Adriana Ponsoni

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Aprimoramento em fonoaudiologia aplicada as necessidades educacionais especiais (2008), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), cursando especialialização em fonoaudiologia hospitalar, no hospital Albert Einstein. Atualmente é fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Taubaté coordenadora do ambulatório de reabilitação de adultos com disfagia orofaríngeas e afasia. Realiza atendimentos individuais e grupos de pacientes com AVE com afasia com uso do sistema de Comunicação Suplementar e Alternativa. Atuação na reabilitação da disfagia de pacientes com distúrbios neurológicos e pelo envelhecimento. Fonoaudióloga que acompanha a nasofriboscopia da deglutição no município de Taubaté.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Gerontologia

2018 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Lucia Figueiredo Mourão.

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Comunicação suplementar e alternativa no discurso narrativo do aluno com paralisia cerebral,Ano de Obtenção: 2010
Débora Deliberato.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar

2017 - 2018

Instituto de Pesquisa e Ensino Israelita Albert Einstein
Título: O Uso do sistema de comunicação suplementar e alternativa em unidades de terapia intensiva
Orientador: Thais Coelho Alves
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de Taubaté, PMT, Brasil.

Especialização em Fonoaudiologia Aplicada à Educação Especial

2007 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Tecnologia Assistiva: Considerações sobre linguagem
Orientador: Eduardo José Manzini
Bolsista do(a): Fundação de Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Graduação em Fonoaudiologia

2003 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Formação complementar

2017 - 2017

Condutas sobre vias de alimetação em disfagia: da teoria às decisões práti. (Carga horária: 9h). , Fonoaudiálogo, FONOAUDIÁLOGO, Brasil.

2007 - 2007

Intervenção em linguagem com o apoio de CSA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2006 - 2006

Curso em Geriatria e Gerontologia. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Brasil.

2004 - 2004

Noções sobre gravações e análise sinais acústicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

PONSONI, Adriana ; LENCIONI, L. L. ; SAAR, R. . Dia de atenção a Disfagia. 2017. (Outro).

PONSONI, Adriana ; LENCIONI, L. L. ; SAAR, R. . Dia de atenção a Disfagia. 2017. (Outro).

Participação em eventos

VII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. Adaptação de histórias infantis por meio de sistema suplementar e alternativo de comunicação. 2017. (Congresso).

II Mostra de Fonoaudiologia na Atenção Básica do Estado de São paulo e I Mostra de Fonoaudiológia na Saúde Publica.Perfil Fonoaudiológico da População triada no projeto FONEM. 2010. (Outra).

16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Seleção e adaptação de recursos de comunicação suplementar e alternativa por familiares de crianças e jovens com deficiência.. 2008. (Congresso).

I Encontro Regional de Disfagia Orofaringea (Paralisia Cerebral). 2008. (Encontro).

Xi Jornada de Educação Especial. 2008. (Outra).

IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Comunicação suplementar e alternativa e habilidades comunicativas de uma criança com paralisia cerebral. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Equipe multidisipinar na implementação de recursos de comunicação suplementar e alternativa com alunos com deficiência. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2007. (Congresso).

Participação no curso: Contribuições da Consultoria na Inclusão de alunos com Necessidades Especais, no IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2007. (Congresso).

Participação no Minicurso: confeção de Recursos didáticos adaptados ao ensino de deficientes visuais, na VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília,. 2007. (Outra).

VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2007. (Outra).

VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.Trabalho colaborativo no processo de implementação de recursos de comunicação alternativa com crianças com paralisia cerebral. 2007. (Outra).

I Encontro Científico do Centro Acadêmico "IX de dezembro": aspectos atuais da avaliação e terapia em motricidade oral. 2006. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. 2006. (Congresso).

VI Happy Hour Cultural, com o tema Laudo Audiológico. 2006. (Outra).

VII Happy Hour Cultura a análise acustica da intervenção fonoaudiológica. 2006. (Outra).

XIII Jornada Fonoaudiológica de Bauru da Universidade de São Paulo. 2006. (Outra).

XIII Jornada Fonoaudiológica de Bauru da Universidade de São Paulo.Transtoeno do déficit de atenção e hiperatividade: esxposição ao álcool durante a gestação pode ser fator de risco?. 2006. (Outra).

