Marcela Duarte D'alessandro

Mestre na linha de Políticas de Comunicação e Cultura do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Possui MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Fundação Universa - Universidade Católica de Brasília, especialização em Assessoria em Comunicação Pública pelo IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo UniCEUB - Centro Universitário de Brasília. É servidora pública e atua como jornalista na Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB. Mãe de duas meninas.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação

2017 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Direito de Resposta no Brasil: um estudo sobre o processo de construção da Lei nº 13.188/15 e sua aplicação, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Sivaldo Pereira da Silva
Palavras-chave: Lei do Direito de Resposta; Direito de resposta; Direito à comunicação; direito à informação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em MBA Gestão da Comunicação nas Organizações

2008 - 2009

Universidade Católica de Brasília
Título: SENAI: Propostas estratégicas para se fazer mais conhecido
Orientador: Célia de Fátima Mendonça Ferreira e Castro

Especialização em Assessoria em Comunicação Pública

2005 - 2006

Instituto de Educação Superior de Brasília
Título: "Mensalão": Um Escândalo Midiático
Orientador: Maria Regina Estevez Martinez

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2001 - 2004

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: Comunicação interpessoal pelo telefone
Orientador: Paulo Paniago

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2000

Shawnee Mission East High School

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

centro educacional leonardo da vinci

Formação complementar

2015 - 2016

Aluna especial de mestrado. (Carga horária: 240h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Telejornalismo com Aliene Coutinho. (Carga horária: 30h). , Brasil Vídeo Comunicação, BVC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Políticas de comunicação.

Organização de eventos

D'ALESSANDRO, Marcela Duarte . 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3ENDC). 2017. (Outro).

Participação em eventos

3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação. 2017. (Encontro).

III Semana de Comunicação Organizacional.Jornalismo e Direitos Humanos: o papel do jornalista na concretização do acesso à informação. 2017. (Outra).

Palestra sobre Redação e Publicação de Artigos Científicos. 2017. (Outra).

VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) ? Capítulo Brasil. 2016. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • D'ALESSANDRO, Marcela D. ; COSTA, Jales Dantas . Direito de resposta no jornalismo: instrumento de cidadania e democracia. Estudos de Jornalismo e Mídia , v. 16, p. 131-143, 2019.

  • PEIXOTO, Angélica ; D'ALESSANDRO, Marcela . Jornalismo e Direitos Humanos: o papel do jornalista na concretização do acesso à informação. In: José Geraldo de Sousa Jr; Murilo César Oliveira Ramos; Elen Cristina Geraldes; Fernando Oliveira Paulino; Janara Kalline Leal Lopes de Sousa; Helga Martins de Paula; Talita Tatiana Dias Rampin; Vanessa Negrini. (Org.). Direito achado na rua V.8: introdução crítica ao direito à comunicação e à informação. 1ed.Brasília: FAC UnB, 2017, v. 8, p. 216-223.

  • D'ALESSANDRO, Marcela . Lei do Direito de Resposta: feita por quem e para quem?. In: Anna Cristina de Araújo Rodrigues; Bárbara Cabral; Bruno Porto; Ébida Santos; Elen Cristina Geraldes; Patrícia Cunegundes; Paula dos Santos Oda; Samária Andrade. (Org.). Perguntas ao objeto: Inquietudes de pesquisadores em comunicação. 1ed.Brasília: FAC UnB, 2016, v. 1, p. 140-143.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Reitoria, Secretaria de Comunicação Social. , Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31070354

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25

Outras informações:
Editora do Portal da UnB, UnB Notícias e UnB Ciência (até 2020). Editora do informativo UnB Hoje (até 2020).

2014 - 2015

Instituto Brasileiro de Museus

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40

2012 - 2012

Rádio Justiça

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

2010 - 2012

Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40

2009 - 2010

Confederação Nacional da Indústria - DF

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 42

2005 - 2009

Agência Radioweb

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

Outras informações:
Detalhamento: - Julho de 2006 a maio de 2009 ? Radioweb / Rádio Indústria (CNI) Repórter da Agência Radioweb na Rádio Indústria, da Confederação Nacional da Indústria. Matérias publicadas nas páginas eletrônicas da Rádio Indústria (www.radioindustria.com.br) e da Agência Radioweb (www.agenciaradioweb.com.br). Veiculação de boletins também nas rádios BandNews FM 90,5 e Rádio Folha, em Pernambuco, além da CBN nacional. - Junho de 2005 a julho de 2006 ? Radioweb/MEC Repórter da Agência Radioweb no Ministério da Educação. Matérias publicadas nas página eletrônica da Agência Radioweb (www.agenciaradioweb.com.br).

2005 - 2005

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa

Outras informações:
Assistente de pesquisa em projeto desenvolvido junto ao Professor Titular de Ciência Política e de Comunicação da UnB (aposentado) e autor do livro "Regulação das Comunicações - História, poder e direitos", dentre outros, Venício Artur de Lima.

2003 - 2004

Empresa Brasil de Comunicação

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de jornalismo

Outras informações:
Repórter na Rádio Nacional: produção de notícias, apuração de fatos, redação e locução de matérias na Voz do Brasil (janeiro a novembro de 2004) e no Jornal da Cidade (agosto de 2003 a janeiro de 2004).