Antônio Micael Pontes da Silva

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) na Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciado em Sociologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Bacharel em Humanidades na Unilab. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH/Unilab) e do Grupo de Pesquisa Filosofia e Linguagens Artísticas Modernas e Contemporâneas (FLAMCO/Unilab). Tem experiência no campo da Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, da Juventude, em Educação Artística, com foco em Teatro e em Pesquisa-Intervenção. Atua nos seguintes temas de pesquisa e estudos: juventudes, conflitualidade, subjetividade, arte comunitária e violência.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Sociologia

2019 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Orientador: Jania Perla Diógenes de Aquino;Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Sociologia

2016 - 2018

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: JUVENTUDES E SEGURANÇA PÚBLICA: O PERFIL DAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA EM REDENÇÃO
Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos

Graduação em Humanidades

2013 - 2016

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: TEATRO E APRENDIZAGEM: METAMORFOSE DO SUJEITO
Orientador: Ivan Maia de Mello

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

EEM MARIA AMÉLIA PERDIGÃO SAMPAIO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Interseccionalidades: Teoria e Prática. (Carga horária: 40h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2015 - 2015

Filosofia Cinematográfica. (Carga horária: 12h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Curso de Teatro CORPOEMA. (Carga horária: 130h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2012 - 2012

Administração e Relações Humanas. (Carga horária: 40h). , CPAC - Consultoria e Treinamento, CPAC, Brasil.

2010 - 2010

Monitoria em Arte Educação em Teatro. (Carga horária: 150h). , Crianças e Adolescentes Sintonizados no Universo de Liberdade Ocupacional, CASULO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da violência.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VASCONCELOS, F. T. R. ; SILVA, A. M. P. ; SILVEIRA, M. C. S. . I Ciclo de Debates em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos.. 2018. (Outro).

VASCONCELOS, F. T. R. ; SILVA, A. M. P. ; SILVEIRA, M. C. S. . III Seminário do "Movimento Cada Vida Importa: a universidade na prevenção e enfrentamento à violência no Ceará". 2018. (Outro).

SILVA, A. M. P. ; MENEZES, G. L. ; LIMA, A. A. S. . I ENCONTRO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA: NOVAS PRÁTICAS DO SABER SOCIOLÓGICO NO ENSINO MÉDIO. 2017. (Outro).

SILVA, A. M. P. ; SILVA, F. R. P. ; FERREIRA, L. T. S. . I Ciclo de Diálogos dos Estudantes da UNILAB em Palmácia. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

PESQUISA EM AMBIENTES HOSTIS: O QUE AS CIÊNCIAS SOCIAIS TÊM A DIZER. 2019. (Outra).

VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. VIVÊNCIAS DE UMA INTERVENÇÃO SOCIAL: TRAÇANDO CAMINHOS DE POTENCIALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE MULHERES NA COMUNIDADE ESTRADA VELHA, ACARAPE-CEARÁ. 2019. (Congresso).

VI Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Facções, Crimes e Segurança Pública.JUVENTUDE E VIOLÊNCIA: AS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ E OS DESAFIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA EM REDENÇÃO-CE. 2019. (Seminário).

Formação Crítica Interseccional: negação de lugares de fala em tempos de golpe, promovido pela reaPODERE. 2018. (Outra).

I Ciclo de debates em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos na temática "Juventudes, Violências e Criminalização de Torcidas Organizadas". 2018. (Outra).

I Ciclo de debates em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos na temática "Medo da Violência, Autoritarismo e Segurança Pública no Brasil". 2018. (Outra).

III Seminário do "Movimento Cada Vida Importa: a universidade na prevenção e enfrentamento à violência no Ceará" na temática "Desafios para superação da violência: insegurança, extermínio da juventude negra e direito à cidade". 2018. (Seminário).

II Roda de Conversa "Narrativas e Experiências: Estágio Supervisionado em Sociologi'a. 2018. (Outra).

