NEVES, E. T.; SOUZA, T. V.; RODRIGUES, E. C.;FONSECA, E. S.. Do Hospital para Casa: alta de CRIANES na perspeciva da integralidade do cuidado e implicações para a Enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Angela Maria La Cava

LA CAVA, A. M. .; CUNHA, S. R.; SABOIA, Vera; SILVA, L. R.. Práticas Educativas em Saúde com a família da criança hospitalizada: componente essencial do cuidado de Enfermagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Tânia Vignuda de Souza

CABRAL, I. E.; LAND, M. G. P.; Lima, Regina Aparecida Garcia de; VERNIER, E. T. N.;SOUZA, T. V.; Elisa Rodrigues; FONSECA, E. S.. Do hospital para casa: o processo de alta de crianças com necessidades especiais de saúde na perspectiva da integralidade do cuidado e implicações para a enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Tânia Vignuda de Souza

CABRAL, I. E.; LAND, M. G. P.;SOUZA, T. V.; RODRIGUES, E. C.; SILVA, F. V. C.. Do hospital para casa: o processo de alta das crianças com necessidades especiais de saúde e suas implicações para a enfermagem. 2011. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tânia Vignuda de Souza

CABRAL, I. E.; LAND, M. G. P.;SOUZA, T. V.; Lima, Regina Aparecida Garcia de; RODRIGUES, E. C.. Do hospital para casa: o processo de alta de crianças com necessidades especiais de saúde e implicações para a enfermagem. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Elisa da Conceição Rodrigues

Cabral, IE; LAND, M. G. P.; SOUZA, Tania Vignuda de;RODRIGUES, E. C.. Do hospital para casa: o processo de alta de crianças com necessidades especiais de saúde. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Regina Aparecida Garcia de Lima

CABRAL, I. E.; LAND, M. G. P.;LIMA, R. A. G.; NEVES, E. T.; SOUZA, T. V.. Do hospital para casa: o processo de alta das crianças com necessidades especiais de saúde na perspectiva da integralidade do cuidado e implicações para a enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eliane Tatsch Neves

CABRAL, I. E.; LAND, M. G. P.; LIMA, R. A. G.;NEVES, E.T.; SOUZA, T. V.; RODRIGUES, E. C.; FONSECA, E. S.. Do hospital para casa: o processo de alta das crianças com necessidades especiais de saúde na perspectiva da integralidade do cuidado e implicações para a Enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Adriana Lemos Pereira

LEMOS, Adriana. O que Pensa e o que Diz o Acadêmico de Enfermagem Sobre o Aborto Provocado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vera Maria Sabóia

SOUZA, A. M. L. C.; SILVA, L. R.; CUNHA, S. R.;SABÓIA, V. M.; NASCIMENTO, M. A. L.. Práticas educativas em saúde com a família da criança Hospitalizada: componente essencial do Cuidado de Enfermagem". 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vera Maria Sabóia

SOUZA, A. M. L. C.; CUNHA, S. R.; SILVA, L. R.;SABÓIA, V. M.. PRATICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM A FAMÍLIA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA: COMPONENTE ESSENCIAL DO CUIDADO DE ENFERMAGEM. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vera Maria Sabóia

SOUZA, A. M. L. C.;SABÓIA, V. M.; SILVA, L. R.. Práticas educativas em saúde com a família da criança hospitalizada. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ivone Evangelista CABRAL

Cabral I E.; Land, MGP; LIMA, Regina Aparecida Garcia de;Neves, E.T; SOUZA, T. V.. Do hospital para casa: o processo de alta das crianças com necessidades especiais de saúde na perspectiva da integralidade do cuidado e implicações para a enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ivone Evangelista CABRAL

Cabral I E.; LAND, M. G. P.; SOUZA, T. V.;RODRIGUES, Elisa da Conceição; LIMA, Regina Aparecida Garcia de. Do hospital para casa: o processo de alta de crianças com necessidades especiais de saúde e implicações para a Enfermagem. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leila Rangel da Silva

SOUZA, A. M. L. C.; C, SR;SILVA, L. R.; Sabóia, V M;NASCIMENTO, Maria Aparecida de Luca. Práticas educativas em saúde com a família da criança hospitalizada: componente essencial do cuidado de enfermagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo Gerardin Poirot Land

LAND, M.G.P.. Do hospital para casa: o processo de alta das crianças com necessidades especiais de saúde na perspectiva da integralidade do cuidado e implicações para a enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Gerardin Poirot Land

LAND, M. G. P.. Do hospital para casa: o processo de alta das crianças com necessidades especiais de saúde e suas implicações para enfermagem. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sônia Regina de Souza

SOUZA, S. R.. Práticas Educativas em Saúde com a família da criança hospitalizada:componente essencial do cuidado de enfermagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Andressa Neto Souza

VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Brenda Lucas Campos

ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE O BANHO DOMICILIAR DO RECÉM-NASCIDO A TERMO; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Nathalia Terra

Fatores intervenientes na adesão à amamentação na primeira hora de vida em uma maternidade pública; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Brenda Lucas Campos

SABERES E PRÁTICAS DE FAMILIARES ACERCA DOS CUIDADOS DOMICILIARES COM O RECÉM-NASCIDO DE BAIXO RISCO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ingrid Lucchese

ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO DO INFANT FEDDING INTENTIONS (IFI) PARA GESTANTES NO BRASIL - Fase 2; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Isis de Moura Sueiro

A ENFERMAGEM E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA FAMÍLIA NA ALIMENTAÇÃO DE CRIANÇA EM QUIMIOTERAPIA ANTINEOPLÁSICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Beatriz de Cabral Ledo

FATORES ASSOCIADOS ÀS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS AO RECÉM-NASCIDO NA SALA DE PARTO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Andressa Silva Torres dos Santos

DEMANDAS DE APRENDIZAGEM DE FAMÍLIAS SOBRE CUIDADOS PÓS-NATAIS DE RECÉM- NASCIDOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Mayara Pacheco da Conceição Bastos

Domínios de necessidades especiais de saúde de crianças atendidas em serviço de pronto atendimento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Geicielle Karine de Paula

ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO CUIDADO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA HOSPITALIZADA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Fernanda Carla Pereira Duarte

Conhecimento e prática dos profissionais de enfermagem sobre profilaxia da oftalmia neonatal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Nathalia da Costa Mello

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Queila Faria dos Santos

O processo de adaptação da criança na creche e a enfermagem pediátrica: revisão integrativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

DANIELA PEREIRA MARTINS

O CONHECIMENTO DE NUTRIZES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Andréa Lyra Arnozo da Rocha

O processo de ensino-aprendizagem de puérperas sobre aleitamento materno: subsídios para a prática educativa do enfermeiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Juliana Arrieta - CO-ORIENTADORA

Uso de suporte ventilatório em neonatos internados em terapia intensiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Escola de Enfermagem Anna Nery; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Ana Carolina Bonfim Gonzaga

A família no contexto do método mãe-canguru: uma revisão de literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Fernanda Pessanha Fernandes

Compreendendo os erros na administração de medicamentos: subsídios para a enfermagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Jamilla Ribeiro Alves e Keylla Cristhiane de Alemida Corrêa

As concepções pedagógicas existentes nas práticas educativas do enfermeiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Wagner Conceição, Rodrigo Campos e Kleiton Penha

Liderança em Enfermagem: atendendo ao cliente e à equipe; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Ana Cristina da Silva

A atuação do enfermeiro à criança hospitalizada portadora de fibrose cística; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Alcinéa Rodrigues

O enfermeiro incentivando a aliementação de recém-nascidos no copinho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Alex de Souza Pereira

Sistematização da assistência de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Juliana Antunes Sobrinho

A atuação do enfermeiro do programa de saúde da família na prevenção do papiloma vírus humano em adolescentes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Cyntia Benevides

A contribuição do enfermeiro na prevenção de lesões em recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Barbara Diniz

O papel do enfermeiro no processo de aleitamento materno na unidade de terapia intensiva neonatal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Barbara Soares Avanci

Cuidados paliativos junto à criança com câncer: conhecendo a percepção dos enfermeiros; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Ailton Kjar Góes Cavalcante

As estratégias utilizadas pelo enfermeiro antes da realização de procedimentos invasivos em crianças; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Isabel Fátima de Andrade Ferreira

O enfermeiro contribuindo na prevenção da obesidade infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Eveline da Conceição Fonseca

A contribuição do enfermeiro junto aos pais de crianças com Ictiose; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Alan da Silva

A assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Mariana Ester Nogueira Caldas

Atuação do enfermeiro no cuidado à criança para prevenção da infecção urinária de repetição; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Fernanda Freitas de Paula

Malformação congênita: a atuação da enfermagem junto à família; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Fabiene Fernandes Schussler de Oliveira

A contribuição de enfermeiro junto aos pais de crianças com malformações congênitas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Cristiane Aparecida e Danielle Goulart

Gravidez na adolescência e o cuidado integral do enfermeiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Maristela Castro, Kelly Lins, Danilo da Silva e Sued Azevedo

A relação do enfermeiro e pais de recém-nascidos internados em UTI Neonatal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Renata Loureiro e Renata Rangel

Práticas educativas do enfermeiro junto as puérperas na orientação da amamentação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Juarilane da Rosa, Érika Pinto e Claudia Márcia

O processo de interação entre enfermeiro e pais: um facilitador para a humanização na UTI Neonatal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Gilmara Junger,Hermenegildo Silva,Patricia Dutra,Reginaldo A

A contribuição da família na cirurgia da criança: o enfermeiro como um facilitador desse processo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Felipe Santos de Abreu

A contribuição do enfermeiro na prevenção de infecção hospitalar em UTIN; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Alessandro Santos de Oliveira

Os desafios enfrentados pela enfermagem no processo de humanização em UTIN; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Dyanna Jóia dos Santos

A contribuição da enfermagem para a formação de laços afetivos duradouros entre os pais e os neonatos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Alaíde de Souza Chaves

