Marleide Reis de Araújo Santos Leopoldino

Marleide Reis de Araújo Santos Leopoldino, Psicóloga CRP12/23592. Psicóloga na Equipe de Proteção Social Especial de Média Complexidade/SUAS no município de Pedras Grandes/SC. Docente no curso de Psicologia da UNIBAVE/Orleans-SC. Professora de Psicologia e Segurança do Trabalho no CEDUP/Tubarão-SC. Fui Psicóloga na Corregedoria de Educação do Estado de Santa Catarina -CRE/Tubarão - integrante do NEPRE/ Núcleo de Educação, Atenção e Prevenção as Violências nas Escolas. Fui Professora do Ensino Médio integrado (CEDUP- Tubarão).Mestranda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC/ Linha de pesquisa: Promoção e Reabilitação Psicossocial. Possuo Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduada em Tecnóloga e Segurança do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduada em Plantão Psicológico pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Especialização em Docência para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Formação em Gestalt Terapia pelo Transborda Psicoterapias e Gestão e Políticas Públicas pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Possuo experiência como Preceptora de Estágio Supervisionado no curso de Psicologia da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e na UNIBAVE (2023), na Rede de Atenção Psicossocial RAS, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II/ atuando com AT Acompanhante Terapêutico, Psicologia Social Comunitária CRAS, Plantão Psicológico (UFRB) e CREAS. Fui aluna especial do Mestrado Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental na disciplina Estado, Políticas Públicas e Planejamento - Semestre 2022/1 PPGPLAN - UDESC, faço parte do NUNNCOG Núcleo de Neurociência e Neuropsicologia Cognitiva (UFRB), fui extensionista do Serviço de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFRB) na abordagem Gestalt-terapia, atuo como Psicóloga clínica em atendimentos online e Home CARE. Psicóloga Social- CREAS Braço do Norte/SC. Me dedico a estudar a Psicologia Social e Comunitária, Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Psicologia Fenomenológica Humanista e Existencial na lógica do território por acreditar que as pessoas tem direito aos seus direitos, assim, acreditando no poder dos encontros e das relações. Atuei como Psicóloga Social - Média Complexidade/SUAS - Gravatal-SC. Participante do grupo de Estudos METALTRANS/UFSC.

Informações coletadas do Lattes em 21/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

2022 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Helena Cortez

Especialização em andamento em Docência para Educação profissional

2022 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Especialização em FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA

2020 - 2021

Transborda Psicoterapias
Título: abrindo e fechando gestalts

Aperfeiçoamento em Plantão psicológico online

2020 - 2021

Universidade Federal do Sul da Bahia
Título: PLANTÃO PSICOLÓGICO ONLINE: DESCOLONIZANDO O TERRITÓRIO. Ano de finalização: 2021

Graduação em andamento em interdisciplinaridades Em Artes

2021 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em Psicologia

2015 - 2019

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em Segurança No Trabalho

2007 - 2010

Universidade de Santo Amaro

Formação complementar

2021 -

Extensão universitária em Formação em Supervisão. (Carga horária: 225h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2021 -

Extensão universitária em Preceptoria e supervisão em Psicologia. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2015 -

Extensão universitária em Psicologia. , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2022 - 2022

Politicas Publicas. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2022 - 2022

I FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL E. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2022 - 2022

2 FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL E. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2021 - 2021

FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA. (Carga horária: 8h). , GESTALT PARANA, GP, Brasil.

2021 - 2021

Auto lesão sem Intenção Suicida. (Carga horária: 3h). , Casa Amarela, CA, Brasil.

2020 - 2020

A prática do Gestalt-terapeuta: Ampliando possibilidades de manejo -. (Carga horária: 5h). , GESTALT PARANA, GP, Brasil.

2019 - 2019

Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 4h). , Serviço nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2019 - 2019

Politica Nacional de Humanização. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2017 - 2017

NR 32. (Carga horária: 3h). , Serviço nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Relações Interpessoais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Programas de Atendimento Comunitário.

Organização de eventos

SANTOS, M. R. A. . III Encontro de Psicologia da UFRB - Psicologia e Resistência Política: desafios contemporâneos. 2019. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . Seminário Reencôncavo Saúde e Semana Acadêmica 2019.2:. 2019. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . OS DESAFIOS DA PSICOLOGA NO CENARIO ATUAL. 2019. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . FEIRA DE SAUDE NO BAIRRO RENATO MACHADO. 2019. .

SANTOS, M. R. A. . SEMINARIO REENCONCAVO SAUDE E SAMANA ACADEMICA 20119.1. 2019. (Outro).

SANTOS, M. R. A. ; INAYARA OLIVEIRA . OFICINA PARA CRIANCAS E ADOLESCENTES NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA. 2019. (Outro).

SANTOS, M. R. A. ; INAYARA OLIVEIRA . TEATRO DE FANTOCHES NA FEIRA DE SAÚDE. 2018. .

SANTOS, M. R. A. . I Encontro de Saúde Mental e Espiritualidade. 2018. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . OFICINA DE PROMOÇÃO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS SÓCIO AFETIVOS PARA CRIANÇAS E JOVENS. 2018. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . ATUAÇÃO NO CRAS NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA. 2018. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SAÚDE MENTAL: ESTIGMA, SUS E RELAÇÕES RACIAIS. 2017. (Congresso).