II Roda de Conversa intitulada, Narrativas e Experiências: Estágio Supervisionado em Sociologia, realizado pelo Curso de Licenciatura em Sociologia/UNILAB.SOCIOLOGIA E JUVENTUDES: ENSAIO BIOGRÁFICO SOBRE OS PERFIS DAS/OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Outra).

II Seminário de estudos Africanos e I Seminário de estudos Africanos e Diaspóricos - Estado, Nação e Cultura para Além das Fronteiras. 2018. (Seminário).

Oficina Conhecendo a Biodança, na V Semana Universitária da Unilab. 2018. (Simpósio).

Participou da mesa de debates "Diálogos para superação da violência" no III Seminário do "Movimento Cada Vida Importa: a universidade na prevenção e enfrentamento à violência no Ceará". 2018. (Seminário).

Participou da mesa de debates "Obstáculos para superação da violência" no III Seminário do "Movimento Cada Vida Importa: a universidade na prevenção e enfrentamento à violência no Ceará". 2018. (Seminário).

Relatos de pesquisa sobre infância: relações interseccionais entre pobreza, gênero e violência, realizada como atividade do Curso interseccionalidades: Teoria e Prática, vinculada a reaPODERE. 2018. (Outra).

VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, realizado na V Semana Universitária da Unilab.(IN)SEGURANÇA PÚBLICA NO MACIÇO DO BATURITÉ-CE: CONSIDERAÇÕES SOBRE VITIMIZAÇÃO E O PAPEL DAS PREFEITURAS EM ACARAPE E REDENÇÃO. 2018. (Simpósio).

VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, realizado na V Semana Universitária da Unilab.A CADEIA PÚBLICA DE REDENÇÃO-CE: PRELIMINARES PARA O ESTUDO SOCIOLÓGICO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO NO MACIÇO DE BATURITÉ. 2018. (Simpósio).

V Semana Universitária da Unilab. 2018. (Simpósio).

"Narrativas e Experiências: Estágio Supervisionado em Sociologia", realizado pelo Curso de Licenciatura em Sociologia, vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL). 2017. (Outra).

Diálogos Urbanos: Cidade, Segurança Pública e Direitos Humanos no Maciço de Baturité. 2017. (Seminário).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES.AS MORTIFICÇÕES DO SER NAS LÓGICAS CAPITALISTAS: COLONIALISMO, EPISTEMICÍDIO E ECOLOGIA AGÔNICA. 2017. (Encontro).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES.A OUTRA MARGUEM DA RUA. 2017. (Encontro).

I Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos do Maciço de Baturité. 2017. (Seminário).

IV Semana Universitária da Unilab.DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO MACIÇO DO BATURITÉ: MORTALIDADE VIOLENTA E CRIMINALIDADE EM ACARAPE E REDENÇÃO. 2017. (Encontro).

IV Semana Universitária da Unilab. 2017. (Encontro).

Fórum Internacional de Pedagogia.Metamorfose do sujeito na Escola de Artes CASULO. 2016. (Outra).

I Encontro de Arte e Cultura Feministas. 2016. (Encontro).

III Semana Universitária da UNILAB.A vida como processo de transfiguração poética: uma obra de arte. 2016. (Outra).

I Semana do curso de Pedagogia da UNILAB.Teatro e aprendizagem: metamorfose do sujeito. 2016. (Outra).

IV Seminário Nacional do Ensino Médio e do I Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade. 2016. (Seminário).

Mesa-redonda 12: LUDICIDADE E CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO no VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. 2016. (Outra).

Minicurso intitulado(a) "Uma introdução a prática da Meditação", durante a III Semana Universitária da Unilab. 2016. (Outra).

Projeto de Extensão: Interação Universitária e Escola. 2016. (Outra).

Brinquedoteca Intercultural, organizado pelo projeto de extensão AFRODITA: A arte, o brincar e o cantar nas educações interculturais. 2015. (Seminário).

II Semana Universitária da UNILAB. 2015. (Outra).

Oficina de Teatro: Improvisação e Composição Cênica, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura da UNILAB,. 2015. (Oficina).

