Alexandre Agustini

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Informática pela Universidade Nova de Lisboa (2006). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Engenharia de Software. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento da Língua Natural, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de textos, aprendizagem automática, análise sintática e semântica de língua natural.

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Informática

1999 - 2006

Universidade Nova de Lisboa
Título: Aquisição Automática de Subcategorização Sintáctico-Semântica e sua Utilização em Sistemas de Processamento da Língua Natural
Orientador: Gabriel Pereira Lopes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Restrições de seleção; Subcategorização; Mineração de textos; Aprendizagem.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Ciência da Computação

1995 - 1997

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Experiência de utilização do Formalismo Gramáticas Síncronas de Adjunção de Árvores" para Constrrução de um Módulo de Transferência Esturutural, Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Vera Lúcia Strube de Lima
Palavras-chave: Gramáticas de Adjunção de Árvores; Tradução Automática; Sistemas Transfer; Gramáticas Síncronas.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Informática; Outros Setores.

Especialização em Pós Graduação Em Ciência da Computação

1988 - 1990

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Computação

1983 - 1987

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2007 - 2007

Inovação Curricular: Sensibilização para mudanças. (Carga horária: 12h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

2007 - 2007

Office Open XMP Developer Workshop. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2007 - 2007

Inovação Curricular: Sensib. para as Mudanças da U. (Carga horária: 25h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Capacitação Docente 20% a Distância. (Carga horária: 24h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

2007 - 2007

Projeto Reflexões. (Carga horária: 24h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

2006 - 2006

Cap. Docente: Inovação no Cenário da Docência Univ. (Carga horária: 10h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

2005 - 2005

Cap. docente - A Educação como construção da Pesso. (Carga horária: 9h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

2005 - 2005

Cap. Docente: Vivências e Visão de Futuro. (Carga horária: 9h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

1998 - 1998

VI Escola de Computação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1993 - 1993

Banco de Dados Clarion Professional Developer. (Carga horária: 15h). , Life Tech Centro de Ensino, LTCE, Brasil.

1992 - 1992

Introdução à Computação Vetorial. (Carga horária: 40h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

1992 - 1992

Aval. do Desemp. Docente - A Dimensão Metodolog. (Carga horária: 8h). , PUCRS, PUCRS, Brasil.

1990 - 1990

Curso de Curta Duração. , Instituto de Matemática e Estatística, IME USP, Brasil.

1984 - 1984

Treinamento em Programação. (Carga horária: 140h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento da Língua Natural.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Mineração de Textos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Aprendizagem Automática.

Organização de eventos

ZORZO, A. F. ; AGUSTINI, Alexandre ; BACELO, A. P. T. ; CALLEGARI, D. A. ; NUNES, C. ; YAMAGUTI, M. H. . Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. 2016. (Congresso).

LISBOA, M. L. B. ; LIMA, Vera Lúcia Strube de ; AGUSTINI, Alexandre . III Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP). 1999. (Congresso).

Participação em eventos

HP Brazil International Tech Symposium. 2007. (Simpósio).

XII Brazilian Symposium on Artificial Intelligence (SBIA). 2005. (Simpósio).

XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).Using semantic word classes in text information retrieval systems. 2002. (Simpósio).

3o Congresso da Escola Particular Gaúcha. 1998. (Congresso).

III Simpósio Nacional de Informática. Processamento de Linguagem Natural. 1998. (Congresso).

Workshop A Escola On Line e Tecnologias Digitais. 1998. (Oficina).

I Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA).Tratamento de Divergências na Tradução Automática. 1997. (Encontro).

Curso Superior de Polícia Militar.Sistema Music e Internet. 1995. (Outra).

5o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 1994. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Alessandro Hunhoff e Emerson Hauser

OLIVEIRA, F. M.;AGUSTINI, Alexandre; COPSTAIN, B.. Geração Automática de Scripts para Teste de Software. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - PUCRS.

Aluno: Diogo Sawitzki Cansi

PROLO, C. A.;AGUSTINI, Alexandre; GONZALEZ, Marco. Uma Ferramenta para Recuperação Automática de Respostas a Consultas de Suporte ao Cliente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - PUCRS.

Aluno: Ruri Silveira e Jordani Bolzoni

GONZALES, M. A. I.;LIMA, Vera L Strube deAGUSTINI, Alexandre. Nominalizador para a Língua Portuguesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - PUCRS.

PROLO, C. A.;AGUSTINI, Alexandre. Gerador de Reconhecedores de Linguagens GLC Baseado no Algoritmos de Early. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - PUCRS.

AGUSTINI, Alexandre. Dialog View. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - PUCRS.

AGUSTINI, Alexandre. Paipi - Uma Interface Inteligente. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - PUCRS.

AGUSTINI, Alexandre. PARLA. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - PUCRS.

AGUSTINI, Alexandre. GEOS: Gerador de Editores Orientados a Sintaxe. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - PUCRS.

