Diego Silva Batista de Sousa

Eu sou formado em Bacharelado de Sistemas de Informação pela Universidade de Uberaba e Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento Escolar. Atualmente estou fazendo Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (Formação Complementar) e Especialização em Tecnologias para Desenvolvimento Web. Por essas experiências, tenho interesse de estudo em áreas de Ciência da Computação, como Engenharia de Software - Metodologias Ágeis, Sistemas de Computação, User Experience (UX), User Interface (UI); interesse na área de Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho no Instituto Educação Tecnológica - IFTM, Campus Avançado Uberaba - Parque Tecnológico e estou como Coordenador de Registros e Controle Acadêmico. Sou uma pessoa pró-ativa de perfil empreendedor.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Educação Tecnológica

2021 - Atual

Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Paula Teixeira Nakamoto

Especialização em andamento em Tecnologias para Desenvolvimento Web

2019 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Especialização em Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Planejamento

2018 - 2019

Faculdade Famart, Famart
Título: Evasão Escolar: estudo de caso nos cursos superiores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro no Campus de Uberaba - Parque Tecnológico
Orientador: Lucas Eustáquio de Paiva Silva

Graduação em andamento em Licenciatura Formação Pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica

2019 - Atual

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Sistemas de Informação

2010 - 2017

Universidade de Uberaba
Título: Ferramenta para Gestão: Um Estudo De Caso De Uma Corretora De Seguros
Orientador: Maria Aparecida Reis França dos Santos

Formação complementar

2020 - 2020

Bootcamp UX Designer. (Carga horária: 148h). , Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação, IGTI, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em EXTENSÃO ORACLE 11G: ORACLE SQL - FOUNDATIONS. (Carga horária: 32h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2010 - 2011

Formação Consultor Java para Web. (Carga horária: 120h). , AlgaWorks Softwares e treinamentos, ALGAWORKS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de Dados.

Organização de eventos

SOUSA, D. S. B. . Comissão Organizadora da InovaTec IFTM 2019. 2019. (Outro).

SOUSA, D. S. B. . XXIV Maratona Regional de Programação - Sede Uberaba. 2019. (Outro).

SOUSA, D. S. B. . I HACKATHON DO VAREJO. 2018. (Outro).

SOUSA, D. S. B. . InovaTec 2018. 2018. (Outro).

SOUSA, D. S. B. . Maratona Regional de Programação. 2017. .

Participação em eventos

RubyConf+. 2018. (Encontro).

RubyConf+. 2017. (Seminário).

RubyConf +. 2016. (Congresso).

UaiJuG Last Party. 2016. (Encontro).

Outras produções

SOUSA, D. S. B. . Git e Github para iniciantes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Avançado Uberaba - Parque Tecnológico. , Avenida Doutor Florestan Fernandes, Univerdecidade, 38064190 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 33261400, Ramal: 1412

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CIS - Coordenador Geral Comissão Interna Sup., Carga horária: 1

Outras informações:
fiscaliza e avalia a implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito do IFTM, em todas as suas etapas. Além disso, cabe a essa comissão: acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais da instituição, proposto pela área de pessoal; auxiliar a área de pessoal e os servidores quanto ao Plano; apresentar propostas e fiscalizar a elaboração e a execução do plano de desenvolvimento de pessoal da instituição e seus programas de capacitação, de avaliação e de dimensionamento das necessidades de pessoal e modelo de alocação de vagas; propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para o aprimoramento do plano; examinar os casos omissos referentes ao Plano de Carreira e encaminha-los à Comissão Nacional de Supervisão; entre outras competências.

2015 - Atual

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Registro e Controle Acadêmico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação de Registro e Controle Academico e o orgao suplementar responsavel pela coordenacao e supervisao das atividades de registro e controle academico no Campus Avançado Uberaba - Parque Tecnológico.

2015 - 2018

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto Coordenador Geral da Unidade II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2015

    Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Avançado Uberaba - Parque Tecnológico.,Serviço realizado, Secretaria Acadêmica.