Roda de Conversa Tradição Ancestral Africana: Ritos e vivências, organizado pelo projeto de extensão AFRODITA: A ate, o brincar, o cantar e o dançar nas educações interculturais, em parceria com o LIFE, NEARTI e Curso de Pedagogia, UNILAB. 2015. (Outra).

Roda de Conversa Tradição Ancestral Indígena: Ritos e vivências, organizado pelo projeto de extensão AFRODITA: A ate, o brincar, o cantar e o dançar nas educações interculturais, em parceria com o LIFE, NEARTI e Curso de Pedagogia, UNILAB. 2015. (Outra).

Sarau Leminski-se na CAIXA Cultural. 2015. (Outra).

II Jornada Benjaminiana - Benjamin e Debord: Arte e Revolução, promovido pela UECE e o Porto Iracema das Artes. 2014. (Encontro).

I Semana Universitária da UNILAB. Oficina: Vivência capoeira Angola.. 2014. (Oficina).

Oficina. 2014. (Oficina).

Capacitação Sistema Único da Assistência Social - SUAS/PETI. 2013. (Outra).

Capacitação Sistema Único da Assistência Social - SUAS/PROJEM. 2013. (Outra).

I Seminário Internacional de Arte, Ciência e Diversidade: Educação para a liberdade - 10 anos de ruptura política e epistemológica (Lei nº. 10.639)03), UNILAB. 2013. (Seminário).

I Seminário Internacional de Arte, Ciência e Diversidade. Oficina: Tradição e Modernidade em duas narrativas africanas, UNILAB. 2013. (Oficina).

"Capacitação dos parceiros da Sala do Empreendedor, promovido pelo SEBRAE-CE. 2011. (Outra).

Crianças e Adolescentes Sintonizados no Univeriso de Liberdade Ocupacional. 2010. (Oficina).

Oficina de "Utilização e plantio de Farmácia Viva", promovido pela UniSol-2003 do Centro Universitário do Sul de Minas. 2003. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Moura Mendes

ROWER, J. E.; SOUZA, L. M. T.;SILVA, A. M. P.. Avaliação progressiva na EEM Doutor Brunilo Jacó: avanços e percalços. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jon Anderson Machado Cavalcante

Francisco Thiago Rocha Vasconcelos; MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Juventudes e segurança pública: o perfil das vítimas de homicídio no Maciço de Baturité/CE e os desafios para as políticas públicas de prevenção à violência em Redenção.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

James Ferreira Moura Junior

VASCONCELOS, F. T. R.; CAVALCANTE, J. A. M.;MOURA JR., J. F.. Juventudes e segurança pública: o perfil de vítimos de homicídio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Ivan Maia de Mello

MELLO, IVAN MAIA DE; PEREIRA, F. V. M.; MENEZES, F. R. S.. TEATRO E APRENDIZAGEM: METAMORFOSE DO SUJEITO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Francisco Thiago Rocha Vasconcelos

VASCONCELOS, F. T. R.; MOURA JR., James; CAVALCANTE, J. A. M.. JUVENTUDES E SEGURANÇA PÚBLICA: O PERFIL DAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA EM REDENÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ivan Maia de Mello

TEATRO E APRENDIZAGEM: METAMORFOSE DO SUJEITO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Ivan Maia de Mello;

Ivan Maia de Mello

Processos de subjetivação na poesia afro-brasileira: micropolítica, singularização e estética da existência; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivan Maia de Mello;

Francisco Thiago Rocha Vasconcelos

JUVENTUDES E SEGURANÇA PÚBLICA: O PERFIL DAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA EM REDENÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Francisco Thiago Rocha Vasconcelos

Diagnóstico da Segurança Pública no Maciço do Baturité: representações sociais, políticas públicas e trabalho policial em Acarape e Redenção; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, ANTÔNIO MICAEL PONTES DA ; MARTINS, ELCIMAR SIMÃO ; LIMA, ANTÔNIO AILTON DE SOUSA . ESBOÇO CRÍTICO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA COMO REALIDADE SOCIAL: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE PIERRE BOURDIEU E GILLES LIPOVETSKY E JEAN SERROY. Revista Expressão Católica , v. 7, p. 52, 2018.