AGUSTINI, Alexandre. AD: Analisador Sintático e Semântico para a Linguagem Pascal. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - PUCRS.

AGUSTINI, Alexandre. LBD Lirius Sistema Gerenciador de BD. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - PUCRS.

AGUSTINI, Alexandre. SISP Sistema Interativo de Simulação Parametrizável. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - PUCRS.

TEIXEIRA, A.; LIMA, Vera Lúcia Strube de; OLIVEIRA, L. C.;AGUSTINI, Alexandre. Membro do Comitê de Programa - PROPOR 2008 (International Conference on Computational Processing of Portuguese). 2007. Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.

LOPES, Gabriel P; SILVA, J. F.; DIAS, G.; ROCIO, V.;AGUSTINI, Alexandre. Membro do Comitê de Programa e avaliador do TEMA (2nd Workshop on Text Mining and Applications). 2007. Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.

BRAZDIL, P.; JORGE, A.;AGUSTINI, Alexandre. Avaliador de artigos - Encontro Português de Inteligência Artificial. 2001. Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.

Orientou

Matheus Cavalheiro Teixeira

Teste de Infra-estrutura Virtualizada para Aplicações Corporativas; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - PUCRS, Fundação Irmão José Otão; (Orientador);

Filipi Dias Teixeira

Teste de Infra-estrutura Virtualizada para Aplicações Corporativas; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Engenharia da Computação) - PUCRS, Fundação Irmão José Otão; (Orientador);

Daniel S Silva e Guilherme P Falcão

SGTS - Sistema de Gerência de Teste de Software; 2006; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

Cristiano Brandão

Um Sistema de Workflow para o Trabalho de Conclusão da Faculdade de Informática; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

Leandro Grehs Leite

Sistema de Gerenciamento de Recursos Distribuidos; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

Ricardo Mascarello

Extensão de um Analisador Sintático baseado em TAGs para incorporar Lexicalização e Funções de Depuração; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

Alex Pato Hoffmann

Avaliação de Atributos em uma Gramática Livre de Contexto Genérica; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

-

ANE-FA - Transferência de Documentos utilizando Winsockets; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

-

SAVF: Sistema de Autimação para as Varas Federais; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

-

LIGA: Linguagem de Interfaces Gráficas Amigáveis; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

-

ADI-YACC; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - PUCRS; Orientador: Alexandre Agustini;

Alex Pato Hoffmann

Projeto ProGramma; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Agustini;

Felipe Boher Paim

REXXPORT - Biblioteca de Rotinas Portáveis para REXX; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandre Agustini;

Produções bibliográficas

  • GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P ; AGUSTINI, Alexandre . Automatic Acquisition of Formal Concepts from Text. LDV-Forum , v. 23, p. 59-74, 2008.

  • GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Clustering Syntactic Positions with Similar Semantic Requirements. Computational Linguistics. Association for Computational Linguistics , v. 31, n.1, p. 107-146, 2005.

  • GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Learning Subcategorisation Information to Model a Grammar with Co-Restrictions. Traitement Automatique Des Langues , v. 44, n.1, p. 93-117, 2003.

  • GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Usando la co-composicionalidad para el aprendizaje de la subcategorización sintáctico-semántica. Procesamiento del Lenguaje Natural , Junta de Castilla y Leon, v. 29, p. 21-38, 2002.

  • AGUSTINI, Alexandre ; LIMA, Vera L Strube de . Traduction automatique et divergences structurelles. Cahiers de l'Institut de Linguistique de Louvain , v. 24, p. 39-47, 1998.

  • AGUSTINI, Alexandre ; ZORZO, A. F. (Org.) ; CAMPOS, M. B. (Org.) . Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de computação. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. v. 1. 2952p .

  • GAMALLO, Pablo ; GASPERIN, Caroline ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P ; LIMA, Vera L Strube de . Using Syntax-Based Methods for Extracting Semantic Information. In: Alessandro Lenci; Simonetta Montemagni; Vito Pirelli. (Org.). Acquisiton and Representation of Word Meaning. Pisa-Roma: Instituti Editoriali e Poligrafici Internazionali, 2005, v. 22-23, p. 201-229.

  • AGUSTINI, Alexandre ; GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P . Lexical Learning for Attachment Resolution. In: A. Branco; A. Mendes; R. Ribeiro. (Org.). Language Technology for Portuguese: Shallow Processing Tools and Resources. Lisboa, Portugal: Colibri, 2004, v. , p. 105-120.

  • GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P ; AGUSTINI, Alexandre . Inducing Classes of Terms from Text. In: Text, Speech and Dialogue. Proceedings of the 10th International Conference TSD 2007, 2007, Pilsen, Czech Republic. Lecuture Notes in Computer Science. Berlin: Springer-Verlag: Vaclav Matousek and Pavel Mautner(eds), 2007. p. 31-38.