O papel do enfermeiro na orientação da amamentação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Bruno Moraes Leobons

A concepção dos pais sobre a consulta de puericultura realizada pelo enfermeiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Jaqueline Batista da Silva

A contribuição do enfermeiro diante da violância e maus tratos infantis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Adriana da Silva Vieira

A importância da atuação do enfermeiro nos Bancos de Leite Humano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Erivelto Macedo, Ingrid Marques, Michelle Mendonça

A percepção do enfermeiro frente à morte do paciente de UTI adulto; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Ana Paula Carvalho, Denize Rodrigues, Lívia Mangeon

As vivências do enfermeiro de UTI neonatal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Andréa Christiane Góes, Andréa Soares, Carlos Baptista

A importância do cateter percutâneo (PICC) para redução de infecções e traumas no recém nascido de alto risco; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Hélio Martins, Mirian Cristina Marchon, Patrícia Dias

A atuação do enfermeiro na assistência à criança com diabetes mellitus; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Maria Auxiliadora Carvalho, Rondineli Fidelis Rodrigues

Rabdomiólise: a contribuição do enfermeiro na detecção precoce dos sinais e sintomas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Fernanda Carla Pereira Duarte

PREPARO DE ALTA DAS FAMÍLIAS DE RECÉM-NASCIDOS NO ALOJAMENTO CONJUNTO: UM ESTUDO DESCRITIVO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Luiza Pereira Maia de Oliveira

O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE: SUBSÍDIOS PARA A ENFERMAGEM PEDIÁTRICA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Rayssa Bravo de Oliveira Vollmer

PERFIL DOS INDIVÍDUOS DE 0 A 12 ANOS DE IDADE HOSPITALIZADOS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIA GERAL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Beatriz de Cabral Ledo

ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO DO INFANT FEDDING INTENTIONS (IFI) PARA GESTANTES NO BRASIL - Fase 1; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Andressa Silva Torres dos Santos

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NO PROCESSO DE ALTA DE RECÉM- NASCIDOS DA MATERNIDADE: A BUSCA POR ESTRATÉGIAS INOVADORAS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Mayara Pacheco da Conceição Bastos

PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRÁFICO DE RECÉM-NASCIDOS DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA EM RIO DAS OSTRAS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Ingrid Luchese

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE SOBRE OS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO NO PROCESSO DE ALTA DA MATERNIDADE; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Nathalia da Costa Mello

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE SOBRE OS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO NO PROCESSO DE ALTA DA MATERNIDADE; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

LARYSSA SCHOTT, ALLANA GOMES e ALEXIA DIAS

A construção do pensamento científico na graduação: o caminho para o saber/fazer crítico-reflexivo; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Alexia Dias, Allana da Conceição Gomes, Uriel Rodolpho Pinto

A construção do pensamento científico na graduação: o caminho para o saber/fazer crítico-reflexivo; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Garcia Bezerra Góes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Kelly Cristina da Silveira Lins

A RELAÇAO DO ENFERMEIRO E PAIS DE RNS ENTERNADOS NA UTIN; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; (Orientador);

Angela Maria La Cava

(Fernanda Garcia Bezerra Góes) Práticas educativas em saúde com a família da criança hospitalizada: componente essencial do cuidado de Enfermagem; 2007; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Angela Maria La Cava;

Cláudia Affonso Silva Araújo

Hotelaria Hospitalar: Um estudo sobre as percepções e expectativas de clientes internose externos; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em COPPEAD GESTÃO EM SAÚDE) - Instituto COPPEAD de Administração; Orientador: Claudia Affonso Silva Araujo;

Ivone Evangelista CABRAL

Do hospital para casa: o processo de alta de crianças com necessidades especiais de saúde na perspectiva da integralidade do cuidado e implicações para a enfermagem; 2013; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ivone Evangelista Cabral;

Ivone Evangelista CABRAL

O perfil das crianças com necessidades especiais de saúde internadas em um hospital pediátrico do Rio de Janeiro; Dezembro de 2005; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Pediátrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ivone Evangelista Cabral;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Q. F. ; GÓES, FERNANDA GARCIA BEZERRA DE ; SILVA, A. C. S. S. ; SZAZ, J. M. S. ; SILVA, L. J. da ; OLIVEIRA, L. P. M. . HEALTH DEMANDS OF CHILDREN IN THE PROCESS OF ADAPTATION TO THE DAY CARE CENTER: NURSING CONTRIBUTIONS. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 19, p. e43043, 2020.

  • MILOSKY, J. P. ; SILVA, A. C. S. S. ; GOMES, A. M. T. ; GÓES, F.G.B ; KNUPP, V. M. O. A. ; SILVA, M. V. G. . Representações sociais da autonomia profissional do enfermeiro no centro cirúrgico. CUIDARTE , v. 11, p. 1-12, 2020.

  • PEREIRA-CALDEIRA, N. M. V. ; GIR, E. ; PEREIRA, F. M. V. ; GÓES, F.G.B ; CALIARI, J. S. ; ALMEIDA, M. C. . Quality of Life for Women with Human Papillomavirus-induced Lesions. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 42, p. 211-217, 2020.

  • SANTOS, H. M. ; SILVA, L. J. da ; GÓES, F.G.B ; SANTOS, A. C. N. ; ARAUJO, B. B. M. ; SANTOS, I. M. M. . Banho enrolado em bebês prematuros em unidade neonatal: a prática na perspectiva de enfermeiros. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , v. 21, p. e42454, 2020.

  • CHAGAS, M. E. R. ; PEREIRA, F. M. V. ; GÓES, F.G.B ; PEREIRA-CALDEIRA, N. M. V. ; SOUSA, L. R. M. ; GOULART, M. C. E. L. . Positive and negative aspects of clinical simulation in nursing teaching. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 24, p. e20190353, 2020.

  • SANTOS, A. S. T. ; GÓES, F.G.B ; LEDO, B. C. ; SILVA, L. F. ; BASTOS, M. P. C. ; SILVA, M. A. . Tecnologia educativa sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco [Educational technology on home care for low-risk newborns] [Tecnología educativa sobre atención domiciliaria para recién nacidos de bajo riesgo]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 28, p. e44488, 2020.

  • SUEIRO, I. M. ; GÓES, F.G.B ; SILVA, L. F. da. ; MORAES, J. R. M. M. . Nursing Care Towards Feeding Children Undergoing Chemotherapy Treatment: Collière?s Contributions. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 11, p. 351-357, 2019.

  • SA, A. C. S. ; SILVA, A. C. S. S. ; GÓES, F.G.B . Diagnosis of childhood and youth Cancer: the families-percurred path. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 11, p. 1180-1187, 2019.

  • DUARTE, F. C. P. ; GÓES, F.G.B ; MORAES, J. R. M. M. ; SILVA, L. J. da ; SILVA, L. F. ; SILVA, M. A. . Knowledge and practice of nursing professionals about prophylaxis of ophthalmia neonatorum. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 23, p. e20180212, 2019.

  • SANTOS, Q. F. ; GÓES, F.G.B ; SILVA, A. C. S. S. ; PEREIRA, F. M. V. ; FERRAZ, J. A. N. ; VOLLMER, R. B. O. . Profile of patients who underwent general surgery in a pediatric hospital: implications for nursing. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 87, p. 1-8, 2019.

  • FERREIRA, A. S. ; MORAES, J. R. M. M. ; GÓES, F.G.B ; SILVA, L. F. ; BROCA, P. V. ; DUARTE, S. C. M. . Nursing actions for overweight and obese children in the Family Health Strategy. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , v. 20, p. e33892, 2019.

  • DUARTE, F. C. P. ; GÓES, F.G.B ; ROCHA, A. L. A. ; FERRAZ, J. A. N. ; MORAES, J. R. M. M. ; SILVA, L. F. . Preparo de alta para o cuidado domiciliar de recém-nascidos de baixo risco. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 27, p. e38523, 2019.

  • SUEIRO, I. M. ; GÓES, F.G.B ; MARTINS, A. S. ; MORAES, J. R. M. M. ; SILVA, L. J. da ; SILVA, L. F. . Intervening factors for nursing care in the feeding of hospitalized children undergoing chemotherapy. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 9, p. 1-18, 2019.

  • ANJOS, C. ; SANTO, F. H. E. ; SILVA, L. F. ; SOUSA, A. D. R. S. E. ; GÓES, F.G.B . A presence of the child?s family with cancer in the intensive therapy unit. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 87, p. 1-7, 2019.

  • PAULA, G. K. ; GÓES, F.G.B ; SILVA, A. C. S. S. ; MORAES, J. R. M. M. ; SILVA, L. F. ; SILVA, M. A. . PLAY STRATEGIES IN NURSING CARE FOR THE HOSPITALIZED CHILD. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 13, p. e238979, 2019.

  • COSTA, T. D. ; PEREIRA, F. M. V. ; GÓES, F.G.B ; MICHINOV, E. ; CONDE, P. S. ; PEREIRA-CALDEIRA, N. M. V. . STANDARD PRECAUTIONS QUESTIONNAIRE: CULTURAL ADAPTATION AND SEMANTIC VALIDATION FOR HEALTH PROFESSIONALS IN BRAZIL. Revista Cogitare Enfermagem , v. 24, p. e59014, 2019.

  • ALVES, L. L. ; SILVA, L. F. ; CURSINO, E. G. ; GÓES, F.G.B ; SOUSA, A. D. R. S. E. ; MORAES, J. R. M. M. . Preparation of the discharge of relatives of children using antibiotics: contributions of nursing. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 23, p. 1-7, 2019.

  • SOUSA, A. D. R. S. E. ; SILVA, L. F. ; CAVALCANTI, A. C. D. ; GÓES, F.G.B ; MORAES, J. R. M. M. . Instrumento Assistencial de Enfermagem em cuidados paliativos para Centro de Terapia Intensiva Pediátrica Oncológica. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 10, p. 15-21, 2019.