  • SILVA, A. M. P. . METAMORFOSE DO SUJEITO NA ESCOLA DE ARTES CASULO: A VIDA COMO ATIVIDADE CRIADORA. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa-PB. IV CONEDU, 2017. v. V. 1.

  • SILVEIRA, M. C. S. ; SILVA, A. M. P. . DIAGNÓSTICO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO MACIÇO DO BATURITÉ: MORTALIDADE VIOLENTA, CRIMINALIDADE E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E JUSTIÇA CRIMINAL EM ACARAPE E REDENÇÃO. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES (EDIÇÃO BRASIL), 2017, Fortaleza - CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES (EDIÇÃO BRASIL), 2017. v. 1.

  • SILVA, A. M. P. . AS MORTIFICÇÕES DO SER NAS LÓGICAS CAPITALISTAS: COLONIALISMO, EPISTEMICÍDIO E ECOLOGIA AGÔNICA. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES (JOIN), 2017, Fortaleza - CE. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES (EDIÇÃO BRASIL), 2017. v. 1.

  • SILVA, ANTÔNIO MICAEL PONTES DA ; SILVEIRA, M. C. S. ; VASCONCELOS, F. T. R. . (IN)SEGURANÇA PÚBLICA NO MACIÇO DO BATURITÉ-CE: CONSIDERAÇÕES SOBRE VITIMIZAÇÃO E O PAPEL DAS PREFEITURAS EM ACARAPE E REDENÇÃO.. In: V Semana Universitária - Ciência para Redução das Desigualdades, 2018, Acarape, Ceará. V Semana Universitária, 2018.

  • SILVEIRA, M. C. S. ; SILVA, A. M. P. ; VASCONCELOS, F. T. R. . A CADEIA PÚBLICA DE REDENÇÃO-CE: PRELIMINARES PARA O ESTUDO SOCIOLÓGICO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO NO MACIÇO DE BATURITÉ. In: V Semana Universitária - Ciência para Redução das Desigualdades, 2018, Acarape, Ceará. V Semana Universitária, 2018.

  • SILVA, A. M. P. ; VASCONCELOS, F. T. R. . DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO MACIÇO DO BATURITÉ: MORTALIDADE VIOLENTA E CRIMINALIDADE EM ACARAPE E REDENÇÃO. In: IV Semana Universitária da Unilab, 2017, Acarape - Ceará. IV Semana Universitária, 2017.

  • SILVA, A. M. P. . METAMORFOSE DO SUJEITO NA ESCOLA DE ARTES CASULO. In: VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2016, Imperatriz - MA. VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2016. v. I.

  • DIAS, R. P. ; SILVA, A. M. P. . AFRICANIDADES NA ESCOLA: DUAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03. In: VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2016, Imperatriz - MA. Imperatriz - MA, 2016. v. I.

  • SILVA, A. M. P. . A VIDA COMO PROCESSO DE TRANSFIGURAÇÃO POÉTICA: UMA OBRA DE ARTE. In: III Semana Universitária da Unilab, 2016, Acarape - Ceará. III Semana Universitária. Acarape - Ceará: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), 2016. v. 01.

  • MENEZES, F. R. S. ; SILVA, A. M. P. ; FERREIRA, L. T. S. . POÉTICAS EM CENA: PROCESSOS FORMATIVOS COMO EXERCÍCIO DE UMA TEATRALIDADE PLURAL. In: XI Seminário De Mobilidade Humana, III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e I Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos, 2017, Redenção, Ceará. XI Seminário De Mobilidade Humana, III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e I Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos, 2017. v. 1.