  • NONCHEVA, Veska ; GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . A Stochastic Approach for Finding of Semantically Related Words. In: Tenth International Summer Conference on Probability and Statistics (Workshop of the Seminar on Statistical Data Analisys - SDA'2003), 2004, Sozopol, Bulgaria. Proceedings, 2004. v. 16. p. 171-182.

  • GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P ; AGUSTINI, Alexandre . Disambiguation and Optional Co-composition. In: Traitement Automatique de la Langue Naturelle (TALN), 2004, Fez. 11th Conference on Natural Language Processing (TALN'04), 2004.

  • GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Acquiring Semantic Classes to Elaborate Attachment Heuristics. In: 11th Portuguese Conference on Artificial Intelligence (EPIA'03), 2003, Beja. Progress in Artificial Intelligence. Berlin, Germany: Springer -Verlag, 2003. v. LNAI. p. 479-488.

  • NONCHEVA, Veska ; GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Automatic Acquisition of Word Selection Restricitions: a Stochastic Approach. In: International Conference of Recent Advances in Natural Language Processing (RANLP'03), 2003, Borovets, Bulgaria. Proceedings, 2003. p. 347-351.

  • AGUSTINI, Alexandre ; GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P . Selection Restrictions Acquisition for Parsing Improvement. In: International Conference of Applications of Prolog, 2002, Tokio. Selected Articles of 14th International Conference of Applications of Prolog. Berlim: Springer Verlag, 2001. v. 2543. p. 129-146.

  • AGUSTINI, Alexandre ; GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P . Assessement of Restrictions Acquisition. In: Brazilian Symposium of Artificial Intelligence, 2002, Porto Galinhas/Recife. Advances in Artificial Intelligence, 16th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence, SBIA 2002. Berlim: Springer Verlag, 2002. v. LNAI. p. 407-417.

  • GAMALLO, Pablo ; GONZALEZ, Marco ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P ; LIMA, Vera Lúcia Strube de . Mapping Syntactic Dependencies into Semantic Relations. In: ECAI-02, Workshop Natural Language Processing and Machine Learning for Ontology Engineering, 2002, Lyon, 2002. p. 15-22.

  • GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Using Co-composition for Acquiring Syntactic and Semantic Subcategorisation. In: ACL-SIGLEX'02, 2002, Philadelphia, 2002. p. 34-41.

  • GAMALLO, Pablo ; GASPERIN, Caroline ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Syntactic-Based Methods for Measuring Word Similarity. In: Text, Speech, and Discourse, TSD 2001, 2001, Zelezna Ruda - Spicak. Berlim: Springer Verlag, 2001. p. 116-125.

  • GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . The role of co-specification for the acquisition of selection restrictions from unsupervised corpora. In: Workshop on Applications Apprentissage, Acquisition des connaissances \`a partir de Textes Electroniques (A3CTE), 2001, Grenoble, 2001. p. 27-33.

  • AGUSTINI, Alexandre ; GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P . Selection Restrictions Acquisition for Parsing and Information Retrieval Improvement. In: International Conference of Applications of Prolog, Workshop on Web Applications for the Legal Domain (WALD'2001), 2001, Tokio, 2001. p. 466-479.

  • GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Selection Restrictions Acquisition from Corpora. In: 10th Portuguese Conference on Artificial Intelligence (EPIA), 2001, Porto. Lecture Notes in Artificial Inteligence, LNAI. Berlin: Springer Verlag, 2001. v. 2258. p. 30-43.

  • GASPERIN, Caroline ; GAMALLO, Pablo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P ; LIMA, Vera Lúcia Strube de . The use of syntactic contexts for measuring word similarity. In: Workshop on Semantic Knowledge Acquisition and Categorisation, ESSLLI'01, 2001, Helsinki, 2001.

  • AGUSTINI, Alexandre ; LIMA, Vera Lúcia Strube de . An experiment on Synchronous TAGs for the construction of a Transfer Module. In: Fourth International Workshop on Tree Adjoining Grammars and Related Frameworks, 1998, Philadelphia. Proceedings of the 4th Workshop on Tree-Adjoining Grammars, 1998.

  • FERREIRA, S. N. ; AGUSTINI, Alexandre ; BACELO, A. P. T. ; CAMPOS, M. B. ; GONZALES, M. A. I. ; MORA, M. C. ; POHLMANN FILHO, O. . Experiências do Campus Global rumo à Universidade Virtual. In: Taller Internacional de Software Educativo TISE'98, 1998, Santiago. Proceedings of the Taller Internacional de Software Educativo, 1998.

  • AGUSTINI, Alexandre ; LIMA, Vera Lúcia Strube de . Tratamento de Divergências Estruturais na Tradução Automática. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 1997, Brasília. Anais do 1o. Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 1997.

  • AGUSTINI, Alexandre ; LIMA, Vera L Strube de . Tratamento de divergências estruturais na tradução automatica. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 1997, Brasília. Anais do ENIA. Porto Alegre: Copias Xerograficas Todeschini, 1997. p. 105-111.