  • SILVA, A. C. S. S. ; NEVES, T. P. ; ALVES, D. N. ; AMARANTES, L. H. ; GÓES, F.G.B ; GOULART, M. C. E. L. . PRÁTICA CLÍNICA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DA TERAPIA INTRAVENOSA EM UNIDADE NEONATAL E PEDIÁTRICA. Revista Baiana de Enfermagem (Online) , v. 33, p. e33828, 2019.

  • VIANA, I. S. ; SILVA, L. F. da. ; CURSINO, E. G. ; CONCEICAO, D. S. ; GÓES, F.G.B ; MORAES, J. R. M. M. . ENCONTRO EDUCATIVO DA ENFERMAGEM E DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 27, p. e5720016, 2018.

  • SIMONASSE, M. F. ; MORAES, J. R. M. M. ; GÓES, F.G.B ; SILVA, L. F. da. ; MAGALHAES, L. S. ; PACHECO, S. T. A. . Dificultades económicas de las familias en el cuidado al nio con necesidad especial de salud. ENFERMERÍA COMUNITARIA (INTERNET) , v. 14, p. e11136, 2018.

  • ROCHA, A. L. A. ; GÓES, F.G.B ; PEREIRA, F. M. V. ; MORAES, J. R. M. M. ; COUTO, L. L. ; SILVA, L. F. da. . O processo de ensino-aprendizagem de puérperas nutrizes sobre aleitamento materno. CUIDARTE , v. 9, p. 2165-76, 2018.

  • GÓES, F.G.B ; SILVA, M. A. ; PAULA, G. K. ; OLIVEIRA, L. P. M. ; MELLO, N. C. ; SILVEIRA, S. S. D. . Nurses' contributions to good practices in child care: an integrative literature review. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 71, p. 2808-2817, 2018.

  • SILVA, L. F. da. ; GÓES, F.G.B ; LIMA, B. C. ; ALVES, L. L. ; RIBEIRO, M. T. S. . O itinerário terapêutico de famílias de crianças com câncer: dificuldades encontradas neste percurso. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 39, p. e20180004, 2018.

  • NUNES, C. F. ; SILVA, LILIANE FARIA DA ; SANTO, F. H. E. ; GÓES, F.G.B ; MORAES, J. R. M. M. . Musical dynamics in the sensitization of nursing students in the face of palliative care in pediatric oncology. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 22, p. e20170448, 2018.

  • MARTINS, D. P. ; GÓES, F.G.B ; PEREIRA, F. M. V. ; SILVA, Laura Johanson da ; SILVA, L. F. ; SILVA, M. A. . CONHECIMENTO DE NUTRIZES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 12, p. 1870-1878, 2018.

  • SILVA, A. C. S. S. ; SANTOS, E. I. ; QUEIROZ, P. T. ; GÓES, F.G.B . O papel do enfermeiro com o cateter central de inserção periférica: revisão integrativa. ENFERMAGEM ATUAL (RIO DE JANEIRO) , v. 82, p. 71-78, 2017.

  • GÓES, F.G.B ; Cabral I E. . Discursos sobre cuidados na alta de crianças com necessidades especiais de saúde. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 70, p. 163-171, 2017.

  • GÓES, F.G.B ; CABRAL, I. E. . A alta hospitalar de crianças com necessidades especiais de saúde e suas diferentes dimensões [Hospital discharge in children with special health care needs and its different dimensions]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 25, p. e18684, 2017.

  • SARMENTO, L. S. ; SILVA, L. F. da. ; GOES, FERNANDA GARCIA BEZERRA ; PAIVA, ENY DOREA ; DEPIANTI, J. R. B. . A VISÃO DOS FAMILIARES QUANTO ÀS ORIENTAÇÕES REALIZADAS JUNTO À CRIANÇA EM QUIMIOTERAPIA ANTINEOPLÁSICA. Cogitare Enfermagem , v. 21, p. 01-09, 2016.

  • GÓES, F.G.B ; SILVA, L. F. da. ; SUEIRO, I. M. ; MORAES, J. R. M. M. . A enfermagem ante os desafios enfrentados pela família na alimentação de criança em quimioterapia. Aquichan (Bogotá) , v. 15, p. 508-520, 2015.

  • GÓES, F.G.B ; RAMOS, L. D. C. ; SILVA, L. F. da. ; MORAES, J. R. M. M. . Maternal care at home for children with special needs. Investigacion y Educacion en Enfermeria , v. 33, p. 492-499, 2015.

  • GÓES, F.G.B ; ANDRADE, M. ; SANTANA, P. P. C. ; TEIXEIRA, P. A. ; SPEZANNI, R. . Evidências científicas da enfermagem acerca das condições da criança em terapia antirretroviral: uma revisão integrativa. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 73, p. 42-49, 2015.

  • SILVA, LETICIA NUNES DA ; SILVA, LILIANE FARIA DA ; GOES, FERNANDA GARCIA BEZERRA ; MACHADO, MARIA ESTELA DINIZ ; PAIVA, ENY DOREA . Guidance on chemotherapy aimed at children with cancer: a sensitive creative method. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 14, p. 471, 2015.

  • MENEZES, H. F. ; GÓES, F.G.B ; Souza, A. L. S. ; MAIA, S. M. A. . A autonomia da criança estomizada: desafios para o cuidado de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 08, p. 632-640, 2014.

  • GÓES, F.G.B ; CRUZ, E. F. ; SILVA, L. F. da. ; Aguiar, R.C.B. de ; MORAES, J. R. M. M. . Orientações de enfermagem junto à criança em tratamento quimioterápico antineoplásico. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 16, p. 378-385, 2014.

  • SOARES, V. A. ; SILVA, L. F. da. ; GÓES, F.G.B ; CURSINO, E. G. . The use of playing by the nursing staff on palliative care for children with cancer. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 35, p. 111-116, 2014.

  • GÓES, F.G.B ; MENEZES, H.F. de ; MAIA, S.M. de A. ; SOUZA, A.L.S. . A subjetividade no cuidado familiar à criança ostomizada a partir da construção de sua autonomia. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 5, p. 3730-3739, 2013.

  • GÓES, F.G.B ; Athanázio, A. R. ; LOPES, J. da C. ; SOARES, K.F. M. de S. ; RODRIGUES, D. P. ; SILVA, E. M. da . A importância do enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno no copinho ao recém-nascido: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 4119-4129, 2013.

  • GÓES, F.G.B ; SILVA, E. M. da ; SILVA, A. L. ; SOUZA, J. R. M. de S. ; LÚCIO, S. R. ; VIEIRA, M. H. F. ; RODRIGUES, D. P. ; BRAGA, A. L. de S. . Acidentes Domésticos Infantis: as ações do enfermeiro como ferramenta para prevenção. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 6747-6754, 2013.

  • GÓES, F.G.B ; MOREIRA, A. P. L. ; SILVA, B. C. ; FERNANDES, C. C. S. V. ; CARVALHO, G. S. ; RODRIGUES, D. P. ; REIS, P. C. . Meu filho sob uma luz: a assistência de enfermagem em puérperas de neonatos sob fototerapia. Enfermagem Brasil , v. 12, p. 170-178, 2013.

  • GÓES, F.G.B ; FLORES, P.F.de O. ; PEREIRA, A de S. ; BARBOSA, M. F. ; DUTRA, S. R. . Sistematização da assistência de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Enfermagem Brasil , v. 11, p. 43-54, 2012.

  • GÓES, F.G.B ; AVANCI, B. S. ; Cortez, E. A. ; PEREIRA, J.R.A. ; CORRÊA, K. C. de A. . Concepções pedagógicas nas práticas educativas do enfermeiro: dificuldades, resistências e iniciativas. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 3, p. 1602-1616, 2011.

  • GÓES, F.G.B ; CRUZ, C. M. da ; PINTO, E. J. ; ROSA, J. F. . O processo de interação entre o enfermeiro e pais: um facilitador para a humanização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 2, p. 666-677, 2010.

  • GÓES, F.G.B ; MACEDO, E.S. ; MARQUES, I.M. ; PINHEIRO, M.M. . A percepção do enfermeiro frente à morte do paciente de UTI adulto. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 2, p. 690-703, 2010.

  • GÓES, F.G.B ; CABRAL, I. E. . Crianças com necessidades especiais de saúde e suas demandas de cuidado. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 2, p. 889-901, 2010.

  • GÓES, F.G.B ; PEREIRA, A.L. . O que pensa e o que diz o acadêmico de enfermagem sobre o aborto provocado. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 2, p. 913-921, 2010.

  • GÓES, F.G.B ; RANGEL, R. de O. ; BORGES, R.L.L. . Práticas educativas do enfermeiro junto às puérperas sobre a amamentação. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 3, p. 38-43, 2009.

  • AVANCI, B. S. ; GÓES, F.G.B ; MARINS, L.R. ; VIANA, L. da S. ; BORGES, R.L.L. . Refletindo sobre a educação em saúde na graduação em enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 3, p. 58-64, 2009.

  • AVANCI, B. S. ; AVANCI, C. M. S. S. ; GÓES, F.G.B ; SILVA, J. L. da ; MARINS, L.R. . Resgate das concepções sobre criança na história do mundo e do Brasil. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 3, p. 165-172, 2009.

  • GÓES, F.G.B ; CAVA, A. M. L. . A concepção de educação em saúde do enfermeiro no cuidado à criança hospitalizada. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 11, p. 932-941, 2009.

  • GÓES, F.G.B ; CAVA, A. M. L. . Práticas educativas em saúde do enfermeiro com a família da criança hospitalizada. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 11, p. 942-951, 2009.

  • GÓES, F.G.B ; AVANCI, B. S. ; CAROLINDO, F. M. ; NETTO, N. P. C. . Cuidados paliativos à criança oncológica na situação do viver/morrer: a ótica do cuidar em enfermagem. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 13, p. 708-716, 2009.

