Ralphen Rocca Musauer

Mestre em Educação pelo PPGEDU da UNIRIO. Possui graduação em licenciatura em música pela mesma instituição. Faz parte do grupo de pesquisa "Estudos e Pesquisas, Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais", coordenado pela Profª. Drª. Claudia Miranda. Seu trabalho discute as relações entre Funk-Cultura-Escola-Aula de Música-Currículo.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2016 - 2018

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: JOVENS EM CONFLITO COM A LEI: (DES) APRENDENDO SOBRE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO NO DEGASE,Ano de Obtenção: 2018
CLAUDIA MIRANDA.

Graduação em Música

2006 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: O funk no curriculo do curso de licenciatura em música da UniRio e seu uso pedagógico nas escolas públiccas do municipio do Rio de Janeiro
Orientador: Claudia Miranda

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Currículo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROCCA, R. . Decolonialidade como crítica a branquitude. 2016. (Outro).

ROCCA, R. . Simpósio Narrativas Outras. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS.ABORDAGENS DECOLONIAIS PARA OS ESTUDOS SOBRE CULTURAS MUSICAIS PERIFÉRICAS. 2017. (Seminário).

VI Encuentro Internacional Infancias y Juventudes en América Latina y el Caribe: incertidumbres, resistencias, innovaciones. Socioeducación en Río de Janeiro: Jóvenes y sus narrativas en forma de canción. 2017. (Congresso).

ANPED SUDESTE 2016. Currículo de licenciatura em música da UNIRIO : o Funk como objeto cultural nas escolas públicas do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

II Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis. Currículo de Licenciatura em Música da UNIRIO: Uma perspectiva crítica. 2016. (Congresso).

Simpósio Narrativas Outras.CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIRIO: O CAPITAL CULTURAL INSTITUCIONALIZADO E SUAS IDIOSSINCRASIAS. 2016. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Vicente de Lima Palombini

Palombini, Carlos; Ribeiro, Eliane; Miranda, Claudia. Jovens da ralé em conflito com a lei e o funk: (des) aprendendo sobre estudos culturais e educação no Degase. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Vicente de Lima Palombini

Palombini, Carlos; Miranda, Claudia; Sobreira, Silvia G.; Ferreira, Marcia S.. Políticas curriculares no curso de licenciatura em música da UNIRIO: o funk, a escola, o currículo e as formações identitárias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia Miranda

MIRANDA, Claudia; FERREIRA, M. S.; PALOMBINI, C. V. L.; SOBREIRA, S. G.. Políticas curriculares no curso de licenciatura em música da UNIRIO: o funk, a escola, o currículo e as formações identitárias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Ribeiro Andrade

Cláudia Miranda; PALOMBINI, C.;Ribeiro, Eliane. Jovens da ralé em conflito com a lei e o funk: (des)aprendendo sobre estudos Culturais e Educação no Degase. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Marcia Serra Ferreira

FERREIRA, M. S.; SOBREIRA, S.; PALOMBINI, C. V. L.; MIRANDA, C.. Políticas curriculares no curso de Licenciatura em Música da UNIRIO: o funk, a escola, o currículo e as formações identitárias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexei Figueiredo Michailowsky

O funk no currículo do Curso de Licenciatura em Música da UNIRIO e seu uso pedagógico nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexei Figueiredo Michailowsky;

Claudia Miranda

Jovens da Ralé em conflito com a lei e o FUNK: (des) aprendendo sobre Estudos Culturais e Educação no DEGASE; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Miranda;

Claudia Miranda

Politica curricular no curso de licenciatura em música da unirio: implicações para as práticas na educação infantil; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Claudia Miranda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDONÇA, Pedro ; ROCCA, R. ; TEKO, M. . O funk e a educação: etnomusicologia e pesquisa-ação participativa em contextos diversos. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA , v. 19, p. 191-207, 2017.

  • ROCCA, R. . ABORDAGENS DECOLONIAIS PARA OS ESTUDOS SOBRE CULTURAS MUSICAIS PERIFÉRICAS. In: As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Cultura e comunicação em periferias urbanas, 2017.

  • ROCCA, R. . CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIRIO: O FUNK COMO OBJETO CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO.. In: Anped Sudeste 2016, 2016, Vitoria ES. 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2016.

  • MIRANDA, C. ; SOUZA, R. ; ROCCA, R. . Currículo, Parâmetros e diretrizes para a disciplina escolar ?Música?:o que pensam os músicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.. In: V Seminário Vozes da Educação, 2013, São Gonçalo. V Seminário Vozes da Educação, 2013.

  • ROCCA, R. . ABORDAGENS DECOLONIAIS PARA OS ESTUDOS SOBRE CULTURAS MUSICAIS PERIFÉRICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCCA, R. . Socioeducación en Río de Janeiro: Jóvenes y sus narrativas en forma de canción. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCCA, R. . CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIRIO: O FUNK COMO OBJETO CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCCA, R. . www.meloritmo.blogspot.com.br. 2018; Tema: Ensino de Música. (Blog).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    COMO A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL IMPACTA AS POLÍTICAS E AS PRÁTICAS CURRICULARES NO BRASIL E NA COLÔMBIA: UM ESTUDO COMPARADO SOBRE MOVIMENTOS PEDAGÓGICOS E PERSPECTIVAS DE EDUCADORAS/ES., Descrição: visa dar prosseguimento às investigações iniciadas no ano de 2009, e que passamos a desenvolver no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais (GFPPD). Nosso foco está nos ?Movimentos Pedagógicos? no Brasil e na Colômbia que defendem outras pedagogias para a descolonização dos currículos formais e praticados, tais como a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras (Rio de Janeiro) e a Red de Maestros e Maestras Tras los Hilos de Ananse (Bogotá) em um trabalho de fortalecimento e promoção das ações de cooperação dos respectivos coletivos. Trata-se da consolidação de uma investigação pautada nos impactos alcançados pela cooperação entre redes dinamizadas por intelectuais orgânicos, estudantes e educadoras/es vinculadas/os aos processos emancipatórios e decoloniais rumo a outras epistême , e des-aprendizagens/re-aprendizagens. Ratificamos o ideário que passa pelo reconhecimento da importância da pesquisa comparada com o foco nos países da América Latina e Caribe e se consolida como intervenção sociopolítica... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ralphen Rocca Musauer - Integrante / Claudia Miranda - Coordenador / Jhon Henry Arboleda - Integrante / Fanny Milena Quiñones Riascos - Integrante / Danielle de Deus França Gomes - Integrante / Elaine Barbosa - Integrante / Rejane Costa da Silva - Integrante / Fernando Guimarães Pimentel - Integrante / Celso Sánchez Pereira - Integrante / Ana Beatriz da Silva - Integrante / Catalina Revollo Pardo - Integrante / Rafael dos Santos Lázaro - Integrante / Leonardo V. de Castro - Integrante / Dilson Miklos Pereira - Integrante / Aline Cristina Oliveria do Carmo - Integrante / Renato Siqueira - - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor de Musica Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2017 - Atual

    Teresiano

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de música, Carga horária: 8

  • 2015 - Atual

    Favinho & Mel

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contador de Histórias, Carga horária: 7

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2014 - 2015

    Miraflores

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de música primeiro segmento, Carga horária: 6