  • SILVA, A. M. P. . VIDANÇANTES: CORPO MEMÓRIA AFRO- AMERÍNDIO. In: XI Seminário De Mobilidade Humana, III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e I Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos, 2017, Redenção, Ceará. XI Seminário De Mobilidade Humana, III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e I Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos, 2017. v. 1.

  • FERREIRA, L. T. S. ; SILVA, A. M. P. ; MENEZES, F. R. S. . DRAMATURGIAS DO CONTO DE AUTORAS CONTEMPORÂNEAS BRASILEIRAS E AFRO-BRASILEIRAS: TEATRALIDADES PLURAIS. In: IV Semana Universitária, 2017, Acarape - Ceará. IV Semana Universitária, 2017.

  • SILVA, ANTÔNIO MICAEL PONTES DA ; OLIVEIRA, B. K. A. . VIVÊNCIAS DE UMA INTERVENÇÃO SOCIAL: TRAÇANDO CAMINHOS DE POTENCIALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE MULHERES NA COMUNIDADE ESTRADA VELHA, ACARAPE-CEARÁ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. M. P. ; ROWER, J. E. ; SANCHO, D. F. ; SILVA, F. E. N. ; SANCA, D. M. . SOCIOLOGIA E JUVENTUDES: ENSAIO BIOGRÁFICO SOBRE OS PERFIS DAS/OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, L. T. S. ; SILVA, A. M. P. . A OUTRA MARGUEM DA RUA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. M. P. . TEATRO E APRENDIZAGEM: METAMORFOSE DO SUJEITO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. M. P. . MAMBEMBE. 2019. Teatral.

SILVA, ANTÔNIO MICAEL PONTES DA . GAIA NEGRA. 2019. Performática.

SILVA, A. M. P. . O BOI E O BURRO A CAMINHO DE BELÉM. 2019. Teatral.

SILVA, A. M. P. ; OLIVEIRA, A. L. F. . DESTROÇOS. 2017. Performática.

SILVA, A. M. P. ; FERREIRA, L. T. S. . A OUTRA MARGUEM DA RUA. 2017. Teatral.

SILVA, A. M. P. ; ALBUQUERQUE, E. T. ; DOMINGOS, A. N. Q. ; LIMA, ANTÔNIO AILTON DE SOUSA ; DIAS, R. P. . CORPOS-EMOTIVOS. 2016. Performática.

SILVA, A. M. P. . OUTRA VEZ. 2012. Teatral.

SILVA, A. M. P. . O RAPTO DA FANTASIA: UM NOVO CONTO. 2011. Teatral.

SILVA, A. M. P. . O RAPTO DA FANTASIA: AINDA QUERO SER CRIANÇA. 2010. Teatral.

OLIVEIRA, A. L. F. ; SILVA, A. M. P. . PROTAGONISMO DE MULHERES DE RIACHO DAS PEDRAS E SERRA NEGRA. 2018. Filme.