  • FAVERO, E. L. ; AGUSTINI, Alexandre ; AZEREDO, P. R. ; PRICE, R. T. . Os Comandos de Navegação em um Editor Dirigido por Sintaxe. In: Reunião de Trabalho e Coletânea de Resultados 4, Projeto Estra, SID Informática, 1988. Reunião de Trabalho e Coletânea de Resultados 4, Projeto Estra, SID Informática. v. 1. p. 307-317.

  • OSÓRIO, Fernando Santos ; AGUSTINI, Alexandre ; POLANCZYK, Carlos Alexandre . Sistema de Banco de Dados Orientado a Álgebra Relacional - SIBDAR. In: VII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 1987, Salvador, Ba. Anais do VII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CTIC (Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica), 1987. p. 452-461.

  • SILVA, Douglas Michaelsen da ; Brukschen, M. ; BRIDI, Paulo ; GRANADA, Roger ; VIEIRA, Renata ; AGUSTINI, Alexandre ; NORTHFLEET, Caio ; PRASAD, R. ; SANDER, T. . Semantic Web and Knowledge Management in User Data Privacy. In: 28th International Conference on Conceptual Modeling, 2009, GRAMADO, BRAZIL. Revista de Informática Teórica e Aplicada - RITA,, 2009. v. 16.

  • SILVA, Douglas Michaelsen da ; Brukschen, M. ; BRIDI, Paulo ; GRANADA, Roger ; AGUSTINI, Alexandre ; VIEIRA, Renata ; NORTHFLEET, Caio . Privacidade e responsabilização: representação do domínio. In: 7th Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology, 2009, São Carlos, SP. STIL Workshop on Portuguese and Multi-lingual Ontologies building, 2009. p. 1-2.

  • GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P ; AGUSTINI, Alexandre . Extraction of Lexico-Semantic Classes from Text. In: International Workshop on Ontologies in Text Technology, OTT'06, 2007, Osnabrück. PICS: Publications of the Institute of Cognitive Science. Osnabrück, Germany: Kai-Uwe Kühnberge, Peter König, Petra Ludewig (eds.), 2007. v. 1. p. 39-44.

  • GAMALLO, Pablo ; QUARESMA, Paulo ; AGUSTINI, Alexandre ; LOPES, Gabriel P . Using semantic word classes in information retrieval systems. In: SBIE'02 - XII Symposium Brasileiro de Informática na Educação, 2002, Porto Alegre. Workshop de Ontologias, 2002.

  • AGUSTINI, Alexandre ; GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P . Lexical Learning for Attachment Resolution. In: Workshop on Tagging and Shallow Processing of Portuguese (TASHA'2003), 2003, Lisboa, Portugal, 2003. p. 1-4.

  • AGUSTINI, Alexandre ; SAIKOSKI, K. B. . Call-Us - Automatic Webpage Publishing System. In: World Conference of the WWW, Internet and Intranet, 1998, Orlando, FL, USA. Proceedings of the Webnet 98, 1998.

  • AGUSTINI, Alexandre ; MOREIRA, A. F. ; ZORZO, A. F. ; SAIKOSKI, K. B. ; FERREIRA, S. N. . Logical File Deletion: Undelete Program for MUSIC. In: Music Users Group Meeting, 1993, Montereal. MUSIC NEWS, 1993. v. 32. p. 47-48.

  • AGUSTINI, Alexandre ; MOREIRA, A. F. ; ZORZO, A. F. ; FERREIRA, S. N. ; SPILLER, S. . Public Usercodes: An Environment for Teaching Programming. In: Music Users Grouo Meeting, 1992, Montereal. MUSIC NEWS, 1992. v. 31. p. 39-43.

  • FAVERO, E. L. ; KOLIVER, C. ; AGUSTINI, Alexandre ; PRICE, R. T. . A Implementação de um Avaliador Incremental de GA. In: Reunião de Trabalho e Coletânea de Resultados 4, Projeto Estra, SID Informática, 1988, São Paulo. Reunião de Trabalho e Coletânea de Resultados 4, Projeto Estra, SID Informática. v. 1. p. 265-267.

  • GAMALLO, Pablo ; LOPES, Gabriel P ; AGUSTINI, Alexandre . Automatic Acquisition of Formal Concepts from Text. LDV-Forum , 2007.

Outras produções

ZORZO, A. F. ; MAZZARDO, B. B. ; AGUSTINI, Alexandre ; ARAUJO, M. O. ; MALUF, G. ; MACHADO, J. H. . OnePay - App para compartilhamento de pagamentos. 2017.