XIII Jornada Fonoaudiológica de Bauru da Universidade de São Paulo.Desempenho no teste illinois de habilidades psicolinüísticas em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2006. (Outra).

XII Jornada do Núcleo da ABENEPI. 2006. (Outra).

XVIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Estudo do histórico familial no trastorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2006. (Congresso).

XVIII Congresso de Iniciação Cinestífica da Unesp. 2006. (Congresso).

Campanha da Voz. 2005. (Outra).

Fórum de Debates da Campanha da Voz com o tema "Voz e Expressividade". 2005. (Outra).

Simpósio de Gereatría e Gerontologia. 2005. (Simpósio).

XI Jornada de Fonoaudiologia da Unesp. 2005. (Outra).

Campanha da Voz. 2004. (Outra).

Participação das oficinas: Fichamento de Leitura Textual e Citação Bibliográfica, no XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2004. (Congresso).

XI Jornada Cientifica do Campus de Marilia.coordenadora da mesa: Promoção da Saúde e prevenção de agravos da saúde. 2004. (Outra).

XI Jornada de Iniciação científica do Câmpus de Marília.Prevenção primária em fonoaudiologia em unidades de atenção primária a saúde. 2004. (Outra).

X Jornada de Fonoaudilogia da Unesp.Levantamento de queixas auditivas e otológicas: elementos para a elaboração de ações de preomoção e proteção à saúde auditiva infantil em instituições educacionais. 2004. (Outra).

X Jornada de Fonoaudilogia da Unesp. 2004. (Outra).

XVI Congresso de iniciação Científica da Unesp. 2004. (Congresso).

Campanha de Prevenção do Câncer de Boca. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria Amelia Brito Luz

PONSONI, Adriana; Mourão, L. F. Disfagia na doença de Huntington: Um estudo Longitudinal.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Luisa Dornellas

PONSONI, Adriana; Mourão, L. F. Analise do risco para disfagia em pacientes sarcopênicos com a Doença de Parkinson. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Maria Amelia Brito Luz

Disfagia na doença de Huntington: Um estudo Longitudinal; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • DELIBERATO, D. ; PONSONI, Adriana ; MANZINI, M. G. . Conto e Reconto de Histórias por meio da Comunicação Alternativa no Contexto Acadêmico Especial e Inclusivo de Alunos Deficientes com Severos Distúrbios de Comunicação. In: Sheila Zambello de Pinho,, José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Conto e Reconto de Histórias por meio da Comunicação Alternativa no Contexto Acadêmico Especial e Inclusivo de Alunos Deficientes com Severos Distúrbios de Comunicação. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. , p. 809-8021.

  • PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. ; DELIBERATO, D. . Equipe multiprofissional na implementação de recursos de comunicação suplementar e alternativa com alunos com deficiência. In: Eduardo José Manzini; Maria Cristina Marquezine; Eliza Dieko Oshiro Tanaka; Dirce Shizuko Fujisawa; Rosangela Marques Busto. (Org.). Linguagem e comunicação alternativa: Series estudos multidisciplinares de educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, v. 1, p. 63-70.

  • PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Comunicação suplementar e alternativa nas habilidades comunicativas de uma criança com paralisia cerebral. In: Eduardo José Manzini; Maria Cristina Marquezine; Eliza Dieko Oshiro Tanaka; Dirce Shizuko Fujisawa; Rosangela Marques Busto. (Org.). Linguagem e comunicação alternativa: Série estudos multidisciplinares de educação especial. 1ed.Londrina: ABPEE, 2009, v. 1, p. 83-95.

  • PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Adaptação de histórias infantis por meio de sistema suplementar e alternativo de comunicação. In: VII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2017, Natal. VII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2017.

  • PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Desempenho da narrativa de uma criança com paralisia cerebral usuária do recurso de comunicação suplementar e alternativa mediante a aplicação de um programa de intervenção. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. Anais do V congresso brasileiro de Educação especial, Londrina-2009, 2009. v. 1. p. 1-9.

