Alexandre Kuhn

Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul(2007), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2010), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Tratamento de Resíduos Industriais pelo Centro Tecnológico do Couro - SENAI(2001), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica Cenecista de Estância Velha(1998) e aperfeicoamento em Evaluación y Redución de la Contaminación en Ambientes Aquaticos pelo Instituto Nacional del Agua(2007). Atualmente é Diretor Geral da Kuhn Enenharia e Assessoria. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia de Processos Biotecnológicos.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de Produção: Lean

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2008 - 2010

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Caracterização de Espaços Confinados
Orientador: Paulo Lemos

Aperfeiçoamento em Evaluación y Redución de la Contaminación en Ambientes Aquaticos

2007 - 2007

Instituto Nacional Del Agua
Título: Control de la poluición por tecnologias limpias. Ano de finalização: 2007
Orientador: Jorge Durán
Bolsista do(a): Japonise International Cooperation Agency, JICA, Japão.

Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

2002 - 2007

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO USO DE MUDAS CLONAIS EM CULTIVOS DE ACÁCIA NEGRA
Orientador: Paulo Celso de Mello Farias

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Tratamento de Resíduos Industriais

2000 - 2001

Centro Tecnológico do Couro - SENAI

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Contabilidade

1996 - 1998

ESCOLA TECNICA CENECISTA DE ESTANCIA VELHA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Cultura de Tecidos de Plantas. (Carga horária: 44h). , Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, EMBRAPA - CENARE, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Formação Em Educação a Distância.. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2004 - 2004

Produção de Vinhos e Derivados. (Carga horária: 8h). , Embrapa - Uva e Vinho, EMBRAPA-UV, Brasil.

2004 - 2004

Genética do Reparo de Dna Em Bactérias e Microrgan. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Fermentação Em Estado Sólido. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia de Processos Biotecnológicos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXV Congresso da Sociedade da Sociedade Brasileira de Computação. 2005. (Congresso).

I Congresso Interamericano de Resíduos Industriais. Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos Industriais. 2004. (Congresso).

Reunião de Genética de Microrganismos.Reunião de Genética de Microrganismos. 2004. (Outra).

I Jornada de Integração Acadêmico-científica UERGS-Novo Hamburgo.I Jornada de Integração Acadêmico-Científica. 2003. (Outra).

Seminários Brasil - Alemanha de Tratamento de Efluentes e Resíduos da Indústria de Curtumes.Seminários Brasil - Alemanha de Tratamentos de Efluentes e Resíduos Industriais de Curtumes. 2003. (Seminário).

XIV Simpósio Nacional de Fermentações.SINAFERM 2003. 2003. (Simpósio).

XVI Encontro Nacional dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro.Encontro Nacional dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro. 2003. (Encontro).

Forum Sobre o Impacto das Hidrelétricas no Rio Grande do Sul.Forum Sobre o Impacto das Hidrelétricas no Rio Grande do Sul. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Abel Bemvenuti

BEMVENUTI, A.. Análise da Viabilidade Econômica do Uso de Mudas Clonais em Cultivo de Acácia Negra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia em Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Everton das Neves Gonçalves

GONÇALVES, E. N.STELZER, Joana; LUPI, A. L. P. B.. O conceito histórico de soberania: características e influências à luz do fenômeno da transnacionalidade.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Direito) - Universidade do Vale do Itajaí.

Luciano Andreatta Carvalho da Costa

ANDREATTA-DA-COSTA, L.; Kinast, E. J.; MELLO-FARIAS, P. C.. Análise da viabilidade econômica do uso de mudas clonais em cultivo de acácia negra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Paulo Celso de Mello Farias

MELLO-FARIAS, P. C.KINAST, E. J.; Carvalho-da-Costa, L.A.; Bemvenuti, A.. ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO USO DE MUDAS CLONAIS EM CULTIVO DE ACÁCIA NEGRA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Paulo Andre Souto Mayor Reis

REIS, P. A. S. M.. Identificação e Caracterização de Espaços Confinados. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joao Alifantes

O Estado da Arte da Utilização de Bioprocessos no Tratamento de Resíduos Sólidos Agroindustriais; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: João Alifantes;

Horst Mitteregger Junior

Alternativas para a remoção do Nitrogênio; 2000; Orientação de outra natureza - Centro Tecnológico do Couro - SENAI; Orientador: Horst Mitteregger Júnior;

Éder Julio Kinast

Análise da viabilidade econômica do uso de mudas clonais em cultivo de acácia negra; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Éder Julio Kinast;

Alvaro Meneguzzi

Levantamento da quantidade de gases de efeito estufa (CO2 e CH4) produzidos pela disposição e tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Rio Grande do Sul; 2005; Iniciação Científica - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Alvaro Meneguzzi;

LUIZ EGON RICHTER

Aplicação do poder discricionário sobre os recursos administrativos do processo licitatório, regido pela lei 8; 666/93; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Luiz Egon Richter;

Paulo Celso de Mello Farias

Análise da Viabilidade Econômica do Uso da Biotecnologia em Cultivo de Acácia Negra; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Celso de Mello Farias;

Paulo Celso de Mello Farias

Engenharia Genética de Plantas; 2006; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Paulo Celso de Mello Farias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KUHN, A. . Utilização do TELEDUC como extensão da sala de aula. In: Carlos Alberto dos Santos; Marcelo Magalhães Foohs. (Org.). Recursos tecnológicos e gestão do conhecimento no espaço virtual da Uergs. 1ed.Porto Alegre: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, 2006, v. 1, p. -.

  • KUHN, A. ; PRETO, C. L. ; ALIFANTES, J. ; FIGUEIREDO, M. E. . Estado da Arte da Utilização de Bioprcessos no Tratamento de Resíduos Sólidos Agroindustriais. In: I Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos Industriais, 2004, Porto Alegre. CD ROM, 2004.

  • KUHN, A. ; SARSOUR, J. ; JANITZA, J. ; Maia, R.A.M. . New Biological Treatment Technologies Applied on Tanneries Wastewater. In: XXVII Congresso IULTCS (International Union of Leather Technologists and Chemists Societies), 2003, Cancun. New Biological Treatment Technologies Applied on Tanneries Wastewater. Londres: IULTCS, 2003.

  • KUHN, A. ; CLASS, I. C. ; Maia, R.A.M. . CARVÃO ATIVADO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES, BUSCANDO A REMOÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO. In: XVI Encontro Nacional dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro, 2003, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Encontro NAcional dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro, 2003.

  • KUHN, A. ; MENEGUZZI, A ; WARCHOW, D ; GARCIA, A ; BARUM, Marilia S ; ROHDE, Sergio . Estimativa da Geração de Metano pela Disposição de Residuos Sólidos Urbanos no Estado do Rio Grande do Sul em 2004. In: XVII Salão de iniciação Científica, 2005, Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

  • KUHN, A. ; MENEGUZZI, A ; GARCIA, A ; WARCHOW, D ; BARUM, Marilia S ; ROHDE, Sergio . Disposição per capita de Rsíduos Sólidos Urbanos: Estudo de Caso em Municipios de até 10.000 habitantes. In: Feira de Iniciação cientícia e salão de Extensão -2005, 2005, Novo Hamburgo, 2005.

  • KUHN, A. ; MENEGUZZI, A . Disposição per capita de Residuos Sólidos Urbanos: Estudo de Caso em municipios Gaúchos com mais que 10.000 Habitantes. In: Salão de iniciação Científica da PUCRS, 2005, Porto Alegre. Porto Alegre: PUCRS, 2005.

  • KUHN, A. ; CLASS, I. C. ; Maia, R.A.M. . Carvão Ativado e Biomassa. In: Seminário Brasil - Alemanha de Tratamento de Efluentes e Resíduos da Indústria de Curtumes, 2003, Estância Velha. Anais do Seminários Brasil-Alemanha de Trataemtnos de Efluentes e Resíduos da Indústria de Curtumes, 2003.

  • KUHN, A. ; MITTEREGE JUNIOR, Horst ; PEREIRA, Antonio Carlos ; LHOMPART, Rodolfo Beckmann ; SEGER, Paulo Eduardo . Estdo Teórico de um Sistema para a Fixação de Gás Carbônico. Estância Velha: SENAI - CT COURO, 2000 (REPORT).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Companhia Municipal de Saneamento, Produção. , Rua Coronel Travassos, 287, Rondônia, Novo Hamburgo, RS - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2007

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estágio curricular, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Realização do estágio curricular na EMBRAPA-CENARGEM na área de transformação genética de plantas junto ao pesquisador Francisco Aragão

    Atividades

    • 01/2007 - 01/2007

      Estágios , CENARGEN, .,Estágio realizado, Estágio curricular junto ao Laboratório de Introdução e Expressão de Genes.

  • 2007 - 2007

    Consultoria Claas Maia Ltda

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Realização da segunda parte do Estágio Curricular junto à empresa no setor de projetos

    Atividades

    • 02/2007 - 03/2007

      Estágios , CLAAS MAIA, .,Estágio realizado, estágio definivo.

  • 2005 - 2012

    Companhia Municipal de Saneamento

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Tec Tratamento de Água e Esgoto, Carga horária: 44

    Atividades

    • 10/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Produção, Produção.,Atividade realizada, Operação da Estação de Tratamento de Esgoto.

  • 2005 - 2005

    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler

    Vínculo: Bolsista IC, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 16

    Atividades

    • 04/2005 - 09/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , DISA, Divisão de Saneamento Ambiental.,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2006

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitor voluntário na disciplina de Probabilidade e Estatística, auxiliando na educação semi-presencial prof.: Luciano A. da Costa

  • 2005 - 2005

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitoria Voluntária da Componente Curricular: Introdução à Análise de Processos. Professor: Alvaro Meneguzzi

    Atividades

    • 05/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional 1, .,Cargo ou função, Representante Discente no Conselho Consultivo Regional 1.

  • 2004 - 2005

    Couros Koppe Ltda

    Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 07/2004 - 03/2005

      Serviços técnicos especializados , Produção, .,Serviço realizado, assessoria Técnica em Controle e Operação na Estação de Tratamento de Resídus.

  • 2002 - 2003

    Centro Tecnológico do Couro - SENAI

    Vínculo: Bolsista DTI, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/2002 - 08/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Projeto Couro - Brasil Alemanha, .,Linhas de pesquisa

  • 2001 - 2002

    Cooperativa Central Oeste Catarinense Ltda

    Vínculo: Funcionário Seletista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2001 - 06/2002

      Outras atividades técnico-científicas , FACH, FACH.,Atividade realizada, Técnico em Tratamento de Resíduos.

  • 2013 - Atual

    Kuhn Enenharia e Assessoria

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Empresa de engenharia, atuando na área de consultoria em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

  • 2012 - 2013

    Engenheiro Autônomo

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 44