Luan Carlos Martins dos Santos

Possui formação técnica em eletromecânica pela instituição SENAI "Celso Charuri", graduação em engenharia de telecomunicações (CREA - SP ativo) e mestrado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Além disso, possui MBA em gestão de negócios pela Universidade Estadual de São Paulo (USP) e residência tecnológica em inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e segurança cibernética pelo programa de parceria entre a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Profissionalmente, trabalhou como jovem aprendiz na área administrativa do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), como estagiário e analista na área comercial (pré-vendas) da Padtec e, atualmente, trabalha como analista de testes de produtos de sistemas DWDM (software) na mesma empresa. Durante a graduação, trabalhou dois anos como auxiliar de docente na área de redes de comunicações, seis meses com monitoria de matemática discreta e fez iniciação científica (IC) na área de eletromagnetismo. Com efeito, publicou um artigo sobre solução de problemas com simulação computacional no congresso de IC da UNICAMP. Adicionalmente, trabalhou com ensino de física e matemática, inclusive com alunos especiais. No mestrado, além de publicar no instituto de engenheiros eletricistas e eletrônicos (IEEE) um artigo, em inglês, sobre machine learning aplicado em telecomunicações, teve seu nome citado pelos autores no livro "Digital Coherent Optical Systems: Architecture and Algorithms" por contribuir na revisão da obra.

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica

2022 - 2025

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estimação de QoT em Baseada em Técnicas de Aprendizado de Máquina Customizadas para Redes Ópticas Particulares, Ano de Obtenção: 2025
Darli Augusto de Arruda Mello.Coorientador: Kayol Soares Mayer. Palavras-chave: Comunicações Ópticas; Machine Learning; Digital Twin.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em MBA em Gestão de Negócios

2021 - 2023

Universidade de São Paulo
Título: A pandemia do Coronavírus, durante os anos de 2020 e 2021, estimulou o mercado de telecomunicações?
Orientador: Lincoln Nogueira Marcellos

Graduação em Engenharia de Telecomunicações

2014 - 2021

Universidade Estadual de Campinas
Título: Solução de Marketing Mobile para Lojas de Pequeno Porte
Orientador: Ulisses Martins Dias

Curso técnico/profissionalizante em Eletromecânica

2011 - 2012

Escola SENAI "Celso Charuri"

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Residência Tecnológica em IA, IoT e Segurança Cibernética (Teoria). (Carga horária: 180h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

IX Semana de Tecnologia em Foco. 2018. (Congresso).

VIII Semana de Tecnologia em Foco. Solução Numérica de problemas em Eletromagnetismo. 2017. (Congresso).

XXXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais. 2017. (Congresso).

VII Semana de Tecnologia em Foco. 2016. (Congresso).

XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Solução Numérica de problemas em Eletromagnetismo. 2016. (Congresso).

VI Semana de Tecnologia em Foco. 2015. (Congresso).

V Semana de Tecnologia em Foco. 2014. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MAYER, KAYOL S. ; DOS SANTOS, LUAN C. M. ; PINTO, ROSSANO P. ; DAL MASO, MARCOS P. A. ; ROTHENBERG, CHRISTIAN E. ; ARANTES, DALTON S. ; MELLO, DARLI A. A. . DNN-based QoT Estimation Using Topological Inputs and Training with Synthetic-Physical Data. In: 2023 IEEE Photonics Conference (IPC), 2023, Orlando. 2023 IEEE Photonics Conference (IPC), 2023. p. 1.

