DEBORAH SANTESSO BONNAS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1991) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2002). Iniciou as atividades profissionais como Instrutora Técnica no Centro Tecnológico de Alimentos do SENAI em Uberlândia em 1992. Em 1995, foi promovida ao cargo de Supervisora Técnica de Centro Tecnológico, conciliando as atividades de ensino com a coordenação das ações de pesquisa aplicada e assistência técnica e tecnológica. Em 1998, ingressou na Rede Federal, na Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde e, em 1999, na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia. Participou efetivamente da elaboração de vários Projetos Pedagógicos de Cursos, inclusive do primeiro Curso de Graduação da Instituição ? Tecnologia em Alimentos ? o qual coordenou de 2004 a 2008. Em 2007, foi indicada para compor a equipe editorial da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, enquanto ainda era editada pela SETEC. Atualmente, é editora da Revista Inova na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Em 2006, foi selecionada para atuar como avaliadora de Cursos de Graduação e do Banco Nacional de Itens/BNI-ENADE. Em setembro de 2010, foi indicada para o cargo de Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, o qual exerceu até setembro de 2012. Exerceu o Cargo de Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Uberlândia do IFTM de 2012 até outubro de 2016. Como professora, atua nos Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-Graduação lato sensu no Campus Uberlândia, além de ser professora do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos no Campus Uberaba. Orientou 36 Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e 13 de Especialização. Na área da pesquisa, destacam-se 15 trabalhos de iniciação científica concluídos e um em andamento; 26 artigos científicos publicados em periódicos e dois capítulos de livros. No Mestrado, tem nove orientações concluídas e quatro em andamento. Na extensão, desenvolveu diversos projetos com repercussão na comunidade, incluindo projetos internacionais, resultando em 24 orientações e cinco publicações de relatos de experiência. Atualmente é professor do ensino básico tecnico e tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas de fabricação, segurança alimentar, higiene, microbiologia de alimentos e análise sensorial. Atualmente ocupa o cargo de reitora do IFTM eleita para o período de 2020 a 2023.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências dos Alimentos

1997 - 2002

Universidade Federal de Lavras
Título: Qualidade do abacaxi cv. Smooth cayenne minimamente processado, embalado sob atmosfera modificada
Orientador: Adimilsom Bosco Chitarra
Palavras-chave: processamento mínimo; atmosfera modificada; abacaxi.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Outro.

Mestrado em Ciências dos Alimentos

1988 - 1991

Universidade Federal de Lavras
Título: Resistência pós-colheita de laranja Valência ao Penicillium digitatum influenciada pela temperatura e tempo de cura do ferimento.,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Maria Isabel Fernandes Chitarra
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: pós colheita; Cura de ferimento; laranja.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.

Graduação em Agronomia

1983 - 1987

Universidade Federal de Lavras
Título: Estudo da qualidade do leite cru e pasteurizado entregues na usina de beneficiamento em Lavras -MG: aspectos microbiológicos
Orientador: Luiz Carlos Gonçalves Costa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Ciclo de estudos reflexivos. (Carga horária: 35h). , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.

2014 - 2014

ABNT NBR ISO 22000:2006 Sistema de Gestão da Segur. (Carga horária: 24h). , BRQuality Consultoria, BRQUALITY, Brasil.

2013 - 2013

IV Encontro de Profissionais da Grantia da Qualida. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, SBCTA, Brasil.

2010 - 2010

Forum de Dirigentes de Desenvolvimento Institucion. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação para elaboradores e revisores de itens. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Regime Jurídico Unico para servidores. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal do Triangulo Mineiro, IFTM, Brasil.

2006 - 2006

Programa de Capacitaçao de Avaliadores Institucion. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Formação de Consultores APPCC mesa. (Carga horária: 80h). , Centro Nacional de Tecnologia em Alimentos, CETAL/FAM, Brasil.

2001 - 2001

Tecnologia de Fabricação de Queijos II. (Carga horária: 20h). , Centro Tecnológico Instituto de Laticínios Candido Tostes, CT/ILCT, Brasil.

2001 - 2001

ESTÁGIO SUPERVISIONADO. (Carga horária: 24h). , Instituto de Laticinios Candido Tostes, CT/ILCT, Brasil.

2001 - 2001

Formação Empreendedora na Educação Profissional. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Curso de Capacitação de Agentes de Educação Profis. (Carga horária: 88h). , Centro de Tecnologia de Produtos Alimentares, CTPA, Brasil.

1998 - 1998

Consultores Em Análise de Perigos e Pontos Crítico. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Centro Tecnológico de Alimentos, SENAI-CETAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Fisiologia Pós-Colheita.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, C.A.A. ; QUEIROZ, C. R. A. A. ; BONNAS, Deborah Santesso . III Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM. 2013. (Outro).

ANDRADE, Reginaldo Rodrigues de ; LACERDA, Z.C. ; BONNAS, Deborah Santesso . Seminário: Transversalidade na área de alimentos -ALIMENTOS SEGUROS. 2008. (Outro).

BONNAS, Deborah Santesso . Clínica Tecnológica do 2° Congresso de Engenharia de Fabricação. 2003. (Outro).

BONNAS, Deborah Santesso . Clínicas Tecnológicas da Semana da Família Rural 2001-2005. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ciência Viva 2018. DESENVOLVIMENTO DE BRIGADEIRO PARA INTOLERANTES EALÉRGICOS A LACTOSE. 2018. (Feira).

FEICON 2018. Utilização da Farinha do bagaço de uva para produção de cookie funcional. 2018. (Feira).

FEICON 2018. Pão de queijo funcional. 2018. (Feira).

Brincando e Aprendendo 2016. Aliquest. 2016. (Exposição).

Brincando e Aprendendo.Como enxergamos os alimentos. 2015. (Oficina).

I Mostra de Extensão do Campus Uberlândia.Nepas Nucleo de Extensão Universitária. 2014. (Seminário).

III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFTM.Mesa Redonda Inovação Tecnológica. 2013. (Seminário).

IX Brazilian Meeting on Chemistry and Beverages. Study of proximate composition of fresh pasta of macaroni enriched with biomass of green banana. 2012. (Congresso).

IX Brazilian Meeting on Chemistry and Beverages. Evaluation of the sanitary conditions of a Institutional restaurant on city of Uberlandia. 2012. (Congresso).

III Simpósio Brasileiro de Nutrição Alimentos e Saúde.Aproveitamento dos resíduos gerados no processamento de postas de surubim para a elaboração de empanados. 2011. (Simpósio).

II Simpósio Brasileiro de Nutrição.Alimentos Orgânicos. 2010. (Simpósio).

I Simposio Brasileiro de Nutriçao.Propriedades antioxidantes de hortaliças. 2009. (Simpósio).

II Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.Perfil Higienico Sanitário e qualidade microbiológica do comercio de alimentos por ambulantes na Universidade Federal de Uberlandia. 2008. (Seminário).

19a. Semana da Família Rural.Pós colheita e agregação de valor a frutas e hortaliças. 2007. (Encontro).

II Jornada de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica.Parecista. 2007. (Simpósio).

II Jornada de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica.Elaboraçao de pão caseiro com alto teor de fibras enriquecido com farinha de berinjela. 2007. (Simpósio).

Simpósio brasileiro sobre tendencias e inovações na indústria de alimentos. 2007. (Simpósio).

1° Conferencia Internacional sobre segurança alimentar e saúde animal. 2006. (Congresso).

II SEMANA DE TECNOLOGIA E QUALIDADE EM ALIMENTOS. 2006. (Simpósio).

17a Semana da Família Rural.Agregação de valor e pós colheita de frutas e hortaliças. 2005. (Encontro).

5° Workshop Regional para Profissionais de Laboratórios. 2005. (Outra).

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ARMAZENAGEM. 2005. (Seminário).

16a. Semana da Família Rural.Agregação de valor e pós colheita de hortaliças. 2004. (Encontro).

II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE RASTREABILIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR. 2004. (Seminário).

1° Forum para desenvolvimento de competências empreendedoras. 2003. (Encontro).

15a Semana da Família Rural.Pós colheita de frutas e hortaliças. 2003. (Encontro).

Conferencia Regional de Segurança Alimentar. 2003. (Outra).

I ENCONTRO REGIONAL SOBRE INSPEÇÃO SANITÁRIA DE AVES. 2003. (Encontro).

13a. Semana da Família Rural.Agrgação de valor a frutas e hortaliças. 2001. (Encontro).

12a. Semana da Família Rural.Agregação de valor aos produtos hortícolas. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thaizy Geralda da Silva

TEIXEIRA, E. M. B.; PAOLONI, D. F.;BONNAS, Deborah Santesso. Perfil alimentar de idosos assistidos pelo núcleo de atenção a saúde de uma cooperativa de trabalho médico de Patos de Minas -MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Graziele Cristina Ferreira

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; BARBOSA, M. O.. Aproveitamento integral dos alimentos: uma alternativa sustentável para restaurantes universitários. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Silvia Cassimiro Brasão

ROSSI, D. A.; MENDONCA, E. P.;BONNAS, Deborah Santesso. Biofilmes de Salmonella Minnesota: formação, influência da superfície, inibição por agentes químicos e importância do período entre tratamentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Eliane Cristina Lombardi

BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.; SILVA, R. T.. Processo de investigação de surtos de toxiinfecção alimentar desenvolvido no municipio de Uberlândia -MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Marayza Aparecida de Souza

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; PINTO,L.S.R.C.. Segurança alimentar em empresa fabricante e fornecedora de refeições coletivas no municipio de uberlândia -MG : um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Cláudia Aparecida Vieira

BONNAS, Deborah Santesso; JERONIMO, M.; OLIVEIRA FILHO, J. H.. O programa 5S como ferramenta de gestão da qualidade na agroindústria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Ivone Maria de Melo Carneiro

BONNAS, Deborah Santesso; VIANNA, P. C. B.; JARDIM, F.B.B.. Formação do Responsável técnico para indústria alimentícia: análise prospectiva dos papéis institucionais da vigilância sanitária, conselhos profissionais e Instituições de ensino superior de uberba mg. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Marília Lelis Ribeiro

BONNAS, Deborah Santesso; ARAUJO, E. A.; JARDIM, F.B.B.. IMPACTO DE CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS NO CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS E NAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-CAMPUS RIO PARANAÍBA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Maida Blandina Honório Magalhães

BONNAS, Deborah Santesso; MELO, C. M. T.; PEREIRA, E. M. S.. A manipulação de alimentos como alternativa de inclusão profissional de deficientes visuais. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Elaine Alves dos Santos

BONNAS, Deborah SantessoROSSI, D. A.; CAMPAGNOL, P. C. B.. Implantação de ferramentas de gestão da qualidade dos alimentos em uma unidade de alimentação e nutição institucional: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Virgínia Souza Santos

TEIXEIRA, E. M. B.; ALMEIDA, M. E. F.;BONNAS, Deborah Santesso. Impacto dos treinamentos em Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Avaliação das Condições Higiênico Sanitárias na Produção de Merenda Escolar em Escolas Públicas de Rio Paranaíba. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Isaura Maria Ferreira

ROSSI, D. A.BONNAS, Deborah Santesso; LEAL, G.S.. Riscos relacionados a contaminação microbiana de carne moida bovina. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Raquel Satomi Komatsu

BONNAS, Deborah Santesso; M.A.M. RODRIGUES; A.M.C.L.RIBEIRO. Origem dos queijos minas artesanal produzidos em Uberlandia e ocorrencia de staphylococcus coagulase positiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Dirce Helena de Faria Carvalho

BONNAS, Deborah Santesso; FRANCIS, David George; LIMA, Samuel Do Carmo. Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e Atividade Agrossilvipastoril no Estado de Minas Gerais, Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cleide Sandra Tavares Araújo

BONNAS, Deborah Santesso. Determinação de Sulfito utilizando o método difusão condutividade por injeção em fluxo e de metais por espectrometria de absorção atômica em amostras de vinhos. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Hélida Fernandes Leão

ROSSI, D. A.; RAGHIANTE,F.; MENDONCA, E. P.; FRAGIORGE, E. J.;BONNAS, Deborah Santesso. Campilobacter spp em matrizes cárneas consumidas no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Edna Alves Pereira Medeiros

GUIDO, H. A. O.;BONNAS, Deborah Santesso; BATISTA, G. A.; CARVALHO, C. H.; GONCALVES NETO, W.. Politicas Públicas Educacionasi e o Proeja Fic Interseção entre educação de jovens e adultos e educação profissional. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz

PAVANI, L. C.; FERREIRA, M. E.; CECILIO FILHO, A. B.; CRUZ, O. C.;BONNAS, Deborah Santesso. Cultivo e composição química de ora-pro-nobis sob defict hídrico intermitente no solo. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Nathália Pinheiro Barbosa

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; CASTEJON,L.V.. PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES FRENTE AOS RÓTULOS ALIMENTARES EM UBERLÂNDIA/MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Aline Alves Montenegro Freitas

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; CASTEJON,L.V.. Segurança dos alimentos nas escolas municipais do ensino infantil de Uberlândia -MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Luciana Martins Rosa Caixeta

TEIXEIRA, E. M. B.;BONNAS, Deborah Santesso; VIEIRA, P. M.. Perfil nutricional e distribuição geográfica de crianças menores de 24 meses acompanhadas pelo SISVAN no municipio de Uberaba -MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Laís Teixeira e Silva