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2007

    Virtualização XEN, Descrição: Este projeto apresenta uma parceria entre a Faculdade de Informática em cooperação com a HP na área de virtualização. As iniciativas estão voltadas para configuração e gerência de máquinas virtuais, análise de desempenho e teste de infra-estrutura virtualizada. Neste contexto a participação se insere na linha de pesquisa: "Teste de infra-estrutura virtualizada para aplicações corporativas".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Integrante / Flávio Moreira de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Hewlett-Packard Brasil - Matriz - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2002 - 2003

    FASTLING, Descrição: This project aims at: 1) adapting to French the Portuguese parser, capable of fault fiding, fault correction and learning, 2) improving the DYALOG system (French)), 3) improving the Portuguese and French parsers by including knowledge automatically extracted, namely multi-words and semantic restrictions mined at the lexical level, 4) cooperating in the area of Multilanguage Access to multilanguage information, 5) creating the necessary synergies for submitting an European project, 6) creating a cooperation pole between the portuguese and French teams, specialized in Language Engineering, based on the development of tools, environments and systems for various applications in Human Language technologies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Integrante / Gabriel P Lopes - Coordenador / Vitor Rocio - Integrante., Financiador(es): Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2003

    Tradaut-PT, Descrição: TRADAUT-PT - Automatic Translation System from and into Portuguese for Public Administration The project is established under Action Line 3.2 of the Multilingual Information Society (MLIS) Programme. Ultimately, it aims at developing the best quality machine translation modules between Portuguese on the one hand and English and French on the other, which can be used effectively. In particular, the aim is to facilitate communication between official bodies of the EU Member States and with the EU. Diminishing language barriers contributes to improve mutual understanding and facilitates co-operation. An additional aim is to stimulate the development of commercial products that may help the industry when addressing foreign markets.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Integrante / Gabriel P Lopes - Coordenador / Joaquim Ferreira da Silva - Integrante / Tiago Ildefonso - Integrante., Financiador(es): European Commission - Research Directorate General (RTD) - Cooperação.

  • 1997 - 1999

    Projeto Campus Global, Descrição: O projeto Campus Global objetiva o estudo de técnicas e metodologias de ensino a disância utilizando a internet como infra-estrutura de apoio. O projeto foi dividido em 4 linhas de pesquisa e atuação: gerência de serviços internet, bibliotecas digitas, sistemas de trabalho cooperativo e metodologias de ead. Participação no projeto: responsávelo pelo laboratório de serviços internet. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador., Financiador(es): IBM - Cooperação / PUCRS - Remuneração.

