Tânia Rocha Cabral Ribas
Graduação em Odontologia, Mestre em Clínicas Odontológicas, Especialista em Docência no Ensino Superior, MBA em Gestão de Instituição de Ensino, Coordenadora dos Projetos de Extensao (2010-2024), Doutora em Periodontia e Especialista em Docência na Saúde; Tutora do Projeto Pró-Pet-Saúde (2012-2015), Diretora Adjunta do Curso de Odontologia (2010-2015), Vice coordenadora do Comitê de Ética da UnG, Membro da CIPA (Segurança do Trabalho) , Membro do Núcleo Docente Estruturante, Coordenadora Enade do Curso de Odontologia (2015-2016),). Experiência em Projeto Pedagógico e Processos de Implantação de Cursos, Experiência em auditoria de cursos da Saúde, Membro do Conselho Regional de Odontologia para Implantação do Teste do Progresso, Coordenadora do Projeto Educando Sorrisos do curso de Odontologia da UNG em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Guarulhos, Membro do Grupo Intersetorial do Programa Saúde do Escolar do Município de Guarulhos, Avaliadora ad hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Guarulhos UNG - PIBIC/UNG, docente das disciplinas de saúde coletiva, farmacologia e terapeutica medicamentosa e clínica odontológica integrada e cirurgia, estratégia de saúde da família e tópicos integradores.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Odontologia
2008 - 2012
Universidade Guarulhos
Título: Diversidade Bacteriana presente no biofilme subgengival de indivíduos com periodontite agressiva localizada.
Marcelo de Faveri. Coorientador: Magda Feres. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Mestrado em Odontologia
1995 - 1996
Universidade Paulista
Título: Avaliação Crítica do Comportamento dos Clínicos em Relação aos Cuidados, à Escolha e ao Uso de Anestésicos Locais de Emprego Odontológico em Paciente Hipertensos, Ano de Obtenção: 1996
Paschoal Laercio Armonia.Palavras-chave: anestesicos locais/pacientes hipertensos.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Especialização em andamento em Especialização Docência na Saúde
2014 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): Núcleo de Educação,Avaliação e Produção em Saúde (EducaSaúde), EDUCASAÚDE, Brasil.
Especialização em Docencia no Ensino Superior
2007 - 2008
Universidade da Cidade de São Paulo
Título: A linguagem polissêmica da imagem no desenvolvimento de diferentes competências
Orientador: Joarez Tadeu de Paula Xavier
Formação complementar
2014 -
Docência na Saúde. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 -
Docência na Saúde. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 -
Doutorado em Periodontia. , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação Docente. (Carga horária: 2h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação Docente. (Carga horária: 2h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2015 - 2015
Metodologia de Construção de Itens de Avaliação. (Carga horária: 8h). , Universidade Guarulhos, UNG, Brasil.
2015 - 2015
V Seminário Internacional de Periodontia e Implantodontia da Universidade. (Carga horária: 3h). , Universidade Guarulhos, UNG, Brasil.
2014 - 2014
Recepção Docente 2014 - 1. (Carga horária: 2h). , Universidade Guarulhos, UNG, Brasil.
2014 - 2014
Recepção Docente - 2014. (Carga horária: 2h). , Universidade Guarulhos, UNG, Brasil.
2008 - 2010
MBA em Gestão Educacional. (Carga Horária: 420h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil. , Título: Businness Plan: Núcleo Incubador de Projetos e Programas da Área da Saúde.. , Orientador: Carlos Alberto Vicchiatti. , Bolsista do(a): Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação Docente. (Carga horária: 3h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2007 - 2008
Docencia no Ensino Superior. (Carga horária: 320h). , Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Técnica para E.A.D.. (Carga horária: 40h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Técnica para E.A.D.. (Carga horária: 40h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica.
Organização de eventos
RIBAS, T. R. C. . Dia do Ensino Responsável. 2012. (Outro).
RIBAS, T. R. C. . Odonto - Comunidades. 2012. (Congresso).
RIBAS, T. R. C. . Dia do Ensino Responsável. 2011. (Outro).
