Luis Fernando Santos de Lima

Possui graduação em Agronomia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015). Tem experiência na área de Agronomia. Realizou estágio de graduação na Embrapa Soja, mais especificamente na área de biotecnologia, onde desenvolveu atividades como extração de DNA, caracterização molecular de eventos de soja geneticamente modificados através da técnica de PCR, transformação de plantas via Agrobacterium tumefaciens, e a implantação de diferentes experimentos em casa de vegetação e campo. Realizou estágio obrigatório a campo na Cooperativa Integrada - Agroindustrial, onde acompanhou atividades diárias relacionadas à cultura do trigo, desde a escolha do adubo, tempo de aplicação dos diferentes defensivos agrícolas, acompanhamento do desenvolvimento de pragas e doenças e colheita, além de noções a respeito do funcionamento dos campos de sementes e seu beneficiamento. Atuou como auxiliar de campo na Syngenta, sendo responsável por auxiliar na condução dos campos de milho da região. Ingressou na empresa GDM Genética do Brasil, como analista de biotecnologia, desempenhando funções como preparação de projetos para extração de DNA, extração de DNA, caracterização molecular e exportação de resultados. Atualmente ocupa a posição de Coordenador de Pureza Genética atuando na coordenação e planejamento e execução das atividades da equipe Pureza local, com objetivo de incremento de volume e purificação de variedades de soja do programa de melhoramento, para obtenção da semente genética e avanço comercial das cultivares GDM.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Curso de Especialização em Genética Aplicada

2016 - 2021

Universidade Estadual de Londrina
Título: Diversidade genética e bioprospecção de atividade enzimática pectinolítica de isolados de levedura obtidos da uva bordô (Vitis labrusca)
Orientador: Fernando Gomes Barcellos

Graduação em Agronomia

2011 - 2015

Centro Universitário Filadélfia

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Adventista de Londrina

Ensino Fundamental (1º grau)

2003 - 2007

COLÉGIO IRMÃO FRANCISCO VECCHI

Ensino Fundamental (1º grau)

2000 - 2002

EESCM Cícero B Rodrigues

Formação complementar

2016 - 2016

Treinamento Operacional e no Workflow AmpliSeq na plataforma Ion S5. (Carga horária: 20h). , Brasmax - GDM Genética do Brasil, BRASMAX - GDM, Brasil.

2016 - 2016

Pós Graduação - Especialização em Genética Aplicada. , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento em Rotinas e Segurança no Laboratório. (Carga horária: 12h). , Embrapa Soja, EMBRAPA SOJA, Brasil.

2014 - 2014

Programa de Aplicação Responsável. (Carga horária: 3h). , Dow AgroSciences, DOW AGROSCIENCES, Brasil.

2012 - 2012

Instrumentação em Fisiologia Vegetal. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2012 - 2012

Doenças de pós-colheita. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2012 - 2012

Dicas para elaborar projetos de extensão. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2012 - 2012

Vírus na agricultura. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2001 - 2009

Inglês. (Carga horária: 530h). , FISK Centro de Ensino, FISK, Brasil.

2004 - 2004

Curso Básico de Informática. (Carga horária: 72h). , Microline Informática, MICROLINE, Brasil.

2004 - 2004

Curso Médio de Informática. (Carga horária: 36h). , Microline Informática, MICROLINE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Vegetal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Sojicultura.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Milhocultura.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Triticultura.

Participação em eventos

II Encontro Técnico: Tecnologia da implantação e manejo da cultura do milho e da soja. 2015. (Encontro).

VII Semana de Agrárias - AGRONOMIA. 2015. (Congresso).

Encontro Técnico - Tecnologia da implantação e manejo da cultura da soja. 2014. (Encontro).

Giro técnico: produção de sementes e manejo sustentável do solo da água. 2014. (Outra).

VI Semana Científica dos Cursos de Agrárias - Agronomia. 2014. (Encontro).

III Debate Técnico Consoagro: Inovações Tecnológicas no Monitoramento e Controle da Ferrugem da Soja. 2013. (Encontro).