  • SAMESHIMA, F. S. ; PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Comunicação suplementar e alternativa: um facilitador para habilidades comunicativas e sociais de alunos com paralisia cerebral. In: XI Jornada de Educação Especial, 2008, Marília. XI Jornada de Educação Especial, 2008, Marília. Coletânea de textos da IX Jornada de Educação Especial, 2008. v. 1. p. 1-7.

  • PONSONI, Adriana ; MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, D. . Tecnologia assistiva: considerações sobre a área da linguagem. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos : UFSCar, 2008. v. 1. p. 1-9.

  • PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Comunicação suplementar e alternativa e habilidades comunicativas de uma criança com paralisia cerebral. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de educação Especial, 2007. p. 1-6.

  • PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. ; DELIBERATO, D. . Equipe multiprofissional na implementação de recursos de comunicação suplementar e altenativa com alunos com deficiencia. In: IV Congresso Brasileito Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007. p. 1-8.

  • DELIBERATO, D. ; SANTAROSA, C. C. ; PONSONI, Adriana ; Fecarotta . Procedimentos utilizados para a implementação de recurso de comunicação suplementar e/ou alternativa no contexto acadêmico. In: II Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2007, Marilia. II Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2007. p. 1-7.

  • MARTINEZ, G.S ; ROBERTO, T. R. ; MASSARO, M. ; MANZINI, M. G. ; ROCHA, A. N. ; DELIBERATO, D. ; PONSONI, Adriana ; SHAMESHIMA, F. S. . Capacitação de familiares na confecção de músicas infantis adaptadas por meio dos recursos de comunicação suplementar e alternativa. In: Jornada do núcleo de ensino, 2008, Marilia. IV Jornada do núcleo de ensino, 2008.

  • PONSONI, Adriana ; GIACHETI, C. M. . Estudo do histórico familial no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. In: XVIII Congresso de Iniciação Cientifica, 2006, Botucati. XVIII Congresso de Iniciação Cientifica, 2006.

  • Iwashita, (Gabriela Akemi) ; PONSONI, Adriana ; NERI, C. C. F. ; Fecarotta ; Garcia . Perfil dos pacientes com queixa de zumbido. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2006, Botucatu. XVIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2006.

  • PONSONI, Adriana . Perfil Fonoaudiológico da População triada no projet FONEM. In: II Mostra de Fonoaudiologia na Atenção Básica do Estado de São paulo e I Mostra de Fonoaudiológia na Saúde Publica, 2010, São Paulo. II Mostra de Fonoaudiologia na Atenção Básica do Estado de São paulo e I Mostra de Fonoaudiológia na Saúde Publica, 2010.

  • DELIBERATO, D. ; PONSONI, Adriana . Procedimentos para a adaptação de histórias infantis por meio do recurso de comunicação suplementar e alternativa. In: XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2009, Salvador. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2009. v. 1.

  • PONSONI, Adriana ; ROCHA, A. N. ; DELIBERATO, D. . Capacitação para adaptação de livros de histórias infantis por meio do recurso de comunicação suplementar e alternativa. In: III Congresso Basileiro de Comunicação Alternativa, 2009, São Paulo. III Congresso Brasileiro de Comunicação Alternatiba, 2009. v. 1.

  • PONSONI, Adriana ; ROCHA, A. N. ; SAMESHIMA, F. S. ; DELIBERATO, D. ; MASSARO, M. ; MANZINI, M. G. ; ROBERTO, T. R. . Seleção e adaptação de recursos de comunicação suplementar e alternativa por familiares de crianças e jovens com deficiência. In: 16 º Congresso Braileiro de Fonoaudiologia, 2008, CAmpus de Jordão. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos de Jordão. Anais. São Paulo : SBFa, 2008. p. 1213-1213.

  • DELIBERATO, D. ; SILVA, R. G. ; ROCHA, A. N. ; PONSONI, Adriana . Capacitação de cuidadores de pessoas com lesão encefálica a respeito do uso de recursos de comunicação suplementar e alternativa. In: 16 º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos do Jordão. 16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos de Jordão. Anais - Suplemento especial: São Paulo : SBFa, 2008. p. 1171-1171.

