Mailson José da Silva

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (2010), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é engenheiro de segurança do trabalho e elaborador de provas de concursos públicos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Urbana

2016 - 2018

Universidade Estadual de Maringá
Título: Comportamento da população e aspectos operacionais relacionados à coleta seletiva: um estudo de caso na cidade de Maringá-PR, Ano de Obtenção: 2018
Generoso De Angelis Neto.Palavras-chave: Coleta seletiva; Cooperativas de catadores de materiais recicláveis; Economia Social e Solidária; Reciclagem; Resíduos Sólidos Urbanos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais / Especialidade: Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2011 - 2013

Universidade Estadual de Maringá
Título: Análise de riscos na intralogística: um estudo de caso em uma indústria de comunicação visual
Orientador: Generoso De Angelis Neto

Graduação em Engenharia de Produção

2006 - 2010

Universidade Estadual de Maringá
Título: Avaliação da Qualidade do Serviço de Ensino em Engenharia de Produção em uma Instituição Pública
Orientador: Daily Morales

Formação complementar

2020 - 2020

Perícias de Insalubridade e Periculosidade. (Carga horária: 24h). , Treinare Consultoria e Treinamento, TREINARE, Brasil.

2018 - 2018

Ventilação e Exaustão Industrial - Projeto e Dimensionamento. (Carga horária: 48h). , Papiro Treinamento em Informática, GRUPO.HCT, Brasil.

2018 - 2018

Extensão Capacitação em Biossegurança na Pesquisa Científica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Elaboração de Projetos Prevenção Contra Incêndio. (Carga horária: 100h). , Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, CEAL, Brasil.

2014 - 2014

Experimentation for Improvement. (Carga horária: 21h). , McMaster University, McMaster, Canadá.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Organização de eventos

MELLO, S. T. ; SILVA, M. J. . Logística reversa ? criando possibilidades de um planeta melhor. 2017. (Exposição).

SILVA, M. J. . (Coordenador de Sessão) 25. o Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e 5. o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (EAIC). 2016. (Outro).

SILVA, M. J. . (Coordenador de Sessão) 25. o Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e 5. o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (EAIC). 2016. (Outro).

Participação em eventos

I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. 2017. (Simpósio).

Workshop Regional Sobre Resíduos Sólidos: A Lei 12.305/2010 é aplicável aos municípios paranaenses? Soluções e alternativas. 2017. (Outra).

3 Ciclo de Palestras de Integração dos Profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho. 2016. (Outra).

Reunião do 6 ° ano do Fórum Lixo e Cidadania da Região Noroeste do Paraná. 2016. (Outra).

Simpósio de Engenharia de Produção 2016: perspectivas e soluções para a indústria e o mercado de trabalho.Diagnóstico Ambiental à Luz da Produção Mais Limpa: estudo de caso em duas indústrias do setor metal-mecânico no município de Maringá-PR. 2016. (Simpósio).

Simpósio Virtual de Educação à Distância e Tecnologias Educacionais. 2016. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (Conbrepro). 2016. (Congresso).

V Seminário de Engenharia Civil.Análise da Lei de Acessibilidade Urbana: estudo de caso. 2016. (Seminário).

18ª Mostra de Profissões. Mostra do Curso de Engenharia de Produção. 2015. (Feira).

2 Ciclo de Palestras de Integração dos Profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho. 2015. (Outra).

1 Ciclo de Palestras de Integração dos Profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho. 2013. (Outra).

II Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção. 2008. (Simpósio).

I Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção. 2006. (Simpósio).

Participação em bancas

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de engenheiro de segurança do trabalho para Prefeitura do Recife - Edital n001/2018 SES/PE. 2018. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. sElaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de segurança no trabalho do Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação - Edital n1998/2018/SED. 2018. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de técnico de segurança do trabalho da Universidade Federal Feira de Santana, edital para provimento de cargos técnicos específicos. 2018. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de engenheiro de segurança do trabalho da Universidade Federal da Paraíba - Edital n122/2018. 2018. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Revisão de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Técnico em Segurança do Trabalho, para o concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, Concurso Público n04/2016 - EBSERH/HRL-UFS. 2016. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Engenharia e Higiene e Segurança do Trabalho, para o concurso do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, edital de abertura n 04/2016.. 2016. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho, para o concurso EBSERH, Concurso Público n 01/2016 - EBSERH/CH-UFPA, Edital de abertura n 04 - Ebserh-Área administrativa. 2016. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de engenheiro de segurança do trabalho EBSERH - Campina Grande - Edital n 04 área administrativa. 2016. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Técnico em Segurança do Trabalho, para o concurso Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN - Concurso Público Edital n001/2015. 2015. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho, para o concurso EBSERH HC-UFG, Concurso Público Edital n 06/2015. 2015. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Engeheiro de Segurança do Trabalho, para o concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, Concurso Público n09/2015. 2015. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho, para o concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, Concurso Público Edital n01/2015 - EBSERH HC-UFSCARLOS Hospital das Clínicas da Universidade Federal de São Carlos. 2015. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Técnico em Segurança do Trabalho, para o concurso EBSERH HC-UFJF Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Juiz de Fora Concurso Público Edital n03/2015. 2015. Instituto AOCP.