  • Leobons, B.M. ; Junior, D.J.Z. ; Cid, K.da S. ; GÓES, F.G.B . A concepção dos pais a respeito da consulta de puericultura realizada pelo enfermeiro. Enfermagem Brasil , v. VII, p. 342-347, 2008.

  • GÓES, F.G.B ; SILVA, J. L. da ; FONSECA, A. M. da ; CUNHA, F. T. S. ; SILVA, A.C. da . Refletindo sobre a integralidade no cuidado de enfermagem. Estudo bibliográfico. Online Brazilian Journal of Nursing , Rio de Janeiro, v. 5, n.3, p. 1-2, 2006.

  • GÓES, F.G.B ; SILVA, L. J. da ; GUIMARÃES, A. L. M. . Reflexões acerca dos cuidados de enfermagem à criança submetida à punção venosa periférica: uma abordagem humanizada. Acesso (São Paulo) , Rio de Janeiro, v. 3, p. 4-6, 2006.

  • GÓES, F.G.B ; PEREIRA, A.L. ; JOHANSON, L. . Repensando educação em saúde como uma forma de cuidar. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, p. 89-97, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GÓES, F.G.B ; SILVA, A. C. S. S. ; COUTO, L. L. . A universidade e o desenvolvimento de pesquisas frente à atenção integral a saúde do recém-nascido, da criança e adolescente no município de Rio das Ostras: um caminho a seguir. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, L. J. da ; MARTINS, A. S. ; LOPES, N. P. O. ; FRANCA, V. A. ; SILVA, R. D. M. ; SOUZA, M. M. S. ; SANT?ANNA, C. M. S. ; RAIMUNDO, T. C. P. ; MACEDO, E. C. ; GÓES, F.G.B ; SILVA, L. F. ; SANTOS, E. P. ; SILVA, L. J. ; GOES, D. B. . DICIONÁRIO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS PARA CRIANÇAS. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CartilhaEducativa).

GÓES, F.G.B ; SILVA, M. A. ; DUARTE, F. C. P. ; SANTOS, A. S. T. ; LEDO, B. C. ; LUCCHESE, I. . Minicurso: Boas práticas no cuidado ao recém-nascido: da sala de parto ao domicílio. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GÓES, F.G.B ; SILVA, A. C. S. S. . Curso de Revisão Integrativa da Literatura. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, L. F. ; GÓES, F.G.B ; SILVEIRA, A. L. D. . Mini-curso - Pesquisa com crianças: aspectos éticos e metodológicos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOULART, M. C. E. L. ; COELHO, Y. C. C. B. ; GÓES, F.G.B ; CARVALHO, C. A. ; ANDRADE, A. B. S. ; BRUN, L. S. O. ; GARCIA, L. R. ; BRANDAO, P. . Cartilha de boas práticas no cuidado seguro ao paciente. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Educativa).

GÓES, F.G.B ; SANTOS, A. S. T. . TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS DOMICILIARES COM O RECÉM-NASCIDO DE BAIXO RISCO. 2019. (Relatório de pesquisa).

GÓES, F.G.B ; LEDO, B. C. . Adaptação Cultural e Validação da Infant Feeding Intentions Scale (IFI) para Gestantes no Brasil. 2019. (Relatório de pesquisa).

GOULART, M. C. E. L. ; GÓES, F.G.B . Cuidado Seguro e Higienização das Mãos. 2019. (Workshop).

GÓES, F.G.B ; PEREIRA, F. M. V. . Minicurso de Acolhimento com Classificação de Risco em Pediatria. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GÓES, F.G.B ; PEREIRA, F. M. V. ; GOULART, M. C. E. L. . Curso de Capacitação em Boas Práticas para Prevenção e Manejo de Lesões por Pressão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GÓES, F.G.B ; SILVA, M. A. ; MONIZ, M. A. ; SOARES, L. S. ; KNUPP, V. M. O. A. . Curso de atualização em Puericultura. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GÓES, F.G.B ; SILVA, A. C. S. S. . Minicurso de Revisão Integrativa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, L. F. ; GÓES, F.G.B ; SILVEIRA, A. L. D. . Minicurso - Pesquisa com crianças: aspectos éticos e metodológicos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. C. S. S. ; GÓES, F.G.B ; LEGAR, E. N. R. P. ; SANTOS, A. S. T. . Preparo e administração de medicamentos na criança. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo aula).

GÓES, F.G.B ; DUARTE, F. C. P. . Preparo de alta para o cuidado domiciliar de recém-nascidos de baixo risco. 2018. (Relatório de pesquisa).

GÓES, F.G.B . Acolhimento com Classificação de Risco. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GÓES, F.G.B . Aula sobre o Planejamento no Processo de Enfermagem no 4 Curso de Capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem à criança hospitalizada. 2017. (Aula).

GÓES, F.G.B . Comissão de Provas do Concurso de Titulação da SOBEP - Área: Enfermagem Pediátrica). 2017. (Comissão de Provas).

GÓES, F.G.B . Avaliação do Crescimento e Desenvolvimento Infantil na Atenção Básica. 2017. (Aula).

GÓES, F.G.B ; PEREIRA, F. M. V. . Etapas de Elaboração de Projeto de Pesquisa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. R. M. M. ; MORAIS, R. C. M. ; GÓES, F.G.B ; SILVA, L. F. da. ; OLIVEIRA, J. D. . Crianças com necessidades especiais de saúde portadoras de estomias. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GÓES, F.G.B ; MELO, A. V. O. G. . SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2015. .

GÓES, F.G.B ; ANDRADE, M. ; JOHANSON, L. ; XIMENES, A. ; SANTOS, N. D. . Brincando em Saúde. 2001 (Projeto de Extensão) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: LIMITES E POSSIBILIDADES, Descrição: Introdução: a contaminação entre pessoas pelo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19 se apresenta como um grave problema de saúde pública em diversos países, inclusive no Brasil, com sérios impactos de ordem sanitária, social, econômica e política. Na linha de frente no enfrentamento desse agravo, encontram-se os profissionais de saúde, com destaque aos profissionais de enfermagem que se dedicam em tempo integral para cuidar dos pacientes com casos suspeitos e confirmados, dentre todos os outros que estão sob seus cuidados. Logo, é preciso dar voz a esses profissionais para que políticas públicas e estratégias institucionais possam ser estabelecidas de forma a atender às reais necessidades desse grupo tão essencial, seja no combate a essa pandemia e de outros agravos infecciosos emergentes e reemergentes, vislumbrando a promoção de um cuidado seguro e com qualidade para todos. Objetivo: analisar o enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) na perspectiva de profissionais de enfermagem de hospitais do Rio de Janeiro. Método: pesquisa qualitativa, a ser desenvolvida por meio de formulário eletrônico semiestruturado junto a profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) que atuam em hospitais no estado do Rio de Janeiro. Os dados serão submetidos à análise lexicográfica, com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes Et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Todos os preceitos éticos serão contemplados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Laura Johanson da Silva - Integrante / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Integrante / ANDRESSA SILVA TORRES DOS SANTOS - Integrante / Maithê de Carvalho e Lemos Goulart - Integrante / Liliane Faria da Silva - Integrante.

  • 2020 - Atual

    ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL NO PROCESSO DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM A POPULAÇÃO FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19, Descrição: Introdução: O coronavírus faz parte de uma numerosa família de vírus capaz de causar infecções em animais e no ser humano. Este último grupo é acometido por infecções respiratórias podendo apresentar sintomas de uma gripe u formas mais graves, tais como a Síndrome de Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). As informações disponíveis até o momento são preliminares e ainda há muito que aprender sobre o comportamento deste novo coronavírus particularmente no que tange à sua transmissibilidade, potencial de virulência, e espectro de manifestações clínicas. Diante desta realidade a construção e validação de uma tecnologia educacional no âmbito da saúde, se mostra promissora no tocante à necessidade de disseminação do conhecimento acerca do COVID-19. Objetivo Elaborar, validar e disponibilizar um aplicativo móvel para smartphone para uso da população brasileira sobre dúvidas relacionadas à COVID-19. Metodologia: pesquisa metodológica de abordagem mista, a ser desenvolvida em oito etapas confluentes ao método. Os dados qualitativos passarão por uma análise lexicográfica através do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes Et de Questionnaires (IRAMUTEQ). A análise quantitativa dos dados se dará através do índice de Validade de Conteúdo. Todos os aspectos éticos serão contemplados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Integrante / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Coordenador / Fernanda Maria Vieira Pereira - Integrante / Virginia Maria Oliveira de Azevedo Knupp - Integrante / Maithê de Carvalho e Lemos Goulart - Integrante / Yasminn Canella Cabral Banjar Coelho - Integrante / Michelly Cristynne Souza Bonifácio - Integrante / Ana Cristina de Oliveira e Silva - Integrante / Marluci Andrade Conceição Stipp - Integrante.

  • 2020 - Atual

    ESTUDO MULTINACIONAL SOBRE A PRÁTICA DE USO DE MÁSCARA FACIAL ENTRE O PÚBLICO EM GERAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, Descrição: Esta pesquisa faz parte do projeto intitulado "Practice of Face Mask Use among general public during the Outbreak of COVID-19: A multi-country cross-sectional study" em parceria com o Squina International Centre for Infection Control, School of Nursing, The Hong Kong Polytechnic University. O Brasil é um dos locais convidados a participar desta investigação que inclui Hong Kong, China Continental e Macau, Europa, Coréia, Filipinas, Turquia e Estados Unidos da América. A COVID-19 doença causada pelo coronavírus humano (SARS-CoV-2) constitui um grave problema de saúde sendo declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional mediante a constatação da pandemia. Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar a prática do uso de máscara facial entre adultos no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo on-line transversal que será realizado nas diferentes regiões do Brasil, sendo Sudeste, Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul. Os critérios de inclusão são: adultos com 18 anos ou mais. A coleta de dados será realizada por meio de mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp e e-mail. Todos os aspectos éticos serão contemplados para sua realização no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Coordenador / Nathália Maria Vieira Pereira-Caldeira - Integrante / Maithê de Carvalho e Lemos Goulart - Integrante / Elucir Gir - Integrante / Laelson Rochelle Milanês Sousa - Integrante / Simon C Lam - Integrante / ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHÃES - Integrante / Marli Terezinha Gimeniz Galvão - Integrante / SILMARA ELAINE MALAGUTI-TOFFANO - Integrante / Karlla Antonieta Amorim Caetano - Integrante / Ana Cristina de Oliveira e Silva - Integrante.