  • ROCHA, A. N. ; PONSONI, Adriana ; SAMESHIMA, F. S. ; DELIBERATO, D. ; MASSARO, M. ; ROBERTO, T. R. ; MANZINI, M. G. . Capacitação de familiares de crianças e jovens com deficiência com recursos de tecnologia assistiva. In: Congresso Nacional de inclusão e diversidade, 2008, São José dos Campos. Anais. São José dos Campos, 2008, 2008. v. 1. p. 131-131.

  • PONSONI, Adriana ; CONTARINI, P. N. ; ZUTTIN, F. S. ; DELIBERATO, D. . Ampliação das habilidades comunicativas de crianças com multi-deficiência por meio do recurso de comunicação suplementar e alternativa. In: 16 º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos de Jordão. In: 16 CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA, 2008, Campos de Jordão. Anais. São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. ; DELIBERATO, D. . Trabalho colaborativo no processo de implementação de recurso de comunicação alternativa e suplementar com crianças com paralisia cerebral. In: VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2007, Marília. VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2007. p. 96-97.

  • ZUTTIN, F. S. ; PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Implementação de recurso de comunicação alternativa em uma classe especial para alunos deficientes pré-escolares. In: VI jornada do Núcleo de Ensino, 2007, Marília. VI jornada do Núcleo de Ensino, 2007. p. 99-99.

  • DELIBERATO, D. ; PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. . Trabalho colaborativo no processo de implementação de recurso de comunicação alternativa e suplemntar de crianças com paralisia cerebral. In: XV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2007, Gramado. 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007.

  • PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Comunicação suplementar e alternativa e habilidades comunicativas de uma criança com paralisia cerebral. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007.

  • PONSONI, Adriana ; SHAMESHIMA, F. S. ; DELIBERATO, D. . ADAPTAÇÃO DE HISTORIAS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL. In: IV Congresso de Extenção Universitária, 2007, Águas de Lindóia. IV Congresso de Extenção Universitária, 2007.

  • SANTAROSA, C. C. ; PONSONI, Adriana ; Fecarotta ; SILVA, R. G. ; DELIBERATO, D. . Procedimentos utilizados para a implementação de recurso de comunicação suplementar e/ou alternativa no contexto acadêmico. In: II Congresso de Comunicação Alternativa, 2007, Campinas. Procedimentos utilizados para a implementação de recurso de comunicação suplementar e/ou alternativa no contexto acadêmico, 2007.

  • GIACHETI, C. M. ; PONSONI, Adriana . Fatores etiológicos e ocorrência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos diferentes gêneros. In: 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007, Gramado. 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007.

  • GIACHETI, C. M. ; PONSONI, Adriana . Fatores etiológicos e ocorrência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade nos diferentes gêneros. In: 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2007, Gramado. 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007.

  • DELIBERATO, D. ; PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. . Trabalho colaborativo no processo de implementação de recurso de comunicação alternativa e suplementar com crianças com paralisia cerebral. In: 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007, Gramado. 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007.

  • GIACHETI, C. M. ; PONSONI, Adriana . Desempenho em habilidades visuais e auditivas no teste illinois de habilidades psicolüísticas de crianças com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. In: 15º congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2007, Gramado. 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007.

  • GIACHETI, C. M. ; PONSONI, Adriana . Desempenho em habilidades visuais e auditivas no teste illinois de habilidades psicolüísticas de crianças com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. In: 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007, Gramado. 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007.

  • MORONE, W. ; CERA, M. L. ; PONSONI, Adriana ; CAPELLINI, S. A. . Avaliação do reconhecimento de fala no silêncio e no ruído em crianças com dislexia. In: 1º Congresso Internacional de Dislexia, 2007, Rio de Janeiro. 1º Congresso Internacional de Dislexia, 2007.

  • PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. ; DELIBERATO, D. . Equipe multiprofissional na implementação de recurso de comunicação suplementar e alternativa com alunos com deficiência. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007.

  • PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. ; DELIBERATO, D. . Equipe multidisciplinar na implementação de recurso de comunicação suplementar e alternativa de alunos deficientes. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007. IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007.

  • PONSONI, Adriana ; Célia Maria Giacheti . Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: exposição ao álcool durante a gestação pode ser fator de risco?. In: XII Jornada Fonoaudiológica de Bauru da Universidade de São Paulo, 2006, Bauru. XII Jornada Fonoaudiológica de Bauru da Universidade de São Paulo, 2006.

