Jucinei Ramos da Silva

Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Anglo Latino (FAL). Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (FADESA). Especialização em Arteterapia e Ensino de Educação Especial com ênfase em TGD pela Faculdade Venda Nova do Almirante - FAVENI. Especialista em Artes Visuais pelo Centro Universitário Faveni - UNIFAVENI. Docente e Supervisor Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Breu Branco - PA. Vencedor do 3 Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2013. Atuou a partir 1999 a 2012 como professor de séries iniciais e finais nos Municípios de Breu Branco e Tucuruí - PA. Em 2013 assumiu a Gestão da EMEIF Parsifal Pontes em Breu Branco. Em 2014 assumiu a Coordenação de Ensino da Arte do Município de Breu Branco (2014-2016) e foi aprovado no concurso público da Prefeitura Municipal de Tucuruí para o cargo de Professor de Artes enquanto ainda cursava a Licenciatura em Artes Visuais. Em 2016 atuou na Coordenação de Ensino da Arte e como Professor de Artes Visuais na EMEF João Batista de Oliveira em Breu Branco. Em 2017 atuou como Professor de séries iniciais e Coordenador Pedagógico na EMEIF Joaquim Barbosa em Breu Branco. A partir de 2018 assumiu o cargo de Professor de Artes Visuais na Secretaria Municipal de Educação em Parauapebas e em 2020 o cargo de Professor de Artes Visuais na Secretaria Municipal de Marabá. A partir de novembro de 2020 passou a atuar como Professor Preceptor de Artes Visuais do Programa Federal Residência Pedagógica junto a UNIFESSPA. Em fevereiro de 2021 publicou e lançou 5 livros sobre Arte Educação, sendo 4 da Coleção Brincando com a Arte e outro com o título Artes Visuais Para Crianças. Publicou em 2022 o livro infantil As Princesas Guerreiras do Arco-íris..Em 2023 executou o Projeto Arteterapia na Escola com alunos do ensino fundamental das Séries Finais. Atualmente atua como docente na rede pública municipal e estadual no Município de Parauapebas no Estado do Pará.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ARTES VISUAIS

2022 - 2023

Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
Título: O ENSINO DE ARTES VISUAIS COMO INSTRUMENTO DE FORAMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO REFLEXIVO

Especialização em ENSINO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM TGD

2021 - 2023

FACULDADE VENDA NOVA DO ALMIRANTE
Título: O ENSINO DE ARTES VISUAIS - REFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Especialização em ARTETERAPIA

2020 - 2023

FACULDADE VENDA NOVA DO ALMIRANTE
Título: ARTETERAPIA COMO PRÁTICA EXPRESSIVA E REFLEXIVA NA ESCOLA - QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM?

Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO

2015 - 2015

Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Título: Supervisão Escolar: A Atuação do Supervisor Educacional em Ação
Orientador: FRANCISCO NETO P. PINTO

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM ARTES VISUAIS

2012 - 2017

Universidade Federal do Pará
Título: DESAFIOS DA COORDENAÇÃO DE ENSINO DA ARTE NO MUNICÍPIO DE BREU BRANCO - PA: reflexões sobre a prática pedagógica para a área de Arte
Orientador: Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

2007 - 2011

Faculdade Anglo Latina
Título: DESNUTRIÇÃO - PREJUDICA A APRENSIZAGEM?
Orientador: JOSÉ JOÃO DA SILVA

Formação complementar

2017 - 2017

SEMANA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PLANEJAMENTO. (Carga horária: 30h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BREU BRANCO - PA, SEMED, Brasil.

2015 - 2016

II FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BREU BRANCO - PA, SEMED, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Oficina de Teatro. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

OFICINA DE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - ENFEITES NATALINOS. (Carga horária: 7h). , ELETROBRÁS - DISTRIBUIÇÃO PARÁ (PA), ELETROBRÁS, Brasil.

2014 - 2015

I FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BREU BRANCO - PA, SEMED, Brasil.

2014 - 2014

I ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. (Carga horária: 10h). , EMEIF GONÇALO VIEIRA, GV, Brasil.