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2007

    Interoperabilidade, Semântica e Arquivos Office Open XML, Descrição: O projeto propõe a criação de aplicações para explorar e demonstrar os diferentes niveis de interoperabilidade do formato de arquivos Office Open XML aplicado a processos de negócio. O objetivo é desenvolver pacotes de demonstração que possam ser usados em palestras, seminários e cursos. Estes pacotes irão compor apresentações que visam destacar de que maneira esta tecnologia pode ser usada para explorar: a semântica dos documentose a segurança dos documentos, o controle do fluxo dos documentos, e a interoperabilidade entre documentos Microsoft Office 2007 e as aplicações corporativas. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador., Financiador(es): Microsoft - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Programa de Capacitação e Qualificação em Software, Descrição: A formação de recursos humanos para empresas de TI Brasil é fundamental para que continuem desenvolvendo produtos de qualidade e com tecnologias avançadas. Os profissionais oriundos da graduação e capacitados tecnologicamente podem atuar diretamente no desenvolvimento e/ou pesquisa de novas tecnologias e produtos que venham a agregar valor à empresa e seus clientes O objetivo deste projeto é complementar a formação da Universidade na forma de cursos envolvendo formação tecnológica específica, propiciando ao aluno estagiário vivenciar na prática a realidade de um ambiente de produção de software e aplicar os conhecimentos adquiridos em seu curso de graduação. O projeto envolve estudo e aplicação de tecnologias nas áreas de teste de software, desenvolvimento web e mobile.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Interoperabilidade, Semântica e Arquivos Office Open XML, Descrição: O projeto propõe a criação de aplicações para explorar e demonstrar os diferentes niveis de interoperabilidade do formato de arquivos Office Open XML aplicado a processos de negócio. O objetivo é desenvolver pacotes de demonstração que possam ser usados em palestras, seminários e cursos. Estes pacotes irão compor apresentações que visam destacar de que maneira esta tecnologia pode ser usada para explorar: a semântica dos documentose a segurança dos documentos, o controle do fluxo dos documentos, e a interoperabilidade entre documentos Microsoft Office 2007 e as aplicações corporativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador., Financiador(es): Microsoft - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Programa de Capacitação e Qualificação em Software, Descrição: A formação de recursos humanos para empresas de TI Brasil é fundamental para que continuem desenvolvendo produtos de qualidade e com tecnologias avançadas. Os profissionais oriundos da graduação e capacitados tecnologicamente podem atuar diretamente no desenvolvimento e/ou pesquisa de novas tecnologias e produtos que venham a agregar valor à empresa e seus clientes O objetivo deste projeto é complementar a formação da Universidade na forma de cursos envolvendo formação tecnológica específica, propiciando ao aluno estagiário vivenciar na prática a realidade de um ambiente de produção de software e aplicar os conhecimentos adquiridos em seu curso de graduação. O projeto envolve estudo e aplicação de tecnologias nas áreas de teste de software, desenvolvimento web e mobile.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Interoperabilidade, Semântica e Arquivos Office Open XML, Descrição: O projeto propõe a criação de aplicações para explorar e demonstrar os diferentes niveis de interoperabilidade do formato de arquivos Office Open XML aplicado a processos de negócio. O objetivo é desenvolver pacotes de demonstração que possam ser usados em palestras, seminários e cursos. Estes pacotes irão compor apresentações que visam destacar de que maneira esta tecnologia pode ser usada para explorar: a semântica dos documentose a segurança dos documentos, o controle do fluxo dos documentos, e a interoperabilidade entre documentos Microsoft Office 2007 e as aplicações corporativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador., Financiador(es): Microsoft - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    POC para plataforma usando blockchain no sistema financeiro, Descrição: Este projeto envolve pesquisa na área de segurança da informação e aplicação de blockchain para o desenvolvimento de um prova de conceito no setor financeiro. Os aspectos técnicos não podem ser mencionados por exigir sigilo e possivelmente será incorporado nos produtos da empresa Totvs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Integrante / Avelino Francisco Zorzo - Coordenador / Regio A. Michelin - Integrante / Roben Castagna Lunardi - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Pesquisa e desenvolvimento em plataformas móveis para cartões de crédito, Descrição: Este projeto avança as pesquisas desenvolvidas pelo grupo em Confiabilidade e Segurança de Sistemas no que se refere a pesquisa sobre seguraça em plataformas móveis para acesso a APIs de acesso a cartões de crédito. Além disto, também buscará desenvolver uma prova de conceito (Proof of Concept - POC) na utilização de APIs fornecidas por empresas de cartões de crédito utilizando metodolgias ágeis de desenvolvimento e teste baseado em modelos. O objetivo a médio e longo prazo é desenvolver a capacidade de aprimorar o produto Totvs card acrescentando novas funcionalidades, como acesso a cartões bandeirados, melhoria na segurança de acesso a plataforma, possibilidade de adaptação para novos modelos de negócios ou moedas, inclusão de análise para detecção de fraudes, entre outras. O foco para 2017 será no estudo das plataformas disponíveis para acesso a produtos de cartões bandeirados, desenvolvimento de uma POC utilizando métodos ágeis com teste baseado em modelos, e estudo das características de segurança existentes nas APIs utilizadas... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Integrante / Avelino Francisco Zorzo - Coordenador / Aline Zanin - Integrante / Julio Henrique A P Machado - Integrante / Leandro Ripoll Saldanha - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Programa de Capacitação e Qualificação em Software, Descrição: A formação de recursos humanos para empresas de TI Brasil é fundamental para que continuem desenvolvendo produtos de qualidade e com tecnologias avançadas. Os profissionais oriundos da graduação e capacitados tecnologicamente podem atuar diretamente no desenvolvimento e/ou pesquisa de novas tecnologias e produtos que venham a agregar valor à empresa e seus clientes O objetivo deste projeto é complementar a formação da Universidade na forma de cursos envolvendo formação tecnológica específica, propiciando ao aluno estagiário vivenciar na prática a realidade de um ambiente de produção de software e aplicar os conhecimentos adquiridos em seu curso de graduação. O projeto envolve estudo e aplicação de tecnologias nas áreas de teste de software, desenvolvimento web e mobile.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Interoperabilidade, Semântica e Arquivos Office Open XML, Descrição: O projeto propõe a criação de aplicações para explorar e demonstrar os diferentes niveis de interoperabilidade do formato de arquivos Office Open XML aplicado a processos de negócio. O objetivo é desenvolver pacotes de demonstração que possam ser usados em palestras, seminários e cursos. Estes pacotes irão compor apresentações que visam destacar de que maneira esta tecnologia pode ser usada para explorar: a semântica dos documentose a segurança dos documentos, o controle do fluxo dos documentos, e a interoperabilidade entre documentos Microsoft Office 2007 e as aplicações corporativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador.Financiador(es): Microsoft - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    POC para plataforma usando blockchain no sistema financeiro, Descrição: Este projeto envolve pesquisa na área de segurança da informação e aplicação de blockchain para o desenvolvimento de um prova de conceito no setor financeiro. Os aspectos técnicos não podem ser mencionados por exigir sigilo e possivelmente será incorporado nos produtos da empresa Totvs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Integrante / Avelino Francisco Zorzo - Coordenador / Regio A. Michelin - Integrante / Roben Castagna Lunardi - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Pesquisa e desenvolvimento em plataformas móveis para cartões de crédito, Descrição: Este projeto avança as pesquisas desenvolvidas pelo grupo em Confiabilidade e Segurança de Sistemas no que se refere a pesquisa sobre seguraça em plataformas móveis para acesso a APIs de acesso a cartões de crédito. Além disto, também buscará desenvolver uma prova de conceito (Proof of Concept - POC) na utilização de APIs fornecidas por empresas de cartões de crédito utilizando metodolgias ágeis de desenvolvimento e teste baseado em modelos. O objetivo a médio e longo prazo é desenvolver a capacidade de aprimorar o produto Totvs card acrescentando novas funcionalidades, como acesso a cartões bandeirados, melhoria na segurança de acesso a plataforma, possibilidade de adaptação para novos modelos de negócios ou moedas, inclusão de análise para detecção de fraudes, entre outras. O foco para 2017 será no estudo das plataformas disponíveis para acesso a produtos de cartões bandeirados, desenvolvimento de uma POC utilizando métodos ágeis com teste baseado em modelos, e estudo das características de segurança existentes nas APIs utilizadas... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Integrante / Avelino Francisco Zorzo - Coordenador / Aline Zanin - Integrante / Julio Henrique A P Machado - Integrante / Leandro Ripoll Saldanha - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Programa de Capacitação e Qualificação em Software, Descrição: A formação de recursos humanos para empresas de TI Brasil é fundamental para que continuem desenvolvendo produtos de qualidade e com tecnologias avançadas. Os profissionais oriundos da graduação e capacitados tecnologicamente podem atuar diretamente no desenvolvimento e/ou pesquisa de novas tecnologias e produtos que venham a agregar valor à empresa e seus clientes O objetivo deste projeto é complementar a formação da Universidade na forma de cursos envolvendo formação tecnológica específica, propiciando ao aluno estagiário vivenciar na prática a realidade de um ambiente de produção de software e aplicar os conhecimentos adquiridos em seu curso de graduação. O projeto envolve estudo e aplicação de tecnologias nas áreas de teste de software, desenvolvimento web e mobile.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Interoperabilidade, Semântica e Arquivos Office Open XML, Descrição: O projeto propõe a criação de aplicações para explorar e demonstrar os diferentes niveis de interoperabilidade do formato de arquivos Office Open XML aplicado a processos de negócio. O objetivo é desenvolver pacotes de demonstração que possam ser usados em palestras, seminários e cursos. Estes pacotes irão compor apresentações que visam destacar de que maneira esta tecnologia pode ser usada para explorar: a semântica dos documentose a segurança dos documentos, o controle do fluxo dos documentos, e a interoperabilidade entre documentos Microsoft Office 2007 e as aplicações corporativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexandre Agustini - Coordenador., Financiador(es): Microsoft - Auxílio financeiro.

