Robson Vitor Firmino

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Pós-Graduação latu sensu em Direito Público pelo Instituto de Educação Continuada IEC/Puc Minas (2004). Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto de Educação Continuada IEC/Puc Minas (2006). Pós-Graduação ?latu sensu? em Direito Médico e Odontológico e da Saúde pelo Centro Universitário Barão de Mauá Ribeirão Preto/SP (2011). Ex-membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB Subseccional de Ribeirão Preto . Ex-membro da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB Subseccional de Ribeirão Preto. Ex-Suplente do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto CEP/CSE-FMRP-USP. Atualmente é professor do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ) e sócio/advogado do escritório Robson Firmino Sociedade Individual de Advocacia.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Direito Médico e da Saúde

2009 - 2011

Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista
Título: A discriminação no atendimento odontológico a pacientes portadores de HIV/AIDS: responsabilidade ética e legal do cirurgião-dentista
Orientador: Isamara Geandra Cavalcanti Caputo

Especialização em Direito Público

2004 - 2004

IEC - Instituto de Educação Continuada - PUC Minas
Título: Reforma Agrária: Procedimento Desapropriatório
Orientador: Fabrício Veiga Costa

Graduação em Direito

1996 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Desapropriação por Interesse Social
Orientador: Júlio César dos Santos Esteves

Ensino Médio (2º grau)

1988 - 1990

Escola Estadual São Pio X

Ensino Fundamental (1º grau)

1980 - 1987

Escola Estadual São Pio X

Formação complementar

2017 - 2017

O CPC 2015 e o Processo Tributário. (Carga horária: 30h). , Escola Superior de Advocacia da OAB ? Seção SP, OAB/SP, Brasil.

2008 - 2008

Direito do Comunidor. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2007 - 2007

A Arte de Falar em Público. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.

2006 - 2006

Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 30h). , IEC - Instituto de Educação Continuada - PUC Minas, IEC, Brasil.

2006 - 2006

Revisão e atualização em Direito Civil. (Carga horária: 50h). , Oficina Jurídica, OJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Médico, Odontológico e da Saúde.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Empresarial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Organização de eventos

FIRMINO, R. V. . Seminário de Ciências Forenses. 2010. (Outro).

FIRMINO, R. V. . Seminário Temas Atuais em Direito Médico. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Novo Código de Ética Médica: Aspectos Éticos e Jurídicos. 2010. (Simpósio).

A atividade empresarial e os direitos do consumidor. 2009. (Encontro).

A importância do assistente técnico nas demandas fundadas em erro médico. 2009. (Encontro).

Bioética e Anencefalia: viabilidade ética, jurídica e médica da antecipação do parto de fetos anencéfalos. 2009. (Encontro).

Da reparação civil no juízo penal - controvérsias Lei 11719/08. 2009. (Encontro).

Da sucessão hereditária e dos limites da transmissão de parte disponível a descendente. 2009. (Encontro).

Delitos e Produção de Provas no Universo Virtual. 2009. (Encontro).

Direito Médico e da Saúde. 2009. (Simpósio).

Flexibilidade Procedimental. 2009. (Encontro).

Para entender o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. 2009. (Encontro).

Profissional Motivado x Profissional Entendiado. 2009. (Encontro).

V Fórum de Responsabilidade Civil, Ética e Penal do médico. 2009. (Simpósio).

104 Curso Conexão - Aprimoramento Pessoal e Profissional, básico de Programação Neurolinguistica. 2007. (Encontro).

Novo Procedimento do Recurso de Agravo. 2006. (Outra).

Seminário sobre Licitação e Moralidade Administrativa. 2005. (Seminário).

1º Simpósio de Direito Ambiental. 2003. (Simpósio).

IX Jornada de Direito. 2003. (Seminário).

X Jornada de Direito do Trabalho. 2003. (Seminário).

1º Simpósio de Pesquisadores da Pós-Graduação e 3º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores.Desapropriação por Interesse Social para fins de Reforma Agrária. 2002. (Simpósio).

Encontro Técnico de Direito do Consumidor. 2002. (Seminário).

1ª Semana de Ciências Penais da Puc Minas Contagem. 1999. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • FIRMINO, R. V. . A Arte do Prontuário Odontológico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIRMINO, R. V. . Prontuário Convencional x Prontuário Eletrônico: A Odontologia na era digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIRMINO, R. V. . O médico, o novo Código de Ética e a Lei. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIRMINO, R. V. . Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Robson Firmino Sociedade Individual de Advocacia. , Rua Joaquim Antônio Nascimento, 156, sl 32, Condomínio Itamaraty, 14024180 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 30134845

Experiência profissional

2008 - 2008

Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1991 - 2008

BANCO BRADESCO S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40

2008 - 2011

Escritório de Advocacia Brasil Salomão E Matthes

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2016

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Advogado Dativo

2011 - Atual

Robson Firmino Sociedade Individual de Advocacia

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Advogado