  • 2020 - Atual

    O ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM CORONAVÍRUS (COVID-19) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: Introdução: a contaminação entre pessoas pelo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, é atualmente um grave e desafiante problema de saúde pública. O quadro clínico inicial da doença é caracterizado como síndrome gripal que pode ser leve ou em alguns casos evoluir para condições de maior gravidade, por outro lado, parte da população permanece assintomática. A partir do surgimento dos primeiros sinais e sintomas de adoecimento até a confirmação diagnóstica, existe uma trajetória a ser percorrida pela pessoa em busca de atendimento. Esse caminho, associado às práticas individuais e socioculturais, na tentativa de solucionar os problemas de saúde, é denominado itinerário terapêutico. Estudar o itinerário terapêutico de pessoas diagnosticadas com COVID-19 no estado do Rio de Janeiro colabora na construção de ações capazes de ajudar no enfrentamento das possíveis dificuldades deste percurso. Objetivo geral: conhecer o itinerário terapêutico das pessoas diagnosticadas com COVID-19 no estado do Rio de Janeiro. Método: pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem mista, a ser desenvolvida no estado do Rio de Janeiro. Serão participantes as pessoas que tiveram diagnóstico confirmado de COVID-19 no estado do Rio de Janeiro, e em caso de os acometidos serem crianças e adolescentes os participantes serão seus responsáveis. A coleta de dados será realizada por meio de mídias sociais com uso de um questionário online. Os dados qualitativos serão submetidos à análise lexicográfica, com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes Et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Os dados da parte quantitativa serão analisados no programa IBMSPSS v.21, onde serão realizadas associações entre variáveis utilizando-se o teste de Qui-quadrado e a Regressão Logística Binária. Será estimado o Odds Ratio e seus respectivos Intervalos de Confiança considerando-se p<0,05. Todos os preceitos éticos serão contemplados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Integrante / Rosane Cordeiro Burla de Aguiar - Integrante / Emília Gallindo Cursino - Integrante / Jéssica Renata Bastos Depianti - Integrante / Liliane Faria da Silva - Coordenador / Euzeli da Silva Brandão - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Acesso remoto a recursos para avaliação, prevenção, diagnóstico e monitoramento de indivíduos atendidos na Atenção Primária a Saúde e assistência hospitalar frente a COVID-19, Descrição: A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como estado de pandemia o surto da doença COVID-19 causada pelo novo coronavírus humano (SARS-CoV-2). Devido a alta transmissibilidade do vírus na população, tornam-se graves os impactos provocados na saúde pública. Essa pesquisa tem como objetivo geral gerenciar as informações obtidas por meio do telemonitoramento para avaliação da atenção á saúde e tomada de decisões frente a COVID-19. Trata-se de uma pesquisa aplicada, analítica, tecnológica, com o desenvolvimento de softwares para implementação em área assistencial que será realizada no estado da Paraíba. Participarão do estudo todos os casos suspeitos ou confirmados que procurarem atendimento na rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde. A coleta de dados será realizada no domicílio dos indivíduos que procurarem o serviço para serem testados. Todos os aspectos éticos serão respeitados Resolução n 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Integrante / Nathália Maria Vieira Pereira-Caldeira - Integrante / Elucir Gir - Integrante / Karlla Antonieta Amorim Caetano - Integrante / Ana Cristina de Oliveira e Silva - Coordenador / Jordana de Almeida Nogueira - Integrante / Gisetti Corina Gomes Brandão - Integrante / Sandra Aparecida de Almeida - Integrante / Maria Eliane Moreira Freire - Integrante / Renata Karina Reis - Integrante / Sheila Araújo Teles - Integrante / Patrícia da Silva Araújo - Integrante / Wynne Pereira Nogueira - Integrante / Layane Trindade de Souza - Integrante / Édija Anália Rodrigues de Lima - Integrante / Janislei Soares Dantas - Integrante / Maria Aparecida Cavalcanti Catão - Integrante / Matheus Figueiredo Nogueira - Integrante / Claudinalle Farias Queiroz de Souza - Integrante / Ana Paula de Oliveira Coutinho Souza da Silva - Integrante / Hemílio Fernandes Campos Coelho - Integrante / Sérgio Eduardo Jerônimo Costa - Integrante / Fabíola Moreira Casimiro de Oliveira - Integrante / Virgínia Matias de Oliveira Barbosa - Integrante / Daniel de Araújo Batista - Integrante / Davy Alves da Silva - Integrante / Nathalia Claudino do Nascimento - Integrante / Ismênia Mangueira Soares - Integrante / Francisca Vilena da Silva - Integrante / Dagjane Martins Frazão - Integrante / Adriane Duarte Tavares - Integrante.

  • 2019 - Atual

    ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE O BANHO DOMICILIAR DO RECÉM-NASCIDO A TERMO, Descrição: 1) Elaborar e validar um vídeo com desenho animado voltado para familiares cuidadores sobre o banho domiciliar no recém-nascido a termo. Específicos 1) Construir um vídeo com desenho animado sobre o banho domiciliar no recém-nascido a termo. 2) Validar o conteúdo e a aparência do vídeo com desenho animado sobre o banho domiciliar no recém-nascido a termo por juízes. 3) Validar o conteúdo e a aparência do vídeo com desenho animado sobre o banho domiciliar no recém-nascido a termo por familiares cuidadores de recém-nascidos e lactentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, Descrição: Objetivo geral elaborar e validar um aplicativo para dispositivos móveis como tecnologia educacional sobre o aleitamento materno para o uso de gestantes, puérperas e familiares de recém-nascidos e lactentes, e ainda, tem como objetivos específicos, construir um aplicativo para dispositivos móveis como tecnologia educacional sobre o aleitamento materno quanto ao conteúdo, aparência e usabilidade; validar o conteúdo, a aparência e a usabilidade do aplicativo para dispositivos móveis como tecnologia educacional sobre o aleitamento materno por juízes; e validar o conteúdo, a aparência e a usabilidade do aplicativo para dispositivos móveis como tecnologia educacional sobre o aleitamento materno pelo público-alvo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    SABERES E PRÁTICAS DE FAMILIARES ACERCA DOS CUIDADOS DOMICILIARES COM O RECÉM-NASCIDO DE BAIXO RISCO, Descrição: Introdução: Os familiares de recém-nascidos precisam aprender a cuidar de seus bebês preparando-se para o cuidado domiciliar. Nesse sentido, partindo da perspectiva da educação problematizadora e do cuidado transicional, o preparo de alta deve ter como ponto de partida os saberes e práticas de familiares sobre os cuidados domiciliares com o recém-nascido, de modo que suas demandas de aprendizagem sejam reconhecidas e assim processo transicional seja realizado com autonomia, segurança e qualidade. Objetivos: 1) Descrever os saberes e práticas de puérperas e familiares acerca dos cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco. 2) Identificar as demandas de aprendizagem de puérperas e familiares sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. O estudo será realizado no Alojamento Conjunto de um hospital municipal da baixada litorânea do Rio de Janeiro. Para a produção dos dados, optou-se pela Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade (DCS), Dinâmica do Concreto, oriunda do Método Criativo-Sensível (MCS). O objetivo de seu uso será compreender o objeto do estudo no que se refere às práticas cuidativas a serem implementadas pelos familiares no domicílio com o recém-nascido e as principais demandas de aprendizagem. Os familiares cuidadores, que aceitarem em participar da pesquisa, irão demonstrar e falar sobre suas práticas de cuidados mediados pela QGD: ?Como você pretende realizar os cuidados com o seu recém-nascido em casa??. Os participantes serão puérperas e familiares de recém-nascidos que atendam aos critérios de inclusão do estudo. Os dados coletados serão submetidos à análise de conteúdo sob a perspectiva da análise temática. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal Fluminense para apreciação e aprovação. Os dados serão coletados, somente após aprovação pelo CEP, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Maria da Anunciação Silva - Integrante / BEATRIZ CABRAL LEDO - Integrante / ANDRESSA SILVA TORRES DOS SANTOS - Integrante / MAYARA PACHECO DA CONCEIÇÃO BASTOS - Integrante / Liliane Faria da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2017 - 2019

    PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NO PROCESSO DE ALTA DE RECÉM- NASCIDOS DA MATERNIDADE: A BUSCA POR ESTRATÉGIAS INOVADORAS, Descrição: Introdução: Os familiares de recém-nascidos precisam aprender a cuidar de seus bebês preparando-se para o cuidado domiciliar. Nesse sentido, o processo de alta no Alojamento Conjunto, que inclui o preparo das famílias, torna-se relevante devendo começar desde a admissão do binômio. Objetivos: 1) Identificar as dúvidas das puérperas e dos familiares sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido antes das rodas de conversa; 2) Realizar rodas de conversa, no processo de alta da maternidade, junto às puérperas e familiares sobre os cuidados domiciliares com o recém-nascido, através de simulações em bonecos; 3) Analisar a roda de conversa, mediada pela simulação em bonecos, como estratégia de educação em saúde para a sensibilização de puérperas e familiares de recém-nascidos quanto aos cuidados domiciliares. Método: Pesquisa qualitativa. O estudo será realizado no Alojamento Conjunto de um hospital municipal da baixada litorânea do Rio de Janeiro. Será utilizada a entrevista semiestruturada antes e após a realização das rodas de conversa. Os participantes serão puérperas e familiares cuidadores de recém-nascidos que atendam aos critérios de inclusão do estudo. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal Fluminense e aprovado (CAAE 73671517.5.0000.5243; Parecer: 2.297.853). Os dados serão coletados mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) e da Declaração de Autorização de Gravação de Áudio e posteriormente submetidos à análise temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Maria da Anunciação Silva - Integrante / ANDRESSA SILVA TORRES DOS SANTOS - Integrante / BEATRIZ DE CABRAL LEDO - Integrante / MAYARA PACHECO DA CONCEIÇÃO BASTOS - Integrante / Liliane Faria da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2017 - 2019