BONNAS, Deborah Santesso; BANDEIRA, S. F.; CASTEJON,L.V.. Efeito da secagemna qualidade sanitária e físico química de farelo de soja com e sem adição de casca. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Vanessa Salomão Borges

BONNAS, Deborah Santesso; MELO, C. M. T.; RAGHIANTE,F.. qualidade higiênico sanitária do comércio de food trucks no municipio de Uberlandia -MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Graziele Cristina Ferreira

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; BARBOSA, M. O.. Desenvolvimento de tecnologia de produtos alimentícios a partir de resíduos orgânicos geredos em um restaurante universitário. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Bruna Carvalho de Oliveira

TEIXEIRA, E. M. B.;BONNAS, Deborah Santesso; VIEIRA, P. M.. Hábitos alimentares, aceitação das refeições e grau de satisfação dos estudantes em restaurante universitário. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Eliane Cristina Lombardi

BONNAS, Deborah Santesso; MELO, C. M. T.; PINTO,L.S.R.C.. Avaliação do Modelo de Investigação de Surto de Toxinfecção alimentar desenvolvido no municipio de uberlandia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Cláudia Aparecida Vieira

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; GONÇALVES, Carlos Antonio Alvarenga. Implantação de programa 5s como ferramenta de gestão da qualidade nos blocos de produção de alimentos da agroinsdustria do Instituto Federal do Triangulo Mineiro - Campus Uberaba. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Katiuce Aparecida de Oliveira

JARDIM, F.B.B.;BONNAS, Deborah Santesso; ALVES, L.. Avaliação crítica e otimização de processos de comunicação de inicio de fabricação de produtos dispensados de registro na vigilância sanitária de uberlandia mg. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Marília Lelis Ribeiro

BONNAS, Deborah Santesso; FONSECA, C. R.; ARAUJO, E. A.. Capacitação de manipuladores de alimentos em relação as boas práticas de produção: qualificação profissional para garantir uma alimentação segura. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Emiliane Veloso de Almeida Borges

JARDIM, F.B.B.;BONNAS, Deborah Santesso; ALVES, L.. Diagnóstico e adequação das boas pRÁticas em estabelecimentos de serviços de alimentação na cidade de Unaí-MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Christiane Alves Calheiros Sakamoto

GONÇALVES, Carlos Antonio Alvarenga;BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.. Conservação do Melão amarelo (Cucumis meloL)minimamente processado com o uso de películas comestíveis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: LORIANA LINHARES TEIXEIRA

TEIXEIRA, E. M. B.; PAOLONI, D. F.;BONNAS, Deborah Santesso. Perfil nutricioanl dos alunose avaliação nutricional da merenda escolar da escola estadual anexa supam. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Ivone Maria de Melo Carneiro

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; CAMPAGNOL, P. C. B.. Atuação dos responsáveis técnicos nas industrias de alimentos: interface entre as instituições de ensino superior, vigilancia sanitaria e conselhos profissionais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Elaine Alves dos Santos

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; CAMPAGNOL, P. C. B.. Implantação de ferramentas de gestão da qualidade dos alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição institucional: um estudo de caso. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Celso Tadeu Barbosa dos Santos

FONSECA, C. R.;BONNAS, Deborah Santesso; OKURA, M. H.. Ocorrencia de enterobacterias e perfil de sensibilidade a antimicrobianos de enterococos isolados de hortaliças durante o processamento. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Virgínia Souza Santos

TEIXEIRA, E. M. B.;BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.. Impacto dos treinamentos de boas praticas de fabricação e avaliação das condições higiênico sanitárias na produção da merenda escolar em escolas publicas no municipio de rio paranaíba -mg. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Maida Blandina Honáorio Magalhães

BONNAS, Deborah Santesso; PEREIRA, E. M. S.; PERIRA, O. J.. A manipulação de alimentos como alternativa de inclusão profissional de deficientes visuais. 2012.

Aluno: Larissa Ferreira Torrano

BONNAS, Deborah Santesso; VIEIRA,S.M.; PINTO,L.S.R.C.. BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM PASTELARIA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Jonas Azevedo Araújo

BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.; TAHAN,T.. Impacto do Programa Bolsa Família no estado nutricional de adolescentes em Uberlândia, MG. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Marcella Cecília Silva Vieira

BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.; TAHAN,T.. Qualidade higiênico-sanitária em restaurantes de Araguari - MG. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Eder Bueno Palma

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; PINTO,L.S.R.C.. CONHECIMENTO SOBRE BOAS PRÁTICAS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: MONICA SOUZA CORTES

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; PINTO,L.S.R.C.. PRODUÇÃO DE BARRA DE CEREAL ENRIQUECIDA COM FOLHAS E SEMENTES DE MORINGA OLEÍFERA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Ruthe Antunes de Souza Mota

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; COSTA,S.M.V.. PERFIL SOCIOECONÔMICO E CONHECIMENTO SOBRE SEGURANÇA DO ALIMENTO DE MANIPULADORES DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO ? PDEFT EM PATROCÍNIO MG. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Suelen Xavier Oliveira

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; COSTA,S.M.V.. CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DAS BANCAS DE PASTÉIS NA FEIRA LIVRE DE ITUMBIARA - GO.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Maria Salomé Modesto Domingues

ANDRADE, P. L.;BONNAS, Deborah Santesso; TAHAN,T.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM REFLEXOS POSITIVOS NA ALIMENTAÇÃO: VELHOS SABORES, NOVOS SABERES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Lidiane Aparecida Oliveira Carvalho

CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.. ÓLEO DE COCO BABAÇU: POPULISMO E CIENTIFICISMO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Lara Carolina Gonçalves Gomes

CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso; CARON, V. C.. ESTUDO DA OBTENÇÃO DA FARINHA DE GRAVIOLA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Tassiana Borges Silva

CARON, V. C.; CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso. PRODUTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS: UMA ANÁLISE HIGIÊNICO-SANITÁRIA E DE COMERCIALIZAÇÃO EM REDES VAREJISTAS DE UBERLÂNDIA-MG. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Thalita Mariano Borges

BONNAS, Deborah Santesso; BANDEIRA, S. F.; COSTA,S.M.V.. DESENVOLVIMENTO DE QUIBES SEM GLUTEN PELA SUBSTITUIÇÃO DO TRIGO POR TRIGO SARRACENO(FAGOPYRUM ESCULENTUM). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Heverton Alves Pereira

LISBOA, F. C.;BONNAS, Deborah Santesso; OLIVEIRA FILHO, J. H.. Recolhimento de Alimentos : uma análise descritiva. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Fernanda Maria Farias Cunha

LISBOA, F. C.;BONNAS, Deborah Santesso; OLIVEIRA FILHO, J. H.. Revisão do Programa de autocontrole de um frigirífico de aves do Trinagulo Mineiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Nathália Pinheiro Barbosa

LISBOA, F. C.;BONNAS, Deborah Santesso; OLIVEIRA FILHO, J. H.. Uso de Suplementos Alimentares por alunos do IFTM Campus Uberlandia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Alexandre Bicalho do Amaral

BONNAS, Deborah Santesso; LISBOA, F. C.; OLIVEIRA FILHO, J. H.. Avaliação físico química de leite pasteurizado comercializado no municipio de Uberlandia MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Noara Carvalho Silveira

BONNAS, Deborah Santesso; LISBOA, F. C.; OLIVEIRA FILHO, J. H.. Condições higiênco sanitárias das unidades de alimentação e nutrição das escolas de uberlandia MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Luciana Saldanha de Andrade e Silva

ANDRADE,H.V.; JARDIM, F.B.B.;BONNAS, Deborah Santesso. Implementação do programa 5S nos setores de balança e recepção de um laticinio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em controle de qualidade de aliment) - FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA.

Aluno: Marayza Aparecida de Souza

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; ROSA, M. F.. Implantação de Sistema APPCC em laticinio do estado de MInas Gerais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em controle de qualidade de aliment) - FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA.

Aluno: Daniela Almeida Dantas

BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, F.B.B.; COSTA,S.M.V.. Boas Práticas de Manipulação em uma unidade de Serviço de alimentação em Uberlandia. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em controle de qualidade de aliment) - FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA.

Aluno: Wildson Pereira dos Santos

BONNAS, Deborah Santesso; ALVES,E.; CASTEJON,L.V.. Implantação de painel sensorial em indústria de lácteos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Carlos José da Silva

CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso; ROSA, M. F.. Avaliação do perfil antropométrico dos alunos de tecnologia em alimentos de 2012 a 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Marci Laura de Freitas Ferreira

CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso; BANDEIRA, S. F.. Análise de requisitos para rotulagem obrigatória de alimentos que contém soja e derivados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Jorge Luiz Da Silva Santos Silva

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; ALVES, L. A. A. S.. A capacitação em boas práticas para manipuladores de alimentos - experiência do projeto de extensão do núcleo de extensão para produção de alimentos seguros.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Wellington de Oliveira

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; PINTO,L.S.R.C.. Qualidade Sanitária das Bancas de Pastéis das Feiras livres de Uberlândia - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Mylene Rosa da Silva Ferreira

CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso; MATOS, P. A.. Cobertura de pasta de leite em pó. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Kellen Alice Fernandes

BONNAS, Deborah Santesso; ALVES,E.; ALVES, L. A. A. S.. Desenvolvimento de iogurte saborizado com uvaia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: RITA DE CÁSSIA AMARAL

CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso; ROSA, M. F.. Análise de rotulagem de alimentos importados comercializados em Uberlândia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: ANA CLAUDIA CARRIJO

BONNAS, Deborah Santesso; RISSATO, E. A. S.; RAGHIANTE,F.. Caracterização Microbiológica do queijo minas artesanal maturado produzido no municipio de Uberlandia -MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Leila Rodrigues Carrijo

BONNAS, Deborah Santesso; RISSATO, E. A. S.; ALMEIDA, E. S.. Qualidade Físico química do queijo minas artesanal maturado produzido no municipio de Uberlandia -MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Vitória Regina Bessa

RISSATO, E. A. S.;BONNAS, Deborah Santesso; MOHALLEM, R. F. F.. DESENVOLVIMENTO DE UM IOGURTE PRODUZIDO COM LEITE DE CABRA SABORIZADO COM MANGABA (Hancornia speciosa Gomes). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Maria Clara da Silva Nogueira

RISSATO, E. A. S.; JARDIM, V. H. P.;BONNAS, Deborah Santesso. DESENVOLVIMENTO DE LINGUIÇA FRESCAL SUÍNA ENRIQUECIDA DE FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis f. flavicarpa degener). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Nayara Oliveira Costa

RISSATO, E. A. S.;BONNAS, Deborah Santesso; JARDIM, V. H. P.. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM UMA PIZZARIA SITUADA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA - MG: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Isabela Fernandes Coelho

ROSA, M. F.;BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.. Aceitabilidade da alimentação escolar: estudo de caso de uma escola estadual de Araguari mg. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Andressa Santos Vieira

BONNAS, Deborah Santesso; ALVES,E.; CASTEJON,L.V.. Impacto do Curso de Qaulificação para manipuladores de alimentos: uma experiencia de extensão universitária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Daniela Paula de Almeida Santos

CASTEJON,L.V.; ROSA, M. F.;BONNAS, Deborah Santesso. Avaliação de rótulos de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Eiliana de Souza Costa

LISBOA, F. C.; RISSATO, E. A. S.;BONNAS, Deborah Santesso. Análise do perfil higiênico sanitário : estudo de caso de uma padaria no municipio de Uberlandia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Lorena Peixoto dos Santos

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; MARTINS, P.A.. Boas Práticas de Fabricação em Serviço de Alimentação especializado em alimentos e bebidas a base de açaí: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Mariana Menezes Oliveira

BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.; TAHAN,T.. Percepção dos consumidores em relação aos cuidados na aquisição de alimentos refrigerados e congelados: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Poliana Rodrigues de Almeida Pimenta

ROSA, M. F.;BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.. Elaboração de pão de forma com adição de farinha de soja desengordurada e aveia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Leonardo Henrique Benjamim

ROSA, M. F.;BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.. Desenvolvimento de uma sobremesa láctea tipo mousse sem a adição de açúcar e baixo teor de lipídeos de farinha e da casca in natura do maracujá amarelo(Passifora edulis). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Viviana Sandoval da Silva

MELO, C. M. T.; QUEIROZ, C. R. A. A.;BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.. Qualidade do mel comercializado em Uberlândia -MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Aline Alves Montenegro

MELO, C. M. T.; QUEIROZ, C. R. A. A.;BONNAS, Deborah Santesso. Composição centesimal e atividade antioxidante de frutos de jurubeba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Rosana Dias Carvalho

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; MARTINS, P.A.. A CONDUTA DO CONSUMIDOR EM RESTAURANTE SELF SERVICE INSTITUCIONAL CORRELACIONADA À SEGURANÇA DOS ALIMENTOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Taciane Santana Borges

OLIVEIRA, C.A.A.;BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.. Altura de empilhamento de tomate (L. esculentum) pela técnica da aplanação para dimensionamento de embalagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Wesley Borges Franqueiro

BONNAS, Deborah Santesso; TAHAN,T.; PINTO,L.S.R.C.. Melhoria da gestão da qualidade pela implantação do programa 5S em setor de empresa do ramo alimentício em Uberlândia MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Vitor Hugo Pacheco Jardim

PINTO,L.S.R.C.;BONNAS, Deborah Santesso; MELO, C. M. T.. Desenvolvimento de um gelado comestível a base de mandioca destinado a portadores de fenilcetonúria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Rafael Novais Torrano

COSTA,S.M.V.;BONNAS, Deborah Santesso; TAHAN,T.. Estudo da aceitabilidade de bebida carbonatada saborizada com maracujá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Cleisimar Maffi

SOUZA, S.C.M.;BONNAS, Deborah Santesso; SILVA,B.A.O.. Marketing e qualidade dos alimentos industrializados direcionados ao público infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Patrícia Barbosa de Oliveira

CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso; MELO, C. M. T.. Estudo da aceitação e caracterização fisico quimica de caldo a base de mandioca e carne b. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Carla Katielli Junqueira Azevedo

BONNAS, Deborah Santesso; COSTA,S.M.V.; CASTEJON,L.V.. Influencia do treinamento em Boas Práticas de Fabricaçao sobre a qualidade microbiológica de frios fracionados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Anne Cristina Andrade de Oliveira Ribeiro

BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.; CASTEJON,L.V.. Perfil higienico sanitário de açougues do municipio de aragurai-mg. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Elaine Alves dos Santos

BONNAS, Deborah Santesso; BOITRAGO, W.J.; COSTA,S.M.V.. Boas Práticas de Fabricação em abatedouros de aves fiscalizados pelo serviço de inspeção municipal do municipio de uberlandia mg. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Alessandra Alves da Silva

ROSA, M. F.;BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.. Influencia das Boas Praticas Agricolas e das Boas Práticas de Fabricação na qualidade higienico sanitária da alface. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Gisele Berdnasky Araújo Pereira

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; BRAGA, H. F.. Boas Práticas de Fabricação: estudo de caso em uma lanchonete da cidade de Uberlandia-MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Roselane Maria Simplício Gonçalves

SOUZA,S.C.M.;BONNAS, Deborah Santesso; MENDONÇA, M.G.. Uso Sustentável do Buriti pela agricultura familiar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Flávia Carlos da Silva Nogueira

COSTA,S.M.V.; PINTO,L.S.R.C.;BONNAS, Deborah Santesso. Efeito da temperatura de filagem sobre a carga microbiana do queijo tipo muçarela produzida com leite cru. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Loyane Gracielle de Brito

BONNAS, Deborah Santesso; VIEIRA,S.M.; PACHECO,R.P.. Implantação de análise sensorial para avaliação de produtos lácteos - um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Alimentos de Orige) - Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia.

Aluno: Lorena Alves Gomes

BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.; SOUZA,S.C.M.. Viabilidade técnico econômica da elaboração de bebida a base de soja saborizada com goiaba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Alimentos de Orige) - Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia.

Aluno: Renata Almeida Noronha

CASTEJON,L.V.;BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.. Estudo da qualidade e aceitabilidade de produtos panificáveis elaborados com soro de queijo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Marina Dias Carvalho

PINTO,L.S.R.C.; ROSA, M. F.;BONNAS, Deborah Santesso. Composição centesimal de empanados elaborados com resíduos da filetagem de tilápia do Nilo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Geide Ferreira Silva

OLIVEIRA,G.M.;BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.. Boas práticas de fabricação e qualidade microbiológica de presunto fatiado comercializado em supermercados de uberlandia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Vitor Vicente Dias Rodrigues

COSTA,S.M.V.;BONNAS, Deborah Santesso; ROSA, M. F.. Enriquecimento nutricional do iogurte com farinha de quinoa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Paula Andréa Dulgheroff

BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.; CASTEJON,L.V.. Elaboração de coador de papel para café com propriedades flavorizantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Fabrícia Diniz Oliveira

BONNAS, Deborah Santesso; PINTO,L.S.R.C.; VIEIRA,S.M.. Análise da característica funcional do iogurte durante seu período de validade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Aluno: Laís Teixeira e Silva

SILVA,L. T.; MELO, C. M. T.;BONNAS, Deborah Santesso; FRAGIORGE, E. J.. Aproveitamento do soro de queijo na obtenção de uma bebida láctea com baixo teor de lactose. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Alimentos de Orige) - Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia.

Aluno: Cairo Henrique Ferreira Borges

BORGES, Cairo Henrique; FRAGIORGE, E. J.;BONNAS, Deborah Santesso; MELO, C. M. T.. Avaliação da própolis na substituição de antioxidantes sintéticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Aluno: Sérgio Robbs Bernardes

BONNAS, Deborah SantessoPEIXOTO, José RicardoSANTOS, Carlos Machado dos. Desempenho Agronômico de variedades de mandioca mansa em Uberlândia-MG. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: David Teixeira Junior

BONNAS, Deborah Santesso; JORDÃO, Paulo Ribeiro; GONÇALVES, Neide Botrel. Avaliação da conservação de abacaxis minimamente processados. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia.

CABRAL, L. G.; JANSEN, A. C.; SOUSA, S. R.;BONNAS, Deborah Santesso. Banca de Defesa de Memorial descritivo de Ednaldo Gonçalves Coutinho. 2014. Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

REIS, V. E. A.;BONNAS, Deborah Santesso; FRAGIORGE, E. J.. Processo Seletivo Simplificado Para contratação de professor substituto na área de alimentos. 2007. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

BONNAS, Deborah Santesso; DIAS,Leila Marcia Costa; Pedro Henrique Ferreira Tomé; Paulo Roberto Ribeiro; REIS, V. E. A.; LACERDA, Z.C.. Concurso para professor efetivo da Area de Alimentos e Zootecnia. 2007. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

BONNAS, Deborah Santesso; FIRMINO, Carlos Antônio Barbosa; BARCELOS, Juvenal Caetano. Membro da comissaõ para realização de concurso público para provimento de vagas para o cargo efetivo de professor de Ensino de 1° e 2° graus das áreas de informática, química e alimentos. 2005. Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia.

BONNAS, Deborah Santesso. Avaliação da qualidade microbiológica de produtos minimamente processados comercializados na cidade de Planaltina DF. 2018. Instituto Federal de Brasília.

CASTEJON,L.V.; ALMEIDA, E. S.;BONNAS, Deborah Santesso. Banca de avaliação de estágio obrigatório de Amanda Cristina Almeida Maniezo. 2017. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

BONNAS, Deborah Santesso; ROSA, M. F.; CASTEJON,L.V.. Banca de avaliação de estágio curricular obrigatório de Rita de Cássia AMARAL. 2017. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

BONNAS, Deborah Santesso; ALVES,E.; JARDIM, V. H. P.. Banca de avaliação de Estágio Curricular Supervisionado Lorraine Cristina Dantas. 2014. Instituto Federal do Triangulo Mineiro.

JARDIM, F.B.B.; MELO, C. M. T.;BONNAS, Deborah Santesso. Avaliação de estágio supervisionado obrigatório. 2010. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

BONNAS, Deborah Santesso; CASTEJON,L.V.; MELO, C. M. T.. Avaliação de estágio supervisonado obrigatório. 2010. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

MELO, C. M. T.; BARCELOS, Juvenal Caetano;BONNAS, Deborah Santesso; SILVA, A. P. P.. Comite Interno para avvaliação das propostas do PIBIC. 2009. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

BONNAS, Deborah Santesso; CURVELO, Fernando Augusto; TORRES, José Luiz Rodrigues; VIEITES, Flavio Medeiros. Banca Examinadora de Projeto de Pesquisa: Mecanismo de interação teórico e prático do ensino do preparo da ordenha e seus efeitos sobre o desempenho de vacas leiteiras. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

BONNAS, Deborah Santesso; CURVELO, Fernando Augusto; TORRES, José Luiz Rodrigues; GONÇALVES, Carlos Antonio Alvarenga. Membro de Banca Examinadora de Projeto de Pesquisa e de Avaliação: Elaboração do Projeto de Criação da habilitação técnico do setor sucro alcoleiro para a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

BONNAS, Deborah Santesso. Avaliação de Projeto de Pesquisa: Conservação Pós Colheita de mandioquinha salsa: efeito do cálcio e da satomosfera modificada-. 1998. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adimilson Bosco Chitarra

CHITARRA, A. B.VILAS BOAS, E. V. B.; CHITARA, M. I. F.;PRADO, M.E.T.; VALLE, R. H. P.. QUALIDADE DE ABACAXI CV. SMOOTH CAYENNE, MINIMAMENTE PROCESSADO ARMAZENADO SOB ATMOSFERA MODIFICADA. 2002. Tese (Doutorado em ciencia dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras.

Adimilson Bosco Chitarra

CHITARRA, A. B.PRADO, M.E.T.; CHITARA, M. I. F.; VALLE, R. H. P.. Abacaxi cv. Smooth cayenne, minimamente. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencia dos Alimentos) - Univ. Fed. de Lavras.

Mônica Elisabeth Torres Prado

PRADO, M. E. T.CHITARRA, A. B.E.V. B., VILAS BOAS; CHITARRA, M. I. F.; VALLE, R. H. P.. Qualidade de abacaxi "Smooth cayenne" minimamente processado. 2002. Tese (Doutorado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras.

Mônica Elisabeth Torres Prado

PRADO, M. E. T.CHITARRA, A. B.; VALLE, R. H. P.. Abacaxi cv. Smooth Cayenne, minimamente processado. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras.

Roberta Hilsdorf Piccoli

CHITARRA, A. B.;PICCOLI,R.H.BOAS, Eduardo Valério de Barros Vilas; PRADO, Monica E. Torres; CHITARRA, M. I. F.. Qualidade do abacaxi cv. Smooth cayenne minimamente processado, embalado sob atmosfera modificada. 2002. Tese (Doutorado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

TALITA COSTA E SILVA BRITO

SISTEMATIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO SANITÁRIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL, EMPREENDIMENTO FAMILIAR RURAL E ECONÔMICO SOLIDÁRIO, PARA INCLUSÃO PRODUTIVA COM SUSTENTABILIDADE E SEGURANÇA SANITÁRIA; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; (Orientador);

Karina de Lima Sobrinho

: Estudo da eficiência e eficácia do treinamento dos responsáveis das empresas do setor alimentício sobre a legislação sanitária da cidade de Uberlândia ? MG; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; (Orientador);

Laís Teixeira e Silva

Desenvolvimento de metodologia npara capacitação em sistema de gestão da segurança alimentar; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; (Orientador);

Ana Carolina Paim Carvalho

Biofilme Microbiano em Indústrias Processadoras de Alimentos; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; (Orientador);

Angélica Mundim Faria

BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO E SUA IMPORTANCIA NA PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS SEGUROS NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; (Orientador);

FLAVIANE APARECIDA DA CRUZ

O programa 5 s no agronegócio: estudo de caso em cultivo de tomates; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; (Orientador);

Thamara Roberta Pereira Silva

CONDIÇÕES HIGIENICO SANITÁRIAS E DELINEAMETO DO PERFIL EDUCACIONAL QUANTO SEGURANÇA ALIMENTAR DE AMBULANTESNO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA MG; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; (Orientador);

Priscila Camargos Finholdt

Qualidade de bananas-chips obtidas de frutos de diferentes variedades de bananeiras; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; (Orientador);

Aline Alves Montenegro

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS PARA MANIPULADORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO INFANTIL (EMEI) DE UBERLÂNDIA ? MG; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Nathália Pinheiro Barbosa

PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES FRENTE AOS RÓTULOS ALIMENTARES EM UBERLÂNDIA/MG; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Graziele Cristina Ferreira

Desenvolvimento e tecnologia de produtos alimentícios a partir de resíduos orgânicos gerados em Restaurantes Universitários; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Vanessa Salomão Borges

Avaliação das condições higiênico-sanitárias do comércio de food trucks no município de Uberlândia - MG; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Eliane Cristina Lombardi

Avaliação do modelo de investigação de surto de toxiinfecção alimentar desenvolvido no município de Uberlândia MG; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Cláudia Aparecida Vieira

implantação de sistemas de gestão da qualidade no processamento de alimentos da agroindústria do Instituto Federal do Triangulo Mineiro Campus Uberaba; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Marayza Aparecida Souza

Aspectos de segurança alimentar das empresas fabricantes e fornecedoras de refeições coletivas do município de Uberlândia - MG - Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Marília Lelis Ribeiro

Implementação de ferramentas de gerenciamento de segurança e qualidade dos alimentos e a influência sobre a qualidade microbiológica de refeições servidas no restaurante universitário da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Ivone Maria de Melo Carneiro

: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ALIMENTOS COM FOCO NA SEGURANÇA E ADEQUAÇÃO DOS ALIMENTOS ÀS NORMAS LEGAIS; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Elaine Alves dos Santos

Gestão da segurança alimentar em unidade de alimentação e nutrição do Instituto Federal do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de A) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Maida Blandina Honório Magalhães

CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO ALTERNATIVA DE INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIENCIA VISUAL; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro,; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Marcia de Freitas Rosa

A APLICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ATUALIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA E AGROINDÚSTRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO-CAMPUS UBERLÂNDIA-MG; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Profissional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Deborah Santesso Bonnas;

Reginaldo Rodrigues de Andrade

Elaboração do projeto de criação da habilitação técnico do setor sucro-alcoleiro para a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Profissional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Deborah Santesso Bonnas;

Larissa Ferreira Torrano

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM PASTELARIA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Marcella Cecília Silva Vieira

Qualidade higiênico-sanitária em restaurantes de Araguari - MG; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Jonas Azevedo Araújo

Impacto do Programa Bolsa Família no estado nutricional de adolescentes em Uberlândia, MG; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Eder Bueno Palma

CONHECIMENTO SOBRE BOAS PRÁTICAS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

MONICA SOUZA CORTES

PRODUÇÃO DE BARRA DE CEREAL ENRIQUECIDA COM FOLHAS E SEMENTES DE MORINGA OLEÍFERA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Ruthe Antunes de Souza Mota

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CONHECIMENTO SOBRE SEGURANÇA DO ALIMENTO DE MANIPULADORES DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO ? PDEFT EM PATROCÍNIO MG; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Suelen Xavier Oliveira

CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DAS BANCAS DE PASTÉIS NA FEIRA LIVRE DE ITUMBIARA - GO; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Thalita Mariano Borges

DESENVOLVIMENTO DE QUIBES SEM GLUTEN PELA SUBSTITUIÇÃO DO TRIGO POR TRIGO SARRACENO(FAGOPYRUM ESCULENTUM); 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Noara Carvalho Silveira

Segurança dos alimentos em escolas municipais do municipio de uberlandia -MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Priscila Renata da Costa

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE AUTOCONTROLE EM FRIGORÍFICOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Laís Teixeira e Silva

MODELO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM POSTO DE CAPTAÇAO DE LEITE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em controle de qualidade de aliment) - FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Marayza Aparecida de Souza

Implantação de análise de perigos e pontos críticos de controle em indústria de laticinios de Minas Gerais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em controle de qualidade de aliment) - FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Daniela Almeida Dantas

APLICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO EM UBERLÂNDIA - MG; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em controle de qualidade de aliment) - FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Carlos Alberto de Oliveira Bispo

Boas práticas de fabricação em cantina escolar de instituição pública em Uberlândia -MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Wildson Pereira dos Santos

Implantação de painel sensorial em indústria de lácteos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Jorge Luiz Da Silva Santos Silva

A capacitação em boas práticas para manipuladores de alimentos - experiência do projeto de extensão do núcleo de extensão para produção de alimentos seguros; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Wellington de Oliveira

Aspectos sanitários de comercio de pastéis em feiras livres do município de Uberlandia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Kellen Alice Fernandes

Desenvolvimento de iogurte saborizado com uvaia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Wildson Pereira dos Santos

Implantação de análise sensorial em empresa do setor lácteo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Verônica Rodrigues Silva

A aplicação dos 5 sensos como ferramenta de gestão da qualidade em estabelecimento especializado em alimentos e babidas a base de açaí; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Rayza Moura Silva

Boas Práticas deManipulação com ênfase na higiene pessoal em restaurante do municipio de araguari-MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Andressa Santos Vieira

Impacto do curso de qualificação para manipuladores de alimentos: uma experiência de extensão universitária; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Roseane Aparecida Goçalves de Sousa

RISCOS ALIMENTARES ASSOCIADOS ÀS ATITUDES DOS CONSUMIDORES EM RESTAURANTES DE AUTOSSERVIÇO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Roseni Alves da Silva Souza

APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS GERADOS NO PROCESSAMENTO DE POSTAS DE SURUBIM (Pseuplatystoma corruscans), PARA ELABORAÇÃO DE EMPANADOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Patrícia Faria Silva

VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE SURUBIM (Pseuplatystoma coruscans) PARA ELABORAÇÃO DE LINGÜIÇA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Mariana Menezes Oliveira

Percepção dos consumidores em relação aos cuidados na aquisição de alimentos refrigerados e congelados: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Lorena Peixoto dos Santos

Boas Práticas de Fabricação em serviço de alimentação especializado em alimentos e bebidas a base de açaí: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Wesley Borges Franqueiro

Melhoria de Gestão da Qualidade pela Implantaçao do Programa 5S em setor de empresa do ramo alimentício em Uberlandia-MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Fábio Miguel de Freitas

Estudo sob a perspectiva do alimento seguro em lanchonetes nos terminais de transporte coletivo urbano na cidade de uberlandia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Rosana Dias Carvalho

A CONDUTA DOS CONSUMIDORES EM RESTAURANTE SELF SERVICE INSTITUCIONAL CORRELACIONADA À SEGURANÇA DOS ALIMENTOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Gislayne Cristina Costa

PERCEPÇÃO DE MÃES QUANTO AO TEMA ?LEITE MATERNO: ALIMENTO SEGURO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

André Fereira de Castro Oliveira

Uso de antioxidantes e atmosfera modificada na conservaçao do quiabo minimamente processado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Anne Cristina Andrade de Oliveira Ribeiro

PERFIL HIGIÊNICO-SANITÁRIO DOS AÇOUGUES DO MUNICÍPIO DE ARAGUARI-MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Carla Katielli Junqueira Azevedo

Influencia do treinamento para manipuladores na qualidade dos alimentos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Heberly Fernandes Nunes Braga

Biopreservação e influências sensoriais da adição de cultura starter em salame tipo italiano; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Bruno R

França; Avaliação parasitológica e higienico sanitária de alfaces comerciaizadas em feiras livres do municipio de uberlandia MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Gisele Berdnarsky de Araújo Pereira

Boas Práticas de Fabricação estudo de caso em uma lanchonete da cidade de uberlandia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Elaine Alves dos Santos

Boas Práticas de fabricação em abatedouros de aves fiscalizados pelo serviço de inspeção muniicpal do muniicpio de uberlandia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Daniele da Silva Oliveira

Perfil sanitário e perigos microbiológicos relacionados ao consumo de "laranjinhas" comercializadas em escolas municipais de Uberlandia-MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Lorena Alves Gomes

Viabilidade técnica e economica da elaboração de bebida a base de soja saborizada com polpas de frutas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Loyane Gracielle de Brito

Implantaçao de análise sensorial no controle de qualidade em laticinio em Uberlandia -MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Carla Beatriz Ferreira Borges

Qualidade microbiológica da linhaça in natura comercializada no municipio de uberlandia mg; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Érica Cristina de Oliveira Silva

Avaliação higienico sanitáriaria do comercio de alimentos por ambulantes do municipio de uberlandia-MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Paula Andrea Dulgueroff

Desenvolvimento de filtro para café com propriedade flavorizante; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia Em Alimentos de Orige) - Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Wanêssa Pacheco

Elaboraçao de um estruturado de polpa de manga para produçao de "polpa de manga"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Solange Aparecida Brienza de Abreu

Efeito da película comestível a base de fécula de mandioca na conservação de mangas minimamente processadas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Kellen Cristina Guedes

Avaliação da aplicação das Boas Práticas de Fabricação em sorveterias artesanais na cidade de Uberlandia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Éder Júlio de Jesus

Substituição de embalagens de madeira por plásticas higienizáveis em alface ( Lactuca sativa L; ): aspectos higiênico sanitários e boas práticas agrícolas; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Aline Sousa Silva

Diagnóstico e elaboração de um plano de ação para implantação de boas práticas de fabricação em uma indústria produtora de biscoitos de polvilho em Uberlandia-MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Gabriela Gouvea e Silva

Aceitabilidade de produtos alimentícios produzidos com hortaliças não convencionais: uso da beldroega Portulaca oleracea; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Priscila Camargos Finholdt

Qualidade de bananas-passa obtidas de frutos de diferentes variedades de bananeiras; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Mayara Rosa de Carvalho

CARACTERÍSTICAS FISICO QUÍMICAS E SENSORIAIS DE TANGERINA ?PONKAN? EM RELAÇÃO À DISPOSIÇÃO NA COPA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Thalita Mariano Borges

DESENVOLVIMENTO DE QUIBES SEM GLUTEN PELA SUBSTITUIÇÃO DO TRIGO POR TRIGO SARRACENO (Fagopyrum esculentum); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Lara Cristina Santana Rodrigues

Aceitabilidade de produtos alimentícios produzidos com hortaliças não convencionais: uso do caruru Amaranthus viridis L; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Raquel Marzinotto

Desenvolvimento de produto cárneo tipo nugget a base de pescado adicionado de corantes naturais para inclusão na merenda escolar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Lorrayne de Fatima Aparecida Vieira

Gestão dos resíduos sólidos orgânicos gerados no refeitório do IFTM Campus Uberlândia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Leila Rodrigues Carrijo

QUALIDADE FISICO QUÍMICA DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA - MG; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Jessica Luiza Silva Teixeira

QUALIDADE SENSORIAL DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA - MG; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Vitória Regina Bessa

Desenvolvimento um iogurte produzido com leite de cabra saborizado com mangaba (Hancornia speciosa Gomes); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Aline Alves Montenegro

Aceitabilidade de hortaliça não convencional, ora- pro-nóbis, em serviço de alimentação coletiva institucional; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Mariana Gonçalves Silva

Aceitabilidade de hortaliça não convencional, ora- pro-nóbis, em serviço de alimentação coletiva institucional; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Loyane Gomes Xavier

CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES NA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO DO IFTM ? CAMPUS UBERLÂNDIA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Thaís Maria Rodrigues Borges

Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa GS; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Roseni Alves da Silva Souza

Utilização de resíduo gerado na retirada de postas de surubim (Pseudoplatystoma corruscans) e piramutaba (Brachyplatistoma vaillanti) no processamento de linguïça; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Sabrine Morais dos Santos

Estudo para Implantação de Painel Sensorial como Ferramenta para Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

RITA DE CÁSSIA AMARAL

Estágio Curricular Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Bianka Soares da Mota

Capacitação profissional para melhoria da qualidade dos alimentos: ação do núcleo de estudos para produção de alimentos seguros (NEPAS); 2018; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Andre de Oliveira Nascimento

Capacitação profissional para melhoria da qualidade dos alimentos: ação do núcleo de estudos para produção de alimentos seguros (NEPAS); 2018; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

ANTÚLIO FRANCISCO GONZAGA FONSECA

Capacitação profissional para melhoria da qualidade dos alimentos: ação do núcleo de estudos para produção de alimentos seguros (NEPAS); 2018; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Karine Pereira de Oliveira

Capacitação profissional para melhoria da qualidade dos alimentos: ação do núcleo de estudos para produção de alimentos seguros (NEPAS); 2018; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Amanda de Ávila Silveira

Capacitação profissional para melhoria da qualidade dos alimentos: ação do núcleo de estudos para produção de alimentos seguros (NEPAS); 2018; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Elisana Geralda dos Reis Lourenço

Capacitação para manipuladores de alimentos: ação do núcleo de estudos para produção de alimentos seguros (NEPAS); 2016; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Jorge Luiz da Silva Santos

Capacitação para manipuladores de alimentos: ação do núcleo de estudos para produção de alimentos seguros (NEPAS); 2016; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Edina Barros Morais

Capacitação para manipuladores de alimentos: ação do núcleo de estudos para produção de alimentos seguros (NEPAS); 2016; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Mislene das Graças de Paula

Projeto de Extensão NEPAS; 2015; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Mislene das Graças de Paula

Núcleo de estudos para produção de alimentos seguros ? NEPAS na capacitação de manipuladores de alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Mylene Rosa da Silva Ferreira

Núcleo de estudos para produção de alimentos seguros ? NEPAS na capacitação de manipuladores de alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Marianna Rodrigues Silva

Núcleo de estudos para produção de alimentos seguros ? NEPAS na capacitação de manipuladores de alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Mariane Barcelos Carneiro

Núcleo de estudos para produção de alimentos seguros ? NEPAS na capacitação de manipuladores de alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Kellen Alice Fernandes

Núcleo de estudos para produção de alimentos seguros ? NEPAS na capacitação de manipuladores de alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Lorraine Cristina Araujo Dantas

ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS ? NEPAS NA CAPACITAÇÃO DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS; 2014; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Renata Beatriz De Almeida Silva

ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS ? NEPAS NA CAPACITAÇÃO DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS; 2014; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Thamires Pereira da Silva

ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS ? NEPAS NA CAPACITAÇÃO DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS; 2014; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Lorraine Cristina Araujo Dantas

Projeto de Extensão NEPAS; 2014; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Adriana Fernandes Carrijo

NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: NÚCLEO DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS ? NEPAS; 2013; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Caroline Silva

NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: NÚCLEO DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS ? NEPAS; 2013; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Suellen Maciel Monteiro

NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: NÚCLEO DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS ? NEPAS; 2013; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Andressa Santos Vieira

NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: NÚCLEO DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS ? NEPAS; 2013; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Patrícia Leal de Almeida

EDUCAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA OS DEFICIENTES VISUAIS ATENDIDOS NO INSTITUTO DE CEGOS DO BRASIL CENTRAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Superior de Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Orientador: Deborah Santesso Bonnas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Loyane Gomes Xavier

Condições higiênico-sanitárias na produção de refeições na unidade de alimentação do IFTM - Campus Uberlândia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Loyane Gomes Xavier;

Adimilson Bosco Chitarra

QUALIDADE DO ABACAXI CV; SMOOTH CAYENNE MINIMAMENTE PROCESSADO, EMBALADO SOB ATMOSFERA MODIFICADA; 2002; Tese (Doutorado em ciencia dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras,; Orientador: Adimilson Bosco Chitarra;

Maria Isabel Fernandes Chitarra

Resistencia Pos-Colheita de Laranja Valenciaao Ataque de Penicilliumsp; Estudos Histoquimicos; ; 1991; Dissertação; Orientador: Maria Isabel Fernandes Chitarra;

Jorge Luiz Da Silva Santos Silva

Capacitação em Boas Praticas para Manipuladores de Alimentos - experiência do Projeto de Extensão - Nepas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: Jorge Luiz Da Silva Santos Silva;

Eduardo Válerio de Barros Vilas Boas

Qualidade do abacaxi cv; Smooth cayenne minimamente processado, embalado sob atmosfera modificada; 2002; Tese (Doutorado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras,; Coorientador: Eduardo Valério de Barros Vilas Boas;

Roberta Hilsdorf Piccoli

Qualidade do abacaxi cv; Smooth cayenne minimamente processado, embalado sob atmosfera modificada; 2002; Tese (Doutorado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras,; Coorientador: Roberta Hilsdorf Piccoli;

Jose Eduardo Brasil Pereira Pinto

DESENVOLVIMENTO DE RESISTÊNCIA POS COLHEITA EM LARANJA VALENCIA A pENICILLIUM DIGITATUM INFLUENCIADA PELA TEMPERATURA E TEMPO DE CURA DE FERIMENTO; 1991; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Jose Eduardo Brasil Pereira Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAMOS, ANTÔNIO NELSON ; CASTEJON, LETÍCIA VIEIRA ; Bonnas, Deborah Santesso ; BANDEIRA, SIDNEY FERNANDES . Aceitação de diferentes tipos de massas de pizzas. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 20356-20364, 2020.

  • FARIA, A. M. ; BONNAS, Deborah Santesso . BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS SEGUROS NA PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 1, p. 1-14, 2019.

  • LOMBARDI, E. C. ; BONNAS, Deborah Santesso ; JARDIM, F.B.B. ; OLIVEIRA, K. A. ; SILVA, R. T. . Atuação dos profissionais de saúde na investigação de suspeitas de surtos de DTAs nos hospitais de Uberlândia, Minas Gerais.. SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL , v. 27, p. e20005, 2019.

  • CARVALHO, ANA ; RIBEIRO, ROSANNE ; ZAGO, STTEPHANNIE ; BONNAS, DEBORAH . FORMAÇÃO E RESISTÊNCIA DO BIOFILME MICROBIANO EM INDÚSTRIAS PROCESSADORAS DE ALIMENTOS. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA , v. 16, p. 311-325, 2019.

  • ALVES,E. ; BONNAS, Deborah Santesso ; PINTO, R. M. C. . Implementation of food quality management tools in an institutional food and nutrition unit a case of study. INTERNATIONAL FOOD RESEARCH JOURNAL , v. 25, p. 1550-1558, 2018.

  • FERREIRA, G. C. ; OLIVEIRA, B. C. ; MOREIRA, M. A. B. ; BONNAS, Deborah Santesso . UTILIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS. SODEBRÁS , v. 13, p. 81-85, 2018.

  • MARTINS, K. S. ; CARON, V. C. ; BOFF, T. ; CASTEJON,L.V. ; BONNAS, Deborah Santesso . PARÂMETROS FÍSICOS E QUÍMICOS DE LIMAS ÁCIDAS ?TAHITI? E LIMÕES ?GALEGO? PRODUZIDOS NO CERRADO BRASILEIRO. Enciclopedia Biosfera , v. 15, p. 194-199, 2018.

  • CASTEJON,L.V. ; BONNAS, Deborah Santesso ; PEREIRA, I. S. ; PINTO,L.S.R.C. ; CARON, V. C. ; ALMEIDA, F. V. R. ; VIEIRA,S.M. ; BANDEIRA, S. F. ; QUEIROZ, A. A. ; ALMEIDA, E. S. ; OLIVEIRA, R. S. ; SILVA, W. G. ; CARVALHO, M. R. . VI SECIAG (SEMANA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS): TECNOLOGIAS NO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE. Boletim Técnico do IFTM , v. 4, p. 32-38, 2018.

  • BESSA, V. R. ; ALVES,E. ; BONNAS, Deborah Santesso . DESENVOLVIMENTO DE IOGURTE DE LEITE DE CABRA SABORIZADO COM MANGABA. INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CESUMAR , v. 19, p. 35-45, 2017.

  • CAMILO, J. S. ; BARBIERI, V. I. H. B. ; RANGEL, R. M. ; BONNAS, Deborah Santesso ; LUZ, J. M. Q. ; OLIVEIRA, R. T. C. G. . Aceitação sensorial de híbridos de milho doce e híbridos de milho verde em intervalos de colheita. Revista Ceres (Online) , v. 62, p. 001-008, 2015.

  • SOUZA, R.A.S. ; BONNAS, Deborah Santesso ; SILVA, P. F. . Aproveitamento dos resíduos gerados no processamento de postas de surubim (Pseuplatystoma corruscans) para elaboração de nuggets. Contextos da Alimentação: comportamento, cultura e sociedade , v. 3, p. 37-48, 2015.

  • FRANÇA , B.R. ; BONNAS, Deborah Santesso ; SILVA,C.M.O. . QUALIDADE HIGIÊNICO SANITÁRIA DE ALFACES (Lactuca sativa) COMERCIALIZADAS EM FEIRAS LIVRES NA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG. Bioscience Journal (Online) , v. 30, p. 458-466, 2014.

  • CUNHA, F. M. F. ; MAGALHAES, M. B. H. ; BONNAS, Deborah Santesso . Desafios da gestão da segurança dos alimentos em unidades de alimentação e nutrição no Brasil: uma revisão. Contextos da Alimentação: comportamento, cultura e sociedade , v. 01, p. 04-14, 2013.

  • BRAGA, Heberly Fernandes ; Ferreira, I.M. ; ROSSI, D. A. ; BONNAS, Deborah Santesso . Biopreservação de salame tipo italiano por cultura starter. Pubvet (Londrina) , v. 7, p. 1, 2013.

  • ALVES,E. ; BONNAS, Deborah Santesso . Boas Práticas de Fabricação em abatedouros de aves fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal de Uberlandia , MG. Higiene Alimentar , v. 26, p. 47-52, 2012.

  • CARVALHO, R. D. ; BONNAS, Deborah Santesso ; ALVES,E. ; XAVIER, L. G. . A conduta dos consumidores em restaurante self service institucional correlacionada a segurança dos alimentos. Enciclopédia Biosfera , v. 8, p. 2321-2333, 2012.

  • BONNAS, Deborah Santesso ; OLIVEIRA, D.S. . Perigos microbiológicos relacionados ao consumo de gelados comestíveis comercializados por ambulantes em escolas de Uberlandia - MG. Higiene Alimentar , v. 25, p. 100-104, 2011.

  • BORGES, C. B. F. ; BONNAS, Deborah Santesso . QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA LINHAÇA (Linum usitatissimum L.) IN NATURA COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA ? MG. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 1-8, 2011.

  • MELO, C. M. T. ; COSTA,L.A. ; BONNAS, Deborah Santesso ; CHANG,R. . COMPOSTOS FENÓLICOS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE PIMENTAS Capsicum chinense (bode), Capsicum baccatum variedade praetermissum(cumari) e Capsicum frutescens (malagueta). Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 1-6, 2011.

  • FERNANDES,M.P. ; PINTO,L.S.R.C. ; BONNAS, Deborah Santesso . Aproveitamento de residuos de filetagem de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)na elaboração de empanados. Enciclopédia Biosfera , v. 7, p. 1-6, 2011.

  • GOMES, L A. ; BONNAS, Deborah Santesso . Viabilidade técnica e economica da elaboraçao de bebida a base de soja saborizada com polpa de goiaba. Enciclopédia biosfera , v. 06, p. 01-09, 2010.

  • FERREIRA, Isaura Maria ; BONNAS, Deborah Santesso ; GUIMARÃES,E.C. ; REZENDE, M. T. N. P. ; ROSSI, D. A. . Bacteriologia de espetinhos de frango fabricados no municipio de Uberlandia sob inspeção municipal. Veterinária Notícias (UFU. Impresso) , v. 14, p. 9-12, 2008.

  • FERREIRA, Isaura Maria ; BONNAS, Deborah Santesso ; REZENDE, M. T. N. P. ; ROSSI, D. A. . Perfil microbiológico de espetinhos de frango fabricados sob inspeção municipal no municipio de uberlandia. Veterinária Notícias (UFU. Impresso) , v. 12, p. 119-119, 2006.

  • BONNAS, Deborah Santesso ; FERREIRA, Isaura Maria . Qualidade higiênico-sanitária de vegetais minimamente processados, comercializados no Municipio de Uberlândia, MG. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 19, n.133, p. 100-103, 2005.

  • BONNAS, Deborah Santesso ; PEIXOTO, José Ricardo ; SANTOS, Carlos Machado dos ; BERNARDES, S. R. . Desempenho agronômico de variedades de mandioca mansa em Uberlândia - MG. Revista Brasileira de Mandioca, Cruz das Almas - BA, v. 18, n.1, p. 18-24, 2005.

  • BONNAS, Deborah Santesso ; PRADO, Monica Elizabeth Torres ; CHITARRA, Adimilsom Bosco ; PINHEIRO, Ana Carla Marques . Transformações bioquímicas de abacaxi minimamente processado armazenado sob atmosfera modificada. Revista Brasileira de Fruticultura , Jaboticabal, v. 26, n.3, p. 428-432, 2004.

  • BONNAS, Deborah Santesso ; CHITARRA, Adimilsom Bosco ; PRADO, Monica Elizabeth Torres ; MATOS, Leonora Mansur . Armazenamento pós colheita de abacaxi smooth cayenne minimamente processado sob refrigeração e atmosfera modificada. Revista Brasileira de Fruticultura , jaboticabal, v. 25, n.1, p. 67-70, 2003.

  • BONNAS, Deborah Santesso ; CHITARRA, Adimilsom Bosco ; PRADO, Monica Elizabeth Torres ; TEIXEIRA JUNIOR, D. . Qualidade do abacaxi cv Smooth Cayenne minimamente processado. Revista Brasileira de Fruticultura , Jaboticabal, v. 25, n.2, p. 206-209, 2003.

  • BONNAS, Deborah Santesso ; ALMEIDA, Semíramis Pedrosa de ; JORDÃO, Paulo Ribeiro ; AGUIAR, Joseneida . A gueroba nas comunidades rurais 1: aproveitamento agroindustrial. Documentos Embrapa Cerrados, 2000.

  • BONNAS, Deborah Santesso . Resistência pós colheita de laranja valência ao P. digitatum influenciada pela temperatura e tempo de cura de ferimento. Fitopatologia Brasileira , Brasília, v. 20, n.2, p. 169-173, 1995.

  • COSTA,L.C.G. ; CARVALHO,EP. ; BONNAS, Deborah Santesso ; OLIVEIRA JR,T.G. ; COSTA JR,L.C.G. . Estudo da qualidade do leite cru e pasteurizado entregues na usina de beneficiamento em Lavras -MG: aspectos microbiológicos. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 44, p. 8-13, 1989.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BONNAS, Deborah Santesso ; ROSA, M. F. . Melhoria e adequação do serviço de produção de alimentos e implantação de BPF direcionadas a alimentos especiais de baixa caloria da empresa Renascer SPA. 2000.

GONÇALVES, Carlos Antonio Alvarenga ; MELO, C. M. T. ; BONNAS, Deborah Santesso ; BORGES, E. F. ; CHAVES, N. P. S. ; CIABOTTI, S. . REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2011.

BONNAS, Deborah Santesso ; FIRMINO, Carlos Antônio Barbosa . Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. 2004.

BONNAS, Deborah Santesso ; FIRMINO, Carlos Antônio Barbosa . Projeto do Curso Técnico em Agroindústria. 2001.

BONNAS, Deborah Santesso . Boas práticas de fabricação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso . Boas Práticas de Fabricação no Aabate de Aves. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso ; VIEIRA, A. ; SILVA, C. ; MONTEIRO, S. M. . Manipuladores de Alimentos -RDC 216/04Responsável por Serviços de Alimentação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso ; ROSA, M. F. . Boas Práticas de Fabricação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NATALINO, A. M. ; BONNAS, Deborah Santesso . Responsável Técnico para industrialização de palmito. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA,H.F. ; BONNAS, Deborah Santesso ; PINTO,L.S.R.C. ; NEHME,V.G.F. . Normas para elaboração de projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de normalização).

BONNAS, Deborah Santesso . Processamento mínimo de frutas e hortaliças. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso ; SILVA, A.S. . Boas Práticas de Fabricação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso ; ROSA, M. F. ; OLIVEIRA,G.M. . III Semana Municipal de Saúde. 2007. (Expositor).

BONNAS, Deborah Santesso ; FERREIRA, Isaura Maria . Curso de Capacitação em Segurança Alimentar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BONNAS, Deborah Santesso . Alimentação alternativa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso ; NATALINO, A. M. . Secagem de Alimentos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso ; MELO, R. A. ; NATALINO, A. M. ; JORDÃO, Paulo Ribeiro . Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle aplicados a produção de alimentos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso . Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Criticos de Controle. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso . Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BONNAS, Deborah Santesso . Higiene, conservação e manipulação dos alimentos. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BONNAS, Deborah Santesso . Pós colheita de frutas e hortaliças. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Qualidade de bananas-chips obtidas de frutos de diferentes variedades de bananeiras, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Leticia Vieira Castejon - Integrante / Eduardo Santos Almeida - Integrante / Vanessa Cristina Caron - Integrante.

  • 2018 - 2019

    SEGURANÇA DOS ALIMENTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO INFANTIL DE UBERLÂNDIA ? MG, Descrição: O trabalho tem como objetivo elaborar um perfil higiênico sanitário da produção de alimentos nas cozinhas das EMEI do município de Uberlândia ? MG, de acordo com a aplicação das Boas Práticas de Fabricação no atual cenário, com vistas a proposta de melhorias nos processos realizados. Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos -IFTM. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Qualidade de bananas passa obtidas de frutos de diferentes variedades de bananeiras, Descrição: O presente estudo tem por objetivo geral avaliar as características físico químicas de diferentes variedades de bananas produzidas em Uberlândia ? MG relacionadas a sua aptidão para a produção de bananas passa bem como a aceitabilidade desse produto junto aos consumidores. Projeto aprovado Edital PIBIC FAPEMIG 18/2017. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Claudia Maria Tomás Melo - Integrante / Eduardo Santos Almeida - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - 2018

    Aceitabilidade de produtos alimentícios produzidos com hortaliças não convencionais: uso da beldroega Portulaca oleracea, Descrição: Avaliar a aceitabilidade e estimular o consumo da beldroega Portulaca oleracea, por meio do desenvolvimento de pratos utilizando a planta em suas formulações. Projeto PIBIT CNPq Edital 19/2017. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Claudia Maria Tomás Melo - Integrante / Leticia Vieira Castejon - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG FRENTE AOS RÓTULOS ALIMENTARES, Descrição: O objetivo desse trabalho é avaliar a percepção dos consumidores da cidade de Uberlândia/MG frente a leitura dos rótulos de alimentos industrializados, através da: a) identificação do perfil socioeconômico dos consumidores; b) detecção do nível de conhecimento em relação as informações contidas nos rótulos alimentares; c) detecção dos principais motivos para os consumidores lerem/não lerem os rótulos alimentares. Projeto de mestrado profissional em Ciencia e Tecnologia de Alimentos IFTM. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    CARACTERÍSTICAS FISICO QUÍMICAS E SENSORIAIS DE TANGERINA ?PONKAN? EM RELAÇÃO À DISPOSIÇÃO NA COPA, Descrição: O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a influência da disposição dos frutos na copa com as características físico-químicas e sensoriais de tangerinas ?Ponkan? produzidos no município de Uberlândia e sua relação a aceitabilidade junto aos consumidores. Edital PIBIC FAPEMIG 15/2016. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Leticia Vieira Castejon - Integrante / Vanessa Cristina Caron - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2017 - 2018

    Aceitabilidade de produtos alimentícios produzidos com hortaliças não convencionais: uso do caruru Amaranthus viridis L, Descrição: : O consumo de hortaliças não convencionais é estimulado pelo governo brasileiro como forma de aproveitamento da biodiversidade brasileira e suprimento de necessidades nutricionais de forma acessível. O caruru apresenta facilidade na propagação e no cultivo, baixa incidência de doenças, tornam-se interessante para o cultivo doméstico, como hortaliça de baixo custo, fonte de nutrientes altamente recomendados para consumo diário na alimentação. A pesquisa dará respostas quanto à aceitação e apreciação dos consumidores, feita pela avaliação sensorial; e quanto a melhoria na qualidade dos alimentos, por meio das análises físico-químicas dos pratos elaborados. 2 OBJETIVOS Geral: Avaliar a aceitabilidade e estimular o consumo das folhas de caruru Amaranthus viridis L, por meio do desenvolvimento de pratos utilizando a planta em suas formulações. Específicos: Elaborar e padronizar a formulação dos pratos utilizando o caruru; Avaliar a aceitação sensorial dos pratos com caruru; Caracterizar fisico-quimicamente os pratos elaborados;. Divulgar as propriedades nutricionais do caruru; Gerar dados que contribuam para o conhecimento e aproveitamento das folhas de caruru como alimento em diferentes regiões do Brasil. 2 REFERENCIAL TEÓRICO São denominadas hortaliças não convencionais as espécies vegetais presentes em determinadas localidades ou regiões, mas que aos poucos foram esquecidas e desvalorizadas. Em virtude das mudanças no comportamento alimentar, o consumo destas hortaliças foi reduzido causando perdas econômicas, sociais e culturais. (VIANA et al, 2015). Uma de suas características é a sua distribuição limitada a determinada região, não fazendo parte de uma cadeia produtiva à semelhança das hortaliças convencionais. Essas hortaliças podem exercer grande influência na alimentação e na cultura de populações tradicionais, mas não receberam o devido interesse da comunidade técnico-científica e consequentemente também não despertaram o interesse de empresas das áreas de fertilizantes, sementes ou agroquímicos.Motivados pela disponibilidade da hortaliça e pela alta qualidade nutricional, propõe-se a o desenvolvimento de pratos contendo caruru e verificar sua aceitabilidade junto aos consumidores a fim de estimular seu uso na culinária tradicional. edital complementar 11/2017 EM. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Claudia Maria Tomás Melo - Integrante / Eduardo Santos Almeida - Integrante / Larissa Aparecida Agostinho dos Santos Alves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2017 - 2018

    DESENVOLVIMENTO DE QUIBES SEM GLUTEN PELA SUBSTITUIÇÃO DO TRIGO POR TRIGO SARRACENO (Fagopyrum esculentum), Descrição: O objetivo geral desse estudo é o desenvolvimento de um quibe utilizando o trigo sarraceno em substituição ao trigo para quibe, visando à produção de um alimento sem glúten que possa ser consumido por pessoas intolerantes a essa proteína. Como objetivos específicos pretendem-se: Avaliar a aceitabilidade dos produtos desenvolvidos; Comparar seus valores nutricionais com o produto convencional Avaliar a vida de prateleira do quibe elaborado. Edital 07-2017 PIVITI CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Leticia Vieira Castejon - Integrante / Eduardo Santos Almeida - Integrante / Susana Elisa Rieck - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2016 - 2018

    Desenvolvimento e tecnologia de produtos alimentícios a partir de resíduos orgânicos gerados em Restaurantes Universitários, Descrição: O aproveitamento dos resíduos alimentares gerados durante o processamento de frutas e hortaliças e uma adequada educação alimentar e nutricional pode possibilitar a população melhores habilidades para produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura, contribuindo para a diminuição do desperdício e ainda amenizando possíveis deficiências nutricionais da população Nesse contexto o objetivo desse estudo é avaliar a gestão de resíduos sólidos orgânicos empregada no Restaurante Universitário. E desenvolver novos produtos, através do aproveitamento integral de frutas e hortaliças, propondo a aplicação dos mesmos no cardápio de forma viável ao sistema de produção. Mestrado Profissional CTA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2016 - 2017

    Avaliação do modelo de investigação de surto de toxiinfecção alimentar desenvolvido no municipio de Uberlandia, Descrição: O presente estudo tem por objetivo analisar a eficácia do modelo de investigação de surtos de toxinfecção alimentar atualmente adotado pela Vigilância Sanitária no Município de Uberlandia identificando se o mesmo tem respondido a questionamentos fundamentais como: principais agentes etiológicos e alimentos envolvidos em surtos de toxinfecção alimentar, locais de ocorrência dos surtos, e fundamentalmente os principais fatores que levaram a ocorrência de tais episódios, a fim de instruir a fiscalização sanitária na orientação aos estabelecimentos de serviço de alimentação sobre o controle sanitário e a prevenção de doenças transmitidas por alimentos. Para tal o modelo de investigação será avaliado em suas diferentes etapas que contribuem com o esclarecimento dos surtos de toxiinfecção: notificações, preenchimento e análise de formulários padronizados, tais como, ficha de investigação de surto ? DTA, planilha para acompanhamento de surto e quadro de resumo de investigação, preenchidos respectivamente pela vigilância epidemiológica e sanitária.Mestrado Profissional CTA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de produto cárneo tipo nugget a base de pescado adicionado de corantes naturais para inclusão na merenda escolar, Descrição: Segundo Cooke e Wardle, (2005) a aceitação de pescados é maior em crianças menores de oito anos e a preferência por esse tipo de proteína vai diminuindo conforme a idade da criança, ou seja, quanto maior a idade, menor é a aceitação do pescado. Portanto, o estímulo ao consumo do pescado deve ser iniciado ainda na idade pré-escolar. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo desenvolver um produto saudável à base de pescado e avaliar a sua qualidade nutricional assim como determinar a aceitabilidade junto ao público infantil na alimentação escolar. Edital PIBITI CNPq 05/2016. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Claudia Maria Tomás Melo - Integrante / Elaine Alves dos Santos Rissato - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2016 - 2017

    Gestão dos resíduos sólidos orgânicos gerados no refeitório do IFTM Campus Uberlândia, Descrição: A gestão dos refeitórios de unidades acadêmicas convive diariamente com o desafio de manter a um baixo custo um atendimento de qualidade. Além de empenhar-se para prover uma alimentação saudável, atendendo às necessidades nutricionais dos usuários, com um cardápio qualitativa e quantitativamente variado, a fim de manter a saúde de sua clientela. Nesse contexto o presente estudo tem por objetivo avaliar a produção de restos de alimentos no refeitório do Campus Uberlândia, detectar possíveis causas da produção das sobras e por meio da elaboração de um plano de ação, atuar para redução de sobras de alimentos no setor. Edital PIBIC EM 06/2016 Agosto/2016/julho 2017. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2016 - 2016

    CONDIÇÕES HIGIENICO-SANITÁRIAS DAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS ESCOLAS DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS, Descrição: A alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana, assim como o acesso a alimentos em qualidade e quantidade suficientes. Esta é, uma abordagem necessária para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante a oferta de alimentos saudáveis para a alimentação escolar, bem como condições sanitárias das refeições. Nota-se que a maioria das escolas, apresenta não conformidades quanto às condições higiênico-sanitárias, conforme RDC 214/2006 e a Portaria 1.010/2010, o que pode contribuir para ocorrências de doenças transmitidas por alimentos (DTA). Verificou- se, condições higiênico-sanitárias de Unidade de Alimentação e Nutrição (UANs) das escolas atendidas pelo PNAE na cidade de Uberlândia/MG. Trata-se de um estudo transversal, realizado entre abril e junho de 2016, em escolas municipais de Uberlândia/MG. Aplicou-se nas (UAN?s), um check-list divido em blocos referente a edifícios e instalações da área de preparo de alimentos, manipuladores e processos e procedimentos., Classificou-se as variáveis como conformes ou não conformes, de acordo com a legislação vigente. Em todas as (UAN?s) visitadas constataram-se inadequações. De acordo com os resultados observados as condições higiênico-sanitárias as (UAN?s), não se apresentaram satisfatórias para oferta de refeições seguras o que compromete a efetivação do PNAE e também o direito à alimentação adequada. Pós graduação em controle de processos alimentícios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Avaliação das condições higiênico-sanitárias do comércio de food trucks no município de Uberlândia - MG, Descrição: Considerado um dos modelos mais promissores no âmbito de comida de rua (Street Food), os Food Trucks, veículos adaptados para a comercialização de alimentos surgiram em 1872 nos Estados Unidos para suprir uma necessidade básica de operários que trabalhavam em fábricas e necessitavam de uma alimentação rápida e barata. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar as condições higiênico-sanitárias do comércio de food trucks no município de Uberlândia-MG, através da: a) aplicação de um ckeck list baseado na RDC 216/04 da ANVISA (BRASIL, 2004); b) detecção do nível de conhecimento em relação à segurança dos alimentos ofertados e às práticas de higiene adotadas pelos comerciantes dos food trucks; c) pesquisa de micro-organismos indicadores de contaminação nas mãos dos manipuladores, nas superfícies de contato com os alimentos e dos produtos comercializados.Mestrado Profissional CTA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2017

    Avaliação de aspectos de segurança alimentar das empresas fabricantes e fornecedoras de refeições coletivas do município de Uberlândia - MG - Brasil, Descrição: Tendo em vista a necessidade de melhoria da qualidade de produtos e serviços, em decorrência da crescente preocupação com a segurança alimentar, verifica-se a importância deste trabalho, que objetiva diagnosticar aspectos de segurança alimentar das empresas fabricantes e fornecedoras de refeições coletivas do município de Uberlândia - MG - Brasil, a fim de contribuir para a produção e distribuição de alimentos inócuos à saúde dos consumidores.MESTRADO CTA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2016

    Caracterização microbiológica do Queijo Minas Artesanal produzido no município de Uberlândia, MG, Descrição: PROJETO PIBIC. EDITAL N° 12/2014. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Elaine Alves dos Santos Rissato - Coordenador / Patricia Lopes Andrade - Integrante.