Prêmios

1999

Professor Homenageado do Curso de Informática 1999/2, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

1993

Professor Homenageado do Curso de Informática 1993/2, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

1992

Professor Homenageado do Curso de Informática 1992/2, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

1992

Paraninfo do Curso de Informática 1992/1, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

1991

Professor Homenageado do Curso de Informática 1991/1, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

1991

Professor Homenageado do Curso de Informática 1991/2, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

1983

CTIC - Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (terceiro colocado, 3 autores), Sociedade Brasileira de Computação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola Politécnica. , Av. Ipiranga, 9981 - Prédio 32, Parnenon, 90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 3203558, Fax: (51) 3203621, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

2004 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

1999 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Afastamento para doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 1999

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 35

1991 - 1998

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 23

1990 - 1991

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 8

Atividades

  • 12/2017

    Direção e administração, Escola Politécnica.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Ciência da Computação.

  • 03/2017

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação de Software Aplicado, Programação Orientada a Objetos

  • 12/2016

    Direção e administração, Escola Politécnica.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Software.

  • 08/2015

    Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagens, Autômatos e Computação, Programação Orientada a Objetos

  • 01/2014

    Direção e administração, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Software.

  • 03/2007

    Ensino, Faculdade de Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ferramentas Computacionais

  • 07/2004

    Ensino, Faculdade de Administração Contabilidade e Economi, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Comercial

  • 07/2004

    Ensino, Faculdade de Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Engenharia I A

  • 03/2004

    Ensino, Faculdade de Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Engenharia I

  • 03/2004

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Compiladores, Compiladores I

  • 09/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Informática, Departamento de Fundamentos da Computação.,Linhas de pesquisa

  • 01/2017 - 12/2017

    Direção e administração, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso do curso de Ciência da Computação.

  • 01/2015 - 12/2017

    Direção e administração, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Coordenador de Mobilidade Acadêmica.

  • 01/2015 - 12/2017

    Direção e administração, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso do curso de Engenharia de Software.

  • 06/2015 - 06/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Informática.,Atividade de extensão realizada, Curso de Nivelamento - Java no Programa PQTS (PUCRS/Dell).