SANTOS, M. R. A. . Seminário Negritude e Humanização: Diálogos do Possível. 2016. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . III Encontro de Psicologia da UFRB - Psicologia e Resistência Política: desafios contemporâneos. 2019. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . I Encontro de Saúde Mental e Espiritualidade. 2018. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . Seminário Reencôncavo Saúde e Semana Acadêmica 2019.2:. 2019. (Outro).

SANTOS, M. R. A. . DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SAÚDE MENTAL: ESTIGMA, SUS E RELAÇÕES RACIAIS. 2017. (Congresso).

SANTOS, M. R. A. . Seminário Negritude e Humanização: Diálogos do Possível. 2016. (Outro).

Participação em eventos

CICLO DE SEMINARIOS: POLITICA DE EDUCACAO PARA AS RELACOES ETNICO-RACIAIS - HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, realizado em FLORIANOPOLIS, no período de 01 a 29 de agosto de 2024.. 2024. (Seminário).

XIV Encontro Catarinense de Saúde Mental, realizado em 09/10/2023 a 11/10/2023, na cidade de Florianópolis. PRÁTICAS DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA. 2023. (Congresso).

Oficina de promoção e fortalecimento de vínculos sócio afetivos para crianças e jovens. 2018. (Oficina).

Roda de conversa: Clinica Ampliada: Uma proposta de inversão metadodologica em um CAPSII. 2018. (Seminário).

SEMINÁRIO REENCÔNCAVO SAÚDE E SEMANA ACADÊMICA 2018.2: Ser Re(en)côncavo é compromisso.SEMINÁRIO REENCÔNCAVO SAÚDE E SEMANA ACADÊMICA 2018.2: Ser Re(en)côncavo é compromisso. 2018. (Seminário).

congresso de Neuropsicologia. 2017. (Congresso).

Empreendedorismo na Psicologia. 2017. (Congresso).

pdp. 2014. (Seminário).

ssma. 2014. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Eulalia Bet Böger

SANTOS, M. R. A.. INCÔMODO CÔMODO: PERSPECTIVAS SOBRE A BRANQUITUDE EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DO SUL CATARINENSE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Unibave.

Aluno: Emily Caetano

SANTOS, M. R. A.. ?NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS? ? A BUSCA PELA AUTONOMIA DOS USUÁRIOS DE CAPS ATRAVÉS DA INSERÇÃO DE GRUPOS DE GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE COGESTÃO DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA LITERATURA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Unibave.

Aluno: Adrielle dos Santos Costa

INAYARA OLIVEIRA; DAVI, E. H. D.;SANTOS, M. R. A.. ?O trabalho de psicólogas (os) na atuação clínica e psicossocial com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: uma revisão de literatura?,. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Orientou

Helena Moraes

Praticas de cuidados em saúde mental infanto juvenil num CAPSi; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Olivia Rochadel

PESQUISA ESTRUTURADA PARA CONDUÇÃO DE AULA EM MEDICINA DO TRABALHO: Oportunizando reflexões sobre a segurança no trabalho em saúde; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para Educação profissional) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Marleide Reis de Araújo Santos Leopoldino;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. R. A. ; Cortes, Helana Moraes . PRÁTICAS DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Daniel Luís Viana Cruz ; INAYARA OLIVEIRA . Teatro de fantoches: arte e educação em saúde para prevenção do câncer de mama. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M. R. A. . Atuação do psicólogo na Perspectiva da Psicologia Social Comunitária (SUAS-CRAS)?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, M. R. A. . Projeto Terapêutico Singular: uma escuta, duas vidas e tantas historias 2019 (ESTÁGIO ESPECÍFICO SUPERVISIONADO I E II NA ÁREA DA SAÚDE /CAPSII).

  • SANTOS, M. R. A. . Politica Nacional de Humanização. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2014

Prêmio por meritrocacia, BRF.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Profissional Liberal

Vínculo: Liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12

Outras informações:
Psicoterapia online e Home Care.

2021 - 2022

Prefeitura de Santo Antonio de Jesus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial, Carga horária: 20

2019 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

BRF - Brasil Foods

Vínculo: Funcionário Privado, Enquadramento Funcional: vendas e supervisão, Carga horária: 44

Outras informações:
Cursos: Secretariado, recepcionista de hospital e clinica, informática. Experiências /estágios : Nutri massas.

2022 - 2022

Prefeitura de Braço do Norte-SC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Psicóloga CREAS/ Pasta Idoso e pessoa com deficiência

2023 - Atual

Prefeitura de Gravatal-SC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Psicóloga Social na Média Complexidade- SUAS

2023 - 2023

UNIBAVE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Psicóloga Social, Carga horária: 6

2024 - Atual

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora das disciplina de Psicologia da Saúde, Psicologia das Relações Humanas, Ergonomia, Medicina do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade de Vida e Segurança e Higiene do Trabalho.

2025 - Atual

Prefeitura de Pedras Grandes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 20

Outras informações:
Psicóloga na Equipe Social Especial de Média Complexidade/SUAS

2025 - Atual

Prefeitura de Pedras Grandes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 20

Outras informações:
Psicóloga na Equipe Social Especial de Média Complexidade/SUAS

2025 - Atual

Prefeitura de Pedras Grandes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 20

Outras informações:
Psicóloga na Equipe Social Especial de Média Complexidade/SUAS

2025 - Atual

Prefeitura de Pedras Grandes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 20

Outras informações:
Psicóloga na Equipe Social Especial de Média Complexidade/SUAS