2013 - 2013

Oficina de Composição Visual. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Professor Séries Iniciais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Professor de Séries Finais - Arte/educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Professor Preceptor de Artes Visuais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Professor Arteterapeuta.

Organização de eventos

SILVA, J. R. . I ENCONTRO PEDAGÓGICO DE ARTES VISUAIS DE 2016. 2016. (Outro).

SILVA, J. R. . II FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL. 2016. (Outro).

SILVA, J. R. . II CAPACITAÇÃO PARA ARTE/EDUCADORES DE BREU BRANCO. 2015. (Outro).

SILVA, J. R. . I ENCONTRO PEDAGÓGICO DE ARTES VISUAIS DE 2015. 2015. (Outro).

SILVA, J. R. . I FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL. 2015. (Outro).

SILVA, J. R. . I ENCONTRO PEDAGÓGICO DE ARTES VISUAIS DE 2014. 2014. (Outro).

SILVA, J. R. . II ENCONTRO PEDAGÓGICO DE ARTES VISUAIS DE 2014. 2014. (Outro).

SILVA, J. R. . I CAPACITAÇÃO PARA ARTE/EDUCADORES DE BREU BRANCO. 2014. (Outro).

Participação em eventos

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Outra).

ENCONTRO INTERCULTURALIDADE E NOVAS MÍDIAS: DESAFIOS DO ENSINO DA ARTE NA CONTEMPORANEIDADE. 2014. (Encontro).

I CONGRESSO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE BREU BRANCO. 2014. (Congresso).

FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS. 2013. (Outra).

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).

I SEMINÁRIO EDUCAÇÃO DO CAMPO IFPA/PARFOR. 2013. (Seminário).

PRÉ-FÓRUM DE ARTES VISUAIS DO PARFOR/UFPA TUCURUÍ. 2013. (Oficina).

I Fórum Regional de Educação de Parauapebas e Sul do Pará. 2005. (Outra).

Orientou

Gabriely Ferreira da Silva; Jéssica da Costa Sousa

; CADERNO DE ATIVIDADES 6 ANO - MARABÁ: UM OLHAR ATRAVÉS DOS MORBACH'S; 2021; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jucinei Ramos da Silva;

Elilete Macieira Trindade; Maraísa Moraes Paranhas

; CADERNO DE ATIVIDADES 7 ANO - OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL NAS OBRAS DE PEDRO MORBACH; 2021; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jucinei Ramos da Silva;

Carla Bianca Barros da Silva; Delma Pompeu Rodriguês

; CADERNO DE ATIVIDADES 8 ANO - MARCOS DA MEMÓRIA DE MARABÁ NAS OBRAS DE PEDRO MORBACH; 2021; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jucinei Ramos da Silva;

Kerollen Paulina Silva dos Santos; Milena Resende Morais

; CADERNO DE ATIVIDADES 9 ANO - PATRIMÔNIO CULTURAL NAS OBRAS DE AUGUSTO MORBACH E PEDRO MORBACH; 2021; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jucinei Ramos da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. R. . AS PRINCESAS GUERREIRAS DO ARCO-ÍRIS. 1ª. ed. Santa Catarina: CLUBE DOS AUTORES, 2022. v. 1. 31p .

  • SILVA, J. R. . ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS. 01. ed. GURUPI: EDITORA VELOSO, 2020. v. 100. 40p .

  • SILVA, J. R. . BRINCANDO COM A ARTE DE VAN GOGH. 01. ed. GURUPI: EDITORA VELOSO, 2020. v. 100. 40p .

  • SILVA, J. R. . BRINCANDO COM A ARTE DE VAN GOGH - ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL. 01. ed. GURUPI: EDITORA VELOSO, 2020. v. 100. 40p .

  • SILVA, J. R. . BRINCANDO COM A ARTE DE TARSILA DO AMARAL - ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL. 01. ed. GURUPI: EDITORA VELOSO, 2020. v. 100. 40p .

  • SILVA, J. R. . BRINCANDO COM A ARTE DE TARSILA DO AMARAL. 01. ed. GURUPI: EDITORA VELOSO, 2020. v. 100. 40p .