    PREPARO DE ALTA DAS FAMÍLIAS DE RECÉM-NASCIDOS NO ALOJAMENTO CONJUNTO: UM ESTUDO DESCRITIVO, Descrição: Introdução: Os familiares de recém-nascidos precisam aprender a cuidar de seus bebês preparando-se para o cuidado domiciliar. Nesse sentido, o processo de alta no Alojamento Conjunto, que inclui o preparo das famílias, torna-se relevante devendo começar desde a admissão do binômio. Objetivos: 1) Descrever o preparo de alta das famílias de recém-nascidos no Alojamento Conjunto de um hospital municipal na baixada litorânea do Rio de Janeiro; 2) Analisar as orientações desenvolvidas pela equipe de enfermagem no preparo de alta das famílias de recém-nascidos quanto aos conteúdos e estratégias utilizadas; 3) Discutir os limites e as possibilidades do preparo de alta das famílias de recém-nascidos para a manutenção do cuidado domiciliar com segurança e qualidade. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. O estudo será realizado no Alojamento Conjunto de um hospital municipal da baixada litorânea do Rio de Janeiro, que é campo conveniado de ensino teórico-prático e estágio supervisionado da Universidade Federal Fluminense. Para a produção dos dados, optou-se pela Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade (DCS) Corpo Saber, oriunda do Método Criativo-Sensível (MCS). O objetivo de seu uso será o de despertar os familiares para representar, em um corpo desenhado, os cuidados que eles esta aprendendo e/ou realizando durante a permanência no Alojamento Conjunto para cuidar de seus recém-nascidos em casa, considerando que o preparo de alta é um componente essencial nesse processo. Os familiares cuidadores, participantes da pesquisa, elaborarão suas produções artísticas mediados pela Questão Geradora de Debate: ?Tendo em vista essa internação, o que, como e com quem você tem aprendido a cuidar de seu bebê para continuar cuidando dele em casa??. Os participantes serão familiares cuidadores de recém-nascidos que atendam aos critérios de inclusão do estudo. Os dados coletados serão submetidos à análise de conteúdo sob a perspectiva da análise temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes - Integrante / SILVA, LILIANE FARIA DA - Integrante / Fernanda Carla Pereira Duarte - Integrante / Joana de Andrade Nobre Ferraz - Integrante / ANDRÉA LYRA ARNOZO DA ROCHA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2017 - 2018

    O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE: SUBSÍDIOS PARA A ENFERMAGEM PEDIÁTRICA, Descrição: A inserção da mulher no mercado de trabalho promoveu uma mudança de cenário no cuidado à criança, onde a creche adquire visibilidade e passa a influenciar diretamente no desenvolvimento infantil. Questões norteadoras: 1) Quais os fatores intervenientes no processo de adaptação da criança na creche na ótica do profissional da educação infantil? 2) Como o enfermeiro pode contribuir no processo de adaptação da criança na creche? Objeto de estudo: Os fatores intervenientes no processo de adaptação da criança na creche na ótica do profissional da educação infantil. Objetivos: 1) Descrever os fatores intervenientes no processo de adaptação da criança na creche na ótica do profissional da educação infantil; 2) Discutir a participação do enfermeiro no processo de adaptação da criança na creche. O trabalho se justifica pelo fato de que não há um consenso entre os pesquisadores sobre qual o melhor momento para o ingresso da criança à creche, e ainda, o desenvolvimento infantil está condicionado aos estímulos/fatores internos e externos. A escassez de trabalho sobre a temática na área da enfermagem reafirma a necessidade de novos estudos haja vista que o enfermeiro que assiste a criança tanto na estratégia saúde da família quanto na creche precisa ter conhecimentos sobre as necessidades da criança e dos familiares nesta fase, para poder planejar e orientar cuidados que proporcionarão segurança, conforto e uma melhor transição entre a casa e a creche. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a ser realizado em uma creche municipal do Rio de Janeiro/RJ localizada no bairro de Campo Grande. A técnica de pesquisa será a entrevista e os participantes serão professores da educação infantil e agentes educadores. Os dados coletados serão submetidos à análise de conteúdo sob a perspectiva da análise temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Laura Johanson da Silva - Integrante / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / Queila Faria dos Santos - Integrante / JACQUELINE DAS MERCÊS DA SILVA SZAZ - Integrante / LUIZA PEREIRA MAIA DE OLIVEIRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2017 - Atual

    ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO DO INFANT FEDDING INTENTIONS (IFI) PARA GESTANTES NO BRASIL, Descrição: Introdução: Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como eixo o aleitamento materno, considerando que este promove grande impacto na promoção da saúde integral do bebê e da mãe. O presente estudo está vinculado ao projeto multicêntrico intitulado: Aleitamento materno exclusivo: determinantes socioculturais na América Latina. Justificativa: Torna-se relevante tendo em vista a escassez literária pertinente a pesquisa pelo descritor ?estudo de validação?, no qual apenas dois estudos correspondiam à temática de adaptação cultural e validação de instrumentos. Objeto: A adaptação cultural e validação do Plan/Meta de Alientacíon al Infante (IFI) no Brasil. Objetivo: Realizar a adaptação cultural e validação do Plan/Meta de Alimentación al Infante (IFI) para gestantes no Brasil. Método: Estudo metodológico que será desenvolvido com gestantes de baixo risco que realizam a consulta de pré-natal em uma Estratégia de Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde ou Clinica da Família do munícipio de Macaé. O processo de adaptação cultural e validação do IFI para o português do Brasil será realizado utilizando-se das etapas: Permissão e autorização dos autores, Tradução direta , Síntese da tradução, Retrotradução, Pré-teste (Aplicabilidade e viabilidade), Avaliação dos valores pontuados e Avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos. Todos os aspectos éticos serão contemplados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Integrante / Marialda Moreira Christoffel - Integrante / BEATRIZ CABRAL LEDO - Integrante / ANDRESSA SILVA TORRES DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRÁFICO DE RECÉM-NASCIDOS DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA EM RIO DAS OSTRAS, Descrição: Introdução: Trata-se de projeto de pesquisa planejado tendo em vista que no período neonatal, o recém-nascido (RN) encontra diversas vulnerabilidades, uma vez que nesta fase concentram-se distintos riscos. O levantamento das condições de nascimento e de internação neonatal é necessária para guiar as ações dos serviços de saúde através da promoção, prevenção e assistência dirigidas tanto à gestante quanto ao RN. Objetivo: Delinear o perfil clínico e sociodemográfico de recém-nascidos internados no Alojamento Conjunto de uma instituição pública de referência do município de Rio das Ostras no período de 2015 a 2017. Método: Pesquisa descritiva, retrospectiva e documental, de abordagem quantitativa. O estudo será realizado em uma instituição pública de referência, localizada no Município de Rio das Ostras, região da baixada litorânea do estado Rio de Janeiro. Os dados serão provenientes do prontuário e declaração de nascido vivo (DNV) referentes aos nascimentos entre 2015 e 2017. O critério de inclusão será: prontuários de recém-nascidos cujo parto tenha ocorrido no cenário de pesquisa no recorte temporal. O critério de exclusão será: prontuários de recém-nascidos indisponíveis para acesso. Será utilizada uma amostra representativa de uma população composta de aproximadamente 6000 neonatos nascidos entre 2015 e 2017 no cenário da pesquisa, adotando-se o intervalo de confiança de 95% e erro amostral de 5%, chegando-se ao valor mínimo de 362 prontuários a serem pesquisados. A coleta de dados ocorrerá no período de 2018 a 2019, através de um formulário previamente elaborado pelas autoras, baseando-se em variáveis clínicas e sociodemográficas. Os dados levantados serão digitados em uma planilha do Programa Excel e analisados mediante estatística descritiva com medidas de tendência central (média, mediana) e de dispersão (desvio padrão) utilizando-se o software IBM SPSS, versão 19.0. e testes de qui-quadrado e/ou Exato de Fisher para comparar proporções das respostas por grupos e categorias, considerando um nível de significância de 5%. Todos os aspectos éticos serão respeitados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Integrante / ANDRESSA SILVA TORRES DOS SANTOS - Integrante / BEATRIZ DE CABRAL LEDO - Integrante / MAYARA PACHECO DA CONCEIÇÃO BASTOS - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    PERFIL DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM IST/AIDS DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA LITORÂNEA, Descrição: Objetivo: Identificar o perfil dos usuários atendidos no serviço de atenção especializada em IST/Aids HIV/Aids de um município da baixada litorânea. Metodologia: estudo descritivo exploratório de abordagem quantitativa que será realizado a partir de informações de um Serviço Especializado em IST/Aids de um município da região litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Os dados serão coletados por meio de consultas às fichas de atendimento e prontuários dos pacientes atendidos do serviço. Os dados serão analisados mediante estatística descritiva adotando o software IBM SPSS, versão 19.0. Todos os aspectos éticos serão contemplados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Coordenador / MARCELA DE ABREU MONIZ - Integrante.