  • CERA, M. L. ; PONSONI, Adriana ; CAPELLINI, S. A. . Avaliação do reconhecimento de fala no silêncio e no ruído em crianças com e sem dislexia. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFScar, 2006, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica da UFScar, 2006.

  • PONSONI, Adriana ; Célia Maria Giacheti . Desempenho no teste illinois de habillidades psicolingüística em crianças com o trastorno do déficit de atenção e hiperatividade. In: XIII Jornada Fonoaudiológica de Bauru da Universidade de São Paulo, 2006, Bauru. XIII Jornada Fonoaudiológica de Bauru da Universidade de São Paulo, 2006.

  • PONSONI, Adriana ; Sebastião . LEVANTAMENTO DE QUEIXAS AUDITIVAS E OTOLÓGICAS: ELEMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE AUDITIVA INFANTIL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. In: X JORNADA DE FONOAUDIOLOGIA, 2004, MARÍLIA. X JORNADA DE FONOAUDIOLOGIA, 2004. p. 31-31.

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; PONSONI, Adriana ; Sebastião . Promoção da Saúde Fonoaudiologica em Instituições Educacionais. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2004, Marília. XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2004.

  • PONSONI, Adriana ; BUCCINI, Gabriela dos Santos ; Sebastião . Prevenção Primária em Fonoaudiologia em Unidades de Atenção Primária á Saúde. In: XI Jornada de iniciação Cientifica Unesp, 2004, Marília. XI Jornada de iniciação Cientifica Unesp, 2004.

  • PONSONI, Adriana ; BUCCINI, Gabriela dos Santos ; Sebastião . Prevenção primária em fonoaudiologia em unidades de atenção primária a saúde. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2004, Ilha solteira. XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2004.

  • BUCCINI, Gabriela dos Santos ; PONSONI, Adriana ; Sebastião . Promoção da saúde fonoaudiológica em instituições educacinais. In: XVI Congresso de Inicaição Científica da Unesp, 2004, Ilha Solteira. XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2004.

  • PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Adaptação de Histórias infantis por meio de sistemas suplementares e alternativos de comunicação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana . O PAPEL DO PROFESSOR NA IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONSONI, Adriana ; LEITE, L. L. ; SAAR, R. . Orientação sobre disfagia no idoso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONSONI, Adriana ; ROCHA, A. N. ; DELIBERATO, D. . Capacitação para adaptação de livros de histórias infantis por meio do recurso de comunicação suplementar e alternativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Desempenho da narrativa de uma criança com paralisia cerebral usuária do recurso de comunicação suplementar e alternativa mediante a aplicação de um programa de intervenção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, D. . Tecnologia assistiva: considerações sobre a área da linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; CONTARINI, P. N. ; ZUTTIN, F. S. ; DELIBERATO, D. . Ampliação das habilidades comunicativas de crianças com multi-deficiência por meio do recurso de comunicação suplementar e alternativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; ROCHA, A. N. ; SAMESHIMA, F. S. ; DELIBERATO, D. ; MASSARO, M. ; MANZINI, M. G. ; ROBERTO, T. R. . Seleção e adaptação de recursos de comunicação suplementar e alternativa por familiares de crianças e jovens com deficiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; CONTARINI, P. N. ; ZUTTIN, F. S. ; DELIBERATO, D. . Ampliação das habilidades comunicativas de crianças com multi-deficiência por meio do recurso de comunicação suplementar e alternativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; SHAMESHIMA, F. S. ; DELIBERATO, D. . ADAPTAÇÃO DE HISTORIAS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; DELIBERATO, D. . Comunicação Suplementar e Alternativa e habilidades comunicativas de uma criança com paralisia cerebral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. ; DELIBERATO, D. . Equipe multiprofissional na implementação de recursos de comunicação suplementar e altenativa com alunos com deficiencia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. ; DELIBERATO, D. . Trabalho colaborativo no processo de implementação de recurso de cominicação alternativa e suplementar com criança com paralisia cerebral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONSONI, Adriana ; Célia Maria Giacheti . Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: exposição ao álcool durante a gestação pode ser fator de risco?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONSONI, Adriana ; Célia Maria Giacheti . Desempenho no teste illinois de habilidades psicolingüísticas em crianças com o trastorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONSONI, Adriana ; Célia Maria Giacheti . Estudo do histórico familial no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONSONI, Adriana ; Sebastião . Levantamento de Queixas auditivas e otológicas: elementos para a elaboração de ações de promoção e proteção à saúde auditiva infantil em instituiições educacionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONSONI, Adriana ; SANTOS, Gabriela Bucini dos ; Sebastião . Prevenção primária em fonoaudiologia em unidades de atenção primária à saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONSONI, Adriana ; SANTOS, Gabriela Bucini dos ; Sebastião . Prevenção Primária em Fonoaudiologia em Unidades de Atenção Primária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PONSONI, Adriana ; LEITE, L. L. . Campanha sobre orientação de Disfagia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PONSONI, Adriana ; LEITE, L. L. ; SAAR, R. . Campanha de orientação sobre Disfagia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PONSONI, Adriana . Protocolo de Avaliação das funções miofuncionais do ambulatório de M.O do projeto Fonem da prefeitura de Taubaté-SP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo de Avaliação das funções miofuncionais).