SILVA, A. M. P. ; LIMA, G. Q. ; SOUSA, M. M. S. ; OLIVEIRA, A. M. C. ; FERREIRA, L. T. S. . MUNDO X. 2014. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Segurança Pública no Maciço do Baturité: insegurança, vitimização e o papel das prefeituras em Acarape e Redenção, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Thiago Rocha Vasconcelos em 25/11/2017., Descrição: Tem como objeto as dinâmicas relativas à criminalidade, violência e segurança pública em Acarape e Redenção no intuito de traçar eixos para um diagnóstico da segurança pública na região do Maciço do Baturité. Nesse sentido, ela faz parte de um programa de pesquisa com quatro fases. A primeira foi desenvolvida na pesquisa aprovada pelo PIBIC (2016-2017), que se voltou para um diagnóstico da estrutura de segurança pública e dos dados gerais de mortalidade na região, assim como para a análise de representações sociais de operadores do direito, profissionais da segurança pública e atores da sociedade civil. A segunda é o foco do presente projeto e se constitui através de uma problematização do alcance dos resultados e um refinamento das hipóteses e de utilização de novos recursos metodológicos. Teremos dois alvos principais: 1) uma pesquisa de vitimização nas cidades de Acarape e Redenção, no sentido de melhor compreender a sensação de insegurança, a distribuição geográfica/social da violência e mensurar as distâncias entre os dados oficiais da segurança pública e a realidade da vitimização; e 2) o estudo do funcionamento da segurança pública, sua estrutura e modo de atuação, com foco na relação entre as prefeituras e a segurança pública, considerando as possibilidades de redução de índices de violência e da sensação de insegurança com base em mecanismos de intervenção em âmbito municipal. Em uma terceira fase, após o fim do plano de trabalho atual, planejamos investigar as relações sociais em bairros estigmatizados, utilizando de histórias de vida e de uma abordagem de cunho mais etnográfica. Com base nestas pesquisas, o objetivo será incentivar o debate público, a concertação entre população, entidades sociais e públicas dos municípios da região do Maciço e auxiliando à qualificação das informações criminais, dos dados sobre estrutura organizacional da segurança pública na região e das demandas dos agentes deste setor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Micael Pontes da Silva - Integrante / Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador / Maria Cleovania de Souza Silveira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Diagnóstico da Segurança Pública no Maciço do Baturité: representações sociais, políticas públicas e trabalho policial em Acarape e Redenção, Descrição: Esta pesquisa teve como objeto as dinâmicas relativas aos conflitos, violências e criminalidade nas cidades de Acarape e Redenção. A atenção da pesquisa se voltou para a mensuração dos índices de mortalidade violenta e criminalidade violenta, na estrutura e para a operação das organizações do setor. Fizemos uso de entrevistas, de dados estatísticos e de material jornalístico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Micael Pontes da Silva - Integrante / Francisco Thiago Rocha Vasconcelos - Coordenador / Maria Cleovania de Souza Silveira - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Processos de subjetivação na poesia afro-brasileira: micropolítica, singularização e estética da existência., Descrição: Esta pesquisa visou problematizar a produção de subjetividade na poesia afrobrasileira, buscando analisar a produção poética de alguns poetas quanto a questões micropolíticas que permeiam o processo por meio do qual eles se constituem a si mesmos como sujeitos no desempenho do que Michel Foucault chamou de função-autor. Foi levada adiante a interpretação perspectivista genealógica, ao modo formulado por Friedrich Nietzsche, visando a compreensão dos modos de singularização subjetiva experimentados na expressão poética dos poetas estudados. Com isso, pretende-se formular a estética da existência que pode ser pensada a partir dessa cartografia da subjetividade na poesia afrobrasileira: como esses poetas tornam-se poetas de suas próprias vidas, e especificamente, de sua negritude, fazendo, como propôs Nietzsche, da vida uma obra de arte. Plano do bolsista: realizar um estudo da estética da existência nietzschiana ao longo de suas obras, nas quais Nietzsche elabora sua concepção estética da existência em termos de ?fazer da vida uma obra de arte?, ?tornar-se poeta da própria vida? e ?a justificação estética da existência?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Micael Pontes da Silva - Integrante / Ivan Maia de Mello - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Menção Honrosa por avaliação máxima de trabalho, Comissão Científica da III Semana Universitária da UNILAB.

2007

Ator destaque da Escola de Artes CASULO, Crianças e Adolescentes Sintonizados Sintonizados no Universo de Liberdade Ocupacional.

2003

3º lugar no Concurso para Elaboração da Cartilha do Código de Postura do Município, Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), Palmácia-Ceará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC Unilab/CNPq, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista PIBIC Unilab/CNPq, PROPPG Nº 03/2017.

  • 2017 - 2017

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Bolsista de extensão do Programa de Bolsas de Apoio a Grupos Artísticos (PB-Art), vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX), referente ao edital nº 03/2017.

  • 2016 - 2017

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC Unilab/CNPq, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista PIBIC Unilab/CNPq, referente ao edital da PROPPG Nº 04/2016.