  • 2016 - 2019

    ADAPTAÇÃO CULTURAL E VALIDAÇÃO DO STANDARD PRECAUTIONS QUESTIONNAIRE (SPQ) PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO BRASIL, Descrição: Os riscos biológicos constituem uma temática de interesse em âmbito mundial, sobretudo no que diz respeito à segurança do profissional e do paciente no cenário da saúde. Para a minimização desses riscos, as Precauções-Padrão (PP) consistem em medidas que devem ser adotadas por todos os profissionais de saúde que atuam na assistência a pacientes. O Standard Precautions Questionnaire (SPQ) tem como objetivo avaliar os determinantes sociocognitivos na adesão às PP, incluindo atitudes, comportamentos, limitações e restrições individuais. Justificativa: A adaptação cultural de um instrumento de pesquisa já existente, deve ser realizada quando não se têm instrumentos de medida específicos para um idioma e cultura. Considerando a importância da adesão dos profissionais de saúde às PP e a inexistência de um instrumento para avaliação desse construto para o português do Brasil, o SPQ consiste de um instrumento válido e confiável, sendo que sua adaptação cultural será de grande importância para avaliar os determinantes sociocognitivos na adesão às PP por esses profissionais no Brasil. Objetivo: Realizar a adaptação cultural e validação do Standard Precautions Questionnaire (SPQ) para profissionais de saúde no Brasil. Método: Estudo metodológico que será desenvolvido em um Hospital Público Municipal em Macaé-RJ. A população do estudo consistirá de profissionais de saúde (médicos e profissionais de enfermagem) que atuam na assistência á pacientes. O processo de adaptação cultural e validação do SPQ para o português do Brasil será realizado utilizando-se das etapas: Tradução, Consenso da versão em Português, Avaliação por Comitê de Juízes, Retrotradução, Consenso da versão em português e comparação com a original, Avaliação semântica dos itens, Pré-teste e Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento. Para a avaliação das propriedades psicométricas será realizada a análise de construto discriminando grupos distintos e análise fatorial confirmatória de acordo com o Modelo de Equações Estruturais (SEM). Será adotado nível de significância = 0,05. Para a confiabilidade será utilizado o coeficiente alfa de Cronbach. A Estabilidade será avaliada por meio do teste-reteste duas semanas após a primeira aplicação do instrumento. Os dados serão analisados mediante estatística descritiva adotando o software IBM SPSS, versão 19.0 e o módulo Analysis of Moment Structures AMOS. Todos os aspectos éticos serão contemplados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Coordenador / Nathália Maria Vieira Pereira-Caldeira - Integrante / Poliana dos Santos Conde - Integrante / Thaís Duarte da Costa - Integrante / Estelle Michinov - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2016 - 2018

    PERFIL DOS INDIVÍDUOS DE 0 A 12 ANOS DE IDADE HOSPITALIZADOS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIA GERAL, Descrição: O objetivo do estudo é descrever o perfil de crianças hospitalizadas para cirurgia geral em um hospital municipal do Rio de Janeiro quanto aos aspectos sócio-econômico-demográficos e clínicos. A presente pesquisa trata-se de estudo descritivo e retrospectivo com abordagem quantitativa. A pesquisa está sendo realizada no setor de clínica cirúrgica pediátrica de um Hospital Municipal localizado no Rio de Janeiro (cenário da pesquisa), que possui 10 leitos cirúrgicos que atende a correção do lábio leporino e da fenda palatina, cirurgias otorrinolaringológicas e cirurgias gerais pediátricas. A fonte de informação são prontuários de indivíduos entre 0-12 anos internados na clínica cirúrgica pediátrica da referida instituição para realização de alguma cirurgia geral nos últimos três meses a partir do início da coleta de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Integrante / Queila Faria dos Santos - Integrante / Joana de Andrade Nobre Ferraz - Integrante / Rayssa Bravo de Oliveira Vollmer - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    AVALIAÇÃO DO DEBRIEFING NA SIMULAÇÃO CLÍNICA DO ENSINO EM ENFERMAGEM, Descrição: O uso da Simulação realística como estratégia de ensino para os graduandos de enfermagem constitui um avanço tecnológico importante para a formação técnico-científica da prática clínica do enfermeiro, possibilitando ao profissional a tomada de decisões estratégicas e planejadas na assistência à pacientes. O processo de ensino aprendizagem realizado por meio de cenários reais possibilita a execução de procedimentos e ações repetidas vezes, enfatizando a necessidade do cuidado sem erro a fim de garantir a segurança do paciente. A disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem constitui a base da profissão do enfermeiro para a assistência à pacientes, por isso, a aplicação de estratégias educativas que facilitem a aprendizagem nessa disciplina a partir de situações reais, potencializa o crescimento e a autoconfiança entre os graduandos. Nesse sentido, a utilização de recursos que permitam a realização da simulação clínica para a aplicação de procedimentos e técnicas faz-se indispensável no processo de ensino aprendizagem em enfermagem, pois permitirá o direcionamento das ações baseadas em evidências clínicas e científicas e a minimização de erros. Objetivo: Avaliar o impacto do Debriefing na prática simulada do graduando de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo quase experimental que será realizado em duas etapas: Etapa 1 ? Realização de cenário de simulação realística acerca dos sinais vitais e exame físico. Etapa 2 ? Aplicação da Escala de Simulação de Debriefing associado à Simulação (EaDaS). A amostra do estudo será composta por alunos do curso de enfermagem. Como critério de inclusão: ter cursado a Disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem; alunos do terceiro, quarto e quinto ano de enfermagem. Critérios de exclusão: Estar pendente ou reprovado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. Todos os graduandos dos respectivos anos serão convidados para participar da pesquisa. As simulações acontecerão no laboratório de enfermagem que será estruturado para a realização das simulações com os equipamentos e materiais necessários. Será assegurado o sigilo e anonimato das informações obtidas mediante a assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A aplicação da escala será realizada após a simulação realística. Estima-se que a duração será de 15 minutos. Os dados serão analisados utilizando estatística descritiva, medidas de tendência central, de dispersão. Para a comparação entre os grupos de alunos de acordo com o ano de graduação será utilizado ANOVA. A análise estatística será feita por meio do software IBM SPSS versão 19.0. Todos os aspectos éticos serão contemplados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Integrante / Fernanda Maria Vieira Pereira - Coordenador / Roberto Carlos Lyra da Silva - Integrante / Maria Ercília Rosa Chagas - Integrante / Nathália Maria Vieira Pereira-Caldeira - Integrante / Maithê de Carvalho e Lemos Goulart - Integrante / Laelson Rochelle Milanês Sousa - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - Atual

    ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO DE JOGO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA FAMILIARES CUIDADORES, Descrição: Trata-se de um projeto novo de inovação tecnológica em saúde articulado à pesquisa científica. A produção de jogos educativos, especialmente para dispositivos móveis, vai além do entretenimento, pois tem como objetivo principal deixar uma mensagem, ensinar um conteúdo ou prática, reabilitar ou promover uma experiência ou atividade, aliado à característica lúdica e motivadora dos jogos. Assim, podem ser usados como tecnologias educativas para a promoção da saúde, como é pretendido nesse projeto no que tange o aleitamento materno, considerando o grande acesso da população a esses aparelhos. Jogos são atividades voluntárias interativas, com algum nível de envolvimento emocional, com incerteza de resultado, em que um ou mais “jogadores” seguem regras que regem o seu comportamento em uma atividade artificial. Esses jogos podem, portanto, promover modificações no comportamento e em escolhas futuras, e no caso específico, vislumbram-se melhorias na adesão à prática da amamentação no contexto sociofamiliar, considerando as baixas taxas de sucesso. A 28ª Pesquisa Anual do Uso de Tecnologias de Informação da Fundação Getúlio Vargas afirma que o número de Smartphones em uso no Brasil irá igualar o de habitantes. Atualmente, existem 198 milhões de Smartphones no país e a estimativa é de que nos próximos dois anos, o total atinja 236 milhões. O Brasil já tem mais de um aparelho por habitante, ou 138% de penetração, um percentual maior que a média global, de 115%. Assim, desenvolver soluções computacionais no formato de aplicativos móveis representa um meio eficaz de disponibilizar ferramentas e atingir o público-alvo desejado, como por exemplo, os familiares cuidadores de recém-nascidos e lactentes. Para tal, foi realizada uma pesquisa metodológica que alcançou a construção e validação da cartilha educativa intitulada “Descomplicando a Amamentação”. A cartilha foi considerada satisfatória, apresentando Índice de Validade de Conteúdo global entre os juízes de 0,94 e entre o público-alvo de 0,98. Assim, foi validada quanto ao conteúdo e aparência por todos os participantes da pesquisa. Contudo, é preciso avançar com uma nova ferramenta computacional na área da saúde . Portanto, acredita-se que a disponibilização de um aplicativo de jogo tem potencial para auxiliar a compreensão das famílias acerca da amamentação, estimulando, assim, a autonomia dos familiares cuidadores de recém-nascidos e lactentes. Sendo este o foco do presente projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / NATHALIA DA COSTA MELLO - Integrante.