  • SILVA, J. R. . PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BREU BRANCO - PA 2015 (MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO).

Outras produções

SILVA, J. R. . PÁGINA NO FACEBOOK (GRUPO). 2014; Tema: ENSINO DA ARTE EM BREU BRANCO. (Rede social).

SILVA, J. R. . JOGO DE CARTAS - PINTURAS FAMOSAS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - JOGO DIDÁTICO).

SILVA, J. R. . ÁLBUM DIDÁTICO DE FIGURINHAS ARTES VISUAIS - ARTE RUPESTRE. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

SILVA, J. R. . POESIA DA VIDA. 2013. Performance.

SILVA, J. R. . AMAZONIA. 2014 (Composição Musical).

SILVA, J. R. . O FIM VEM!. 2014 (COMPOSIÇAO MUSICAL).

SILVA, J. R. . É PRECISO TER FÉ. 2014 (COMPOSIÇAO MUSICAL).

SILVA, J. R. . DEUS DO IMPOSSIVEL. 2014 (COMPOSIÇAO MUSICAL).

SILVA, J. R. . ORAÇÃO E LOUVOR. 2014 (COMPOSIÇAO MUSICAL).

SILVA, J. R. . TE AMAREI SENHOR!. 2014 (COMPOSIÇAO MUSICAL).

SILVA, J. R. . UM MAL ENTENDIDO. 2014 (COMPOSIÇAO MUSICAL).

SILVA, J. R. . PRINCESAS DO PAI. 2014 (COMPOSIÇAO MUSICAL).

SILVA, J. R. . VERBO DE DEUS. 2014 (COMPOSIÇAO MUSICAL).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EMEF FARUK SALMEN. , AVENIDA PAULO AFONSO, GUANABARA, 68515000 - Parauapebas, PA - Brasil, Telefone: (94) 981861129

Experiência profissional

2023 - 2023

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2020

Prefeitura Municipal de Breu Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES VISUAIS, Carga horária: 20

Outras informações:
ATUAÇÃO EM 2016 NAS SÉRIES INICIAIS (3, 4 e 5 ANOS) NA EMEIF JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA MINISTRANDO A DISCIPLINA ENSINO DA ARTE (ARTES VISUAIS).

2017 - 2018

Prefeitura Municipal de Breu Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 30

Outras informações:
SUPERVISÃO, ORGANIZAÇAO E SUPORTE PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES DA EMEIF JOAQUIM BARBOSA.

2014 - 2016

Prefeitura Municipal de Breu Branco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE ENSINO DA ARTE, Carga horária: 40

Outras informações:
ATUANDO NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, REUNIOES PEDAGÓGICAS, ORIENTAÇÃO PESQUISA E PREPARO DE MATERIAL PARA SUPORTE PEDAGÓGICO PARA AOS PROFESSORES DE ARTE DO MUNICIPIO DE BREU BRANCO.

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Breu Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GESTOR ESCOLAR

Outras informações:
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DA EMEIF PARSIFAL PONTES NO MUNICÍPIO DE BREU BRANCO - PA.

1999 - 2012

Prefeitura Municipal de Breu Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS, Carga horária: 40

Outras informações:
PROFESSOR TITULAR DE SÉRIES INICIAIS ATUANDO TAMBÉM NO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENTRE 1999 A 2001, E PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS E FINAIS EM 2009.

2010 - 2010

Prefeitura Municipal de Tucuruí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS, Carga horária: 40

Outras informações:
PROFESSOR TITULAR DE SÉRIES INICIAIS NA EMEIF MARIA BERNADETE.

2023 - Atual

Prefeitura Municipal de Parauapebas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES VISUAIS, Carga horária: 170

2020 - Atual

Prefeitura Municipal de Marabá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES VISUAIS, Carga horária: 100

2020 - Atual

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PRECEPTOR DE ARTES VISUAIS, Carga horária: 3

2023 - Atual

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES VISUAIS, Carga horária: 100

Outras informações:
DOCENTE DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO.