Patrícia dos Santos da Costa
Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (2019). Aluna de doutorado do PPGSP- P/Ensp/Fiocruz e pesquisadora do Coletivo Paidéia FCM/DSC/Unicamp. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1996), é especialista em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) , especialista em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (2012) e em Radiologia Oral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Tem atuado como professora tutora na Fundação Oswaldo Cruz, na UNIRIO e em outros projetos do Ministério da Saúde. Atualmente atua como assessora na Coordenadoria Geral de Atenção Primária da AP 2.2. Membro da Comissão Executiva do Conselho Distrital de Saúde da AP- 2.2 . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, gestão em saúde, saúde da família, educação à distância, educação em saúde, saúde na escola, Consultórios na Rua, saúde mental e o cuidado AD.
Informações coletadas do Lattes em 08/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado Profissional em Saúde Pública
2024 - Atual
Fundação Oswaldo Cruz
Elyne Montenegro Engstrom.
Mestrado em Saúde Pública
2017 - 2019
Fundação Oswaldo Cruz
Título: A INTEGRALIDADE DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE NO ATENDIMENTO REALIZADO PELO CONSULTÓRIO NA RUA NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO JACAREZINHO, RIO DE JANEIRO
, Ano de Obtenção: 2019.Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues.Coorientador: Mônica Kramer de Noronha Andrade. Palavras-chave: Saúde Pública; Saúde Coletiva; Políticas Públicas; Integralidade; Rede de Atenção; Consultório na Rua. Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Saude Publica
2011 - 2012
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua
Orientador: Paulo Roberto Fagundes da Silva
Especialização em Especialização em Saúde da Família
2009 - 2010
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NO PSF BOREL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Orientador: Helena Maria Seidl Fonseca
Especialização em Radiologia Oral
1999 - 2000
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: PATRICIA DOS SANTOS DA COSTA. IMAGEM RADIOLÚCIDA NA REGIÃO DE MENTO: ALTERAÇÃO PATOLÓGICA OU VARIAÇÃO DA NORMALIDADE? ANÁLISE EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS.
Orientador: Rubens Raymundo Junior
Formação complementar
2025 - 2025
Extensão universitária em Curso Formação Pedagógica para Docência em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.
2022 - 2023
Extensão universitária em Formação EAD de Supervisor(a) de Tutoria - PROJETO SAÚDE COM AGENTE. (Carga horária: 550h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2021 - 2021
Metodologia da Pesquisa Científica. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Curso Formação Pedagógica para Docência em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Engenharia e Gestão de Processo Lean em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Formação Docente em EAD - Atenção Integral à saúde de PSR (CnaR). (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Formação para tutores - Curso de atualização em Saúde Mental e AD. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2018 - 2018
Curso Internacional em Análise de Dados Qualitativos. (Carga horária: 16h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.
2018 - 2018
Bioestatística básica usando o ambiente computacional R. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.
2013 - 2016
Inglês. (Carga horária: 225h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação de Tutores - Redes de Atenção à Saúde. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Tutores do Projeto Caminhos do Cuidado. (Carga horária: 40h). , Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola do GHC, GHC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Cotidiano da População em Situação de Rua. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
I Capacitação em Planejamento Familiar da AP 2.2. (Carga horária: 32h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
2000 - 2000
A Radiologia Convencional. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Odontologia ? Seção Rio de Janeiro, ABO/RJ, Brasil.
2000 - 2000
Alterações Patológicas Maxilo-Faciais. (Carga horária: 4h). , Centro de Estudo em Imagem Faria Brito, CEI, Brasil.
1999 - 1999
Métodos Avançados de Diagnóstico em Rad. Odontol.. (Carga horária: 8h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
1998 - 1998
Atualidades em Cirurgia Oral. (Carga horária: 8h). , Associação de ex-alunos de Odontopediatria - UFRJ, ADEADOP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Atualização em Cirurgia Oral Menor. , Associação Brasileira de Odontologia ? Seção Rio de Janeiro, ABO/RJ, Brasil.
1996 - 1996
Atualização em Estomatologia. (Carga horária: 34h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Radiologia Odontológica.
Participação em eventos
Abertura do Curso de Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua - ênfase em eCnaR.Abertura do Curso de Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua - ênfase em eCnaR. 2018. (Outra).
III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca / X Seminário Internacional de Atencion Primaria de de Salud. A Saúde Bucal e o Programa Saúde na Escola. 2012. (Congresso).
III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca / X Seminário Internacional de Atencion Primaria de de Salud. A Saúde Bucal e o Programa Saúde na Escola: a experiência da região central do município do Rio de Janeiro, Brasil. 2012. (Congresso).
III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca / X Seminário Internacional de Atencion Primaria de de Salud. Saúde em movimento nas Ruas: a experiência do Rio de Janeiro, Brasil. 2012. (Congresso).
III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca / X Seminário Internacional de Atencion Primaria de de Salud. Saúde em movimento nas Ruas: a experiência do Rio de Janeiro, Brasil. 2012. (Congresso).
III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca / X Seminário Internacional de Atencion Primaria de de Salud. Programa Saúde na Escola no Municipio do rio de Janeiro, Brasil: uma agenda de ações. 2012. (Congresso).
III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca / X Seminário Internacional de Atencion Primaria de de Salud. Programa Saúde na Escola e na Creche no Municipio do Rio de Janeiro, Brasil: uma experiência intersetorial. 2012. (Congresso).
III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca / X Seminário Internacional de Atencion Primaria de de Salud. Programa Saúde na Escola no Municipio do rio de Janeiro, Brasil: uma agenda de ações. 2012. (Congresso).
I Seminário de Experiência da atenção Primária em Saúde com População de Rua. 2012. (Seminário).
X Congresso Internacional da Rede Unida. 2012. (Congresso).
III Seminário Municipal de Equidade em Saúde da População Negra no Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).
XI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Atenção à Saúde do Idoso no PSF Borel: uma proposta de intervenção. 2011. (Congresso).
II Seminário / I Oficina de Descentralização da Gerência de Fatores de Risco Não Biológicoscos. 2010. (Seminário).
Fórum Comunitário do Grupo Articulador Local. 2009. (Encontro).
I Seminário de Políticas de Controle de Tabagismo. 2007. (Seminário).
Oficinas de Capacitação em Atenção ao Planejamento Familiar para Profissionais de Saúde da Rede de Atenção Básica da ae. 2007. (Oficina).
XV Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. Osteoma Osteóide nos Maxilares - caracteristicas clínico-radiograficas importantes para o diagnóstico e tratamento. 2001. (Congresso).
XV Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. Posicionamento de Terceiros Molares em Radiografias Panoramicas. 2001. (Congresso).
XV Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. Imagem Radiolúcida no Mento: alteração patológica ou variação da normalidade?. 2001. (Congresso).
XV Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. Técnicas Radiogrãficas Extraorais Alternativas. 2001. (Congresso).
XI Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica.Imagem Radiolúcida no Mento: alteração patológica ou variação da normalidade?. 2000. (Outra).
XI Jornada Brasileira de Radiologia Odontológica.Posicionamento de Terceiros Molares em Radiografias Panoramicas. 2000. (Outra).
XVII Jornada da Faculdade de Odontologia da UERJ.Imagem Radiolúcida no Mento: alteração patológica ou variação da normalidade?. 2000. (Outra).
XVII Jornada da Faculdade de Odontologia da UERJ.Posicionamento de Terceiros Molares em Radiografias Panoramicas. 2000. (Outra).
II Reuniao Científica da Academia Brasileira de Odontologia.Dentes inclusos na maxila - técnicas radiográficas de localização. 1999. (Outra).
II Reuniao Científica da Academia Brasileira de Odontologia.Indicações Radiograficas em Odontopediatria. 1999. (Outra).
II Reuniao Científica da Academia Brasileira de Odontologia.Radiologia Odontológica - o que muda com a nova legislação. 1999. (Outra).
Local Anesthesia Update. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
SOUZA, A. C.; SILVA, A. L. A.;COSTA, P.S.. Intervenção do enfermeiro ao usuário de álcool e outras drogas na Estratégia de Saúde da Família. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.
TEIXEIRA, M.; MELO, E. A.;COSTA, P.S.. Conselho gestor na atenção primária à saúde: processo de construção, desafios e potencialidades identificados na produção científica nos últimos 20 anos (1998-2018). 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Cobertura de preventivo do câncer do colo do útero em indígenas Xakriabá, polo base Brejo Mata Fome, São João das Missões-MG no período de 2014 à 2016.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. A atuação do enfermeiro da atenção primária na linha de cuidado ao câncer do colo do útero no município de Ribeirão das Neves. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Atuação da fisioterapia junto aos pacientes com câncer de mama no município de Timóteo-MG.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Atuação do psicólogo no tratamento de mulheres com câncer de mama: um estudo realizado na Rede de Atenção à Saúde do Município de Mário Campos/MG.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. A atuação do psicólogo no cuidado aos pacientes com suspeita e/ou diagnóstico de câncer de mama na cidade de Coronel Fabriciano - MG.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Coleta de Papanicolau: uma análise comparativa entre os municípios da região de saúde de Betim e Esmeraldas/MG nos anos de 2014 e 2015.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Análise comparativa do quantitativo de mastectomias e plásticas reconstrutoras de mama: perspectiva de município, Macrorregião de Saúde e Estado de 2010 a 2015. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Análise das ações de controle do câncer do colo do útero no pólo base Sumaré, terra indígena Xakriabá, São João das Missões/MG no período de 2013 à 2016. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Desafios contemporâneos para a otimização da rede de atenção à saúde da mulher portadora de câncer de mama da Região de Saúde de São João del Rei-MG. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Importância do acompanhamento e monitoramento da cobertura vacinal na vigilância de doença prevenível por imunização: o surto de Febre Amarela em Minas Gerais, 2016-2017. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Análise da cobertura do exame citopatológico do colo do útero nas mulheres indígenas Maxakali no período de 2014 à 2016. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Exames de mamografia no município de Barreiras - BA: comparação da cobertura e pactuação nos anos de 2016 e 2017. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Análise da capacidade instalada de mamógrafos em Governador Valadares /Minas Gerais.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. Surto de Febre Amarela no município de Itambacuri 2017. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. A razão de mamografias de rastreio em mulheres de 50 a 69 anos de idade na região metropolitana do Vale do Aço/MG nos anos de 2013 a 2015. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; MELLO, A. L. R.; MENDONCA, E. P. S.. A rede de atenção ao câncer de boca do município de Caratinga. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. A Intervenção do Assistente Social Junto aos Pacientes com Câncer de Mama. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Análise de um Serviço de Atenção Básica do Município de Ipatinga à Luz das Diretrizes Brasileiras Propostas para o Rastreamento do Câncer de Colo de Útero. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Análise do Percentual de Seguimento e Acompanhamento das Lesões de Alto Grau do Colo do Útero em uma Unidade de Atenção Básica no Interior de Minas Gerais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; LIRA, A. M.; KUSCHNIR, R.. Análise dos Laudos Citopatológicos do Colo Uterino das Estratégias de Saúde da Família em Belo Oriente - MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; LIRA, A. M.; KUSCHNIR, R.. Análise dos resultados de exames citopatológicos do colo do útero na USF Bethânia I em Ipatinga-MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; LIRA, A. M.; KUSCHNIR, R.. Atuação das Equipes da Estratégia de Saúde da Família no Município de Timóteo-MG na Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Utero. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Câncer de Colo do Útero: melhoria da adesão à coleta do preventivo em uma unidade de saúde do interior de Minas Gerais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Estratégias para um serviço de Atenção Primária à Saúde no município de Ipatinga na detecção precoce do câncer de colo de útero: relato de experiência. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Papel de um Serviço de Atenção Secundária à Saúde no Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Estudo dos exames de prevenção do câncer de colo de útero realizados na unidade de saúde do Canaã - Ipatinga/MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Exames de Mamografia no Município de Ipatinga: Análise da Cobertura e Pactuação nos Anos de 2013 e 2014. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Linha de Cuidados no Câncer de Colo Uterino no Município de Antônio Dias - MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. O Enfrentamento da Problemática do Câncer de Mama na Estratégia de Saúde da Família do Iguaçu. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. O Papel do Assistente Social na Intervenção do Câncer de Mama no Grupo Multiprofissional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Os Processos de Trabalho na Prevenção do Câncer de Colo do Útero no Município de Timóteo: do rastreamento ao acompanhamento dos casos alterados. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Papel das Equipes de Saúde da Família na Captação e Acompanhamento das Mulheres Encaminhadas para Fazer Mamografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Reabilitação Pós-Mastectomia: uma abordagem na reestruturação da qualidade de vida.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.. Série Histórica da Pactuação da Programação Pactuada e Integrada (PPI) de Ipatinga com o realizado para a coleta de exame citopatológico cérvico-vaginal entre os anos de 2012 e 2014. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.
KUSCHNIR, R.; LIRA, A. M.;COSTA, P.S.. Cuidar na Oncologia:relato de experiência da conduta fisioterapêutica preconizada na clínica de fisioterapia no município de Mirabela no tratamento das disfunções músculos esqueléticas causadas pela mastectomia devido à câncer de mama. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; LIRA, A. M.; KUSCHNIR, R.. Análise das colposcopias executadas no município de Alfenas no ano de 2014 e sua pactuação na PPI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; LIRA, A. M.; KUSCHNIR, R.. Unidade Móvel de Mamografia no município de Manga nos anos de 2013 e 2015: um relato de experiência.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; LIRA, A. M.; KUSCHNIR, R.. Oferta de colposcopia da cidade de Teófilo Otoni/MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
LIRA, A. M.;COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.. Análise do período decorrido entre a realização e a entrega de bioópsia para diagnóstico de câncer de mama através do SUS do município de Poté. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; LIRA, A. M.; KUSCHNIR, R.. Implantação da vacina HPV no município de Jordâniana prevenção do câncer de colo de útero: relato de experiência. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
LIRA, A. M.;COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.. Avaliação da oferta e da demanda de colposcopia para a identificação e tratamento do câncer de colo de útero em um município do sul de Minas Gerais: Alfenas.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.; LIRA, A. M.; KUSCHNIR, R.. Cuidados paliativos em pacientes oncológicos: uma prática possível através do núcleo de saúde da família. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
LIRA, A. M.;COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.. Considerações acerca da sífilis congênita. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
LIRA, A. M.;COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.. A prevenção do câncer de colo de útero: os desafios da atenção primária no município de Poté. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
LIRA, A. M.;COSTA, P.S.; KUSCHNIR, R.. As condições de trabalho no SUS: desafios e perspectivas para a rede de atenção à saúde que integra o hospital municipal de Governador Valadares.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
COSTA, P.S.. A Disfunção Temporo Mandibular na Infância. 2019 - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
COSTA, P.S.. Hall Tecnique: seria possivel sua implementação no SUS?. 2019 - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
COSTA, P.S.. Seleção de Profissionais para atuação na estratégia de Saúde da Família de População em Situação de Rua. 2010. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
COSTA, P.S.. VIII Jornada de Acadëmicos Bolsistas-II Congresso Científico da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 2015. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
COSTA, P.S.. IV Jornada Científica dos Acadëmicos Bolsistas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. 2011. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Orientou
Cobertura de preventivo do câncer do colo do útero em indígenas Xakriabá, polo base Brejo Mata Fome, São João das Missões-MG no período de 2014 à 2016; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
A atuação do enfermeiro da atenção primária na linha de cuidado ao câncer do colo do útero no município de Ribeirão das Neves; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Atuação da fisioterapia junto aos pacientes com câncer de mama no município de Timóteo-MG; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Atuação do psicólogo no tratamento de mulheres com câncer de mama: um estudo realizado na Rede de Atenção à Saúde do Município de Mário Campos/MG; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
A atuação do psicólogo no cuidado aos pacientes com suspeita e/ou diagnóstico de câncer de mama na cidade de Coronel Fabriciano - MG; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Coleta de Papanicolau: uma análise comparativa entre os municípios da região de saúde de Betim e Esmeraldas/MG nos anos de 2014 e 2015; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Análise comparativa do quantitativo de mastectomias e plásticas reconstrutoras de mama: perspectiva de município, Macrorregião de Saúde e Estado de 2010 a 2015; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Análise das ações de controle do câncer do colo do útero no pólo base Sumaré, terra indígena Xakriabá, São João das Missões/MG no período de 2013 à 2016; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Desafios contemporâneos para a otimização da rede de atenção à saúde da mulher portadora de câncer de mama da Região de Saúde de São João del Rei-MG; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Importância do acompanhamento e monitoramento da cobertura vacinal na vigilância de doença prevenível por imunização: o surto de Febre Amarela em Minas Gerais, 2016-2017; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Análise da cobertura do exame citopatológico do colo do útero nas mulheres indígenas Maxakali no período de 2014 à 2016; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Exames de mamografia no município de Barreiras - BA: comparação da cobertura e pactuação nos anos de 2016 e 2017; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Análise da capacidade instalada de mamógrafos em Governador Valadares /Minas Gerais; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
A razão de mamografias de rastreio em mulheres de 50 a 69 anos de idade na região metropolitana do Vale do Aço/MG nos anos de 2013 a 2015; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
A rede de atenção ao câncer de boca do município de Caratinga; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Surto de Febre Amarela no município de Itambacuri 2017; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Série Histórica da Pactuação da Programação Pactuada e Integrada (PPI) de Ipatinga com o realizado para a coleta de exame citopatológico cérvico-vaginal entre os anos de 2012 e 2014; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Estratégias para um serviço de Atenção Primária à Saúde no município de Ipatinga na detecção precoce do câncer de colo de útero: relato de experiência; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Reabilitação Pós-Mastectomia: uma abordagem na reestruturação da qualidade de vida; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Análise dos resultados de exames citopatológicos do colo do útero na USF Bethânia I em Ipatinga-MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Estudo dos exames de prevenção do câncer de colo de útero realizados na unidade de saúde do Canaã - Ipatinga/MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Linha de Cuidados no Câncer de Colo Uterino no Município de Antônio Dias - MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Estudo Comparativo: Papel de um Serviço de Atenção Secundária à Saúde no Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Análise dos Laudos Citopatológicos do Colo Uterino das Estratégias de Saúde da Família em Belo Oriente - MG; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Atuação das Equipes da Estratégia de Saúde da Família no Município de Timóteo-MG na Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Utero; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Análise de um Serviço de Atenção Básica do Município de Ipatinga à Luz das Diretrizes Brasileiras Propostas para o Rastreamento do Câncer de Colo de Útero; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Análise do Percentual de Seguimento e Acompanhamento das Lesões de Alto Grau do Colo do Útero em uma Unidade de Atenção Básica no Interior de Minas Gerais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
O Enfrentamento da Problemática do Câncer de Mama na Estratégia de Saúde da Família do Iguaçu; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
O Papel do Assistente Social na Intervenção do Câncer de Mama no Grupo Multiprofissional; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Exames de Mamografia no Município de Ipatinga: Análise da Cobertura e Pactuação nos Anos de 2013 e 2014; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Papel das Equipes de Saúde da Família na Captação e Acompanhamento das Mulheres Encaminhadas para Fazer Mamografia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
A Intervenção do Assistente Social Junto aos Pacientes com Câncer de Mama; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Os Processos de Trabalho na Prevenção do Câncer de Colo do Útero no Município de Timóteo: do rastreamento ao acompanhamento dos casos alterados; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Câncer de Colo do Útero: melhoria da adesão à coleta do preventivo em uma unidade de saúde do interior de Minas Gerais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Patricia dos Santos da Costa;
Produções bibliográficas
-
GUTIÉRREZ, ADRIANA COSER ; CAMPOS, GASTÃO WAGNER DE SOUSA ; CUNHA, MARCELA SILVA DA ; MATTOS, MAURICIO PEREIRA DE ; Costa, Patricia dos Santos da ; SILVA, RAFAELA OLIVEIRA LOPES DA ; PEREIRA, ANA CAROLINA DOS SANTOS RANGEL ; CAMPOS, ADILSON ROCHA ; GUERRA, CYNTIA AMORIM . Coletivos organizados, ativismo social e narrativas da pandemia em territórios vulneráveis na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 28, p. 3533-3542, 2023.
-
CAMPOS, ADILSON ROCHA ; CAMPOS, GASTÃO WAGNER DE SOUSA ; GUTIÉRREZ, ADRIANA COSER ; Costa, Patricia dos Santos da ; ANÉAS, TATIANA DE VASCONCELOS ; ROSA-CÓMITRE, ANA CAROLINA DINIZ ; NAHOUM, JOYCE ALVES . Investigação sobre Atenção Primária durante a pandemia em territórios vulneráveis de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , v. 28, p. 3461-3470, 2023.
-
COSTA, P.S. ; Mattos, Carolina Miller Leite de ; SANTANA, R. B. ; Rodrigues, Danilo Sampaio . Uso do metronidazol por via sistêmica no tratamento das periodontites crônicas / Use of systemic metronidazole in the treatment of chronic periodontitis. Revista Fluminense de Odontologia , v. 32, p. 54-59, 2009.
-
Mattos, Carolina Miller Leite de ; SANTANA, R.B. ; COSTA, P.S. . Lesões de Furca: considerações clínicas para diagnóstico e tratamento. REVISTA FLUMINENSE DE ODONTOLOGIA , v. 32, p. 3-7, 2009.
-
COSTA, P.S. ; MOTA, Z. K. R. ; COLARES, J. M. B. ; MOREIRA, M. A. ; CONCEICAO, H. C. . UM OLHAR DIFERENCIADO AO ACOMPANHAMENTO DAS CRIANÇAS MENORES DE 01 ANO DA EQUIPE 004 DA UBS MÃE LAURINDA NO MUNICÍPIO DE MANICORÉ. In: : Gideon Borges dos Santos. (Org.). Cuidado, atenção e direitos: contribuições do ensino Lato Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para o Sistema Único de Saúde. 1ed.Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2024, v. 2, p. 251-265.
-
Costa, Patricia dos Santos da ; Rodrigues, Nádia Cristina Pinheiro ; Andrade, Mônica Kramer de Noronha ; Fonte, Vinícius Rodrigues Fernandes da ; Santos, Césio Sotero dos ; Bahia, Raíssa Valéria Branco ; Silva, Paola Rosa da ; Gomes, Norma Maria ; Silva, Raquel Martins da . PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E DE SAÚDE DAS PESSOAS ATENDIDAS EM UM DISPOSITIVO DE CONSULTÓRIO NA RUA DO RIO DE JANEIRO, BRASIL:. In: Rossano Sartori Dal Molin. (Org.). Saúde Em Foco: Temas Contemporâneos - Volume 2. 1ed.São Paulo: Editora Científica Digital, 2020, v. 2, p. 321-337.
-
COSTA, P.S. ; GUTIERREZ, A. C. ; CAMPOS, ADILSON ROCHA ; PEREIRA, ANA CAROLINA DOS SANTOS RANGEL ; COSTA, B. F. ; CAMPOS, G. W. S. ; NAHOUM, JOYCE ALVES ; CUNHA, MARCELA SILVA DA ; MATTOS, MAURICIO PEREIRA DE ; SILVA, RAFAELA OLIVEIRA LOPES DA . IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NA DINÂMICA DE TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
GUTIERREZ, A. C. ; CAMPOS, ADILSON ROCHA ; PEREIRA, ANA CAROLINA DOS SANTOS RANGEL ; COSTA, B. F. ; CAMPOS, G. W. S. ; NAHOUM, JOYCE ALVES ; CUNHA, MARCELA SILVA DA ; MATTOS, MAURICIO PEREIRA DE ; COSTA, P.S. ; SILVA, RAFAELA OLIVEIRA LOPES DA . PANDEMIA DE COVID 19: ANÁLISE DE CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS. In: 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
COSTA, P.S. ; RODRIGUES, N. C. P. ; ANDRADE, M. K. N. ; FONTE, V. R. F. ; SANTOS, W. A. R. ; BAHIA, R. V. B. ; SILVA, R. M. ; GUIMARAES, P. R. S. ; GOMES, N. M. . Georreferenciamento realizado por uma equipe de consultório na rua: relato de experiência. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018. v. 1.
-
COSTA, P.S. ; RODRIGUES, N. C. P. ; ANDRADE, M. K. N. ; SANTOS, C. S. ; FONTE, V. R. F. ; BAHIA, R. V. B. . A REALIZAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA O HIV ENTRE PESSOAS VIVENDO EM SITUAÇÃO DE RUA NUMA ÁREA PROGRAMÁTICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018. v. 1.
-
TRISTAO, S. K. P. C. ; ARAUJO, M. C. C. ; AGUIAR, C. B. B. ; COSTA, P.S. ; LIMA, J. M. . PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA DE ESTUDANTES NO APOIO ÀS AÇÕES DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PROMOVIDA PELA SMS-RIO. In: 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022. v. 2.
-
COSTA, P.S. ; LIMA, J. D. S. ; SILVA, C. C. ; SENNA, R. C. ; LEITE, L. C. O. . SAÚDE BUCAL E OS CONSULTÓRIOS NA RUA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014.
-
COSTA, P.S. ; Fagundes da Silva, P. R. . Atenção Primária à Saúde para a População em Situação de Rua. In: Seminário de Formação Profissional na Atenção Primária em Saúde na cidade do Rio de Janeiro: a produção de práticas e saberes, 2013, Rio de Janeiro. Seminário de Formação Profissional na Atenção Primária em Saúde na cidade do Rio de Janeiro: a produção de práticas e saberes, 2013.
-
SANTANA, R.B. ; COSTA, P.S. ; GUSMAN, H. C. D. S. . O uso do Metronidazol no tratamento das doenças periodontais. Revista Brasileira de Odontologia , 9999.
-
CRUZ, M. M. ; KABAD, J. F. ; SOUZA, M. ; MARTINS, F. ; MARQUES, L. ; BORGES, B. ; SANTOS, M. A. ; CUNHA, M. L. ; BESSA, F. ; REIS, A. C. ; MOTTA, V. ; MARTINS, M. A. ; DUARTE, R. ; LOPES, R. ; GUIMARAES, R. ; COSTA, P.S. ; PILATTI, F. . FORMAÇÃO EM MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL NO SUS: ENTRE A DELIBERAÇÃO DAS PROPOSTAS NAS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE E A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, P.S. . O desafio da medicina baseada em evidências em tempo de pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, P.S. . 'Os caminhos do SUS: limites e possibilidades da saúde bucal no contexto da atenção primãria a saúde'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, P.S. . 'Atenção à Saúde para População em Situação de Rua'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, P.S. . Processo de trabalho do monitoramento e avaliaçãodas linhas de cuidado na CAP 2.2. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, P.S. . SUS: A inserção da saúde bucal no município do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, P.S. ; RODRIGUES, N. C. P. ; ANDRADE, M. K. N. ; FONTE, V. R. F. ; SANTOS, C. S. ; BAHIA, R. V. B. . A REALIZAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA O HIV ENTRE PESSOAS VIVENDO EM SITUAÇÃO DE RUA NUMA ÁREA PROGRAMÁTICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, P.S. ; RODRIGUES, N. C. P. ; ANDRADE, M. K. N. ; FONTE, V. R. F. ; GOMES, N. M. ; SILVA, R. M. ; GUIMARAES, P. R. S. ; SANTOS, W. A. R. ; NEVES, M. J. B. . GEORREFERENCIAMENTO REALIZADO POR UMA EQUIPE DE CONSULTÓRIO NA RUA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, P.S. . Versos de Liberdade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, P.S. ; Silva, P. R. F. . Atenção Primária à Saúde para a População em Situação de Rua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, P.S. ; TRISTAO, S. K. P. C. ; ANDRADE, J. ; LIRA, L. . Conhecendo o PSE e sua estrutura organizacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, P.S. ; CALVAO, S. A. . Atenção à Saúde do Idoso no PSF Borel: uma proposta de intervenção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
COSTA, P.S. ; LIMA, J. M. . Coordenação de Saúde da Grande Tijuca (CAP 2.2) - saude_cap22. 2023; Tema: Administrador de Serviços de Saúde. (Rede social).
COSTA, P.S. ; LIMA, J. M. ; ALMEIDA, B. A. . DVS CAP 22 - Divisão de Vigilância em Saúde - AP 2.2. 2022; Tema: Medicina e Saúde - Vigilância em Saúde. (Rede social).
GUTIERREZ, A. C. ; CAMPOS, G. W. S. ; ANÉAS, TATIANA DE VASCONCELOS ; ENGSTROM, E. M. ; VIANA, M. M. O. ; COSTA, P.S. . Curso para Docentes de Aprendizagem: eMulti em FormAção. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LivroDidático).
CRUZ, M. M. ; KABAD, J. F. ; MARQUES, L. P. ; COSTA, P.S. . FORMAÇÃO EM MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL NO SUS: ENTRE A DELIBERAÇÃO DAS PROPOSTAS NAS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE E A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).
CAMPOS, G. W. S. ; GUTIERREZ, A. C. ; CAMPOS, ADILSON ROCHA ; MATTOS, MAURICIO PEREIRA DE ; COSTA, P.S. ; SILVA, RAFAELA OLIVEIRA LOPES DA ; CUNHA, MARCELA SILVA DA ; GUERRA, C. A. ; NAHOUM, JOYCE ALVES ; COSTA, B. F. . ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM DOS ASPECTOS SUBJETIVOS E SOCIAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA. 2022. (Relatório de pesquisa).
Costa, Patricia dos Santos da ; CRUZ, Jane da Rocha ; SILVA, C. M. ; SANTOS, C. S. ; FONTE, V. R. F. ; GUIMARAES, P. R. S. ; GOMES, N. M. ; SILVA, R. M. ; SANTOS, W. A. R. ; NEVES, M. J. B. ; GUERRA, C. A. . Diretrizes Norteadoras das Equipes de Consultório na Rua do município do Rio de Janeiro. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas e Manuais Técnicos).
COSTA, P.S. . Curso Introdutõrio em Saúde da Família. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, P.S. . Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, P.S. . Introdutório para Profissionais do Programa de Saúde da Família da AP 1.0. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, P.S. . Introdutório para equipes de Saúde da Família. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Estratégias de abordagem dos aspectos subjetivos e sociais na Atenção Primária no contexto da pandemia, Descrição: Analisar a compreensão e a relação dos trabalhadores e usuários com as estratégias de cuidado com a saúde, com a APS e com o SUS durante a pandemia pelo SARS-Cov-2. Campos da pesquisa: Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia dos Santos da Costa - Integrante / Gastão Wagner de Sousa Campos - Integrante / Adriana Coser Gutierrez - Coordenador., Financiador(es): Open Society Foundations - Auxílio financeiro.
-
2017 - 2019
Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Primária, Descrição: O grupo tem como objetivos promover o debate, ministrar disciplinas, desenvolver pesquisa e outras estratégias que aprimorem o conhecimento sobre Atenção Primária à Saúde, tendo como foco dois eixos principais: 1-Promoção da Saúde: na área da educação, informação e comunicação envolvendo os moradores das comunidades de Manguinhos em métodos ativos de ensino-aprendizagem, contribuindo para o enfrentamento dos determinantes sociais em saúde. 2-Cuidado: na área de avaliação de serviços e tecnologias, pesquisa clínica, envelhecimento, saúde mental, doenças infecciosas, alimentação e nutrição e acolhimento de urgências pré-hospitalares. Este Grupo de Pesquisa se caracteriza por ser composto por jovens Doutores, a maioria de seus participantes concluiu doutorado nos últimos 5 anos. Alguns se encontram em fase de doutoramento. Eles têm formação profissional diversificada. No grupo encontram-se médicos, enfermeiras, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogas. Todos atuam profissionalmente no Centro de Saude Escola Germano Sinval de Faria há vários anos. O trabalho de tese dos membros do grupo traduz, de certa forma, anos de trabalho clinico pedagógico e/ou assistencial com a população residente no território de Manguinhos, em diferentes campos do conhecimento. A oportunidade de certificação deste Grupo de Pesquisa representa uma expectativa para a transformação do Centro de Saude Escola em um núcleo de reflexão crítico e criativo sobre os problemas que afetam o Sistema Único de Saude, especialmente a Atenção Primaria. A conformação desse grupo de pesquisa significa a fixação dos doutores do CSEGSF no departamento. O grupo conta com uma parceria do ICICT, além de alunos de iniciação científica, graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Patricia dos Santos da Costa - Integrante / Gisele O´Dwyer de Oliveira - Coordenador / Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues - Integrante / Monica Kramer de Noronha Andrade - Integrante / Valeria Teresa Saraiva Lino - Integrante / Lucilia de Almeida Elias Lopes - Integrante / Carlos Eduardo Freire Estellita-Lins - Integrante / Regina Paiva Daumas - Integrante / Eliane Chaves Vianna - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. , Rua Afonso Cavalcanti, 455 8 andar, Cidade Nova, 20211110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 1746
Experiência profissional
2021 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora na CAP 2.2
Outras informações:
Assessora na Coordenadoria Geral de Atenção Primária da AP 2.2
2021 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 20
Outras informações:
PRECEPTORA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E GESTÃO EM SAÚDENA COORDENADORIA GERAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA ÁREA DEPLANEJAMENTO 2.2
2020 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Distrital de Saúde
Outras informações:
Membro da Comissão Executiva do Conselho Distrital de Saúde da AP- 2.2 (Quadriênio 2020/2023)
2019 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 20
Outras informações:
PRECEPTORA DE ESTÁGIO EM ODONTOLOGIA E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, NA COORDENADORIA GERAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 2.2
2002 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cirurgiã-dentista estatutária
Outras informações:
Principais funções:
- Gerir o Contrato de Gestão definido para a Área de Planejamento 2.2;
- Controlar os serviços e executar as ações de saúde, administrativas e orçamentárias, pertinentes à Área de Planejamento 2.2;
- Subsidiar os órgãos e Unidades de Saúde na definição de programas, nos levantamentos epidemiológicos, nas ações administrativas, na gestão de recursos humanos e no planejamento de obras de engenharia e sua execução;
- Planejar, coordenar, acompanhar, avaliar e supervisionar as atividades das Unidades de Saúde de sua área de atuação, nos aspectos gerenciais e administrativos, bem como no de suprimento de equipamentos e insumos;
- Planejar, programar, coordenar, supervisionar e controlar o desenvolvimento das ações de saúde da rede de serviços de saúde, em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde;
- Coordenar e integrar as ações das Unidades de Saúde da Família, de acordo com as Estratégias da Saúde da Família e os princípios do Sistema Único de Saúde;
- Assegurar a qualidade e a fidedignidade das informações das Unidades de Saúde, procedendo à verificação dos dados de produção para o seu respectivo processamento financeiro, subsidiando a elaboração de parâmetros para a administração dos serviços de saúde, o controle de indicadores de cobertura assistencial, e o cumprimento de metas de desempenho;
- Identificar e propor a atualização e o treinamento permanente dos recursos humanos na sua área de abrangência, com vistas à qualidade da assistência e ao aperfeiçoamento profissional;
- Verificar as necessidades e encaminhar propostas de construir, ampliar, reformar, fazer manutenção e instalação de equipamentos nas unidades de saúde sob sua responsabilidade;
- Participar de parcerias intersetoriais e interinstitucionais possibilitando a aplicação das políticas públicas, na sua área de abrangência;
- Implantar as Diretrizes do Programa Saúde Presente, dentre elas a expansão do Programa de Saúde da Família
Atividades
-
11/2012 - 03/2019
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Coordenação de Saúde da AP 3.2.Cargo ou função, Apoiadora do Projeto RAP da Saúde.
-
04/2010 - 11/2012
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Coordenação de Saúde da AP 1.0.Cargo ou função, Assessora de Odontologia.
-
05/2007 - 03/2010
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, PSF Carlos Figueiredo Filho - Borel.Serviço realizado, Atuação como cirurgiã-dentista da Estratégia de Saúde da Família.
-
05/2004 - 05/2007
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Coordenação de Saúde da AP 3.2.Cargo ou função, Assessora de Saúde Bucal.
-
11/2002 - 05/2004
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, PS Renato Rocco.Serviço realizado, Atendimento clínico-odontológico na atenção básica, incluindo atividades nas escolas.
2020 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Tutora do Curso de Especialização de Gestão em Saúde (EAD)
2018 - 2019
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral à saúde de pessoas em situação de rua, com ênfase nos Consultórios na Rua
2014 - 2017
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora
Outras informações:
Professora Tutora do Curso de Especialização em Redes de Atenção à Saúde, modalidade EAD, da ENSP/FIOCRUZ
Atividades
-
01/2014 - 11/2017
Ensino, Especialização de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Especialização em Redes de Atenção à Saúde
2024 - Atual
Associação Brasileira de Saúde ColetivaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de Aprendizagem, Carga horária: 8
Outras informações:
Produção de material teórico-metodológico para Curso de Atualização para Docentes de Aprendizagem: equipes multiprofissionais para a Atenção Primária à Saúde MS/OPAS
2021 - 2022
Associação Brasileira de Saúde ColetivaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações:
Pesquisa: Estratégias de abordagem dos aspectos subjetivos e sociais na Atenção Primária no contexto da pandemia.
2022 - 2023
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Tutoria, Carga horária: 10
2018 - 2018
Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos SantosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 8
Outras informações:
PROJETO ITINERÁRIOS DO SABER: QUALIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO SUS
Atividades
-
06/2018
Ensino, PROJETO ITINERÁRIOS DO SABER: QUALIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFIS, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, QUALIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO SUS
2013 - 2015
Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola do GHCVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Tutora no Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica, no estado RIO DE JANEIRO
Atividades
-
12/2013 - 07/2015
Ensino, Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Menta, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica
2013 - 2013
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Tutora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Gestão Pública Municipal - Modalidade a Distância
1999 - 2009
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALOVínculo: , Enquadramento Funcional: Cirurgiã-dentista estatutária
Atividades
-
12/1999 - 08/2009
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de São Gonçalo.Serviço realizado, Atendimento clínico-odontológico em diversas unidades de saúde do município.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Patrícia dos Santos da Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?