  • 2015 - 2016

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC CNPq/UNILAB, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista PIBIC/CNPq/UNILAB 2015-2016, referente ao edital da PROPPG Nº 02/2015.

  • 2011 - 2012

    Crianças e Adolescentes Sintonizados no Universo de Liberdade Ocupacional

    Vínculo: Monitor Arte-Educador, Enquadramento Funcional: Teatro, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Crianças e Adolescentes Sintonizados no Universo de Liberdade Ocupacional

    Vínculo: Cursista, Enquadramento Funcional: Formação em monitoria em Teatro, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participou das atividades de formação em monitoria em Arte Educação, com foco em Teatro.

  • 2017 - Atual

    Filosofia e Linguagens Artísticas Modernas e Contemporâneas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colabora na linha "Filosofia, corpo e visualidades na arte contemporâneas".

  • 2017 - 2017

    Filosofia e Linguagens Artísticas Modernas e Contemporâneas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador interno, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atuou como bolsista de extensão e posteriormente como colaborador interno no FLAMCO referente ao projeto "Dramaturgias do conto de autoras contemporâneas brasileiras e afro-brasileiras: teatralidades plural", vinculado ao Programa de Bolsas de Apoio a Grupos Artísticos (PB-Art), vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), conforme o Edital nº 03/2017.

  • 2016 - 2016

    Filosofia e Linguagens Artísticas Modernas e Contemporâneas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ator-pesquisador, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ator-pesquisador no grupo Poética em Cena na pesquisa sobre folguedos populares no FLAMCO, referente ao período de julho até dezembro de 2016.

  • 2010 - 2013

    Centro de Referência de Assistência Social

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador Social, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atual como Orientador Social, Facilitador de Artes e Formação Técnica Geral (FTG) no Programa Nacional de Inclusão de Jovens ? ProJovem Adolescente (PJA). O PJA foi uma política pública de inclusão social vinculado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), modelo de gestão compartilhado entre a Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego. A atuação profissional ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Palmácia, Ceará.

  • 2016 - Atual

    Grupo de Pesquisa e Extensão Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador interno

    Outras informações:
    Colabora de forma participativa na linha "Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos no Maciço de Baturité".

  • 2018 - 2018

    Grupo de Pesquisa e Extensão Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos

    Vínculo: Organizador, Enquadramento Funcional: Organizador, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participou como organizador do I Ciclo de Debates em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos nas temáticas "Medo da Violência, Autoritarismo e Segurança Pública no Brasil" e "Juventudes, Violências e Criminalização de Torcidas Organizadas", de 28 de fevereiro de 2018 até 07 de maio de 2018. E posteriormente na organização do III Seminário do "Movimento Cada Vida Importa: a universidade na prevenção e enfrentamento à violência no Ceará" na temática "Desafios para superação da violência: insegurança, extermínio da juventude negra e direito à cidade", realizada pelo SEJUDH e em parceria com o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência e do curso de extensão "Defensoras e defensores dos Direitos à Cidadania" do Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidade da UNILAB, em 17 de maio de 2018.

  • 2016 - 2018

    Grupo de Pesquisa e Extensão Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC UNILAB/CNPq, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC UNILAB/CNPq) no Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH/UNILAB), referente aos editais da PROPPG Nº 04/2016 e PROPPG Nº 03/2017. Atua na linha de pesquisa "Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos no Maciço de Baturité".

  • 2011 - 2012

    Câmara Municipal de Palmácia

    Vínculo: Auxiliar Parlamentar, Enquadramento Funcional: Auxiliar Parlamentar, Carga horária: 20

  • 2018 - 2018

    EEEP MARIA GISELDA COELHO TEIXEIRA

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário de Sociologia, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Planejava e ministrava as aulas de Sociologia. E auxiliava no Laboratório de Humanidades.

  • 2018 - 2018

    EEEP Adolfo Ferreira de Sousa.

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário de Sociologia, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Organizou o "I Encontro de Sociologia na Escola: Novas Práticas do Saber Sociológico no Ensino Médio".