SILVA, M. J.. Elaboração de questões de prova para compor o caderno de questões específicas do cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho, para o concurso EBSERH, Concurso Público n 09/2015 - EBSERH/CONCURSO NACIONAL, Edital de abertura n 04-Ebserh-Área Administrativa. 2015. Instituto AOCP.

Produções bibliográficas

  • CALLEFI, M. H. B. M. ; SILVA, M. J. ; RODRIGUES, G. J. ; MIOTTO, J. L. ; SAMED, M. M. A. . Localização de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis: estudo de caso no município de Maringá - PR. SOUTH AMERICAN DEVELOPMENT SOCIETY JOURNAL , v. 6, p. 286-302, 2020.

  • CALLEFI, M. H. B. M. ; RODRIGUES, G. J. ; SILVA, M. J. ; MIOTTO, J. L. ; SAMED, M. M. A. . Proposta de um sistema de informação para apoio à logística humanitária. Revista Gestão Industrial (Online) , v. 14, p. 23-37, 2018.

  • SILVA, M. J. . Controle Estatístico do Processo. 1. ed. Maringá: , 2020.

  • SILVA, M. J. . Mapeamento de processos. 1. ed. Maringá: Unicesumar, 2020.

  • SILVA, M. J. . Planejamento e controle da produção. 1. ed. Maringá: Unicesumar, 2020. v. 1. 272p .

  • SILVA, M. J. . Ergonomia e Segurança no Trabalho. 1. ed. Maringá: Unicesumar, 2019.

  • SILVA, M. J. . Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Acidentes. 1. ed. Maringá: Unicesumar, 2018. 335p .

  • SOUZA, E. F. ; SILVA, M. J. ; Erick Seiti Tsuneto . A contabilidade gerencial e sua utilização no processo decisório - O caso da empresa de pequeno porte. In: X Encontro Internacional de Produção Científica, 2017, Maringá. Anais X EPCC, 2017.

  • GODOI, T. B. ; SILVA, M. J. ; PEDROZA, S. S. ; Erick Seiti Tsuneto ; CARNELOSSI, A. C. ; PAPPA, M. F. . Estudo de caso: aplicação da metodologia 300 no ensino à distância em um curso de engenharia. In: X Encontro Internacional de Produção Científica, 2017, Maringá. Anais X EPCC, 2017.

  • CALLEFI, M. H. B. M. ; SILVA, M. J. ; RODRIGUES, G. J. ; SAMED, M. M. A. ; MIOTTO, J. L. ; ANGELIS NETO, G. . Modelagem de um sistema de informação para casos epidemiológicos da dengue. In: X Encontro Internacional de Produção Científica, 2017, Maringá. Anais X EPCC, 2017.

  • CHIAVELLI, H. G. R. ; SILVA, M. J. ; RODRIGUES, G. J. ; ANGELIS NETO, G. . Experiências do setor informal na reciclagem de resíduos sólidos: análise de artigos publicados na base Web of Science. In: I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana, 2017, São Carlos. Anais do I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana, 2017.

  • CHIAVELLI, H. G. R. ; RODRIGUES, G. J. ; SILVA, M. J. ; ANGELIS NETO, G. . Avaliação comparativa dos impactos ambientais na produção de concreto autoadensável com e sem a adição da cinza de bagaço do cana-de-açúcar. In: I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana, 2017, São Carlos. Anais do I Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana, 2017.

  • CULCHESK, A. S. ; SILVA, M. J. ; CHIAVELLI, H. G. R. . Avaliação de iluminação de recintos: medição da iluminância em uma sala de aula. In: V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, 2017, Joinville. Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, 2017. p. 2752-2760.