RIBAS, T. R. C. . Dia do Ensino Responsável. 2010. (Outro).
RIBAS, T. R. C. . Dia do Ensino Responsável. 2010. (Outro).
PERITO, M. A. M. ; RIBAS, T. R. C. ; ASSIS, E. Q. . Dia do Ensino Responsável. 2008. (Outro).
RIBAS, T. R. C. ; PERITO, M. A. M. . II Congresso de Odontologia de Guarulhos ; xx Semana de Saude Bucal de Guarulhos da PMG - SS; iV Semana de Prevenção do Cancer Bucal da APCD - Guarulhos. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
Treinamento para os Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de São Paulo.Treinamento para os Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de Saõ Paulo. 2017. (Oficina).
VII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente.. A importância das Tecnologias Leves para o fortalecimento da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde.. 2016. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente.. Perfil Epidemiológico dos Usuários com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus de Unidades Básicas do Município de Guarulhos. 2016. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente.. O Escore de Framingham como Ferramenta no Planejamento de Ações de Prevenção do Risco Cardiovascular. 2016. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente.. Perfil Sociodemográfico da rede cegonha e a questão de saúde mental.. 2016. (Congresso).
4ª do Bem Estar - Internacional Guarulhos.4ª do Bem Estar - Shopping Internacional. 2015. (Outra).
Semana da Responsabilidade Social (ABMES).Semana da Responsabilidade Social - ABMES. 2015. (Outra).
1ºSeminário de Pesquisa e Pós-Graduação - Políticas e Diretrizes CAPES. 2014. (Seminário).
XIV Congresso de Odontologia da UnG. Ação de Responsabilidade Social. 2014. (Congresso).
Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes. 2013. (Congresso).
Congresso Internacional Saúde da Criança e Adolescente. 2013. (Congresso).
SESI - Guarulhos.Avaliação de lesão bucal,;. 2012. (Outra).
27 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.Quantificação de resíduos em consultório odontológico. 2010. (Outra).
28º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Avaliação do Impacto Ambiental em Consultório Odontológico. 2010. (Congresso).
Pr^mio Top Educacional Mário Palmério 2009.A Educação Humanizada do Curso de Odontologia da Universidade Guarulhos. 2010. (Outra).
Recepção aos professores. 2010. (Encontro).
Reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.A Oficina de Humanização do curso de Odontologia. 2010. (Outra).
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.A Educação Humanizada do Curso de Odontologia da Universidade Guarulhos. 2010. (Outra).
VI Simpósio de Gestores Acadêmicos da Universidade Guarulhos. 2010. (Simpósio).
Avaliação Institucional. 2009. (Outra).
Congresso Odontológico de Guarulhos. Painéis. 2009. (Congresso).
Projeto Pedagógico. 2009. (Outra).
25ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2008. (Outra).
4º Oral-B Fórum/ II Simpósio Internacional de Periodontia - UNG. 2008. (Simpósio).
Capacitação de Gestores Acadêmicos. 2008. (Outra).
II Evento do Dia Mundial sem Tabaco. 2008. (Encontro).
III Simpósio de Gestores Acadêmicos da Universidade Guarulhos. 2008. (Simpósio).
II Simpósio de Gestores Acadêmicos da Universidade Guarulhos. 2008. (Simpósio).
12º Congresso Brasileiro Multidisciplinar e Multiprofissional em Diabetes. As diferentes dimensões da "competência" no atendimento do paciente diabético - Reflexões. 2007. (Congresso).
Seminário dos Coordenadores de Cursos de Graduação da Áreas da Saúde e Agrarias. 2007. (Seminário).
Semana Odontológica da Universidade de Guarulhos. Programa de Responsabilidade Social -Dia Nacional da Livre Iniciativa: Compromisso Social do Ensino Superior Particular. 2005. (Congresso).
1o Encontro Científico Comunitário Odontológico. 1o Encontro Científico Comunitário Odontológico do Instituto de Odontologia Paulista na qualidade de membro ativo. 1984. (Congresso).