  • 2015 - 2016

    QUALIDADE FISICO QUÍMICA DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA - MG, Descrição: O presente estudo tem por objetivo geral avaliar as características físico químicas de queijos minas artesanais produzidos no município de Uberlândia.Como objetivos específicos pretende-se: ? Identificar os produtores de queijo minas artesanal em Uberlândia, ? Determinar as características físico- químicas dos queijos. ? Identificar o padrão de qualidade físico química dos queijos (produtos) produzidos Edital PIBIC FAPEMIG 12/2014. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Claudia Maria Tomás Melo - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2016

    QUALIDADE SENSORIAL DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA - MG, Descrição: O presente estudo tem por objetivo geral avaliar as características sensoriais de queijos minas artesanal produzidos no município de Uberlândia a fim de identificar um padrão de qualidade para esse produto. Como objetivos específicos pretende-se: ? Identificar os produtores de queijo minas artesanal em Uberlândia. ? Identificar as condições de produção dos queijos. ? Determinar características sensoriais dos queijos EDITAL PIBIC EM 05/2015. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Elaine Alves dos Santos Rissato - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2016

    Capacitação de manipuladores de alimentos em relação às Boas Práticas de Produção: qualificação profissional para garantir uma alimentação segura, Descrição: Esse estudo pretende verificar se treinamentos mais especializados para os diferentes níveis de escolaridade, conhecimentos e experiência prévia dos manipuladores serão eficazes na adoção das Boas Práticas de Fabricação. 3 OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral Produção de alimentos seguros por meio da capacitação em Boas Práticas dos manipuladores de alimentos do restaurante universitário da Universidade Federal de Viçosa, no Campus de Rio Paranaíba, mediante treinamento adaptado à necessidade individual de aperfeiçoamento técnico dos manipuladores.. 3.2 Objetivos Específicos ? diagnosticar as condições higiênico-sanitárias do restaurante universitário; ? conhecer o perfil socioeconômico e de conhecimento em relação à Higiene de Alimentos e Boas Práticas dos manipuladores de alimentos; ? realizar capacitação dos manipuladores de alimentos em Boas Práticas; ? verificar a eficácia da capacitação mediante avaliação da adequação das condições higiênico-sanitárias do restaurante universitário e do nível de conhecimento e sua aplicação pelos manipuladores de alimentos após a capacitação. Mestrado CTA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2015

    VIII SEMANA MULTIDISCIPLINAR 2015, Descrição: A Semana Multidisciplinar é um evento anual promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Câmpus Uberlândia para despertar a interdisciplinaridade e a transversalidade de conhecimentos técnico-culturais de seus discentes. A Semana Multidisciplinar é uma das atividades comemorativas realizadas anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Governo Federal e parcerias, que em Uberlândia, MG, incluem a participação da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do IFTM - Câmpus Uberlândia CHAMADA MCTI/SECIS/CNPQ/MEC/CAPES N 44/2014 - Municipal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Leticia Vieira Castejon - Integrante / Carla Regina Amorim aNJOS qUEIROZ - Coordenador / Lianza Rossela Caldeira de Lima Lemes - Integrante / Marina Robles Angelini - Integrante / ? Marlei José de Souza - Integrante / Tatiana Boff - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2015

    IMPORTANCIA DA COR PARA ACEITABILIDADE E APROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS, Descrição: Todo produto possui uma aparência e uma cor esperadas que são associadas às reações pessoais de aceitação, indiferença ou rejeição. Se ele espera que o produto tenha determinada cor, poderá ocorrer extrema relutância caso exista diferença de tonalidade ou intensidade desta. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a importância da cor na caracterização e aceitabilidade dos alimentos e a viabilidade de aproveitamento de talos e folhas para elaboração de patês. O presente estudo foi desenvolvido no período de junho a setembro de 2015 no laboratório de análise sensorial de alimentos do IFTM-Campus Uberlândia. Foram desenvolvidas duas formulações de patês utilizando-se vegetais. A aceitabilidade sensorial dos patês foi avaliada por meio de teste de escala hedônica estruturada de 9 pontos sendo os extremos 1- desgostei extremamente e 9- gostei extremamente. Ainda com objetivo de demonstrar a influencia da cor na aceitabilidade dos alimentos desenvolveram-se dois sorvetes aos quais foram coloridos artificialmente com cores distintas ao seu sabor característico. Essas amostras foram apresentadas aos provadores em local iluminado. As mesmas amostras foram oferecidas aos provadores com os olhos vendados impedindo que o provador identificasse a cor do produto. Foi avaliado o percentual de acertos em relação à avaliação na luz e no escuro. Os dois patês não apresentaram diferença estatística para sabor e avaliação global ao nível de 5% de probabilidade, ficando as avaliações entre gostei e gostei muito. As amostras apresentaram diferença para o parâmetro cor, sendo o patê de cor vermelha o melhor aceito pelos provadores, com média 7,2 (gostei muito- gostei muitíssimo). Em relação aos sorvetes observou-se que em relação à cor azul, não característica de nenhum alimento houve um maior percentual de acertos no claro, porém em relação ao sabor baunilha, colorido com corante vermelho, houve um percentual superior de acertos no escuro. No presente estudo a cor foi principal fator de influencia na aceitabilidade dos patês elaborados, bem como na identificação ou não dos sabores de sorvetes apresentados. Pode-se concluir também que é viável o aproveitamento de folhas e talhos para elaboração de patês produzindo-se um patê de melhor qualidade nutricional e boa aceitabilidade pelos consumidores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Larissa Aparecida Agostinho dos Santos Alves - Integrante.

  • 2014 - 2016

    ATUAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS: INTERFACE ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, VIGILÂNCIA SANITÁRIA E CONSELHOS PROFISSIONAIS, Descrição: O projeto desenvolvido intitulado ?Atuação dos Responsáveis Técnicos nas Indústrias de Alimentos: Interface entre Instituições de Ensino Superior, Vigilância Sanitária e Conselhos Profissionais? tem como objetivo levantar o perfil das competências dos responsáveis técnicos de indústrias de alimentos requeridas pela normatização sanitária, pelos conselhos de classe profissionais e as abordagens desse tema por parte das instituições de ensino de nível superior. A partir desse estudo analítico, indicar ações para maior alinhamento entre a formação, as necessidades do mercado e as exigências legais para desempenho da responsabilidade técnica.Mestrado CTA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento um iogurte produzido com leite de cabra saborizado com mangaba (Hancornia speciosa Gomes), Descrição: O leite caprino contém os elementos necessários à nutrição, entre eles: açúcares, gorduras, vitaminas, cálcio e fósforo e também auxilia na melhora de distúrbios digestivos, desnutrição, na convalescença em crianças e idosos. O mesmo pode ser utilizado na fabricação de iogurte visando os consumidores que são intolerantes ao leite de cabra. O iogurte tradicional com polpa de frutas representa 33% do mercado brasileiro. Sendo assim, a utilização de frutas do cerrado para saborização de iogurte constitui alternativa alimentar que pode contribuir para maior consumo de frutas e de leite.O presente estudo tem por objetivo o desenvolvimento de um iogurte de leite de cabra saborizado com polpa de mangaba (Hancornia speciosa Gomes), visando agregar as características de melhor digestibilidade e possível utilização por pessoas alérgicas ao leite de vaca e seus derivados ao aproveitamento das frutas do cerrado, especificamente a mangaba.A pesquisa será realizada no IFTM ? Campus Uberlândia, no período de março de 2014 a fevereiro de 2015.As mangabas (Hancornia speciosa Gomes) serão colhidas no cerrado do município de Uberlândia, no estádio maduro do fruto.Serão realizadas análises físico químicas no leite, na formulação sem adição de fruta e na formulação selecionada de iogurte. Todas as amostras serão analisadas em triplicata. Serão determinados pH, acidez total titulável, °Brix ,índice de cor, determinação de proteínas e lipídeos.Será realizada a avaliação sensorial utilizando o teste afetivo de aceitação com escala hedônica estruturada de 9 pontos, com extremos 1 (desgostei extremamente) e 5 (gostei extremamente). Será feita a análise microbiológica do leite de cabra e das formulações de iogurte elaboradas. Será utilizada a técnica do Numero mais provável (NMP/ml) e a técnica de Contagem Padrão em placas, através do plaqueamento em profundidade. Edital PIBIC FAPEMIG 08/2013. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Claudia Maria Tomás Melo - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2013 - 2014

    Aceitabilidade de hortaliça não convencional, ora- pro-nóbis, em serviço de alimentação coletiva institucional., Descrição: O Brasil possui flora com grande diversidade de espécies. Entre elas encontram-se a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller), consumida como iguaria em regiões do interior do Estado de Minas Gerais e considerada pelo governo brasileiro como hortaliça não convencional, cujo consumo deve ser estimulado. Como hortaliça, a ora-pro-nóbis apresenta nutrientes que podem contribuir com a melhoria da qualidade nutricional dos alimentos e consequentemente das pessoas, através do incremento no teor de fibras, proteínas, minerais e vitaminas, por exemplo. A ora-pro-nóbis já vem sendo cultivada e estudada no âmbito do Câmpus Uberlândia desde 2009, e conta com plantas em cultivo com produção abundante de folhas ao longo de todo o ano. As folhas podem ser aproveitadas para consumo in natura em saladas, em preparados cozidos e assados. Motivados pela disponibilidade da hortaliça e pela alta qualidade nutricional, foram testadas e padronizadas três formulações convencionais adicionadas com ora-pro-nóbis, com o objetivo de divulgar essa hortaliça, incentivar seu consumo e introduzi-la em pratos usualmente consumidos no refeitório do IFTM - Câmpus Uberlândia. Foram formuladas, testadas sensorialmente e padronizadas receitas de farofa, omelete e frango ao molho, sendo parte elaborada de forma convencional e parte adicionada de 40% de folhas de ora-pro-nóbis em relação à massa de farinha de mandioca, ovos e frango, respectivamente. Nas próximas etapas do trabalho, serão feitas análises físico-químicas para determinação da composição centesimal comparativa das formulações preparadas com e sem a folha de ora-pró-nobis e análise sensorial de aceitabilidade das formulações adicionadas da hortaliça no refeitório do IFTM. edital PIBIC FAPEMIG 10/2012. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carla Regina Amorim aNJOS qUEIROZ - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2012 - 2013

    Implantação de ferramentas de gestão da qualidade dos alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição institucional: um estudo de caso, Descrição: Mestrado CTA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2012 - 2013

    A MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS COMO ALTERNATIVA DE INCLUSÃO PROFISSIONAL DE DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: Para tanto se propõe, por meio do desenvolvimento do presente estudo, a construção de metodologia e ferramentas específicas para a capacitação de deficientes visuais, com recursos didáticos apropriados a fim de prepará-los para as ações de Boas Práticas na Fabricação de Alimentos. Dessa forma, sendo preparados para a inserção no mercado de trabalho em alimentação coletiva como manipuladores de alimentos, bem como orientados para a segurança alimentar e nutricional de forma que sejam detentores e multiplicadores desses conhecimentos. Mestrado CTA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2012 - 2013

    CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES NA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO DO IFTM ? CAMPUS UBERLÂNDIA, Descrição: O presente estudo teve como objetivo elaborar um perfil higiênico sanitário da unidade de alimentação do IFTM - Campus Uberlândia por meio da avaliação do emprego das Boas Práticas de Fabricação (BPF). A partir dessa avaliação, contribuir para a construção de propostas e políticas de melhoria da qualidade dos alimentos, através da aplicação de ferramentas de gestão da qualidade, garantindo a inocuidade destes à saúde do consumidor.Com aplicação do check- list no refeitório, açougue e padaria pode-se observar conformidade de 17,68%, 15,85% e 17,68%, respectivamente. De acordo com a RDC 275 (ANVISA, 2002), a porcentagem de conformidade das instalações, equipamentos e utensílios são classificadas em grupos, sendo, Grupo 1: 76 a 100%; Grupo 2: 51 a 75%; Grupo 3: 0 a 50%. Tanto o refeitório, quanto o açougue e a padaria se enquadram no Grupo 3. Os valores para contaminação por coliformes termotolerantes para beterraba, cenoura, arroz, feijão e carne foram 43 NMP/g, 460 NMP/g, <3,0 NMP/g, <3,0 NMP/g e <3,0 NMP/g respectivamente. Com base na RDC 12 (ANVISA, 2001), os alimentos citados encontram ? se dentro dos padrões. A Unidade de Alimentação e Nutrição avaliada pelos consumidores por meio da aplicação de questionário obteve classificação de regular a boa. Os resultados apresentados indicam que as condições em que os alimentos são oferecidos na Unidade de Alimentação e Nutrição do IFTM Campus Uberlândia, não apresentam risco a saúde dos consumidores, porém podem apresentar melhorias a partir do emprego de programas de treinamento com os responsáveis pela referida unidade e manipuladores. Edital 07/2011 PIBIC FAPEMIG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Elaine Alves - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2010 - 2012

    Aproveitamento do residuo gerado no processamento de postas de peixes comercializados no Triangulo Mineiro, Descrição: O uso de resíduos gerados na manipulação de pescados torna-se uma maneira sustentável de reaproveitamento e elaboração de novos produtos com características nutricionais semelhante às partes nobres do peixe e de preço acessível ao consumidor de baixa renda.É objetivo geral do presente projeto elaborar novos produtos a base de resíduos de pescados, tornando acessível aos donos de peixarias os conhecimentos e habilidades para a elaboração de novos produtos de peixe, por meio de utilização de tecnologia simples e barata. Com resultado espera-se contribuir para preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade da alimentação da população pela ampliação de diversidade de produtos a base de pescado bem como a ampliação de renda para os donos de peixarias por meio do aproveitamento e comercialização dos produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal do Triangulo Mineiro - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Estudo para Implantação de Painel Sensorial como Ferramenta para Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios, Descrição: O presente estudo tem por objetivo a formação e implantação de uma equipe de avaliação sensorial do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro ? IFTM, a fim de contribuir para a geração de conhecimento, permitindo o desenvolvimento e a aplicação de diversas metodologias de análise sensorial nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição bem como o atendimento a demandas de assessoria técnica e tecnológica de empresas alimentícias por meio da extensão universitária. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Thiago Tahan - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE CARNE RECONSTITUIDA DE TILÁPIA COM TRANSGLUTAMINASE ACTIVA GS, Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa® GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p≤0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p≤0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de Carne Reconstituída de Tilápia com Transglutaminase Activa GS., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de carne reconstituída a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, com utilização da enzima transglutaminase, avaliando a composição centesimal e os parâmetros microbiológicos do produto. Foram realizadas análises químicas de umidade, cinzas, proteína, extrato etéreo do peixe in natura, da cms e da carne reconstituída. Foram realizadas análises microbiológicas para coliformes termotolerantes, Salmonella spp e Staphylococcus coagulase positiva dos peixes in natura e da carne reconstituída. A aceitabilidade dos produtos foi avaliada por meio de análise sensorial das três formulações de carne reconstituída, com concentrações de enzima transglutaminase de 0,6%, 1,0% e 1,5%. Os produtos foram submetidos a teste de diferença de controle tendo como amostra padrão o filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, e foram avaliados quanto à cor, ao aroma, à textura e ao sabor. As análises físico-químicas apresentaram valores próximos aos da literatura e assim como as análises microbiológicas, estavam em conformidade com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. No teste de diferença de controle as amostras não apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si (p0,01) e foram estatisticamente diferentes em comparação com a amostra padrão(filé) (p0,05) para todos os atributos. Quanto à preferência, a amostra padrão obteve 52%, a amostra contendo 1,5% de transglutaminase obteve 22%, a amostra com 0,6% de transglutaminase 19% e a com 1,0% de transglutaminase obteve 7% da preferência dos avaliadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Fernanda Raghiante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DO PESCADO DE CULTIVO VIÁVEIS PARA A MERENDA ESCOLAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Integrante / Claudia Maria Tomás Melo - Coordenador / Wilson Joaquim Boitrago - Integrante / Fernanda Raghiante - Integrante / Elaine Alves - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Desenvolvimento de habilidades para produção de derivados de cana de açúcar, Descrição: A elevação dos padrões de qualidade e competitividade das indústrias produtoras de alimentos encontra-se diretamente vinculado a qualidade dos recursos humanos que compõe a sua força de trabalho, pois a utilização correta dos insumos e o emprego de tecnologias adequadas de produção que serão por eles viabilizados. A EAFUDI, com o objetivo de atender as novas demandas das empresas do setor alimentício, não só do Estado de Minas Gerais, como de todo o país, está, através dessa nova proposta para implantação do Setor de Industrialização de Cachaça,buscando readequar o perfil do profissional da área ,bem como proporcionar aos empresários, o acesso e aplicação de novas tecnologias à produção e gestão da qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Genilda Maria Oliveira - Integrante / Ana Paula Pereira da Silva - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante / Ricardo Dias - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2001

    Desenvolvimento de atividades para atuação no setor de produtos lácteos, Descrição: O projeto teve por objetivo contribuir de forma decisiva para a melhoria de qualidade dos cursos regulares da EAFUDI , viabilizando as disciplinas Tecnologia de Leite e Derivados , para o curso pós médio em Agroindústria(140 h), Produção Agroindustrial para o curso Pós Médio em Agropecuária (80 h) e Produção Agroindustrial para o curso Técnico em Agropecuária concomitante(80 h). Paralelamente, os cursos de qualificação em Laticínios atualmente possibilitam ao produtor rural que tem participado , o uso de equipamentos em escala piloto, incentivando a melhoria em sua propriedade. O controle de qualidade tem sido um indicador da qualidade do leite produzido e sua necessidade de melhoria. Aos alunos ser possível reconhecer toda cadeia produtiva , desde a obtenção do leite, seu controle de qualidade , os processos de fabricação , seu custo de produção e comercialização. Disponibilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de leite e derivados. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deborah Santesso Bonnas - Coordenador / Carlos Antônio Barbosa Firmino - Integrante / Antonio Cesar Martins Vieira - Integrante., Financiador(es): Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Orientação do aluno Destaque categoria PIBIC-EM em CNPq no VII Seminario de Inicação Científica do IFTM, IFTM.

2016

Certificado de Honra ao Mérito pela orientação do Trabalho Gestão dos Resíduos Sólidos Orgânicos Gerados no Reitóriod o IFTM Campus Uberlandia premiado em 3° lugar na categoria Ensino Médio., Universidade Ferderal de Uberlandia.

2015

Trabalho premiado no V Seminário de Inicação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM - apresentação de poster sessão PIBIC FAPEMIG, IFTM.

2015

Destaque na Feira de Conhecimentos do IFTM CAMPUS UBERLANDIA, na área de alimentos 2015, IFTM CAMPUS UBERLANDIA.

2012

Homenageada da X Turma de Tecnologia em Alimentos, IFTM.

2011

Professora homenageada da VII turma do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, IFTM.

2011

Madrinha da VIII Turma do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, IFTM.

2009

Orientadora do trabalho Estudo da Ocorrencia de enteroparasitas em alfaces comercializadas em feiras livres de Uberlandia selecionado como melhor trabalho apresentado oralmente pelo aluno Bruno Franç., Faculdade de medicina, Curso de Nutrição , UFU - I Simpósio de Nutrição.

2009

Madrinha da III Turma de Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal de Educaçao Ciencia e Tecnologia do Triangulo Mineiro.

2008

Orientadora do trabalho cientifico Perfil sanitário e perigos microbiológicos associados ao consumo de laranjinhas comercializadas em escolas municipais de Uberlandia - 2° lugar na 1a Mostra Científic, Escola Agrotécnica Federal de Uberlandia.

2008

Madrinha da I Turma do Cursoi Superior de Tecnologia em Alimentos, Escola Agrotécnica Federal de Uberlandia.

2008

Professora homenageada da II Turma do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, Escola Agrotécnica Federal de Uberlandia.

2001

Madrinha da II Turma do curso técnico em agroindústria, Escola Agrotécnica Federal de Uberlandia.

1996

Professora homenageada pela XII Turma de Agronomia, UFU.

1996

Madrinha de Turma da XIII turma do curso de agronomia, UFU.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlandia. , Fazenda Sobradinho, Zona Rural, 38400450 - Uberlândia, MG - Brasil - Caixa-postal: 592, Telefone: (34) 32338800, Ramal: 8834, Fax: (34) 32338833, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1995 - 1997

Faculdades Integradas do Triângulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Professor horista, Carga horária: 10

Atividades

  • 04/1995 - 12/1996

    Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisilogia Vegetal, Organografia, Sistemática Vegetal

2009 - Atual

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do ensino básico tecnico e tecnológ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2019

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Reitora do IFTM.

  • 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uberlandia, .,Cargo ou função, comissão para seleção dos estudantes ingressantes da pós-graduação lato sensu do IFTM - Campus Uberlândia.

  • 05/2016

    Ensino, Especialização em Controle de Qualidade de Processos Alimentícios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise sensorial de alimentos

  • 02/2015

    Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal

  • 08/2011

    Ensino, Mestrado Profissional em Ciencia e Tecnologia dos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar

  • 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uberlandia, .,Cargo ou função, Comite inrterno para avaliação das propostas PIBIC.

  • 06/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Aquisiçao conservaçao e armazenamento de alimentos

  • 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Uberlandia, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2009

    Ensino, Superior de Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Sensorial de Alimentos, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Sistemas de Segurança Alimentar, Principios de Conservação dos Alimentos

  • 11/2012 - 10/2016

    Direção e administração, Campus Uberlandia, .,Cargo ou função, Diretora de Departamento de Desenvolvimento Educacional.

  • 03/2011 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uberlandia, .,Cargo ou função, Membro do nucleo docente estruturante do curso superior de agronomia do campus uberlandia.

  • 12/2011 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uberaba, .,Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de Mestrado em Ciencia e Tecnologia em Alimentos.

  • 04/2009 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uberlandia, .,Cargo ou função, Membro da comissão responsável pela implantação do PROEJA - em segurança alimentar.

  • 09/2010 - 10/2012

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional.

  • 03/2009 - 03/2011

    Direção e administração, Campus Uberlandia, .,Cargo ou função, Coordenadora Substituta do Curso Superior.

  • 01/2010 - 12/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Uberlandia, Campus Uberlandia.,Atividade realizada, Participação e organização do intercambio internacional entre alunos do IFTM-CAMPUS UBERLANDIA e Alunos do LYCÉE AGRICOLE DE DOUAI FRANÇA.

  • 07/2010 - 11/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Uberlandia, .,Cargo ou função, Membro da comissão responsável pela elaboração do projeto pedagógico do curso de agronomia.

  • 04/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Campus Uberlandia, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto TINTIM por TINTIM para realização de cursos de qualificação em segurança alimentar para jovens carentes em parceria com INFRAERO e Prefeitura Municipal de Uberlandia.

  • 10/2008 - 12/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Uberlandia, Universidade Federal de Uberlandia.,Atividade realizada, Membro externo do Centro Interdisciplinar de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável -CISANS da UFU.

1999 - 2008

ESCOLA AGROTECNICA FEDERAL DE UBERLANDIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A Escola Agrotécnica de Uberlandia passou a integrar o Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Triangulo Mineiro

Atividades

  • 01/2005

    Ensino, Curso Superior de Tecnologia Em Alimentos de Orige, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Análise sensorial de alimentos, Principios de Conservação dos Alimentos, Sistemas de Segurança Alimentar

  • 08/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Bioquímica de Alimentos, Tecnologia de frutas e hortaliças, Higiene e sanitização na agroindústria, Tecnologia de cereais e oleaginosas, Análise sensorial de alimentos, Análise microbiológica de alimentos

  • 08/2004 - 03/2009

    Direção e administração, Ministério da Educação, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos de Origem Animal e Vegetal.

  • 02/2002 - 05/2006

    Direção e administração, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, .,Cargo ou função, Coordenador de curso técnico em agroindústria.

  • 07/2002 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, .,Serviço realizado, Coordenação das Clínicas tecnológicas relaizadas em parceria com SEBRAE-MG.

  • 07/2001 - 07/2001

    Extensão universitária , Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, .,Atividade de extensão realizada, Palestrante na semana da família rural.

  • 07/2001 - 07/2001

    Treinamentos ministrados , Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, .,Treinamentos ministrados, Boas Práticas de Fabricação e APPCC

  • 02/2001 - 07/2001

    Extensão universitária , Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, .,Atividade de extensão realizada, Cursos para a secretaria municipal de saúde dentro do Programa Saúde da Família sobre alimentação alternativa.

  • 03/2000 - 03/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Educação, .,Cargo ou função, COMISSAÕ PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES.

  • 09/1999 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, .,Cargo ou função, Consultor : Melhoria e adequação do setor de produção de alimentos e implantação de Boas Práticas de Fabricação , direcionadas a alimentos de baixa caloria da empresa Renascer-SPA..

  • 08/2000 - 08/2000

    Treinamentos ministrados , Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, .,Treinamentos ministrados, Boas Práticas de Fabricação e APPCC - Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde

  • 07/2000 - 07/2000

    Extensão universitária , Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, .,Atividade de extensão realizada, Palestrante na Semana do produtor Rural.

1998 - 1999

Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1998 - 07/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Tecnologia de Cereais e Oleaginosas, Higiene agroindustrial, Nutrição, Projetos agroindustriais

1995 - 1998

Servico Nacional de Aprendizagem Industrial Centro Tecnologico de Alimentos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Supervisora Técnica de Cen, Carga horária: 40

1992 - 1995

Servico Nacional de Aprendizagem Industrial Centro Tecnologico de Alimentos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Assistente de Tecnologia, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1996 - 05/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Centro Tecnológico de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 04/1994 - 05/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Centro Tecnológico de Alimentos, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1998 - 04/1998

    Serviços técnicos especializados , Fiemg, Cetal Fam.,Serviço realizado, Implantaçao de Boas Práticas de Fabricação em empresas alimentícias de Roraima.

  • 12/1995 - 04/1998

    Direção e administração, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Centro Tecnológico de Alimentos, .,Cargo ou função, Outro Supervisora Técnica.

  • 12/1996 - 12/1996

    Serviços técnicos especializados , Fiemg, Cetal Fam.,Serviço realizado, Implantação de cuidados após colheita na plataforma do Carrefour - Uberlândia.

  • 10/1996 - 10/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Fiemg, Fiemg.,Atividade realizada, Visita técnica a Escola Superior de Biotecnologia- Universidade Católica Portuguesa.

  • 03/1993 - 12/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Bioquímica dos Alimentos, Tecnologia de Frutas e Hortaliças

  • 02/1994 - 02/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Fiemg, Fiemg.,Atividade realizada, Visita técnica à Zentralfachschule des Dustchen Süwanwirtschaft - Solingen - Alemanha.

  • 08/1992 - 12/1992

    Treinamentos ministrados , Fiemg, Cetal Fam.,Treinamentos ministrados, Higiene, conservaçãoe manipulação dos alimentos em diversas empresas alimentícias de UberlÂndia-MG

1995 - 1998

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da disciplina Tecnologia de Produtos Vegetais desenvolvida no 9° período do curso de agronomia.

Atividades

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais - Fisiologia Pós Colheita de Frutas e Hortaliças

  • 08/1995 - 05/1998

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Produtos Vegetais