  • CALLEFI, M. H. B. M. ; SILVA, M. J. ; RODRIGUES, G. J. ; MIOTTO, J. L. ; SAMED, M. M. A. . Localização de Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis: estudo de caso no município de Maringá-PR. In: III Congresso Internacional de Logística e Operações IFSP - Suzano, 2017, Suzano. Anais do 3 Congresso Internacional de Logística e Operações do IFSP - Suzano, 2017.

  • SILVA, M. J. ; CHIAVELLI, H. G. R. ; MIOTTO, J. L. ; ANGELIS NETO, G. . Diagnóstico para implantação da Produção Mais Limpa em indústrias de pequeno porte. In: VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2016, Ponta Grossa. Anais CONBREPRO 2016 - Engenharia de Desenvolvimento de Produto, 2016.

  • CHIAVELLI, H. G. R. ; SILVA, M. J. ; ANGELIS NETO, G. . A importância da gestão integrada de resíduos sólidos urbanos para cidades sustentáveis 2016. In: VI Seminário de Engenharia Civil, 2016, Maringá. ISSN 2237-8219, 2016.

  • CHIAVELLI, H. G. R. ; SILVA, M. J. . Diagnóstico Ambiental à Luz da Produção Mais Limpa: estudo de caso em duas indústrias do setor metal-mecânico no município de Maringá-PR. In: Simpósio de Engenharia de Produção - Perspectivas e soluções para a indústria e o mercado de trabalho, 2016, Maringá. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção 2016, 2016.

  • SILVA, M. J. . Análise da Lei de Acessibilidade Urbana: um estudo de caso. In: V Seminário de Engenharia Civil, 2016, Maringá. Seminário de Engenharia Civil, 2016.

  • CHIAVELLI, H. G. R. ; SILVA, M. J. ; RODRIGUES, G. J. ; ANGELIS NETO, G. . Experiências do setor informal na reciclagem de resíduos sólidos: análise de artigos publicados na base Web of Science. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHIAVELLI, H. G. R. ; RODRIGUES, G. J. ; SILVA, M. J. ; ANGELIS NETO, G. . Avaliação comparativa dos impactos ambientais na produção de concreto autoadensável com e sem a adição da cinza de bagaço do cana-de-açúcar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHIAVELLI, H. G. R. ; SILVA, M. J. . Diagnóstico Ambiental à Luz da Produção Mais Limpa: estudo de caso em duas indústrias do setor metal-mecânico no município de Maringá-PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. J. . V Seminário de Engenharia Civil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SILVA, M. J. . Tecnologia de Biodigestão. 2017. (Palestra).

SILVA, M. J. . Vídeo aulas da disciplina de Planejamento e Controle da Produção. 2020 (Material Audiovisual).

SILVA, M. J. . Palestra ENADE da disciplina de Controle Estatístico de Processo. 2018 (Material Audiovisual).

Prêmios

2015

Aprovado no teste seletivo para Engenheiro de Segurança do Trabalho (1 lugar). Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, .

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2018

Centro de Ensino Superior de Maringá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mediador, Carga horária: 20

2015 - Atual

Instituto AOCP

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Elaborador de provas de concursos públicos

2012 - 2015

Visolux Comunicação e Sinalização Visual

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador de PCP, Carga horária: 44

Outras informações:
Resumo das atividades: ? programação de fornecimento de matéria prima de acordo com carteira de pedidos; ? acompanhamento diário de necessidade de materiais para novos projetos; ? gestão de estoques em multi-estabelecimentos; ? coordenação de terceirização de serviços; ? manutenção de ordens de produção em sistema ERP; ? comunicação constante com diversos setores como contabilidade, compras, projeto, orçamento, custo e engenharia de montagem, trocando informações para tomadas de decisão; ? suporte ao desenvolvimento de novos materiais para redução de custos.

2012 - 2012

Visolux Comunicação e Sinalização Visual

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de PCP, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Visolux Comunicação e Sinalização Visual

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de PCP, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Pegasus Bureau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de PCP, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Resumo das atividades: ? distribuição e acompanhamento de ordens de serviço nos setores da fábrica; ? programação e condução de instalações no ambiente dos clientes; ? resolução de problemas relacionados a projetos e inconformidade de produtos; ? relacionamento com clientes buscando a solução de problemas reportados e requisitos de cada cliente.

2009 - 2009

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor bolsista da disciplina Planejamento Industrial, do curso de Engenharia de Produção.

2018 - 2021

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro de segurança do trabalho, Carga horária: 40

2022 - Atual

Previna Ergonomia e Segurança do Trabalho

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Proprietário