3a Semana de Atualização do Clínico Geral e 1a Mostra de Materiais, Instrumentos e Equipamentos Odontológicos. Membro da Coordenadoria do Departamento de Apoio?, da 3a Semana de Atualização do Clínico Geral e 1a Mostra de Materiais, Instrumentos e Equipamentos Odontológicos providos pela Associação de Cirurgiões Dentistas ? Distrital do Cambuci. 1984. (Congresso).
Participação em bancas
RIBAS, T. R. C.. Grau de Eficácia entre Diferente s Produtos com Ação Antimicrobiana Utilizados na Interface Implante e Conector Protético. 2016.
ROSA, D. H. C.; ASSIS, E. Q.;RIBAS, T. R. C.. Os cuidados a serem adotados pelo profissional cirurgião-dentista na prevenção do quadro de endocardite bacteriana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Cidade de São Paulo.
RIBAS, T. R. C.; ROSA, D. H. C.; CABRAL, A. C. R.. Estudo dos aspectos preventivos, clínicos e terapêuticos da radiomucosite associada à radioterapia nos pacientes com câncer bucal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Cidade de São Paulo.
RIBAS, T. R. C.; ARRUDA, W. B.; ROSA, D. H. C.. A utilização de vasoconstrutores associados a bases anestésicas em pacientes hipertensos compensados e descompensados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Cidade de São Paulo.
RIBAS, T. R. C.; ROSA, D. H. C.; ARRUDA, W. B.. Protocolo de atendimento odontológico em pacientes diabéticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Cidade de São Paulo.
RIBAS, T. R. C.; ROSA, D. H. C.; BORELLI NETO, L.. manifestações bucais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Cidade de São Paulo.
RIBAS, T. R. C.. Determinantes Sociais da Cárie Dental em Crianças de 0 a 5 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.. Modalidades de Tratamento para o Ameloblastoma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.. A Importância da Microbiologia no Diagnóstico da doença Periodontal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.. Importância do Preparo Cervical na Instrumentação da Canais Curvos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.. Clareamento Dental Interno-devolução da Estética Dental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.. Carvalho.Rizogênese Incompleta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.. Efeito Clinico de Restaurações Subgengivais com Cimento IV Modificado por Resina ou Resina Composta Microparticula nos Tecidos Periodontais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.. Influência do Preparo Cervical na Instrumentação Rotatória. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.. A utilização de Anestésicos Locais associados á vasoconstrictores adrenergicos em pacientes diabéticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos.
RIBAS, T. R. C.ARMONIA, P. L.; BORDINI, P. J.. Analise Critica da Utilização dos Antiinflamatórios Seletivos (COXIBs) na Clinica Odontológica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Santo Amaro.
RIBAS, T. R. C.. Analise Comparativa de Diferentes Antiinflamatórios no Controle da Dor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - ORG SANT ED E CULTURA-UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO -.
RIBAS, T. R. C.; SILVA, J. F.; MUSTAPHA, L. D. A.. Disfunções Temporamandibulares Relacionadas ao Desvio da Coluna Cervical. 2004 - Universidade de Guarulhos.
Orientou
Lesões Bucais: Quadros Clínicos na Odontopediatria e; 2001; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Santo Amaro, ; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Analise Comparativa de Diferentes Antiinflamatórios no Controle da dor; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - ORG SANT ED E CULTURA-UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO -; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
A púrpura na Odontologia: Observações e Cuidados; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Análise Crítica Comparativa de Dois Derivados Oxicanos (Piroxican e Rofecoxib); 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Analise Critica da Utilização dos Antiinflamatórios Seletivos (COXIBs) na Clinica Odontológica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
A Utilização de Anestésicos Locais Associados à Vasoconstrictores Adrenérgicos em Pacientes Diabéticos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade de Guarulhos; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Antibioticoterapia Profilática a pacientes com risco de Endocardite Bacteriana; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Eficacia de um Enxaguatório Bucal (clorexidina) na Formação do Biofilme Dental sob o Cimento Cirurgico; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Cidade de São Paulo; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Avaliação da ingestão de creme dental fluorado em crianças, durante a escovação dentária sem orientação do cirurgião dentista; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Bandeirantes; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Prevalência, em Escolares, da Fluorose Dentária e o Uso dos Cremes Dentais Fluorados; 2002; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Avaliação da Ingestão de Creme Dental sem Orientação do Cirurgião-Dentista; 2001; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Bandeirantes; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Avaliação da ação de antiinflamatório não hormonal (Diclofenaco de Sódio e Rofecoxib) sobre a mucosa gástrica; 2001; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Tania Rocha Cabral Ribas;
Produções bibliográficas
-
Borges Jr,I. ; RIBAS, T. R. C. . Guided esthetic crown lengthening. General Dentistry , v. 57, p. 537-678, 2009.