III Reunião Paranaense de Ciência do Solo. 2013. (Encontro).

Climatologia nas tomadas de decisões agrícolas. 2012. (Seminário).

II Simpósio Nacional de Iniciação Científica.Transformação genética de plantas através de métodos diretos e indiretos. 2012. (Simpósio).

IV Semana Científica dos Cursos de Agrárias - Agricultura Racional, Conservacionista e Zoonoses. 2012. (Encontro).

Visita Técnica no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). 2012. (Outra).

Workshop "Genetic Engineering for Drought Tolerance in Plants". 2012. (Simpósio).

Mudanças climáticas e aquecimento global: um enredo entre a tragédia e a farsa. 2011. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • LIMA, L. F. S. ; FREITAS, R. A. ; MARIN, S. R. R. ; NEPOMUCENO, A. L. . Identificação do número de inserções via Southern blot em linhagens de soja geneticamente modificadas. In: VIII Jornada Acadêmica da Embrapa Soja, 2013, Londrina. Documentos. Londrina: Embrapa Soja, 2013. v. 339. p. 142-145.

  • LIMA, L. F. S. . Avaliação Fitométrica de Soja Geneticamente Modificada em Resposta à Déficit Hídrico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2007

Primeiro Lugar na Turma de Oitava Série do Ensino Fundamental (média 8,8), Colégio Irmão Francisco Vecchi.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • GDM Genética do Brasil Ltda, Matriz - Parque Industrial José Garcia Gimenes. , Rua Antonio Rasteiro Filho, 2700, Parque Industrial José Garcia Gimenes, 86183751 - Cambé, PR - Brasil, Telefone: (43) 33059300

Experiência profissional

2015 - 2015

Embrapa soja

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Bolsista CNPq de Graduação junto ao núcleo temático de Biotecnologia Vegetal - Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), com carga horária de 340 horas.

2012 - 2013

Embrapa soja

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Estágio de complementação educacional junto ao núcleo temático de Biotecnologia Vegetal, com carga horária de 1706 horas.

2015 - 2015

SYNGENTA Proteção de Cultivos - Matriz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de campo

Outras informações:
Período: 02 meses. Cidade: Londrina/PR

2016 - 2016

LABOR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente em Biotecnologia

Outras informações:
Período: 03 meses. Cidade: Cambé (PR)

2022 - Atual

GDM Genética do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Purity Increase Coordinator, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenar o planejamento e execução das atividades da equipe Pureza local, com objetivo de incremento de volume e purificação de variedades de soja do programa de melhoramento, para obtenção da semente genética e avanço comercial das cultivares GDM

2020 - 2022

GDM Genética do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Purity Increase Associate, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisionar as atividades da equipe de suporte, determinando as prioridades e execução correta, para purificação de variedades de soja do programa de melhoramento, para obtenção de semente genética e o avanço comercial.

2018 - 2020

GDM Genética do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Purity Increase Assistant III, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável por executar, orientar e direcionar as atividades à campo para purificar variedades de soja do programa de melhoramento genético da GDM, por meio de características fenotípicas, moleculares e sanitárias, para obtenção da semente genética e avanço comercial.

2016 - 2018

GDM Genética do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista em Biotecnologia, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável por Executar atividades de extração de DNA, Genotipagem e Sequenciamento de DNA, visando atender as demandas exigidas pelo setor.

2014 - 2014

Integrada Cooperativa Agroindustrial

Vínculo: Estágio Não-Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório. Carga horária: 120 horas. Cidade: Santa Cecília do Pavão (PR)

2013 - 2013

Integrada Cooperativa Agroindustrial

Vínculo: Estágio Não-Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório. Carga horária: 120 horas. Cidade: Santa Cecília do Pavão (PR)

2015 - 2015

Planejamento e Assistência Técnica Agropecuária S/S Ltda - ME

Vínculo: Estágio Não-Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 240

Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório. Carga horária: 240 horas. Cidade: Santa Cecília do Pavão (PR)