PAURA, A. C. ; PONSONI, Adriana ; ZUTTIN, F. S. ; CONTARINI, P. N. . Conto e Reconto de histórias no contexto da comunicação suplementar e alternativa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PONSONI, Adriana ; GIACHETI, C. M. . Histórico familial e desempenho no teste illinois de habilidades psicolingüística de criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2006. (Relatório de pesquisa).

Sebastião ; PONSONI, Adriana . Prevenção primária e secundária em fonoaudiologia em unidades de saúde: estratégias para a promoção da saúde fonoaudiológica e para a identificação precoce de distúrbios da audição e comunicação oral. 2004. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Comunicação suplementar e alternativa no discurso narrativo do aluno com paralisia cerebral, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Débora Deliberato - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Tecnologia assistiva: considerações sobre a área da linguagem, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Eduardo José Manzini - Coordenador., Financiador(es): FUNDAP - Bolsa.

  • 2006 - 2006

    Participou como colaboradora no projeto intitulado Caracterização do Perfil de pacientes com queixas de Zumbido, realizado no Centro de Estudos da Educação e Saúde (CEES), orientado pela Dra. Ana Cláudia Vieira Cardoso, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Ana Claudia Vieira cardoso - Coordenador / Gabriela Akemi Iwashita - Integrante / Denise Raimundo Garcia - Integrante / Cristina dos Santos Fecarotta - Integrante / Tatiane Iosimuta - Integrante / Isabella Mendes Guieiro - Integrante / Marcela Galhardo Tegeiro - Integrante / Clissa Cristina Fautisno Neri - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Participou do Projeto de iniciação científica intitulado : Caracterização de queixa auditivas, realizado no Centro de Estudo da Educação e Saúde (CEES), orientado pela Dra. Ana Cláudia Vieira Cardoso, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Ana Claudia Vieira cardoso - Coordenador / Gabriela Akemi Iwashita - Integrante / Denise Raimundo Garcia - Integrante / Cristina dos Santos Fecarotta - Integrante / Tatiane Iosimuta - Integrante / Isabella Mendes Guieiro - Integrante / Marcela Galhardo Tegeiro - Integrante / Clissa Cristina Fautisno Neri - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Realizou a pesquisa intitulada Avaliaçãp do Reconhecimento de Fala no silêncio e no Ruído em Crianças com e sem Dislexia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Maysa Luchesi Cera - Integrante / Simone Aparecida Capellini - Coordenador.