-
RIBAS, T. R. C. . Antiinflamatórios não hormonais - Eficácia Clinica e Tolerancia Gastriintestinal; Diclofenaco x Rofecoxib. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro , São Paulo, v. 8, n.1, 2003.
-
RIBAS, T. R. C. ; ARMONIA, P. L. ; SARACENI JR., G. ; TORTAMANO, N. ; LEITE, C. F. S. . Prevalência, em escolares, da fluorose dentária e o uso dos cremes dentais fluorados. Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada , Antonina - PR, v. 7, n.39, p. 218-221, 2003.
-
RIBAS, T. R. C. ; ARMONIA, P. L. ; TORTAMANO, N. ; SARACENI JR., G. . Ansiedade e medo ? terapêutica medicamentosa. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro , Sao Paulo, v. 6, n.1 e 2, p. 31-34, 2001.
-
RIBAS, T. R. C. ; CAMPOS, P. R. B. ; ARMONIA, P. L. ; SARACENI JR., G. ; MELO, J. A. J. . Suplementos Fluorados durante a gestação e lactação: Verdades e Mitos. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro , Sao Paulo, v. 5, n.2, p. 84-89, 2000.
-
RIBAS, T. R. C. ; SARACENI JR., G. ; Borges Jr,I. . Analgésicos, Anti-térmico, Antiinflamatórios e Antibióticos em Odontopediatria: Indicações e Doses. JBP. Jornal Brasileiro de Odontopediatria & Odontologia do Bebê , Sao Paulo, v. 3, n.3, p. 383-388, 2000.
-
RIBAS, T. R. C. ; SARACENI JR., G. ; ARMONIA, P. L. ; CAMPOS, P. R. B. . Avaliação de Fluorose Dentária em Escolas do Colégio São Vicente de Paulo?, situado no município de São Paulo. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro , Sao Paulo, v. 4, n.2, p. 62-65, 1999.
-
RIBAS, T. R. C. ; ARMONIA, P. L. ; DUARTE, L. F. ; SANTOS JUNIOR, A. . Avaliação crítica do comportamento dos clínicos em relação dos cuidados à escolha e ao uso dos anestésicos locais de emprego odontológico de pacientes hipertensos. Revista do Instituto de Ciências da Saúde (UNIP) , Sao Paulo, p. 19-25, 1998.
-
RIBAS, T. R. C. ; RAZZA, F. O. ; SIMOES, M. . Fatores de Risco que levam à Fluorose Dentária?. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro, Sao Paulo, v. 3, n.2, p. 84-86, 1998.
-
RIBAS, T. R. C. ; ARMONIA, P. L. . Avaliação crítica do comportamento dos Cirurgiões-Dentistas, Clínicos Gerais em relação à escolha de anestésicos locais e vasoconstrictores de emprego odontológico administrado em pacientes hipertensos. Revista Odontológica da Universidade de Santo Amaro, Sao Paulo, v. 3, n.2, p. 65-70, 1997.
-
RIBAS, T. R. C. ; SARACENI JR., G. ; SIMONE, J. L. ; TORTAMANO, N. ; ARMONIA, P. L. . Farmacologia Geral ( Princípios Básicos que regem os efeitos benéficos e adversos dos medicamentos. 1. ed. Sao Paulo: Santos Livraria Editora, 2001. 79p .
-
ARMONIA, P. L. ; Rocha, RG ; RIBAS, T. R. C. . Analgésicos e Antiinflamatórios. Como Prescrever em Odontologia - Marcas e Genéricos - Avaliação Cardiovascular. 9ed.São Paulo: Santos, 2010, v. , p. 27-38.
-
ARMONIA, P. L. ; Rocha, RG ; RIBAS, T. R. C. . Analgésicos e Antiinflamatório. Como Prescrever em Odontologia - Marcas e Genéricos. 8ed.São Paulo: Santos, 2008, v. , p. 27-38.
-
RIBAS, T. R. C. . Analgésicos e Antiinflamatórios. In: Paschoal Laercio Armonia; Nicolau Tortamano. (Org.). Como prescrever em Odontologia. 7ed.São Paulo: Editora Santos, 2005, v. , p. 27-38.
-
RIBAS, T. R. C. ; ARMONIA, P. L. ; TORTAMANO, N. . Analgesicos e Antiinflamatorios. Como Prescrever em Odontologia - Marcas e Genericos. 6ed.Sao Paulo: Santos livraria Editora, 2003, v. , p. -.
-
RIBAS, T. R. C. . CROSP homenageia colegas que se destacaram em 2010 com a Medalha Tiradentes.. Novo Crosp - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Jornal, p. 17 - 19, 15 jan. 2011.
-
RIBAS, T. R. C. . Antibioticos Genericos. Boletim Informativo da Associaçao Paulista de Odontopediatria, Sao Paulo.
-
RIBAS, T. R. C. ; VELDE, J. V. ; LAGO, E. M. O. ; CAVALCANTE, M. B. ; MARIA, R. ; HAMAZAKI, E. S. ; OLIVEIRA, S. S. ; SANTOS, S. ; INUZZO, L. . Perfil Sociodemográfico da rede cegonha e a questão de saúde mental.. In: VII Congresso Internacional da Saúde da Criança e Adolescente, 2016, Vitória, ES. Journal of Human Growth and Development, 2016.
-
RIBAS, T. R. C. ; LAGO, E. M. O. ; DINIZ, S. N. ; HIRASHIMA, E. S. ; MARIA, R. ; MARCON, D. V. S. ; LINS, A. B. ; ZAMPIROLI, H. R. ; OLIVEIRA, E. C. R. . O Escore de Framingham como Ferramenta no Planejamento de Ações de Prevenção do Risco Cardiovascular. In: VII Congresso Internacional de Saúde da Criança e Adolescente, 2016, Vitória - ES. Journal of Human Growth and Development, 2016.
-
RIBAS, T. R. C. ; LAGO, E. M. O. ; DINIZ, S. N. ; HIRASHIMA, E. S. ; RODRIGUES, R. M. ; MARCON, D. V. S. ; LINS, A. B. ; ZAMPIROLI, H. R. ; OLIVEIRA, E. C. R. . Perfil Epidemiológico dos Usuários com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus de Unidades Básicas do Município de Guarulhos. In: VII Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2016, Vitória - ES. Journal of Human Growth and Development, 2016.
-
RIBAS, T. R. C. ; VELDE, J. V. ; DINIZ, S. N. ; SANTOS, C. N. ; NORONHA, M. D. ; LINS, A. B. ; SOARES, K. B. ; NAGASAWA, M. A. . Perfil Epidemiológico dos Usuários com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus de Unidades Básicas do Município de Guarulhos. In: VII Congresso Internacional da Saúde da Criança e Adolescente, 2016, Vitória - ES. Journal of Human Growth and Development, 2016.
-
RIBAS, T. R. C. ; PERITO, M. A. M. ; S.Paula ; Lotufo, M.A. . A Oficina de Humanização do Curso de Odontologia da Universidade Guarulhos. In: Reunião Anual da Sociedade de Pesquisa Odontológica, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Imprensa Científica, 2010. v. 24. p. 23-23.
-
Fernanda Sampaio Ramiro ; S.Paula ; RIBAS, T. R. C. . Quantificação de Resíduos em consultórios Odontológicos. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Imprensa Científica, 2010. v. 24. p. 30-30.
-
Sakamoto S.M.B.S. ; Suliano L.A. ; Serrano S.S.B. ; RIBAS, T. R. C. . A Educação Humanizada do Curso de Odontologia da Universidade Guarulhos. In: Reunião Anual da Sociedade de Pesquisa Odontológica, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: Imprensa Científica, 2010. v. 24. p. 30-30.
-
RIBAS, T. R. C. ; MELO, J. A. J. ; TORTAMANO, N. ; ARMONIA, P. L. . Estudos experimentais e clínicos em relação aos compostos fluorados e anestésicos locais. In: IV Encontro Científico - UNIP, 2004, São Paulo. UNIP -Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, 2004. v. 1. p. 38.
-
RIBAS, T. R. C. ; SIQUEIRA, R. N. ; SANTOS, R. P. ; SILVA, O. M. P. . Avaliaçao da ingestao de creme dental fluorado em crianças, durante a escovaçao dentaria sem orientaçao do cirurgiao-dentista. In: VII Congresso Paulista de Saude Publica, 2001, Santos. Saude e Democracia, 2001.
-
PERITO, M. A. M. P. ; COSTA, D. S. ; Ferraz NS ; RIBAS, T. R. C. . A Eficácia da Articaína em técnicas anestésicas infiltrativas na mandíbula em adultos: Revisão Sistemática. Revista Saúde (Ung. Online) , 2014.
-
RIBAS, T. R. C. . Terapeutica Medicamentosa na Implantodontia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBAS, T. R. C. . Terapeutica Medicamentosa na Implantodontia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBAS, T. R. C. . Perfil Epidemiológico dos usurários de Hipertensão e Diabetes Mellitus de Unidades Básicas do Município de Guarulhos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBAS, T. R. C. . O escore de risco de Framinghm para doenças crônicas não transmissíveis (DSTs) em usuários das unidades básicas de saúde da família - Santos Dumont e Belvedere, Guarulhos - São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBAS, T. R. C. . Perfil Sociodemográfico da rede cegonha e a questão de saúde mental.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBAS, T. R. C. . A importância das Tecnologias Leves para o fortalecimento da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBAS, T. R. C. . O Pró-Pet Saúde na Universidade Guarulhos e Secretaria da Saúde do Município de Guarulhos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBAS, T. R. C. . Novos Atores no Pró-Saúde/Pet-Saúde : Preceptores e Tutores na formação e Capacitação Profissional dos novos profissionais da Saúde.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBAS, T. R. C. . Análise Documental do Relato de Experiências dos Estudantes do Programa Pró-Pet-Saúde em um Grupo de Gestante.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
S.R.,Fernanda ; S.Paula ; RIBAS, T. R. C. . Avaliação do Impacto Ambiental em Consultorio Odontológico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JUNIOR, E. P. ; RIBAS, T. R. C. . A Utilização de Anestésicos Locais Associados à Vasoconstritores Adrenérgicos em Pacientes Diabéticos 2006 (Painel).
-
RIBAS, T. R. C. . Eficácia de um Enxaguatório Bucal (clorexidina) na Formação do Biofilme Dental sob o Cimento Cirurgico 2005 (Painel).
-
RIBAS, T. R. C. . Avaliação da Ação de Antiinflamatórios não hormonais (Diclofenaco de Sódio e Rofecoxib) sobre a mucosa gástrica 2001 (Painel).
-
RIBAS, T. R. C. . Avaliação da ingestão de Creme Dental Fluorado em crianças, durante a escovação dentária sem orientação do Cirurgião Dentista 2001 (Painel).
-
RIBAS, T. R. C. . Efeito da Noradrenalina em Glândulas Sublinguais e no Coração, na categoria Painel 2000 (Painel).