  • 04/2015 - 06/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Informática.,Atividade de extensão realizada, Curso no programa S2B (56h/a).

  • 08/2014 - 09/2014

    Extensão universitária , Faculdade de Informática.,Atividade de extensão realizada, Curso no programa S2B Advanced (36h/a).

  • 01/2011 - 12/2011

    Direção e administração, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Coordenador Acadêmico da faculdade.

  • 08/2007 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Representante da FACIN junto à ABNT, Sub-Comitê CB-21: Descrição de Documentos e Processos da Linguage.

  • 12/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , PRPPG, Centro de Inovação.,Atividade de extensão realizada, XML no Framework .NET, 12h.

  • 11/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , PRPPG, Centro de Inovação.,Atividade de extensão realizada, Visual C# .NET Avançado, 20h.

  • 10/2006 - 11/2007

    Extensão universitária , PRPPG, Centro de Inovação.,Atividade de extensão realizada, Programação Orientada a Objetos em .NET, 20h.

  • 05/2007 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Equipe de Organizacional da Jornada Acadêmica da FACIN (Ato designação 006/2007).

  • 06/2007 - 07/2007

    Extensão universitária , PRPPG, Centro de Inovação.,Atividade de extensão realizada, Visual C# .NET Avançado, 40h.

  • 12/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , PRPPG, Centro de Inovação.,Atividade de extensão realizada, Programação Orientada a Objetos em .NET, 20h.

  • 03/2006 - 12/2006

    Ensino, Faculade de Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Física e Tecnologia

  • 03/2005 - 12/2005

    Ensino, Bacharelado em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão I, Trabalho de Conclusão II, Laboratório de Programação I

  • 03/2004 - 12/2005

    Ensino, Bacharelado em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Programação I

  • 03/2004 - 12/2004

    Ensino, Faculdade de Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação I

  • 03/1999 - 09/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante da Facin no Comite WEB/PUCRS (Portaria Reitoria N 172/99).

  • 07/1997 - 08/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Informática, Departamento de Fundamentos da Computação.,Linhas de pesquisa

  • 07/1998 - 07/1999

    Ensino, Bacharelado em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Programação I

  • 03/1996 - 07/1999

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Informática.,Serviço realizado, Atividades de.

  • 03/1992 - 07/1999

    Ensino, Bacharelado em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão II, Trabalho de Conclusão I

  • 07/1990 - 07/1999

    Ensino, Bacharelado em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Compiladores, Compiladores I

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Faculdade de Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação I

  • 03/1996 - 07/1997

    Direção e administração, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Coordenador da Equipe MUSIC/SP.

  • 03/1993 - 02/1996

    Direção e administração, Faculdade de Informática.,Cargo ou função, Administrador do sistema MUSIC/SP.

  • 07/1994 - 07/1995

    Ensino, Faculdade de Administração Contabilidade e Economi, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas de Informação

  • 03/1994 - 12/1994

    Ensino, Bacharelado em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Programação II

  • 07/1994 - 07/1994

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Planilha eletrônica Excel - 20h/a.

  • 07/1994 - 07/1994

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Planilha Eletrônica Excel, 20h.

  • 03/1994 - 03/1994

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Word for Windows Básico - 20h/a.

  • 03/1992 - 12/1993

    Ensino, Bacharelado em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Indrodução à Informática I

  • 11/1993 - 11/1993

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Introdução a Linguagem REXX, 6h.

  • 09/1992 - 09/1992

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Linguagem de programação REXX - 15 h/a.

  • 09/1992 - 09/1992

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Microinformática e Lotus 123 - 26 h/a.

  • 08/1990 - 08/1991

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Introcução a Microinformática - 28 h/a.

  • 03/1990 - 12/1990

    Ensino, Faculdade de Administração Contabilidade e Economi, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Programação

1998 - 1999

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1998 - 08/1999

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagens de Programação, Estruturas de Dados

1999 - 2003

Universidade Nova de Lisboa

Vínculo: Auxiliar de ensini, Enquadramento Funcional: Estudante de doutoramento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Informática, Centro de Informática e Tecnologias da Informação.,Linhas de pesquisa

  • 07/2001 - 12/2002

    Ensino, Engenharia Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Programação I, Laboratório de Programação II

1992 - 1994

Private Informática LTDA

Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 30

1994 - 1995

Nelson Fernando Beltrame Consultoria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Informática, Carga horária: 20

Outras informações:
De 03/1992 a 03/1993 - Consultor de Informática De 04/1993 a 09/1994 - Sócio gerente da empresa associada "Private Informática" Atuação: desenvolvimento de sistemas para a área econômico-financeira, especificamente na área de renda variável.

1993 - 1995

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professsor Auxiliar, Carga horária: 8

1993 - 1995

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1993 - 03/1995

    Ensino, Bacharelado Em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de compiladores, Estruturas de dados