  • 2019 - Atual

    ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO DE JOGO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA FAMILIARES CUIDADORES, Descrição: Trata-se de um projeto novo de inovação tecnológica em saúde articulado à pesquisa científica. A produção de jogos educativos, especialmente para dispositivos móveis, vai além do entretenimento, pois tem como objetivo principal deixar uma mensagem, ensinar um conteúdo ou prática, reabilitar ou promover uma experiência ou atividade, aliado à característica lúdica e motivadora dos jogos. Assim, podem ser usados como tecnologias educativas para a promoção da saúde, como é pretendido nesse projeto no que tange o aleitamento materno, considerando o grande acesso da população a esses aparelhos. Jogos são atividades voluntárias interativas, com algum nível de envolvimento emocional, com incerteza de resultado, em que um ou mais “jogadores” seguem regras que regem o seu comportamento em uma atividade artificial. Esses jogos podem, portanto, promover modificações no comportamento e em escolhas futuras, e no caso específico, vislumbram-se melhorias na adesão à prática da amamentação no contexto sociofamiliar, considerando as baixas taxas de sucesso. A 28ª Pesquisa Anual do Uso de Tecnologias de Informação da Fundação Getúlio Vargas afirma que o número de Smartphones em uso no Brasil irá igualar o de habitantes. Atualmente, existem 198 milhões de Smartphones no país e a estimativa é de que nos próximos dois anos, o total atinja 236 milhões. O Brasil já tem mais de um aparelho por habitante, ou 138% de penetração, um percentual maior que a média global, de 115%. Assim, desenvolver soluções computacionais no formato de aplicativos móveis representa um meio eficaz de disponibilizar ferramentas e atingir o público-alvo desejado, como por exemplo, os familiares cuidadores de recém-nascidos e lactentes. Para tal, foi realizada uma pesquisa metodológica que alcançou a construção e validação da cartilha educativa intitulada “Descomplicando a Amamentação”. A cartilha foi considerada satisfatória, apresentando Índice de Validade de Conteúdo global entre os juízes de 0,94 e entre o público-alvo de 0,98. Assim, foi validada quanto ao conteúdo e aparência por todos os participantes da pesquisa. Contudo, é preciso avançar com uma nova ferramenta computacional na área da saúde . Portanto, acredita-se que a disponibilização de um aplicativo de jogo tem potencial para auxiliar a compreensão das famílias acerca da amamentação, estimulando, assim, a autonomia dos familiares cuidadores de recém-nascidos e lactentes. Sendo este o foco do presente projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / NATHALIA DA COSTA MELLO - Integrante.

  • 2019 - Atual

    ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO DE JOGO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO PARA FAMILIARES CUIDADORES, Descrição: Trata-se de um projeto novo de inovação tecnológica em saúde articulado à pesquisa científica. A produção de jogos educativos, especialmente para dispositivos móveis, vai além do entretenimento, pois tem como objetivo principal deixar uma mensagem, ensinar um conteúdo ou prática, reabilitar ou promover uma experiência ou atividade, aliado à característica lúdica e motivadora dos jogos. Assim, podem ser usados como tecnologias educativas para a promoção da saúde, como é pretendido nesse projeto no que tange o aleitamento materno, considerando o grande acesso da população a esses aparelhos. Jogos são atividades voluntárias interativas, com algum nível de envolvimento emocional, com incerteza de resultado, em que um ou mais jogadores seguem regras que regem o seu comportamento em uma atividade artificial. Esses jogos podem, portanto, promover modificações no comportamento e em escolhas futuras, e no caso específico, vislumbram-se melhorias na adesão à prática da amamentação no contexto sociofamiliar, considerando as baixas taxas de sucesso. A 28ª Pesquisa Anual do Uso de Tecnologias de Informação da Fundação Getúlio Vargas afirma que o número de Smartphones em uso no Brasil irá igualar o de habitantes. Atualmente, existem 198 milhões de Smartphones no país e a estimativa é de que nos próximos dois anos, o total atinja 236 milhões. O Brasil já tem mais de um aparelho por habitante, ou 138% de penetração, um percentual maior que a média global, de 115%. Assim, desenvolver soluções computacionais no formato de aplicativos móveis representa um meio eficaz de disponibilizar ferramentas e atingir o público-alvo desejado, como por exemplo, os familiares cuidadores de recém-nascidos e lactentes. Para tal, foi realizada uma pesquisa metodológica que alcançou a construção e validação da cartilha educativa intitulada Descomplicando a Amamentação. A cartilha foi considerada satisfatória, apresentando Índice de Validade de Conteúdo global entre os juízes de 0,94 e entre o público-alvo de 0,98. Assim, foi validada quanto ao conteúdo e aparência por todos os participantes da pesquisa. Contudo, é preciso avançar com uma nova ferramenta computacional na área da saúde . Portanto, acredita-se que a disponibilização de um aplicativo de jogo tem potencial para auxiliar a compreensão das famílias acerca da amamentação, estimulando, assim, a autonomia dos familiares cuidadores de recém-nascidos e lactentes. Sendo este o foco do presente projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Garcia Bezerra Góes - Coordenador / Aline Cerqueira Santos Santana da Silva - Integrante / NATHALIA DA COSTA MELLO - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

1 Lugar do prêmio "Professor Aloísio Teixeira", Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2019

3 Lugar - PRÊMIO VASCONCELLOS TORRES UFF, Universidade Federal Fluminense.

2018

1 Lugar Prêmio Saúde da Criança e do Adolescente - Categoria Estudante, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ).

2018

3 lugar - I Simpósio Internacional de Biossegurança, Universidade Federal Fluminense - Rio das Ostras.

2017

Prêmio Enfermeira Euzébia Jesus Pereira, Universidade Federal Fluminense - Campus Macaé.

2016

1 Lugar Prêmio Saúde da Criança e do Adolescente - Categoria Profissional, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ).

2015

2 lugar do prêmio Saúde da Criança e do Adolescente, Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ).

2014

1 lugar do Prêmio Dulce Neves da Rocha, Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ).

2010

Professor Homenageado, Centro Universitário Plínio Leite.

2010

Professor Homenageado, Centro Universitário Plínio Leite.

2010

Professor Homenageado - Paraninfa, Centro Universitário Plínio Leite.

2009

3 lugar na Comunicação Oral de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Centro Universitário Plínio Leite.

2009

2 lugar na Comunicação Oral na Semana de Enfermagem, Centro Universitário Plínio Leite.

2009

Professor Homenageado - Paraninfa, Centro Universitário Plínio Leite.

2009

Professor Homenageado, Centro Universitário Plínio Leite.

2008

Moção de Louvor pelo transcurso do Dia Nacional da Enfermagem Obstétrica, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2008

Professor Homenageado, Centro Universitário Plínio Leite.

2008

Professor Homenageado, Centro Universitário Plínio Leite.

2007

Aprovação em concurso público para os Hospitais Federais do Ministério da Saúde., Ministério da Saúde.

2007

Aprovação em concurso público de provas e títulos para professor assistente (Área Saúde da Criança), Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2006

Aprovação em processo seletivo para professor substituto na disciplina Práticas Educativas na Promoção da Saúde em Enfermagem., Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2005

Aprovação em processo seletivo simplificado para contratação de pessoal do Hospital dos Servidores de Estado., Hospital dos Servidores de Estado.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituto de Humanidades e Saúde. , Rua Recife, s/n, Jardim Bela Vista, 28895532 - Rio das Ostras, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27649604, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2020 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2018

      Ensino, Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Transdisciplinar de Pós-Graduação I: integralidade do cuidado na atenção à saúde da criança

    • 07/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2018

      Direção e administração, Instituto de Humanidades e Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora da disciplina Trabalho Monográfico I.

    • 01/2018

      Direção e administração, Instituto de Humanidades e Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenadora da disciplina Educação em Enfermagem.

    • 09/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem.

    • 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades e Saúde, Departamento de Enfermagem.,Linhas de pesquisa

    • 02/2016

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À CRIANÇA, AO ADULTO E AO IDOSO, EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE DA CRIANÇA I, ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE DA CRIANÇA II, ENFERMAGEM NO CUIDADO À SAÚDE DO ADOLESCENTE , TRABALHO MONOGRÁFICO I

    • 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro Titular no Colegiado de Curso do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras.

    • 02/2019 - 07/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração de Critérios para Licença para Capacitação.

    • 01/2017 - 01/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Revisão do Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

    • 10/2016 - 10/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Consultório de Enfermagem.

    • 09/2016 - 09/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho de Elaboração do Instrumento de Avaliação Docente.

    • 08/2016 - 01/2017

      Direção e administração, Instituto de Humanidades e Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora da disciplina Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado à Criança, ao Adulto e ao Idoso.

    • 05/2016 - 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Representante Docente do Grupo de Trabalho para Estudo de Espaços Comuns.

    • 08/2016 - 10/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades e Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora Local do Instituto de Humanidades e Saúde da UFF para a Agenda Acadêmica UFF 2016.

    • 02/2016 - 07/2016

      Direção e administração, Instituto de Humanidades e Saúde, .,Cargo ou função, Coordenadora da disciplina Enfermagem no Cuidado ao Adolescente.

  • 2008 - Atual

    Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras

    Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado

  • 2003 - Atual

    Associação Brasileira de Enfermagem

    Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa

  • 2003 - 2016

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico-administrativo, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Escola de Enfermagem Anna Nery.,Linhas de pesquisa

    • 04/2011 - 02/2016

      Direção e administração, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação.

    • 09/2010 - 04/2011

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, .,Serviço realizado, Enfermeira/Rotina/Educação Permanente da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

    • 09/2008 - 09/2010

      Direção e administração, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, .,Cargo ou função, Diretora Adjunta de Atividades Administrativas.

    • 09/2006 - 09/2008

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Divisão de Governança Interna.,Serviço realizado, Chefia da Divisão de Governança Interna (Área Administrativa).

    • 11/2003 - 09/2006

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, Unidade de Pacientes Internados.,Serviço realizado, Assistência, supervisão da equipe de enfermagem; Enfermaria Pediátrica.

  • 2014 - 2015

    Centro Universitário Anhanguera de Niterói

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10

    Atividades

    • 08/2014 - 12/2015

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Cuidar, Saúde da Criança e do Adolescente

  • 2007 - 2012

    Centro Universitário Plínio Leite

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Docente.

    Atividades

    • 03/2007 - 08/2012

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento em Enfermagem, Orientação de TCC, Pesquisa em Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Semiologia e Semiotécnica

  • 2004 - 2005

    FMG EMPREENDIMENTOS HOSPITALARES LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2004 - 07/2005

      Serviços técnicos especializados , Fmg Empreendimentos Hospitalares Ltda, .,Serviço realizado, Assistência de enfermagem.

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa

    Atividades

    • 04/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.,Linhas de pesquisa