Outras produções
RIBAS, T. R. C. . A importância do curso de odontologia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Farmacologia I. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Farmacologia II. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa na Implantodontia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamnetosa em Odontologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapeutica Medicamentosa na Odontologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa na Implantodontia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa em odontologia -. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa em odontologia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa I e II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. ; PERITO, M. A. M. ; Moreira, M. . Projeto Banco de Dentes Humanos - BDH-UnG: o exercício da ética em odontologia.. 2008. (Prêmio Top Educacional - Professor Mário Palmério 2008).
RIBAS, T. R. C. . Programa de Responsabilidade Social - Dia da Livre Iniciativa: Compromisso Social do Ensino Superior Particular. 2006. (Ação Social).
RIBAS, T. R. C. . Programa de Responsabilidade Social - Dia Nacional da Livre Iniciativa: Compromisso Social do Ensino Superior Particular. 2005. (Ação Social).
RIBAS, T. R. C. . Analgésicos, Antiinflamatórios e Antimicrobianos na Clinica Odontopediátrica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . Analgésicos e Antiinflamatórios: nova geração destes medicamentos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . Prescrição em Odontologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . Farmacologia em Implantodontia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Conduta Terapêutica a ser Adotada na Clínica Odontopediátrica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . O uso dos Medicamentos na 3ª Idade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . Analgésico, Antiinflamatórios e Antimicrobianos de uso Odontopediátrico. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Importância da Farmacologia para o Peridontista. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Analgésicos, Antiinflamatórios e Antimicrobianos de uso Odontopediátrico. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa em Implantodontia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Analgésico, Antitérmico, Antiinflamatório e Antibiótico em Odontopediatria. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . Analgésico, Antitérmico, Antiinflamatório e Antibiótico na Clinica Odontológica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . Como e Quando Prescrever Antiinflamatórios, Analgésicos e Antibióticos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa aplicada a Odontopediatria. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Analgésico, Antiinflamatórios, Antimicrobianos na Clinica Odontopediatrica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa aplicada ao paciente odontopediátrico. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RIBAS, T. R. C. . Terapêutica Medicamentosa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBAS, T. R. C. ; ARMONIA, P. L. ; SARACENI JR., G. ; PERITO, M. A. M. . AS DIFERENTES DIMENSÕES DA ?COMPETÊNCIA? NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL-PROFESSOR. 2007.
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2015
CARACTERIZAÇÃO DAS GESTANTES CADASTRADAS NO SISPRENATAL EM UNIDADES COM ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SP., Descrição: Pesquisa realizada nas Unidades Básicas de Saúde de Guarulhos Cumbica ? Mário Macca e Nova Cidade, participantes do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Secretaria da Saúde de Guarulhos e Universidade Guarulhos Através do roteiro de entrevista caracterizar o perfil das gestantes que realizam o Pré-Natal e que participam no grupo educativo Unidade de Estratégia de Saúde da Família Cumbica - Mário Macca e Unidade Básica de Saúde Nova Cidade. Assim poderemos observar as maiores necessidades encontradas e as resiliências, podendo sugerir mudanças no processo de trabalho destas unidades e temas para serem abordados nos grupos educativos .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Tania Rocha Cabral Ribas - Coordenador / Jumara Van de Velde Silvia - Integrante / ELOI MARCOS DE OLIVEIRA LAGO - Integrante / STAEL NOBILLI DINIZ - Integrante / RAFAELA MARIA RODRIGUES - Integrante / ELISA SEIKO HIRASHIMA - Integrante / CAMILA NAKASATO DOS SANTOS - Integrante / Julianna Gimenes Cotrick Gomes - Integrante / Marcio Derício Noronha - Integrante / Adriana Missae Ieri - Integrante / Maria de Belém Cavalcante - Integrante / Letícia Inuzzo - Integrante.