  • 2004 - 2004

    Prevenção Primária e Secundária em Fonoaudiologia em unidades de saúde: estratégias para a promoção da saúde fonoaudiológia e para a identificação precoce de distúrbios da audição e comunicação oral, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Gabriela dos Santos Buccini - Integrante / Luciana Tavares Sebastião - Coordenador., Financiador(es): PROEX/FUNDUNESP - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2006

    Projeto Amamentação e municípios, como pesquisadora da avaliação de práticas alimentares no primeiro ano de vida em dias Nacionais de Vacinação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Sandra M. O. Domingues - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Projeto Amamentação e municípios, como pesquisadora da avaliação de práticas alimentares no primeiro ano de vida em dias Nacionais de Vacinação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Sandra M. O. Domingues - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Projeto Amamentação e municípios, como pesquisadora da avaliação de práticas alimentares no primeiro ano de vida em dias Nacionais de Vacinação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Sandra M. O. Domingues - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    Projeto Amamentação e municípios, como pesquisadora da avaliação de práticas alimentares no primeiro ano de vida em dias Nacionais de Vacinação, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Adriana Ponsoni - Integrante / Sandra M. O. Domingues - Coordenador.

Prêmios

2008

Melhor Trabalho da área de Tecnologia Assistiva/ Ajudas Técnicas do Congresso Nacional de Inclusão & Diversidade, Universidade do Vale do Paraíba..

2007

1 º Lugar com prêmio de R$ 1.000,00, do trabalho intitiulado Adaptação de Histórias por meio da comunicação suplementar e altenativa para alunos com paralisia cerebral, IV Congresso de Extensão Universitária da unesp.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Taubaté, FONEM. , Avenida dos Bombeiros, Jardim Garcez, 12061200 - Taubaté, SP - Brasil, Telefone: (12) 36219888

Experiência profissional

2010 - 2019

Prefeitura Municipal de Taubaté

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 30

2017 - Atual

ClinSaúde

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 8

2017 - Atual

Home Care Vivamedc

Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 10

2015 - 2017

Espaço Vitalidade

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 15

2008 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aprimoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: aluna, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2005 - 12/2006

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .,Atividade de extensão realizada, Atuação fonoaudiológica com idosos institucionalizdos, realizado no Lar São Vicente de Paulo em Marilia, com atividades fonoaudiológicas em grupo na Oficina de Habilidades Comunicativas Masculina, com carga horária de 120 horas. Cordenadora Célia Mar.

  • 08/2006 - 11/2006

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .,Estágio realizado, Monitoria no Estágio Supervisionado de Avaliação da Fala e da Linguagem, com carga horaria no total de 120 horas. coordenadora Dra. Célia Maria Giacheti.

  • 08/2006 - 11/2006

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Intervenção na Disfluência Infantil - PIDI. Desenvolvido no Centro de Estudo da Educação e da Saúde (CEES) da Unrsp/Marilia como estágiaria realizou as seguintes atividades atendimento fonoaudiológico (triagem fonoudiológica e orientações.

  • 03/2006 - 11/2006

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .,Estágio realizado, Oficina de Leitura e Escrita com carga horaria de 120 horas. Coordenarora: Simone Aparecida Capellini.

2014 - 2015

Clínica Goldner

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 15

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio em Docência, Carga horária: 6

Outras informações:
Participação do Programa de Estágio a Docência (PED), disciplina teórico-prática FN967 - Estágio em Avaliação e Acompanhamento Fonoaudiológico de Disfagia do curso de graduação em Fonoaudiologia. Realiza atividades junto ao docente a elaboração do cronograma da disciplina, preparação de aulas, correção de atividades/provas, acompanha os alunos no estágio no ambulatório de ORL-Disfagia do Hospital de Clínicas da UNICAMP e auxilia a docente na supervisão do estágio.

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Fonoaudióloga Colaboradora, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 4

Outras informações:
Realização dos Exames de Videofluroscopia da deglutição no Gastrocentro- Unicamp

2018 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio em Docência, Carga horária: 6

Outras informações:
Participação do Programa de Estágio a Docência (PED), disciplina teórico-prática - Estágio Saúde do Trabalhador e Neonatologia. Realizava atividades junto ao docente como elaboração do cronograma da disciplina, preparação de aulas e auxiliava o docente da disciplina na supervisão dos alunos da graduação de fonoaudiologia durante as avaliações beira a leito na enfermaria e UTI neurológica a do Hospital de Clínicas da UNICAMP.

2019 - Atual

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Facilitadora, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora facilitadora do curso de pedagogia nas disciplinas: Alfabetização e Letramento I; Teorias da Aprendizagem; Alfabetização e Letramento II.