  • CARLOS MARTINS DOS SANTOS, LUAN ; SALVADOR TIMOTEO, VARESE . Solução numérica de problemas em eletromagnetismo. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2016, 2016, Campinas, 2016.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Padtec - Optical Components and Systems

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Engenharia de Testes Jr., Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalho na equipe responsável pela execução dos testes das funcionalidades dos equipamentos ativos que compõem a infraestrutura das redes de comunicações ópticas DWDM. Todas as funcionalidades destes equipamentos são definidas em software embarcado. Além disso, também sou responsável pela execução dos testes em softwares de gerenciamento e planejamento de redes ópticas. As principais atribuições são: "Testar as funcionalidades associadas aos equipamentos ativos de sistemas DWDM como amplificadores ópticos, transponders, multiplexadores e demultiplexadores gerenciáveis, chaves ópticas, WSS, entre outros"; "Testar as funcionalidades associadas a software de gerenciamentos de redes de comunicações ópticas"; e "Testar as funcionalidades associadas a software de planejamento de redes de comunicações ópticas".

2021 - 2023

Padtec - Optical Components and Systems

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Planejamento de Redes Jr., Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou na equipe de Planejamento e Projeto de Redes de Comunicações Ópticas, área que pertence ao setor Comercial, e ao departamento de Negócios. As principais atividades exercidas foram: "Pré-vendas: elaboração e apresentação de propostas técnicas e comerciais sobre redes DWDM para clientes como provedores de internet (ISP), grandes operadoras de telecomunicações, empresas que atuam no mercado de utilities, data centers"; e "Pós-vendas: elaboração de pedidos de produção de projetos vendidos, Automação de processos internos com Python e VBA"; e "Treinamento de estagiários da área".

2019 - 2021

Padtec - Optical Components and Systems

Vínculo: Estágio Profissional, Enquadramento Funcional: Estagiário de Planejamento de Redes, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalhou na equipe de Planejamento e Projeto de Redes de Comunicações Ópticas, área que pertence ao setor Comercial, e ao departamento de Negócios. As principais atividades exercidas foram: "Pré-vendas: elaboração e apresentação de propostas técnicas e comerciais sobre redes DWDM para clientes como provedores de internet (ISP) e grandes operadoras de telecomunicações"; e "Pós-vendas: elaboração de pedidos de produção e Automação de processos internos com VBA".

2023 - 2024

Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, CPqD

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente em IA, IoT e Segurança Cibernética, Carga horária: 15

Outras informações:
Trabalhou na área de inteligência artificial, expecificamente com processamento de linguagem natural (NLP). As principais atividades exercidas foram: "Preparação de datasets"; "Treinamento (fine-tuning) de modelos de linguem grande (large language model - LLM)"; "Avaliação de LLM treinado"; e "Documentação de soluções desenvolvidas com LLM".

2020 - 2021

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Matemática Discreta, Carga horária: 8

Outras informações:
Trabalhou como monitor (Programa Auxilio Docência - PAD) de matemática discreta na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP.

2017 - 2019

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou como auxiliar de docente na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. A principal atividade foi ajudar na elaboração de um material de didático para as disciplinas de Redes de Comunicações I e II.

2015 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 15

Outras informações:
Trabalhou como bolsista de iniciação científica em eletromagnetismo na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. O título do trabalho de pesquisa desenvolvido é "Soluções Numéricas em Problemas de Eletromagnetismo". As principais atividades foram: "Realizar simulações de problemas de Eletrostática e Eletrodinâmica no Fortran 90"; "Realizar cálculos numéricos de Problemas de Eletrostática e Eletrodinâmica no Mathematica"; e "Comparar os resultados obtidos através de simulações com os resultados obtidos por meio dos cálculos numéricos". Conceitualmente, usou-se a Equação de Poisson para observar o potencial elétrico, e as Equações de Maxwell para analisar os campos elétrico e magnético.

2018 - 2018

Orienta Para a Vida

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Trabalhou com ensino de Física e Matemática para alunos de ensino fundamental, médio e superior. Inclusive, ministrou aulas para alunos especiais como portadores de síndrome de down, autismo etc.

2013 - 2014

Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Serviços Gerais Administrativo, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou como jovem aprendiz para ISBET Campinas, uma Instituição de Qualificação de Jovem Aprendiz. As principais atribuições foram: "Organização de arquivos e documentos"; "Atendimento ao cliente (empresários e aprendizes)"; e "Auxiliar nos processos de recrutamento e seleção".