-
2012 - 2015
DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS - O ESCORE DE FRAMINGHAM COMO FERRAMENTA NO PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE PREVENÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR EM PACIENTES CADASTRADOS NO SISTEMA DE CADASTRAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS CAPTADOS NO PLANO, Descrição: 2.1 Objetivo primário: Identificar o perfil epidemiológico dos usuários com hipertensão arterial e diabetes mellitus inscritos no Programa Nacional de Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (HIPERDIA) da Unidade Básica de Saúde com Estratégia de Saúde da Família Santos Dumont e Belvedere ? Guarulhos ? SP. 2.2 Objetivos específicos: 2.2.1 Descrever o perfil sócioeconomico dos usuários cadastrados no HIPERDIA 2.2.2 Descrever o perfil de morbi-mortalidade dos usuários cadastrados no HIPERDIA. 2.2.3 Avaliar as variáveis clínicas - antroprométicas tais como avaliação de pressão arterial, tempo de diagnóstico das patologias (hipertensão e/ou diabetes), peso , altura , circunferência da cintura, Índice de massa corporal. 2.2.4 Avaliar as variáveis laboratoriais HDL e LDL. 2.2.6 Avaliar o risco de eventos cardiovasculares, a partir do escore de Framingham (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral entre todos) dos usuários cadastrados no HIPERDIA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Tania Rocha Cabral Ribas - Coordenador / Jumara Van de Velde Silvia - Integrante / ELOI MARCOS DE OLIVEIRA LAGO - Integrante / STAEL NOBILLI DINIZ - Integrante / ELISA SEIKO HIRASHIMA - Integrante / CAMILA NAKASATO DOS SANTOS - Integrante / Julianna Gimenes Cotrick Gomes - Integrante / Marcio Derício Noronha - Integrante / Maria de Belém Cavalcante - Integrante / Letícia Inuzzo - Integrante.
Prêmios
2010
Prêmio José Gustavo de Paiva - 1º lugar na categoria painel clínico - Avaliação do Impacto Ambiental no consultorio Odontológico, 28º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.
2010
Serviços magistrais prestados a Universidade Guarulhos, Universidade Guarulhos.
2010
Comenda e Medalha Tiradentes., Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
1984
Participante do 1o Encontro Científico Comunitário Odontológico do Instituto de Odontologia Paulista, na qualidade de membro ativo com apresentações de trabalho experimental ?Corticosteróides em Odont, Universidade Paulista.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Guarulhos, Instituição-Empresa. , Praça Tereza Cristina, Centro, 07023070 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (011) 26466230
Experiência profissional
2009 - 2010
Universidade PaulistaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações:
Atualmente afastada do cargo.
2013 - Atual
Universidade de GuarulhosVínculo: Feira da Saúde- ABMES, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Evento Feira da Saúde -ABMES, Carga horária: 5
2009 - Atual
Universidade de GuarulhosVínculo: Diretora Adjunta Odontologia, Enquadramento Funcional: Diretora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - Atual
Universidade de GuarulhosVínculo: Coordenadora Enade, Enquadramento Funcional: Coordenadora Enade, Carga horária: 32
2009 - Atual
Universidade de GuarulhosVínculo: Coordenadora de Extensão, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Extensão, Carga horária: 40
2007 - Atual
Universidade de GuarulhosVínculo: Org. Projeto Pedagógico, Enquadramento Funcional: Projeto Pedagógico - Organizadora, Carga horária: 40
2001 - Atual
Universidade de GuarulhosVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Clínica Integrada e outras, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora das seguintes áreas:
Farmacologia
Fisiologia
Clínica Integrada
Bioquímica
Bioestatísca
Saúde Coletiva
Fisiologia
2012 - 2015
Universidade de GuarulhosVínculo: Tutora Pró-Pet-Saúde, Enquadramento Funcional: Tutora do Projeto Pró-Pet-Saúde, Carga horária: 10
1988 - 1996
Universidade Metropolitana de SantosVínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 4
1996 - 2008
ORG SANT ED E CULTURA-UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO -Vínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 4
1996 - 2002
Universidade Bandeirante de São PauloVínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 4
1996 - 2008
Universidade Cidade de São PauloVínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 4
1998 - 2005
Universidade Cruzeiro do SulVínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 4
1989 - 1992
Universidade Metodista de São PauloVínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tânia Rocha Cabral Ribas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?